• Nenhum resultado encontrado

ADM – REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADM – REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – UFMS/CPAQ

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. O presente instrumento regulamenta a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Campus de Aquidauana.

CAPÍTULO II

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

Art. 2°. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Administração da UFMS/CPAQ, conforme determina o art. 9º da RESOLUÇÃO Nº 04 de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC, é uma atividade curricular na modalidade PRODUÇÃO CIENTÍFICA, que, quando ofertada poderá ser cursada por discentes que já tenham sido aprovados na disciplina Metodologia Científica.

§ 1º. A produção científica de que trata este regulamento abarca as seguintes modalidades de produção científica:

I – Artigo científico;

II – Trabalho de Graduação Final (TGF).

§ 2º. No que trata ao caput deste artigo, quanto à aprovação na disciplina metodologia cientifica, excetuam-se apenas aqueles que não tenham ainda sido aprovados, mas que estejam na condição de matriculados majoritariamente em disciplina do último semestre do curso e com matrícula concomitante nas disciplinas Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso no semestre em questão, sendo o tema de pesquisa preferencialmente relacionado com as áreas de formação profissional e/ou de atuação do docente.

(2)

CAPÍTULO III

DA OFERTA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 3º O componente curricular não-disciplinar Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser ofertado pela Coordenação de Curso a partir do quarto semestre, tendo como pré-requisito a APROVAÇÃO na disciplina de Metodologia Científica.

Parágrafo único: excetuando-se apenas aqueles que não tenham ainda sido aprovados, mas que estejam na condição de matriculados majoritariamente em disciplina do último semestre do curso e com matrícula concomitante nas disciplinas metodologia científica e trabalho de Conclusão de Curso no semestre em questão

Art. 4º. Por se tratar de um componente curricular não disciplinar, o discente poderá comparecer em horário flexível durante o semestre em que estiver matriculado conforme estabelecido pelo seu orientador.

Art. 5º. A definição pela modalidade da produção científica (Artigo Científico ou Trabalho de Graduação Final – TGF) compete ao discente e a seu respectivo orientador.

Art. 6º. É de responsabilidade do docente orientador informar via e-mail para a Coordenação de Curso (adm.cpaq@ufms.br) a modalidade de produção adotada (Artigo Científico ou Trabalho de Graduação Final), conforme cronograma definido em Colegiado do Curso de Administração.

CAPÍTULO IV

DOS PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA

Art. 7º. Quando o discente for efetuar sua matrícula deverá observar o quadro de especialidades dos docentes, suas áreas e seus códigos, disponível no ambiente virtual do curso, para, assim, consultar qual(is) docente(s) estão habilitados para desenvolver o tema a ser proposto.

Art. 8º. Em um prazo, não superior a 10 (dez) dias após o início do semestre letivo na UFMS o discente matriculado em Trabalho de Conclusão de Curso deverá formalizar o pedido de orientação junto com seu orientador através de ficha específica disponível na página do Curso ou via mail com encaminhamento da ficha ou de e-mail do orientador com o aceite, especificando área de orientação e semestre de orientação ao e-mail institucional da Coordenação do Curso (adm.cpaq@ufms.br).

(3)

§ 1º. O discente deverá entregar a ficha assinada e com a assinatura do orientador ou enviar e-mail de aceite do orientador para a Coordenação de Curso (adm.cpaq@ufms.br), que posteriormente providenciará a guarda dos protocolos;

§ 2º - Neste momento, caberá ao Colegiado de Curso do Curso de Administração julgar os casos relevantes trazidos pela Coordenação do Curso de Administração quando envolver situações tragam divergências entre: temas, mudança de orientação, ou ainda de direitos e deveres do orientador e orientando;

CAPÍTULO V

DAS MODALIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E SUAS DIRETRIZES

Seção I

Do Artigo Científico e suas Diretrizes

Art. 9º. O artigo científico deve ser elaborado individualmente sob orientação de docente que leciona no curso de Administração, ou ainda, de docentes de outros cursos, desde que aprovado em Colegiado de Curso.

§1º. O artigo científico será elaborado atendendo as seguintes recomendações técnicas:

I - no artigo, apresentar na primeira página o título em português com letras maiúsculas, centralizadas e em negrito, os nomes dos autores (discente e docente), suas afiliações (instituição e curso do qual fazem parte, cidade, país); endereços eletrônicos de todos os autores e o número de telefone de contato do primeiro autor e um resumo (texto justificado) com no máximo 150 palavras, bem como indicar até cinco palavras-chave do artigo, separadas por vírgula;

II - quadros, tabelas e figuras devem ser apresentados no texto, com suas respectivas fontes e legendas, tomando como referência o Manual de TCC e Dissertação do CPAQ disponível na página do Curso de Administração;

III - a formatação do manuscrito deverá ter, no mínimo, treze páginas e, no máximo, vinte páginas (incluindo desde o resumo até as referências), devendo ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples, margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm; subtítulos alinhados à esquerda e texto justificado;

IV – o manuscrito deverá obrigatoriamente ser organizado da seguinte forma:

(4)

b) referencial teórico;

c) métodos e técnicas;

d) resultados e discussões;

e) considerações finais;

f) referências de acordo com as normas do Manual para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC e Dissertações) do CPAQ.

V - os autores deverão preencher e assinar TERMO DE RESPONSABILIDADE E AUTENTICIDADE, disponibilizado pela Coordenação do Curso de Administração, tanto para ambas modalidades: Artigo Científico como Trabalho de Graduação Final (TGF);

VI - os eixos temáticos: Administração Geral; Administração Mercadológica; Gestão de Pessoas; Administração Financeira e Orçamentária; Contabilidade Gerencial e de Custos; Administração da Produção e Operações; Administração de Materiais e Logística; Administração de Sistemas de Informação; Gestão do Agronegócio; Gestão Socioambiental; Empreendedorismo; Inovação; Economia de Negócios; Gestão Estratégica e Gestão Pública;

§ 2º. A disponibilização e o controle do recebimento do Termo de Responsabilidade a que se refere o inciso V deste artigo ficará sob a responsabilidade da Coordenação do Curso de Administração.

Art. 10º. A definição pela modalidade da produção científica Artigo Científico deve ser um entendimento entre orientador e orientando.

Art. 11. É de responsabilidade do docente orientador informar via e-mail à Coordenação do Curso a modalidade de produção adotada (Artigo Científico ou Trabalho de Graduação Final), em prazo aprovado pelo Colegiado de Curso do Curso de Administração.

Subseção I

Do orientado

(5)

I - demonstrar interesse pelo tema proposto;

II - cumprir com as etapas estabelecidas pelo orientador;

III - manter a frequência de 75% do componente curricular, sendo considerado reprovado no componente em qualquer momento que atingir ausência superior a 25% do componente curricular;

Parágrafo único. Cabe ao orientando o desenvolvimento teórico do trabalho, bem como o desenvolvimento metodológico, pesquisa de campo, resultados e discussões e considerações finais, devendo tais etapas ser acompanhadas pelo orientador.

Art. 13. São direitos do orientando:

I - ter a possibilidade de concluir o componente curricular a partir do quarto semestre, desde que já tenha concluído o componente curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA ou nas condições expressas nos Art. 2 e 3 deste Regulamento e desde que ofertado o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso;

II - ter assistência de orientação de docente do quadro do curso de Administração, e se, em comum acordo, com seu orientador, a de um coorientador; quando o orientar julgar necessário.

§1º. Tem o discente direito à troca de orientação, desde que informado ao seu orientador o motivo preliminarmente e ter o aceite do novo orientador, realizando novo procedimento de encaminhamento de aceite à Coordenação do Curso.

Subseção II Do orientador

Art. 14. São deveres do orientador:

I – debater o problema de pesquisa junto com seu orientando no intuito de estabelecer os objetivos;

II - traçar as etapas do trabalho a ser desenvolvido;

III – estabelecer dentro do semestre os encontros que deverão acontecer para o acompanhamento do trabalho científico;

(6)

Art. 15. São direitos do orientador:

I - modificar o problema de pesquisa proposto por seu orientando, desde que este problema seja parcialmente ou totalmente fora de sua formação básica ou ascendência;

II - estabelecer um co-orientador para o trabalho quando julgar necessário e assim houver disponibilidade;

III - orientar no máximo 6 (seis) orientandos por semestre, no máximo, se em regime de dedicação exclusiva de 40 horas, 3 (três) orientandos por semestre, no máximo, se em regime de 20 horas, 6 (seis) orientandos por semestre, no máximo, se em regime de 40 horas. O substituto pode atuar com as mesmas quantidades relacionadas à sua carga horária semanal, desde como co-orientador, tendo como orientador, docente efetivo da UFMS;

IV - enquadrar em qual modalidade o trabalho de seu orientando deve pertencer de acordo com a proposta, se ARTIGO CIENTÍFICO ou TGF.

Subseção III

Da Aprovação ou Reprovação no Artigo Científico

Art. 16. Para a conclusão do Artigo Científico:

I - o Artigo Científico deverá ser desenvolvido pelo discente sob orientação de docente orientador durante o semestre letivo em que o discente estiver matriculado e deverá seguir metodologicamente as etapas pré-estabelecidas no MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DISSERTAÇÕES DO CPAQ/UFMS disponível no ambiente virtual do CPAQ, assim como as recomendações técnicas estabelecidas pelo seu orientador conforme cronograma;

II - caberá ao orientador disponibilizar para a Coordenação do Curso de Administração a relação nominal do (s) discente (s) que irá (ão) apresentar o Artigo Científico para uma banca composta pelo presidente (orientador) e por mais dois professores membros (podendo um ser externo à UFMS);

III - o orientando apto deverá aguardar o agendamento de apresentação de seu Artigo Científico que será estabelecido pela Coordenação do Curso de Administração mediante a solicitação do orientador que deverá atender rigorosamente ao cronograma estabelecido em Colegiado de Curso;

(7)

IV - a apresentação do Artigo Científico feita pelo orientando terá duração mínima de 15 (quinze) minutos e máxima de 20 (vinte) minutos, em que o mesmo apresentará obrigatoriamente:

a) tema;

b) a introdução, contendo a justificativa, o problema de pesquisa e os objetivos;

c) o referencial teórico sinteticamente;

d) explicação da metodologia aplicada;

e) discussão dos resultados encontrados;

f) as considerações finais.

Art. 17. Durante a apresentação, a banca não poderá interromper o discente, excetuando-se o presidente da banca que poderá comunicar o tempo restante para finalizar a apresentação.

§1º. Após a apresentação, o presidente da banca fará suas considerações e passará a palavra para os membros da banca iniciando-se por aquele membro de maior titulação, e nos casos de igualdade nas titulações entre os membros para aquele membro com maior tempo de docência no ensino superior.

§2º. Cada membro da banca terá até 10 minutos para fazer seus apontamentos sobre o trabalho apresentado, podendo ser interrompido pelo presidente da banca quando próximo de seu limite.

§3º. Durante a arguição da banca o discente fará seus registros de forma escrita ou gravada.

§4º. Ao término da arguição o presidente fará seus agradecimentos finais e convidará o discente e demais presentes no local, com exceção dos membros da banca, a se ausentarem para a avaliação final e preenchimento da Ata Final de Apresentação.

§5º. Após a banca se reunir, em tempo no máximo de 10 (dez) minutos, o discente e demais presentes no local serão convidados a retornarem ao local da apresentação para a leitura da Ata Final de Apresentação.

Art. 18. A Ata de Apresentação Final constará obrigatoriamente dos seguintes componentes:

(8)

I - dia/mês/ano da apresentação,

II - título do trabalho,

III - membros avaliadores do trabalho,

IV - resultado e retificações propostas pela banca, caso haja alguma retificação no trabalho a ser feita,

V - por fim a assinatura dos membros ou seu suplente que participaram da avaliação do trabalho e do discente.

Art. 19. O Artigo Cientifico poderá apresentar os seguintes resultados:

I – Aprovado em evento externo: nesta situação estão dispensados da apresentação em banca do artigo e aprovados no SISCAD, os discentes que, em acordo com os seus respectivos orientadores, tiverem submetido o artigo em congresso científico ou periódico, conforme indicado pelos orientadores e com a co-autoria destes, desde que seja comprovado à Coordenação do Curso: o aceite para publicação e, no caso, de evento científico, mediante a comprovação de inscrição ou participação do discente ou docente orientador para a apresentação do artigo, de forma a garantir a sua efetiva publicação. Só serão aceitos os documentos comprobatórios referentes a artigos aprovados e, no caso de evento, documento de inscrição no evento, no semestre em que o discente está matriculado no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso e em período anterior ao agendamento das bancas, conforme cronograma aprovado em Colegiado de Curso. Os documentos comprobatórios em sua segunda via deverão ser arquivados pela Coordenação do Curso de Administração e garantem a aprovação do discente no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso. O discente deverá entregar uma cópia do trabalho encadernada junto com arquivo pdf para o Coordenação de Curso em sua versão final atendendo a data estabelecida.

II – Aprovado em banca: nesta situação o discente fica apto a ser aprovado no SISCAD, mediante depósito de uma via encadernada da versão final com arquivo pdf no acervo do curso de Administração em data estabelecida no Cronograma.

O não cumprimento da data acarretará na reprovação do discente.

III – Aprovado com retificações: condição que não aprova imediatamente o orientando, sendo condicionada sua aprovação no SISCAD somente após as correções propostas pela banca e supervisionadas pelo orientador cujo qual julgará aquelas de maior relevância na contribuição do trabalho. O discente deverá entregar uma cópia do trabalho encadernada junto com arquivo pdf para a Coordenação do Curso de

(9)

Administração em sua versão final atendendo a data estabelecida. IV – Reprovado: condição que não aprova o orientando a concluir o componente curricular, obrigando o mesmo a cursar novamente, o mesmo componente.

§ 1º. O orientando será considerado REPROVADO se este não atender:

I - os prazos estabelecidos pelo Colegiado de Curso e as recomendações técnicas de seu orientador;

II – a organização metodológica e didática estabelecidos por este regulamento e pelo MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DISSERTAÇÕES DO CPAQ/UFMS.

Parágrafo único. Os casos omissos deverão ser levados para o Colegiado de Curso do Curso de Administração.

Seção II

Do Trabalho de Graduação Final (TGF)

Art. 20. O Trabalho de Graduação Final (TGF) deve ser elaborado individualmente pelo discente sob orientação sob orientação de docentes que lecionam no curso de Administração, ou ainda, de docentes de outros cursos, desde que aprovado em Colegiado de Curso, conforme determina o art. 7º da RESOLUÇÃO Nº 155 de 11 de setembro de 2009 – COEG/UFMS.

§1º. O Trabalho de Graduação Final, deve ser desenvolvido preferencialmente nos seguintes eixos: Administração Geral; Administração Mercadológica; Gestão de Pessoas; Administração Financeira e Orçamentária; Contabilidade Gerencial e de Custos; Administração da Produção e Operações; Administração de Materiais e Logística; Administração de Sistemas de Informação; Gestão do Agronegócio; Gestão Socioambiental; Empreendedorismo; Inovação; Economia de Negócios; Gestão Estratégica e Gestão Pública.

Art. 21. Esta modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser estruturada com fundamento metodológico contido no MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TCC E DISSERTAÇÕES do CPAQ, disponível no ambiente virtual do curso e neste Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso.

Subseção I

(10)

Art. 22. São deveres do orientando:

I - demonstrar interesse pelo tema proposto;

II - cumprir com as etapas estabelecidas pelo orientador;

III - manter a frequência de 75% do componente curricular, sendo considerado reprovado no componente em qualquer momento que atingir ausência superior a 25% do componente curricular;

Parágrafo único. Cabe ao orientando o desenvolvimento teórico do trabalho, bem como o desenvolvimento metodológico, pesquisa de campo, resultados e discussões e considerações finais, devendo tais etapas ser acompanhadas pelo orientador.

Art. 23. São direitos do orientando:

I - ter a possibilidade de concluir o componente curricular a partir do quarto semestre, desde que já tenha concluído o componente curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA, e desde que ofertado o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso;

II - ter assistência de orientação de docente do quadro do curso de Administração, e de se em comum acordo com seu orientador a de um coorientador, quando o orientador julgar necessário.

§1º. Tem o discente direito a troca de orientação desde que informado ao seu orientador o motivo preliminarmente e ter o aceite do novo orientador.

Subseção II

Do orientador

Art. 24. São deveres do orientador:

I – debater o problema de pesquisa junto com seu orientando no intuito de estabelecer os objetivos;

II - caberá ao orientador traçar as etapas do trabalho a ser desenvolvido;

III - o orientador estabelecerá dentro do semestre os encontros que deverão acontecer para o acompanhamento do trabalho científico;

(11)

Art. 25. São direitos do orientador:

I - modificar o problema de pesquisa proposto por seu orientando desde que este problema seja parcialmente ou totalmente fora de sua formação básica ou ascendência;

II - estabelecer um co-orientador para o trabalho quando julgar necessário e assim houver disponibilidade;

III - orientar no máximo 6 (seis) orientandos por semestre, no máximo, se em regime de dedicação exclusiva de 40 horas, 3 (três) orientandos por semestre, no máximo, se em regime de 20 horas, 6 (seis) orientandos por semestre, no máximo, se em regime de 40 horas;

IV – o número de orientandos poderá ser superior, ao descrito em III para tutores de substitutos que atuarem como orientadores com a coorientação de substitutos, sendo facultada a abertura de turma adicional exclusiva para orientações com co-orientações;

V - enquadrar em qual modalidade o trabalho de seu orientando deve pertencer de acordo com a proposta, se ARTIGO CIENTÍFICO ou TGF

Subseção III

Da Aprovação ou Reprovação no Trabalho de Graduação Final

Art. 26. Para a conclusão do TGF:

I - o TGF deverá ser desenvolvido pelo discente sob orientação de docente orientador durante o semestre letivo e deverá seguir metodologicamente as etapas pré-estabelecidas no MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DISSERTAÇÕES DO CPAQ/UFMS disponível no ambiente virtual do CPAQ e neste Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso;

II - caberá ao orientador disponibilizar para a Coordenação do Curso de Administração a relação nominal do (s) discente (s) que irá (ão) apresentar para uma banca composta pelo presidente (orientador) e por mais dois professores membros (podendo um ser externo à UFMS) o trabalho

III - o orientando apto deverá aguardar o agendamento de apresentação de seu TGF que será estabelecido pela Coordenação do Curso de Administração mediante a

(12)

solicitação do orientador que deverá atender rigorosamente ao cronograma estabelecido em Colegiado de Curso do Curso de Administração

IV - a apresentação do TGF feita pelo orientando terá duração mínima de 15 (quinze) minutos e máxima de 20 (vinte) minutos, em que o mesmo apresentará obrigatoriamente:

a) tema;

b) apresentar a introdução, contendo a justificativa, o problema de pesquisa e os objetivos geral e específicos;

c) apresentar o referencial teórico sinteticamente;

d) explicar a metodologia aplicada;

e) discutir os resultados encontrados;

f) apresentar as considerações finais.

Art. 27. Durante a apresentação, a banca não poderá interromper o discente, excetuando-se o presidente da banca que poderá comunicar o tempo restante para finalizar a apresentação.

§1º. Após a apresentação, o presidente da banca fará suas considerações e passará a palavra para os membros da banca iniciando-se por aquele membro de maior titulação, e nos casos de igualdade nas titulações entre os membros para aquele membro com maior tempo de docência no ensino superior.

§2º. Cada membro da banca terá até 10 minutos para fazer seus apontamentos sobre o trabalho apresentado, podendo ser interrompido pelo presidente da banca quando próximo de seu limite.

§3º. Durante a arguição da banca o discente fará seus registros de forma escrita ou gravada.

§4º. Ao término da arguição o presidente fará seus agradecimentos finais e convidará o discente e demais presentes no local, com exceção dos membros da banca, a se ausentarem para a avaliação final e preenchimento da Ata de Apresentação.

§5º. Após a banca se reunir, em tempo no máximo de 10 (dez) minutos, o discente e demais presentes no local serão convidados a retornarem ao local da apresentação para a leitura da Ata de Apresentação.

(13)

Art. 28. A Ata de Apresentação constará obrigatoriamente dos seguintes componentes:

I - dia/mês/ano da apresentação,

II - título do trabalho,

III - membros avaliadores do trabalho,

IV - resultado e retificações propostas pela banca, caso haja alguma retificação no trabalho a ser feita,

V - por fim a assinatura dos membros ou seu suplente que participaram da avaliação do trabalho assim como do discente.

Art. 29. O TGF poderá apresentar os seguintes resultados:

I – Aprovado: nesta situação o discente fica apto a ser aprovado no SISCAD, mediante depósito de uma via em capa dura com anexo em arquivo pdf no acervo do curso de Administração em data estabelecida em Colegiado de Curso.

O não cumprimento deste prazo acarretará na reprovação do discente.

II – Aprovado com retificações: condição que não aprova imediatamente o orientando, sendo condicionada sua aprovação no SISCAD somente após as correções propostas pela banca e supervisionadas pelo orientador que julgará aquelas de maior relevância na contribuição do trabalho.

III – Reprovado: condição que não aprova o orientando a concluir o componente curricular, obrigando o mesmo a cursar novamente, o mesmo componente.

§ 1º. O orientando será considerado REPROVADO se este não atender:

I - os prazos estabelecidos em Colegiado de Curso e as recomendações técnicas de seu orientador;

II – a organização metodológica e didática estabelecidos por este regulamento e pelo MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DISSERTAÇÕES DO CPAQ/UFMS.

(14)

Art. 30. É de inteira responsabilidade do orientando fazer as retificações necessárias julgadas pelo seu orientador dentro do prazo estabelecido, assim como entregar para a Coordenação do Curso de Administração também dentro do prazo estabelecido o trabalho em sua versão final contendo um arquivo pdf do trabalho.

Parágrafo único. Os casos omissos deverão ser levados para o Colegiado do Curso de Administração.

CAPÍTULO VI

DAS BANCAS E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Seção I

Da composição de Bancas para Apresentação de Trabalho de Graduação Final e Artigo Científico

Art. 31. A elaboração para a composição de bancas de artigo científico e TGF ficará sob a atribuição da Coordenação do Curso de Administração mediante a solicitação do orientador que deverá tomar como base o cronograma estabelecido.

Art. 32. As bancas, horários e locais de apresentação serão distribuídas pela Coordenação do Curso de Administração.

Parágrafo único. O cronograma das atividades previsto nesta modalidade deverá iniciar no mínimo 7 (sete) dias antes do encerramento do semestre, conforme o calendário acadêmico em vigor.

CAPÍTULO VII

DOS CASOS OMISSOS

Art. 33. Os casos omissos em relação ao disposto neste Regulamento deverão ser submetidos e analisados pelo Colegiado de Curso.

CAPÍTULO VIII

(15)

Art. 34. Este regulamento é parte anexa do Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração, conforme Resolução COEG 747/2016 e entra em vigor na data de sua publicação, podendo ser retificado a qualquer tempo pelo Colegiado do Curso de Administração ao perceber ineficiência em algum de seus artigos, incisos ou parágrafos que possam assim levar a algum prejuízo das partes envolvidas.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Afiliação: Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior Ciências Sociais e. Políticas e Faculdade de Direito da Universidade

Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais que você pode ir para o seguinte endereço: Florence 65, terceiro andar, Colonia Juarez, CP06600,Cuauhtemoc, México DF.

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

a) “O velho dá um passo à frente, três passos atrás, dois passos à frente” _________________. b) O velho estava desorientado

A análise dos Recursos Humanos da administração pública de Novo Hamburgo tem como justificativa o monitoramento contínuo da evolução qualitativa e quantitativa dos servidores

Neste sentido, Masetto (1990), ao abordar os saberes docentes universitários, diz que o professor se caracteriza como um especialista no seu campo de conhecimento, sendo