• Nenhum resultado encontrado

PRIMÁRIOS 4 a 9 ANOS. Série: O lugar dos milagres peculiares LIÇÃO 1: O ESCUDO ESPECIAL 23/10/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRIMÁRIOS 4 a 9 ANOS. Série: O lugar dos milagres peculiares LIÇÃO 1: O ESCUDO ESPECIAL 23/10/2016"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PRIMÁRIOS 4 a 9 ANOS

Série: O lugar dos milagres peculiares

LIÇÃO 1: O ESCUDO ESPECIAL

23/10/2016

 TEXTO BÍBLICO: 2 Reis 2.1-17

 VERSÍCULO-CHAVE: “Elias saiu e encontrou Eliseu, que estava arando a terra. Na frente dele iam doze pares de bois, e ele estava arando com o último par. Elias passou perto de Eliseu e jogou a sua capa em cima dele.” 1 Reis 19.19

 OBJETIVO: as crianças aprenderão que Jesus é o nosso Grande Super-Herói e que todo aquele que nele crê, recebe poder e autoridade através da presença do Seu Santo Espírito, assim como foi com Eliseu. As crianças deverão tomar posse de suas “capas” e seguir Jesus Cristo com alegria e amor no coração. Elas devem também ter em mente, que para Deus, todo milagre é possível.

 DEVOCIONAL PARA TIOS/TIAS E LÍDERES

OS PASSOS PARA ATRAVESSAR O SEU JORDÃO

Quantos de vocês conhecem o rio Jordão? Quantos de vocês sabem o significado deste nome? Então vamos lá o significado é “declive” ou “o que desce” ou seja, um rio com certo perigo e correnteza forte.

Vamos à Bíblia:

“E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou

(2)

um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.” 2 Reis 2.6-14

- PONTO 1: Quando temos uma pessoa a qual seguimos, vamos com ela até o fim! A Bíblia relata que por diversas vezes, Eliseu foi parado e falaram para ele que o Senhor dele (no caso Elias) seria arrebatado e subiria ao céu, mas isto não o desanimou, pois ele perseverou até o fim e seguiu Elias. Quando estamos sendo discipulado por alguém temos que segui-lo dar passos juntos ser um verdadeiro TALMIDIM (Significado da palavra no hebraico é APRENDIZ, DISCIPULO). Quando somos Talmidins somos seguidores, porém quando crescemos nos tornamos RABIS (“professor, mestre” ou literalmente "grande" - a palavra "Rabi" ("Meu Mestre") deriva da raiz hebraica Rav, que significa "grande" ou "distinto" em conhecimento). Pra chegar a ser um Rabi precisamos ser quebrados, precisamos viver no centro da vontade de Deus, pois o Rabi ensina e influencia vidas. Você quer sempre permanecer na mesmice ou você quer crescer espiritualmente para ensinar?

- PONTO 2: Analisando os versículos, vimos que 50 dos que seguiam Elias pararam antes do Jordão e tiveram medo de atravessá-lo. Eles eram seguidores de Elias, porém não permaneceram com ele até o fim. Tiveram medo... todos nós enfrentamos um Jordão em nossas vidas. Muitos passam, porém muitos param nele e não avançam. Deus hoje te faz a seguinte pergunta: “Filho, você confia que eu posso abrir esse Jordão para que você passe?” Reflita nisso! Qual tem sido seu Jordão hoje?

Eliseu permaneceu confiante em seu Rabi e em Deus e passou pelo Jordão. E você? Qual sua escolha? Confie em Deus e Ele abrirá o Jordão para que você passe!

PONTO 3: Aqueles que confiam em Deus e estão dispostos a atravessar o Jordão, são aqueles que querem viver a plenitude de Deus, são aqueles que querem viver no centro da vontade Dele. O Jordão de sua vida hoje esta aberto, porém você decide se confia no Senhor e da o primeiro passo ou se irá retroceder. Na vida cristã, tudo tem que ter um começo, um primeiro passo! E isso depende de nós! Depende de você, você irá dar o primeiro passo e deixar Deus agir ou você ficará parado de frente com o Jordão e não fará nada? Dê o primeiro passo! O restante, Deus irá fazer!

(3)

PONTO 4: Quando damos o primeiro passo e atravessamos o Jordão, ao chegar do outro lado Deus te pergunta: “O que queres meu filho?” Eliseu foi sábio e pediu porção dobrada de seu Rabi!

E você? O que irá pedir ao Senhor?

Em nome de Jesus, hoje o Jordão se abrirá diante dos teus olhos, as armadilhas do inimigo cairão por terra, você que está num cativeiro, terá total liberdade em Cristo. Ele te ouvirá dos céus e te dará aquilo que você pediu! Aquilo que você deseja pra continuar a boa obra.

Depois que Eliseu passou, todos sabiam que ele estava com porção dobrada do Espírito de Eliseu, e hoje, todos saberão que Deus te colocou para marcar esta geração de crianças! Todos saberão que é você o Rabi a ser seguido!

Eu profetizo em nome de Jesus!

Inspirado em: http://odespertardasantageracao.blogspot.com.br/2012/04/os-passos-para-atravessar-o-seu-jordao.html

IMPORTANTE: INICIAMOS NOSSAS ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS, DIVIDINDO A FAIXA ETÁRIA.

ENTÃO A FAIXA ETÁRIA ESTÁ DIVIDIDA EM:

IGNIÇÃO KIDS: 4 A 6 ANOS – A CELEBRAÇÃO CONTINUA A MESMA, INCLUSIVE COM AS ESTAÇÕES.

IGNIÇÃO QUEST: 7 A 9 ANOS – O FOCO SERÁ NO ESTUDO DA BÍBLIA, MEMORIZAÇÃO SISTEMÁTICA DO VERSÍCULO E UMA ATIVIDADE DE FIXAÇÃO. NESSA FAIXA ETÁRIA É IMPRESCINDÍVEL QUE A CRIANÇA TRAGA A BÍBLIA, POIS OS TIOS E TIAS DEVEM INCENTIVAR A CRIANÇA A LER OS VERSÍCULOS E A HISTÓRIA BÍBLICA DIRETO NA BÍBLIA.

 ADORAÇÃO: Jesus é meu super-herói  INTERCESSÃO

Faça uma oração de empoderamento! Onde as crianças deverão receber suas “capas” espirituais. Leve-as a orar com fé por milagres e lembre-as de que somente o VERDADEIRO SUPER-HERÓI JESUS CRISTO DE NAZARÉ é indestrutível e pode realizar o impossível.

 OFERTAS

Continuem incentivando as crianças a trazerem as ofertas para a nossa Casa de Oração – AGORA COM O DESAFIO DE TRAZERMOS OFERTA PARA O TÉRMINO DO ACABAMENTO DO NOSSO NOVO TEMPLO!

(4)

 HISTÓRIA BÍBLICA: 2 Reis 2.1-17 (O Quest deve fazer a leitura diretamente na Bíblia)

 INTRODUÇÃO

Olá pessoal! Hoje começamos uma nova série de mensagens! Será um tempo diferente, onde seremos levados a conhecer um lugar muito especial! Um lugar onde poderemos ver e vivenciar muitos milagres. A nossa nova série se chama O LUGAR DOS MILAGRES PECULIARES! Você quer saber onde fica este lugar? Então abra o seu coração, e deixe Deus falar com você. Vamos juntos viver novas aventuras?

A história de hoje começa um pouquinho diferente... quantos de vocês já ouviram falar num tal de Capitão América? Isto mesmo crianças! O Capitão América é um super-herói muito famoso! Mas quantos de vocês sabem que a única arma do Capitão América é o seu escudo? Ele usa seu escudo para defesa e também ataque, como um bumerangue! Certo dia um tal de Dr. Myron MacLain tentou criar uma liga indestrutível para os americanos durante a segunda guerra mundial. Mas em algum momento ele adormeceu na bancada de seu laboratório, e os metais que ele estava trabalhando de algum modo se uniram. Foi uma combinação de vibranium e adamantium e a partir dai criou-se um material mais forte do que qualquer um já conhecido: o prótoadamantium. Depois disto, houveram muitas tentativas de se repetir a fórmula para criar mais do tal material, mas não houve sucesso, e então eles usaram a única liga que possuíam para criar O LENDÁRIO ESCUDO DO CAPITÃO AMÉRICA...

 DESENVOLVIMENTO

Vocês já pararam para pensar o quanto seria legal ter um escudo tão poderoso e indestrutível quanto o do Super Capitão América? Algo que a gente pudesse usar para fazer coisas extraordinárias acontecer? Imaginem! Ter os mesmos super poderes de um lendário Super-Herói... seria realmente incrível!!!

Hoje vou contar para vocês a história de homem que também tinha um objeto com “super-poderes”, só que este personagem não faz parte de histórias em quadrinhos ou de filmes de ficção. Ele também não fez fama nas telonas de cinema, mas tenho certeza que você irá se surpreender com a fantástica história de Eliseu e sua “Poderosa Capa Mágica...”

Durante toda sua vida, Eliseu foi um homem como Elias, obedeceu ao Senhor e falou duramente contra o pecado.

Vamos recordamos um pouco desta a história...

Eliseu foi chamado por Deus quando era lavrador, através do profeta Elias. Ele foi indicado por Deus para ser seu sucessor. Imaginem só crianças! Um

(5)

humilde e pobre lavrador, indicado pelo próprio Deus para ser sucessor de um grande profeta!

Na Bíblia esta escrito (ler na própria Bíblia) “e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele”

Uma capa!!! Será que tem super-poderes nela? É o que vamos ver!

A capa era a identidade do profeta, Elias era uma figura conhecida pela sua aparência em todo reino, pela sua maneira de vestir. Eliseu logo reconheceu que aquele que lhe colocara a capa era o profeta! Uau! O profeta Elias lançou a capa sobre Eliseu! Mas o que significava colocar a capa sobre alguém? Será que ele entendeu o que tinha acontecido...

E vocês crianças, entenderam? Então eu vou explicar: Quando alguém é chamado por Deus recebe uma unção, um revestimento, como uma capa do Espírito Santo, um “super-poder dos céus!”

Somos chamados por Deus para uma vida com Ele! E foi o que Eliseu fez ao ser chamado, passou a servir a Deus.

Antes de Elias morrer, ele separou as águas do Rio Jordão com a sua capa para que ele e Eliseu passassem.

Após atravessarem o rio Jordão, Elias perguntou a Eliseu o que ele gostaria de receber dele, e a resposta de Eliseu foi um tanto inesperada! Alguém sabe o que ele pediu crianças? Ele pediu que Elias lhe desse porção dobrada do seu espírito (poder!) Uau!!! Ter duas vezes mais poderes que Eliseu era mesmo incrível!

Não era da competência de Elias conceder o pedido de Eliseu, mas ele prometeu que Eliseu saberia que ele lhe tinha sido concedido, se tivesse a oportunidade de ver a sua partida, e adivinhem? Realmente Eliseu viu Elias ser levado ao céu num redemoinho, e assim teve a confirmação de que teria seu pedido atendido!!!

Eliseu tornou-se o novo profeta. Ele também abriu o rio com a “super-capa” de Elias e então foi reconhecido como um profeta.

 CONCLUSÃO

Deus atendeu o pedido de Eliseu porque seus motivos eram puros. Seu objetivo não era ser melhor ou mais poderoso que Elias, mas realizar mais e mais para o Senhor!

Se nossos motivos também forem honestos, não precisamos ter medo de pedir grandes coisas para Deus. Quando pedimos ao Senhor grande poder ou capacidade, precisamos primeiro verificar nossos desejos e nos livrar de qualquer tipo de egoísmo.

(6)

Nós devemos pedir ajuda do Espírito Santo com sabedoria!

A capa de Elias, que Eliseu usou para ferir as águas e atravessar o rio Jordão, simboliza a autoridade de Deus que é dada à todos aqueles que recebem Jesus como Salvador.

Pode ser realmente muito legal brincar de super-herói, usar o escudo indestrutível do Capitão América e tantos outros acessórios que os grandes super-heróis utilizam, mas tudo isso não passa de uma grande brincadeira. Jesus tem para nós poder verdadeiro! Só Ele é capaz de realizar grandes feitos (milagres) reais em nossas vidas. Ele é o GRANDE, INVENSÍVEL E INDESTRUTÍVEL SUPER-HERÓI DAS NOSSAS VIDAS!

TIOS E TIAS: Levem bonecos e figuras de super-heróis, em especial do Capitão América. Se tiver o escudo, leve e compartilhe com os tios dos outros horários. Leve uma capa também. As crianças memorizam muito mais o que vêm do que aquilo que escutam.

E que você receba poder e autoridade do nosso Grande, Majestoso, Poderoso e Real Super-Herói para liberar muita unção sobre a vida dos nossos pequeninos. Que o Senhor Jesus o use poderosamente e que o Santo Espírito tenha total liberdade no seu agir! Deus abençoe!

(7)

ATIVIDADES KIDS (4 a 6 ANOS)

 ESTAÇÃO 1: RODA DE CONVERSA

EU QUERO TER SUPER-PODERES!

Hoje nós aprendemos que Eliseu recebeu poder dobrado em relação ao profeta Elias, seu mestre. Mas Deus só concedeu tal poder à Eliseu pois sabia que Ele usaria para o bem, para a obra de Deus.

Deus também quer nos dar poder! Você esta pronto para receber poder de Deus? O que você faria com os poderes concebidos por Papai.

Reflitam!

 ESTAÇÃO 2: MEMORIZAÇÃO DO VERSÍCULO VARAL

MATERIAL NECESSÁRIO: Linha resistente para fazer dois varais, pregadores e folhas sulfite com pedaços do versículo-chave (esta no início do estudo)

Pendure os varais na parede e prenda as palavras do versículo embaralhadas. Divida o grupo em meninas x meninos. Quem desembaralhar o versículo primeiro vence a brincadeira.

(8)

 ESTAÇÃO 3: ATIVIDADES DE FIXAÇÃO ATIVIDADE CRIANÇAS 4 ANOS

(9)

ATIVIDADE PARA CRIANÇAS 5 ANOS

(10)

ATIVADADE PARA CRIANÇAS 6 ANOS

(11)

ATIVIDADES QUEST (7 A 9 ANOS)  MEMORIZAÇÃO DO VERSÍCULO: QUEST

MATERIAL NECESSÁRIO: Versículo impresso e recortado

Divida as crianças em grupos; distribua o versículo em partes separadas e impressas em papel firme e faça uma competição para ver quem monta primeiro! Depois o grupo deve recitar o versículo para todos. Dê algo simples de presente e incentivo ao grupo vencedor. Pode ser bala por exemplo...

 ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: CRIANÇAS 7 A 9 ANOS QUEBRA-CABEÇAS

ATENÇÃO TIOS!!! Esta atividade deve ser preparada com antecedência, pois as crianças deverão receber o molde abaixo recortado e entregue em kits, dentro de saquinhos plásticos. Elas deverão montar o quebra-cabeças sobre uma folha de sulfite, colar e pintar.

(12)

Referências

Documentos relacionados

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR