• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 – IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Alvejante Concentrado à

base de Hipoclorito de Sódio

Código Interno de Identificação do Produto: Nome da Empresa: Guimarães Produtos

Químicos e de Limpeza Ltda

Endereço: Rua Manoel Francisco Bernardo, 535 Vila Flor – Capivari de Baixo - SC

Contato da Empresa: Fone: (48) 3623-1175 e-mail: guimaraespl@terra.com.br

Telefones para Emergência: Centro de Informações Toxicológicas:

0800-722-6001

2 – COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

Preparado:

Alvejante Concentrado à base de Hipoclorito de Sódio

Natureza Química Comum:

Solução aquosa de Hipoclorito de Sódio com teor de cloro ativo de 3,9% a 5,6% p/p e alcalinizantes

INGREDIENTES OU IMPUREZAS QUE CONTRIBUAM PARA O PERIGO

Nº do CAS Nome Químico ou genérico Faixa de concentração (%)

7681-52-9 Hipoclorito de sódio 11 a 12% de cloro ativo 35 a 45

497-19-8 Hidróxido de sódio 0,02 a 0,5

77320-18 -5 Agua 65 a 55

3 – IDENTIFICAÇÕES DE PERIGOS 3.1- PERIGOS FISICOS / QUIMICOS

PERIGOS MAIS IMPORTANTES:

 É um forte oxidante

 Pode causa danos permanentes nos olhos.

 É Incompatível com ácidos reagindo violentamente, formado o gás cloro. Se reagir com compostos orgânicos, pode resultar em fogo. Não deve ser misturada com amônia, com produtos que contem ou que podem dar origem á amônia (ex.: aminas, etc.). Agua Sanitária é incombustível.

 Causa queimadura no trato respiratório, na pele e no trato respiratório.

Riscos: O Alvejante com Hipoclotiro libera cloro gasoso somente quando entra em contato com algum tipo de ácido ou solução acida. O manuseio do produto puro ou diluído em água não libera cloro gasoso. Este gás é um produto tóxico e os dados contidos na tabela I abaixo mostram limites de exposição e tolerância do gás cloro.

(2)

Tabela I- limites de exposição e tolerância do gás cloro.

Nome Químico % (Teor) Limites de Exposição Limite de Tolerância

Hipoclorito de Sódio 12,0 a 14,0 0,8 ppm ou 2,3 mg/m 1ppm de cloro (Cl2)

Água N.A. N.A. N.A.

Efeitos Potenciais do produto sobre a saúde:

Fonte de Entrada no organismo: Inalação e ingestão.

Sistemas e Órgãos Afetados: Vias respiratórias, sistema gastrintestinal, pele e olhos.

Irritações: O produto na forma de liquido, vapor ou neblina pode ser irritante para olhos, pele. Capacidade de Sensibilização: Nenhum efeito conhecido.

Efeitos na reprodução: Nenhum efeito conhecido. Efeito Carcinogênico: Nenhum efeito conhecido. Efeitos adversos à saúde humana:

Olhos: Irritante para os olhos; Contato do líquido com os olhos pode causar úlcera na córnea; Exposição ao vapor pode causar ressecamento, conjuntivite química e queimaduras.

Pele: Provoca irritação seguindo vermelhidão, contato prolongado pode causar queimaduras. Graves;

Inalação: Pode causar irritação da via respiratória, membranas mucosas, resultando em tosse, Sensação se queima na garganta e edema pulmonar;

Ingestão: Pode causar queimaduras às mucosas da boca, garganta, esôfago e estomago. Efeitos ambientais:

Afeta rios e cursos d´água por alteração do pH e ação do cloro ativo. Se houver lançamento ou derramamento acidental, diluir para não afetar as vias aquáticas. Pode alterar a qualidade do solo.

Perigos físicos e químicos: Contato com metais pode liberar gás.

Perigos específicos: A estabilidade do Alvejante com Hipoclorito diminui com concentração de calor, presença de luz, diminuição do pH e contaminação com metais pesados como Níquel, Cobalto, Cobre e Ferro que agem como catalisadores na “Liberação do Gás Cloro”.

3.2- CLASIFICAÇÃO DO PRODUTO: NFPA Nível de Perigo:

4 – Muito Alto

3 – Alta SAÚDE: 3 FOGO: 0 REATIVIDADE: 2 2 – Moderado

1 – Leve

0 – Insignificante

3.3- PERIGOS DE FOGO E EXPLOSÃO Nenhum

(3)

4 – MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Medidas de Primeiros socorros:

Contato com a pele: Retirar a roupa contaminada. Lavar imediatamente área afetada, com água em

abundância. Em caso de irritação, procurar assistência médica, levando a embalagem do produto.

Contato com os olhos: Lavar com água em abundância por pelo menos 15 minutos mantendo as pálpebras abertas. Procurar assistência médica, levando a embalagem do produto.

Inalação: Remover a vítima para local arejado e procurar assistência médica, levando a embalagem do produto. Se a vítima não estiver respirando, proceder à respiração artificial. Se a respiração estiver difícil, administrar oxigênio.

Ingestão: O Alvejante com Hipoclorito é um produto corrosivo. Se ingerido, não provocar vômito. Fazer a diluição imediatamente, fornecendo à pessoa grandes quantidades de água. Se ocorrer vômito espontâneo, fornecer água adicional e manter a vítima em local com ar fresco. Providenciar socorro médico imediatamente. Nunca faça a vitima ingerir qualquer coisa caso esteja perdendo a consciência rapidamente ou caso esteja inconsciente ou em convulsão. Faça a vitima lavar a boca com água. Faça a vitima inclinar-se para frente para reduzir o risco de aspiração. Repita a administração de água.

Informações para Médico: Alcalino com pH aproximadamente 12,0. Alvejante com Hipoclorito com concentração de cloro ativo entre 3,9 a 5,6% p/p.

Proteção para o prestador de Socorros: Usar os EPIs indicados (ver seção 8).

5 – MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de Extinção apropriados: De pequenas proporções, usar extintores. De grandes proporções, água em forma de neblina ou espuma.

Ponto de Fulgor: Produto não inflamável.

Perigos Específicos Referentes às Medidas: O contato com agentes redutores leva a reações violentas, podendo haver incêndio.

Métodos Especiais de Combate a Incêndio: Esfriar os recipientes com neblina d´água a fim de evitar a decomposição do produto. Usar pó químico seco para apagar focos de fogo. Afastar as pessoas não autorizadas e não envolvidas na ocorrência para uma distância segura.

Temperatura da inflamabilidade no Ar: Limite Superior: Não inflamável

Limite Inferior: Não inflamável Meios de Extinção: Não aplicável

(4)

6 – MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precauções pessoais:

Isolar e sinalizar o local. Utilizar equipamentos de proteção apropriados, óculos de segurança, luvas e botas de borracha.

Precauções para o meio ambiente: Em terra:

Conter o derramamento como possível. Evitar que a contaminação siga para as aguas superficiais e subterrâneas, assim como o solo e a vegetação. Notificar as autoridades e alertar a vizinhança caso seja necessário.

Conter o derrame com absorventes inertes (terra ou areia). Recolher o material e colocar os resíduos recuperados em recipientes adequados para reciclar ou eliminar.

Consultar um especialista/perito em eliminação de materiais recuperados. O material pode ser eliminado mediante incineração controlada, após lavar com solução de carbonato de sódio e enxaguar com água. Atuar em conformidade com a legislação local e oficial.

Em Água:

Conter e eliminar o derramamento como for possível.

Bloquear a área do derramamento para evitar danos ecológicos. Eliminar o produto da superfície por absorção da capa contaminada e com absorventes adequados.

Consultar especialista/perito em eliminação de materiais em matérias recuperados e atuar em conformidade com a legislação local e oficial.

7 – MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio

Medidas Técnicas: Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas de PVC óculos e proteção respiratória e roupas adequadas, para não ter contato direto com produto. Manipular o produto em local ventilado.

Medidas de Higiene

Sempre higienizar as mãos antes de manipular algum alimento, pois há risco de contaminação do

alimento. Roupas contaminadas com agua Sanitária devem ser lavadas e higienizadas antes do uso. Manter as luvas sempre isenta de umidade e descontaminadas.

Condições de armazenamento:

Adequadas: Manter a embalagem fechada. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos. Produtos e materiais incompatíveis: Evitar agentes oxidantes fortes, ácidos e bases.

Materiais seguros para embalagens: Recomendados: Embalagens plásticas.

(5)

9 – PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

Estado Físico: Líquido (solução aquosa) Cor: amarelada claro

Odor: Característico pH: 12 (puro em peso, a 25º C)

Densidade: 1,06 a 1,2 g/cm3 Solubilidade: Solúvel em Água Ponto de Ebulição: 110ºC

Tempo de Decomposição térmica: O produto é instável á

temperatura ambiente, decompondo-se lentamente. Voláteis (% em peso): > 95

Percepção do odor no ar: Aproximadamente 1 ppm (como cloro) Medidas Técnicas

Medidas técnicas apropriadas: Não reutilizar a embalagens vazia para outros fins. Manter o produto em sua embalagem original.

• Condições Adequadas: Materiais à base de plástico ou liga metálica revestida com borracha, devido à ação corrosiva do produto. Dotar a área de estocagem com contenção capaz de suportar a capacidade armazenada. Evitar a percolação do produto pelo solo, a fim de atingir as camadas subterrâneas do solo. Os tanques devem possuir dique de contenção de capacidade acima da capacidade do tanque de armazenamento. Sugere-se 1,5 vezes.

• Condições que Devem ser Evitadas: Contato direto com concreto e ligas metálica sem revestimento. 8 – CONTROLES DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Medidas de Higiene:

Adotar as boas práticas de higiene e segurança industrial e seguir as recomendações constantes no rótulo. Necessidades de Ventilação: Manter a área bem ventilada.

Valor Limite de exposição e de tolerância (T.L.V): O ambiente de manuseio de deve ser ventilado, com sistema de exaustão local nos pontos onde houver possibilidade de alguma emissão de vapor.

Equipamentos de Proteção Individuais:

Proteção Respiratória: Se houver liberação de cloro ou cloreto de hidrogênio, usar máscara facial para gases ácidos, conforme indicações do fabricante do equipamento.

Proteção dos Olhos e Face: Usar óculos de segurança quando houver risco de respingo nos olhos. Usar proteção facial total (sobre os óculos) quando houver riscos excessivos de respingo de produto.

Proteção das Mãos: Usar luva de látex ou PVC. Chuveiro de emergência e lava olhos: É indispensável à existência abundante destes dispositivos nas áreas de manuseio. Observação importante: Manter esses equipamentos sempre testados e em condições de uso. Assegurar que sejam alimentados por água fresca.

(6)

10 – ESTABILIDADE E REATIVIDADE Condições específicas

Estabilidade: O produto é considerado estável nas condições de uso proposta.

Condições a ser evitadas: Evitar contato (reações químicas perigosas) do produto com: Ácidos; Agentes redutores; Amônia; Luz e calor; Éter; Metais (exceto ouro, platina e titânio); Orgânicos.

Incompatibilidade: Evitar contato com agentes oxidantes fortes. Riscos polimerização: Não ocorrera.

Produtos perigosos da decomposição: Podem ser produzidos gases que contenham cloro. (Reação de hipoclorito de sódio com ácidos).

Não armazenar junto com amônia, metais pesados, ácidos, álcoois e éteres.

11 – INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Olhos:

O contato do produto com os olhos ou mucosas pode causar irritação. Pele:

Evitar contato prolongado com a pele, o mesmo pode causar irritação. Efeitos Colaterais:

O produto é irritante para os olhos e mucosas.

12 – INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Impacto Ambiental:

Impacto ambiental: Evitar a penetração em cursos d’agua; nas águas residuais e no solo.

Efeitos ambientais, comportamentais e impactos do produto:

 Persistência/ Degradabilidade: espera-se que a persistência do produto no meio ambiente seja baixa em virtude da instabilidade do Hipoclorito de Sódio.

 Ecotoxicidade:

- Toxicidade para organismos aquáticos: espera-se que o produto seja rapidamente decomposto, entretanto, concentrações elevadas como nos casos de derramamento, podem causar toxicidade aos organismos aquáticos.

- Toxicidade para organismos do solo: não há dados disponíveis de toxidade aos organismos do solo. Espera-se que o produto seja rapidamente biodegradado, entretanto, concentrações elevadas como em caso de derramamento, podem causar toxicidade aos organismos do solo.

(7)

Comentários: Nos testes de laboratório, os efeitos do Alvejante com Hipoclorito, para os organismos aquáticos, variaram de moderadamente e altamente tóxicos. Os testes de laboratório ainda indicam baixa toxidade para mamíferos e pássaros. Apesar disso, estas espécies estão sujeitas a irritação de pele e queimaduras, decorrentes da natureza corrosiva do produto. Quanto ás consequências ao meio ambiente, tudo vai depender da capacidade de absorção do solo e dos sistemas aquáticos expostos ao produto. Deve-se prevenir qualquer derrame acidental do produto em ambiente terrestre ou aquático.

13 – CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Produto: Quando necessário, o Alvejante com Hipoclorito pode ser neutralizado com agentes redutores tais como Tiossulfato de Sódio, Bios-sulfato de Sódio, Sulfito de Sódio ou água Oxigenada.

Destruição: O descarte deve ser feito de acordo com a regulamentação aplicável (federal, estadual ou municipal).

Embalagem usada: Pode ser encaminhada para usinas de reciclagem de polietileno.

14 – INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentações nacionais e internacionais: Terrestre:

Os dados se referem ao hipoclorito de Sódio.

Conforme Portaria 204 de 20/02/1997 do Ministério dos Transportes e as Recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, 7ª Edição, 1991.

15- REGULAMENTAÇÕES Tabela II – Regulamentações

Documento Data Assunto

Decreto 79.094 (Presidente da

República)

5/1/1977

Regulamenta a Lei 6.360 de 23/09/96. Submete ao sistema de Vigilância Sanitária os Medicamentos, Insumos Farmacêuticos, Drogas, Correlatos, Cosméticos, Produtos de higiene, Saneantes e Outros.

Lei 8.078 (Presidente

da república) 11/9/1990 Código de defesa do Consumidor

Portaria 89 25/8/1994

Determina que o registro dos Produtos Saneantes domissanitários "Água Sanitária" e "Alvejante" categoria congênere a detergente Alvejante e Desinfetante para uso geral seja procedido de acordo com as normas regulamentares definidas na portaria.

RDC O1 27/11/1978 Aprova as normas a serem obedecidas pelos detergentes e seus congêneres.

(8)

Regulamentações:

Informações sobre riscos e segurança conforme escritas no rótulo do produto:

Manter o produto fora do alcance de crianças e animais domésticos. Mantenha o produto em sua embalagem original. Em contato com a pele, lavar com água. Não inalar. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Em caso de contato com os olhos, lave com água em abundância por pelo menos 15 minutos. E se houver sinais de irritação procure um médico. Em caso de ingestão acidental, não provocar vômitos e procure imediatamente o centro de informações toxicológico mais próximo ou serviço de saúde. Não reutilize as embalagens vazias para outros fins. Conservar o produto fechado, ao abrigo da luz solar direta e do calor.

16 – OUTRAS INFROMAÇÕES

As informações aqui contidas são meramente orientações e são dadas de boa fé, sem que incorra em responsabilidade, expressa ou implícita. Caso haja necessidade de esclarecimentos ou informações adicionais, entrar em contato com a empresa (Guimarães Produtos Químicos e de Limpeza Ltda).

Bibliografia:

Manuais Técnicos da ABICLOR – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis e Cloro Derivados. Bioagri Ambiental.

Manual Básico de Rotulagem de Produtos Químicos Industria Carbo Cloro

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de um estudo experimental, longitudinal de grupos paralelos para avaliar o efeito de duas diferentes intervenções nutricionais, concomitantemente à prática

FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos 1 – Informação do produto e da empresa.. Nome do produto: ESPOTANIC ECODUR 6718 Nome da empresa: Lab Analítica

Já a participação em projetos de Extensão poderá ser de servidores, discentes, parceiros e profissionais contratados a partir de edital com intermediação da CARE e da

A gratidão é, definitivamente, o caminho para trazer mais para sua vida, pois tudo em que pensar e agradecer será trazido a você.. Pense nisso, pense

Este capítulo discorre sobre questões referentes ao tema desta tese – Avaliação dos níveis de mediadores pró-inflamatórios e comportamento semelhante à depressão

Contudo, um estudo sobre o ser humano não deve temer o mundo como campo de diferenças, nem as diversas formas de vida como formadoras de diferentes jogos de

Justificação da(s) modalidade(s) de gestão, do(s) mecanismo(s) de execução do financiamento, das modalidades de pagamento e da estratégia de controlo propostos Modalidades

Outros itens que evidenciam fragilidades no domínio da Leitura têm em comum a tipologia, pois são, na globalidade, itens de construção que avaliavam a