• Nenhum resultado encontrado

Resultados parciais das oficinas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resultados parciais das oficinas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

diversos atores, redes, insti-tuições, bem como o contexto jurídico pertinente, econô-mico e uso da terra nas políticas. Isto implica que envolve as partes interes-sadas em um processo de participação com a população local, entrevistas, questio-nários e oficinas, abordando questões sobre vários níveis. Qual é o propósito da Análise de Constelacão? As constelações são compos-tas por quatro tipos de elementos. No primeiro passo os elementos mais impor-tantes identificados serão dispostos de uma maneira que corresponde à forma como eles estão correlacionados.

Desta forma, a análise da constelação pode ser usada para:

- Analisar e descrever com-plexos objetos de investi-gação.

- Estruturar áreas do problema ou dos discursos. - Integrar diferentes corpos de conhecimento.

- Desenvolver estratégias e projetos para inovações. O projeto INNOVATE trata-se

de uma cooperação científica entre Alemanha e Brasil. O interesse principal do projeto é entender as relações entre mudanças climáticas e formas de uso da terra e da água. O projeto visa ajudar a região a encontrar alternativas sus-tentáveis para o desenvolvi-mento regional.

A Análise de Constelação é fundamental para identificar e harmonizar com sucesso os

desafios interdisciplinares sobre os usos múltiplos do reservatório de Itaparica para um bom planejamento e go-vernança no reservatório e gestão sustentável do interior. Aborda os diferentes campos do sub-projeto. Combina os ciclos de produção na agricultura, na pesca, bem como a gestao do reserva-tório e água, e a gestão dos solos. A identificação exige a compreensão dos papéis dos

Tipos de elementos: Atores (por exemplo, pessoas ou grupos, pessoas locais, instituições governamentais, ONGs).

Elementos naturais (por exemplo, ar, água, paisagem entre outros).

Elementos técnicos (sistemas de irrigação, reser-vatórios, objetos técnicos). Sinais ou símbolos (normas, leis, atuais conceitos políticos ou sociais).

A idéia básica é reunir várias abordagens, fontes de dados e formas de conhecimento para criar uma imagem da con-stelação que pode ser compartilhado por todas as perspectivas envolvidas. Finalmente, a Análise de Con-stelação apoia a abordagem de decisão para um processo de implementação política. Nas páginas seguintes serão mostrados os resultados parciais das primeiras ofi-cinas realizadas no município de Petrolândia e na cidade do Recife.

ANÁLISE DE CONSTELAÇÃO no projeto Innovate

Oportunidade de

aprender

e agir: atividades,

desafios e

per-spectivas

para o

desenvolvi-mento

da região.

CONSTELAÇÃO

Resultados parciais das oficinas

Conteúdo:

Resumo das Oficinas

Icó-Mandantes, Petro-lândia, Recife 2 Constelações Icó-Mandantes, Petro-lândia, Recife 3 Avaliação 4 Aspiração 5

(2)

No dia 28/04/2013, reuniram -se no Centro Administrativo diversos representantes e convidados das comunidades de agrovilas em Icó-Mandantes. Foi um grande momento de encontro entre o saber popular e a experiência acadêmica.

Foram produzidas quatro constelações, sendo três para a agricultura e uma para a piscicultura. Os participantes mostraram muito interesse e empenho nas atividades,

apro-veitando os momentos de pausa e café da manhã para trocar ideias com seus cole-gas e equipe do INNOVATE. Grupos de agricultores e piscicultores mostraram suas principais preocupações e problemas referentes ao manejo da atividade que des-empenham dentro do plano de realocação da CHESF/ CODEVASF. Entre os principais pontos abordados, estão as questões de assistência técni-ca especializada, gestão

administrativa e regularização legal (veja exemplo da piscicu-ltura na pagina 3).

bacia do São Francisco onde todos puderam opinar e expor suas experiências. A constelação foi sendo mon-tada a partir do que era fala-do pelos participantes, mas alguns elementos já estavam inseridos na constelação para que depois fosse finalizada fazendo a relação entre os elementos. A realização da oficina durou o dia todo sendo dividida em dois momentos. O A oficina foi realizada em

Recife no dia 10/05/2013 no Centro de Tecnologias Est-ratégicas do Nordeste (CETENE) na cidade do Recife e contou com a participação cerca de 40 pessoas. Partici-param da oficina represen-tantes de órgãos e insti-tuições como também memb-ros do Projeto INNOVATE. Foi trabalhada na oficina a gestão da terra, do reservatório e da

primeiro na elaboração das constelações e o segundo momento com a apresentação dos resultados de cada constelação elaborada pelos grupos participantes. Durante o período da oficina foi ofere-cido lanche e almoço para os participantes. Como nas out-ras oficinas os participantes responderam um questi-onário.

A oficina foi realizada durante todo o dia e dividida em dois momentos. No primeiro, fo-ram construídas as

constelação e, após a pausa para o almoço, houve a dis-cussão dos resultados com a participação de todos. Por fim, depois de todo o dia de trabalho, os participantes responderam um questionário opinando sobre as oficinas. A oficina foi realizada em

Petrolândia no dia 29/04/ 2013 na Câmara de Vereado-res do município com partici-pação de dos moradores e representantes de insti-tuições como CHESF e IPA. Durante a oficina, todos parti-ciparam para a construção e organização de Constelações sobre a gestão da água e da terra.

Pagina 2

OFICINA EM PETROLÂNDIA

OFICINA EM RECIFE

(3)

Ü b e r s c h r i f t A r t i k e l I n n e n s e i t e Ü b e r s c h r i f t A r t i k e l I n n e n s e i t e Ü b e r s c h r i f t A r t i k e l I n n e n s e i t e

ANÁLISE DE

CONSTELAÇÃO

Piscicultura

A constelação da piscicultura foi feita com piscicultores e pescadores de Icó-Mandantes. O grupo encontrou conflitos por a água nova, na portaria para o limite de malha e o desma-tamento. Na constelação existem ligações positivas como a relação entre os pescadores e os agricultores, o apoio do IPA, a secretaria da pesca e os créditos bancários. A falta da atuação da CODEVASF, do ministério da pesca, da CEAP e a marinha foram colocadas como insuficientes. Para os piscicultores o clima, as épocas do ano e a água são fatores que influ-enciam a região. Os desafios encontrados estão na vivência nos perímetros, a falta de meios de comunicação, transporte, como também a falta de infraestrutura. Outros gru-pos da oficina trabalharam o tema da agricul-tura que foi assistido por agricultores e repre-sentantes das agrovilas de Icó-Mandantes.

Gestão da água

A constelação da gestão da água mostrou a síntese de dois grupos que trabalharam na área da água. Participaram pescadores, em-presas, escritórios da municipalidade e insti-tuições, com foco na gestão da água. A maior dificuldade identificada nas relações foi à proliferação de algas na piscicultura, o plane-jamento e a legalidades das terras, como também a invasão deles. A transposição colo-cada como um conflito para o Rio SF. A falta de um bom regulamento com fiscalização também foi identificado. Os diferentes atores e instituições deveriam ficar com a responsabili-dade de cumprir as normas e um planejamen-to para o desenvolvimenplanejamen-to sustentável.

Gestão da terra

A visualização da gestão da terra na oficina de Recife mostrou a complexidade das diferentes relações entres os elementos e os atores, relações essas que são importantes para integrar os processos de desenvolvimento da região. Os elementos verdes que representam o meio ambiente/a natureza foram pouco inseridos na constelação. Os conflitos identifi-cados foram maiores entre as propriedades da terra, na saúde pela contaminação dos agrotóxicos e os resíduos sólidos. Não fica-ram esclarecidas as ligações entre a Chesf e as instalações técnicas do bombeamento, da operação e da manutenção, assim também como a ligação existente entre o INCRA e o Movimento Sem Terra, tal como o espaço da terra.

(4)

Oficina 28/04/13

Trabalho das cooperativas e associ-ações interessante para as oficinas, aumentar o tempo das oficinas, fazer trabalhos em grupo, realizar palestras, mais participação da população, mais debates, realizar discussões sobre o meio ambiente, trazer resultados das oficinas reali-zadas, realizar a oficina em dois dias e com a participação de outros municípios, a troca de aprendizado é interessante e a presença de es-trangeiros.

Oficina 29/04/13

Realização de trabalhos em grupo, maiores debates relacionados ao de-senvolvimento da pesca na região, mais discussões voltadas à agricultu-ra, uso da metodologia, divulgação dos temas discutidos e os resultados das oficinas, mais tempo para as oficinas, maior aprofundamento sobre os ribei-rinhos, falar mais sobre a falta de água e tratamento da água, buscar alternativas para a sustentabilidade da região, dar continuidade ao trabalho na região, poder expressar os proble-mas foi interessante, melhorar as salas mais para as próximas oficinas, discutir sobre política públicas. Oficina 10/05/13

A finalidade do projeto é interessan-te, é preciso reciclar mediadores e relatores, as informações dos ór-gãos federais e estaduais envolvidos foram interessantes, mostrar resul-tados dos dados levanresul-tados, a meto-dologia foi interessante, aumentar a disponibilidade de tempo, troca de ideias foi muito bom, presença de mais órgãos e instituições, apresen-tar melhor os SP’s, realizar oficinas com os grupos dos brasileiros e alemães e depois juntar os dois grupos, foi interessante saber sobre a gestão do Rio São Francisco, reali-zar reuniões periódicas para melho-rar e atualizar as constelações, explicar melhor a análise de conste-lação.

Avaliação— o que foi falado pelos participantes nos questionários

(5)

Agradecemos a população e as diversas instituições que fizeram parte da preparação, como tam-bém a participação nas oficinas no município de Petrolândia e Recife. Foi ótima a gentileza dos moradores e trabalhadores com todos os participantes. No intercâmbio do conhecimento, suges-tões e desafios da região, logramos conectar diversas disciplinas e ideias, sugessuges-tões e desafios para a região. Esperamos ter motivado a população para melhorias e o desenvolvimento da região.

No entanto, as constelações visualizadas apresentaram simplificações da complexidade no campo, dos atores e intera-ções necessárias para apoiar e estruturar os resultados das pesquisas analíticas e conceitu-ais mconceitu-ais abrangentes. Eles nos permitiram abordar a condução central ou os fatores de restri-ção.

Nas seguintes pesquisas será necessário entender se a seca fortemente debatida pode agir da mesma forma como agente de mudanças e quais as alter-nativas que poderiam contrari-ar este fenômeno.

Três fenômenos principais fo-ram identificados até agora como forças motrizes ou bar-reiras relevantes para uma gestão sustentável da terra e da água no nível do reservató-rio na meso-escala:

As constelações com os diver-sos atores e instituições foram construídas para ter uma pers-pectiva da atual situação na região a partir dos conheci-mentos e experiências da popu-lação.

O processo realizado nas três oficinas a partir das diferentes constelações e experiências realizadas fez com que os par-ticipantes estivessem abertos para fazerem mudanças nas devidas constelações. As perguntas principais das oficinas de trabalho foram: 1. Quais são as/os aspectos que apoiam ou agravam o tra-balho da terra na região de Itaparica?

2. Quais são as/os aspectos que apoiam ou agravam o uso da água na região de Itaparica? 3. Quais são os aspectos que apoiam ou agravam a gestão da Bacia do São Francisco?

- A má aplicação dos regula-mentos

- Falta de troca entre as insti-tuições que lidam com grupos de produtores adjacentes nos mesmos municípios,

- Enquanto (como no estado de Minas Gerais), a agricultura de irrigação comercial em escalas maiores prevalece os pequenos produtores lutam em relativa-mente pequenas parcelas na região de Itaparica. As cidades e as "ilhas" dos esquemas de irrigação parecem ser locais de alta vulnerabilidade, especialmente, imigra-ção e, portanto, estrutu-ras dinâmicas.

Aspiração

Projeto INNOVATE TU Berlin, Secr. EB 5 Straße des 17. Juni 145 10623 Berlím, Alemanha

Para mais informações, não hesite em contactar-nos. Visite o nosso site. Telefone (Alemanha– organização das oficinas): +49(30)31473693 E-Mail: verena.rodorff@tu-berlin.de Telefone (Lider do projeto Innovate no Brasil—Maria do Carmo Sobral): +55(81)91131563

Firmenslogan oder Motto

www.innovate.tu-berlin.de

www.facebook.com/innovate2012

Fotografia: Liron Steinmetz

Agradecimentos

Contribuições de:

Verena Rodorff, Wilma Souza, Liron Steinmetz, Rafaela Santos, Edilson Cavalcante.

Referências

Documentos relacionados

Ou seja, esse primeiro sonho da paciente pode também ser conside- rado um sonho infantil, no qual a cena onírica repete as tantas situações de compulsão alimentar, antes vividas

Estavam presentes repre- sentantes da Lojas Marisa; C&C; Drogaria Onofre; Alshop; Polishop; Grupo Pão de Açúcar; Linx; Casas.. Bahia e a consultoria empresarial e

5º O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de ór- gãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício

Como cita Bourdieu (2002), as mulheres não se rebelam totalmente contra seu agressor devido à construção social imposta, às vezes julgando-a como um ser superior, quase

Ao iniciarmos o ano de 2016, em sessão solene na Câmara dos Deputados para comemorar os 30 anos do SINDPD-DF, levantamos mais uma vez a bandeira de luta pela regulamentação da

5º O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de ór- gãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício

Se levarmos em conta não apenas essa, mas diversas outras manifestações no formato hipermídidático que se utiliza do software Flash, veremos que estamos testemunhando um

Lembrando que a língua serve para se comunicar e o povo não precisa da gramática para tal, então deixo a gramática de lado, escrevo como bem entender e uso a língua para fazer