• Nenhum resultado encontrado

JORNAL DO MAR. Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO facebook/clinicacuidar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JORNAL DO MAR. Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO facebook/clinicacuidar"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

TORRES - ARROIO DO SAL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - CAPÃO DA CANOA - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL TERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - PASSO DE TORRES.

facebook/clinicacuidar

ODONTOLOGIA

Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030

FONOAUDIOLOGIA

Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 Email: cuidarsaude@terra.com.br

Av. General Osório, 390 - Centro/RS Fone: (51) 3626. 4271 ou (51) 985444271

JM

JORNAL DO MAR

Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - FONES 36055159 e 998435690

ANO XXI - Nº 1108 - 30 DE ABRIL DE 2021 - R$ 3,00

Clínica Wicz - Rua Joaquim Porto, 1265 Centro - Torres-RS

ATENDIMENTO EM TORRES-RS

Médico - Cirurgião Vascular

(51) 99604.3344 (48) 99133.5102

CRM 40869-RS (RQE 28313)

Tratamento de Varizes - Micro Varizes Escleroterapia - Aplicações - Trombose.

Avaliação e tratamento de circulação.

O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR

CIRCULAÇÃO NO LITORAL NORTE

Depois de diversas reuniões, o Sindilojas Torres e Região, através do presidente, Nasser Samhan, conseguiu uma importante conquista junto ao Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio da Patrulha: a autorização para funcionamento no feriado de 1º/05 (amanhã).

A negociação foi realizada em razão do Sindilojas entender que os comerciantes não podem perder mais nenhuma oportunidade de abrir as suas empresas, ante os diversos períodos de fe-chamento que ocorreram desde o início da pandemia de Covid.

Para a empresa obter a autorização de abertura, é necessário que realize um acordo coletivo com o Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio da Patrulha, o qual é completamente enca-minhado pelo Sindilojas Torres e Região.

Comércio da região poderá abrir

amanhã, feriado do trabalhador

FALTA DE VACINAS PREOCUPA

Um levantamento das Secretarias Municipais de Saúde do RS, aponta que 350 das 497 Cidades do Es-tado registrou falta da vacina CoronaVac. O número representa 70,4% dos Municípios gaúchos. Com isso, a aplicação da segunda dose do imunizante está sus-pensa.

Torres está entre estas Cidades atingidas. Já na se-gunda-feira faltou vacina para os idosos com 70 anos ou mais, que queriam fazer a segunda dose. Vacinação de quarta (profissionais da saúde) e de sexta (23), que seria para 68 anos ou mais, até foi suspensa.

Hoje (30), chegou uma nova remessa de vacinas no

Rio Grande do Sul, de 353.750, mas de Oxford/Astra-Zeneca. Nem a secretária estadual, Arita Bergmann, sabe informar com certeza quando se terá mais vacina da CoronaVac. O Instituto Butantan, que produz a Co-novaVac, garante que entrega ao ministério da Saúde um novo lote neste sábado (1º de maio).

Importação do ingrediente que vem da China é o que tem atrapalhado. E para que o Butantan produza a vacina é necessário duas semanas.

Secretária da Saúde de Torres, Suzana Machado, pede paciências ao povo torrense, esclarecendo que ainda há prazo para a aplicação da segunda dose e,

confiante, disse acreditar que tudo se normalizará ra-pidamente.

Se você é do Litoral Norte e está pensando passear em Santa Catarina, previna-se. A CCR ViaSul está anunciando para domingo (02), o início da cobrança, no pedágio de São João do Sul, Santa Catarina. Custo será de R$ 2,10.

Começa neste domingo

a cobrança do pedágio

Três Cachoeiras de aniversário

Página 17

IPTU mais barato e

nada de juros para

atrasados, em Torres

O prefeito de Torres, Carlos Souza (foto), com o secretário da Fazenda, Cláudio Paranhos, prepararam um pacote de me-didas visando favorecer a vida dos cidadãos do município. Até agosto ninguém pagará juros de dívidas. Páginas 3 e 5.

(2)

OPINIÃO

José dos Santos

Torres Imóveis / Silvano Borja Venda e Locações de imóveis

comerciais e residenciais

Entre em contato conosco pelos fones

36643544 ou

999161020

WWW.torresimoveis-rs.com.br ou email: torresimoveis@terra.com.br

Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

30/04/2021 - 02

JORNAL DO MAR

Fundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.br

Rua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446. E-mail: jornaldomar2@gmail.com ou jornaldomar@terra.com.br

Números melhorando

Tenho evitado publicar números sobre a pan-demia. Mas, se é verdade que na Índia a gateada preteou, também é, que, no resto do mundo, os números do Covid-19 começam a diminuir. Com a chegada da vacina as coisas começaram a melhorar e, acredito, a tendência é vencermos mais esta guerra meio em seguida.

Aqui em Torres, então, as coisas parecem es-tar mais do que controladas. Todos os cuidados estão sendo tomados e já diminuíram o número de novos casos ativos, de internações e, princi-palmente, de mortes. Vamos continuar ligados, atentos, lutando, mas acho que seremos vencedor em mais esta guerra.

MEDIDAS IMPORTANTES - Leiam as

matérias das páginas 3 e 5. Prefeito de Torres, com o apoio do competente secretário da Fazen-da, elaborou planos visando amenizar a crise.

Claro que muitos, agora desempregados, ou passando por dificuldades extremas, não pode-rão se beneficiar. Mas quem tem possibilidade, é uma boa chance para quitar seu IPTU, pagar dívidas antigas, sem juros.

CÂMARA MELHORANDO - Confesso

que fiquei um tanto preocupado, no início deste ano, com a nova nominata de vereadores de Tor-res. Dos 13, dez eram novos. E eles começaram meio nervosos. Mas, felizmente, logo descobri que o nível de conhecimento de todos é alto e eles já dominaram a situação. Estão todos atuando de forma sensata, ao nível do que Torres merece.

A elogiar-se, por exemplo, que temos vereador de situação que não exitam em contestar atos do Executivo, caso fiquem dúvida. Que lutam por ideias suas. Foi o caso segunda, quando bateram de frente com o prefeito e fizeram VETOS a seus Projetos, todos importantes, serem rejeitados.

E mais ainda dos vereadores de oposição, que não serão oposição só por ser. Todos tem mostrado coerência e atuado em prol de Torres. Acho que não estou enganado. Torres está muito bem servida de vereadores.

OUTRAS CÂMARAS - E se não falo aqui

de outras Câmaras, é porque, ao contrário de anos anteriores, não tenho as acompanhado, em função da pandemia. Também pela minha idade, hehehehehe, tenho procurado ao máximo preca-ver-me. Quero passar batido por esta pandemia e aí sim voltar a levar ao nosso leitor tudo o que acontece na região.

Aliás, estou com muita vontade de voltar a fre-quentar a Câmara de Arroio do Sal. Como até já recebi a primeira dose da vacina, acho que isto não demora a acontecer. Esta é diferenciada. Sempre sobram boas histórias por lá. É, por exemplo, cam-peã na região em número de assessores.

Derrubados na Câmara 4 de 6 VETOS do

prefeito a Projetos de Lei de vereadores do PP

Reunião da última segunda-feira da Câmara de Vereadores de Torres foi longa. Durou mais do que as 3h regulamentares previstas no Regimen-to Interno, sendo por isRegimen-to necessário o presidente, Gibraltar pedro Cipriano Vidal (Gimi), pedir um adiamento da Sessão.

E nem poderia ser diferente. A pauta tinha seis páginas. Foram lidas onze respostas do Executivo a solicitações de vereadores, uma solicitação de tribuna, correspondência da CORSAN, dois Pro-jetos de Lei em primeira Sessão (leitura), cinco Requerimentos, seis Indicações, dois Pedidos de Informação e 22 Pedidos de Providência.

Dois vereadores (Rafael Silveira Elias e Igor Beretta) manifestaram-se no espaço de lideranças (5min), sete - Rafael, Rogério Evaldt Jacob

(Ro-gerinho), Silvano Jesiel Carvalho Borja, Vilmar

dos Santos Rocha (Théo), Jacó Miguel Zeferi-no, João Alexandre Negrini de Oliveira (Ninja) e Moises Trisch) - no Grande Expediente (10min cada) e mais três no Pequeno Expediente (5min), Igor, Dílson Mauro Jardim Boaventura e Carlos Alberto da Silva Jacques.

ORDEM DO DIA COM SEIS VETOS DO PREFEITO A PROJETOS DE LEI

Só aí chegou a vez da Ordem do Dia. E ela chamava atenção porque vereadores teriam que apreciar seis VETOS do prefeito, Carlos Souza, a Projetos de Lei.

Curiosidade é que todos eram vereadores do seu Partido, o Progressistas. Cinco de Rogerinho e um de Gimi.

Neste caso, se vereadores aprovarem o VETO do prefeito, os Projetos são arquivados. Mas se os derrubarem, eles viram Lei, desde que sanciona-dos pelo presidente do Legislativo, Gimi.

Dos seis, o prefeito teve sucesso em dois, ela-borados por Rogerinho. O 01/2021, que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou es-tacionados em situação que caracterize seu aban-dono em via pública. O autor ainda usou a tribuna para dizer que “uma cidade turística não pode se dar ao lixo de manter sucatas de carros abando-nados em suas ruas”. Mas, por 7x6, o VETO do prefeito foi acatado e o Projeto arquivado.

O outro PL que teve o VETO acatado foi o 05/21, também por 7x6, que determinaria a gra-tuidade no transporte público coletivo (ônibus) aos Agentes Comunitários da Saúde em trabalho.

RENOVAR VITORIOSA - Os outros quatro

Projetos analisados tiveram o VETO do prefeito rejeitado e vão virar Lei. O presidente já anteci-pou que sancionará a todos.

O mais comemorado foi o 02/21, do próprio presidente Gimi (), que declara de utilidade pú-blica a Associação Amor-Exigente, conhecida na Cidade como RENOVAR, que atende pessoas com problemas diversos,

especialmente drogados, que tem como slogan “Salvando Vidas, Reno-vando Esperança”. As-sociação estava lá repre-sentada, inclusive com uma faixa no plenário. E saiu vitoriosa. Por 10x3, vereadores derrubaram o

VETO do prefeito. A RENOVAR passa agora a poder receber recursos de entidades e instituições diversas, como o Ministério Público.

Os outros três PL, todos de Rogerinho (foto abai-xo), que tiveram os VETOS rejeitados, foram os 03, 04 e 06. Os dois primeiros por 7x6, o último por 8x5.

O 03 dispõe sobre a inserção de boleto bancário voluntário nos carnês de IPTU, para quem quiser puder ajudar, com qualquer valor, na causa animal, valor este a ser aplicado principalmente na castração de cachorros e gatos.

O 04 institui a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros

socor-ros a todos os funcioná-rios de creches e escolas municipais da rede direta e indireta, e as particula-ridades conveniadas no Município.

Por fim o 06, que

dis-põe sobre a obrigatoriedade de caminhões basculan-tes usarem lonas nas vias públicas sem pavimenta-ção, no Município de Torres.

Gimi

(3)

JORNAL DO MAR

TORRES

30/04/2021 - 03

NÃO ABANDONE, ADOTE!

(51) 998222525 (WHATSAPP)

Na tarde desta segunda-feira, 26 de abril, o prefeito de Torres, Carlos Souza,

apre-sentou importante Projeto de medidas na Câmara Municipal de Vereadores, com o intuito de recuperar a econo-mia pós-pandeecono-mia e amenizar a vida financeira do contribuinte de Torres.

Uma das medidas do Projeto elabo-rado pela Secretaria Municipal da Fa-zenda, que tem no comando Cláudio Paranhos (foto), determina que todos impostos referentes a 2021 com ven-cimento entre 1º/01 e 30/06, poderão ser quitados até dia 31/07 sem juros e sem multas.

A suspensão da incidência de juros

e de multas para os tributos lançados em 2021, se justifica pelo entendimento de que neste primeiro semestre de 2021 a

si-tuação economicamen-te ainda é desafiadora, e para todos os seg-mentos.

No Projeto consta a alteração do Código Tributário Municipal.

Ao invés do IGPM, que gira hoje em tor-no de 23%, a intenção agora é atualizar pelo IPCA, que está pouco mais de 4%. Ou seja: a economia vai girar em algo próximo a 20%.

Todos os tributos vencidos e não pagos sujeitam-se aos acrés-cimos legais de juros, multas e correção mo-netária.

O atual Código Tri-butário é de dezembro de 2002 e emprega o IGPM, da Fundação Getúlio Vargas.

O IPCA é atualmen-te utilizado pela maio-ria dos entes públicos.

Este novo índice seria utilizado desde 01.01.2020.

Na prática, isto

sig-nificará mesmo ao contribuinte uma economia próxima dos 20%.

Paranhos, que também estava se-gunda, na Câmara, explica, dando um exemplo.

“Se o contribuinte paga em média R$ 1.000,00, pelo índice atual, paga-rá algo em torno de R$ 1.230. Pelo novo índice, não pagará mais do R$ 1.040,00. Pode parecer pouco para quem paga menos, mas será de muita ajuda para os contribuintes que gas-tam bem mais do que isto de IPTU e outras taxas”.

O Projeto está circulando na Câ-mara em regime de urgência. Se apro-vado entra em vigor com data retroativa a 1º de janeiro de deste ano.

Pandemia: IPTU, Alvará e outras taxas vão

ficar quase 20% mais baratas em Torres

Tratamento de Canal - Restauração - Extração - Prótese dentária Implante - Profilaxia Dentária (limpeza) - Clareamento

CONSULTAS: (51) 3626.1236 (51) 98132.0714 - URGÊNCIAS: (51) 98132.0558

Av. Barão do Rio Branco,243 - Sala 803 - Ed. Zortéa - Centro - Torres-RS

(4)

JORNAL DO MAR

30/04/2021 - 04

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

FALA PADRE

LEONIR

leoniralves@radiomaristela.com.br

O Evangelho deste final de semana, quin-to domingo de Páscoa (Jo 15,1-8) parábola da videira está inserido dentro dos acontecimentos que marcaram a despedida de Jesus.

Recuperando a velha imagem do Antigo Tes-tamento, Jesus se declara a videira verdadeira, cujo agricultor é o Pai. Ele se apresenta como a única alternativa para a realização do direito e da justiça. O Pai, por sua vez, é o agricultor, ou seja, o que põe em ação seu projeto de instaurar na terra o direito e a justiça, a liberdade e a vida para todos. Portanto, as raízes da comunidade cristã, chamada a dar frutos em Cristo, são Je-sus e o Pai. Este, como bom agricultor, cuida da videira, com o intuito de fazê-la frutificar.

Jesus garante que a verdadeira pureza da comunidade consiste em acolher a Palavra que ele comunica. É ela quem purifica, liberta e capacita para a missão. Outro aspecto impor-tante é permanecer. O cimento do permanecer se chama amor. O amor a Jesus, traduzido em união, comunhão e sintonia com seu projeto, caracteriza as pessoas como cristãs: formam uma só coisa com Cristo.

O texto não fala de amor, mas, sim, de per-manecer, pois estamos dentro da metáfora vid-eira-ramos. Estes estão unidos à videira e de sua seiva se alimentam. Assim acontece com a co-munidade cristã: une-se ao seu fundador e raiz pelo amor. Jesus afirma que, “se permanecer-em permanecer-em mim, e minhas palavras permanecerpermanecer-em em vocês, peçam o que quiserem, e isto lhes será concedido”. Isso nos leva ao cerne do que é rezar: estar em perfeita sintonia com Jesus e seu projeto, fazendo-lhe a vontade, sentindo-o como energia motora na execução do projeto de Deus. Nesse clima, nenhum pedido ficará sem resposta, nenhum esforço será inútil.

Por fim, a alegria do agricultor é ver a vid-eira carregada de excelentes frutos. Justiça, direito, solidariedade, fraternidade e amor. A propósito, somos ramos desta videira? Que fru-tos estamos produzindo?

QUE FRUTOS ESTAMOS

PRODUZINDO?

MP

CIDADÃO

Promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima

O MINISTÉRIO PÚBLICO COMO

INSTITUIÇÃO DE GARANTIA

A atual crise econômica e política vivenciada no país, sobremodo, em razão das patologias cor-ruptivas, tem proporcionado uma reflexão crítica em torno do regime democrático brasileiro.

Um dos principais problemas contemporâne-os reside na necessidade de se empreender uma resposta estatal efetiva em face da corrupção e da crise do Estado Social. Isso porquanto está-se diante de sérias restrições de direitos sociais, de modo que é preciso reforçar os vínculos e os limi-tes dos poderes públicos e privados.

No campo dos bens coletivos, o agravamento da crise sanitária da Covid-19 joga luz sobre o di-reito fundamental à boa governança e o princípio da condução responsável dos assuntos do Estado.

Assume relevo a atuação do Ministério Públi-co Públi-como Instituição de Garantia, exercendo signi-ficativa parcela de poder estatal, responsável pela mantença do regime democrático e pela garantia da institucionalidade. As funções afetas à Institui-ção do Ministério Público, previstas na Constitui-ção Federal de 1988, diferenciam-se das funções de governo, sendo que sua legitimidade radica na observância da legalidade democrática e dos di-reitos fundamentais.

A atuação resolutiva do Ministério Público, seja na esfera criminal, com a responsabilização penal dos infratores, seja na esfera não criminal, com a realização de audiências públicas, a expe-dição de Recomendações, a firmatura de Termos de Ajustamento de Conduta, e, se houver necessi-dade, o ajuizamento de ações civis públicas, bus-ca a efetiva concretização de direitos humanos e fundamentais no mundo prático (atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e fa-miliar, proteção das crianças e adolescentes em situação de risco, fiscalização das políticas públi-cas de atendimento materno-infantil, obtenção de vagas em escolas de educação infantil, realização de obras de saneamento ambiental e infraestrutu-ra urbana - redes de esgoto cloacal e pluvial, etc.).

Por conseguinte, a eficácia dos direitos sociais depende da universalização das prestações fáticas e dos serviços públicos, mormente em períodos de crise, com a reafirmação da independência das Instituições democráticas, em especial do Minis-tério Público Brasileiro, como Instituição de Ga-rantia de Direitos.

Mensagem

do Bispo

Dom JaimePedro Kohl

Bispo de Osório

Jesus ressuscitado continua apresentando-se a nós com outra rica imagem agrícola: a imagem da videira e dos ramos.

“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o ag-ricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa-o, para que dê mais frutos ainda. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar frutos por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podeis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,1-8).

Que palavras bonitas e encantadoras! Parece que, querer comentá-la seja diminuir sua força e poder de edificação e conversão. Contudo, deix-emos que ressoe em nosso coração. Quando Jesus diz: “Eu sou a videira verdadeira” é porque al-guém se considerava tal e não era. Esse alal-guém era o povo de Israel, que se achava o povo santo e salvador e não era, embora povo escolhido por Deus para através dele manifestar sua ação sal-vadora.

Dizendo que o seu Pai é o “agricultor” fica cla-ro que aos ramos, que somos nós, não resta outra coisa senão acolher, deixar-nos cultivar, limpar para que possamos dar os frutos esperados.

Jesus insiste na necessidade de permanecer unido a ele para dar frutos. Por oito vezes nesses poucos versículos, o texto insiste no verbo “per-manecer”: “permanecei em mim e eu perman-ecerei em vós”; “aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto”.

Sabemos que o batismo uniu-nos a Cristo Je-sus, como o ramo está unido a videira. Se per-manecemos unidos a Ele, recebendo dele a vida nova de ressuscitados e buscando uma vida santa, dóceis ao Espírito Santo, nutrindo-nos dos sac-ramentos, da escuta da Palavra, na oração e na partilha, possuímos as condições para sermos fe-cundos e produzirmos muitos frutos.

É isso que Deus espera de nós e nisto que o Pai é glorificado: “que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

Os frutos que Cristo, a videira verdadeira, es-pera de nós não poderiam ser outros, senão os que tem origem no seu coração misericordioso: a justiça, o amor, a alegria e a paz.

Não esqueçamos: “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado”. Coragem, vamos a Ele com confiança e nada nos faltará.

Para refletir: Consigo perceber que a vida do ressuscitado habita em mim? Sinto-me unido a Cristo como o ramo da videira? Que frutos estou produzindo? O que fazer para produzir mais fru-tos, ainda?

Textos bíblicos: At 9, 26-31; 1Jo 3,18-24; Jo 15, 1-8; Sl 21(22).

Cristo é a videira e nós os ramos

DIA 1º/05 (SÁBADO) - 18h, missa na

Igreja Santa Luzia.

DIA 02/05 (DOMINGO) - 09h, na Santa

Luzia; 09h, no São Francisco; 10h, no São Jorge; 18h, na Santa Luzia; 18h, missa no bairro Igra.

Obs: autorizado 25% do público.

Seguin-do os protocolos recomendaSeguin-dos. Máscara, distanciamento e álcool em gel.

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOS

(5)

JORNAL DO MAR

30/04/2021 - 05

JORNAL DO MAR

TORRES

(51) 981009696 Rua Mampituba, 251, sala 02 -

Passo de Torres/SC (Próximo ao Posto de Saúde)

Quem estiver atrasado nos seus pagamentos com a Prefeitura de Torres, tem agora uma nova oportunidade considerável.

Até o dia 31 de agosto deste ano, a população poderá acertar dívidas tributárias e não tributárias com 100% de desconto em juros e multas.

Projeto neste sentido foi apresentado pelo pre-feito Carlos Souza na Sessão Ordinária da Câma-ra Municipal de Vereadores na tarde desta segun-da-feira, 26 de abril. O desconto é aplicado em dívidas lançadas até 31 de dezembro de 2020.

Também terá desconto de 100% quem parce-lar sua dívida mas quitá-la até 31 de agosto. O parcelamento poderá ser em até quatro vezes se o interessado procurar a Prefeitura no mês de maio.

Se a adesão ocorrer em junho, o número de parcelas fica em três e assim por diante. Quem tiver interesse mas encontra-se com dificuldades financeiras, também é beneficiado.

O montante pode ser pago em 12 vezes com desconto de 75% e ainda poderá ser quitado em até 24 vezes, porém com redução de 50% dos descontos.

Neste Programa de Recuperação Fiscal (RE-FIS), a adesão aos benefícios independe de limite de valores devidos e não está condicionada à re-gularização total da dívida, podendo se dar por exercícios isolados.

Os benefícios desta Lei também se estendem às dívidas em execução fiscal (cobrança no Fó-rum)

Em Torres, IPTU, ISSQN e Alvarás são exem-plos dos débitos tributários mais comuns. Mul-tas ambientais, da Vigilância Sanitária e prove-nientes da fiscalização em geral, são os exemplos

mais frequentes de dívidas não tributárias.

O importante é que para ter 100% de desconto em juros e multa, a dívida deve ser quitada até o dia 31 de agosto de 2021. O contribuinte paga apenas a correção monetária.

Torres propõe, até agosto, nova oportunidade para

pagamento de dívidas com desconto 100% de juros

Prefeito Carlos, segunda, na Câmara, apre-sentando dois bons Projetos. Vereadores vão analisá-los em regime de urgência.

Na sua passagem pela região dia 23, em Torres, Gabriel Souza

(Gabrielzi-nho), foi recepcionado pelos vereadores

Igor Beretta e Dílson Boaventura. Eles estiveram na Rádio Maristela e depois visitaram o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (foto abaixo.

O deputado só trouxe boas notícias para a saúde de Torres. Informou que os R$ 504 mil, conseguidos através de par-ceria da Assembleia, Governo Estadual, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas, estava liberado. Este valor é para ser aplicado especial-mente em leitos da UTI.

Em meio a visita ao Hospital, o de-putado anunciou outros R$ 150 mil, de

recursos dele e outros deputados (tipo Emenda), agora possível a deputados estaduais. Esse dinheiro vai direto para o Hospital, não passa pelo governo mu-nicipal.

Gabrielzinho garantiu também

ou-tros R$ 90 mil, este sim para a Prefei-tura, com o objetivo de ser aplicado no Pronto atendimento (PA).

No total, saúde de Torres ganhou mais R$ 744 mil. Gabrielzinho, vale lembrar, tendo como parceiro Alceu Moreira, sempre ajudou muito a região, onde tem sua base de votos.

Ele admite, em 2022, tentar dar um salto mais alto. Pode concorrer a Depu-tado Federal.

Deputado confirma mais R$

744 mil para a saúde de Torres

O vereador Théo Ro-cha (PSL) de Torres, pro-tocolou na Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei propondo criar na Cidade o Banco Munici-pal de Alimentos.

Com esta iniciativa, a ideia é instituir um ins-trumento que possa auxi-liar quem mais precisa na Cidade. Para ele, “numa necessidade extrema, é imprescindível para a dignidade humana ter co-mida na mesa”.

A ideia é que o Banco Municipal de Alimento tenha personalidade jurí-dica e que seja gerido de forma conjunta entre um conselho representativo e a Secretaria de Assistên-cia SoAssistên-cial.

Com uma personali-dade jurídica, o Banco poderá se habilitar a re-ceber doações, destina-ções judiciais, aportes públicos etc. “Com um Projeto deste, é possí-vel ajudar ainda mais as pessoas que mais

neces-sitam”, completou o ve-reador.

JÁ NUMA PRÉ CAMPANHA

O vereador Théo. no início desta semana, acompanhou o presidente do PSL de Torres e secre-tário de Meio ambiente, Júlio Agápio, numa visi-ta ao vereador Bobadra (PSL), de Porto Alegre.

Na visita, assuntos pertinentes a integração legislativa entre vereado-res de cidades e regiões diferentes, possibilitando

Vereador protocola Projeto propondo

criação de um banco de alimentos

Da esquerda para direita, Théo, Boba-dra e Agápio, em encontro na capital.

uma troca de experiên-cias para novos projetos pra Torres.

E, como não pode-ria faltar, surgiu o tema eleições de 2022, onde Agápio confirmou que é pré candidato a deputa-do estadual. A visita teve este foco também. Agá-pio vem buscando apoios importantes, tanto em Torres como em outras regiões do Estado. “Fui convidado pela Execu-tiva Estadual, gostei da ideia”, diz Agápio.

(6)

JORNAL DO MAR

30/04/2021 - 06

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

TURISMO

EM PAUTA

O Papo é Meio

Ambiente

Roger Maciel

Biólogo - Especialista em Gestão e Planejamento

Ambiental. Mestrando em Ciências Ambientais.

Dúvidas, sugestões ou críticas: email: roger_smaciel@hotmail.com

Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

Olá Amigo Leitor (a)!

No dia 23 de janeiro de 2021 na praia de Valverde situada no Balneário Gaivota divisa com Passo de Torres, uma tartaruga-de-couro Dermochelys coriácea fez à desova próximo as dunas. O local então foi cercado e passou a ser monitorado diariamente, pelos 2 municípios, a ONG Educamar, a Polícia Ambiental e a população local.

A primeira desova aconteceu no dia 12 de janeiro na praia Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul. A segunda ocorreu entre os municípios de Balneário Gaivota e Passo de Torres e ainda há uma terceira desova da mesma tartaruga também em Balneário Gaivota cerca de 4 km do outro ninho.

No último dia 24 de abril, após 90 dias de espera, decidiu-se abrir o ninho. O Biólogo Eric Azevedo Cazetta voluntário da ONG Educamar, foi o responsável pela abertura. Foram encontrados 98 ovos que infelizmente não foram fecundados. A abertura só ocorreu porque o tempo para eclosão dos ovos caso estivessem fecundados já estaria muito próximo, dessa forma foi feita a intervenção no intuito de auxiliar o processo.

Meus caros leitores, tivemos o privilégio de presenciar a desova de um animal tão raro como esse aqui na nossa região. Infelizmente tanto no ninho de Arroio do Sal quanto o de Balneário Gaivota, os ovos não foram fecundados. Agora é esperar que o terceiro ninho possa ter melhor sorte. Isso demonstra a dificuldade e fragilidade que a espécie se encontra atualmente no mundo, tendo inclusive dificuldade na procriação, servindo também de alerta para que mais trabalhos de conscientização e preservação ambiental aconteçam.

Finalizando, gostaria de lembra-los que somos todos vetores do novo Coronavírus. Pense nisso! Se puder, fique em casa, evite aglomerações, lave as mãos com frequência com água e sabão ou utilize o álcool gel 70%, use máscara, mantenha o distanciamento social (2 metros) e evite o contato das mãos nos olhos, boca ou nariz. Me sigam no insta @rogersmaciel e no face book tenho publicado Lives falando sobre a pandemia.

Até a próxima, preserve o Meio Ambiente!

Ovos da tartaruga-de-couro que

fez ninho na divisa dos municípios

de Passo de Torres e Balneário

Gaivota não se desenvolveram

Sempre me perguntam se é possível uma

pes-soa que já morreu aparecer entre os chamados vivos, e eu respondo que sim, até porque a morte como conotada pela maioria das pessoas não existe! O que realmente acontece é que apenas passamos do plano carnal para o plano espiritual, mas continuamos com a mesma individualidade com um corpo fluídico.

Quanto ao tornar-se visível um desencarnado, temos a experiência corriqueira por ocasião do sono, onde nos encontramos na espiritualidade com vários irmãos nossos que partiram antes, entrando com eles em comunicação. As pessoas que, quando se acham na solidão ou na obscu-ridade, se enchem de medo, mas um malfeitor vivo é bem mais perigoso do que um desencar-nado. “Uma senhora do nosso conhecimento teve uma noite, em seu quarto, uma aparição tão bem caracterizada que ela julgou estar em sua presença uma pessoa e a sua primeira sensação foi de temor. Certificada de que não havia pessoa alguma, disse: Parece que é apenas um espírito; posso dormir tranquila.”

“Os desencarnados nem sempre podem ma-nifestar-se visivelmente, mesmo em sonho e malgrado ao desejo que tenhais de vê-los. Pode dar-se que obstem a isso causas independentes da vontade deles. Quanto às pessoas que vos são indiferentes, se é certo que nelas não pensais, bem pode acontecer que elas em vós pensem.

Os animais como por exemplo cavalos, empi-nam e recusam-se a andar para frente por motivo de aparições que assustam os cavaleiros que os montam.

Muito mais frequentes do que julgamos são as aparições, porém, muitas pessoas deixam de torná-las conhecidas por medo do ridículo, e outras as atribuem à ilusão. Se parecem mais numerosas entre alguns povos. A credulidade então faz que se vejam efeitos sobrenaturais nos mais vulgares fenômenos: o silêncio da solidão, o mugido da floresta, as rajadas da tempestade, o eco das montanhas, a forma fantástica das nuvens, as sombras, as miragens, tudo enfim se presta à ilusão para imaginações simples e ingênuas, que de boa-fé narram o que viram, ou julgaram ver. Porém, ao lado da ficção, há a realidade, mesmo que não queiramos admitir.

Muitas vezes vemos pessoas que não identifi-camos como conhecidas cruzarem conosco e não demostrarem a mínima atenção a nossa presença, são os chamados Agênere.

Portanto não nos surpreendemos se nos de-pararmos por ai com alguém que já se foi. Não é comum mas é normal amigos.

A vida continua.

Aparições

Francisco Reis

turismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou sugestões: chicoreistur@yahoo. com.br

Sair do Discurso e

Colocar em Prática

TURISMO

EM PAUTA

Olá meus amigos! Ao longo de minha expe-riência atuando diretamente com turismo em nossa região desde 1998, eu já vi e ouvi muitas coisas sobre o tema, algumas me deixaram es-perançoso outras já me fizeram ficar preocupado e na maioria das vezes desanimado.

Falo desta forma porque percebo que em rodas de amigos, setores da economia, empre-sariados, setores públicos e serviços turísticos, muito se falam, mas na prática pouco se faz.

Desculpem meus amigos leitores, não sou pessimista, sou realista e a verdade sobre o tu-rismo é essa, não vejo muitas ações valorizando o turismo como realmente deve ser, muitas palavras bonitas, elogios aos nossos atrativos, mas fazer turismo mesmo eu vejo como muito pouco se faz!

Acredito e vejo que algumas coisas muda-ram para melhor, tem muitas pessoas fazendo seu trabalho, contribuindo para a região, para o turismo, mas podemos mais, temos capacidade, serviços, mão de obra, porque é tão difícil fazer turismo de verdade no Litoral Norte Gaúcho? Porque vivemos só da temporada de verão?

São perguntas difíceis de responder, mas uma coisa nós vamos concordar aqui, não podemos obter resultados diferentes porque seguimos realizando as mesmas coisas de sempre!

Este tema abordado aqui hoje de vez em quando retorna ao nosso espaço, parece uma queixa de minha parte, mas com certeza não é, até porque acredito muito que podemos fazer mais e melhor pelo turismo e a região realmente se consolidar como um ótimo destino turístico. Fica aqui minha observação em poucas palavras para este tema de hoje, é claro que é necessário estudar, planejar e agir com tempo, respeitando as peculiaridades de cada cidade, atrativo turístico, mas precisamos fazer algo, falar menos, planejar mais e agir da mesma for-ma para que os benefícios comecem a aparecer e possamos desfrutar de tudo juntos!

Até semana que vem!

Avenida General Osório, n°146 - Sala 02

Torres - fone (51) 3626.1017 - /AguatáTurismo

Recepitivo

Emissivo

Guias MTUR Roteiros Turismo Ecoturismo Cicloturismo

Agência de

Turismo

Passagens Pacotes Shows Eventos Cruzeiros

Por esta publicação, faz-se saber que pretendem ca-sar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Código Civil Brasileiro,

FABIO LEMOS ROCHA E VITÓRIA ESPINDOLA MACIEL

Ele solteiro, natural de Gravataí, residente e domici-liado em Torres. Ela solteira, natural de Araranguá/SC, e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 22 de abril de 2021.

Ruy Luiz de Freitas Filho Oficial do Registro Civil de Torres

EDITAL DE PROCLAMAS

EDITAL DE PROCLAMAS

Por esta publicação, faz-se saber que pretendem ca-sar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Código Civil Brasileiro,

RIAN TEÓFILO MENGUER E AMANDA HOFMAM JUSTIN

Ele solteiro, natural de Itati, residente e domiciliado em Terra de Areia. Ela solteira, natural de Itati, e residente e domiciliada em Terra de Areia. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Terra de Areia, 29 de abril de 2021.

Min Kyun Kim Oficial e Tabelião

(7)

JORNAL DO MAR

30/04/2021 - 07

JORNAL DO MAR

TORRES

CUIDADORA DE IDOSOS

Os idosos merecem todo nosso carinho e

aten-ção.

Muitas vezes, porém, em razão dos nossos

compromissos, não podemos dar essa atenção.

Temos experiência e responsabilidade na

aten-ção e cuidado de idosos.

Ligue para (51) 994263406 e combine a

me-lhor forma de cuidar do seu familiar ou amigo

idoso, com seriedade e atenção!

Não esqueça: (51) 994263406!

Estamos de volta, com ofertas especiais. Venha conferir!

PADARIA - AÇOUGUE - HORTIFRUTI

Fones 96152667 e 36055256, Trevo Itapeva Sul (frente Bomagg) em Torres.

Avenida Brasil, nº 99, esquina com a rua Itália, bairro Igra Sul, em Torres. Contatos: email

double.v.bordados@hotmail.com - fones 993333030 - WhatsApp 981914569

Mais uma arrecadação de alimentos da “Campanha

Vacinação Solidária” atinge 590 quilos em Torres

Na manhã desta segunda-feira, 26 de abril, aconteceu mais uma entrega de alimentos repassados pela Secre-taria Municipal de Saúde através da “Campanha da Vacinação Solidária” para a Secretaria Municipal de As-sistência Social.

Esta contabilizou 590 quilos de alimentos e dez cestas básicas. Além das cestas já montadas, os 590 kg de alimentos proporcionaram a

confec-ção de mais 30 cestas, ou seja, so-mente nesta arrecadação foram aten-didas 40 famílias.

“A iniciativa de hoje só foi pos-sível com o a colaboração da comu-nidade neste belo gesto de solida-riedade”, agradeceu a secretária da Saúde, Suzana Machado.

“Estes alimentos já estão sendo distribuídos as famílias atendidas e acompanhadas pelo Centro de

Refe-rência de Assistência Social (CRAS) desde o início da Campanha, infor-mou o secretário de Asistência So-cial, Fábio da Rosa.

Com o propósito de ajudar famílias e indivíduos em situação de vulnera-bilidade social na cidade, a Prefeitura

lançou a Campanha que visa arrecadar alimentos não perecíveis nas ações de vacinação contra a Covid-19. A doa-ção é voluntária. O secretário Fabio renova o pedido para que de cada ci-dadão torrense para que doe 1 quilo de alimento ao realizar sua vacina.

Suzana e Fábio pedem para que doação voluntá-ria contnue.

(8)

JORNAL DO MAR

30/04/2021 - 08

JORNAL DO MAR

REGIÃO

CRÔNICAS

SEMANAIS

Dio Santanna

diosantanna.escritora@gmail.com

Escrevo esta crônica no dia internacional da educação.

Quisera poder dizer que avançamos nas garan-tias de direitos, nas legislações em prol das crian-ças e adolescentes e em defesa da escola pública. Quisera poder dizer que todos estes avanços foram suficientes para termos a consciência que um país que não investe em sua educação não conseguirá avançar em nenhuma outra área.

Mas o que vemos hoje, com a desvalorização dos profissionais da educação, e o desmonte da escola pública e o não incentivo à ciência, só nos levará ao caos. Escolas abertas no pior momento de uma pandemia?! Escola sem vacina é chacina.

E agora, com o retrocesso absurdo de um go-verno federal e estadual que não valoriza a vida e sim, o mercado, nos perguntamos: Até quando? Até quando nos submeteremos aos políticos que se elegem com um discurso e praticam outro.

Até quando iremos permitir que esta “ demo-cracia representativa” não nos represente?

As eleições de 2020 acabaram de acontecer e os eleitos já trabalham em prol de suas novas can-didaturas. E assim, nós, eleitores, vamos à deriva do que que eles decidem.

Que esta crise sanitária, política, econômica e humanitária nos sirva para que nas próximas elei-ções saibamos que não se tratam de partidos ou ideologias e sim de quem defende a vida e o pla-neta e de quem defende o mercado.

Não será esta, a última pandemia, ou cuidamos da vida do planeta e de quem nela vive, ou esta-mos fadados a uma vida adoecida e tóxica que não conseguiremos mais nos libertar.

Usaremos máscaras, viveremos isolados e do-entes, do corpo e da alma.

Democracia representativa?

Uso do espaço para agradecer a toda a equipe de profissionais do hospital Nossa Se-nhora do Navegantes, que na última sexta--feira (23), atenderam a mim e minha esposa, no nascimento da nossa filha. Agradecemos a todos os profissionais, a equipe médica, fermagem, pessoal que servia as refeições, en-fim, toda a equipe pelo excelente atendimen-to. Agradecemos o atendimento, tratamento e cuidado! Nosso muito obrigado! Jeferson Sparremberger de Oliveira (mdbista de Três Forquilhas), minha esposa, Liara Vitt Vieira e nossa filha: Maria Liz Vitt Sparremberger. A intenção é salientar a questão do bom aten-dimento de toda equipe do hospital Nossa Se-nhora dos Navegantes.

A pedido

Por esta publicação, faz-se saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exi-gidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Código Civil Brasileiro,

PAULO HENRIQUE OLIVEIRA PEDROTTI E KELI WINTERFELD

Ele solteiro, natural de Cruz Alta, residente e domiciliado em Torres. Ela solteira, natural de Pa-nambi, e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 27 de abril de 2021.

Ruy Luiz de Freitas Filho Oficial do Registro Civil de Torres

EDITAL DE PROCLAMAS

NOTA DE AGRADECIMENTO

Assine Jornal do Mar e receba em sua casa, noticías, entreterimentos e muito mais. Ligue no

(51) 3605-5159, (51) 998435690 ou (51) 995551446

(9)

JORNAL DO MAR

TORRES

Horário: 16h com transmissão da Rádio Maristela e com a pre-sença de no máximo 30 pessoas, acontece a 14ª Sessão Ordinária do 1º período de 2021. Ata da 13ª Sessão Ordinária do 1º Período de 2021, realizada no dia 19 de abril de 2021 foi aprovada.

CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS

Moção de Apoio. Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Torres - Da Ordem dos Ad-vogados do Brasil - Subseção de Torres, solici-tando Moção de Apoio ao pedido da OAB/RS de reabertura dos fóruns e retomada dos prazos dos processos físicos ao Conselho Nacional de Justiça.

Resposta Pedido de informações. Poder Exe-cutivo, Ofício nº 126, de 26 de abril de 2021, en-caminhando resposta ao Pedido de Informação nº 85/2021, do Moisés Trisch.

Resposta Pedido de informações. Executivo, Ofício nº 125, de 26 de abril de 2021, encami-nhando resposta ao Pedido de Informação nº 74/2021, de Igor dos Santos Beretta.

PROPOSIÇÕES NORMATIVAS (1ª Ses-são em pauta)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 0005/2021. Do Poder Executivo. Altera dispo-sitivos da Lei Municipal no 3.724, de 31 de de-zembro de 2002, Código Tributário Municipal e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 0011/2021 - Executi-vo. Dispõe sobre a concessão de benefícios para pagamentos de dívidas tributárias e não tributá-rias em atraso e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 0012/2021. Mesa Di-retora. Autoriza o Poder Legislativo a contratar, por tempo determinado, em caráter excepcional, servidor público municipal.

PROPOSIÇÕES NORMATIVAS (2ª Sessão em pauta, encaminhamento as Comissões)

PROJETO DE LEI Nº 0009/2021. Dos verea-dores Gibraltar Pedro Cipriano Vidal, Carlos Al-berto da Silva Jacques, Claudio da Silva Freitas, Dilson Mauro Jardim Boaventura, Jacó Miguel Zeferino, João Alexandre Negrini de Oliveira, Rafael da Silveira Elias, Rogério Evaldt Jacob, Silvano Gesiel Carvalho Borja, Vilmar dos San-tos Rocha e Carla Rodrigues Daitx, que Deter-mina ao Município de Torres a adotar as resolu-ções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) no que diz respeito ao licencia-mento ambiental.

PROJETO DE LEI Nº 0010/2021.Poder

Exe-CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE TORRES,

PAUTA DA SESSÃO DA PRÓXIMA SEGUNDA (03/05/2021)

cutivo. Reestrutura o Conselho Municipal de Acompanhamento e de Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Edu-cação – CACS FUNDEB, e dá outras providên-cias.

PROPOSIÇÕES NÃO NORMATIVAS

REQUERIMENTO Nº 0061/2021. De Jacó Miguel Zeferino, Carla Rodrigues Daitx, Carlos Alberto da Silva Jacques, Claudio da Silva Frei-tas, Dilson Mauro Jardim Boaventura, Gibraltar Pedro Cipriano Vidal, Igor dos Santos Beretta, João Alexandre Negrini de Oliveira, Moisés Tris-ch, Rafael da Silveira Elias, Rogério Evaldt Ja-cob, Silvano Gesiel Carvalho Borja e Vilmar dos Santos Rocha. Requerem o encaminhamento de Moção de Apoio ao plano de modernização da carreira dos militares do Estado do Rio Grande do Sul, apresentado pelas entidades de classe re-presentativas dos policiais e bombeiros militares do RS.

REQUERIMENTO Nº 0062/2021. Moisés Re-quer o encaminhamento ao Deputado Estadual, Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legis-lativa do Estado do Rio Grande do Sul, de Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 22/2021, que inclui trabalhadores da educação no grupo prioritário de vacinação, para que seja possível retorno às aulas.

REQUERIMENTO Nº 0063/2021. Moisés Re-quer o encaminhamento ao Senador Rodrigo Pa-checo, presidente do Senado Federal, de Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 2.564/2020, que altera a Lei nº 7.498/1986, para instituir o Piso Salarial do enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem.

INDICAÇÃO Nº 0100/2021. Rafael Indica ao Executivo a reforma da rampa de acesso de em-barcações do Corpo de Bombeiros, na Avenida Cristóvão Colombo.

INDICAÇÃO Nº 0101/2021. Carla Daitx In-dica ao Executivo que seja realizada campanha com o objetivo de intensificar ações no comba-te ao mosquito “Aedes Eegypti”, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no Município de Torres.

INDICAÇÃO Nº 0102/2021. Dilson Indica ao gerente da CEEE à implantação da rede elétrica na rua Alberto Pereira Maciel, Vila São João, ao lado do Parque de Rodeios.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0091/2021. Moisés Solicita ao Executivo informações quanto aos custos de manutenção do funcionamento do Canil Municipal, bem como outros serviços de

Política de Bem-Estar Animal, nos anos de 2019, 2020 e 2021.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0325/2021. Jacó Miguel Solicita ao Poder Executivo pro-vidências quanto ao conserto de calçamento na Avenida Cristovão Colombo com início na rua Verde.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0326/2021. Silvano Solicita ao Executivo providências quanto à colocação de base graduada ou outro material na Rua Rosenda Maria Aguiar de Car-valho, Bairro Igra Sul.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0327/2021. Silvano Solicita ao Executivo providências quanto a reparos na calçada e bueiro na Avenida José Maia Filho, no Centro.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0328/2021. Silvano Solicita ao Executivo providências quanto à revitalização e pintura das faixas de se-gurança nas avenidas Independência e Alfieiro Zanardi, Praia da Cal.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0329/2021. Dilson Solicita ao Executivo à implantação de três lombo faixas ou quebra-molas na Avenida Benjamin Constant.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0330/2021. Carla Daitx Solicita ao Executivo providências quanto à manutenção e melhoria da iluminação pública na rua Padre Lamonaco.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0331/2021. Carla Daitx Solicita ao Executivo providências quanto à realização de capina, corte de grama e manutenção adequada na rua Ruth Ferreira Ma-chado, Praia Santa Helena.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0332/2021. Claudio Freitas Solicita ao Executivo providên-cias quanto ao nivelamento da rua Joaquim Hof-meister com a rua Cândida Silva.

EXPEDIENTE DOS VEREADORES (10min)

Estão inscritos para usar este espaço Car-los Alberto da Silva Jacques, Claudio da Silva Freitas, Dilson Mauro Jardim Boaventura, Gi-braltar Pedro Cipriano Vidal, Igor dos Santos Beretta e Carla Rodrigues Daitx.

ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI Nº 0008/2021, discussão e votação. Do Poder Executivo, que Acrescenta dispositivos à Lei nº 3.374, de 14 de dezembro de 1999, que dispõe sobre o Sistema de Trans-porte e Circulação no âmbito do Município de Torres e revoga a Lei nº 2.952, de 15 de dezem-bro de 1995, que proíbe a exploração de linha de transporte coletivo por veículos com mais de 10 (dez) anos de fabricação.

30/04/2021 - 09

A Prefeitura de Torres realiza processo seleti-vo para médico de Saúde de Família, com carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições vão até o dia 6 de maio, quin-ta-feira, e é realizada exclusivamente no site da Prefeitura de Torres, através do link em área

es-pecífica à inscrição.

O Edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado nº 225, de 26 de abril de 2021, da Secretaria Municipal de Administração e Atendi-mento ao Cidadão, pode ser acessado no site da Prefeitura em Editais.

As inscrições são gratuitas. A publicação das notas e a classificação final está prevista para 28 de maio e o chamamento é em seguida.

MAIS - A Secretaria da Saúde, enquanto isto,

segue procurando médicos para substituir os que se demitiram e deixaram alguns bairros desassistidos.

(10)

JORNAL DO MAR

SOCIAL

30/04/2021 - 10

Av. Castelo Branco, 1598 - B: Engenho Velho - Torres /RS

Social e

Variedades

Espaço para você leitor desejar felicitações a pessoas especiais que fazem parte da sua vida. E a você também.

Contato e-mail: - rauppjornaldomar@terra.com.br;

- jornaldomar@terra.com.br; ou diretamente no WhatsApp (51) 995277886 falar com Andréia.

Frase da Semana

F e c h a o mês de abril e en-tra no mês de maio a familía Schwanck, de Torres, com um trio que comemoram mais um ano de vida, pai, filha e cunha-da. Lívia Amaral Pacheco (filha), de Torres, comple-tou seus 8 aninhos na últi-ma terça (27), Daniel Ca-milo Pacheco (pai), estará de aniversário neste sábado (1º/05) e Ana Pau-la Schwanck (cunhada), completa mais uma primavera hoje (sexta, 30). A homenagem vem de Paulo Schwanck, Maria Helena, Théo e Joé-dina. “Esperamos que hoje vocês celebrem um dia especial juntos dos que mais amam, e que o seus corações se aqueçam com todo amor que receberem. Feliz aniversário!”

Avenida Assis Brasil, 786 - Arroio do Sal/RS

(54) 9 99399413 (54) 9 91885955 - Algerosas - Colarinhos - Coifas - Calhas de até 7,5m sem emenda.

João Francisco Macha-do, comemora mais um ano de vida no domingo (02/05). “Neste dia es-pecial, aquilo que de-sejo para você é que os anos passem, mas nunca levem seu sorriso e esse olhar repleto de esperan-ça. Feliz aniversário!!” Estes são os votos da es-posa Maribel, dos filhos e netos.

Felipe Rickrot Du-arte, de Três Forqui-lhas, comemora mais um aniversário neste sábado (1º/05). “Fe-liz aniversário, e que Deus abençoe você com muitos anos de vida sempre com saúde e felicidade!”

Érica Borges Car-los, de Morrinhos do Sul, comemorou mais um aniversário no dia de ontem (29). Que sua vida seja cheia de bons e fe-lizes momentos!!! Muitos beijos e abra-ços daqueles que te amam muito.

(11)

JORNAL DO MAR

SOCIAL

30/04/2021 - 11

VENDE OU ALUGA RESTAURANTE E CASA

Com 450 metros de área construída no restaurante, mais casa ao lado

com alojamento completo para funcionários, garagem e lavanderia, 3 depósitos e casa na parte superior. Área total: 2 hectares, sendo 20.000 metros de terras. Descrição: tudo de tijolo a vista e pronto para trabalhar.

Venda ou aluguel anual. Tratar nos números: 51 998064597 (WhatsApp) - 995658023 -

54 997152650 ou 35041328.

Estrada RS 486/Rota Do Sol Km 3,5 Aratinga S/N, São Francisco de Paula.

Luiz Carlos Bitencourt, de Torres comemo-ra mais um ano de vida na quin-ta (06). Rece-bendo os abra-ços dos amigos e familiares em especial da companheira Nilza. “Feliz Aniversário! Que a celebração da vida permaneça eternamente nos seus dias.”

36645455 36261555

Fernanda Haisere-der, de Dom Pedro de Alcântara, comemora mais uma primavera no domingo (02/05). “Que a sua vida seja sempre uma soma de vitórias. Receba mais um ano com o cora-ção aberto. Parabéns! Feliz aniversário!”

Mateus Medeiros, de Torres, comemora mais um aniversário hoje (sexta, 30). “Que ape-nas os bons sentimentos habitem o seu coração hoje. Parabéns!

Julinho Witt, verea-dor de Terra de Areia, fecha mais um ciclo, comemorando mais um ano de vida no domin-go (02/05). “Neste ani-versário, sonhe, faça planos. Hoje, todos os seus desejos se realiza-rão. Feliz aniversário!

Uma das características mais básicas da astrolo-gia, porém muito importante, refere-se aos ritmos dos signos. Os ritmos tem uma associação com as estações do ano e com o comportamento das pes-soas.

Na astrologia, os signos possuem três ritmos: cardinal, fixo e mutável. Os ritmos indicam o que é mais natural para a pessoa, cardinal: iniciar, fixo: permanecer e mutável: mudar.

A astrologia começou a ser estudada com ob-servações da natureza, tais como as plantações e as marés, e os ritmos dos signos estão diretamente re-lacionados às estações do ano. Os Cardinais são os signos dos inícios da estações e são os signos Áries, Libra, Câncer e Capricórnio. Os signos fixos são os signos em que ainda não houve alteração das esta-ções e são Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Os signos mutáveis correspondem ao final das estações e são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

Os signos Cardinais tem muita força para ini-ciar, desbravar e correr riscos. Os cardinais pos-suem muita liderança e pioneirismo, justamente por tomar a linha de frente e, consequentemente, influenciar os demais. Os signos fixos são dotados de obstinação, resistência e tem a capacidade de dar continuidade aos projetos,o que é muito neces-sário para a manutenção da vida. OS fixos são aque-les que concluem o que os outros iniciaram e pre-ocupam-se com a consolidação das situações. Os mutáveis são os signos mais adaptáveis, versáteis e flexíveis e tem muita capacidade de mudança. Estes são os signos que se adaptam as situações, sem criar resistência ou tentar alterar o que já foi iniciado.

Em um mapa astral, o conhecimento dos ritmos é um grande indicador das facilidades e das dificul-dades das pessoas. Os flexíveis mutáveis se adap-tam a diferentes ambientes, no entanto, tem muita dificuldade de continuidade e tendem a se enjoar do que se repete. Os interessante é ter conhecimento de seu ritmo, sua natureza e assim poder respeitar o que é mais fácil para você. Pois tais características interferem desde a vida afetiva até a vida profissio-nal.

(12)

JORNAL DO MAR

VARIEDADES

30/04/2021 - 12

LINHA DO TEMPO

Onde vocês leitores poderão matar a curiosi-dade e relembrar o passado. Conhecer histó-rias e desfrutar de lembranças compartilhadas.

História- O município de Passo de

Torres está localizado na microrregião de base cultural açoriana do extremo sul cata-rinense, distante 270 km de Florianópolis, ás margens do Rio Mampituba ( rio dos ba-gres), que serve de divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua área geográfica é de 99.075 km², tendo como limites: ao norte com Balneário Gai-vota, ao sul com Torres (RS), a oeste com São João do Sul e a leste com o Oceano Atlântico.

O nome de Passo de Torres originou-se do trânsito de mercadorias e pessoas que vinham de Laguna ao território de São Pe-dro do Rio Grande. Estes locais, á margem dos rios eram conhecidos por passos. Pas-so de Torres foi provavelmente o nome ori-ginal da região que envolvia as duas mar-gens do rio Mampituba, em sua foz.

Entre os moradores mais antigos, Têm--se Manoel Maciel, Manoel Neto, José Ig-nácio, José Gonçalves dos Santos, Osório Hespanhol, Antônio Lira e Manoel Lau-rentino, portanto, basicamente de origem luso-açoriana.

A região fora ocupada inicialmente pelo “homem de Sambaqui” que vivia da caça e da pesca. Os indícios arqueológicos e referências documentais apontam que posteriormente ao Homem de Sambaqui a área fora habitada pelos Bugres ou Guai-nás, de raça Jê, que já utilizavam a agricul-tura rudimentar. Os bugres foram expulsos para a encosta da serra e para o planalto por um povo mais agressivo e de melhor tecnologia, os Carijós ou Cariós, da nação Guarani. Eram os Carijós que aqui habi-tavam quando da chegada dos imigrantes de origem portuguesa, espanhola, italiana e alemã.

Desde 1920 Passo de Torres é ligado ao Rio Grande do Sul, mais precisamente com a cidade de Torres, através de uma balsa e

PASSO DE TORRES

HORÓSCOPO SEMANAL DE 23/04 à 29/04

Áries - 21/03 a 20/04 - É melhor

seguir um ritmo mais suave, porém mais certo. Acontecimentos intensos podem despertar emoções profundas e é preciso pensar antes de agir para se manter equilibrado.

Touro - 21/04 a 20/05 - Um novo

ciclo está começando e as emoções estão super à flor da pele. Vale a pena cuidar mais de perto das relações e assuntos mais pessoais.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - É

impor-tante priorizar e ter alguns momentos de introspecção e ritmo reduzido. A se-mana pede um pouco mais de silêncio e cautela para não falar alguma coisa para a pessoa errada.

Câncer - 21/06 a 21/07 - O céu do

momento pede mais atenção ao que é mais importante e a proximidade daqueles que você mais ama. Em condições normais, seria uma ótima semana para vida social.

Leão - 22/07 a 22/08 - O céu da

semana pede atenção também com as coisas da casa e da família e tudo que é mais pessoal e emocional. Tudo mais intenso e acontecimentos que podem realmente tirar da zona de conforto.

Virgem - 23/08 a 22/09 - Pode ser

o momento para falar coisas guarda-das e divulgar assuntos de trabalho. Por outro, é preciso cuidado para não

falar de forma intensa ou agressiva ou provocar mal entendidos.

Libra - 23/09 a 22/10 - É um bom

momento para se organizar melhor finan-ceiramente, mas com a necessidade de tomar cuidado para evitar gastos impulsivos e desnecessários.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - É hora

de olhar para o que está sentindo, para o que deseja e precisa e fazer aconte-cer. Nos relacionamentos, surpresas e novidades podem mudar o rumo das coisas.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - Ainda que

algumas coisas saiam do lugar neste mo-mento. Isso porque imprevistos e contra-tempos podem pegar em cheio sua rotina e os assuntos de trabalho.

Capricórnio - 22/12 a 20/01- Os

as-suntos que envolvem responsabilidade também estão em destaque em uma semana que promete ser produtiva e cheia de resultados.

Aquário - 21/01 a 19/02 - Como os

assuntos de familia também podem se movimentar, e muito, talvez seja preci-so flexibilidade e uma boa organização de rotina para que você dê conta de tudo que precisa resolver e fazer.

Peixes - 20/02 a 20/03 - São bons

dias para fazer contatos, especialmente que envolvam seus projetos de trabalho ou assuntos pessoais mais importantes. de uma ponte pênsil.

Curiosidade- A primeira balsa,

constru-ída em madeira e movida a remo, por volta de 1920, pretendia facilitar a travessia do Rio Mampituba, que era realizada com pe-quenos barcos. Alguns anos mais tarde esta balsa fora substituída por uma pega mão. Movimentada manualmente pelos balseiros de uma margem à outra.

No dia 22 de janeiro de 1985 a balsa manual e de madeira foi trocada por outra mais moderna, de ferro e movida a motor, com capacidade para doze carros ou cin-qüenta toneladas.

A primeira ponte Pênsil para pedestres, inaugurada em 24 de outubro de 1964, foi construída durante o mandato do Sr. Luvia-no Maciel, na época prefeito do município de São João do Sul. Em 1985, por meio de uma ação conjunta das Prefeituras de Tor-res e São João do Sul foi construída uma outra ponte Pênsil mais larga e com pedes-tais de alvenaria.

Em 18 de maio de 1964, através da Lei n°964, foi criado o distrito de Passo de Tor-res, desmembrado do distrito sede de São João do Sul, ao qual continuou a pertencer até a emancipação político –administrativa para formar o novo município. Através da Lei Estadual 8.350. De 26 de setembro de 1991, foi elevado á categoria de município com o mesmo nome: Passo de Torres; sen-do efetivamente instalasen-do em 1° de janeiro de 1993.

GESTÃO DE SÍNDICO PROFISSIONAL

- Atendimento emergência 24 horas. - Responsabilidade Civíl e Criminal.

- Controle da parte financeira e orçamentária.

- Ouvir atendimentos os condôminos, reclamações, su-gestões e etc.

- Redução de custos.

- Reunião com o Conselho Fiscal periodicamente. - Administração de conflitos.

- Atendimento aos Condôminos.

- Manutenção periódicas e preventivas vistorias permanen-te ao condominio. Colocação de retrospectivas de melhoras que foram feitas no Edifício ao alcance de todos os condôminos.

- Relatório fotográfico de todo Prédio e áreas comuns incluindo fotos de “antes e depois”.

- O Síndico proprietário permanece com a palavra final.

- Gestão transparente, tornando os condôminos mais informados por meio de circulares informativos etc.

- Orientação Jurídica.

RESPOSTA CRUZADA

(13)

JORNAL DO MAR

REGIÃO

30/04/2021 - 13

Havendo o número regimental de vereadores pre-sente foi declarada aberta a prepre-sente Sessão.

Correspondências recebidas

- Termo de Renúncia, do vereador José Dalmei Correa Borgesdo cargo de secretário da mesa. Na próxima Sessão, por eleição, outro, de outra sigla, que não seja a do MDB, será escolhido.

Projetos de Leis 2ª Sessão em Pauta (encaminhamento as Comissões)

- Projeto de Resolução nº 001/2021, oriundo do Po-der Legislativo, que: “ALTERA O ARTIGO 103, II DA RESOLUÇÃO Nº 03/1999, QUE DISPÕE SO-BRE O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAMPITUBA”.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 001/2021, oriun-do oriun-do Poder Legislativo, que “ANULA O DECRE-TO LEGISLATIVO Nº 02/2020 QUE DESAPROVA AS CONTAS DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE MAMPITUBA/RS, EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016”.

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL

DE VEREADORES DE MAMPITUBA

Na última segunda-feira (26 de abril), foi realizada a 10ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo da 7ª Legislatura. Presentes os vereadores Ernani da Silva (Nandi/MDB), presidente - José Dal-mei Correa Borges (MDB), secretário - Jailson dos Santos (Jaia/PTB) - Ivam Carlos Matos (MDB) - Hosana

da Silva Alves (MDB) - Noerci Roldão da Silva (CesaPTB) - Valmir Roldão Evaldt (Peto/Progressistas) -

Ricardo de Oliveira Lumertz (o Professor/PT) e Lucas Santos de Oliveira (MDB).

- Projeto de Lei nº 024/2021, oriundo do Poder Exe-cutivo, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIAPL A ALTERAR A LEI MUNICIPAL Nº. 065 DE 23 DE ABRIL DE 1998, QUE ESTABE-LECE CRITÉRIOS QUANTO AO USO DE UMA ÁREA DE TERRAS COM 105.779M² (CENTO E CINCO MIL E

SETECENTOS E SETENTA E NOVE METROS QUADRADOS) DE PROPRIEDADE DA PREFEI-TURA MUNICIPAL DE MAMPITUBA/RS”. - Projeto de Lei nº 025/2021, oriundo do Poder Exe-cutivo, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ALTERAR A LEI MUNICIPAL Nº 1012 DE 10 DE MARÇO DE 2020, QUE INTITUI O CONSELHO MUNICIPAL TURISMOCOMTUR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Expediente dos Vereadores

Manifestaram-se Ivam Carlos Matos, Jailson dos Santos, José Dalmei Correa Borges, Lucas Santos de Oliveira e Noerci Roldão da Silva.

Nada mais havendo a tratar o presidente declarou encerrada a Sessão.

O contrato do convênio entre a Prefeitura Municipal de Mampituba e a Emater foi reno-vado recentemente.

A parceria já está rendendo bons frutos para os agricultores do município. Recente-mente foi lançado pelo escritório municipal da Emater o Programa de Melhorias dos So-los.

Este, tem como objetivo oferecer e facili-tar a análise dos solos, oferecendo ao agri-cultor diretamente uma maior rentabilidade da produção.

O programa oferecerá o transporte sema-nal das amostras, sem custos, até o

labora-Prefeitura de Mampituba e Emater

lançam Programa de Melhorias dos Solos

tório.

A análise dos solos proporciona um maior aumento da produtividade por meio da iden-tificação de nutrientes ou fatores químicos do solo que possam estar limitando o cresci-mento das plantas.

Os interessados podem procurar mais in-formações no escritório municipal da Emater ou entrar em contato pelos telefones que es-tão no banner.

“Só estamos com isto dando ao nosso agricultor o apoio que ele merece”, esclare-ce o prefeito de Mampituba, Pedro Juarez da Silva (Pedrão).

Prefeito presente e sete

novos Projetos analisados

na Câmara de Cambará

No dia 27, terça, ocorreu a 4ª Sessão Ordinária, no Plenário Vergilino Alves da Rosa, da Câmara Muni-cipal de Vereadores de Cambará do Sul. Em cumpri-mento aos protocolos de distanciacumpri-mento e Decretos Estaduais, essa sessão foi presencial, porém, sem pú-blico.

Estavam presentes os vereadores Hermes Pereira Velho (MDB), Hailton Boeira (PSDB), Eduardo dos Santos Pereira (Progressista), Noray Terezinha Borba da Silva (MDB), Evandro Titoni Silva (Progressista), Genaro Valim Teixeira (Progressista), Gessi Maria Al-ves Valim (PTB), João Francisco Renosto (MDB) e Luiz Antonio Teixeira Telles (Progressista).

Em conformidade com o art. 20, parágrafo único da Lei Orgânica Municipal, o prefeito, Ivan do Ama-ral Borges, e que presando pela transparência, usou da tribuna, e apresentou informações sobre os 100 pri-meiros dias de seu mandato.

Na Ordem do Dia, foram apresentados e aprecia-dos sete novos Projetos de Lei.

* Projeto de Lei Municipal N° 016/2021. Dá nova redação ao Art. 1º, da Lei nº 2.121, de 31 de maio de 2005. Vereador Luiz Antonio pediu vistas.

* Projeto de Lei Municipal Nº 021/2021, que Au-toriza o Executivo Municipal a suplementar verba no orçamento no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e dá outras providências, foi aprovado por 8 x 0.

* Projeto de Lei Municipal Nº 022/2021, que Au-toriza a abertura de Crédito Especial no valor de R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais), e dá outras provi-dências, foi aprovado por 8 x 0.

* Projeto de Lei Municipal Nº 023/2021, que Au-toriza a Fundação Hospitalar São José, através de seu representante legal, a firmar Termo de Cessão de Uso de fração de imóvel à Companhia de Saneamento (CORSAN), e dá outras providências, foi aaprovado por 8 x 0.

* Projeto de Lei Municipal Nº 024/2021, que Dá nova redação ao Art. 3º, da Lei Nº 3.734, de 18 de dezembro de 2020, foi aprovado por 8 x 0).

* Projeto de Lei Municipal Nº 025/2021, que Au-toriza a abertura de Crédito Especial no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), e dá outras providências, foi aprovado por 8 x 0.

* Projeto de Resolução Nº 002/2021, que Autoriza a transmissão em tempo real das sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Cambará do Sul, e dá ou-tras providências, foi aprovado por 8 x 0, com Emen-da Corretiva.

Galeria de troféus, como mostra a foto, já está lotada. Mas o JOR-NAL DO MAR segue ganhando prêmios, mesmo agora, em época de pandemia.

No início deste ano, por telefone, a iNove Pesquisas, de Cascavel, Pa-raná, consultou em Torres 300 pes-soas, 60% destas do ramo comer-cial. 54% dos entrevistados eram do sexo feminino.

Dos entrevistados, 42,34% dis-seram que o melhor JORNAL de Torres segue sendo o JORNAL DO MAR.

O diretor proprietário, José dos Santos, recebeu no início da semana o diploma.

Vale lembrar que desde 2010 o Troféu Mérito Lojista, promoção CDL e Sindilojas, com pesquisa da Ulbra Torres, é ganho pelo JM. Este, infelizmente, está suspenso em vir-tude da pandemia.

“Sempre é bom ser lembrado, melhor ainda agora, numa época de crise, onde está difícil para qualquer empresa pequena se manter de pé. Só temos é que agradecer a quem nos motiva a seguir fortes”, diz José.

E o JORNAL DO MAR ganhou mais um prêmio

José, mostrando nova conquista

e a galeria de prêmios.

Referências

Documentos relacionados

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentada ao Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO - modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande

Vale ressaltar que por meio desse trabalho, observa-se que o uso da prototipac¸˜ao para o levantamento e refinamento dos requisitos do sistema ´e significativamente relevante,

A obrigação a Nanã é dada às margens de um rio, e em local onde os filhos possam deslizar a esteira para a água após a consagração.Chegando ao local da obrigação e, após

dos mínimos quadrados ponderados (MQP). Este melhor desempenho da metodologia MQP pode ser atribuído ao menor efeito pepita em comparação à MV, conjuntamente, à existência

10.1.3 – Divulgação dos locais de realização das provas com a listagem dos nomes dos candidatos: até 05 (cinco) dias antes da realização das provas, na sede da Prefeitura

d) a gestão é feita de modo compartilhado na PPP, com um agente público para cada função desempenhada por um empregado privado, quando na cogestão a direção é do Poder

Será publicada no site do SESI DR PA (www.sesipa.org.br) a convocação dos candidatos habilitados na etapa de Análise Curricular para a 2ª etapa do Processo Seletivo –

A provisão para investimentos financeiros, representante do compromisso solidário do Grupo junto das associadas que apresentavam capitais próprios negativos (Nota 4).