• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS PRESENTES NA SUPERFÍCIE DE TECLADOS E MOUSE DE COMPUTADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS PRESENTES NA SUPERFÍCIE DE TECLADOS E MOUSE DE COMPUTADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS PRESENTES NA SUPERFÍCIE DE TECLADOS E MOUSE DE COMPUTADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): LUAN BONVECHIO MARCHI, SUELEN CRISTINA ALBERTINO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): HEROS JOSÉ MÁXIMO, ISAC SILVEIRA BATISTA JUNIOR, MARCOS KENJI NAGATA

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ELTON CARLOS FRACALOSSI LAVEZZO, FERNANDA PINHEIRO PIZZELLI PINTO, ISAC SILVEIRA BATISTA JUNIOR, LEANDRO SOUZA DO NASCIMENTO, MARCONDES SANTANA DOS SANTOS, MICHELE CLAIRE BRETOM, PRISCILA CRISTINA MANARA SILVA COLABORADOR(ES):

(2)

Caracterização de bactérias presentes na superfície de teclados e mouse de computadores de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil

Luan Bonvechio Marchi¹; Suelen Cristina Abertino¹; Isac Silveira Batista Junior²; Marcos Kenji Nagata²; Heros José Máximo².

Discente de Iniciação Científica da Faculdade Anhanguera de Leme, São Paulo, Brasil¹. Docente Orientador de Iniciação Científica da Faculdade Anhanguera de Leme, São Paulo, Brasil².

1. Resumo

A contaminação das mãos é o principal fator envolvido na transmissão de doenças e sua higienização é considerada a ação preventiva mais simples e eficaz para prevenção da disseminação microbiana nesse ambiente. Neste sentido a presente pesquisa tem como objetivo identificar a presença de microrganismos na superfície de teclados e mouse de computadores de uma universidade particular no interior de São Paulo, Brasil, no sentido de classificar os microrganismos encontrados e avaliar a susceptibilidade dos mesmos aos antibióticos comerciais e alguns desinfetantes em diferentes concentrações. Para tal, serão utilizadas técnicas de microbiologia convencionais. Foram coletadas 192 amostras, sendo 96 provenientes de mouse de computadores 96 provenientes de teclados de computadores. Todas as amostras apresentaram presença de microorganismos. Analisou-se 1100 colônias de bactérias sendo 593 colônias provenientes das amostras de teclado e 507 colônias derivadas das análises do mouse de computador. Das colônias analisadas, 793 (72,09%) são bactérias Bactérias Bacilos Gram Positivo (BGP), 10 (0,91%) bactérias Bacilo Gram Negativo (BGN), e 297 (27,00%) bactérias Cocos Gram Positivo (CGP). Diante do exposto podemos inferir a hipótese que o teclado e mouse de computadores podem ser fontes de contaminação por bactérias. Algumas das bactérias testada apresentaram resistência a antibióticos.

(3)

2. Introdução

A contaminação das mãos é o principal fator envolvido na transmissão de doenças e sua higienização é considerada a ação preventiva mais simples e eficaz para prevenção da disseminação microbiana nesse ambiente (Lucet et al 2002, Santos et al 2010). Bhalla et al 2004 encontraram em seus estudos dados sugestivos da provável contribuição das mãos como veículo de transmissão de patógenos, recomendando que as mesmas devam ser higienizadas após o contato com objetos inanimados contaminados. No entanto, infelizmente, a falta de adesão do hábito de lavar as mãos ainda é uma realidade (Barboza et al 2003; Bhalla et al 2004; Martins et al 2005). Este fato decorre da ausência de treinamento icontínuo, pouca disponibilidade de tempo e intolerância aos sabões (Lucet et al 2002, Santos et al 2010). Os avanços tecnológicos têm permitido o aumento do acesso de alunos acadêmicos de universidades a terem o acesso facilitado ao uso de computadores. Alguns estudos têm enfatizado a contaminação de objetos inanimados, fômites em uso nos ambientes hospitalares, assim como telefones, computadores, estetoscópios e inclusive aqueles equipamentos presentes nos leitos dos pacientes (Anderson et al, 2009; Neely et al 2001). Os teclados de computadores, por exemplo, são utilizados por mãos que podem estar contaminadas, sendo transformados em possíveis reservatórios de microorganismos. Estes então podem ser uma fonte potencial de risco para a infecção. A contaminação dos teclados de computadores por bactérias pode oferecer riscos aos alunos de infecções e doenças graves.

3. Objetivos

A presente pesquisa tem como objetivo identificar a presença de microrganismos na superfície de teclados e mouse de computadores de uma universidade particular no interior de São Paulo, Brasil, no sentido de classificar os microrganismos encontrados e avaliar a susceptibilidade dos mesmos aos antibióticos comerciais e alguns desinfetantes em diferentes concentrações.

4. Metodologia

Os microorganismos foram coletados com auxílio de um swab estéril, em seguida este swab foi submergido em caldo Brain Heart Infusion e levado a estufa de

(4)

crescimento microbiano a uma temperatura de 37°C durante 24 horas. A partir do crescimento microbiano dos tubos contendo caldo Brain Heart Infusion, foi cultivado em Agar Brain Heart Infusion a partir do método de esgotamento por estrias, no sentido de obter isolamento de culturas puras. Após o isolamento de culturas puras foi realizada a caracterização morfológica e tintorial a partir do método de coloração de Gram. Serão utilizados painéis de identificação bacteriológico, meios de cultura seletivos e meios de cultura cromogênicos. A avaliação de susceptibilidade desses microorganismos à antibióticos será feita a partir da técnica de difusão em Agar Müeller-Hinton.

5. Desenvolvimento

As coletas das amostras microbiológicas acorreram no dia 15 de julho de 2014, no período da manhã às 11:00 horas. Todos os processamentos das amostras e análises de dados foram feitas nas dependências dos Laboratórios das Ciências da Saúde e Agrárias da Faculdade Anhanguera de Leme, São Paulo, Brasil, sob a supervisão do professor orientador Msc. Heros José Máximo.

6. Resultados

Foram coletadas amostras de 192 computadores, sendo 96 provenientes de mouse e 96 de teclados de computadores. Todas as amostras apresentaram presença de microorganismos, observando o crescimento de 1100 colônias de bactérias provenientes das amostras, sendo 593 (53,90%) colônias provenientes das amostras de teclado, e 507 (46,10%) colônias derivadas das análises do mouse de computador (Gráfico 1). Esta relação pode estar associada ao fato de que o componente teclado é manuseado com as duas mão, o que pode favorecer a presença de uma quantidade maior de microrganismos. Enquanto que o numero menor de bactérias isoladas do componente mouse pode ser pelo fato de seu uso ser apenas com uma da mãos dos alunos.

(5)

Gráfico 1 – Relação do número de bactérias isoladas a partir dos componentes dos computadores avaliados os dados foram plotados na ordem teclado a esquerda e mouse a direita.

Das colônias analisadas a partir de amostras de teclados e mouse, 793 (72,09%) são de Bactérias Bacilos Gram Positivo (BGP), 10 (0,91%) de Bactérias Bacilo Gram Negativo (BGN) e 297 (27,00%) de Bactérias Cocos Gram Positivo (CGP) (Gráfico 2). O fato de BGP ser o grupo de bactéria mais encontrado na pesquisa está relacionado com que essas bactérias estão presentes em no solo e suspensos na atmosfera por ação de fatores climáticos. Enquanto que BGN e CGP estão relacionados a ambientes contaminados e por atributos de causar doenças.

Gráfico 2 – Freqüência relativa dos grupos de bactérias isoladas a partir de amostras provenientes de teclado e mouse de computadores de uma Instituição de Ensino Superior (IES); BGP = Bacilo Gram Positivo; BGN = Bacilo Gram Negativo; CGP = Cocos Gram Positivo.

As análises das amostras do teclado mostrou que dos grupos de microorganismos encontrados em relação a suas características morfológicas e tintoriais revelou que

(6)

das 593 (100%) bactérias isoladas, 423 (71,33%) são bactérias pertencentes ao grupo de Bacilos Gram Positivos (BGP), 9 (1,51%) Bactérias Bacilos Gram Negativo (BGN) e 161 (27,15%) bactérias pertencentes ao grupo de Cocos Gram Positivo (CGP) (Gráfico 3).

Gráfico 3 – Freqüência relativa do grupo de bactérias isoladas do teclado dos computadores de uma Instituição de Ensino Superior (IES); BGP = Bacilo Gram Positivo; BGN = Bacilo Gram Negativo; CGP = Cocos Gram Positivo.

As amostras do mouse revelaram que os grupos de microorganismos analisados em relação a suas características morfológicas e tintoriais mostraram que das 507 (100%) bactérias isoladas, 344 (68,85%) são bactérias pertencentes ao grupo de Bacilos Gram Positivos (BGP), 9 (1,77%) Bactérias Bacilos Gram Negativo (BGN) e 154 (30,37%) bactérias pertencentes ao grupo de Cocos Gram Positivo (CGP) (Gráfico 4).

Gráfico 4 – Freqüência relativa do grupo de bactérias isoladas do mouse dos computadores de uma Instituição de Ensino Superior (IES); BGP = Bacilo Gram Positivo; BGN = Bacilo Gram Negativo; CGP = Cocos Gram Positivo.

(7)

As análise de avaliação da atividade dos antibióticos testados pelo método de difusão em Agar Muller-Hinton revelou que todos os grupos de microrganismos BGP, BGN, CGP podem ser sensíveis a alguns antibióticos, mas por outro lado essas bactérias também apresentaram resistência para alguns antibióticos testados coforme apresentação do antibiograma na figura 1.

Figura 1- Avaliação da atividade antimicrobiana de antibióticos sobre os bactérias pertencentes ao grupo BGP, BGN, CGP.

Esses resultados indicam uma possibilidade de risco à saúde dos usuários destes equipamentos e que estratégias de desinfecção destes equipamentos devem ser criadas e aplicadas. Um processo de Educação higiênico sanitária dos alunos pode ser um instrumento efetivo na contexto de evitar o contágio e proliferação destes grupos de microorganismos. As bactérias isoladas pertencem a grupo de microorganismos patogênicos e que apresentaram resistência a antibióticos.

7. Fontes Consultadas

ANDERSON G.; PALOMBO E.A. Microbial contamination of computer keyboards in a university setting. Am J Infect Control. 2009; 37:507-9.

BARBOZA D..B.; SOLER Z.A.S.G.S. Afastamentos do trabalho na enfermagem: ocorrências com trabalhadores de um hospital de ensino. Rev Latinoam Enferm. 2003; 11: 177-83.

(8)

BHALLA A.; PULTZ N.J.; GRIES D.M.; RAY AJ.; ECKSTEIN E.C.; ARON D.C.; DONSKEY C.J. Acquisition of nosocomial pathogens on hands after contact with environmental surfaces near hospitalized patients. Infect Control Hosp Epidemiol. 2004; 25: 164-7.

JANβEN, T.; SCHWARZ, C.; PREIKSCHAT, P.; VOSS, M.; PHILIPP, H.C.; WIELER, L.H. Virulence-associated genes in avian pathogenic Escherichia coli (APEC) isolated from internal organs of poultry having died from colibacillosis. International Journal of Medical Microbiology, v.291, p.371-378, 2001.

JOHNSON, J.R.; RUSSO, T.A. Extraintestinal pathogenic Escherichia coli (ExPEC): the “other bad E. coli. Journal of Laboratory and Clinical Medicine, v.139: p.155-162, 2002.

LUCET J.; RIGAUD M., et al. Hand contamination before and after different hand hygiene techniques: a randomized clinical trial. J Hosp Infect. 2002; 50: 276-80. MAINIL, J. Facteurs de virulence et propriétés spécifiques des souches invasives d’Escherichia coli: II) Franchissement des muqueuses et propriétés invasives. Annales de Médecine Vétérinaire, v.147, p.159-171, 2003.

MARTINS P.P.; COSTA C.R.M.; TÓRTORA J.C.O. Contaminação microbiana nas mãos de pessoas com diferentes atividades profissionais. J Bras Med. 2005; 88:10-15.

NEELY N.A.; MALEY M.P. Teclado de computador contaminado e microbiota sobrevivente. Am J Infect Control. 2001; 29:131-2.

PATTON, J.P.; NASH, D.B.; ABRUTYN, E. Urinary tract infection: economic considerations. Medical Clinicsof North America, v.75, p.495-513, 1991.

RUSSO, T.A.; JOHNSON, J.R. Medical and economic impact of extraintestinal infections due to Escherichia coli: focus on an increasingly important endemic problem. Microbes and Infection, v.5, p.449–456, 2003.

(9)

SANTOS A.A.M. Higienização das mãos no controle das infecções em serviços de saúde. ANVISA. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br>. Acessado em 03/05/10.

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

(2006) 20 realizaram um estudo sobre práticas de educação em saúde bucal em Londrina (PR) com idosos inscritos no Programa de Saúde da Família, onde foram

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Os resultados obtidos foram comparados com análise quantitativa de fases feita em um equipamento de Difração de raios-x e análises química realizadas por espectrometria de

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,