• Nenhum resultado encontrado

ZEBU* Nelore Tabapua ~ * Brahman

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ZEBU* Nelore Tabapua ~ * Brahman"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

ZEBU

*

*

(2)

Responsável Dados Técnicos:

Gerente Técnico Comercial NO | NE | CO - Caio Tristão

Projeto Gráfico e Editoração:

Supervisora de Marketing Semex Brasil - Daniele Vanelli

Impressão: Impressora Mayer Tiragem: 5.000 exemplares Data da Veiculação: Junho/2010 - Edição Anual Contato: marketing@semex.com.br * É permitida a reprodução deste material desde que citada a fonte.

Nelson Eduardo Ziehlsdorff Caio Tristão

Diretor Presidente Semex Brasil Gerente Técnico Comercial - NO/NE/CO

* *

Nelore Tabapua Brahman

~

A Semex Brasil buscando sempre soluções e informações consistentes para os seus clientes e parceiros, tem a satisfação de apresentar o catálogo de corte 2010 das raças zebuínas, que ressalta a filosofia da empresa em trabalhar sempre com a genética balanceada e funcional.

Conforme mencionamos em nossa Revista Balance Brasil publicada em Janeiro deste ano, a Semex está focada em alguns objetivos como, Pessoas, Programas, Produtos e Serviços, e é com essa missão que buscamos as melhores opções em reprodutores que venham a atender as necessidades de seu rebanho, seja ele de 50, 500 ou 5.000 Vacas, a Semex Funciona em todo lugar! Diante da expressão do Brasil no mercado internacional de carnes, da parcela que o agronegócio tem em nossa economia e da responsabilidade que passa a nos caber, fica evidenciada a necessidade de acerto em cada uma de nossas decisões no gerenciamento da concorrida atividade pecuária.

A Semex Brasil continua com o compromisso de sempre oferecer INFORMAÇÃO de qualidade para subsídio da escolha mais acertada dos touros a serem utilizados via inseminação artificial no seu projeto pecuário.

Dentro deste compromisso, ampliamos a nossa bateria de touros Zebu, possibilitando ainda mais opções de reprodutores provados que certamente virão agregar em produtividade em todas as fases do ciclo pecuário, desde a cria, com as características maternais, recria com as de desempenho, e as de carcaça, focando a engorda e o abate.

Certos de que EFICIÊNCIA é a palavra de ordem para a era na qual vivemos, o foco nas opções de touros, que aqui são considerados como ferramentas de melhoramento genético, e conseqüente incremento na produção, buscamos ofertar animais expoentes dos maiores selecionadores de nosso país, voltados para a produção de carne em sistema de pastejo, visando proporcionar um portfólio que venha a complementar cada linha de trabalho de nosso setor.

Nossa empresa, na busca de melhoria contínua, vem complementando sua força de vendas, treinando-os para levar informação assertiva até o campo, bem como o corpo de técnicos, que está sendo apresentado no final de nosso catálogo, visando agregar ainda mais valor a cada encontro e a cada atividade nas fazendas.

Enfatizamos cada vez mais nossa conduta de trabalho: informação de qualidade, pessoas capacitadas e comprometimento com os resultados de nossos clientes. Buscando sempre esta excelência em todos os processos internos e externos, fomos certificados com a ISO 9001.

Entre em contato com a Semex para agendarmos uma visita à sua propriedade, será muito gratificante para nós. Esperamos que o novo layout do catálogo de corte Zebu 2010 atenda as suas expectativas e contribua para o melhoramento genético do rebanho nacional.

(3)

Critérios de Seleção

Quem fornece os dados sobre as Avaliações Genéticas dos Touros?

Todos os touros da bateria Semex passaram por testes de desempenho, provas de ganho de peso e/ou avaliações genéticas (teste de progênie, marcadores moleculares). Este filtro garante que somente os melhores entre os melhores terão sua genética multiplicada. Para isso, várias ferramentas tecnológicas são utilizadas simultaneamente para que a seleção dos reprodutores seja a mais apurada possível e traga com isso resultados mais confiáveis e promova a mudança de forma mais rápida no perfil genético e desempenho dos rebanhos onde os touros serão utilizados. A tecnologia mais amplamente utilizada atualmente são as DEPs, ou seja, avaliações de desempenho dos animais do rebanho, onde são obtidas as Diferenças Esperadas na Progênie (DEP) comparando-se de forma adequada animais em diferentes fazendas, grupos e manejos. Desta forma, as comparações são geradas em conjunto, e a informação final (DEP) para diversas características serve justamente para COMPARAR um animal com outro, essencialmente. Atualmente, destacam-se alguns programas de avaliação genética:

Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore

Teve início em junho de 1988, com a primeira reunião entre criadores e pesquisadores da USP de Ribeirão Preto. O objetivo do PMGRN é subsidiar o criador com as ferramentas de seleção, buscando maximizar o ganho genético e lucratividade do seu empreendimento. Anualmente é publicado o Sumário de Animais Jovens, Touros e Matrizes com as DEPs para cada uma das características avaliadas. A base de dados possui cerca de 1 milhão de animais e 3,5 milhões de pesagens e aferições de perímetro escrotal cadastrados. Os dados são calculados por uma instituição sem fins lucrativos - ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) associada a Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de diversos pesquisadores brasileiros e do exterior. Assim, o programa Nelore Brasil já identificou centenas de touros superiores e consagrados na pecuária nacional. O principal índice fornecido por esta instituição é o MGT, Mérito Genético Total, que leva em consideração a ponderação de várias características de valor econômico em um único valor.

A Conexão Delta G é uma associação de pecuaristas buscando gerar e utilizar tecnologia de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. Atualmente, é composta por 53 fazendas e 28 empresas, todas direcionadas para a produção intensiva de carne, buscando atuar nas mais diversas áreas que compõem a produção animal e também representatividade na cadeia produtiva. As empresas participantes estão localizadas nos principais pólos de produção e processamento da cadeia da carne com fazendas em 7 estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. O objetivo é desenvolver um programa de melhoramento genético obtendo animais geneticamente superiores e mais produtivos propagando essa genética e obtendo maiores ganhos. A avaliação dos animais é feita através das características fenotípicas que expressam produção num enfoque bem amplo, não apenas levando em consideração o peso do animal, mas também a composição do peso, através de características morfológicas como a conformação da carcaça, sua musculosidade e precocidade. Esta avaliação é feita nas fazendas por técnicos treinados e enviada para o GENSYS, especializado em melhoramento genético, que analisa os dados, e os resultados da avaliação ainda originam o Sumário Delta G e participam do Sumário Aliança.

A CFM iniciou suas atividades no Brasil em 1908. Em 1980 começou o processo de seleção massal de seu rebanho Nelore, envolvendo 50 mil matrizes. Em 1995, iniciou seus os trabalhos de avaliação genética através de controle zootécnico individual de seus animais, onde todos os animais passaram a ser analisados em conjunto através de um programa de avaliação genética para geração de Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) sob orientação do Grupo de Melhoramento Animal (GMA) da USP, campus de Pirassununga. Os animais são avaliados para características produtivas, desde peso ao nascer, peso a desmama, materno total, ganho de peso, conformação, musculosidade, precocidade, perímetro escrotal, probabilidade de prenhez de novilhas e permanência no rebanho. Estas medições fornecem o Índice CFM que é a maneira mais prática de proceder comparações entre os animais avaliados.

Em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, a Embrapa é a responsável pelo programa de melhoramento genético de diversas raças de corte. A Embrapa Gado de Corte há 25 anos conduz trabalhos de pesquisas e desenvolvimento na área de melhoramento animal em bovinos de corte. A crescente demanda por informações e técnicas para aumentar a eficiência do setor produtivo de carne bovina, levou a Embrapa Gado de Corte a desenvolver o GENEPLUS, um programa de melhoramento genético animal, criado para auxiliar os produtores de bovino de corte.

Utilizando-se da inovadora tecnologia de marcadores genéticos (seqüências do DNA que codificam para características produtivas econômicas relevantes), IGENITY permite aos criadores complementar e antecipar suas decisões de seleção, manejo e marketing. Conhecendo-se o perfil genético do rebanho e também dos reprodutores através da análise do DNA, é possível identificar animais com características produtivas desejáveis alinhadas aos objetivos econômicos de cada pecuarista e utilizá-los para transferir essas qualidades a todo o rebanho. É uma tecnologia nova e em ascensão, que pode antecipar e auxiliar a tomada de decisões, promovendo redução de custos e aumento da produtividade. Ideal para utilização em conjunto com as avaliações genéticas (DEPs).

(4)

Como Interpretar as Informações dos Touros?

A equipe de técnicos e colaboradores da Semex desenvolveu uma avançada metodologia gráfica que facilita a visualização do perfil de cada reprodutor. Estas informações foram agrupadas em uma única tabela, e leva em consideração a Avaliação Funcional do Reprodutor e Perfil Linear da Progênie, além do Perfil Igenity (quando disponível) e a Avaliação Genética oficial e atualizada.

Interpretação das Provas

Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 0,67 0,03 15% 0,70 3,08 20% 0,69 5,22 15% Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365

0,72 11,56 10%

0,72 12,97 5%

0,69 0,31 10%

Maternal MP210 Idade ao Primeiro Parto DIPP

Peso ao Sobreano Parto Precoce D3P Peso da Carcaça 0,12 3,01 10% 0,19 -0,88 4% Escore 1 0,25 60,70 0,5% Escore 1

Área de Olho de Lombo AOL

Área de Olho de Lombo Espessura de Gordura DEG

Espessura de Gordura Mérito Genético Total MGT

Maciez 0,62 1,78 0,5% Escore 1 0,69 0,17 1% Escore 1 0,53 -17,02 3% Escore 1 Escore10 Escore10 Escore10 Escore10 Escore10 Avaliação Genética Perfil Igenity 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

ACC DEP Média TOP/Rank

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 254cm Peso ao Nascer 32Kg Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 163cm Peso ao Desmame 285Kg Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.136Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 43cm Largura Corporal Comprimento Corporal 187cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Avaliação Genética: Sumário ANCP/USP - MAR/2010

Informações sobre as características morfológicas (fenotípicas) do reprodutor, além de pesagens e mensurações que tem por objetivo auxiliar a tomada de decisão. Expressas em escores de 1 a 5.

Este grupo de informações tem como objetivo passar um retrato de como os filhos(as) dos reprodutores se desenvolvem. Leva em consideração os dados de CAMPO nas fazendas onde foram utilizados, a avaliação genética e

a opiniões de técnicos e consultores. Conjunto de características avaliadas pelos Programas de Seleção, onde são encontradas as DEPs. A fonte desta informação está citada na parte inferior do gráfico.

As estimativas Igenity avaliam cada característica através de escores que vão de 1 a 10, levando em consideração vários marcadores molecurares (DNA) para cada uma destas características. Escores maiores evidenciam a presença da característica no DNA do reprodutor e permitem auxiliar os criadores a explorar o potencial genético do rebanho.

Os 3 conceitos são fundamentais

A DEP prediz a habilidade de transmissão genética de uma determinada característica de um animal avaliado como progenitor, ou seja, em comparação com a progênie de outros touros da mesma avaliação. Serve como guia de UTILIZAÇÃO OU NÃO de um touro.

A ACC é uma medida que vai de 0 a 0,99 (0 a 99%) e representa o quanto de informação determinado touro possui para as diversas características. De forma geral, valores maiores de Acurácia significam que o touro possui uma maior quantidade de filhos avaliados, o que torna sua DEP mais confiável e diminui a possibilidade de mudança. Serve como guia da INTENSIDADE de uso dos touros.

Quando as avaliações genéticas são finalizadas, os touros são ranqueados para todas as características, do primeiro ao último. Assim, um touro TOP 1% significa dizer que este está entre os 1% melhores para determinada característica, ou seja, o melhor entre 100 animais, ou está entre os 10 melhores entre 1000. Um touro TOP 0,1% é o melhor entre 1000 animais avaliados.

(5)
(6)

No início da década de 80, desenvolveu uma seleção baseada no modelo animal. No começo da década de 90 entrou para o programa Nelore

Brasil, coordenado pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), onde atualmente participam da avaliação mais de 479

fazendas com o universo de aproximadamente 1.500.000 de animais, dos mais renomados selecionadores do país. A partir deste período

implantou o Programa de Qualidade Genética Aditiva, cujo compromisso baseia-se em que os filhos tem como preceito, serem iguais ou

superiores aos seus pais, eliminando obrigatoriamente TODOS os animais inferiores.

Neste programa de qualidade são valorizadas as características de maior valor econômico como: fertilidade, precocidade sexual e precocidade de

acabamento, aliada à qualidade de carne e rusticidade. Os resultados começaram a aparecer com o reconhecimento pela ANCP através do Prêmio

de Produtor com MAIOR PROGRESSO GENÉTICO no Programa Nelore Brasil; prenhez de 74% de todas as novilhas de geração 2008 acasaladas

entre os 11 e 14 meses de idade; o touro REM Oneraldo, Líder Igenity para maciez de carne e conquista da liderança do Sumário de touros ANCP

por três anos consecutivos (2008/2009/2010). O Programa de Seleção Genética Aditiva mostrou-se de tanto sucesso que foi implantado nas raças

Braunvieh (Pardo-Suíço Corte), Composto Tropical Montana e Gir Leiteiro, onde todos os animais são criteriosamente avaliados. Atualmente

possui o rebanho LÍDER em avaliação para TODAS estas raças.

Dentro do Programa de Seleção Genética Aditiva vários critérios são utilizados para identificar os animais geneticamente superiores. Estes

critérios são: Longevidade Produtiva, Fertilidade, Precocidade Sexual & Habilidade Materna, Crescimento & Conformação Frigorífica,

Acabamento de Carcaça, Temperamento Dócil e Caracterização Racial (Funcional). Para tanto são utilizadas TODAS as tecnologias disponíveis

para a mensuração, identificação e quantificação de resultados. Assim, o manejo é realizado totalmente a campo, as novilhas são desafiadas

precocemente, os animais avaliados para ultra-sonografia de carcaça e testicular, escores visuais e marcadores moleculares. Tudo isso para

GARANTIR uma correta identificação da genética nas gerações seguintes.

Laucídio Coelho, pecuarista do antigo estado de Mato Grosso, buscando a melhoria genética em seu rebanho, adquiriu em 1941 de José Barbosa,

pecuarista de Uberaba, 200 reprodutores Nelore PO. Já em 1950 adquiriu uma partida de vacas do Dr. Menezes da fazenda Indiana do antigo

estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro. Ávido por melhoria na produção, foi precursor no estado na utilização de maquinário agrícola e

adoção de vacinação contra brucelose em todas as fêmeas de seu rebanho, realizando seleção genética para as características que mais

valorizava: rusticidade, fertilidade e precocidade de acabamento.

Em 1976, devido a processo sucessório, Hélio Martins Coelho, médico e filho caçula de Laucídio recebeu parte deste rebanho. Devido à formação

cultural concluída nos EUA, o Dr. Hélio Coelho imprimiu neste rebanho modernos conceitos de seleção de animais a campo, por desempenho

econômico e funcional. Neste mesmo ano iniciou parceria de pesquisas com o Centro Nacional de Gado de Corte - EMBRAPA visando a melhoria

nutricional e genética de seu rebanho.

O Programa de Qualidade Genética Aditiva

A Origem

O Programa Genética Aditiva

Os Critérios de Seleção

Desta forma o Programa de Seleção Genética Aditiva considera que cada animal VALE seu potencial genético

medido e é possível buscar a excelência em ganhos máximos de produção dando prioridade às características

econômicas e funcionais, sem prejuízo das características raciais.

(7)

Criador & Proprietário: Hélio Coelho & Filhos| Reg.: REM 4237

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

REM Ricket

REM Ricket

Quark Col. Zefec Abdala Rambo da MN Bnuva Col. REM Fiza Pai Nasc.: 29/09/2006 Qabus Col. Punhal de Garça Gota da Esp. Izoldina Esmeralda A 1359 da MN Ludy de Garça Tango REM Nona Mãe

Desempenho INDISCUTÍVEL: seus filhos têm se destacado sobremaneira, já à desmama, dentros dos rebanhos da Genética Aditiva;

Destaque em suas avalições genéticas para todas as características avaliadas, em especial para as correlacionadas à precocidade sexual e de carcaça;

No Sumário da ANCP/USP 2010 é o melhor filho de Quark Col; Pacote completo: prova e caracterização racial!

Indicações: filhas de Legat, Provador, Marisco, Pacará, Atma, Fajardo, BigBen SN e CFM Backup.

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto Profundidade Corporal Perímetro Escrotal Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

I

T

R

C K E

3

MGT

Maciez Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10

Perfil Igenity TOP/Rank

Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 0,30 1,35 100% 0,29 5,57 2% 0,28 9,90 1% Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365

0,34 18,86 0,5%

0,35 21,43 0,5%

0,33 1,68 0,1%

Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P

0,20 3,58 1%

0,19 -1,01 3%

0,19 56,75 1%

Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Gordura DACAB Mérito Genético Total MGT

0,31 2,08 0,5%

0,31 0,07 10%

0,30 23,21 0,1%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Ricket

(8)

Criador & Proprietário: Hélio Coelho & Filhos| Reg.: REM 4339

REM Rinópolis

Muita PRODUTIVIDADE: união de forças vindas do IZ de Sertãozinho e Manah;

Filho de uma irmã inteira do REM Nostauro: Rambo MN x REM Jurpila (filha de Quark Col), vaca destaque no rebanho da Genética Aditiva.

Destaque desde que foi identificado como touro jovem nas avaliações do rebanho da Genética Aditiva;

Melhor filho de Provador IZ, segundo as avaliações do Sumário ANCP/USP 2010; Performance comprovada em qualquer idade: expoente nas avaliações para peso à desmama, ao ano e ao sobreano;

TOP 0,1% nas avaliações de Produtividade Acumulada.

Indicações: 1646 MN, Helíaco, Gandhi, Ranchi, Bitelo SS, Panagpur, Enlevo, Fajardo, BigBen SN, CFM Backup, Paysandu, Atma e Basco.

REM Rinópolis

Provador Marisco Cadente 576 Pai Nasc.: 23/10/06 Escaldado Rambo da MN REM Jurpila Unitivo 2203 Quark Col. Nuanca 1096 REM Gerpa Gama A 1359 da MN Tango REM Nastral Mãe

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto Profundidade Corporal Perímetro Escrotal Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Maciez Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 0,28 2,03 100% 0,27 9,05 0,1% 0,28 14,49 0,1% Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365

0,32 24,49 0,1%

0,32 27,83 0,1%

0,32 0,58 3%

Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P

0,16 2,38 10%

0,16 -1,14 2%

0,15 60,70 0,5%

Área de Olho de Lombo AOL Espessura de Gordura DACAB Mérito Genético Total MGT

0,31 1,37 2%

0,31 -0,08 70%

0,26 21,60 0,1%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

Perfil Igenity 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 TOP/Rank

Rinopolis

(9)

Criador & Proprietário: Hélio Coelho & Filhos | Reg.: REMT 2831

REM Nostauro

REM Nostauro

Rambo da MN Tango Quark Col. A 1359 da MN REM Gerpa Pai Nasc.: 05/12/02 1171 Gim de Garça Juizarana Ferpa

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

2892 da MN Bnuva Col. 1804 Zefec Abdala REM Jurpila Mãe

O pai de suas próximas matrizes!

REM Nostauro une produções e características maternais, fruto de sua genealogia: Rambo MN x Quark Col.

Filho de REM Jurpila, fêmea destaque no rebanho da Genética Aditiva, produzindo 91 filhos, sendo 63 TOP 0,1%, 24 TOP 0,5%, 3 TOP 1% e 1 TOP 2%;

Destaque no Sumário ANCP/USP 2010 ainda para a característica de Produtividade Acumulada (DPAC).

Indicações: 1646 MN, Marisco, Fajardo, Legat, Atma, CFM Backup, Nurmahal, Basco, Provador, Ilustre e Helíaco.

Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 0,76 1,81 100% 0,79 7,92 0,1% 0,79 10,90 0,5% Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365

0,81 14,95 2%

0,79 19,03 0,5%

0,72 0,28 15%

Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P

0,42 3,17 2%

0,41 -0,94 4%

0,49 53,60 3%

Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB Mérito Genético Total MGT

0,72 0,68 10%

0,72 -0,32 100%

0,65 15,38 0,5% Avaliação Genética

Perfil Igenity 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

ACC DEP Média TOP/Rank

Maciez Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 262cm Peso ao Nascer 38Kg Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 174cm Peso ao Desmame 285Kg Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.176Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 42cm Largura Corporal Comprimento Corporal 189cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Nostauro

Nelore Padrao

~

(10)

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária Ltda. | Registro: REM 4717

REM Sumário

REM Sumário

Provador Marisco Zefec Abdala Cadente REM Gaca Pai Nasc.: 13/10/2007

-Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Gama Esmeralda A 138 Escaldado Ludy de Garça REM Jogada Mãe

PROMISSOR: potencial identificado ainda como touro jovem no rebanho da Genética Aditiva;

Destaque no 6° Leilão Genética Aditiva, quando teve metade de sua propriedade comercializada por R$ 108.000,00, em 2009;

Aliando os atributos das linhagens IZ e Ludy, destaca-se no Sumário ANCP/USP 2010, para as características maternais, de crescimento e reprodutivas;

Excelente opção para programas de melhoramento genético; Indicações: Iguaçu e Visual.

Peso ao Nascer

Maciez

DPN Peso aos 120 dias

Peso a Desmama Rendimento de Carcaça DP120 Peso ao Desmame Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Dp210 0,23 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 1,77 100% 0,28 7,67 0,5% 0,28 12,25 0,1% Peso ao Ano Dp365 Peso ao Sobreano Dp450 Perímetro Escrotal DPE 365

0,33 21,42 0,1%

0,33 23,50 0,1%

0,33 0,96 0,5%

Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P

0,16 2,32 10%

0,16 -0,98 4%

0,14 55,45 2%

Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB Mérito Genético Total MGT

0,30 2,14 0,5%

0,30 0,02 20%

0,27 21,03 0,1%

Avaliação Genética

Perfil Igenity

ACC DEP TOP/Rank

TOP/Rank

Média

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Estrutura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer 27Kg Precocidade de Acabamento Altura na Garupa Peso ao Desmame XXKg Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 780Kg (34M) Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 47cm (34M) 175cm 241cm 159cm Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Sumario

Nelore Padrao

~

(11)

Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 0,63 -0,05 10% 0,64 5,68 2% 0,63 7,94 0,1% Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365

0,54 14,75 2%

0,47 16,74 1%

0,40 1,06 0,5%

Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P

0,14 3,08 2%

0,12 -0,86 10%

0,13 52,30 10%

Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB Mérito Genético Total MGT

0,28 -0,73 80%

0,28 0,41 0,5%

0,36 17,76 0,1% Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

Maciez Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REM 3992

REM Quilano

REM Quilano

REM Nítido Rambo da MN Zefec Abdala REM Finca Calmaria II Pai Nasc.: 05/11/05 Punhal de Garça -Icen

-Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

A 1359 da MN Esmeralda A138 Tango Ludy de Garça REM Jamaria Mãe

Precocidade é a tônica de REM Quilano: posiciona-se entre os líderes para Terminação e Precocidade Sexual dentro do Sumário ANCP/USP 2010;

Filho de REM Nítido, touro ranqueado entre os 10 melhores para precocidade e terminação no mesmo Sumário;

Agrega ainda valor, segundo suas avaliações genéticas, às características maternais e de ganhos;

Indicações de diversos técnicos em acasalamentos que buscam funcionalidade, inclusive na categoria de novilhas;

Indicações: 1646 MN, Fajardo, Provador, Nurmahal, Marisco, Jayamu, Atma, CFM Backup, Basco, Legat, Ilustre, Bitelo SS e Panagpur.

Quilano

(12)

0,72 -0,19 5% 0,74 1,27 50% 0,74 3,23 40% 0,76 9,36 15% 0,75 10,29 15% 0,72 0,38 10% 0,36 1,26 30% 0,35 -1,27 1% 0,44 57,50 1% 0,69 1,75 1% 0,69 0,43 0,5% 0,61 10,54 5%

ACC DEP Média TOP/Rank

Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365 Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB Mérito Genético Total MGT

Avaliação Genética Maciez Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Perfil Igenity

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REMC 807

REM Noturno

REM Noturno

REM Jairo

Nur Mahal Col.

Rem Imigrante REM Gaia Rem Firmina Pai Nasc.: 22/11/2002 Anil CM Punhal de Garça Haia Irmina

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Salvatela Col. Zoitakta Legat MJ O. D’Àgua Zefec Abdala REM Lisboa Mãe

Dentro do perfil de produção de REM Noturno o ponto marcante é FUNCIONALIDADE!

Impressiona pelo biotipo moderno de sua progênie, além de ser o touro cujas filhas apresentam maior índice de prenhez nos desafios de precocidade sexual;

Filho de REM Lisboa, que pariu aos 2 anos de idade, em regime de pasto e que é mãe de 3 touros destaque da Genética Aditiva;

Também figura entre os líderes para Precocidade de Terminação de Carcaça; sendo TOP 0,5% no Sumário ANCP/USP 2010;

Indicações: Fajardo, Bitelo SS, 1646 MN, Rambo, Atma, Voltaire, CFM Backup, Provador, Paysandu, Marisco e BigBen SN.

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 254cm Peso ao Nascer 32Kg Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 163cm Peso ao Desmame 285Kg Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.136Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 43cm Largura Corporal Comprimento Corporal 187cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Noturno

Nelore Padrao

~ Noturno

(13)

0,41 1,24 90% 0,41 7,23 0,5% 0,42 9,61 1% 0,38 18,41 0,5% 0,36 19,53 0,5% 0,21 0,35 10% 0,20 0,81 40% 0,20 -0,59 20% 0,19 56,40 1% 0,23 1,07 4% 0,23 -0,10 80% 0,27 14,48 1% Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10

Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365 Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB Mérito Genético Total MGT

Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Escore 1 Escore 10 Perfil Igenity Maciez

ACC DEP Média TOP/Rank

Peso ao Nascer DPN

Avaliação Genética

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REMT 3278

REM Mr. Carcaça

REM Mr. Carcaça (REM Pluto)

Marisco Escaldado Zefec Abdala Gama Hiomara Pai Nasc.: 23/05/2004 Caduco Pollavan da Pet Cartilha Barrinha

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Alheira Esmeralda A 138 Andarilho Ludy de Garça REM Jiomara Mãe

Seu nome resume suas maiores qualidades!

Touro que imprime muita abertura de peito, profundidade de costelas e musculosidade, dando sequência ao trabalho do IZ de Sertãozinho, aliado a mãe Zefec Abdala;

Este biotipo moderno é fruto de um conjunto de DEPs que se destacam para as características de ganhos desde o nascimento até o sobreano, aliadas à Musculosidade;

Suas filhas são destaque nos desafios de precocidade sexual no rebanho da Genética Aditiva;

Indicações: Ranchi, Legat, Fajardo, Golias, Voltaire, Atma, Nurmahal, Rambo, CFM Backup, Paysandu, BigBen SN e 1646.

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 262cm Peso ao Nascer 40Kg Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 161cm Peso ao Desmame 238Kg Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.152Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 40cm Largura Corporal Comprimento Corporal 182cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Nelore Padrao

~

Mr. Carcaca

~

REM Mr. Carcaça

(14)

0,47 1,64 100% 0,56 5,60 2% 0,53 8,55 2% 0,57 16,51 1% 0,57 15,62 2% 0,53 0,84 0,5% 0,19 0,76 50% 0,16 -0,97 4% 0,14 56,85 1% 0,51 1,32 3% 0,51 -0,12 80% 0,41 15,03 0,5% Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365 Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB MGT Maciez Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura

ACC DEP Média TOP/Rank

Avaliação Genética

Mérito Genético Total

Perfil Igenity 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Stayability

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REMC 553

REM Nashe

REM Nashe

Everest III Everest Imp. Zefec Abdala Cora Imp. REM Haga Pai Nasc.: 07/10/2002

-Jabalpur POI da Pet

-Maga

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

-Esmeralda A 138 -Ludy de Garça REM Kendra Mãe

REM Nashe: precocidade sexual aliada à performance em ganhos, com opção de sangue!

Suas filhas compõem mais um dos seletos grupos nos resultados de prenhez no desafio de precocidade sexual com a marca de 57%;

Incrementa valor às características maternais, destacando-se para Produtividade Acumulada e Peso Adulto de Vacas;

Indicações: BigBen SN, Ranchi, Rambo, Napoleão, Legat, CFM Backup, Oficial, Pacará, Marisco, Voltaire, Nur Mahal e Fajardo.

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 255cm Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 163cm Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.110Kg 41Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 43cm 248Kg Largura Corporal Comprimento Corporal 189cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Filhas de REM Nashe

Nashe

(15)

Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 0,26 1,79 100% 0,26 9,11 0,1% 0,27 13,57 0,1% Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365

0,28 19,36 0,5%

0,27 23,38 0,1%

0,18 0,00 50%

Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P

0,12 2,33 10%

0,12 -0,73 10%

0,11 53,05 4%

Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB Mérito Genético Total MGT

0,30 1,70 1%

0,30 0,34 0,5%

0,20 16,05 0,5%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REM4374

REM Royal

REM Royal

REM Nachif Rambo da MN Marisco Hagale 27 Rema Ifada Pai Nasc.: 28/10/2006

-Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

A 1359 da MN Gama Tango Escalado Marisca TE Mãe

REM Royal é sinônimo de PRODUTIVIDADE!

Posicionado na seleta faixa de animais expoentes para as características de ganho de peso, qualidade de carcaça e maternais;

Filho de REM Nachif (Rambo MN), colocado como o 4° Melhor Touro do Sumário ANCP/USP 2010 para Acabamento de Carcaça, em mãe Marisco IZ;

Indicações: 1646 MN, Helíaco, Gandhi, Ranchi, Bitelo SS, Panagpur, Enlevo, Fajardo, BigBen SN, CFM Backup, Paysandu, Atma e Basco.

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 255cm Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 163cm Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.110Kg 41Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 43cm 248Kg Largura Corporal Comprimento Corporal 189cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Royal

Nelore Padrao

~

(16)

0,49 1,17 90% 0,47 6,16 1% 0,48 8,80 2% 0,46 15,86 1% 0,45 15,09 3% 0,37 1,00 0,5% 0,15 3,38 1% 0,16 -0,65 15% 0,19 49,05 40% 0,25 0,30 20% 0,25 0,04 15% 0,33 17,01 0,5%

ACC DEP Média TOP/Rank

Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365 Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB Mérito Genético Total MGT

Avaliação Genética Maciez Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Perfil Igenity

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REMC 1296

REM Oneraldo

REM Oneraldo

REM Lustre Eslavo NF da Eld. Onassis Col. REM Ifagar REM Jota Pai Nasc.: 24/11/2003 Faleno

Nur Mahal Col. REM Faga

REM Gimota

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Tusmina de Garça Bnuva Col. Legat MJ O. D’Água Zefec Abdala REM Mel Mãe

Destaca-se em sua avaliação genética, principalmente, nas característ cas maternais, reprodutivas e de desempenho.

Filho de REM Mel (Onassis Col), matriz do núcleo de super precoces da Genética Aditiva, que aos 8 anos possui 7 crias;

Trata-se de ferramenta para incremento de carcaça, seja em comprimento, seja em profundidade de costelas, com a resssalva para caracterização racial;

Indicações: Helíaco, Rambo, Provador, Ranchi, Basco, Janajur, Gandhi, Marisco, Nurmahal, 1646.

i

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 248cm Peso ao Nascer 37Kg Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 165cm Peso ao Desmame 209Kg Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.160Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 42cm Largura Corporal Comprimento Corporal 189cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Oneraldo

Nelore Padrao

~

(17)

Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 0,51 2,60 100% 0,63 8,44 0,1% 0,63 13,20 0,1% Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365

0,60 15,62 1%

0,48 20,58 0,5%

0,46 0,66 2%

Maternal MP 201 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P

0,21 4,14 0,5%

0,21 -0,58 20%

0,21 48,85 50%

Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB Mérito Genético Total MGT

0,31 1,31 3%

0,31 -0,09 80%

0,40 17,43 0,1%

Avaliação Genética

Perfil Igenity 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

ACC DEP Média TOP/Rank

Maciez Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REM 3914

REM Quartudo

REM Quartudo

Quark Col. Zefec Abdala 1646 da MN Bnuva Col. REM Habba Pai Nasc.: 04/10/2005 Qabus da Cal. Herói da S. Marta Gota da Esp. Lavor da RB

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Esmeralda A 138 Hialita Lamu Ludy de Garça Barranco 1171 REM Kabi Mãe

Caracterização Racial e Produtividade são marcas de REM Quartudo, que une Colonial Agropecuária a Manah;

Filho de REM Kabi (1646 da MN), pertencente ao núcleo de doadoras da Genética Aditiva e colocada entre as TOP 0,1% na ANCP 2010;

Impressiona pelas DEPs maternais e pelo desempenho de seus filhos tanto à desmama quanto ao sobreano;

Indicações: Legat, Paysandu, Provador, Rambo, Marisco, Fajardo, Nurmahal, Pacará, Atma, BigBen SN e CFM Backup.

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 236cm Peso ao Nascer XXXKg Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 165cm Peso ao Desmame XXXKg Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 793Kg (35m) Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 38cm (35m) Largura Corporal Comprimento Corporal 171cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Quartudo

Nelore Padrao

~

(18)
(19)

A Agro-Pecuária CFM iniciou suas atividades no Brasil em 1908. Em mais de 100 anos de história no país, foi pioneira na utilização de enfoque

empresarial na exploração agrícola e pecuária. Atualmente a empresa está centrada no setor agrícola, com destaque para a cana de açúcar, e pecuária

sendo líder do mercado brasileiro na produção de touros geneticamente avaliados.

Na produção de bovinos de corte, a CFM foi pioneira na seleção massal da raça Nelore. Em 1980 iniciou a seleção para produção da necessidade interna

dos touros de reposição com foco em características de real valor econômico como peso, precocidade sexual e de acabamento.

A CFM iniciou seus trabalhos de avaliação genética através de controle zootécnico individual de seus animais, e em 1995, todos os animais passaram a ser

analisados em conjunto através de um programa de avaliação genética para geração de Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) sob orientação do

Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da USP, campus de Pirassununga.

O Programa da CFM foi o primeiro projeto da raça Nelore a ser aprovado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária a Abastecimento (MAPA)

para a emissão do CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção, programa instituído pelo MAPA em 1995. O reconhecimento do MAPA garante

que somente os animais efetivamente melhoradores sejam utilizados internamente e comercializados como touros, limitando ao máximo de 30% dos

melhores animais nascidos em cada safra. O CEIP é a garantia de ganhos efetivos de produtividade.

Todo o processo de seleção dos animais é realizado com base em medidas rigorosas, tomadas de animais criados totalmente em regime de pastagem,

com mensuração de características ligadas ao desempenho reprodutivo, ponderal e de conformação frigorífica. O Programa de seleção do Nelore CFM é

feito totalmente a pasto, pois entendemos que assim estamos selecionando animais de maior eficiência ao sistema de produção mais difundido no país e

de menor custo de produção.

Para os critérios de seleção são utilizados características de peso, conformação de carcaça e precocidade sexual, que compõem o Índice CFM, formado pela

ponderação abaixo.

I CFM

= 20% + 40%

PD

GPSob

+ 20%

Musc

+ 20%

PE

I CFM = Índice CFM que é utilizado para classificar e ranquear os animais dentro da avaliação genética e parâmetros para emissão do CEIP, segundo os critérios do MAPA.

PD = Peso a desmama ajustado para 7 meses ou 205 dias de idade. Este peso é importante para seleção de vacas mais eficientes, que desmamem um bezerro bom e pesado todo ano.

GPSob = ganho de peso da desmama ao sobreano (18 meses). Este é o peso que tem mais importância para a CFM, pois é o ganho de peso feito totalmente a pasto, sem influência do ambiente e leite materno, e por isso é o ganho de peso de menor custo para o produtor.

Musc = é uma avaliação visual da quantidade de músculo na carcaça do animal. A CFM realiza esta avaliação visual para obter animais mais pesados e que têm mais carne na carcaça e, portanto, maior rendimento no frigorífico e desta forma, maior receita para o produtor.

PE = Perímetro escrotal aos 18 meses de idade (550 dias). Além de animais mais pesados e de melhor carcaça a CFM busca animais mais precoces sexualmente que entrarão em estação de monta mais cedo. A forma de fazer esta seleção no macho é através do perímetro escrotal que está relacionado com a precocidade sexual e puberdade da suas filhas.

Desta forma a CFM utiliza um Índice de Seleção (I CFM) focado em características de real importância e retorno econômico para a fazenda e que irá

refletir em animais mais produtivos e de maior rentabilidade na produção de carne.

(20)
(21)

Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total MAT TOTAL

0,74 1,46

0,70 16,63 0,1%

- 9,43 0,1%

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE 0,65 14,20 0,1% - 30,87 0,1% 0,66 1,64 1% Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura MUSC 0,65 0,55 0,1% 0,64 0,58 0,1% 0,65 0,63 0,1% Prenhez aos 14m PP14 Índice CFM ICFM 0,64 29,52 1% - 14,64 1%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Maciez 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Perfil Igenity

CFM Minério

CFM Minério

CFM Diamante CFM JC094487 CFM Coliseu EL532187 EL534893 Pai Nasc.: 07/10/2002 CFM Ablator CFM Papudo SF101780 GU050978 Fonte: Sumário CFM 2009 JC016684 EL501888 CFM AR217684 CFM Ti te ê SF005596 Mãe

2° Colocado no Sumário CFM/09, sendo o primeiro com disponibilidade de sêmen, dá continuidade aos trabalhos de CFM Diamante, tendo por mãe fêmea precoce filha de CFM Coliseu;

Entre os TOP 30 touros para Índice CFM, é o ÚNICO touro que está entre os líderes para PP14 (Probabilidade de Prenhez de Novilhas);

Dentro das 10 características com DEPs mensuradas pela CFM, CFM Minério é líder em 7: Peso à Desmama, Materno Total, Ganho de Peso Pós-desmama, Peso ao Sobreano, Conformação, Precocidade e Musculatura;

Touro de prova muito equilibrada entre todas as características de composição de carcaça e para os ganhos da desmama até o sobreano!

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 169cm Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.035Kg 35Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 41cm 259cm Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Criador: Agropecuária CFM | Reg.: CEIP 244346-04N1 Prop.: Francisco Ferreira Camacho & Khalil Mikhail Malouf

Minerio

´

(22)

Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total MAT TOTAL

0,72 1,06

0,68 11,84 0,5%

- 5,38 2%

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE 0,58 17,10 0,1% - 28,96 0,1% 0,60 1,34 3% Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura MUSC 0,59 0,61 0,1% 0,58 0,42 0,5% 0,58 0,47 0,5% Índice CFM ICFM - 13,52 0,1%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Maciez 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Perfil Igenity

CFM Nativo

CFM Nativo

CFM Jade CFM Granito CFM Ensino SF301597 SF397394 Pai Nasc.: 03/10/2003 CFM Century CFM Papudo SF135791 GU050978 Fonte: Sumário CFM 2009 JA003893 SF208590 CFM Capineiro CFM Barrinha SF155599 Mãe

4° Colocado no Sumário CFM/09, sendo ótima OPÇÃO de genealogia;

Sua avó paterna e mãe pertencem ao núcleo de precoces da CFM;

Seu avô materno é CFM Ensino, reprodutor TOP para PP14;

Encontra-se entre os TOP do Sumário CFM/09 para Peso à desmama / Ganho Pós Desmama / Peso ao Sobreano / Conformação.

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 179cm Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.040Kg 40Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 43cm 211cm Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Nativo

Nelore Padrao

~

(23)

Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total MAT TOTAL

0,75 0,74

0,70 7,62 5%

- 4,73 4%

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE 0,64 15,10 0,1% - 22,73 0,5% 0,68 1,73 0,5% Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura MUSC 0,65 0,36 1% 0,64 0,59 0,1% 0,65 0,61 0,1% Índice CFM ICFM - 13,03 0,1%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Maciez 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Perfil Igenity

CFM Marco

CFM Marco

CFM Jim CFM Ensino CFM Galego EL602593 RG405493 Pai Nasc.: 08/09/2002 VB RM0493 -VB 051288 -Fonte: Sumário CFM 2009 SF208590 EL400793 CFM Barrinha CFM Diamante SF432899 Mãe

6° Colocado no Sumário CFM/09; representante de duas linhagens importantes para programas de seleção do Nelore: CFM Ensino e CFM Diamante;

A presença deste genearcas como avô e bisavô, respectivamente, conferem grande segurança quanto à consanguinidade;

Destaques como TOP para as DEPs de Ganho de Peso Pós Desmama, Precocidade e Musculatura, aliado à racial bastante atrativo;

Entre os líderes para Índice CFM, é opção certeira para uso em novilhas. Estatura & Conformação

Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 166cm Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 971Kg 35Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 43cm 223cm Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Marco

Nelore Padrao

~

(24)

Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total MAT TOTAL

0,73 1,69

0,69 8,78 3%

- 3,90 10%

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE 0,59 18,00 0,1% - 26,77 0,1% 0,61 -0,20 Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura MUSC 0,61 0,51 0,1% 0,60 0,59 0,1% 0,60 0,63 0,1% Índice CFM ICFM - 12,19 0,1%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

CFM Obstinado

CFM Obstinado

CFM Hercules CFM Espartano CFM Diamante EL648195 SF224194 Pai Nasc.: 15/07/2004 CFM Ti te ê SFRM6894 SF045592 SFR236491 Fonte: Sumário CFM 2009 GU101983 EL532187 Vindouro CFM JC094487 SF029998 Mãe

18° Colocado no Sumário CFM/09; sendo o 10° com disponibilidade de sêmen;

Tem ascendência paterna na linhagem IZ, via Vindouro;

Touro bastante harmônico em suas DEPs de composição de carcaça (CPM);

MELHOR touro disponível para a DEP de Ganho de Peso Pós Desmama e TOP para Peso ao Sobreano, Conformação, Precocidade e Musculatura.

Estrutura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer 37Kg Precocidade de Acabamento Altura na Garupa Peso ao Desmame 235Kg Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 835Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 39cm Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Obstinado

Nelore Padrao

~

Criador: Agropecuária CFM | Reg.: 260342-06N2 Proprietário: CFM, Fernando Fiorese & José Valentim S. Queiroz

(25)

Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Maciez Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total MAT TOTAL

0,72 1,04

0,68 8,39 3%

- 5,92 2%

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE 0,58 14,80 0,1% - 23,17 0,5% 20% 0,61 0,75 Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura MUSC 0,59 0,36 1% 0,58 0,62 0,1% 0,58 0,61 0,1% Índice CFM ICFM - 11,88 0,1%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Perfil Igenity

CFM Núcleo

CFM Núcleo

CFM Jaraguá CFM Guaporé CFM Diamante SF035997 SF275090 Pai Nasc.: 21/10/2003 CFM Ensejo SFRM0090 EL564995 SF004678 Fonte: Sumário CFM 2009 SF201991 EL532187 CFM Hebreu CFM JC094487 SF352200 Mãe

24° Colocado no Sumário CFM/09; sendo o 11° com disponibilidade de sêmen; Presença constante de fêmeas dos núcleos precoce e super precoce da CFM em sua genealogia;

Trata-se de opção para continuidade em programas de melhoramento genético, com alternativa de genealogia na linha paterna;

Biotipo moderno e MUITO precoce, consagrando-se como TOP nas características de Ganho de Peso Pós Desmama, Peso ao Sobreano, Precocidade e Musculatura. Estatura & Conformação

Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 165cm Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 968Kg 33Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 43cm 240cm Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Nelore Padrao

~

Nucleo

Criador: Agropecuária CFM | Reg.: CEIP 243310-05N1 Prop.: CFM, Fernando Fiorese & José Valentim S. Queiroz

(26)

Peso ao Nascer PN Ganho do Nascimento à Desmama GND Índice Desmama I DESM

-0,09

3,49 2 5

14,70 1

Dias para 400Kg DIAS 400 Ganho do Nascimento ao Sobreano GNS Conformação (Sobreano) CS 22,17 3 4,90 3 0,24 1 Precocidade (Sobreano) PS Musculatura (Sobreano) MS Umbigo (Sobreano) US 0,23 2 0,38 1 0,01 6

Perímetro Escrotal PE/I Índice Final Aliança IND FINAL

0,44 3

10,53 1

Avaliação Genética DEP Média DECA

Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Escore 1 Escore 10 Peso a Desmama Rendimento de Carcaça Ganho Pós Desmama AOL Espessura de Gordura Stayability Escore 1 Escore 10 Maciez 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Perfil Igenity

Uirapuru AJ

Uirapuru AJ

Dicavalcanti AJ Jarrow Kulal 121389 JZ 532796 AJ Pai Nasc.: 19/10/2004 JZRM 0089 Dairut 106686 JZ 103687 JC

Fonte: Sumário Aliança Nelore 2009

-248187 JC Vindouro Visão 904599 AJ Mãe

Ferramenta para pecuária de ciclo curto!

Atualmente é o filho de Dicavalcanti AJ de melhor Musculosidade, seja na Desmama ou no Sobreano, ainda contando com o maior número de filhos e rebanhos avaliados;

Tem como avô materno Kulal AJ; assim existe a margem para cobertura de filhas de Kulal AJ, sem que haja perdas por consanguinidade (6,25%);

Agrega ainda ao pacote genético, bons aprumos, umbigo corrigido e boa caracterização racial.

Estrutura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 164cm Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 171cm 1050Kg 37Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 233cm 40cm 226Kg Largura Corporal Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Uirapuru

Nelore Padrao

~

(27)
(28)

Peso ao Nascer DPN Peso aos 120 dias DP120 Peso ao Desmame DP210 0,69 0,64 0,69 5,51 3% 60% 0,72 9,62 1% Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365

0,73 17,98 0,5%

0,73 13,02 5% 10%

0,65 0,38

Maternal MP120

Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce Espessura de Gordura D3P DACAB 0,25 2,73 4% 0,39 -0,50 25% 0,06 0,06 48,70 0,05 50% 15%

Área de Olho de Lombo Mérito Genético Total

AOL MGT 0,06 0,56 -0,35 13,33 60% 2%

Avaliação Genética ACC DEP Média TOP/Rank

Boabao da AF

Boabao da AF

Dhalai M. Velha

Visual da Zeb. VR

Punhal de Garça Azari Mata Velha

Bila AF

Pai

Nasc.: 04/10/1999

Chandu POI da Zeb. VR

Feitor

JE Zombaria da EN

Empreita

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Loteria da Zeb. VR

Teia

Padayi POI Zeb. VR

Gim de Garça Atriz da AF

Mãe

Boabao é considerado como pai de excelentes matrizes pelas informações de suas avaliações genéticas;

Destaca-se, no Sumário ANCP/USP 2010, nas características maternais e de ganhos de peso, incluindo as pesagens de 120, 210, 365 e 450 dias;

Ainda nas provas é colocado como TOP nas características de fertilidade;

Indicações: linhagens Manah, Iguaçu e IZ. Estatura & Conformação

Precocidade & Acabamento Musculatura Pouca Pouca Pouca Muita Muita Muita

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos

Indesejável Pouca Indesejável Desejável Muita Desejável Caracterização Sexual Ossatura Velocidade de Crescimento Pigmentação Porte/Tamanho Pouca Fraca Lento Fraca Pequeno Muita Forte Forte Temperamento Precocidade Sexual Perímetro Torácico 246cm Peso ao Nascer Precocidade de Acabamento Altura na Garupa 168cm Peso ao Desmame Maternal Nivelamento da Garupa Peso Adulto 1.150Kg Profundidade Corporal Perímetro Escrotal 41cm Largura Corporal Comprimento Corporal 201cm Conjunto de Carcaça Agitado Tardio Pouco Pesado Tardio Baixo Leve Baixo Inclinada Leve Raso Pouco Estreito Curto Indesejável Calmo Muito Leve Alto Rápido Pesado Plana Grande Pesado Profundo Precoce Muito Largo Precoce Comprido Balanceado Alto Avaliação Funcional

Perfil Linear da Progênie

1 1 4 4 2 2 5 5 3 3

Boabao

Nelore Padrao

~

Referências

Documentos relacionados

“1 O leite de vaca e de outras espécies animais são excelentes fontes de nutrientes e podem fazer parte de uma dieta normal de indivíduos em todas as fases do

Mangueiras hidráulicas e industriais para aplicações de petróleo e gás >> Detalhes << Vedações >> Detalhes << Comunicação de dados sem fio

A presença dos micro-organismos foi classificada em positiva (+ quando os protozoários foram facilmente observados), fraca (+/- quando foram observados protozoários, porém com

Visando solucionar o problema da pouca durabilidade relacionada aos fios de sustenta- ção e eliminar a cicatriz submentoniana indesejável causada pela ritidoplastia, descreve-se

62 da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, o processado da Medida Provisória nº 684, de 2015, que “Altera a Lei nº 13.019, de 31 de julho

homologação final do concurso e, caso já tenha sido nomeado, sujeitar-se-á à demissão, exoneração ou não confirmação durante os 3 (três) primeiros anos de

Este trabalho tem por objetivo simular numericamente via método dos elementos finitos a deformabilidade e estabilidade geomecânica de lavras subterrâneas em

9.1) O presente Edital e seus anexos estão disponíveis na sede do RPPS, com endereço devidamente identificado, por correio eletrônico (e-mail), ou por meio do site do