• Nenhum resultado encontrado

Manual de Acesso e Cadastro de Questões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Acesso e Cadastro de Questões"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Manual de Acesso e

Cadastro de Questões

ORIENTAÇÕES PARA ACESSO E CADASTRO DE QUESTÕES

GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO E INTELIGÊNCIA ACADÊMICA

(2)

ÍNDICE

1. Objetivo ...3

2. Banco de Questõe s – Plataforma Studiare ...3

2.1. Ace ssando o Banco de Que stõe s – Plataforma Studiare ...3

2.2. Explorando a página inicial ...4

2.3. Cadastro de Questõe s na plataforma ... 10

2.4. Acompanhamento das Que stõe s Cadastradas – Minha s Que stõe s ... 18

2.5. Funcionalidades para inserção de Imagens ... 19

2.6. Funcionalidades para a inserção de Fórmulas ... 21

(3)

1. Objetivo

Este tutorial visa orientar, em forma de passo a passo, o acesso ao Banco de Questões – Plataforma Studiare e ao uso das suas funcionalidades.

2. Banco de Questões

– Plataforma Studiare

A Plataforma Studiare será utilizada para o cadastro e revisão de questões, além da geração de provas. A plataforma está disponível no link - https://provas.studiare.com.br, podendo ser acessado de qualquer lugar onde haja um computador, conexão com a internet e um navegador web.

2.1. Acessando o Banco de Questões – Plataforma Studiare

Para acessar o Banco de Questões – Plataforma Studiare, você deve seguir os seguintes passos:

 Acesse o link https://provas.studiare.com.br  Inserir o login enviado por e-mail

 Insira a senha: plataforma.provas  Clique em ENTRAR

(4)

2.2. Explorando a página inicial

Ao inserir seu e-mail e senha, você será deslocado para a página inicial:

A página inicial apresenta seis campos que permitem a gestão completa do trabalho a ser realizado.

1) Logo da Kroton: esse item tem a função voltar. Sempre que você clicar no logo Kroton, voltará para a tela anterior.

(5)

Nesse campo, você visualizará as seguintes informações:

Tipo de Banco – Na aba azul está identificado o tipo de questão que deverá ser cadastrada; ID da Encomenda – Número de identificação da encomenda a ser elaborada;

Encomenda – Nome da Disciplina sob sua responsabilidade; Questões Encomenda – Quantidade total de questões contratadas;

Questões Submetidas – Quantidade de questões elaboradas e submetidas para a revisão; Prazo para a submissão – Prazo máximo para o cadastro de todas as questões contratadas. Importante lembrar que o cadastro de questões deve seguir o cronograma de entrega da semana;

Questões para Ajuste – Quantidade de questões aguardando reformulação, conforme os apontamentos dos revisores;

Questões Aprovadas – Quantidade de questões aprovadas;

Principais Ações – Nesse campo, você poderá clicar em Inicializar e você será direcionado a tela de cadastro de questões, onde irá iniciar o cadastro. Ao iniciar o cadastro, você poderá clicar em Salvar a qualquer momento e continuar o cadastro depois. Caso você já tenha iniciado o cadastro e queira continuar cadastrando a questão, clique no botão Submeter. Você será remetido à tela onde sua questão foi iniciada.

(6)

Para cada disciplina haverá 4 encomendas, sendo especificado o tipo de banco na aba azul (indica o tipo de questão que deverá ser cadastrada) localizada acima do quadro de encomenda, sendo elas:

PROVA PRESENCIAL (SIMULADO): Ao término de cada unidade, o professor deverá elaborar 20 (vinte) por unidade de ensino. As questões devem indicar o nível de domínio das competências desenvolvidas na unidade. As questões deverão ser objetivas no padrão ENADE, as quais serão utilizadas como banco de provas oficiais.

PRÉ-AULA: Questões de caráter conceitual utilizados para desenvolver um diagnóstico dos conhecimentos prévios do aluno em relação ao conteúdo que está sendo apresentado na seção correspondente. Nessa etapa, o aluno ainda não teve o encontro com o professor, portanto elas são de caráter diagnóstico, prévios à aula.

PÓS-AULA: Questões com o objetivo de avaliar a fixação dos aspectos conceituais essenciais desenvolvidos na seção. Nessa etapa, o aluno já estudou todo o material didático e já teve o encontro com o professor.

FIM DE UNIDADE: Questões com o objetivo de diagnosticar o quanto o estudante assimilou dos conteúdos apresentados na UNIDADE. Devem ser feitas, obrigatoriamente, questões objetivas no padrão ENADE.

QUESTÃO DISCURSIVA DE 2º. BIMESTRE (U3-4): Questões com o objetivo de diagnosticar o quanto o estudante assimilou dos conteúdos apresentados nas UNIDADES 3-4. Devem ser feitas, obrigatoriamente, questões DISCURSIVAS.

Sugere-se que elabore, as questões por seção ou unidade, seguindo a seguinte distribuição 25% questões fáceis; 50% intermediárias; 25% difíceis.

(7)
(8)

3) O campo de pesquisa está localizado ao final da página inicial, especificado pelo ID da

encomenda e pela disciplina.

Você poderá pesquisar as questões cadastradas de diversas maneiras: pelo Conteúdo, Status (Inicializada, Submetida, Reformular ou Aprovada), Tipo de Questão e Nível de Dificuldade.

(9)

Ao clicar em pesquisar, aparecerá as questões cadastradas. Caso a questão esteja apenas salva, será possível alterá-la ou excluí-la.

4) Você terá acesso ao quadro de resumo e a porcentagem concluída.

5) Feed de Ações: você terá acesso a um resumo das encomendas sob sua responsabilidade.

(10)

Caso o professor tenha ficado responsável por duas disciplinas, esse item 2 aparecerá duas vezes, sendo um quadro para cada disciplina. Observe o exemplo abaixo:

2.3. Cadastro de Questões na plataforma

Para iniciar o cadastro de questões, você deverá clicar em Inicializar no quadro Minhas Encomendas. Primeiro observe o nome da disciplina e depois clique em Inicializar. Veja o exemplo abaixo:

(11)

Ao clicar em Inicializar, será aberta a tela Criar Questão. Primeiramente, confirme o ID da encomenda, o tipo de banco e o nome da disciplina. Em seguida, selecione o Macro conteúdo e o Micro conteúdo que serão abordados na questão.

Atenção!! O Macro Conteúdo corresponde ao conteúdo estudado na Unidade e o Micro Conteúdo o conteúdo abordado em cada Seção. Observe o exemplo:

Após a seleção do macro e do micro conteúdo, você deve rá indicar qual será o tipo de questão que irá elaborar:

(12)

Após a indicação do tipo de questão, aparecerá a Unidade em que o macro conteúdo está sendo estudado. Este campo é apenas um informativo.

(13)

Agora, vamos iniciar a elaboração da questão. Você terá acesso aos seguintes campos: Texto-Base, Enunciado e Alternativas.

(14)

As imagens, gráficos e tabelas devem estar salvas no computador e devem ser inseridas conforme a tela abaixo:

Após o cadastro inicial dos campos Texto Base, Enunciado e Alternativas, clique em INICIALIZAR

E SALVAR. Em seguida, você será deslocado para a tela de revisão. Na tela de Revisão, você deverá

realizar a validação dos campos Texto-Base, Enunciado e Alternativas e inserir o gabarito das questões.

Vamos seguir os passos abaixo:

(15)

2) Selecione o tipo de Texto-Base de acordo com a questão que está sendo elaborada.

3) Valide o tipo de Questão que está elaborando. Valide também os campos Texto-Base, Enunciado, Alternativas e a Fonte Bibliográfica e garanta que os requisitos da questão foram cumpridos. Recomenda-se clicar em SALVAR periodicamente para não perder seu trabalho enquanto elabora a questão.

4) Crie o Gabarito da Questão, inserindo a Alternativa Correta, Taxonomia de Bloom, Nível de dificuldade e Resolução Comentada. Neste campo, você deverá inserir a Resolução

Comentada e justificar cada uma das alternativas, independente desta estar correta ou incorreta. Recomenda-se clicar em SALVAR periodicamente para não perder seu trabalho enquanto elabora a questão.

(16)

Ao taguear a questão fundamentada nos critérios de Bloom, lembre -se de classificar a complexidade das operações mentais necessárias, para alcançar determinados objetivos no processo de aprendizagem. Há 06 (seis) níveis de complexidade das operações mentais ou objetivos

educacionais, visando a aprendizagem: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para auxilia-lo nesse tagueamento, criamos um instrumental com conceitos e exemplos, consulte-o.

5) Visualize a questão colunada e confirme se todos os campos estão legíveis. Em seguida, clique em: Confirmo que a questão está legível e clique em SALVAR.

(17)

6) Caso a questão aborde dois ou mais conteúdos, você deverá identifica-los no Campo

Classificar. Primeiramente, você deverá escolher o tipo de tagueamento que prefere fazer pelo Macro ou pelo Micro conteúdo e, em seguida, deverá escolher o conteúdo também abordado na questão e clicar em criar tag. Lembre-se: Neste momento, você deve “criar uma tag” para cada um dos conteúdos abordados na questão. Escolha a melhor forma de tagueamento, Macro Conteúdo (Unidade) ou Micro Conteúdo (Seção).

Para finalizar o cadastrado da questão, clique em Salvar e, em seguida, Submeter.

Lembre-se: Ao clicar na opção “Submeter”, a questão será disponibilizada para a revisão e não poderá ser alterada. Por isso, é necessário realizar a validação de todos os campos antes de escolher a opção SUBMETER.

(18)

Pontos de Atenção:

I. As questões de FIM DE UNIDADE e PROVA PRESENCIAL devem ser questões objetivas padrão ENADE, ou seja, devem ser elaboradas e cadastradas com os seguintes parâmetros:

 Texto base: com no mínimo 200 caracteres.  Enunciado: com no mínimo 60 caracteres.  Cinco Alternativas.

 Uma única resposta correta.

 Resposta comentada: com no mínimo 200 caracteres.

 Referências Bibliográficas: De acordo com as normas da ABNT.  Taxonomia de Bloom obrigatória

 Nível de dificuldade

II. As questões de PRÉ E PÓS AULA devem ter caráter conceitual com o objetivo de avaliar o

aprendizado dos conceitos estudados em cada seção. Todas as questões devem ser objetivas e conter os seguintes itens: Texto base, Enunciado, Cinco Alternativas, Uma única resposta correta, Resposta comentada, Referências Bibliográficas (De acordo com as normas da ABNT).

Para as questões de PRÉ E PÓS AULA, não há número mínimo de caracteres exigido.

2.4. Acompanhamento das Questões Cadastradas – Minhas Questões

Na Página Inicial, você poderá clicar em Relatórios e Minhas Questões. Observe a tela abaixo:

(19)

Você será encaminhado para a tela de Controle de questões e poderá visualizar todas as questões inicializadas e/ou submetidas. Na opção Minhas Questões, você consegue ver, alterar e submeter questões. Além de acompanhar o status da questão.

2.5. Funcionalidades para inserção de Imagens

Ao iniciar a elaboração das Questões, observe que irá aparecer a seguinte caixa de edição de texto:

(20)

Através dela, você pode formatar texto, inserir imagens e vídeos, fazer links com temas e vídeos da Web etc. Os principais casos de uso se encontram abaixo:

Como incluir imagem nas Questões?

Clique no botão , ou em Inserir < Inserir Imagem, selecione a imagem salva no seu computador e clique em inserir.

A imagem irá aparecer no campo de texto onde você selecionou. Insira uma breve descrição da imagem, para que usuários com dificuldades visuais possam entender a que se refere a imagem.

(21)

É possível colar uma tabela do Excel no corpo do texto base de uma Questão?

Infelizmente não. O que recomendamos é gerar uma imagem com a tela que deseja disponibilizar, e incluir como imagem, conforme descrito acima.

2.6. Funcionalidades para a inserção de Fórmulas

As fórmulas devem ser inseridas utilizando a função Equation Editor , que aparecerá na caixa de edição de texto:

Como incluir fórmulas nas Questões? Clique no botão e abrirá a tela abaixo:

(22)

Insira as fórmulas e clique em INSERIR.

(23)

A fórmula irá aparecer no campo de texto onde você selecionou.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para orientar o processo de elaboração de questões, elaboramos um curso Avaliação de Aprendizagem Discente. O curso contém 14 vídeos, dividido em 03 Módulos. Coloque o cursor sobre o Encontro, Ctrl + clique para seguir o Link. Assista todos os vídeos e aprofunde seus conhecimentos.

Avaliação de Aprendizagem Discente

Módulo 1 Encontro 01 Encontro 02 Entrevista Módulo 2 Encontro 03 Encontro 04 Encontro 05 Encontro 06 Entrevista Módulo 3 Encontro 07 Encontro 08 Encontro 09 Encontro 10 Encontro 11 Encontro 12 Encontro 13 Encontro 14 Entrevista

(24)

Referências

Documentos relacionados

Participação do candidato em atividades de gestão científica, tecnológica e de inovação, ou na observação e monitorização do sistema científico e tecnológico ou do

no dia 25 de junho de 2016, das 14h30 às 16h30, no Laboratório de Informática, 1º andar, no Campus Dom Idílio José Soares, sito à Avenida Conselheiro Nébias, nº 300, em

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

PREPARATÓRIO PARA A CERTIFICAÇÃO PMI-SP® Curso presencial para preparar e orientar profissionais para o exame de Certificação PMI-SP® (Scheduling Professional) do

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

1 Empreendimento: ARAR PEDRAS MINERAÇÃO LTDA... 1 Empreendimento: ARAR PEDRAS

Resultados de pesquisas de satisfação realizadas mensalmente na Instituição apontavam diversas inconformidades ligadas, por exemplo, a conflitos e estresse no atendimento, falhas na