• Nenhum resultado encontrado

RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO

Figura 69: Alternativas de tratamento do canal em função das áreas disponíveis e respectivas características hidrológicas - capacidade e velocidade do canal

FONTE: LARRMP (2005, p. 39).

(2)

3.2.7 Implementação

O Plano de Revitalização do Rio Los Angeles encontra-se em fase de implementação, sendo que são estabelecidos mecanismos de revisão e readequação com o acompanhamento cons-tante dos resultados obtidos.

Um dos destaques do plano é a preocupação de mitigar o processo de gentrifi cação. Trata-se de um processo controverso que afeta a população de baixa-renda e a disponibilidade de empregos. Ocorre quando há renovação e, conseqüentemente, aumento do valor da pro-priedade, expulsando a população original. Em Los Angeles, de acordo com o plano, a mu-dança do uso industrial para residencial ou misto pode gerar um aumento de 200 a 300% do valor da terra.

Em caso de remoção da população para outros bairros, o plano prevê mecanismos para atenuar o impacto social incentivando a participação da comunidade e sua interação com o plano durante o processo de desenvolvimento. Estabelece ainda uma porcentagem das unidades residenciais, controladas por agências e sistemas de fi nanciamento e suporte para desenvolvimento de programas de assistência às famílias e incentivo aos negócios (comér-cios e serviços).

Os principais benefícios esperados com a revitalização compreendem a assimilação da im-portância do rio pelas atuais e futuras gerações, entendendo-o como a espinha dorsal verde que conecta a natureza às comunidades, e como a alma da cidade.

Figura 70: Propostas de recuperação dos trechos canalizados à curto e longo prazo FONTE: LARRMP (2005, p. 62 e 63).

(3)

RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO

3.3 O Plano de Recuperação da Orla do Rio Anacostia

11

Com o intenso processo de urbanização, o rio Anacostia tornou-se uma barreira que difi cul-tava a integração do quadrante sudoeste do Washington D.C., em relação aos demais qua-drantes da capital nacional dos EUA. O plano de revitalização foi elaborado para revitalizar o tecido urbano adjacente à orla do rio Anacostia.

Elaborado por agências locais, órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não go-vernamentais e a sociedade civil, o Plano aborda questões sobre: recuperação ambiental, adequação do sistema de drenagem e tratamentos das águas pluviais, melhoria do sistema de circulação e transporte, revitalização dos bairros, aumento da economia e do orgulho cívico.

Há, porém, uma meta mais ambiciosa: a de fortalecer a competitividade da capital no cená-rio nacional e internacional.

O Plano, que está em andamento, com as propostas iniciais previstas para terminar em 2010, vem sendo sistematicamente publicado em revistas especializadas, como referência de pla-nejamento urbano e ambiental, sendo citado em outros estudos sobre recuperação de rios urbanos como, por exemplo, o ERD (Ecological Riverfront Design).

3.3.1 Contextualização

Caracterização do sítio

O rio Anacostia tem aproximadamente 58 km de extensão. Nasce em Maryland, percorrendo Washington D.C.12, capital dos EUA, e deságua no rio Potomac, na baía Chesapeake.

A bacia hidrográfi ca do rio Anacostia abrange uma área de 440 km² (Figuras 71 e 72), com ecossistemas variados e habitats exuberantes. No período pré-colonial foi habitada pelos indígenas americanos, da tribo Nacotchtank, que deram ao rio o nome de origem indígena “Anacostia”.

A área dentro do distrito de Columbia corresponde a 98,4 km²; porém, a área de intervenção estabelecida pelo plano é de apenas 11,4 km². Em relação ao comprimento linear total do rio (58 km), o mesmo percorre o Distrito de Columbia por 10,9 km, sendo que, deste total, cerca de 3 km são confi nados no canal de Washington (Figuras 73 e 74).

11 A análise deste estudo de caso tem como principais referências: 1. O plano intitulado: “Anacostia Waterfront Fra-mework Plan” (Plano de recuperação da Orla do Rio Anacostia) - Washington, EUA (2003); 2. O artigo From divider to uniter: the nation’s capital shifts its 21st-century growth to a forgotten river, de autoria de George Hazelrig publicado

em Landscape Architecture, v. 98, n. 3, mar. 2008, e revista Landscape Architecture, v. 95, n. 6, mai. 2005. 12 Washington, DC é a capital dos Estados Unidos da América e DC é a abreviação de District of Columbia.

(4)

Figura 71: A bacia hidrográfi ca do rio Anacostia e o Washington D.C.

FONTE: Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/ Anacostia_River>. Acesso em 03 mar. 2008

Figura 72: Washington é dividido em quatro quadrantes: noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste, delimitados por eixos que determinam a posição do edifício do Capitólio

FONTE: Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/ Image:DC_satellite_image.jpg>. Acesso em 03 mar. 2008

Figura 73: Bacia Hidrográfi ca do rio Anacostia Fonte: “The Anacostia Waterfront Framework Plan -

District of Columbia, Offi ce of Planning” (2003, p.26)

Figura 74: Localização da área do plano de intervenção

Fonte: “The Anacostia Waterfront Framework Plan -

(5)

RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO

A evolução da apropriação do rio e impactos decorrentes

No século XVII, o rio Anacostia era a principal artéria de transporte da cidade de Washington e, também, suporte para pesca e agricultura extensiva ao longo da bacia. Navios desfruta-vam de um canal navegável até o porto de Bladensburg, Maryland, agricultores encontra-vam terras férteis e o rio Anacostia era repleto de peixes.

Em 1799, Washington se tornou a capital do país. A cidade passou a ser a principal porta de recepção de materiais para a construção dos novos edifícios monumentais da cidade, incluindo o Capitólio. A prática de limpeza e corte de fl orestas, a agricultura do tabaco e as atividades industriais poluíram o Anacostia. Além disso, o assoreamento foi alterando a profundidade do rio, reduzida de 12,2 m para apenas 2,4 m, impedindo a navegação. Com a construção do sistema de coleta de esgoto de Washington na década de 1880, o rio Anacostia passou a receber todo o esgoto da capital em desenvolvimento. As zonas alaga-das ao longo da costa se tornaram criadouros de mosquitos e focos de malária. Em 1901, o Senado deu início ao Plano McMillan (Figura 75), permitindo construções na orla do rio para substituir as zonas úmidas, como meio de combater doenças, melhorar as condições de saúde pública e estabelecer áreas de parque para o crescimento da cidade.

Figura 75: Projeto para o “Mall”, Plano McMillan, 1901 Fonte: “The Anacostia Waterfront Framework Plan - District of

Referências

Documentos relacionados

In the context of this article, contributes from a focus group with the Timorese teachers and trainers of Portuguese, an interview with the teacher trainer from Portugal and notes

This makes sense since non-users with a low income level (&lt;1000€) probably do not use these more &#34;evolved&#34; technology services given their lower-end consumer

ALESSANDRO VALENTINO BIOND CIOFFI GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Integral Cidade Universitária SiSU 2o 674,29 Bacharelado 119131762 181058573245

Fonte: “The Anacostia Water- front Framework Plan - District of Columbia, Offi ce of Planning” (2003, p.26) Figura 74: Localização da área do plano de intervenção.. Fonte:

No presente trabalho são abordados o processo de modelagem matemática para obtenção de problemas de otimização, ou seja, como se representam problemas reais em

The probability of attending school four our group of interest in this region increased by 6.5 percentage points after the expansion of the Bolsa Família program in 2007 and

Relativamente às fontes de informação que publicaram as notícias, analisando o gráfico 1, 

However, with the implementation of this shelter unit, it was evidenced the exponential growth of this group around the health unit, which points to the need to remodel and