• Nenhum resultado encontrado

Página 19, 1.ª frase: O Ministério da Saúde do Reino Unido recomenda que, em vez de examinar a mama mensalmente, conheça a sua mama.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Página 19, 1.ª frase: O Ministério da Saúde do Reino Unido recomenda que, em vez de examinar a mama mensalmente, conheça a sua mama."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Página 5, 1.ª frase da resposta:

O cancro da mama é o cancro mais comum no Reino Unido. Página 6, 1.ª frase da resposta à 1.ª pergunta:

O cancro da mama é a segunda maior causa de morte de cancro na mulher no Reino Unido (o cancro do pulmão é a principal).

Página 6, 3.ª frase da resposta à 3.ª pergunta:

No Reino Unido, 80% das pessoas encontram-se vivas 5 anos após um diagnóstico de cancro da mama primário; após 10 anos esta percentagem é de 72% e 20 anos após o diagnóstico a taxa de sobrevivência é de 64%.

Página 13, 2.º parágrafo, 3.ª frase:

Depois dessa idade, as mulheres aderem ao programa nacional de rastreio ao cancro da mama, mas continuam a efectuar o rastreio anualmente.

Página 17, último parágrafo, a partir da 2.ª frase:

Se desejar aprofundar esta questão, fale com o Departamento de Segurança e Saúde no trabalho, com o médico da empresa, com o delegado de segurança ou com o seu empregador. Se não ficar satisfeita com as respostas, contacte a sede local do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, cujo nome se encontra na lista telefónica.

Página 19, 1.ª frase:

O Ministério da Saúde do Reino Unido recomenda que, em vez de examinar a mama mensalmente, conheça a sua mama.

Página 20, 6.º parágrafo:

O resto deste capítulo abrange os sinais e sintomas do cancro da mama, apresenta informações detalhadas sobre o Programa Nacional de Rastreio do Cancro da Mama do SNS do Reino Unido e descreve alguns dos exames mais comuns utilizados para confirmar ou excluir um diagnóstico de cancro da mama.

Página 21, último parágrafo, 2.ª frase:

O Ministério da Saúde do Reino Unido recomenda que os sintomas na mama sejam relatados sem demora.

Páginas 21/22, última frase/primeira frase:

Todas as pessoas com queixas consideradas urgentes (porque o médico de clínica geral acredita existir uma maior probabilidade de se tratar de cancro da mama) devem ser atendidas no hospital no prazo de 10 dias úteis ou de duas semanas (o que é denominado de "regra das duas semanas").

Página 22, 1.º parágrafo da última pergunta:

Não, não significa. Trata-se de um exame gratuito disponibilizado de três em três anos às mulheres com mais de 50 anos de idade. O Programa Nacional de Rastreio do Cancro da Mama do SNS foi criado como uma forma de detectar o cancro da mama numa fase muito precoce, uma vez que quanto mais cedo for diagnosticado, maior probabilidade tem o tratamento de ser bem sucedido. As investigações demonstram

(2)

que o rastreio da mama poupa cerca de 1400 vidas por ano em Inglaterra e que, por exemplo, em cada 500 mulheres rastreadas será poupada uma vida.

Página 23, 2.º parágrafo:

O Programa Nacional de Rastreio do Cancro da Mama do SNS disponibiliza actualmente uma mamografia gratuita de três em três anos a todas as mulheres no Reino Unido com mais de 50 anos de idade.

Página 24, resposta à 1.ª pergunta:

Quando identificadas através de registos de médicos de clínica geral, as mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos recebem regularmente

recomendações para fazer um rastreio da mama. Assim, caso não esteja registada por um clínico geral do SNS, não receberá essa recomendação. Poderá não receber uma recomendação assim que faça 50 anos, pois as recomendações são efectuadas a pessoas de diferentes médicos de clínica geral de cada vez, mas irá receber uma recomendação antes do seu 53.º aniversário. Dependendo do local em que vive, terá de se deslocar a uma unidade especial de rastreio, a um hospital ou a uma unidade móvel (por exemplo, num centro comercial) para fazer a mamografia.

Após os 70 anos de idade, ainda é elegível para efectuar mamografias gratuitas de três em três anos, mas terá de requisitá-las e marcar uma consulta: não receberá uma recomendação automática após esta idade. O Governo afirmou que as idades de rastreio serão aumentadas no futuro para mulheres com idade compreendida entre os 47 e os 73 anos.

Página 24, resposta à 2.ª pergunta:

Os resultados da mamografia serão enviados para si e para o seu médico de clínica geral no prazo de duas semanas.

Página 26, 2.ª frase do 1.º parágrafo:

Se os exames demonstrarem que tem cancro da mama, o seu caso será então discutido pela equipa da unidade especializada na mama. Trata-se de uma equipa constituída por cirurgiões especializados na mama, oncologistas (especialistas em medicamentos contra o cancro e radioterapeutas), radiologistas (especialistas em raios X), patologistas (especialistas em tecidos), pessoal de enfermagem especialista em mama e outros.

Página 27, 1.ª frase da resposta à 1.ª pergunta:

Não, na verdade as RM não são vulgarmente utilizadas no Reino Unido para pessoas com cancro da mama.

Página 37, 1.ª frase, 3.º parágrafo da resposta:

Uma técnica cada vez mais comum usada antes da sua operação é denominada de biopsia do gânglio sentinela.

Página 38, 4.ª frase:

No entanto, se existirem células malignas nos gânglios sentinela, será necessário remover mais gânglios, normalmente numa segunda operação.

(3)

Página 41, última frase do 1.º parágrafo da resposta:

A Agência Inglesa do Medicamento (MHRA), a agência governamental responsável por assegurar que os medicamentos e equipamento médico são aceitáveis em termos de segurança, publicou informação para a mulher que está a considerar implantes mamários (consultar o Anexo).

Página 42, última frase do primeiro parágrafo da 1.ª resposta:

A instituição do SNS em que fez a sua operação irá tratar disso e irá dar-lhe a sua prótese sem quaisquer encargos para si. Se tiver feito a sua cirurgia no sector privado, pode necessitar de pagar a sua prótese, mas se possui seguro de saúde, a sua companhia de seguros pode comparticipar.

Página 48, primeiros parágrafos:

• FEC (5-fluorouracilo, epirrubicina e ciclofosfamida); • CMF (ciclofosfamida, metotrexato e 5-fluorouracilo); • epirrubicina e, depois, CMF;

• FEC e, depois, docetaxel (Taxotere®);

• AC: Adriamycin® (doxorrubicina), ciclofosfamida;

• TAC: Taxotere® (docetaxel), Adriamycin® (doxorrubicina), ciclofosfamida.

Estes medicamentos são normalmente utilizados para tratar o cancro da mama secundário:

• capecitabina (Xeloda®);

• vinorelbina (Navelbine®);

• gemcitabina (Gemzar®).

Páginas 54/55, última frase/primeira frase:

Um outro tipo, denominado de cateter central inserido perifericamente (PICC), é inserido numa das veias grandes no braço até que se aloje numa veia grande por cima do coração.

Página 55, 3.ª e 4.ª frases, 2.º parágrafo:

Para evitar que bloqueiem, necessitam de ser purgados com uma regularidade semanal utilizando uma solução salina (água salgada esterilizada) utilizando uma seringa. Isso pode ser efectuado por um enfermeiro domiciliar ou por um amigo ou parceiro, depois de ter formação.

(4)

Página 55, pergunta e resposta:

Porque é que algumas pessoas têm um cateter venoso central ou um PICC e outras não?

Muitas pessoas simplesmente não necessitam de um cateter porque as suas veias permanecem saudáveis durante um ciclo de quimioterapia para o cancro da mama. Página 59, 2.ª frase da resposta à 2.ª pergunta:

Normalmente, são administrados três a cinco tratamento cada semana, regra geral em dias de semana.

Página 63, 1.ª frase da resposta à 1.ª pergunta:

Sim, irá provavelmente consultar um médico especializado em radioterapia (chamado radioterapeuta) todas as semanas ou de duas em duas semanas.

Página 66, elencado da resposta à 1.ª pergunta: • tamoxifeno; • anastrozol (Arimidex®); • letrozol (Femara®); • exemestano (Aromasin®); • goserelina (Zoladex®); • fulvestrant (Faslodex®).

Páginas 71/72, resposta à 3.ª pergunta e continuação na página seguinte:

Geralmente, terá tratamento e cuidados igualmente bons através do SNS. Em alguns centros oncológicos regionais poderá encontrar uma maior oferta de serviços do SNS do que a disponível no sistema privado. O sistema privado poderá oferecer benefícios, como falar sempre com o seu médico nas consultas e ficar a conhecer uma equipa mais pequena. A maior parte do pessoal nas equipas que oferecem cuidados privados também trabalha no SNS. Uma boa ideia é verificar se o hospital privado está

aprovado como unidade especializada na mama. Página 94, 2.ª frase da resposta à 2.º pergunta:

O seu médico de família deverá ser capaz de lhe dizer se pode receber tratamento homeopático no SNS, na sua área de residência.

Página 97, última frase da primeira pergunta:

Porém, a aromaterapia está gradualmente a tornar-se cada vez mais disponível nos centros de atendimento e em alguns centros de tratamento oncológico.

(5)

Este acompanhamento de rotina será uma consulta de ambulatório, durante a qual o médico ou enfermeiro pode examiná-la, verificar se tem novos sintomas ou problemas e observar como se encontra e como se está a adaptar à vida após o tratamento. Página 108, 3.ª frase da resposta à 3.ª pergunta:

O Macmilliam Cancer Support também pode dar-lhe conselhos sobre o apoio às viagens, um reembolso dos custos com o parqueamento ou, em Londres, com os custos de congestionamento.

Páginas 108/109, última/primeira frase:

Se foi dispensada das suas consultas de acompanhamento de rotina, o seu médico de clínica geral pode ter de a enviar novamente para o hospital para obter uma

substituição.

Página 109, última frase da resposta à 1.ª pergunta:

Pode ser elegível para a isenção de custos de prescrição ou pode beneficiar da compra de um cartão de prescrição pré-pago, já que assim consegue poupar dinheiro a longo prazo.

Página 123, última frase do 2.º parágrafo da resposta à 1.ª pergunta:

A frequência e a hora do dia em que o grupo se reúne varia de grupo para grupo. Os grupos de apoio telefónico regular, que permitem que as pessoas entrem em contacto sem terem de se deslocar, são geridos pela Breast Cancer Care (ver Anexo).

Página 131, 3.ª frase da resposta à 1.ª pergunta:

As directrizes do Reino Unido sugerem que as mulheres não devem beber mais de duas unidades de álcool por dia (uma unidade de álcool é um copo de cerveja ou de cidra, um copo de vinho ou um pequeno copo de uma bebida branca).

Página 135, 1.ª frase da resposta à 1.ª pergunta:

Sim, existe um seguro de férias e viagem disponível para pessoas que tenham tido cancro.

Página 139, último parágrafo:

Algumas organizações, como a Breast Cancer Care, publicam informação específica para homens sobre o cancro da mama (ver Anexo).

Página 144, início da 2.ª frase da resposta à 2.ª pergunta:

Apesar de todos os empregadores estarem sujeitos à Lei contra a Discriminação por Deficiência,

Página 145, resposta à 2.ª pergunta:

Não é fácil responder a essa pergunta, já que os subsídios e apoios mudam

regularmente. Para obter conselhos financeiros específicos e detalhados, deve falar com o pessoal, com o assistente social no seu trabalho, se existir, com o assistente social do hospital, com o Gabinete local de Apoio ao Cidadão ou com o Departamento de Segurança Social (Departamento do Trabalho e Pensões).

(6)

A Macmillan Cancer Support possui uma linha de informação específica que pode fornecer informação actualizada sobre os subsídios e outras questões financeiras (ver Anexo para obter detalhes de contacto).

Página 146, final da resposta à 1.ª pergunta:

Se não teve qualquer recidiva de cancro em sete anos, provavelmente irá conseguir fazer um seguro de vida sem ter penalizações.

Tanto a Cancerbackup como a Macmillan Cancer Support possuem informação sobre este assunto e outras questões financeiras.

Página 146, final da resposta à 2.ª pergunta:

Muitas empresas de prestação de serviços têm esquemas para ajudar as pessoas a alargar os prazos de pagamento das suas contas, por isso vale a pena falar com essas empresas sobre esta questão. Também pode reivindicar subsídios da Segurança Social, mesmo que seja durante um curto espaço de tempo, por isso contacte as agências referidas nas perguntas anteriores. Não se sinta mal em relação a isso – tem pago durante muitos anos as suas prestações à Segurança Social! Página 147, 1.ª frase da resposta à 1.ª pergunta:

É provável que consiga um empréstimo tal como qualquer pessoa, mesmo que tenha passado menos de dois anos de ter tido cancro, mas pode não conseguir cobertura de seguro de vida (ver a pergunta anterior).

Referências

Documentos relacionados

clínicas, pelas espécies animais assistidas 3 2 Distribuição de Fi, FR e Fip pelas várias divisões da Medicina Preventiva 3 3 Distribuição de Fi, FR e Fip pelas várias

Os resultados deste estudo permitirão contribuir para o conhecimento da realidade vivida pelos nossos jovens, após a introdução da obrigatoriedade da Educação

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O Plano Distrital de Emergência de Protecção Civil de Viana do Castelo (adiante designado por PDE ou simplesmente Plano), é um instrumento de suporte ao Sistema de

O produto esportivo compreende os como serviços ou bens físicos ofertados pela instituição, como competições, eventos e uniformes, ao passo que a promoção é a forma de

Astemizol i cisaprid - povecava nivo ovih lekova u krvi Ciklosporin - nefrotoksicni efekat Varfarin - mogucnost pojave krvarenja Digoksin - povecava nivo digoksina u

Doutora Catarina Isabel Grácio de Moura, pelas suas palavras de apoio e a sugestão da realização de um estágio extracurricular na unidade de investigação Labcom.IFP, sem o qual