• Nenhum resultado encontrado

Curso Técnico em Portos MATRIZ CURRICULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso Técnico em Portos MATRIZ CURRICULAR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Curso Técnico em Portos

MATRIZ CURRICULAR

ÁREA: PORTOS

CARACTERÍSTICA: Regime Modular Seqüencial MÓDULO I: Administrativo e Operação.

Disciplinas CHS CH

A Redação Técnica (Português) 04 60

O Sistemática de Exportação 02 30

O Sistemática de Importação 02 30

O Introdução à Portos e Navegação 04 60

A Documentação Técnica em Inglês I 04 60

A Estatística Aplicada I 04 60

Carga Horária Total 20 300 MÓDULO II: Operação, Navegação e Administrativo.

Disciplinas CHS CH

O Operação de Carga a Granel 04 60

N Agenciamento Marítimo 03 45

N Afretamento Marítimo 01 15

A Empreendedorismo 04 60

A Estatística Aplicada II 02 30

A Documentação Técnica em Inglês II 04 60

O Gestão da Qualidade 02 30

Carga Horária Total 20 300 MÓDULO III: Administrativo e Operação.

Disciplinas CHS CH

O Operação de Carga Geral 04 60

A Documentação Técnica em Inglês III 04 60

A Direito Marítimo 02 30

A Direito Portuário 02 30

A Comportamento Organizacional 04 60

O Desempenho Operacional e Custos 04 60

(2)

MÓDULO IV: Administrativo, Mecânica e Operação.

Disciplinas CHS CH

O Operação de Contêiner 04 60

O Logística 04 60

O Segurança, Meio Ambiente e Saúde 04 60

A Documentação Técnica em Inglês IV 04 60

M Planejamento de Controle da Manutenção 04 60

Carga Horária Total 20 300

- Estágio Supervisionado* - 360

Carga Horária Total do Curso 1560

* O Estágio Supervisionado pode ser feito a partir da conclusão do segundo módulo

Simbologia: CHS – Carga horária semanal (em aulas) / CH – Carga horária semestral (em horas) /

A – Administrativo / M – Mecânica / O – Operação / N – Náutica

DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES

MÓDULO I: (1º Semestre)

Redação Técnica

Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa. Leitura e Interpretação de Textos. Elementos dos discurso oral e escrito. Semântica e Sintaxe discursiva. Técnicas e em comunicação e redação. Estratégias para a elaboração de textos técnicos.

Sistemática de Exportação

Órgãos intervenientes na exportação e o Sistema brasileiro de comércio exterior; Roteiro de uma exportação; Documentos necessários à exportação; Destino da documentação; Siscomex na exportação (funções: RV, RE, ROC, DDE, CE); Siscomex na Exportação; Incoterms; Formas de pagamento; Siscarga; Incentivos Fiscais à Exportação; Exportação de serviços; Despacho aduaneiro de exportação.

Sistemática de Importação

Processamento administrativo das importações; imposto de importação; roteiro de uma importação; documentos necessários à importação; destino da documentação; Siscomex na importação; Incoterms; formas de pagamento e comissão de agentes; despacho aduaneiro na importação.

(3)

Introdução a Portos e Navegação

Dar uma visão geral do negócio porto, dar uma visão geral das características construtivas de um porto, infra-estrutura portuária, e de suas operações principais. Apresentar os órgãos que atuam na área portuária. Conceituar dragagem, sua importância para o porto e sua manutenção. Apresentar os principais conceitos de náutica e navegação, incluindo as operações de amarração/atracação. Dar uma visão da lei de Modernização Portuária.

Documentação Técnica em Inglês I

Dotar o aluno com conhecimento sobre a língua inglesa, para entender e pronunciar as palavras mais comuns e os termos técnicos básicos referentes à área marítima (portuária); ter noções da estrutura elementar da língua inglesa.

Estatística Aplicada I

O contexto da Estatística, Distribuição de frequência, Gráficos estatísticos, Leitura e interpretação de gráficos, Medidas de posição, Aplicação das medidas de posição no contexto de Portos.

MÓDULO II: (2º Semestre)

Operação de Carga a Granel

Caracterização da carga a granel (ângulo de repouso, proteção a intempéries, granulometria, etc.). Apresentação das características dos pátios, armazéns e tanques utilizados em operações de carga a granel. Apresentar os principais equipamentos para operação a granel (Empilhadeiras, Recuperadoras, Carregadores de navios, Grab, Sugadores, Transportadores de correia, Moegas, Viradores de vagão, etc..). Descrever o processo de planejamento da operação com carga a granel com o enfoque no seqüenciamento de equipamentos e nos conceitos de PCP. Apresentar os principais documentos de uma operação a granel (mates, statement of facts, B/L, planos de embarque e descarga, etc). Apresentar as noções de draft survey e sua importância nas operações. Apresentar a NR29 com foco nas operações com carga a granel.

Afretamento Marítimo

Cláusulas dos Contratos de Afretamento; Charter Party; Contrato de Afretamento por Tempo (Time Charter); Contrato de Afretamento por Viagem (Voyage Charter Party); Contrato de

(4)

Agenciamento Marítimo

Órgãos Intervenientes; Órgão Internacional; Órgãos Nacionais; Profissionais Intervenientes na Área Marítima; Serviços Prestados pela Agencia Marítima; Fatores que levam Agencia Marítima ao Sucesso; Atribuições do Agente na Entrada e Saída do Navio no Porto; Setores da Agência Marítima; Documentação do Navio na Estadia no Porto; Siscomex Carga.

Empreendedorismo:

Empreendedorismo; Mercado; Números da Empresa; Ponto de Equilíbrio; Capital de Giro e Fluxo de Caixa; Plano de Negócio.

Estatística Aplicada II

Separatrizes, Assimetria, Medidas de dispersão, Coeficiente de variação, Curtose, Escore z, Aplicação das medidas de dispersão no contexto de Portos, Correlação e Regressão Linear.

Documentação Técnica em Inglês II

Dotar o aluno com conhecimento sobre a língua inglesa ao nível básico, com o intuito de firmar as bases estruturais lingüísticas necessárias para prosseguir para o nível intermediário. Tal habilitação envolve o desenvolvimento das habilidades: oral, escrita, textual/interpretativa, e de compreensão auditiva, e na aplicação das mesmas à área portuária.

Gestão da Qualidade

Evolução do processo de qualidade; Conceitos básicos; Ferramentas da qualidade; Normas ISO 9000, 14000, 1800 e 2600; OHSAS 18001; Auditoria; Círculos de Controle de Qualidade – CCQ; Gerenciamento da Melhoria e da Rotina; Qualidade nos Serviços: Ferroviário, Aquaviário, Rodoviário e Aéreo.

MÓDULO III: (3º Semestre)

Operação de Carga Geral

Caracterização da carga geral (principais cargas e características). Apresentar os pátios e armazéns, por tipos de carga, aplicados à carga geral. Apresentar os principais equipamentos para operação de carga geral (guindastes, pontes rolantes, empilhadeiras, equipamentos de amarração e içamento, etc.). Ensinar os procedimentos para planejamento da operação com carga geral, com conceitos de PCP. Apresentar os principais documentos de uma operação de carga geral (mates, statement of facts, B/L, planos de embarque e descarga, etc). Apresentar a NR29 com foco nas operações com carga geral.

(5)

Documentação Técnica em Inglês III

Aprimoramento das habilidades de compreensão e produção orais e escritas com foco em aspectos lingüísticos mais complexos, visando a aprimorar a formação acadêmica/profissional do aluno e promover a reflexão sobre as estruturas da língua inglesa e suas respectivas aplicações e usos práticos na área portuária. Desenvolvimento de competência lingüística e autonomia no uso da língua inglesa.

Direito Marítimo

Apresentar os pontos mais importantes do Direito e Marítimo para dar uma visão sobre a implicação dos atos cometidos numa operação portuária e marítima no ambiente de negócio das empresas, do porto e das relações internacionais. Apresentar as diversas formas de seguro, inclusive clubes de P&I e conceitos sobre avaria grossa entre outros.

Direito Portuário

Apresentar os pontos mais importantes do Direito Portuário para dar uma visão sobre a implicação dos atos cometidos numa operação portuária no ambiente de negócio das empresas, do porto e das relações internacionais.

Comportamento Organizacional

A premissa básica da disciplina é que os profissionais eficazes buscam soluções que permitem maximizar a eficácia de suas atividades. Desenvolver a eficácia do aluno apresentando-lhe metodologias de diagnóstico de problemas organizacionais e ensinado-lhe como tomar ações efetivas para solucionar tais problemas. Compreender conceitos como: motivação, relacionamento interpessoal, liderança, grupos e equipes, dinâmica da organização, qualidade de vida no trabalho, entre outros. Questões relacionadas à percepção, atribuição e aprendizado são consideradas como elementos de análise e indispensáveis ao estudo do comportamento humano nas organizações.

Desempenho Operacional e Custos

Definir e aprender a calcular as principais taxas e métricas para acompanhar o desempenho operacional de um porto (prancha, taxa operacional, taxa comercial, confiabilidade, disponibilidade física, OEA, MTBF, MTTR, etc.). Noções básicas de custos e apuração.

(6)

MÓDULO IV: (4º Semestre)

Operação de Contêiner

Caracterização do contêiner (tipos, tamanhos e capacidades volumétricas e de peso, certificação e numeração do contêiner). Apresentar a conformação e sinalização dos pátios para contêiner. Apresentar os principais equipamentos utilizados na operação de contêiner (transteiner, porteiner, spreader, reach stacker, top lift, etc.). Aprender a elaborar o planejamento da operação de contêiner com foco nas áreas de pré-estivagem e pós-estivagem e na organização do recebimento e expedição de cargas do terminal. Aprender a realizar a ova e desova de contêiner em armazéns. Compreender os planos de embarque e descarga de navios de contêiner (Master Plan, Loading Plan, Discharge Plan, Color Plan, etc.). Apresentar os principais documentos de uma operação de contêiner (mates, statement of facts, B/L, Master Plan, Loading Plan, Discharge Plan, Color Plan, etc). Apresentar a NR29 com foco nas operações de contêiner.

Logística

Definir a logística e suas principais atividades (primárias e secundárias). A importância do porto na logística internacional. Características dos modais de transporte. Apresentar conceitos de intermodalidade e multimodalidade. Solução dos problemas de movimentação e armazenagem. Focalizar a gestão de estoques. Examinar os tipos de embalagens a serem manuseados, com a análise dos princípios básicos de estocagem e de unitização de cargas. Focalizar a movimentação de materiais com a apresentação dos principais tipos de equipamento. Desenvolver habilidades específicas que qualifiquem o profissional para gerenciar e definir estratégias logísticas; Pontuar a importância da integração dos processos logísticos e da gestão da Cadeia de Suprimentos, enfatizando desde a seleção de fornecedores até a entrega do produto final ao cliente, através das várias etapas de planejamentos e movimentações físicas. Analisar os princípios do custeio logístico; custeio tradicional; custeio com base em atividades (custeio ABC). Configurações e planejamento da distribuição física; roteamento de veículos. Visão geral da Logística reversa.

Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Conceito de riscos ambientais e ações mitigadoras e emergenciais em caso de acidentes nas operações portuárias. Aprender a avaliar aspectos de segurança nas operações e manutenções na área portuária e nas operações portuárias definindo riscos e medidas preventivas. Apresentar detalhadamente a NR29. Apresentar os conceitos do ISPS code.

(7)

Documentação Técnica em Inglês IV

Ensinar noções básicas de inglês técnico aplicado às atividades portuárias. Dinâmicas práticas voltadas à elaboração escrita de documentos técnicos e comerciais (mates, planos de embarque e descarga, statement of facts, letter of protest, B/L, etc

Planejamento e Controle da Manutenção

Desenvolver habilidades nas técnicas de Planejamento e Controle de Manutenção, indicando objetivos, organizando atividades, otimizando custo de mão de obra e equipamentos na área portuária.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de migrantes de Fagundes- PB nas usinas Maravilha e Santa Tereza, em Pernambuco aborda as mudanças estruturais do Sistema Capitalista, que atingem a questão do mercado

Mirim e Infantil, em ambos os sexos, da Etapa I e da Etapa II, competirão entre si, e a equipe vencedora terá o direito de ocupar vaga na Delegação do Estado de São

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Neste estudo, discutimos sobre o desenvolvimento de autoria em Materiais Didáticos Digitais com base em Santiago (2014) e Araújo e Hissa (2016); sobre os

Contém além disto informações sobre o avanço da implementação do PMQC nos termos da Resolução número 420 nos países Membros exportadores no período de outubro de 2004 a junho

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

3 - Quando a Adjudicatária, convocada dentro do prazo de validade de sua proposta, não apresentar a situação regular de que trata o subitem 1.1 deste