• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

SERRA 2017-2

(2)

APRESENTAÇÃO

A conclusão de um curso superior certamente é a celebração de uma grande conquista para o acadêmico. A cerimônia de formatura é um dos mais belos momentos dessa jornada. Com ela, compartilhamos a alegria com os entes e amigos mais queridos, assim como, expressamos o reconhecimento para aqueles, que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.

A Solenidade de Colação de Grau é um momento de muito orgulho para a FABRA, pois, sintetiza o sentimento de dever cumprido dos gestores, colaboradores, familiares e estudantes ao celebrarem a concretização da missão institucional. Desse modo, para que tudo transcorra da forma como foi idealizado, é de fundamental importância que haja planejamento e que sejam observadas as normas de protocolo para estas solenidades expressas neste manual.

Além disso, é um ato obrigatório e faz parte da conclusão de curso.

Para que esse evento transcorra de forma como foi idealizado, é de grande importância que haja um planejamento e que sejam observadas as normas do protocolo para as Solenidades de Colação de Grau dessa Instituição.

Este manual de Colação de Grau tem por finalidade orientar e informar os formandos do Centro de Ensino Superior FABRA sobre as normas, funcionamentos e procedimentos para a realização da Colação de Grau.

Serra/ ES. Julho de 2017.

(3)

3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DOS REQUISITOS 4

3 TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU 5

3.1 COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA 5

3.2 COLAÇÃO DE GRAU ESPECIAL 3.3 DA DISPENSA 6

3.4 COLAÇÃO DE GRAU SIMBÓLICA 4 DA COMISSÃO DE FORMATURA 6

4.1 ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE FORMATURA6 5 DA ORGANIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU 8

6 DO ATO DA FORMATURA 9

6.1 CONDUÇÃO DA SESSÃO DE COLAÇÃO DE GRAU9 6.2 ATOS PROTOCOLARES9 6.3 TRAJES9 6.4 CANUDOS 10

6.5 PARTICIPANTES DE COLAÇÃO DE GRAU 10

7 DA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTO POR PARTE DA COMISSÃO DE FORMATURA 12

7.1 OBSERVAÇÕES QUANTO À CONTRATAÇÃO DE UMA EMPRESA 12

8 DA PARTICIPAÇÃO DOS FORMANDOS NOS EVENTOS ORGANIZADOS PELA COMISSÃO DE FORMATURA 12

9 DA ATA DE COLAÇÃO DE GRAU 12

10 DAS DISPOSIÇOES FINAIS 13

11 ANEXOS 14 [Di git

(4)

1. INTRODUÇÃO

A Colação de Grau é um ato oficial obrigatório, que deve ser realizado em sessão solene e pública com a presença das autoridades acadêmicas. Neste ato, se confere o grau acadêmico – Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo – aos concluintes habilitados.

A Colação de Grau é presidida pelo Diretor da Faculdade, ou a quem este delegar a presidência, e deve ser secretariada pelo Secretário de Registro e Controle Acadêmico.

A Colação de Grau é realizada numa única solenidade com todas as turmas formandas da IES.

2. DOS REQUISITOS

Para o acadêmico ser considerado formando apto a colar grau, deverão ser atendidos os seguintes requisitos:

 Ter cumprido integralmente todas as disciplinas e a carga horária do

currículo total do curso em que estiver matriculado, inclusive com o Estágio Obrigatório Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares. Não é admitida em hipótese alguma, a

participação de alunos com pendências acadêmicas na Cerimônia Oficial de Colação de Grau;

 Ter participado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos

Estudantes) uma vez selecionado pelo INEP. O ENADE é componente

curricular obrigatório a todos os cursos de graduação e a participação dos estudantes é condição prévia ao registro no histórico escolar da situação regular junto ao ENADE;

 Estar com sua situação financeira regularizada;

 Não possuir nenhuma pendência com a Biblioteca (multa e livros);

 Ter seu nome incluído na relação dos alunos aptos para a colação de

grau, divulgada pelo Núcleo de Atendimento Acadêmico e Financeiro - NAF até

15 (quinze) dias antes da data prevista para a Cerimônia de Colação de Grau;  Realizar a entrega de uma cópia dos documentos listados abaixo, 60

(5)

5 (sessenta) dias antes da Cerimônia de Formatura, sendo uma via de cada, no Núcleo de Atendimento Acadêmico e Financeiro – NAF:

1. Certidão de Nascimento ou Casamento; 2. Identidade;

3. CPF;

4. Título Eleitoral;

5. Comprovante da última eleição;

6. Certificado de Reservista (para homens);

7. Histórico Escolar do Ensino Médio (cópia autenticada);

8. Certificado de Conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada).

O acadêmico que não estiver com os itens acima regularizados, não poderá participar do Ato de Colação de Grau, nem mesmo simbolicamente.

3. TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU

3.1 COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA

É o conjunto de atos oficiais, com a presença do paraninfo, patrono e demais homenageados, oradores e direção da Instituição, pelo qual se confere o grau de bacharel, licenciado ou tecnólogo ao acadêmico que houver integralizado a matriz curricular respectiva, bem como cumpridas todas as exigências constantes no regimento da Instituição. Este evento acontece em local definido pela Instituição, sendo que horário e data, também são definidos pela Faculdade.

3.2 COLAÇÃO DE GRAU ESPECIAL

Os acadêmicos que , por qualquer motivo, não puderam colar grau publicamente na data oficial da IES, poderá solicitar a Colação de Grau Especial. Esta será feita na sala da Direção. O requerimento deve ser feito no Núcleo de Atendimento Acadêmico e Financeiro – NAF, após a Data da Colação de Grau pública. A data da colação especial será definida pela Instituição dentro do prazo de até 60 (sessenta) dias após o requerimento. A colação especial é realizada nas dependências da IES, previamente definido pelo NAF.

(6)

3.3 DA DISPENSA

Não haverá dispensa de Colação de Grau. A colação é condição obrigatória para emissão e registro do diploma.

3.4 COLAÇÃO DE GRAU SIMBÓLICA

A FABRA não realiza, sob hipótese alguma, a Colação de Grau Simbólica.

4. COMISSÃO DE FORMATURA

É o órgão representativo dos formandos e tem a responsabilidade de encaminhar e acompanhar os assuntos relacionados à Colação de Grau junto à Coordenação de Curso da Instituição, sendo constituída por acadêmicos eleitos dentre os estudantes. Caberá à Comissão de Formatura, no exercício das suas funções, negociar e contratar a empresa que melhor atenda a seus interesses e que se responsabilizará pela realização de eventos como bailes de gala, viagens e outras atividades festivas, com exceção da Sessão Solene de Colação de Grau.

Cada Comissão será formada por 05 (seis) representantes que ocuparão os seguintes cargos: Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretário e Suplente. Orienta-se que essa definição deve ser feita pelos formandos no mínimo 01 (um) ano antes do início do último ano do curso.

Na data designada para eleição dos membros da Comissão de Formatura, deverá ser lavrada uma Ata de Constituição de Comissão de Formatura (Anexo B) contendo o nome e a assinatura de todos os alunos participantes e eleitos, na qual, será declarada pelos participantes a outorga de poderes aos eleitos para a realização de todos os atos necessários à realização de todos os eventos, ou seja, colação de grau, bailes de gala, viagens e outras atividades festividades.

Deve ser encaminha a Coordenação de Curso a cópia da Ata de Constituição de Comissão de Formatura.

(7)

7 assumir encargos de despesas em nome do Centro de Ensino Superior Fabra.

4.1 DAS ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE FORMATURA

As Comissões de Formatura deverão ter as seguintes atribuições:

 Comparecer nas reuniões agendadas pela Instituição nos dias/horários para iniciar as discussões referentes à formatura e estes não serão dispensados

das aulas para tal;

 Organizar a constituição da turma para a cerimônia de formatura observando as normas da Instituição;

 Responder pelos compromissos assumidos pela própria comissão;

 Citar as informações e esclarecimentos relacionados aos atos praticados sem nome dos formandos;

 Cumprir integralmente as determinações estabelecidas pela Instituição acerca do protocolo de cerimonial de formatura;

 Desenvolver ações que auxilie a turma a arrecadar o montante necessário para o custeio dos eventos festivos (bailes de gala, viagens, culto ecumênico);

 Providenciar a música de entrega dos formandos;

 Encaminhar a Coordenação de Colação de Grau da Instituição todas as informações relativas à cerimônia solene de formatura, via ofício (Anexo D), com no mínimo 30 (trinta) dias da data prevista para a realização da sessão solene de colação de grau, conforme calendário vigente, onde conste:

1. Nome Completo do Paraninfo (1 por curso); 2. Nome Completo do Juramentista(1 por curso); 3. Nome Completo do Orador (1 por turma);

4. Nome Completo do Requerente de Grau (1 por curso); 5. Nome Completo do Amigo da Turma (1 por turma); 6. Nomes Completos dos Homenageados (3 por turma); 7. Nome da Música de Entrada da Turma (1 por turma).

 Providenciar a confecção dos convites;

 Oficializar convites ao paraninfo, aos homenageados e às autoridades acadêmicas e docentes com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência da data da cerimônia de colação;

(8)

 Entregar no Núcleo de Atendimento Acadêmico e Financeiro da FABRA os canudos de diplomas na cor do curso com antecedência de 15 (quinze) dias;  Propiciar condições justas ao aluno especial (transferido há pouco tempo,

repetente ou carente), oferecendo-lhe situação diferenciada e incluindo sua participação somente nas taxas essenciais para que participe do ato sem constrangimentos.

 Enviar de uma fotografia da turma de formandos, da Colação de Grau, para ser arquivada no setor apropriado da Instituição.

5. DA ORGANIZAÇÃO DA COLAÇÃO

A data da colação é agendada pela Secretaria Geral junto a Direção Acadêmica, e deve ser aprovada pela Direção Geral. O agendamento formal da data deve ser feito no prazo máximo de 06 (seis) meses e no prazo mínimo de 03 (três) meses anteriores à data escolhida. Tem sido praxe da FABRA realizar a Colação de Grau nos meses de Janeiro e Agosto.

A cerimonia de Colação de Grau do Centro de Ensino Superior FABRA inicia-se às 19 (dezenove) horas, devendo os alunos chegar ao local da cerimonia com antecedência de no mínimo 01 (uma) hora.

Cabe à Faculdade FABRA as seguintes obrigações com a Colação de Grau:  Aluguel do local;

 Decoração;  Cerimonialista;

 Equipamentos de Som;

 Demais despesas decorrentes da realização da Colação de Grau.

A FABRA poderá limitar o número de convidados para a Colação de Grau. Esta limitação dependerá da quantidade de formandos e do local onde será realizada a Cerimônia de Colação de Grau.

(9)

9

6. DO ATO DA FORMATURA

6.1 CONDUÇÃO DA SESSÃO DE COLAÇÃO DEGRAU

A condução da cerimônia deve ser feita pelo Mestre de Cerimônia oficial da Instituição, além de seguir o roteiro oficial. Este roteiro é de responsabilidade da FABRA.

6.2 ATOS PROTOCOLARES

São atos protocolares, obrigatórios da Cerimônia da Colação de Grau da Instituição: a) Recepção dos Convidados;

b) Abertura;

c) Composição da Mesa;

d) Entrada dos formandos: ocorre por ordem alfabética de curso e a disposição de entrada de cada formando obedecerá a ordem alfabética, sem chamamento nominal;

e) Abertura da solenidade de colação de grau; f) Ato cívico (Hino Nacional);

g) Discurso dos Oradores;

h) Juramentos (1 para cada curso); i) Discurso dos Paraninfos

j) Discurso do Patrono

k) Requerimento de grau (1 para cada curso); l) Entrega dos canudos a todos os formandos; m) Encerramento da Sessão Solene;

n) Música de encerramento e confraternização.

6.3 TRAJES

Na Cerimônia Solene de Colação de Grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso e capelo (que é colocado na cabeça após o recebimento da outorga degrau), conforme Anexo F.

6.4 CANUDOS

Fica sob responsabilidade da Comissão de Formatura repassar a quantidade de canudos mediante a quantidade de formandos da turma. A cor dos canudos deverá ser a mesma da faixa que compõe a beca.

(10)

6.5 PARTICIPANTES DA COLAÇÃO DE GRAU

Quanto aos participantes da colação, ficam assim definidos o número de participantes e o tempo de discurso na cerimônia de colação:

N.° Participante Quant. Discurso Duração do

Discurso 01 Paraninfo – Docente da FABRA 01 por curso Discursa 03 minutos 02 Juramentista – Discente por curso 01 por curso Conduzo

Juramento 01 minuto 03 Orador – Discente por turma 01 por turma Discursa 03 minutos 04 Amigo da Turma – Funcionário ou aluno da

FABRA 01 por turma

Não

Discursa --- 05 Homenageados – Professores da FABRA 03 por turma Não

Discursa --- 06 Requerente de Grau – 1 Discente por

Curso 01 por curso

Requere o

Grau 01 minuto 07 Patrono – Convidado pela IES 01 por todas

os cursos Discursa 02 minutos

Obs: Os formandos dos cursos de 2ª licenciatura colarão grau com as turmas dos

cursos de 1ª licenciatura da IES, desta forma, os paraninfos, oradores, juramentistas e requerentes serão os mesmos.

Paraninfo - O Paraninfo é aquela personalidade que mantém prestígio incondicional

junto às turmas do curso, e que tem como responsabilidade dar a última lição aos formandos. Para proferir seu discurso sendo que deve saudar as autoridades presentes à Mesa de Honra, e salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas. Haverá um paraninfo por curso, e escolha deste deverá ser feita em comum acordo com as comissões de formaturas das respectivas turmas do curso.

Juramentista - O juramentista posicionar-se-á junto à tribuna e pedirá aos

formandos do curso que se posicionem em pé e com a mão direita estendida. Em seguida fará a leitura do juramento pausadamente que deverá ser repetido por todos os formandos após a leitura do juramento: EU JURO!

(11)

11

Orador - Ao iniciar seu discurso, deverá saudar as autoridades presentes à Mesa,

referindo-se ao Diretor pelo nome. Sugere-se fazer menção à importância da figura do paraninfo, aos demais membros apenas agradecer a presença. Relata-se a trajetória do(s) curso(s), a importância da Faculdade na sua formação e suas expectativas para o futuro.

Amigo da Turma - O amigo da turma é alguém de grande estima dos graduandos,

podendo ser funcionário, estagiário ou aluno.

Homenageados - Os docentes e funcionários homenageados são aqueles que, nas

atividades acadêmicas durante o curso, mereceram reconhecimento e gratidão da turma.

Requerente de Grau - O Requerente do Grau posicionar-se-á junto à tribuna e

pedirá aos formandos do curso que se posicionem em pé e com a mão direita estendida. Em seguida, irá requerer o grau ao Diretor da FABRA ou a quem este delegar a presidência da cerimônia.

Patrono- O Patrono é uma figura que representará todos os cursos. A escolha e o

convite do patrono é de responsabilidade da FABRA, e poderá recair sobre algum professor da Instituição ou alguma autoridade civil.

7 DA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS POR PARTE DA COMISSÃO DE FORMATURA

Qualquer empresa poderá ser contratada para a organização do evento, tais como: culto ecumênico, bailes de gala, viagens. Já para a Solenidade de Colação de Grau, as empresas contratadas pela Comissão de Formatura poderão apenas filmar ou fotografar o evento, desde que tenha seu cadastro deferido pela FABRA.

O contrato que porventura for firmado entre Comissões de Formatura e Empresa é de inteira responsabilidade de ambas as partes.

7.1 OBSERVAÇÕES QUANTO À CONTRATAÇÃO DE UMA EMPRESA

Sugere-se que as Comissões de Formatura procurem verificar os eventos já realizados pelas empresas e analisar detalhadamente o contrato antes de assiná-lo.

(12)

Todas as empresas relacionadas com a organização da formatura deverão realizar seu cadastro junto a Coordenação Geral para obter sua liberação de trabalho na Colação de Grau, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias antes da data marcada para a realização da reunião com a Comissão de Formatura.

Não serão permitidas reuniões entre a empresa contratada e a comissão de formatura nas dependências da Faculdade FABRA, assim como, o uso das salas de aula para fotografias.

As reuniões e demais situações a serem tratadas com a empresa contratada deverão ser realizadas fora da FABRA, não havendo dispensa das aulas, nem abono de faltas para os membros da comissão de formatura.

No dia agendado para a Colação de Grau, a empresa contratada deverá apresenta-se ao Repreapresenta-sente da IES, no local da Colação, munidos com o crachá da empresa e identidade.

8 DA PARTICIPAÇÃO DOS FORMANDOS NOS EVENTOS ORGANIZADOS PELA COMISSÃO DE FORMATURA

Os formandos não são obrigados a participarem dos eventos organizados pela Comissão de Formatura. Caso desejem participar apenas da sessão solene, não terão nenhum custo para isso, além do aluguel da Beca. Caso não possam participar da Cerimônia Solene, deverão requerer a Colação especial .

9 ATA DE COLAÇÃO DE GRAU

A elaboração da Ata de Colação de Grau é de competência da Secretária Geral da Instituição.

A Ata deve ser assinada por todos os formandos na Cerimônia de Colação de Grau, sendo condição básica para recebimento do Diploma.

Não pode assinar a ata o discente que:

 ausenta-se do local da cerimônia de colação de grau, independente do tempo;  estiver fazendo uso de bebidas alcoólicas;

 estiver estimulando/provocando intranquilidade ao ambiente;

 que não cumpra aos requisitos no item 2 do respectivo Regulamento Geral de Colação de Grau.

(13)

13 Caso o aluno não assine a ata, será considerado que o mesmo não colou grau, não podendo solicitar registro de diploma de graduação.

10 DISPOSIÇÕES FINAIS

 Não serão permitidas homenagens alternativas que não foram previamente discutidas com a Instituição.

 O roteiro da cerimônia de Colação de Grau ficará a cargo da Instituição. Qualquer alteração ou sugestão no roteiro da Colação de Grau deverá ser solicitada à Direção, podendo ser deferida ou indeferida.

 A cerimônia de colação de grau iniciará fielmente no horário estipulado, independente de estarem presentes todos os formandos e/ou convidados.  A cerimônia de colação de grau será lavrada no livro especial de formatura,

devidamente autenticado pelo Secretário Geral da Instituição.

 Os casos omissos neste Manual serão resolvidos pela Direção, Coordenação Geral Acadêmica, Coordenação de Curso ou Comissão de Formatura, ressalvando-se a homologação pela Direção.

(14)

ANEXOS

ANEXO A – JURAMENTOS OFICIAIS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

FABRA

ANEXO B – ATA DE CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO DE FORMATURA ANEXO C – MANUAL DA COMISSÃO DE FORMATURA

ANEXO D – OFÍCIO COM INFORMAÇÕES RELATIVAS À CERIMÔNIA SOLENE

DE COLAÇÃO DE GRAU

(15)

15 ANEXO A - JURAMENTOS OFICIAIS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

FABRA

JURAMENTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

“Juro, dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.”

JURAMENTO DO CURSO DE ARTES VISUAIS

“Juro, no exercício da minha profissão, cumprir e fazer cumprir, com ética e competência, respeitando as diferenças inerentes às diversas expressões artísticas em prol do engrandecimento da arte, da educação e da cultura do meu país.”

JURAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico, com justiça e paz.”

JURAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

“Juro exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas, pautando minha conduta profissional

(16)

observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso doPaís.”

JURAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

“Juro exercer a atividade profissional em prol da humanização da sociedade, aplicando em cada setor desta, a consciência crítica indispensável à transformação das relações e das estruturas sociais, agindo sempre de acordo com os ditames éticos no sentido da realização da justiça social, com vistas ao desenvolvimento da ciência e à promoção do bem comum.”

JURAMENTO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

“Juro, pela minha fé e minha honra, e de acordo com os princípios éticos do Profissional de Educação Física, exercer com dignidade, zelo e competência as minhas atividades profissionaisem prol da saúde e da educação, bem como orientar e promover ações na educação formal para prevenção, manutenção e promoção de saúde, atendendo determinações legais decorrentes da exclusividade desta profissão na prestação de serviços a sociedade, destacando meu papel de educador, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico.”

JURAMENTO DO CURSO DE FILOSOFIA

“Juro exercer minha profissão fiel a preceitos éticos, com dedicação e honestidade de propósitos, com o objetivo de participar na produção e difusão de conhecimentos, respeitando diferenças e os valores maiores da justiça, da paz e da liberdade.”

JURAMENTO DO CURSO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

“Juro, no exercício de minha profissão, desempenhar minhas funções com ética e respeito às leis, não me deixando cegar pela tecnologia, nem me esquecer de que

(17)

17 trabalho para o bem do homem e não da máquina, mas utilizando-a a serviço do desenvolvimento, do conforto e do bem-estar dahumanidade.”

JURAMENTO DO CURSO DE LETRAS – INGLÊS

“Juro, no exercício de minhas funções, cumprir os deveres inerentes a minha habilitação, respeitar sempre os preceitos da ética profissional, com o objetivo de manter a integridade e a sabedoria do homem, engrandecendo, dessa forma, minha categoria.”

JURAMENTO DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

“Juro, no exercício de minhas funções, cumprir os deveres inerentes a minha habilitação, respeitar sempre os preceitos da ética profissional, com o objetivo de manter a integridade e a sabedoria do homem, engrandecendo, dessa forma, minha categoria.”

JURAMENTO DO CURSO DE MATEMÁTICA

“Juro, no exercício da minha profissão, buscar sempre a qualidade do ensino, valorizando e respeitando o ser humano da individualidade e capacidade de ser. Utilizar meus conhecimentos em benefício do indivíduo, como profissional realista e consciente do papel, esclarecido quando às possibilidades que exigem em se fazer educação hoje.”

JURAMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA

“Juro, no exercício de minha profissão, empregarei, com inteligência e honestidade, os talentos que Deus me confiou para servir com amor, ética e patriotismo cumprindo os deveres inerentes ao magistério, que livremente escolhi como profissão.”

(18)

JURAMENTO DO CURSO DE REDES DE COMPUTADORES

“Juro, no exercício de minha profissão, desempenhar minhas funções com ética e respeito às leis, não me deixando cegar pela tecnologia, nem me esquecer de que trabalho para o bem do homem e não da máquina, mas utilizando-a a serviço do desenvolvimento, do conforto e do bem-estar dahumanidade.”

JURAMENTO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

“Juro, no exercício de minha profissão, desempenhar minhas funções com éticae respeito às leis, não me deixando cegar pela tecnologia, nem me esquecer de que trabalho para o bem do homem e não da máquina, mas utilizando-a a serviço do desenvolvimento, do conforto e do bem-estar dahumanidade.”

JURAMENTO DO CURSO DE TEOLOGIA

““Prometo utilizar, de forma consciente e ética, minha cidadania, contribuindo para a formação de uma sociedade mais tolerante, mais colaborativa, mais solidária e mais humana. Prometo aplicar e utilizar os instrumentos oferecidos pela Teologia para que se possa refletir e analisar situações históricas concretas formulando e propondo soluções aos problemas e dilemas humanos, contribuindo para a formação do homem integral e para a formação de uma sociedade MAIS justa E MELHOR”

(19)

19 ANEXO 2 - ATA DE CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO DE FORMATURA

ATA DE CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO DE FORMATURA

Aos _____ dias do mês de _____de 20_____, reuniram-se, às _____ horas, na sala _____, do Centro de Ensino Superior Fabra, _____ (quantidade) estudantes regularmente matriculados para a constituição da Comissão de Formatura do curso de _____, turno _____, formandos de _____/_____ (junho ou dezembro de 20_____), para Constituição da Comissão de Formatura, que tratará dos direitos e das responsabilidades para a realização dos Eventos de Formatura (Baile de gala, Viagem, Culto Ecumênico e outros) da referida turma, de acordo com as normas estabelecidas pelo Centro de Ensino Superior FABRA no Regulamento de Colação de Grau. Constando-se a presença da maioria dos representantes dos formandos da turma, os trabalhos de eleição foram presididos pelo (a) discente_____, que deu início a sessão: 1. O (A) presidente dos trabalhos explicou à turma a necessidade de eleger os representantes para a Comissão de Formatura e as funções da Comissão, trazendo para conhecimentos de todos, o Manual de Colação de Grau e o Manual de Comissão de Formatura instituído pela Faculdade FABRA. Em seguida, solicitou a apresentação dos (as) candidatos(as) e cargos:(escrever os nomes de todos os candidatos por extenso): 2.O (A) presidente escreveu os nomes dos (as) candidatos (as) em ordem alfabética no quadro da sala de aula e, em seguida, declarou o voto aberto. 3. Ao final, declarou o seguinte resultado: 1º lugar, Presidente, com _____ (_____) votos, o(a) discente_____; 2º lugar, Vice-Presidente, com _____ (_____)votos, o (a) discente _____; 3º lugar, Tesoureiro/a, com _____ (_____) votos, o (a) discente _____; 4º lugar, Secretário/a, com _____ (_____) votos, o (a) discente _____; 5º lugar, 1º Suplente, com _____ (_____) votos, o (a) discente _____; que totalizando assim, _____ votos. 4. O (A) presidente encerrou os trabalhos e solicitou a mim, _____, que lavrasse a presente ata, que vai assinada por mim, pelo (a) presidente, pelos eleitos e pelos discentes presentes na Eleição, devendo uma cópia desta Ata de Constituição de Comissão de Formatura ser encaminhada, ao Núcleo Acadêmico e Financeiro da FABRA. Serra/ES, _____ de _____ de 20_____.

(20)

(Assinaturas)

ANEXO C - MANUAL DA COMISSÃO DE FORMATURA

MANUAL DA COMISSÃO DE FORMATURA

Este manual tem por objetivo orientar as Comissões de Formatura dos cursos do Centro de Ensino Superior Fabra quanto as suas atribuições.

I – Da Comissão Executiva

Art.1º Os formandos do ano de 20_____,da turma_____, participantes contribuintes, terão seus direitos e atribuições aqui definidos, bem como tudo o que for pertinente à Formatura (Colação de Grau, Baile de Gala, Viagem e outros).

Art. 2º A programação do Baile de Gala constante do contrato a ser firmado comum a empresa especializada na organização do evento, bem como as providências, formas e atos, serão estudados, desenvolvidos e implementados pela Comissão de Formatura turma de formandos, como também as atividades voltadas à arrecadação, aplicação e movimentação de verbas.

Art. 3º A Comissão de Formatura do curso de _____ fica assim constituída: Presidente:

Vice-Presidente: Tesoureiro(a): Secretário(a):

(21)

21 Relações Públicas:

Suplente(s):

Parágrafo Único: Todos os membros da Comissão de Formatura, independente dos cargos ora estabelecidos comprometem-se a auxiliar todas as tarefas e se conscientizam de que não há distinções quanto ao peso dos votos em quaisquer decisões que se façam necessárias, uma vez que todos estejam presentes nas respectivas reuniões e tenham desenvolvido participação equivalente. Comprometem-se ainda, cumprir e fazer cumprir todos os itens do Manual de Colação de Grau da Faculdade FABRA.

Art. 4º Aos membros da Comissão de Formatura caberão as seguintes atribuições: 1) Ao Presidente:

a) Coordenar todas as atividades da Comissão de Formatura, fazendo-a reunir-se mensalmente em caráter ordinário ou em caráter extraordinário, quantas vezes julgar necessário;

b) Convocar, por meio de e-mail ou carta, os demais membros da Comissão de Formatura e presidir as sessões;

c) Determinar a lavratura de ata de todas as reuniões e solicitar as providências ao que for deliberado nas reuniões;

d) Designar, solicitar, orientar e acompanhar todos os demais membros, em relação às suas respectivas responsabilidades e objetivos;

e) Traçar um cronograma de tarefas com os demais membros da Comissão de Formatura, estabelecendo prazos e datas das reuniões, e encaminhamento de documentos;

f) Assinar, juntamente com o Vice-Presidente e o Tesoureiro, as aplicações, quaisquer movimentação efetuadas referente aos recursos numerários mantidos em conta de qualquer espécie, seja ela de poupança ou conta corrente;

g) Assinar, juntamente com o Secretário, as correspondências emitidas em nome da Comissão de Formatura da Turma;

h) Propor a exclusão de qualquer membro da Comissão de Formatura que não esteja desenvolvendo suas atribuições e levar a proposta aos demais membros

(22)

da Comissão, que, por meio de voto, decidirão ou não pela exclusão. Nesse caso, cabe também ao presidente propor um substituto, nome que também deve passar pela aprovação dos demais membros.

i) Esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas aos objetivos da Comissão de Formatura.

2) Ao Vice-Presidente:

a) Trabalhar em conjunto com o presidente e substituí-lo em suas faltas e impedimentos;

b) Auxiliar o presidente sempre que solicitado, em especial na divulgação dos planos e programação da Comissão de Formatura, buscando orientações e colaborações subsidiárias para o enriquecimento da comissão.

c) Assinar, juntamente com o Presidente e o Tesoureiro, as aplicações, quaisquer movimentação efetuadas referente aos recursos numerários mantidos em conta de qualquer espécie, seja ela de poupança ou contacorrente.

3) Ao (À) Tesoureiro(a):

a) Fiscalizar a cobrança das contribuições, bem como administrar, em conjunto com o presidente e o segundo tesoureiro, as aplicações dos recursos numerários em contas aprovadas pela Comissão de Formatura, objetivando o aumento e o aproveitamento dos recursos numerários oriundos das contribuições dosformandos;

b) Assinar, juntamente com o Presidente e o Vice-Presidente as aplicações, quaisquer movimentação efetuadas referente aos recursos numerários mantido sem conta de qualquer espécie, seja ela de poupança ou conta corrente;

4) Ao(Á) Secretário(a):

a) Secretariar as reuniões da Comissão de Formatura; lavrar as atas, numerando-as e datando-numerando-as, relatando todos os acontecimentos e sugestões, bem como o nomedo membro que as sugeriu. No caso de votação aberta, constar o nome de cada membro da Comissão de Formatura com o seu respectivo voto;

b) O(a) Secretário(a) deve fazer constar em ata os nomes dos membros presentes à reunião, dos ausentes e as justificativas, quando houver;

(23)

23 c) Acompanhar os trabalhos da Comissão da Formatura para as reuniões, ou

outras atividades, por solicitação do presidente, fazendo a reserva de locais para a realização das mesmas;

d) Elaborar, de forma clara, todas as correspondências da Comissão de Formatura, bem como manter arquivadas, de forma organizada todas as cópias das correspondências emitidas e recebidas.

5) Ao Suplente:

a) A Comissão de Formatura completa seu Quadro Executivo contando com suplente para o auxílio de todas as tarefas a serem desenvolvidas;

b) O suplente terá direito a voto e deve participar ativamente das reuniões e atividades.

Art. 5º A não participação de quaisquer dos membros da Comissão de Formatura nos eventos, visitas e/ou outros compromissos, com alta frequência, sem justificativas, implicará no seu desligamento da Comissão de Formatura, devendo o presidente propor a exclusão. Será desligado da Comissão e Formatura o membro que se ausentar em 03 (três) reuniões consecutivas ou 05 (cinco) alternadas, sem justificativas anteriores expressas.

Parágrafo único: O preenchimento de qualquer vaga na Comissão de Formatura, resultante da exclusão de qualquer de seus membros ou em questão de remanejamento de cargos entre os membros, deverá ser encaminhada, pelo(a) secretário(a) uma cópia da Ata para a Coordenação Geral.

II – Atribuições da Comissão de Formatura

Art. 6º As Comissões de Formatura deverão ter as seguintes atribuições:

 Comparecer nas reuniões agendadas pela Instituição nos dias/horários para iniciar as discussões referentes à formatura e estes não serão dispensados

das aulas para tal;

(24)

as normas da Instituição;

 Responder pelos compromissos assumidos pela própria comissão;

 Citar as informações e esclarecimentos relacionados aos atos praticados em nome dos formandos;

 Cumprir integralmente as determinações estabelecidas pela Instituição acerca do protocolo de cerimonial de formatura;

 Desenvolver ações que auxilie a turma a arrecadar o montante necessário para o custeio dos eventos festivos (bailes de gala, viagens, culto ecumênico);

 Providenciar a música de entrega dos formandos;

 Encaminhar a Coordenação de Colação de Grau da Instituição todas as informações relativas à cerimônia solene de formatura, via ofício, com no mínimo 30 (trinta) dias da data prevista para a realização da sessão solene de colação de grau, conforme calendário vigente, onde conste: Nome Completo do Paraninfo; Nome Completo do Patrono; Nome Completo do Juramentista; Nome Completo do Orador; Discurso do Orador; Nome Completo do Requerente de Grau; Nome Completo do Amigo da Turma; Nomes Completos dos Homenageados; Nome da Música de Entrada da Turma.

 Providenciar a confecção dos convites;

 Oficializar convites ao paraninfo, patrono, aos homenageados e às autoridades acadêmicas e docentes com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência da data da cerimônia de colação;

 Providenciar o traje oficial para a formatura que é a BECA.

 Entregar no Núcleo de Atendimento Acadêmico e Financeiro da FABRA os canudos de diplomas na cor do curso com antecedência de 30 (trinta) dias;  Enviar de uma fotografia da turma de formandos, da Colação de Grau, para ser

arquivada no setor apropriado da Instituição.

II – Outras Disposições

Art. 7º A escolha da empresa especializada para a organização das Festas da Formatura (baile de gala, culto ecumênico, viagens), será feita pela Comissão de Formatura, levando-se em conta: a qualidade dos serviços oferecidos; os termos do Manual de Colação de Grau; os preços; as vantagens; e a relação custo/benefício.

(25)

25 Art. 8º Os assuntos relacionados com a contratação de empresa especializada, forma de pagamento e adesão dos alunos participantes serão objetos de contrato, a ser assinado pela empresa e pela Comissão de Formatura.

Art. 9º A Colação de Grau ocorrerá de forma gratuita e extensiva a todos os formandos dos cursos da Instituição, exceto o aluguel da beca, a qual todos os gastos da Colação de Grau (cerimônia), será arcado pela Instituição, independente da participação do estudante em outros eventos de formatura que envolva custo.

Art. 10º A coordenação, cerimonial e protocolo da solenidade de colação de grau, são de responsabilidade da Instituição.

Art. 11° A Comissão de Formatura deverá propiciar condições justas ao aluno especial (transferido há pouco tempo, repetente ou carente), oferecendo-lhe situação diferenciada e incluída sua participação somente nas taxas essências para que participe do ato sem constrangimentos.

Art. 12º A Comissão de Formatura esclarecerá as dúvidas relacionadas às festas e às contratações. Os casos omissos serão jugados e solucionados pela Comissão deFormatura. As soluções serão comunicadas aos participantes/contribuintes.

Art. 13º Será considerada extinta a presente Comissão de Formatura e encerradas as atividades de seus colaboradores, findas as Festas de Formatura e se resolvidas todas as pendências a ela referentes.

(26)

ANEXO D – OFÍCIO: INFORMAÇÕES RELATIVAS À CERIMÔNIA SOLENE DE

COLAÇÃO DE GRAU

Ofício 01/ 20___

INFORMAÇÕES RELATIVAS À CERIMONIA SOLENE DE COLAÇÃO DE GRAU

A turma do curso de _____, turno _____, vem por meio deste informar a Coordenação de Curso as informações pertinentes a Cerimônia Solene de Colação de Grau, conforme abaixo:

1. Nome Completo do Paraninfo (1 por curso): 2. Nome Completo do Juramentista (1 por curso): 3. Nome Completo do Orador (1 por turma):

4. Nome Completo do Requerente de Grau(1 por curso): 5. Nome Completo do Amigo da Turma (1 por turma): 6. Nomes Completos dos Homenageados( 3 por turma): 7. Nome da Música de Entrada da Turma(1 por turma):

Serra/ ES. _____ de _____de 20_____.

_________________________________________ Comissão de Formatura do Curso de _____

(27)

27 ANEXO E – FICHA DE CADASTRO DE EMPRESAS

FICHA DE CADASTRO DE EMPRESAS

NOME FANTASIA RAZÃO SOCIAL CNPJ ENDEREÇO PRESIDENTE REPRESENTANTE LEGAL RG DO REPRESENTANTE LEGAL

TELEFONE (S) PARA CONTATO

E-MAIL

COMISSÃO DE FORMATURA RESPONSÁVEL

Serra/ ES. _____ de __________________ de 20_____. _____________________________________

(28)

ANEXO F – CORES DA FAIXA QUE COMPÕE A BECA E CANUDOS

Curso Cor

Administração Azul

Artes Visuais Lilás

Ciências Biológicas Azul Ciências Contábeis Vinho Escuro

Ciências Sociais Lilás

Educação Física Azul

Filosofia Lilás

Gestão da Tecnologia da Informação Azul

Letras – Inglês Lilás

Letras – Língua Portuguesa Lilás

Matemática Lilás

Pedagogia Lilás

Redes de Computadores Amarelo Sistemas de Informação Azul

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Redução do estoque de carbono após a exploração florestal, alterações no numero de indivíduos e no estoque de carbono da regeneração natural e danos aos indivíduos

Multiplicando-se o número de operários por 2, o número que representa a parte da obra concluída será também multiplicada por 2, então essas grandezas são diretamente

A produção de uma carne com um melhor perfil de ácidos graxos, vitaminas e minerais e que possa melhorar ainda mais a nutrição e ter efeito positivo no sistema

O objetivo do FUNDO é aplicar seus recursos, preponderantemente, em cotas do Tese Master Fundo de Investimento Multimercado, CNPJ 14.843.047/0001-21 (“Fundo Investido”)

P apel F otográfico 20 FOLHAS CARTÃO CRÉDITO - R$ 5,50 À VISTA - R$ 5,00 PAPEL FOTOGRÁFICO Papel fotográfico glossy, branco, alta resolução, para impressão a jato de tinta..