• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES DO CONCURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES DO CONCURSO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

“Nas cidades, nos campos já se pode ouvir o grito de basta que ecoa. Tantas pessoas de mãos pintadas. Erga a

bandeira! É nossa hora!”

Prezad@ Guerreir@ Fiel da Pastoral!

Animados pela fé e acreditando na criatividade dos jovens, a Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude, tem o prazer de disponibilizar as orientações do concurso para a escolha do Cartaz e Hino Oficial da VII Romaria Diocesana da Juventude. Queremos que os(as) jovens participem da construção de mais uma realização de trabalho evangelizador da nossa linda juventude. Portanto, aguardamos sua participação nesse processo de criação visual e musical, seu talento mostrará a identidade da Pastoral da Juventude, e anunciará a chegada da VII Romaria Diocesana da Juventude.

ORIENTAÇÕES DO CONCURSO

Dados do Evento

VII ROMARIA DIOCESANA DA JUVENTUDE

TEMA: Violência nunca mais, a juventude clama por paz. LEMA: “Em Cristo somos todos irmãos.” (Mt 23,8)

DATA: 15 e 16 de setembro de 2018 CIDADE: Alto Alegre do Pindaré-MA

(2)

ORIENTATIVO PARA O CARTAZ OFICIAL

O QUE ENVIAR?

Para concorrer, o(a) participante precisa encaminhar: Um cartaz, já finalizado, que reflita o tema e lema da VII Romaria Diocesana da Juventude que seja inédito e original. Obs.: todo material encaminhado deve ter escrito de forma inequívoca, seja no rodapé, topo ou mesmo centralizado, o tema e o lema.

PARA ONDE ENVIAR O CARTAZ?

A arte deverá ser enviada para o e-mail pjdiocesedeviana@hotmail.com até dia 15 de abril de 2018. Os trabalhos enviados serão apresentados durante a reunião da Coordenação Diocesana da PJ, que será realizada nos dias 21 e 22 de abril de 2018 em Alto Alegre do Pindaré-MA.

O cartaz poderá conter desenhos, fotografias e artes (pintura, colagem, montagem) e deverá ser encaminhado em formato JPG e em formato vetorial do CorelDraw.

Obs.: Para pessoas que não dominam o programa CorelDraw, poderá fazer pintura, desenho ou outro meio de arte para apresentar no cartaz e pedir ajuda para quem tem prática no programa. Tendo em vista que essa pintura, desenho ou outro meio de arte, deverá ser levada para a reunião com o intuído de apresentar a arte original exposta no dia do evento juntamente com o autor da obra.

O cartaz será acompanhado de: Nome e endereço do(a) autor(es/as);

Texto explicando os símbolos e a inspiração para o material encaminhado; Declaração cedendo os direitos autorais em benefício da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude – Diocese de Viana. [Anexo I]

JULGAMENTO DOS TRABALHOS E SEUS CRITÉRIOS

Os trabalhos serão julgados pela Comissão que será formada pela Coordenação Diocesana (06), Assessoria Diocesana (02), um (1) Representante de cada Paróquia, e (03) profissionais da área.

(3)

A Comissão Avaliadora escolherá inicialmente os quatro melhores trabalhos inscritos no concurso e posteriormente será feita uma análise coletiva com os demais membros da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude. O cartaz escolhido será publicado na página oficial PJ Diocese de Viana do Facebook e no site oficial da Diocese de Viana, e será anexado uma imagem do(a) autor(a) com os devidos créditos.

A apreciação dos trabalhos pela Comissão Avaliadora deve se pautar pela elegibilidade, ou seja, os trabalhos que não estiverem em consonância com as orientações serão automaticamente desconsiderados, não cabendo qualquer recurso do(s) participante(s).

São critérios que orientarão o julgamento dos trabalhos, pela Comissão Avaliadora:

Criatividade (visão nova de identidade visual);

Originalidade (desvinculação de outras identidades visuais existentes); Comunicação (transmissão da ideia e universalidade);

Aplicabilidade (seja em cores, em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos).

REGRAS SOBRE A PREMIAÇÃO

A premiação deste Concurso será a apresentação do (a) autor (a) do cartaz oficial no palco da VII Romaria Diocesana da Juventude e uma singela lembrança em nome da PJ Diocesana.

Obs.: não haverá premiação em dinheiro.

DA AUTORIA:

Poderá ser individual ou em grupo. Obs.: Se a produção do cartaz envolver mais membros.

Obs.: Se a produção do cartaz envolver o uso de imagens ou criação de outra pessoa, será necessário que a utilização esteja devidamente autorizada pelos autores e/ou autoras e, no caso de imagens de pessoas (fotografia), que estas tenham autorizado a sua veiculação.

(4)

ORIENTATIVO PARA O HINO OFICIAL

O QUE ENVIAR?

Para concorrer, o (a) participante precisa encaminhar: Uma música, que reflita o tema e lema da VII Romaria Diocesana da Juventude, com fundamentação bíblica.

PARA ONDE ENVIAR O HINO?

A música deverá ser enviada para o e-mail pjdiocesedeviana@hotmail.com até dia 15 de abril de 2018. Os trabalhos enviados serão apresentados durante a reunião da Coordenação Diocesana da PJ, que será realizada nos dias 21 e 22 de abril de 2018 em Alto Alegre do Pindaré-MA.

APRESENTAÇÃO DA COMPOSIÇÃO

O Hino será acompanhado do nome e endereço do(s/as) autor(es/as); Esteja escrita em pauta musical, com a indicação dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental.

Esteja gravada em áudio MP3, com acompanhamento instrumental.

Enviar declaração cedendo os direitos autorais em benefício da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude – Diocese de Viana. [Anexo II]

CARACTERÍSTICAS DO HINO

Caráter vibrante, vigoroso e convocativo;

Melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia;

Força melódica e rítmica eficazes para dinamização das potencialidades de indivíduos e grupos;

Seja fluente, simples, porém, bel;

Seja artística, fugindo dos “chavões e clichês” já conhecidos por demais gastos;

(5)

Obs.: Ressaltamos que caso o hino escolhido não esteja gravado em Stúdio profissional, a coordenação diocesana se responsabilizará por articular a gravação do mesmo, pois é importante que o hino tenha ótima qualidade sonora.

JULGAMENTO DOS TRABALHOS E SEUS CRITÉRIOS

Os trabalhos serão julgados pela Comissão que será formada pela Coordenação Diocesana (06), Assessoria Diocesana (02), um (1) Representante de cada Paróquia, e (03) profissionais da área.

A letra do Hino escolhido será publicada na página oficial PJ Diocese de Viana do Facebook e no site oficial da Diocese de Viana, e será anexado uma imagem do (a) autor (a) com os devidos créditos.

Tratando-se de forma poética, serão observados, em especial, os seguintes critérios Comissão Avaliadora:

As qualidades de estilo, em especial quanto aos princípios da correção, da originalidade e da harmonia;

Expressividade poética mediante o emprego pertinente de figuras de linguagem (a exemplo de textos bíblicos poéticos, observar o melhor emprego de metáforas e comparações);

O desenvolvimento do texto quanto ao ordenamento das ideias. (início, meio e fim).

REGRAS SOBRE A PREMIAÇÃO

A premiação deste Concurso será a apresentação do (a) autor (a) do cartaz oficial no palco da VII Romaria Diocesana da Juventude e uma singela lembrança em nome da PJ Diocesana.

Obs.: não haverá premiação em dinheiro.

DA AUTORIA:

Poderá ser individual ou em grupo.

(6)

INSPIRAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA

TEMA: Violência nunca mais, a juventude clama por paz LEMA: “Em Cristo somos todos irmãos.” (Mt 23,8)

É triste ver que a violência é mais que realidade, é um problema que toda pessoa vive, sendo no mínimo uma. Dentre essa variedade de violências, a racial, o femicídio e homofobia, são as mais presentes e vistas pelas pessoas.

Conheça algumas formas de violência:

Física – causa dano e risco a integridade física da pessoa, gerando marcas que leva pra vida toda;

Psicológica – causada por intimidação, manipulação, ameaça, humilhação, pressão, e outros fatores que gera trauma e prejuízo mental na pessoa;

Intrafamiliar – praticada por um membro da família, seja abandono, negligência, abuso físico, acontecendo dento de casa ou unidade doméstica. Onde a vítima muitas vezes não se ver como violentada;

Moral – difama a reputação e honra da pessoa;

Sexual – acontece quando o agressor obriga a vítima a manter contato verbal ou sexual, mesmo sem a vontade da pessoa. Agride também com manipulação, intimidação, ameaças, ou qualquer outro mecanismo que limite ou anula a vontade da vítima.

Mas, diante de tanta violência, quem são as maiores vítimas?

Mulher – sofre pelo machismo, pela limitação confiada, e por ser considerada sexo frágil. No trabalho ganha menos e ocupa poucos cargos, além de ser vista como “lugar de mulher ser nos trabalhos domésticos”;

Jovem – sofre por ser considerado(a) imaturo(a), sem experiências de vida, por ter o tempo ocupado com escola ou faculdade;

Negro(a) – sofre por ser considerado uma raça inferior, menos capacidade nos trabalhos e nos estudos. Infelizmente é visto(a) como ladra(ão), e é comparado(a) com animais;

Homossexual – esses sofrem até mesmo pelas igrejas, por falta de acolhida em algumas. Nas ruas são vistos(as) por maus olhos, renegado algumas pessoas

(7)

por medo de ser “atacado(a) sexualmente”, e muitos(as) recebem o desprezo de familiares por vergonha;

Homem – esta violência é pouco debatida, mas os homens sofrem principalmente por insultos da sociedade ou da parceira dentro de casa, pois o homem é limitado de realizar atividades por serem consideradas de mulheres, também é alvo de ciúmes seja por sua mulher ou por amigos que os veem com suas esposas, andar de moto então a noite com outro amigo na garupa nem se conta;

Pobre – essa classe já sofre por muitos casos já citados acima, pois dentre eles está o negro, a mulher, o homem, o(a) homossexual e o (a) jovem. Sendo alvo principalmente da política presente no país, onde o pobre se torna dependente do governo que os humilha, e limita-os de diretos.

A juventude que faz parte de todas essas formas de violência, clama por paz, por um mundo de igualdade e por construir a tão sonhada civilização do amor.

Nesta VII Romaria Diocesana da Juventude, o foco será em apresentar e combater essas violências, objetivando a geração da paz na vida de nossa juventude que tanto sofre e se perde nos caminhos oferecidos pelo mundo.

CONSIDERAÇÕES

Casos não previstos serão decididos pela Coordenação Diocesana da PJ e Comissão avaliadora. Dúvidas, sugestões e/ou esclarecimentos, durante ou após a realização deste concurso, deverão ser efetuados à Coordenação Diocesana por meio do e-mail pjdiocesedeviana@hotmail.com.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia, Txai.

Santa Inês-MA, 31 de janeiro de 2018

Atenciosamente,

Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude

(8)

ANEXO I

VII ROMARIA DIOCESANA DA JUVENTUDE

TEMA: Violência nunca mais, a juventude clama por paz LEMA: “Em Cristo somos todos irmãos.” (Mt 23,8)

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS PATRIMONIAIS NOME:

RG: CPF:

IDADE: SEXO: ( ) MAS ( ) FEM

ENDEREÇO: BAIRRO: CEP: CIDADE: PARÓQUIA: CELULAR: EMAIL:

Por meio deste termo, cedo a Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude da Diocese de Viana, os direitos autorais patrimoniais do meu cartaz para a VII Romaria Diocesana da Juventude, na cidade de Alto Alegre do Pindaré-MA.

_____________________________________ Assinatura

(9)

ANEXO II

VII ROMARIA DIOCESANA DA JUVENTUDE

TEMA: Violência nunca mais, a juventude clama por paz LEMA: “Em Cristo somos todos irmãos.” (Mt 23,8)

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS PATRIMONIAIS NOME:

RG: CPF:

IDADE: SEXO: ( ) MAS ( ) FEM

ENDEREÇO: BAIRRO: CEP: CIDADE: PARÓQUIA: CELULAR: EMAIL:

Por meio deste termo, cedo a Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude da Diocese de Viana, os direitos autorais patrimoniais da minha música para a VII Romaria Diocesana da Juventude, na cidade de Alto Alegre do Pindaré-MA.

_____________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Orestes Guimarães, neste parecer, propõe duas fases para a nacionalização do ensino catarinense: a primeira, com a fundação dos grupos escolares, escolas

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete