• Nenhum resultado encontrado

Seu imposto de renda pode ajudar as crianças do

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seu imposto de renda pode ajudar as crianças do"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Seu imposto de renda pode ajudar as crianças do

AABB Comunidade-SEE

Você sabia que é possível destinar até 3% do seu imposto de renda devido ao Programa AABB Comunidade-SEE?

Até 28 de abril, prazo final para a entrega da declaração, o contribuinte que tem imposto a pagar ou a restituir e utiliza o modelo completo pode optar por destinar ao AABB Comunidade-SEE até 3% do imposto devido, diretamente no programa da Receita Federal, sem custo.

AGENDA

31/03 a 07/04 – CINFAABB - Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do BB – Gramado (RS)

01/05 - Jornada Esportiva Nacional de Funcionários do BB - JENAF - Belo Horizonte (MG)

14/05 – Almoço Dia das Mães 17/06 – Festa Junina

(2)

Programa AABB Comunidade

O programa AABB Comunidade-SEE consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno das áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica –NTC/PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.

Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O programa, que tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e na inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.

A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vêm atingido os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade.

O Programa atende crianças e adolescentes com idade entre 6 a 18 anos incompletos, estudantes da rede pública de ensino e pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em Santa Cruz do Sul, atualmente são atendidos 300 alunos da Rede Municipal de Educação: EMEF Guilherme A Oscar Hildebrand, EMEF Frederico Assmann, EMEF José Leopoldo Rauber, EMEF Menino Deus, EMES Guido Herberts e EMED Professor José Ferrugem.

(3)

VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA O PROGRAMA AABB COMUNIDADE-SEE!

A AABB cadastrou seu Programa AABB Comunidade-SEE junto ao conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (COMDICA) de Santa Cruz do Sul. Desta forma, está apta a receber doações incentivadas para este Programa, dentro dos moldes da Legislação acima referida.

COMO EFETUAR A DOAÇÃO

1) Quando da declaração do imposto de renda, válido somente para o modelo completo (ou seja, o formulário que aceita deduções de despesas com médico, educação, etc...) no campo de DOAÇÕES EFETUADAS o sistema calcula os 3% sobre o imposto devido. Assim no próprio DARF que posteriormente se imprime informa-se os seguintes dados: Nome, Doação Fundo Direito da Criança/Adolescente Fundo Municipal Santa Cruz do Sul RS, CNPJ 17.966.253/0001-17, período de apuração (02/03/2017), CPF, código da receita (3351), número de referência (sistema atribui), data de vencimento (28/04/2017), valor da doação.

2) Informar a AABB da doação (enviar cópia do DARF autenticado).

3) A AABB irá solicitar ao COMDICA o recibo de doação e o remeterá ao doador.

4) O COMDICA repassará o calor ao Programa AABB Comunidade-SEE. Também informa sobre prestação de contas e de como os recursos estão sendo empregados.

Vantagens da doação

• Seu imposto de renda fica em Santa Cruz aplicado diretamente em ações para crianças e adolescentes;

• Com a destinação, poderemos aumentar o número de projetos e oficinas ofertados aos educandos do Programa AABB Comunidade-SEE;

• Você pode acompanhar a aplicação dos recursos através da prestação de contas do COMDICA e dos informativos da AABB.

(4)

Festa Campeira agita a AABB Santa Cruz do Sul

O domingo, 5 de março, foi de muita festa e alegria na sede da AABB Santa Cruz do Sul. No tradicional estilo campeiro, o clube comemorou seus 55 anos (fundada em 25 de janeiro de 1962). Cerca de 350 pessoas estiveram presentes no evento, que teve muitas atrações durante a manhã e à tarde de domingo. E o tempo também colaborou. Embora a previsão indicasse possibilidade de chuvas, o dia foi de sol entre nuvens, com uma brisa refrescante.

A Festa Campeira contou com a presença de associados e amigos da AABB Santa Cruz do Sul. Também estiveram presentes no evento a diretoria da AABB Santa Cruz do Sul, o presidente do clube, Geraldo Göttert, o administrador da agência Santa Cruz do Sul do Banco do Brasil, Sr. Marcos Gressler, o administrador da agência Afubra, Sr. Ronaldo Pereira Rodrigues, além de inúmeros ex-presidentes

da AABB e colegas aposentados das agências de Novo Hamburgo, Osório, Caxias do Sul, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Lajeado e Venâncio Aires. Outra autoridade presente na festa foi o Sr. Djalmar Marquardt, presidente da 33ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que neste ano ocorre entre os dias 4 e 15 de outubro.

O evento iniciou por volta das 9h30min, já com a presença da ervateira Ximango, que distribuiu água quente e erva-mate, da Recrearte, com os brinquedos para as crianças, do Quarteto Gente Gaudéria, que naquele momento montava seu equipamento, da diretoria da AABB e dos responsáveis pelo chope. Também pela manhã ocorreu, em paralelo ao evento, uma Competição Citadina de Tênis Individual, com categorias femininas e masculinas. Além disso, aposentados do Banco do Brasil de várias cidades jogaram futebol.

(5)

Muitas famílias e amigos puderam compartilhar de boa música e chimarrão, além de, no final da manhã, “petiscarem” um salsichão.

O almoço contou com churrasco feito pelos associados do Sênior Clube, e com saladas e demais acompanhamentos feitos pela economia da AABB. Durante todo o evento, os participantes puderam apreciar um chope gelado, água e refrigerantes a vontade. Logo após o almoço o presidente do clube, Geraldo Göttert agradeceu a todos e convidou os presentes para apreciarem a tradicional torta de aniversário. Neste momento foi entoado Parabéns a Você no estilo gaudério (gauchesco) com participação efusiva dos presentes e destaque para os ex-presidentes da AABB presentes na Festa.

No período da tarde, a partir das 15h, ocorreu em paralelo à Festa Campeira, o 5° torneio de vôlei de areia masculino Rei da AABB. A partir das 16h foi servido o tão esperado e tradicional puchero, coordenado pelo associado José Hildebrando Paz Silva, nosso “Zé”, e assistido por diversos associados

do grupo Sênior Clube, repetindo, como sempre, o enorme sucesso.

Conforme o presidente da AABB Santa Cruz do Sul, Geraldo Göttert, “o ponto alto da Festa Campeira foi o “conjunto da obra” com atrações diversas: música ao vivo, torneios esportivos, brinquedos para criançada, chimarrão servido pela ervateira Ximango além de muita animação, descontração e alegria dos participantes. Elogios para a qualidade do almoço e torta servida, além da impecável organização. Recebemos elogios de diversas formas: presenciais, por telefone, em nossa página do Facebook.”

Você pode ver todas as fotos do evento no site da AABB Santa Cruz do Sul. Acesse:

(6)

V Rei da AABB

movimenta as quadras

de areia da AABB Santa

Cruz do Sul

Ocorreu no dia 5 de março, domingo, a 5ª edição do torneio de vôlei de areia, V Rei da AABB. O evento foi alusivo aos 55 anos da AABB em Santa Cruz do Sul (fundada em 25 de janeiro de 1962). Sob coordenação do associado Rafael Augusto Nascimento, o torneio contou com 12 participantes: Altobeli Durante, Cleiton Machado, Eduardo Henrique Schuster, Fabiano Fuerstenau, Leonardo Brun, Luciano Silveira, Luiz Fernando Oliveira, Marcos Germano Seidel, Rafael Augusto do Nascimento, Rafael Carvalho Bernardes, Rodrigo Iaromicz e Vanilson Cesar Brun.

Os resultados foram os seguintes:

Campeão: Rafael Bernardes (tetracampeão) Vice-campeão: Luiz Fernando Oliveira

3° lugar: Fabiano Fuerstenau 4° lugar: Leonardo Brun Destaque: Cleiton Machado.

Conforme o coordenador do torneio, Rafael Nascimento, “o Rei da AABB 2017, 5ª edição, teve muito prestigio e foi novamente um sucesso”.

Confira mais fotos no site da AABB:

http://santacruzdosul.aabb.com.br/2017/03/15/v-rei-da- aabb-movimenta-as-quadras-de-areia-da-aabb-santa-cruz-do-sul/

(7)

Torneio de Tênis Individual

AABB 2017

A semana do carnaval foi agitada nas quadras de tênis da AABB Santa Cruz do Sul. Por lá ocorreram partidas de tênis femininas e masculinas, em um torneio que comemorou os 55 anos do clube entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março. Foram três categorias masculinas (A, B e C) e uma feminina.

Participaram do evento:

Categoria masculina A: Alex Freitas, Alex

Kniphoff dos Santos, Anderson Schiefferdecker, Atila Mundstock, Cristiano Maurente, Denis Barilli, João Carlos Kroth, Luiz Alberto Keiper de Carvalho e Silva, Rafael Genehr, Roberto Buggs, Roberto Mirandoli e Rogério Cerati;

Categoria Masculina B: Adilson Bergamo, Anacir Mendes Jr., Bernard Patury Alves,

Djalmar Marquardt, Ednei Samuel Vieira, Edson Poll, Giovani Benvenuti, Jefferson Matzenbacher Pontes, Marlon Mueller, Mauro Francisco Mueller, Silvano Ramos Filho e Yago Cerati;

Categoria Masculina C: Altobeli Duarte, Eduardo Kroth, Eduardo Pires, Guilherme

Erdmann, João Carlos da Silva, John Daniel Tankersley, Rodrigo Caramello e Tiago Spat; Categoria Feminina: Cristiane Delai Freitas, Juliana Kraether, Juliane Schmidt, Marcia

Raquel Schneider, Margareth Luiza Marquardt.

A tabela de jogos está disponível no site da AABB. Além dos resultados disponíveis nela, houve a final feminina, que ocorreu entre Cristiane Freitas e Margareth Marquardt, tendo Cristiane como vencedora pelo placar de 2x0.

Fotos e mais informações: http://santacruzdosul.aabb.com.br/2017/03/16/torneio-de-tenis-individual-aabb-2017/

(8)

AABB Santa Cruz do Sul classifica cinco modalidades

esportivas para o Estadual de AABBs

Ocorreu no sábado, 18 de março, em Venâncio Aires (RS) a 44ª JEMAB/JEGA. O evento foi uma realização da AABB e da Agência do BB de Venâncio Aires (RS), em parceria com a FENABB, CESABB-RS, SUPER RS E GEREV Santa Maria.

AABBs participantes:

Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Lajeado, Nova Palma, Restinga Seca, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Sobradinho, Tupanciretã e Venâncio Aires.

PARTICIPAÇÃO DA AABB SANTA CRUZ DO SUL

A AABB de Santa Cruz do Sul competiu nas modalidades de bocha, futebol minicampo adulto, máster e supermáster, futebol de salão livre feminino, futevôlei, sinuca, vôlei 4×4 e vôlei de areia feminino e masculino. Cerca de 90 associados da AABB de Santa Cruz do Sul, entre atletas, dirigentes, comissão técnica e acompanhantes, dirigiram-se a Venâncio Aires de ônibus e diversos carros.

(9)

RESULTADOS AABB SANTA CRUZ DO SUL

Equipe CAMPEÃ – Futebol de Salão Livre Feminino

Em sua primeira participação em uma JEMAB, a nova equipe de Futebol de Salão feminino sagrou-se

Campeã da fase microrregional. Time: Ana Wermuth, Camila Rosa,

Carla Faber, Caroline Lauschner, Cláudia da Silva, Cristiane Silva, Janine Luz, Julia Herbertz, Julia Domingues, Sandra Muller, Taís Araújo, Thaline Gonçalves, Tiele Correa.

Técnico: Paulo Rosa Campanha:

Santa Cruz do Sul (RS) 7 X 2 Restinga Seca (RS) Santa Cruz do Sul (RS) 5 X 1 Nova Palma (RS) Santa Cruz do Sul (RS) 6 X 0 Bento Gonçalves (RS)

Classificação AABB

1° Santa Cruz do Sul (RS)

2° Nova Palma (RS)

Artilheira: Camila Tostes da Rosa – Santa Cruz do Sul – 7 gols Defesa menos vazada: Santa Cruz do Sul (RS) – 3 gols

(10)

Equipe CAMPEÃ – Futebol Minicampo Supermáster masculino (50 anos)

Time: Almir Hermes, Antonio Muller, Antonio

Werlang, Carlos Tworkowski, Carlos Simon, Clecio Baierle, Delmar Hatungs, Elson Machado, Elton Hermes, Ernane Wilges, Guenter Morsch, Jorge Wilges, Marcos Gressler, Mário Kops, Miguel Batista, Milton Vogt, Paulo Lauschner, Paulo Scalon, Romaldo Rosso, Romeu Bencke, Roque Wilges e Vlademir Rosa. Técnico: Iloir Steffens

Campanha:

Santa Cruz do Sul (RS) 1 X 1 Cruz Alta (RS)

Santa Cruz do Sul (RS) 12 X 1 Tupanciretã (RS)

Santa Cruz do Sul (RS) 6 X 1 Restinga Seca (RS)

Final Santa Cruz do Sul (RS) 2 X 1 Venâncio Aires (RS)

Classificação AABB

1° Santa Cruz do Sul (RS)

2° Venâncio Aires (RS)

(11)

Equipe CAMPEÃ – Futebol Minicampo Máster masculino (40 anos)

Airton Trojahn, Altemir Palmeira, Aurélio Dutra, Clairton Domingues, Cleomar Henckes, Cristiano Eugênio, Denilson Xarão, Fabio Silveira, Flávio Rockembach, Jair Mahl, Jamir Bruch, Paulo Heringer, Oli Schulz, Rogério Simianer, Sérgio Agnes e Valdir Schaefer.

Técnico: Edson Koeppe Assessor: Rene Bugs Campanha:

Santa Cruz do Sul (RS) 9 X 1 Santa Maria (RS)

Santa Cruz do Sul (RS) 0 X 2 Venâncio Aires (RS)

Semifinal Santa Cruz do Sul (RS) 3 X 1 Cruz Alta (RS)

Final Santa Cruz do Sul (RS) 7 X 0 Venâncio Aires (RS)

Classificação AABB

1° Santa Cruz do Sul (RS)

2° Venâncio Aires (RS)

(12)

Equipe VICE-CAMPEÃ – Futebol Minicampo Adulto masculino (25 anos)

Time: Alexander Keller, Alexandre Henkes,

André Metz, Chanderlei Linhares, Eduardo Roth, Fernando Henkes, Fernando Kich, Gilson Almeida, Leandro Soder, Maiquel Helfer, Michael Schuster, Rafael Ritter, Régis Nascimento, Rodrigo dos Santos, Thiago da Silva;

Técnico: César Konzen Campanha:

Santa Cruz do Sul (RS) 2 X 0 Restinga Seca (RS)

Santa Cruz do Sul (RS) 0 X 0 Santa Maria (RS)

Semifinal Santa Cruz do Sul (RS) 2 X 0 Júlio de Castilhos (RS)

Final Santa Cruz do Sul (RS) 3 5 X X 3 6 Venâncio Aires (RS) Classificação AABB 1° Venâncio Aires (RS)

(13)

Equipe VICE-CAMPEÃ – Futevôlei Livre Masculino

Dupla: João Lopes e Thiago Pires

Campanha:

Santa Cruz do Sul (RS) 0 X 1 Restinga Seca (RS) 13/21 Santa Cruz do Sul (RS) 1 X 0 Lajeado (RS) 21/18 Santa Cruz do Sul (RS) 0 X 1 Venâncio Aires (RS) 18/21

ENTENDA MELHOR

Anualmente (44 ANOS) acontecem jogos entre AABBs, com apoio da Federação Nacional de AABBs (FENABB), que organizam em 4 fases as Jornadas Esportivas: a JEMAB - Jornada Esportiva Microrregional de AABBs (AABBs dentro dos estados), A JESAB – Jornada Esportiva Estadual de AABBs (onde participam os campeões das microrregiões), a JERAB – Jornada Esportiva Regional de AABBs (onde são apurados campeões por região - 5 macro regiões no País – Sul, Sudeste, Nordeste I, Nordeste II, Norte e Centro-Oeste). Nesta fase (sul-brasileira) participam os times Campeões do RS, juntamente com SC, PR e MS. E por último a JENAB – Jornada Esportiva Nacional de AABBs, onde participam os Campeões por Região (doravante esta etapa acontecerá a cada dois anos, as últimas 2003, 2013 e 2016).

Classificação AABB

1° Venâncio Aires (RS)

(14)

Próximas etapas da JEMAB no RS (2017):

Jaguarão – 20 de maio; Sarandi – 20 de maio; Porto Alegre – 27 de maio; Tenente Portela – 27 de maio.

Classificam-se os Campeões microrregionais de cada etapa, 2 vices campeões melhores colocados e ainda o time Sede do Estadual, em 2017, a cidade de Rio Grande, além das demais modalidades, voleibol feminino e masculino, vôlei de areia feminino e masculino, futevôlei, tênis de mesa feminino e masculino, tênis de quadra masculino e xadrez, que tem a classificação e inscrição direta para o JESAB (Estadual) de 2017, que em 2017 ocorre nos dias 22, 23 e 24 de setembro, em Rio Grande.

Atleta associado da AABB

Santa Cruz do Sul

destaca-se em eventos esportivos

O atleta Juliano kommer, apoiado pelo Programa de Apoio ao Atleta da Fenabb e associado da AABB Santa Cruz do Sul, participou no domingo, 19 de março, da segunda etapa do Circuito Sesc de Corrida, em Caxias do sul, onde conquistou o segundo lugar geral dos 5km comerciário, com o tempo de 16min 54s.

A largada foi em frente ao shopping Iguatemi, em Caxias, com trajetos de 3km 5km e 10km. Conforme o atleta, “foi uma corrida de muita superação e com um grande resultado, sinal de que os treinos estão começando a dar resultado. Agora é ter continuidade e sequência que muitas coisas boas estão por vim ainda”.

(15)

Diretoria da AABB Santa

Cruz do Sul participa de

ENCAD

Fonte: Fenabb

Nos dias 11 e 12 de março foi realizada, em Porto Alegre (RS), a edição gaúcha do Encontro de Administradores de AABBs – ENCAD. A participação de dirigentes foi significativa, com o envolvimento de 116 gestores, representantes de 110 afiliadas do estado, incluindo a AABB Santa Cruz do Sul, que se fez presente através do presidente do clube, Geraldo Göttert, e do conselheiro regional, Mário Eugênio Kops.

A programação do evento foi diversificada e contou com uma palestra sobre gestão proferida pelo presidente do Grêmio Football Porto Alegrense, Romildo Bolzan Júnior. Também ocorreu a apresentação sobre o Sistema AABB, com o presidente da FENABB, Rene Nunes e, ainda, assuntos sobre o CESABB e debates por microrregiões acerca dos pontos fortes e fracos das AABBs e elaboração de soluções para o Sistema AABB.

Além do presidente Rene, estiveram no ENCAD o presidente do CESABB-RS, Gustavo Boeira, acompanhado de outros dirigentes do CESABB, Antonio Cladir Tremarin e Victor Peres Netto; o presidente da AABB Porto Alegre, anfitrião do evento, Renato Zimmermann; os superintendentes regionais do Banco do Brasil, Vanderlei Barbiero e Renato Estrada; a o gerente geral da GEPES Porto Alegre, Paulo Vignoto; o presidente de Futebol do Grêmio, Odorico Roman e a presidente da Federaclubes RS, Maria da Conceição Nogueira Pires.

Conforme Rene, “a participação dos dirigentes do Rio Grande Sul foi realmente muito satisfatória e empolgante. O sentimento presente em todos os administradores era a vontade de buscar capacitação em prol do Sistema AABB e isto, é muito gratificante. Vemos que as

(16)

afiliadas do estado têm muito a contar com as ricas experiências adquiridas no ENCAD. Parabenizo a todos pela presença”, declarou Rene.

Oktoberfest

Um ponto alto do evento foi a participação do presidente da 33ª Oktoberfest e associado da AABB Santa Cruz do Sul, Djalmar Marquardt, que fez um discurso e convidou os presentes para a 33ª edição da Festa da Alegria, a ser realizada entre os dias 4 e 15 de outubro. Na ocasião ele citou a parceria da AABB

com a Oktoberfest, através da bilheteria do evento.

ATENDIMENTO AABB SANTA CRUZ DO SUL

TELEFONE SECRETARIA: (51) 3902-0142

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SECRETARIA

SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA

TELEFONE/E-MAIL

09h30min às 17h

PRESENCIAL

10hàs 15h

TELEFONE SEDE: (51)3711-2843

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SEDE

SEGUNDA A SEXTA

SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

9h às 22h

8h às 21h

TELEFONE ECÔNOMO (TIAGO): (51)3711-2843 OU 99803-4045

HORÁRIO DE ATENDIMENTO ECONOMIA

SEGUNDA A SEXTA

SÁBADO E DOMINGOS

(17)

Obras e aquisições

(18)

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale como o seu médico ou farmacêutico4. O que precisa de saber antes

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

O desenvolvimento experimental consistiu na determinação dos hormônios naturais estrona (E1), 17β-estradiol (E2), estriol (E3), do hormônio sintético 17α-etinilestradiol

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior