• Nenhum resultado encontrado

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA ARQUITETURA: AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL VOLTADA À ILUMINAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA ARQUITETURA: AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL VOLTADA À ILUMINAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XV Jornada Científica das Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC 1 EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA ARQUITETURA: AUTOMAÇÃO

RESIDENCIAL VOLTADA À ILUMINAÇÃO

Jéssica Lacerda Taveira Arquitetura e Urbanismo (jessicaltaveira@gmail.com) Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC Jhennifer Caroline Santos de Freitas Arquitetura e Urbanismo (caroolsantoos78@gmail.com) Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC

Fabiana Paula Schu Straub Arquitetura e Urbanismo (straubfabiana@gmail.com) Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC Janisleiny Vigilato Moreira Arquitetura e Urbanismo (jany_vigilato@hotmail.com) Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios é utilizado o fogo como meio de iluminação, ao passar dos anos a iluminação natural foi muito utilizada, com o desenvolvimento e o crescimento social, foi apresentado como solução para a sociedade na época da revolução industrial a iluminação artificial que complementava a iluminação natural. A automação na arquitetura proporciona para residência, comercio e indústrias, desde o conforto, saúde, segurança e até mesmo a redução do consumo energético e o melhor aproveitamento da iluminação natural. Permitindo os usuários o controle de todos os equipamentos eletrônicos a partir dispositivos móveis ou fixos. Com esses dispositivos o usuário tem o controle desde iluminação, ventilação, som, segurança e outros recursos. Ao longo do tempo, novas tecnologias surgiram, dentre elas está à automação, consistindo em um sistema que controla a iluminação do ambiente, fazendo seu uso adequado e somente quando necessário, tornando-o mais sustentável no ponto de vista energético, gerando também conforto e segurança para os usuários. De acordo com Michael Roveri 2012, “automação esteve, está e estará sempre no nosso meio. Essa é a forma que temos de ver o amanhã controlando o hoje de uma forma diferente”. O avanço da automação que ocorre no campo que está relacionada à construção civil nos últimos anos tem tido a procura pela eficiência de uma edificação através de sistemas. A mesma permite o relacionamento da obra com o meio ao qual esta inserida. Entretanto, muitas das características abordadas pela automação são aproveitadas nas técnicas que esta relacionada ao conceito de sustentabilidade em uma edificação, ou seja, proporcionando melhor desempenho na edificação, através de sensores de presença, controle automático para brises, sistema de gerenciamento de energia, segurança entre outros sistemas e aplicativos. A mesma propõe, a otimização em relação a investimento, que está relacionada ao desperdício de recursos, ou seja, é considerada como aliada a sustentabilidade, pois as mesmas complementam uma a outra. O controle representa a redução no tempo com tarefas que se repetem economia em relação com a natureza, como água e energia, aumentando o desempenho do conforto térmico e energético, justificando a melhoria da qualidade de vida dos usuários da edificação que apresenta o uso da automação. Uma solução eficiente e simples, sendo até mesmo sofisticada e elaborada, pouco usada em projetos residenciais que é a automação

(2)

na arquitetura. Através da mesma é possível à redução do consumo energético de uma residência, por meio do desenvolvimento do projetista e os estudos realizados para a elaboração do projeto arquitetônico, pode-se haver a redução em todo o consumo energético da edificação.

METODOLOGIA

O estudo é referente a uma pesquisa bibliográfica e retrospecção, formada de artigos científicos, dissertações e trabalhos de conclusão de curso – TCC, abordando a temática de automação de iluminação na arquitetura.

Foram utilizadas como fonte de informação, as publicações sobre a temática encontrada de universidades como Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Universitário da FEI, Google acadêmico e Periódico da capes, identificando os aspectos de automação na arquitetura relacionados à iluminação abordada por artigos publicados no período de 2007 a 2014. Utilizando-se como descritores no Google acadêmico e nos Periódicos da Capes os termos, “automação na arquitetura”, “iluminação na arquitetura”, “automação residencial” e “domótica”.

Os critérios utilizados para a inclusão foram os trabalhos que deveriam explicar, os descritores no titulo; expondo em seu resumo referencia á automação na arquitetura e iluminação. Os artigos que atendam ambos os requisitos eram selecionados para leitura integral.

RESULTADOS E DISCUSSÕES AUTOMAÇÃO NA ARQUITETURA

Automação na arquitetura visa promover a segurança, comodidade e conforto dos usuários que utilizam equipamentos eletrônicos controlados por redes fixas ou moveis. Através de controles remotos, é possível ter um domínio sobre o ambiente, acionando os dispositivos de forma a controlando a sua intensidade. Podem-se agendar horários e datas que certos dispositivos se ligarão ou desligarão, como por exemplo: aquecimento, iluminação, gás, água entre outros. (LOZZER, 2013)

(3)

DOMÓTICA

Termo europeu, Domótica, é originado da junção das palavras Domus, em latim tem o significado de casa, e robótica representando a tecnologia que é capaz de controlar diversos ambientes de uma edificação usando somente um equipamento, estando relacionado à automação aplicada a uma residência; sendo um conjunto de serviços alcançados através de uma tecnologia integrada. (SGARBI, 2007; QUINDERÉ, 2009)

O termo utilizado no Brasil é home automation. (ROVERI, 2012) A automatização é realizada através do uso de equipamentos específicos que propõe capacidade de comunicar entre si e de seguir instruções determinadas por um programa estabelecido pelo morador da residência, sendo possível fazer alterações quando necessário. (LINS E MOURA, 2009)

A mesma permite a melhor qualidade de uma edificação e de vivencia, reduzindo o consumo energético, o trabalho doméstico, permitindo melhor segurança e bem estar; pois proporciona a racionalização em relação ao consumo de energia, ou seja, proporcionando melhor eficiência energética da residência. (ROVORI, 2012) A evolução tecnológica oferece continuamente melhorias e evolução em relação aos equipamentos e aplicativos para a automação. (COELHO, 2013)

Na arquitetura a automação se divide em três etapas a básica, intermediaria e a completa. A básica que é popularmente conhecida como controle remoto, a qual é necessariamente utilizada com um display que utiliza o infravermelho como meio de comunicação, tendo que direcionar o controle ao objeto a ser controlado. (LOZZER, 2013)

A intermediária é sistemas integrados e inteligentes. Hoje em dia, utilizasse smartphones, tabletes, sendo eles de varias marcas e modelos. Nesses equipamentos são instalados aplicativos os quais são programados para controlar equipamentos de uma residência, podendo simultaneamente interagir com vários sistemas ao mesmo tempo de uma residência. (COELHO, 2013)

(4)

um só projeto, obtendo informações de uma única central ou de diversas sendo um software mais poderoso que comanda todos os equipamentos de uma forma integrada, ou seja, a casa pensa por si só. (DEBONI et. Al., 2011)

AUTOMAÇÃO LUMINOTÉCNICA

A automação luminotécnica tem como função garantir ao usuário o controle de equipamentos instalados dentro ou fora de sua residência, geralmente a automação é vista como algo caro, que representa status e modernidade. Nota-se que hodiernamente a luminotécnica e a automação tem se associado, que salienta a importância da associação dos profissionais de iluminação e arquitetura de interiores, para definição de um projeto de automação que atenda às necessidades do usuário final. (LOZZER, 2013)

O projeto de automação deve também considerar o fácil manuseio do usuário final, existindo inúmeras possibilidades de interface, desde simples botões similares aos interruptores, até teclados, controles remotos, chegando aos smartphones e tabletes de última geração. (QUINDERÉ, 2009)

Com o advento da tecnologia e, por consequência o barateamento dos acessórios necessários à instalação de equipamentos eletrônicos tecnológicos, as residências se tornam modernas e incorporadas por redes de comunicações. (DEBONI et. Al., 2011) O Computador é a núcleo das informações, através dele que elas são disseminadas para tabletes, TVs, smarphones e outros equipamentos eletrônicos e de comunicações, esta praticidade de integração de equipamentos de marcas e modelos diversos torna possível um ambiente residencial satisfatório, protegido e distraído. (LOZZER, 2011)

ILUMINAÇÃO INTERIOR

O futuro da iluminação inteligente no interior da residência vai se concentrar em controle de iluminação sem fio. Recebendo a quantidade certa de luz para os ocupantes no momento certo. (DEBONI et. Al., 2011) Quando você cria uma casa inteligente, a iluminação natural é levada em consideração, tanto para a eficiência energética e para

(5)

redução de custos. Com a residência inteligente se uma nuvem passar por cima e os quartos ficarem escuros, as luzes se ligarão automaticamente. (SGARBI, 2013)

ILUMINAÇÃO E SEUS ACESSÓRIOS INCANDESCENTE E FLUORESCENTES

A iluminação incandescente converte energia elétrica em luminosa e térmica, através do efeito Joule, emitindo mais calor do que luz, sendo seu desempenho em torno de 6% em energia visível, já o restante transformado em calor. (QUINDERÉ, 2009) Tem durabilidade de até 1000 horas, pois o filamento se torna mais frágil conforme acontece o aquecimento até o instante em que o mesmo se quebra, fazendo com que a lâmpada se queime. Sua aplicação é predominantemente residencial, por sua temperatura de cor amarelada (agradável) e total reprodução de cor. (FERNANDES, 2011)

A iluminação fluorescente gera a emissão de raio ultravioleta (UV). A camada interna da lâmpada é tingida com pó de fósforo, e, quando os raios UV atravessam essa pintura, eles são alterados para luz visível. (SGARBI, 2013) Com o progresso das lâmpadas, a pintura é feita hoje com o trifósforo nas três cores sendo eles vermelho, verde e azul, o que resulta em maior lealdade na reprodução das cores. As fluorescentes de 26 milímetros têm vida útil de dezesseis mil horas, aproximadamente. São usadas em áreas de comerciais e também residenciais. A tonalidade da lâmpada também interfere no conforto. (FERNANDES, 2011)

LEDS

Light Emitting Diode (LED), após anos sendo usado apenas como sinalizador luminoso de aparelhos, como aparelho de som, televisão e computadores, agora se transformando em fonte de luz visível. Trabalha em baixa tensão, entre 10 e 24 volts e seu consumo é de, em média, um watt, o que o garante econômia. Sua vida útil é alta em relação aos outros tipos de lâmpadas, cerca de 100 mil horas, dispensando manutenção em curto tempo. (QUINDERÉ, 2009 e SGARBI, 2013)

(6)

Outro benefício é a não emissão de radiações infravermelhas e ultravioletas, além do fato de também ser dimerizável, assim como as lâmpadas fluorescentes com reatores eletrônicos dimerizáveis e, por isso, pode ser usada em sistemas de iluminação inteligente. No entanto, uma das grandes desvantagens da LED é o seu custo elevado. (FERNANDES, 2011)

REATORES

Os reatores eletromagnéticos estão sendo alterados por modelos eletrônicos, que racionalizam energia e têm menor carga térmica. Uma novidade neste sentido é o reator eletrônico dimerizável, que permite a dimerização das lâmpadas fluorescentes. Com ele, é possível assimilar luz natural e artificial integrando com sensores que possibilitem diminuir ou aumentar a intensidade da luz conforme necessidade, configurando diferentes cenários de luz. (FERNANDES, FABIO 2011).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

COELHO, M. S. Da. Arquitetura Orientada a Serviço Aplicada na Automação. 2013. Monografia. (graduação no Curso de Sistemas de Informação) – Universidade Do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Lages, 2013.

FERNADES, F. Sistema de Iluminação Inteligente através de Redes de Sensores Wireless. 2011. Monografia. (graduação no Curso de Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2011.

LINS, V. e MOURA, W. Domótica: Automação Residencial. 2009. UNIBRATEC, Recife.

LOZZE, M. C. A Aplicação da Automação da Iluminação e sua Contribuição para a Eficiência Energética em Empreendimentos Residenciais. 2013. Instituto de Pós-Graduação – IPOG, Vitória, 2013.

M. L. DEBONI, et. Al. Automação: uma Ferramenta Auxiliar na Busca da Sustentabilidade na Construção Civil. 2011. Vitória, 2011.

QUINDERÉ, P. R. F. Casa Inteligente – Um Protótipo de Sistema de Automação Residencial de Baixo Custo. 2009. Monografia. (graduação no Curso de Ciência da Computação) – Faculdade Farias Brito, Fortaleza, 2009.

(7)

ROVERI, M. R. Automação Residencial. 2012. Dissertação - Faculdade Politec, Santa Bárbara d’Oeste, 2012.

SGARBI, J. A. Domótica Inteligente: Automação Residencial Baseada em Comportamento. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2007.

Referências

Documentos relacionados

O projeto basicamente é consti- tuído por módulo GSM (kit de desenvolvimento para SIM900D), microcontrolador (PIC do modelo 16F877A), conversor de sinais de porta

Automação Residencial - Aplicação da técnicas de automação para melhoria no conforto e segurança de residências e conjuntos habitacionais, tais como:.. -Controle de acesso

O desenvolvimento do Módulo de Ensino Domótico e a simulação da automação do ambiente do Laboratório de Automação contribuem para o ensino de automação residencial na

O presente trabalho est´ a organizado da se- guinte forma: na Se¸c˜ ao 2 ´ e apresentada a mode- lagem do sistema de compress˜ ao e o fenˆ omeno do surge; na Se¸ c˜ ao 3

No desenvolvimento da programação do hardware será usada linguagem de programação Arduino, para o desenvolvimento da camada de interface lógica computacional entre

O projeto tem como objetivo geral a elaboração de um dispositivo de con- trole e automação de iluminação residencial, que tem como a principal funcionalidade, através

Este controle é viável, pois o micro controlador Arduino Mega utilizado no projeto é conectado a uma placa de Ethernet que fornece os protocolos de

(2001),acompanhando 13 pacientes irradiados, reportaram que todos os mesmos desenvolveram mucosite oral a partir da segunda semana do início da