• Nenhum resultado encontrado

FIGURA 12.3 Tipos de famílias de paredes inseridos como painéis numa parede cortina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FIGURA 12.3 Tipos de famílias de paredes inseridos como painéis numa parede cortina"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

405

1

1

1

2

2

2

1

P

P

A

A

R

R

E

E

D

D

E

E

S

S

C

C

O

O

R

R

T

T

I

I

N

N

A

A

Este capítulo descreve o modo como criar manualmente a estrutura de uma parede cortina através do desenho da geometria da sua grelha e da aplicação dos caixilhos e dos painéis, descrevendo também a definição e a aplicação de tipos de paredes cortina que contemplem as regras para a criação automática da estrutura da caixilharia.

12.1 OOQQUUEEÉÉ UUMMAA PPAARREEDDEE CCOORRTTIINNAA??

O termo Curtain Wall, usado pelo AU T O D E S K RE V I T BU I L D I N G, pode ser traduzido por parede cortina, no entanto, esta designação deve ser entendida num sentido mais lato, pois este género de objectos presta-se igualmente à cria-ção de pequenos vãos, desde que esteja em causa o desenho de um conjunto de painéis divididos por uma grelha de caixilhos (figura 12.1).

F

(2)

406

12.1.1 COCOMMPPOONNEENNTTEESS DDEE UUMMAA PPAARREDEDEE CCOORRTTIINNAA

As paredes cortina são criadas com base em tipos de uma família de paredes, Curtain Wall (família de sistema), e compreendem os seguintes elemen-tos (figura 12.2):

F

FIIGGUURRAA1122..22 –– Componentes de uma parede cortina

 Grelha (Curtain grid) – A grelha de uma parede cortina corresponde a uma malha de linhas que divide a sua superfície em painéis. As linhas da grelha assentam em uma ou duas direcções, cada qual podendo ser definida segundo qualquer ângulo (não é obrigatório que as duas direcções sejam perpendiculares entre si).

 Painéis (Panels) – Os painéis que resultam da divisão da superfície de uma parede cortina podem ser manipulados individualmente e cor-responder a qualquer tipo das seguintes famílias:

→ System Panel – Os tipos desta família de sistema são os habitual-mente usados para representar os painéis de vidro e os painéis opacos. A definição de cada tipo compreende à escolha do mate-rial, da espessura e do afastamento do seu eixo ao eixo da parede cortina.

O controlo do afastamento (Offset) dos painéis permite colocá-los por fora dos caixilhos quando é necessário representar uma parede cortina com vidro colado.

→ Empty System Panel – Família usada para criar um painel vazio e, desse modo, gerar uma abertura na grelha das paredes cortina.

Grelha

Painéis

(3)

407 → Basic Wall/Stacked Wall/Curtain Wall – Um painel pode

corres-ponder a um tipo de qualquer uma das três famílias de paredes. A possibilidade de inserção de uma parede cortina num painel permite a existência de uma grelha secundária dentro da grelha principal (figura 12.3), podendo as duas grelhas ser definidas segundo direcções diferentes.

F

FIIGGUURRAA1122..33 – Tipos de famílias de paredes inseridos como painéis numa parede cortina –

→ Painel criado numa família standard – Existem três templates que podem ser usados para criar um painel personalizado: Metric Door - Curtain Wall.rft, Metric Window - Curtain Wall.rft e Metric Curtain Wall Panel.rft. Estes modelos possibilitam, res-pectivamente, a criação de portas, janelas ou de outros objectos que possam ser inseridos com painéis de uma parede cortina.

A forma dos painéis criados com base em famílias standard assenta num rectângulo e, desse modo, só podem ocupar o espaço de painéis rectangulares, ao contrário do que acontece com os outros tipos de painéis descritos.

 Caixilhos (Mullions) – Os caixilhos só podem ser colocados sobre as linhas de grelha e têm por base várias famílias de sistema. Os tipos de caixilhos podem assentar em formas predefinidas ou em geometrias criadas pelo utilizador (para mais informações sobre este tema, consulte o tópico Criar e alterar tipos de caixilhos, mais à frente neste capítulo).

(4)

408

12.2 CCRRIIAARR EEAALLTTEERRAARR UUMM TTIIPPOO DDEE PPAARREEDDEE CCOORRTTIINNAA

Para alterar ou para criar um novo tipo de parede cortina, abra o ramo Walls → Curtain Wall do Explorador de projecto (figura 12.4) e, em seguida, faça duplo clique no nome do tipo a alterar ou a servir de base à criação do novo tipo.

F

FIIGGUURRAA1122..4 4– Lista dos tipos de parede cortina definidos num projecto (Explorador de projecto) –

Em seguida, na caixa de diálogo Type Properties (figura 12.5), altere os diversos parâmetros tendo em conta a respectiva descrição e, para terminar, faça clique em OK.

F

(5)

409 No caso de pretender criar um novo tipo, comece por fazer clique no

botão Duplicate. Depois, digite o nome adequado (figura 12.6) e faça clique em OK.

F

FIIGGUURRAA1122..6 6– Especificação do nome de um novo tipo de parede cortina –

Descrevem-se, de seguida, os principais parâmetros que definem um tipo de parede cortina (todas as dimensões devem ser especificadas nas unidades de projecto):

 Construção (Construction):

→ Automatically Embed – Automaticamente encastráveis em pare-des convencionais.

As paredes cortina que possuam a opção Automatically Embed marcada podem ser colocadas sobre uma parede convencional sem necessidade de, previamente, ser criada a abertura correspondente à forma da parede cortina (veja um exemplo desta situação no exercício 12.2).

→ Curtain Panel – Tipo de painel predefinido.

→ Join Condition – Modo de união dos caixilhos (figura 12.7): Not defined (não definido), Vertical Grid Continuous (caixilhos verticais contínuos), Horizontal Grid Continuous (caixilhos hori-zontais contínuos), Border and Vertical Grid Continuous (caixilhos periféricos e verticais contínuos), Border and Horizontal Grid Continuous (caixilhos periféricos e horizontais contínuos).

F

FIIGGUURRAA1122..7 7–– Modos de união dos caixilhos Vertical Grid

Continuous

Horizontal Grid Continuous

Border and Vertical Grid Continuous

Border and Horizontal Grid Continuous

(6)

410

 Padrão de divisão vertical da grelha (Vertical Grid Pattern) e Padrão de divisão horizontal da grelha (Horizontal Grid Pattern):

→ Layout – Modo de espaçamento dos caixilhos: None (não defi-nido), Fixed Distance (espaçamento fixo), Fixed Number (número de divisões fixo), Maximum Spacing (espaçamento máximo) e Minimum Spacing (espaçamento mínimo).

O modo de espaçamento Fixed Distance (espaçamento fixo definido no parâmetro Spacing) pode ser alinhado segundo o centro ou um dos extremos da parede cortina, mas essa escolha é efectuada nas propriedades de cada parede cortina.

O modo de espaçamento Fixed Number (número de divisões fixo) não estabelece o núme-ro de divisões, o qual é definido nas pnúme-ropriedades de cada parede cortina.

O modo Maximum Spacing (espaçamento máximo definido no parâmetro Spacing) corresponde à divisão da parede cortina no número mínimo de partes iguais cuja dimensão não seja superior ao valor do espaçamento.

O modo Minimum Spacing (espaçamento mínimo definido no parâmetro Spacing) corresponde à divisão da parede cortina no número máximo de partes iguais cuja dimensão não seja inferior ao valor do espaçamento.

→ Spacing – Valor do espaçamento (quando aplicável).

→ Adjust for Mullion Size – Ajuste do espaçamento das divisões da grelha de modo a ter em conta a espessura dos caixilhos. Este ajuste é necessário para que os painéis periféricos não sejam mais pequenos do que os outros, em virtude de as linhas periféricas da grelha estarem situadas por fora dos caixilhos periféricos e não no seu eixo, como acontece nos caixilhos centrais (para mais informa-ções sobre este assunto, veja o exercício 12.2).

 Caixilhos verticais (Vertical Mullions):

→ Interior Type – Tipo dos caixilhos interiores verticais.

→ Border 1 Type – Tipo do caixilho vertical no extremo inicial da parede.

→ Border 2 Type – Tipo do caixilho vertical no extremo final da pare-de.

 Caixilhos horizontais (Horizontal Mullions):

(7)

411 → Border 1 Type – Tipo do caixilho horizontal na base da parede.

→ Border 2 Type – Tipo do caixilho horizontal no topo da parede.

12.3 CCRRIIAARR EEAALLTTEERRAARR TTIIPPOOSS DDEE CCAAIIXXIILLHHOOSS

Os tipos de caixilho que podem ser apli-cados numa parede cortina têm origem em seis famílias de sistema que podem ser visualizadas no ramo Curtain Wall Mullions do Explorador de projecto (figura 12.8). Duplicando qualquer um desses tipos, poderá criar um novo tipo.

As quatro famílias cujo nome inclui a designação Corner referem-se a tipos de caixilhos que só podem ser aplicados a cantos entre duas paredes cortina. A forma dos perfis destes tipos é predefinida (figura 12.9), podendo o utilizador apenas controlar as suas dimensões, o que é feito

através de parâmetros disponíveis na definição do tipo. Contudo, a geometria destes perfis apresenta a vantagem de se ajustar automaticamente ao ângulo do canto onde são aplicados.

F

FIIGGUURRAA1122..9 9– –Geometria dos tipos de caixilhos de canto (exemplos com ângulo de 90°) Trapezoid Corner Mullion Quad Corner Mullion V Corner Mullion L Corner Mullion Thickness Le g 2 Leg1 Depth1 D e p th 2 T h ic k n e ss T h ic k n e ss Thickness Le g 2 Leg1 D e p th Depth Ce nte r Wi dth F

FIIGGUURRAA1122..88 –– Lista dos tipos de caixilhos definidos num projecto

(8)

412

Por outro lado, a definição dos tipos das outras duas famílias de caixilhos, Circular Mullion e Rectangular Mullion, podem basear-se em perfis predefini-dos, System Mullion Profile : Circular e System Mullion Profile : Rectangular (figura 12.10), mas também aceitam a escolha de um perfil personalizado pelo utilizador (veja a descrição das propriedades de um tipo de caixilho, já a seguir).

F

FIIGGUURRAA1122..1100 – –Geometria dos perfis predefinidos para os caixilhos que não são de canto Os perfis de caixilhos, que são personalizados pelo utilizador, têm por base famílias standard (ficheiros RFA) que são criadas através do template Metric Profile-Mullion.rft. Essas famílias necessitam, depois, de ser carregadas para os projectos onde devam ser usadas.

Para alterar ou para criar um novo tipo de caixilho, abra o ramo Curtain Wall Mullions do Explorador de projecto (ver figura 12.8) e, em seguida, faça duplo clique no nome do tipo a alterar ou a servir de base à criação do novo tipo.

Depois, na caixa de diálogo Type Properties (figura 12.11), altere os diversos parâmetros tendo em conta a respectiva descrição e, para terminar, faça clique em OK (repare que os parâmetros que definem um tipo de caixilho diferem da família a que pertencem).

Descrevem-se, na figura 12.11, os principais parâmetros que definem um tipo de caixilho pertencente à família Rectangular Mullion:

F

FIIGGUURRAA1122..1111 –– Parâmetros que definem um tipo de caixilho da família Rectangular Mullion

Width on Side1 T h ic k n e ss Width on Side2 Radi us System Mullion Profile : Circular System Mullion Profile : Rectangular Ângulo de rotação Dimensões Perfil do caixilho Profundidade Disposição: Perpendicular to Face (perpendicular à parede) ou Parallel to Ground (paralelo ao pavimento) Material Desfasamento em relação ao eixo da parede

(9)

413 No caso de pretender criar um novo tipo, comece por fazer clique no

botão Duplicate; defina, em seguida, o nome respectivo e, só depois, efectue as alterações necessárias.

12.4 UUSSAARR PPAARREEDDEESSCCOORRTTIINNAA NNUUMM PPRROOJJEECCTTOO

As paredes cortina são traçadas tal como as paredes normais (para mais informações sobre as formas de traçado, consulte o capítulo Traçar e Manipular Paredes).

12.4.1 CRCRIAIARR MMAANNUUAALLMMEENNTTEE AA EESSTTRRUUTTUURRA A DDEE UUMMAA PPAARREDEDEE CCOORRTTIINNAA Se o tipo aplicado à construção de uma parede cortina não contemplar a definição dos seus componentes (veja a definição de um tipo, mais atrás neste capítulo), é necessário, posteriormente, definir a grelha, aplicar os caixilhos e, eventualmente, alterar os painéis.

E

EXXEERRCCÍÍCCIIOO1122..11::

Neste exercício, irá criar uma parede cortina cujo tipo não contempla a escolha dos seus elementos e, assim, em seguida, definirá o traçado da sua grelha, aplicará os caixilhos e alterará o tipo de alguns dos painéis:

1) Abra o projecto Cap12\Paredes Cortina_01.rvt.

2) Na barra de menus laterais, seleccione Modelling → Wall . 3) No selector de tipos, escolha Curtain Wall : Parede cortina s divisões.

4) No campo Height da barra de opções, seleccione o nível Topo caixi-lharia (figura 12.12) para definir a altura da parede cortina.

F

(10)

414

5) Depois, para definir o início e o fim da parede cortina, seleccione, respectivamente, os pontos P1 e P2 indicados na figura 12.13.

F

FIIGGUURRAA1122..1133 – –Traçado da parede cortina

1

122..44..11..11CCRRIIAARRAAGGRREELLHHAADDEEUUMMAAPPAARREEDDEECCOORRTTIINNAA

6) Para visualizar a parede cortina de frente, abra a vista correspondente ao alçado sul.

7) Depois, na barra de menus laterais, seleccione Modelling → Curtain Grid para definir o traçado da grelha da parede .

8) Em seguida, para definir uma divisão vertical, desloque o cursor sobre a linha superior da parede (figura 12.14 – A) e observe que a posição do cursor é bloqueada a meio e a três quartos da sua largura. Nesta última posição, faça clique para estabelecer aí a divisão.

9) Depois, para ajustar a posição da divisão, faça clique no texto da cota situada à esquerda (0.6235), digite 0.7 (figura 12.14 – B) e, em seguida, faça clique fora do rectângulo de edição, de forma a terminar.

F

FIIGGUURRAA1122..114 4– –Criação de uma divisão vertical da grelha da parede cortina

P1



P2

(11)

415 10) Para definir duas divisões horizontais coincidentes com os dois

planos de referência que são visíveis, faça clique, sequencialmente, sobre a intersecção de cada um desses planos com um dos limites verticais da parede cortina (figura 12.15 – A e B).

11) Depois, para dividir ao meio, segundo a horizontal, os dois painéis superiores, faça clique no ponto médio assinalado na imagem C da figura 12.15. Em seguida, divida ao meio os dois painéis inferiores.

F

FIIGGUURRAA1122..1155 – –Criação das divisões horizontais da grelha da parede cortina

1

122..44..11..22AAPPLLIICCAARRCCAAIIXXIILLHHOOSS

12) Para aplicar os caixilhos, seleccione Modelling → Mullion na barra de menus laterais .

13) No selector de tipos, seleccione Rectangular Mullion : 50x120 mm.

14) Para aplicar esse tipo de caixilho a todo o comprimento das linhas de grelha que sejam seleccionadas a seguir, confirme que a opção Entire Grid Line está marcada na barra de opções.

Quando pretender aplicar os caixilhos a todos os segmentos da grelha que se encontrem vazios, seleccione All Empty Segments na barra de opções.

15) Depois, seleccione sequencialmente as quatro linhas da periferia da grelha, a divisão vertical e as duas divisões horizontais situadas a meia altura da parede.

(12)

416

Observe o resultado da aplicação dos caixilhos na figura 12.16 – A.

16) Para poder seleccionar apenas um segmento da grelha (e não uma linha inteira) onde seja aplicado o caixilho, escolha a opção Grid Line Segment na barra de opções.

17) Depois, seleccione os dois segmentos assinalados na figura 12.16 – B.

F

FIIGGUURRAA1122..116 6–– Aplicação dos caixilhos

1

122..44..11..33AALLTTEERRAARROOMMOODDOODDEEUUNNIIÃÃOODDOOSSCCAAIIXXIILLHHOOSS

18) Para alterar o modo de união dos caixilhos, seleccione o segmento assinalado na figura 12.17 – A e, em seguida, faça clique no símbolo azul que é afixado junto ao seu extremo superior.

F

FIIGGUURRAA1122..117 7– –Alteração do modo de união dos caixilhos

A B

(13)

417 Para repor o modo de união inicial, quando for necessário, faça

nova-mente clique sobre o mesmo símbolo.

19) Repita o procedimento no extremo oposto da mesma linha de grelha vertical, de forma a que o caixilho da base da parede cortina não seja interrompido pelo caixilho vertical.

1

122..44..11..44JJUUNNTTAARRPPAAIINNÉÉIISS

20) Seleccione a primeira linha de grelha horizontal situada abaixo do topo da parede cortina.

21) Depois, seleccione o botão Add or Remove Segments situado na barra de opções e, em seguida, faça clique no segmento dessa linha que não possui caixilho (figura 12.18 – A), de forma a eliminar a divisão entre painéis, unindo-os (figura 12.18 – B) .

F

FIIGGUURRAA1122..1188 – –Eliminação de um segmento de uma linha de grelha (junção de dois painéis)

A repetição do procedimento descrito no passo anterior, sobre o mesmo segmento, terá o efeito contrário, repondo a divisão eliminada.

22) Em seguida, elimine o outro segmento da grelha que ainda não pos-sui caixilho, de forma a unir os dois painéis adjacentes.

1

122..44..11..55SSUUBBSSTTIITTUUIIRRPPAAIINNÉÉIISS

23) Aponte para um dos caixilhos que envolvem o painel inferior direito da parede cortina e observe que esse caixilho é destacado. Depois, pressione a tecla Tab até que o painel referido apareça destacado (figura 12.19 – A) e, em seguida, faça clique para o seleccionar.

24) Depois, no selector de tipos, escolha o tipo PaCortina_Porta de mad macica .

(14)

418

Em seguida, observe que o anterior painel é substituído por uma porta (figura 12.19 – B).

F

FIIGGUURRAA1122..1199 – –Substituição de um painel de vidro por uma porta

25) Abra a perspectiva Entrada (ramo 3D Views do Explorador de pro-jecto).

26) Seleccione o painel localizado por cima da porta (figura 12.20 – A) e, em seguida, no selector de tipos, escolha System Panel : Alumínio lacado castanho 60 mm, de forma a substituir o painel de vidro (colocado por omissão) por um painel opaco que oculte a laje (figura 12.20 – B).

F

FIIGGUURRAA1122..2200 – –Substituição de dois painéis de vidro por painéis opacos

27) Substitua igualmente o painel localizado à esquerda do painel substi-tuído no passo anterior (figura 12.20 – C).

A B

(15)

419

1

122..44..11..66EELLIIMMIINNAARRCCAAIIXXIILLHHOOSS

28) Seleccione o caixilho localizado por baixo da porta (figura 12.21) e pressione a tecla Del, de forma a que a porta se estenda até ao pavi-mento.

F

FIIGGUURRAA1122..2211 – –Eliminação do caixilho situado por baixo da porta

1

122..44..11..77AALLTTEERRAARRAADDIISSPPOOSSIIÇÇÃÃOODDOOSSPPAAIINNÉÉIISS

29) Coloque activa a vista correspondente ao pavimento do piso 0 e, em seguida, amplie a zona da parede cortina.

30) Aponte para a porta, pressione a tecla Tab até que esta fique desta-cada e, em seguida, faça clique para a seleccionar.

31) Depois, faça clique na dupla seta vertical que é mostrada, de forma a inverter a abertura da porta (figura 12.22).

F

FIIGGUURRAA1122..222 2–– Inversão da abertura da porta

32) Seleccione o painel de vidro situado à esquerda da porta e, no selector de tipos, confirme que se trata de um painel de sistema (System Panel : Vidro 20 mm). Depois, faça clique no botão de propriedades situado à direita .

(16)

420

Na área Instance Parameters da caixa de diálogo que é mostrada (pro-priedades específicas do painel seleccionado), observe que são indicadas as dimensões do painel, bem como a sua área (figura 12.23).

F

FIIGGUURRAA1122..223 3– –Propriedades do painel seleccionado

Tenha presente que os dados relativos aos painéis constantes de um projecto, como é o caso das dimensões e da área, podem ser extraídos para tabelas de quantidades (para mais infor-mações sobre este assunto, consulte o capítulo Anotações e Tabelas de Quantidades).

33) Faça clique no botão Edit/New para aceder às propriedades que definem o tipo.

34) Altere o valor do campo Offset (desfasamento) para 0 (figura 12.24), de forma a que o eixo do painel coincida com o eixo da parede cortina e, em seguida, faça duas vezes clique em OK (a alteração será apli-cada a todos os painéis desse tipo).

F

FIIGGUURRAA1122..224 4– –Propriedades que definem o tipo de um painel de sistema

35) Grave o projecto e, em seguida, feche-o.

12.4.2 CRCRIAIARR UUMMAA PPAARREEDEDE CCOORRTTIINNAA CCOOMM UUMMAA EESSTTRRUTUTUURRAA P

PRREEDEDEFFIINNIDIDAA

O tipo aplicado à construção de uma parede cortina poderá contemplar a definição de todos os seus componentes, de forma a que estes sejam automatica-mente criados aquando do traçado da parede. No entanto, isso não impede que a estrutura da parede possa ser alterada posteriormente.

Material Espessura

(17)

421

E

EXXEERRCCÍÍCCIIOO1122..22::

Neste exercício, irá criar uma parede cortina que já possui a sua estrutura predefinida e, em seguida, acrescentará novas divisões e substituirá alguns dos seus painéis:

1) Abra o projecto Cap12\Paredes Cortina_02.rvt.

2) Na barra de menus laterais, seleccione Modelling → Wall . 3) No selector de tipos, escolha Curtain Wall : Salão (V. max 1.10) e, em

seguida, faça clique no botão de propriedades situado à direita do selector de tipos .

4) Depois, para definir o modo de alinhamento do padrão de linhas verticais da grelha, escolha a opção Center (centro) no parâmetro Justification do grupo Vertical Grid Pattern (figura 12.25), e faça cli-que em OK.

F

FIIGGUURRAA1122..225 5– –Propriedades dependentes de cada parede cortina

5) Em seguida, no campo Height (altura) da barra de opções, confirme que o nível Topo caixilharia está escolhido.

6) Para traçar a parede cortina sobre a parede norte da sala de estar, especifique os pontos P1 e P2 indicados na figura 12.26.

Observe que a parede cortina ficou embebida na parede existente (figura 12.26), em virtude de o seu tipo prever essa possibilidade (sobre este assunto,

Parâmetros comuns a todas as paredes (veja a sua descrição no capítulo Traçar e Manipular Paredes) Número de divisões da grelha (quando aplicável) Ângulo das linhas de grelha Desfasamento do alinhamento Parâmetros de controlo das linhas verticais da grelha Parâmetros de controlo das linhas horizontais da grelha

(18)

422

veja a regulação do parâmetro Automatically Embed no tópico Criar e alterar um tipo de parede cortina).

F

FIIGGUURRAA1122..2266 – –Traçado da parede cortina

1

122..44..22..11AADDIICCIIOONNAARRDDIIVVIISSÕÕEESSAAUUMMAAGGRREELLHHAAPPRREEDDEEFFIINNIIDDAA

7) Para visualizar a parede cortina de frente, abra a vista correspondente ao alçado norte.

8) Depois, para adicionar divisões à grelha da parede cortina, seleccione Modelling → Curtain Grid na barra de menus laterais . 9) Para definir duas divisões horizontais coincidentes com os dois

pla-nos de referência, faça clique, sequencialmente, sobre a intersecção de cada um desses planos com um dos limites verticais da parede cor-tina (figura 12.27) (verifique que é automaticamente aplicado o cai-xilho predefinido no tipo de parede) e, em seguida, faça duas vezes clique em Esc para terminar.

F

FIIGGUURRAA1122..2277 –– Adição de novas divisões à grelha da parede cortina

P1



(19)

423

1

122..44..22..22SSUUBBSSTTIITTUUIIRRPPAAIINNÉÉIISSPPRREEDDEEFFIINNIIDDOOSS

10) Seleccione o painel destacado na figura 12.28 – A e verifique que é afi-xado um pino, o que significa que esse elemento se encontra blo-queado (por se encontrar predefinido no tipo de parede cortina). 11) Faça clique sobre o pino para desbloquear o painel (figura 12.28 – B) e

observe que, só após essa acção, o selector de tipos fica disponível. Aí, seleccione o tipo PaCortina_Porta c vidro e verifique que o painel de vidro é substituído por uma porta (figura 12.28 – C).

F

FIIGGUURRAA1122..228 8–– Desbloqueio de um painel e sua substituição

12) Grave o projecto e, em seguida, feche-o.

12.5 AALLTTEERRAARR AA DDIISSPPOOSSIIÇÇÃÃOO DDEE UUMMAA GGRREELLHHAA

Alguns dos parâmetros relativos à disposição da grelha de uma parede cortina, normalmente regulados através da caixa de diálogos das propriedades da parede (ver figura 12.25), também podem ser controlados directamente na área grá-fica. Para tal, seleccione a parede em questão (preferencialmente num alçado ou numa perspectiva axonométrica) e faça cli-que sobre o símbolo afixado no seu centro (figura 12.29).

Depois, observe que é afixado um

símbolo na origem do alinhamento da grelha e duas linhas que representam as duas direcções da grelha (figura 12.30 – A).

A B C

F

FIIGGUURRAA1122..2299 –– Parede cortina seleccionada

(20)

424

Para deslocar a origem do alinhamento de uma grelha, do extremo para o centro e vice-versa, faça clique no eixo que, no símbolo da origem, corresponde à direcção do deslocamento (figura 12.30 – A) e, em seguida, verifique que a posi-ção da grelha foi ajustada em consonância (figura 12.30 – B).

F

FIIGGUURRAA1122..330 0–– Alteração da origem de alinhamento das divisões verticais de uma grelha

Observe que as linhas que representam a orientação dos eixos da grelha são acompanhadas por dois valores: o desfasamento em relação à origem e o ângulo relativo à orientação de referência (vertical ou horizontal). Para alterar um desses valores, faça clique sobre o texto respectivo, digite o novo valor e, para terminar, faça clique fora do rectângulo de edição (figura 12.31).

F

FIIGGUURRAA1122..331 1– –Alteração do ângulo de uma das direcções da grelha de uma parede cortina

Para que a informação relativa à disposição da grelha de uma parede cortina deixe de ser afixada, basta pressionar a tecla Esc ou fazer clique em qual-quer ponto da área gráfica.

Referências

Documentos relacionados

Ainda que uma correção factual pareça efetiva — porque as pessoas conseguem reconhecê-la e fica claro que elas mudaram suas crenças — as pessoas frequentemente confiam

debêntures realizadas no período, bem como aquisições e vendas de debêntures efetuadas pela Emissora: (Artigo 12, alínea e, inciso XVII da Instrução CVM 28/83). •

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

A dose de aplicação deve ser determinada através do canal de descarga e da quantidade necessária de VECTOBAC-AS ® para manter a concentração de 0,5 a 25 ppm no canal de água a

apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, não celebrar o contrato ou instrumento equivalente, falhar

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança