• Nenhum resultado encontrado

Autoavaliação Institucional CPA º Relatório Parcial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autoavaliação Institucional CPA º Relatório Parcial"

Copied!
87
0
0

Texto

(1)

Autoavaliação Institucional

CPA-2015

1º Relatório Parcial

Março de 2016

(2)

SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DE GOIÁS DIRETOR REGINAL

Paulo Vargas

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – DET DIRETORIA

Ivone Maria Elias Moreyra

DIRETORIA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA DIRETORA

Misclay Marjorie Correia da Silva

MEMBROS NATOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Everton Divino Fernandes Paulino – Presidente

Roberto Teruo Kobayashi – Coordenador do Curso Superior Luciane Ferreira Balduíno – Secretária Acadêmica Maria das Dores Souza Macedo – Coordenadora Pedagógica REPRESENTANTES DOS SEGMENTOS DESTA INSTITUIÇÃO

Representantes dos Docentes do Curso Superior Sinval Luíz de Lima

Nélio Neves Lima

Representantes dos Técnicos – Adminstrativos José Gonzaga Ribeiro

Luíz Marques da Silva

Representatne do setor Industrial Oltair Gomes Gontijo

Gevaert Antônio Gouveia

Representantes do Corpo Discente Haroldo Escudelário

Gildeone Pires Paula

Representantes do Alunos Egressos Tadeu Alves de Oliveira Júnor

(3)

Sumário

1 - HISTÓRICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA ... 5

2 - APRESENTAÇÃO ... 8

3 - OBJETIVOS ... 10

3.1 - Objetivo Geral ... 10

3.2 - Objetivo Específicos ... 10

4 - METODOLOGIA ... 12

5 - RESULTADOS GERAIS DA PESQUISA NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA ... 16

6 - AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA NA OPINIÃO DOS DISCENTES ... 17

7 - QUALIDADE DE SERVIÇO ... 18

8 - AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA NA OPINIÃO DOS DOCENTES ... 35

8.1 - Autoavaliação dos docentes ... 35

AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA NA OPINIÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA ÁREA TÉCNICO/ ADMINSTRATIVA. ... 53

Autoavaliação realizada pelos Funcionários da área técnica/administrativa ... 60

DISCENTES AVALIAM DOCENTES ... 64

SOBRE A PRÁTICA DOCENTE ... 70

QUESTIONÁRIO ... 70

PESQUISA E EXTENSÃO ... 71

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA ... 72

ANÁLISE CRÍTICA DOS DADOS ... 73

A. CURSOS ... 74

B. PESQUISA ... 75

C. EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS ... 75

D. TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO ... 75

E. GESTÃO DEMOCRÁTICA ... 75

F. FORMAÇÃO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVA ... 76

G. COMUNICAÇÃO E MARKETING ... 76

H. INFORMATIZAÇÃO ... 76

I. INFRA-ESTRUTURA ... 76

J. FINANCEIRA ... 77

(4)

CABE AOS DISCENTES DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA:79 CONCLUSÕES FINAIS ... 79

(5)

5

1 - HISTÓRICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA

A Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, iniciou suas atividades, como Centro de Formação Profissional Ítalo Bologna, em 1º de fevereiro de 1968, sendo inaugurada oficialmente em 24 de março daquele mesmo ano. Na ocasião, o Diretor do Departamento Regional em Goiás, Dr. Gilson Alves de Souza, nomeou o então Diretor da Escola SENAI Roberto Mange em Anápolis, professor Ary Azevedo, pioneiro do SENAI em Goiás e 1º Diretor Regional do SENAI Goiás, para assumir sua direção, e achou por bem, prestar homenagem ao engenheiro civil Dr. Ítalo Bologna, dando seu nome à nova unidade.

“Dr. Ítalo Bologna, patrono da Escola, na época era Diretor do Departamento Nacional do SENAI. Nascido em Pouso Alegre – Minas Gerais, em 22 de abril de 1905, era filho de Bologna e Adélia Lisboa Bologna. Formado em Engenharia Civil em 1.930, na Escola Politécnica de São Paulo. Ocupou diversos cargos importantes na Instituição à qual sempre dedicou em sua vida profissional como educador. Desempenhou várias funções no Brasil e no Exterior. Autor de vários trabalhos publicados, na sua maioria (o SENAI e a Formação Profissional de Adolescentes e Adultos). Foi largamente homenageado, tanto por órgão dos governos federal e estaduais, quanto pela instituição SENAI, tendo emprestado seu nome à Unidades educacionais na quase totalidade dos estados brasileiros.”

Detentora da certificação como Centro Modelo de Educação Profissional – CEMEP desde 2002 e pelas normas NBR ISO 9001:2008 desde 2004, tem como MISSÃO:

"Promover a educação profissional e o ensino superior, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria”.

Suas Políticas são:

 Estimular o autodesenvolvimento dos colaboradores e prestadores de serviço;

 Disponibilizar uma estrutura que permita um atendimento ágil e flexível;  Atender ao cliente com serviços atualizados e adequados às suas demandas, conforme exigências legais e estatutárias;

 Estabelecer parcerias para ampliação das competências técnicas e tecnológicas;

(6)

 Avaliar as atividades desenvolvidas para o alcance da melhoria contínua dos processos;

 Atuar com a cultura de responsabilidade socioambiental.

A Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna está instalada, em uma área de 48.000m², dos quais 11.407m2 edificados. Iniciou suas atividades, ministrando cursos nas ocupações de: Mecânica de Automóveis, Eletricidade de Automóveis, Artes Gráficas e Lanternagem, as quais foram, posteriormente, transferidas para a Escola SENAI da Vila Canaã, também nesta Capital.

No início de 2005, a Unidade foi credenciada como Instituição de Ensino Superior pela Portaria MEC – SETEC nº. 238 de 25/01/2005, publicada no DOU – (Diário Oficial da União) de 26/01/2005, na qual foi autorizada a ministrar o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial.

Em fevereiro de 2011, através da Portaria nº 111, do Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e do Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial foi reconhecido, conforme publicação no Diário Oficial da União em 22 de fevereiro de 2011. Ressalta-se que em ambas as avaliações externas, o conceito final alcançado foi 4 (quatro), expressando nosso referencial de qualidade em todas as dimensões. No ano de 2015 a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, o conceito de sua avaliação foi 3 (três) sendo satisfatório em uma escala de nível de 1 até 5 onde o conceito 3 (três) mantem a autonomia de continuar as atividade educacionais sem visita da comissão do MEC.

Com o objetivo de atender às indústrias goianas, está edificando/adaptando novos pavilhões, possibilitando assim, a instalação de amplos e modernos ambientes pedagógicos visando a implantação de novas ocupações dos Cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional e Cursos Técnicos e Tecnológicos. Atualmente, oferece também, cursos de Pós - Graduação “Lacto Sensu”.

A Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, é hoje considerada uma das principais instituições de educação profissional em Goiás. Para o cumprimento de suas finalidades, conta com um quadro de funcionários administrativos, técnicos e docentes, bem como, quando necessário, prestadores de serviços para o

(7)

cumprimento de sua Missão e Política da Qualidade. Têm firmados, também, diversos termos de cooperação técnica e/ou parcerias com entidades.

(8)

2 - APRESENTAÇÃO

Alinhada com a política adotada pelo SENAI - Goiás, a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna busca, de forma sistemática, adaptar-se às transformações do contexto econômico e social, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado e do País. Dentro da premissa da educação é sua preocupação estar sempre atenta ao que acontece em suas unidades de ensino buscando a melhoria contínua de seus serviços, acompanhando as diretrizes estabelecidas pelo MEC, e assim, atender satisfatoriamente seus discentes, docentes e colaboradores da equipe técnico-administrativa. Assumindo o compromisso com o processo de conhecimento e formas de conduta que são requisitos indispensáveis à construção de uma faculdade dinâmica e integrada com a sociedade, a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, realiza a pesquisa de Autoavaliação Institucional. A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna entende a Autoavaliação como um processo contínuo de aperfeiçoamento e melhoria institucional, em que os resultados devem ser utilizados para o planejamento da gestão acadêmica e, também, para a prestação de contas à sociedade no que se refere à formação acadêmico-científica, ética e política dos seus discentes, à produção e socialização de conhecimentos e promoção do avanço da ciência, da tecnologia e da cultura. Assim, a pesquisa constitui um processo de análise interna que busca sistematizar informações para analisar e interpretar a realidade no que diz respeito à qualidade acadêmica e ao desenvolvimento institucional, transformando-se em um importante instrumento de gestão educacional.

A referida avaliação foi construída com base no que estabelece a NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES N.º 065/2014 que estabelece, roteiro para relatório de Autoavaliação Institucional bem como, convictos de que uma sistemática de avaliação interna deve ser entendida como um mecanismo que propicie e disponibilize informações para melhorar o seu desempenho acadêmico, que garanta a eficiência administrativa e colabora na manutenção da Faculdade como espaço de formação e socialização a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, a exemplo dos anos anteriores, realizou sua Autoavaliação Institucional conduzida com a utilização de um programa específico para realizar a aplicação de questionários eletrônicos para Avaliação Institucional que possibilitou a coleta de dados que havendo maior

(9)

comodidade e flexibilidade aos entrevistados para responderem à avaliação. Este relatório está elaborado como versão Integral e contempla as informações e ações desenvolvidas pela CPA no ano de 2015, explicitando uma análise global em relação ao seu PDI 2015 - 2019 e a todos os eixos do instrumento, de acordo com as atividades acadêmicas e de gestão apresentando ao final proposta de ações de melhoria à IES esperando que os resultados apresentados sejam, de fato, orientadores para elaboração e aprimoramento das políticas e das práticas acadêmicas da Instituição.

(10)

3 - OBJETIVOS

3.1 - Objetivo Geral

N.º 10861, que institui o Sinaes e no que estabelece a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES n 065 de Outubro A Avaliação Institucional da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna 2015 teve como objetivo geral subsidiar e orientar a gestão institucional correspondendo aos cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas no art. 3° da Lei de 2014 que estabelece roteiro para relatório de Autoavaliação Institucional. Desta forma, assegura a condução do processo de avaliação interna da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, de acordo com o art. 8º, na forma da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 atendendo, possibilitando assim, com transparência, o controle social sobre a educação superior

3.2 - Objetivo Específicos

São objetivos específicos da Avaliação Institucional da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna:

1. Sensibilizar constantemente os diferentes segmentos acadêmicos e administrativos para a importância da avaliação como um processo de melhoria da qualidade.

2. Acompanhar o desenvolvimento dos planos gestores institucionais: PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico.

3. Proceder à avaliação interna dos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e extensão.

4. Avaliar as atividades de pesquisa.

(11)

6. Analisar a capacidade instalada da Instituição e a sua adequação às mudanças necessárias para a continuidade do Projeto de Desenvolvimento Institucional.

7. Facilitar a avaliação externa dos cursos de graduação.

8. Criar e promover condições favoráveis para o desenvolvimento da cultura de avaliação na comunidade acadêmica.

9. Fortalecer a identidade cultural, através do conhecimento da realidade global da Instituição.

(12)

4 - METODOLOGIA

A Pesquisa de Avaliação da CPA, em relação à Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, foi aplicada em 2015 utilizando um programa específico para coleta de dados que deram subsídios para pesquisa Institucional, mediante as necessidades específicas, declaradas pela Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, quanto às suas expectativas, o programa foi adequado, sendo determinados os critérios técnicos envolvidos (parâmetros estatísticos, forma de coleta de dados e utilização dos questionários eletrônicos) e a forma de análise e apresentação dos mesmos. Foram observados com rigor os critérios pré-determinados para a pesquisa de campo, definitivos para a credibilidade do estudo. A coleta de dados foi realizada entre os meses de Novembro de 2015 e Janeiro de 2016, utilizando aplicação de questionários estruturados através da técnica de preenchimento eletrônico, sem identificação do respondente, possibilitando assim a existência de questões sem resposta.

O Coordenador Técnico do Curso Superior de Automação Industrial divulgou e orientou, todo o processo de coleta, monitorando o preenchimento e esclarecendo as possíveis dúvidas ocorridas. Os entrevistados foram informados da importância de sua opinião e da atitude voluntária em participar e, principalmente, do sigilo de suas informações. Por conseguinte, a pesquisa não faz referência aos nomes dos respondentes e as questões são tratadas de forma agregada, garantindo a confidencialidade das informações prestadas e preservando as opiniões individuais. Como o assunto do estudo é bastante abrangente, o questionário foi estruturado em blocos, abordando vários aspectos da gestão da Instituição ou itens para autoavaliação. Todos os itens foram medidos através da escala: concordo totalmente, mais concordo que discordo, não concordo nem discordo, mais discordo que concordo, discordo totalmente e Afirmação não aplicável considerando que as alternativas são associadas da melhor para pior.

Os resultados da pesquisa estão expressos com análises separadas por público pesquisado, sendo: Discentes, docentes e colaboradores da área técnica/administrativa. Os discentes avaliaram a Instituição de Ensino em relação a 59 aspectos que foram agrupados em 12 tópicos denominados de indicadores, sendo eles:

(13)

1. Qualidade dos Serviços;

2. Biblioteca;

3. Sobre o Curso;

4. Gestão financeira;

5. Núcleo de Apoio ao Discente NAD e Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão – NEPE

6. Ouvidoria;

7. Portal do Aluno e do SENAI;

8. Comissão Própria de Avaliação – CPA; 9. Infraestrutura para o corpo discente;

10. Comunicação interna e externa;

11. Secretaria Acadêmica;

12. Gestão da Instituição;

Os docentes avaliaram a Instituição de Ensino em relação a 51 aspectos que foram agrupados em 11 tópicos denominados de indicadores, sendo eles:

1. Autoavaliação;

2. Instalações Físicas;

3. Coordenação do curso;

4. Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

5. Sustentabilidade Financeira;

6. Comissão Própria de Avaliação (CPA );

7. Colegiados e outros órgãos internos;

8. Comunicação interna e externa;

9. Biblioteca;

10. Secretaria Acadêmica;

(14)

Os docentes ainda realizaram uma autoavaliação com aspectos abrangendo: 1. Responsabilidade; 2. Relacionamento; 3. Pontualidade; 4. Satisfação; 5. Participação e metodologia;

Os colaboradores da área técnica/administrativa avaliaram a Instituição de Ensino em relação a 46 ítens que foram agrupados em 8 tópicos denominados de indicadores, sendo eles:

1. Institucional; 2. Infraestrutura; 3. Qualidade de Serviço; 4. Relacionamento interpessoal; 5. Gestão; 6. CPA; 7. Autoavaliação;

8. Comunicação Interna e Externa

Foi utilizada a tentativa de censo para realização da pesquisa, possibilitando a participação de todos os públicos. O quadro a seguir, apresenta o universo pesquisado e a amostra de respondentes da pesquisa. Os dados foram coletados, tabulados e consolidados no relatório a seguir.

(15)

Universo x Amostra Pesquisados N.º de Alunos Matriculados e Colaboradores Efetivos N.º Entrevistados (respondentes da pesquisa) Discentes 135 87 Docentes 12 12 Colaboradores da Área Técnica/ Administrativa 39 39 Total de 170 colaboradores

(16)

5 - RESULTADOS GERAIS DA PESQUISA NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA

A pesquisa abordou 3 públicos diferentes, sendo: discentes, docentes, e colaboradores da área técnico administrativo, avaliaram a instituição e também fizeram uma pesquisa auto avaliativa para melhor entendimento dos resultados obtidos na pesquisa. Foram realizadas análises separadas para cada público. Após pesquisa, os dados foram tabulados e consolidados, neste relatório. Informações dispostas que proporcionarão para os gestores do SENAI analisar à atual situação da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, sobre os diversos aspectos pesquisados.

(17)

6 - AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA NA OPINIÃO DOS DISCENTES

Para conhecer a satisfação dos discentes em relação a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, foram elaboradas 59 questões, onde os (as) entrevistados (as) tiveram a oportunidade de opinar assinalando uma das alternativas. Concordo totalmente; Mais concordo que discordo; Não concordo nem discordo; Mais discordo que concordo: Discordo totalmente. Afirmação não aplicável em relação ao que foi abordado os resultados em percentual e valor absoluto podem ser visualizados nas tabelas e gráficos organizados a seguir, em que os dados foram ranqueados e apresentados.

(18)

7 - QUALIDADE DE SERVIÇO

Para melhor visualização dos resultados os 59 itens sondados, foram ordenados de forma decrescente considerando o percentual de discente satisfeitos, ressaltando que as análises deste relatório, foram consideradas como satisfeitas os entrevistados que concordaram total ou parcial com as afirmativas abordadas.

Nesta análise, nota-se que alguns itens avaliados receberam aprovação igual superior a 70%, sendo a satisfação dos alunos registrada, uma vez que os respondentes afirmaram que respectivamente concordaram total ou parcialmente com os seguintes: Sinto-me seguro no interior da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna 79,5%; As instalações Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna são higienizadas 78,3%; Encontro conteúdo necessário aos meus estudos na bibliografia básica e complementar 93,99%; Existem espaços para leitura na biblioteca 95,2%; O acesso ao acervo de livros, periódicos e revistas e simples e ágio 90,4%; O acesso ao sistema on line e eficaz e simples (computadores para pesquisas e consultas) 76,5%; Tenho facilidade em renovar empréstimos e renovações de empréstimos 90%; A qualidade de livro disponível para empréstimo é suficiente 90,2%; Sou atendido com educação e agilidade 91,5%; A biblioteca está preparada para atender pessoas com deficiências (PCD) 94%; A diversidade de livros periódicos e revistas atende minhas necessidades 93,8%; O acervo de livros periódico e revistas é atual 90,2%; Conheço o projeto pedagógico do curso e sei onde consultá-lo 76,5%; Constato que há aplicação de conteúdo teórico em atividades práticas 84,3%; O perfil profissional previsto no PPC está sendo alcançado 84%; Minhas expectativas sobre o curso estão sendo atingidas 78,3%; Sou estimulado a desenvolver habilidades e competências voltadas para o mercado de trabalho 80,7%; A relação Custo x Benefício é justa 76,5%; Conheço o plano de desenvolvimento institucional (PDI) da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna 75,6%; Os horários de atendimentos das áreas financeiras (Núcleo de Recuperação de Crédito/ Tesouraria) são compatíveis com a minha vida acadêmica 75,3%; Os problemas encaminhados a área financeira foram solucionados 85,9; Há facilidade de acesso aos serviços do NAD 85,9%; Conheço o Núcleo de Apoio ao Discente – NAD e os serviços ofertados 76,3%; Há facilidade de acesso aos serviços do NEPE 90,00%; Há orientações do NAD quanto aos programas de bolsas (FIES / OVG) 71,60%; Programa de nivelamento / acompanhamento (Matemática para 1ª etapa e outros nivelamentos para as demais etapas) 81,7; As

(19)

demandas encaminhadas a ouvidoria da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna foram atendidas (Portal do Aluno/ Fale com Diretor) 83,3%; Conheço e acesso o site do SENAI GO (www.senaigo.com.br) 91,6%; Conheço e acesso o portal do aluno 91,6%; O portal do aluno traz informações úteis de maneira clara 78,3%; Os resultados das avaliações da CPA são divulgados aos alunos 81,5%; O questionário está em sintonia com as necessidades da instituição 87,8%; Há compromisso da instituição quanto à aplicação de ações de melhoria contínua originadas dos resultados das avaliações da CPA 82,3% As áreas de convivência me permitem descansar, relacionar-me com colegas e professores e realizar outras atividades extra classe (lanchonete, pátios e corredores) 73,5% tenho espaço e conforto nas salas de teoria (iluminação, climatização, ruído, móveis) 81,9%; Tenho espaço e conforto nos laboratórios (iluminação, climatização, ruído, móveis) 80,7%; O Núcleo de Apoio ao Discente tem instalações, mobiliário e ambiente que atendem minhas necessidades acadêmicas 85,4%; Tenho espaço e conforto no Auditório (iluminação, climatização, ruído, móveis) 80,7%; Os banheiros são limpos e tem materiais de higiene pessoal em quantidade suficiente 79,5%; Os computadores disponíveis nos laboratório de informática atendem as necessidades acadêmicas 73,2%; Há materiais e equipamentos em quantidades suficientes para as aulas práticas da área de Eletroeletrônica 78,0%; Há sinalização interna (faixas de retenção nos laboratórios / placas indicativas) 75,6%; Considero eficaz a comunicação interna externa (cartazes, folders, faixas, mural interno, site, anúncios de TV, rádio, jornal. Ouvidoria, caixa de sugestões e portal do aluno) 72,3%; As necessidades do corpo discentes são totalmente atendidas pelo Registro Acadêmico com agilidade, confiabilidade, disponibilidade e facilidade de acesso para inserção de dados, consultas e expedição de documentos. 81,5%; As orientações que recebo para os procedimentos de matrículas e outros relacionados à vida acadêmica são claras e suficientes 82,9%; A comunicação da secretaria acadêmica com os alunos é clara e eficaz 82,9%; Os documentos requeridos são fornecidos com agilidade 84,1%. A gestão desta instituição pela Direção atende as necessidades do corpo discente 82,9%; A Supervisão Administrativa desta instituição atende as necessidades do corpo discente 84,1%; A Supervisão de Educação e Tecnologia desta instituição atende as necessidades do corpo discente 82,9%; A Coordenação Pedagógica desta instituição atende as necessidades do corpo discente 79,3%; A Coordenação Técnica de Curso nesta intuição atende as necessidades do corpo discente 74,4% Considerando que a

(20)

perspectiva do Senai é promover um índice de satisfação superior a 70%, nota-se alguns itens com o índice inferior a 70%, destaca-se aqui para tratamento: A fotocopiadora oferta serviços compatíveis com as minhas atividades acadêmicas 61,7%; A lanchonete oferta produtos com diversidade e qualidade. Sou bem atendido e a empresa demonstra higiene em seus processos 43,4%; A empresa que opera o estacionamento para alunos oferta serviços compatíveis com as minhas atividades acadêmicas 66,2%; A comunicação interna formada por quadros informativos, painéis, murais, sinalização, intranet e caixa de sugestões é eficaz 69,1%; Há incentivo à participação dos estudantes em atividades de ensino, iniciação científica, extensão (Cursos) 66,7% A pesquisa constatou que houve progresso na avaliação dos discentes em relação a pesquisa realizada em 2015 na Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, onde 80,9% estão satisfeitos, sendo que 72,0% deles concordaram totalmente e 9,0% informaram que mais concordam que discordam com as 59 afirmativas avaliadas. Para conhecer a satisfação geral dos discentes em relação à instituição Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, foram agrupadas as 59 afirmativas onde o resultado pode ser visualizado nos gráficos a seguir:

1 - Qualidade dos Serviços (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) % S N º % N º % N º % N º % Nº % 1.1 - A fotocopiadora oferta serviços compatíveis com as minhas atividades acadêmicas 61,7% 3 7 45,7% 1 3 16,0% 1 2 14,8% 1 1 13,6% 8 9,9% 1.2 - A lanchonete oferta produtos com diversidade e qualidade. Sou bem atendido e a empresa demonstra higiene em seus processos 43,4% 2 8 33,7% 9,6% 8 1 6 19,3% 1 6 1 9,3% 15 18,1% 1.3 - A empresa que opera o estacionamento para alunos oferta serviços compatíveis com as minhas atividades acadêmicas 66,2% 3 8 49,4% 1 3 16,9% 9 11,7% 1 0 1 3,0% 9,1% 7

(21)

1.4 - Sinto-me seguro no interior da FACULDADE DE TECNOLOGIA 79,5% 5 7 68,7% 10,8% 9 7 8,4% 3,6% 3 8,4% 7 1.5 - As instalações da FACULDADE DE TECNOLOGIA IB são regularmente higienizadas 78,3% 5 6 67,5% 10,8% 9 1 1 13,3% 4,8% 4 3,6% 3 1.6 - A comunicação interna formada por quadros informativos, painéis, murais, sinalização, intranet e caixa de sugestões é eficaz 69,1% 4 7 58,0% 11,1% 9 1 1 13,6% 8,6% 7 8,6% 7 Média (%) desta seção 66,4% 53,8% 12,6% 13,5% 10,5% 9,6% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

2 - Biblioteca (Avaliação da CPA - Discentes/Cicl o 2015-2017) Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % N º % N º % 2.1 - Encontro o conteúdo necessário aos meus estudos na bibliografia 93,9% 67 81,7% 10 12,2% 2 2,4% 3 3,7% 0,0% 0 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 1.1 - A fotocopiadora oferta serviços compatíveis

com as minhas atividades acadêmicas 1.2 - A lanchonete oferta produtos com diversidade

e qualidade. Sou bem atendido e a empresa… 1.3 - A empresa que opera o estacionamento para alunos oferta serviços compatíveis com as minhas…

1.4 - Sinto-me seguro no interior da FATEC 1.5 - As instalações da FATEC IB são regularmente

higienizadas

1.6 - A comunicação interna formada por quadros informativos, painéis, murais, sinalização, intranet…

1 Qualidade dos Serviços (Avaliação da CPA

-Discentes/Ciclo 2015-2017)

(22)

básica e complementar 2.2 - Existem espaços para leitura na biblioteca 95,2% 76 91,6% 3 3,6% 2 2,4% 1 1,2% 1,2% 1 2.3 - O acesso ao acervo de livros, periódicos e revistas é simples e ágil 90,4% 71 85,5% 4 4,8% 5 6,0% 2 2,4% 1,2% 1 2.4 - O acesso ao sistema on-line de consulta ao acervo é eficaz e simples (computadores para pesquisas e consultas) 76,5% 51 63,0% 11 13,6% 8 9,9% 4 4,9% 8,6% 7 2.5 - Tenho facilidade em realizar empréstimos e renovações de empréstimos 90,0% 70 87,5% 2 2,5% 5 6,3% 3 3,8% 0,0% 0 2.6 - A quantidade de livros disponíveis para empréstimo é suficiente 90,2% 62 75,6% 12 14,6% 3 3,7% 1 1,2% 4,9% 4 2.7 - Sou atendido com educação e agilidade 91,5% 73 89,0% 2 2,4% 3 3,7% 2 2,4% 2,4% 2 2.8 - A biblioteca está preparada para atender Pessoas com Deficiência (PCD) 94,0% 73 88,0% 5 6,0% 2 2,4% 1 1,2% 2,4% 2 2.9 - A diversidade de livros, periódicos e revistas atende minhas necessidades 93,8% 71 87,7% 5 6,2% 4 4,9% 1 1,2% 0,0% 0 2.10 - O acervo de livros, periódicos e revistas é atual 90,2% 67 81,7% 7 8,5% 6 7,3% 2 2,4% 0,0% 0 Média (%) desta seção 90,6% 83,1% 7,5% 4,9% 2,4% 2,1% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

(23)

3 - Sobre o Curso (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo(5) 4 3 2 Discordo(1) %S % % % % N º % 3.1 - Conheço o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e sei onde consultá-lo 76,5% 49 60,5% 13 16,0% 8 9,9% 1 1,2% 10 12,3% 3.2 - Constato que há aplicação do conteúdo teórico em atividades práticas 84,3% 64 77,1% 6 7,2% 4 4,8% 5 6,0% 4 4,8% 3.3 - O perfil profissional previsto no PPC está sendo alcançado 84,0% 61 75,3% 7 8,6% 9 11,1% 1 1,2% 3 3,7% 3.4 - Minhas expectativas sobre o curso estão sendo atingidas 78,3% 55 66,3% 10 12,0% 8 9,6% 6 7,2% 4 4,8% 3.5 - Sou estimulado a desenvolver habilidades e competências voltadas para o mercado de trabalho 80,7% 56 67,5% 11 13,3% 10 12,0% 1 1,2% 5 6,0% 3.6 - A relação Custo X Benefício do curso é justa 76,5% 5 3 65,4% 11,1% 9 6,2% 5 1 1 1 3,6% 3,7% 3 3.7 - Conheço o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FACULDADE DE TECNOLOGIA IB 75,6% 5 5 67,1% 8,5% 7 9,8% 8 4 4 ,9% 9,8% 8 Média (%) desta seção 79,4% 68,5% 11,0% 9,1% 5 ,1% 6,5% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 2.1 - Encontro o conteúdo necessário aos meus…

2.2 - Existem espaços para leitura na biblioteca 2.3 - O acesso ao acervo de livros, periódicos e… 2.4 - O acesso ao sistema on-line de consulta ao… 2.5 - Tenho facilidade em realizar empréstimos e… 2.6 - A quantidade de livros disponíveis para… 2.7 - Sou atendido com educação e agilidade 2.8 - A biblioteca está preparada para atender… 2.9 - A diversidade de livros, periódicos e revistas… 2.10 - O acervo de livros, periódicos e revistas é…

2 - Biblioteca (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo

2015-2017)

(24)

4 - Gestão financeira (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % º % 4.1 - Os horários de atendimento das áreas financeiras (Núcleo de Recuperação de Crédito / Tesouraria) são compatíveis com minha vida acadêmica 75,3% 50 64,9% 8 10,4% 4 5,2% 6 7,8% 11,7% 9 4.2 - Os problemas encaminhados à área financeira foram solucionados 85,9% 62 79,5% 5 6,4% 7 9,0% 1 1,3% 3,8% 3 Média (%) desta seção 80,6% 72,2% 8,4% 7,1% 4,5% 7,8% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 3.1 - Conheço o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)…

3.2 - Constato que há aplicação do conteúdo… 3.3 - O perfil profissional previsto no PPC está… 3.4 - Minhas expectativas sobre o curso estão… 3.5 - Sou estimulado a desenvolver habilidades e… 3.6 - A relação Custo X Benefício do curso é justa

3.7 - Conheço o Plano de Desenvolvimento…

3 - Sobre o Curso (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo

2015-2017)

(25)

5 - Núcleo de Apoio ao Discente – NAD e Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão - NEPE (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % N % % 5.1 - Há facilidade de acesso aos serviços do NAD

85,9% 61 78,2% 6 7,7% 5 6,4% 2 2,6% 4 5,1% 5.2 - Conheço o Núcleo de Apoio ao Discente – NAD e os serviços ofertados 76,3% 58 72,5% 3 3,8% 8 10,0% 2 2,5% 9 11,3% 5.3 - Há facilidade de acesso aos serviços do NEPE 90,0% 66 82,5% 6 7,5% 5 6,3% 0 0,0% 3 3,8% 5.4 - Há incentivo à participação dos estudantes em atividades de ensino, iniciação científica, extensão (Cursos) 66,7% 48 59,3% 6 7,4% 11 13,6% 6 7,4% 10 12,3% 5.5 - Há orientações do NAD quanto aos programas de bolsas (FIES / OVG) 71,6% 55 67,9% 3 3,7% 10 12,3% 6 7,4% 7 8,6% 5.6 - Programa de nivelamento / acompanhamento (Matemática para 1ª etapa e outros nivelamentos para as demais etapas) 81,7% 64 78,0% 3 3,7% 5 6,1% 3 3,7% 7 8,5% Média (%) desta seção 78,7% 73,1% 5,6% 9,1% 3,9% 8,3% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 4.1 - Os horários de atendimento das áreas

financeiras (Núcleo de Recuperação de Crédito / Tesouraria) são compatíveis com minha vida… 4.2 - Os problemas encaminhados à área financeira

foram solucionados

4 - Gestão financeira (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo

2015-2017)

(26)

6 - Ouvidoria (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % Nº % % % % 6.1 - As demandas encaminhadas a Ouvidoria da FACULDADE DE TECNOLOGIA IB foram atendidas (Portal do Aluno/Fale com o Diretor)

83,3% 57 73,1% 8 10,3% 5 6,4% 4 5,1% 4 5,1%

Média (%) desta seção 83,3% 73,1% 10,3% 6,4% 5,1% 5,1% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 5.1 - Há facilidade de acesso aos serviços do NAD

5.3 - Há facilidade de acesso aos serviços do NEPE 5.5 - Há orientações do NAD quanto aos programas…

5 - Núcleo de Apoio ao Discente – NAD e Núcleo de Ensino,

Pesquisa e Extensão NEPE (Avaliação da CPA

-Discentes/Ciclo 2015-2017)

Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

6.1 - As demandas encaminhadas a Ouvidoria da FATEC IB foram atendidas (Portal do Aluno/Fale

com o Diretor)

6 - Ouvidoria (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo

2015-2017)

(27)

7 - Portal do Aluno e do SENAI – (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo

2015-2017) Concordo (5) 4 3 2 Discordo(1)

%S % % % % %

7.1 - Conheço e acesso o site do SENAI GO

(www.senaigo.com.br)

91,6% 71 85,5% 5 6,0% 5 6,0% 1 1,2% 1 1,2%

7.2 - Conheço e acesso o

Portal do Aluno 91,6% 72 86,7% 4 4,8% 3 3,6% 3 3,6% 1 1,2% 7.3 - O Portal do Aluno traz

informações úteis de maneira clara

78,3% 55 66,3% 10 12,0% 8 9,6% 5 6,0% 5 6,0%

Média (%) desta seção 87,1% 79,5% 7,6% 6,4% 3,6% 2,8%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

7.1 - Conheço e acesso o site do SENAI GO (www.senaigo.com.br)

7.2 - Conheço e acesso o Portal do Aluno

7.3 - O Portal do Aluno traz informações úteis de maneira clara

7 Portal do Aluno e do SENAI – (Avaliação da CPA

-Discentes/Ciclo 2015-2017)

Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) 8 - Comissão Própria de Avaliação – CPA (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 8.1 - Os resultados das avaliações da CPA são divulgados aos alunos 81,5% 58 71,6% 8 9,9% 3 3,7% 5 6,2% 7 8,6% 8.2 - O questionário está em sintonia com as necessidades da instituição 87,8% 65 79,3% 7 8,5% 4 4,9% 5 6,1% 1 1,2% 8.3 - Há compromisso da instituição quanto à aplicação de ações de melhoria contínua originadas dos 82,3% 60 75,9% 5 6,3% 5 6,3% 4 5,1% 5 6,3%

(28)

9 - Infraestrutura para o corpo discente (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 9.1 - As áreas de convivência me permitem descansar, relacionar-me com colegas e professores e realizar outras atividades extra classe (lanchonete, pátios e corredores) 73,5% 53 63,9% 8 9,6% 8 9,6% 8 9,6% 6 7,2% 9.2 - Tenho espaço e conforto nas salas de teoria (iluminação, climatização, ruído, móveis) 81,9% 60 72,3% 8 9,6% 5 6,0% 7 8,4% 3 3,6% 9.3 - Tenho espaço e conforto nos laboratórios (iluminação, climatização, ruído, móveis) 80,7% 63 75,9% 4 4,8% 7 8,4% 4 4,8% 5 6,0% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 8.1 - Os resultados das avaliações da CPA são

divulgados aos alunos

8.2 - O questionário está em sintonia com as necessidades da instituição 8.3 - Há compromisso da instituição quanto à aplicação de ações de melhoria contínua originadas…

8 Comissão Própria de Avaliação – CPA (Avaliação da CPA

-Discentes/Ciclo 2015-2017)

Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) resultados das avaliações da CPA Média (%) desta seção 83,9% 75,6% 8,2% 5,0% 5,8% 5,4% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

(29)

9.4 - O Núcleo de Apoio ao Discente tem instalações,

mobiliário e ambiente que atendem minhas necessidades acadêmicas 8 5,4% 6 5 7 9,3% 5 6,1% 6 7,3% 3 3 ,7% 3 3,7% 9.5 - Tenho espaço e conforto no Auditório (iluminação, climatização, ruído, móveis) 8 0,7% 6 2 7 4,7% 5 6,0% 8 9,6% 5 6 ,0% 3 3,6% 9.6 - Os banheiros são limpos e tem materiais de higiene pessoal em quantidade suficiente 7 9,5% 5 7 6 8,7% 9 10,8% 10 12,0% 4 4 ,8% 3 3,6% 9.7 - Os computadores disponíveis nos laboratório de informática atendem as necessidades acadêmicas 7 3,2% 4 7 5 7,3% 13 15,9% 9 11,0% 7 8,5% 6 7,3% 9.8 - Há materiais e equipamentos em quantidades suficientes para as aulas práticas da área de Eletroeletrônica 78,0% 55 67,1% 9 11,0% 7 8,5% 3 3,7% 8 9,8% 9.9 - Há sinalização interna (faixas de retenção nos laboratórios / placas indicativas) 86,7% 61 73,5% 11 13,3% 7 8,4% 3 3,6% 1 1,2% 9.10 - Há materiais e equipamentos em quantidades suficientes para as aulas práticas da área de Automação Industrial 81,5% 59 72,8% 7 8,6% 6 7,4% 5 6,2% 4 4,9% 9.11 - Há materiais e equipamentos em quantidades suficientes para as aulas práticas da área da Mecânica 75,6% 55 70,5% 4 5,1% 7 9,0% 5 6,4% 7 9,0% Média (%) desta seção 79,7% 70,5% 9,2% 8,9% 6,0% 5,4% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

(30)

10 - Comunicação interna e externa (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 10.1 - Considero eficaz a comunicação interna e externa (cartazes, folders, faixas, murais internos, SITE, anúncios em TV, rádio, jornal, ouvidoria, caixa de sugestões e portal do aluno) 72,3% 56 67,5% 4 4,8% 12 14,5% 7 8,4% 4 4,8% Média (%) desta seção 72,3% 67,5% 4,8% 14,5% 8,4% 4,8% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 9.1 - As áreas de convivência me permitem descansar,

relacionar-me com colegas e professores e realizar… 9.2 - Tenho espaço e conforto nas salas de teoria

(iluminação, climatização, ruído, móveis) 9.3 - Tenho espaço e conforto nos laboratórios

(iluminação, climatização, ruído, móveis) 9.4 - O Núcleo de Apoio ao Discente tem instalações,

mobiliário e ambiente que atendem minhas… 9.5 - Tenho espaço e conforto no Auditório

(iluminação, climatização, ruído, móveis) 9.6 - Os banheiros são limpos e tem materiais de

higiene pessoal em quantidade suficiente 9.7 - Os computadores disponíveis nos laboratório de

informática atendem as necessidades acadêmicas 9.8 - Há materiais e equipamentos em quantidades

suficientes para as aulas práticas da área de… 9.9 - Há sinalização interna (faixas de retenção nos

laboratórios / placas indicativas) 9.10 - Há materiais e equipamentos em quantidades

suficientes para as aulas práticas da área de… 9.11 - Há materiais e equipamentos em quantidades suficientes para as aulas práticas da área da Mecânica

9 Infraestrutura para o corpo discente (Avaliação da CPA

-Discentes/Ciclo 2015-2017)

(31)

11 - Secretaria Acadêmica (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo (5) 4 3 Discordo (1) %S Nº % % Nº % % Nº % 11.1 - As necessidades

do corpo discentes são totalmente atendidas pelo Registro Acadêmico com agilidade, confiabilidade, disponibilidade e facilidade de acesso para inserção de dados, consultas e expedição de documentos.

81,5% 58 71,6% 8 9,9% 9 11,1% 1 1,2% 5 6,2%

11.2 - As orientações que recebo para os procedimentos de matrículas e outros relacionados à vida acadêmica são claras e suficientes

82,9% 62 75,6% 6 7,3% 7 8,5% 5 6,1% 2 2,4%

11.3 - A comunicação da secretaria acadêmica com os alunos é clara e eficaz

82,9% 62 75,6% 6 7,3% 6 7,3% 5 6,1% 3 3,7%

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

10.1 - Considero eficaz a comunicação interna e externa (cartazes, folders, faixas, murais internos, SITE, anúncios em TV, rádio, jornal, ouvidoria, caixa

de sugestões e portal do aluno)

10 Comunicação interna e externa (Avaliação da CPA

-Discentes/Ciclo 2015-2017)

(32)

11.4 - Os documentos requeridos são fornecidos com agilidade

84,1% 64 78,0% 5 6,1% 7 8,5% 4 4,9% 2,4% 2

Média (%)

desta seção 82,9% 75,2% 7,7% 8,9% 4,6% 3,7% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

12 - Gestão da Instituição (Avaliação da CPA - Discentes/Ciclo 2015-2017) Concordo 5) Discordo (1) %S % % % % % º 12.1 - A gestão desta instituição pela Direção atende as necessidades do corpo discente. 82,9% 57 69,5% 11 13,4% 8 9,8% 2 2,4% 4 4,9% 12.2 - A Supervisão Administrativa desta instituição atende as necessidades do corpo discente. 84,1% 59 72,0% 10 12,2% 5 6,1% 3 3,7% 5 6,1% 12.3 - A Supervisão de Educação e Tecnologia desta instituição atende as necessidades do corpo discente. 82,9% 59 72,0% 9 11,0% 5 6,1% 2 2,4% 7 8,5% 12.4 - A Coordenação Pedagógica desta instituição atende 79,3% 55 67,1% 10 12,2% 7 8,5% 4 4,9% 6 7,3% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 11.1 - As necessidades do corpo discentes são…

11.2 - As orientações que recebo para os… 11.3 - A comunicação da secretaria acadêmica… 11.4 - Os documentos requeridos são fornecidos…

11 Secretaria Acadêmica (Avaliação da CPA

-Discentes/Ciclo 2015-2017)

(33)

as necessidades do corpo discente. 12.5 - A Coordenação Técnica de Curso nesta instuição atende as necessidades do corpo discente. 74,4% 54 65,9% 7 8,5% 8 9,8% 6 7,3% 7 8,5% Média (%) desta seção 80,7% 69,3% 11,5% 8,0% 4,1% 7,1% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

Discentes avaliam IES/Ciclo 2015-2017 -

Resultado Geral Concordo (5) 4 3 2

Discordo (1) %S % % % % % Resultado Geral 80,9% 3462 72,0% 431 9,0% 400 8,3% 246 5,1% 271 5,6% Média (%) desta seção 80,9% 72,0% 9,0% 8,3% 5,1% 5,6%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 12.1 - A gestão desta instituição pela Direção…

12.2 - A Supervisão Administrativa desta… 12.3 - A Supervisão de Educação e Tecnologia… 12.4 - A Coordenação Pedagógica desta… 12.5 - A Coordenação Técnica de Curso nesta…

12 Gestão da Instituição (Avaliação da CPA

-Discentes/Ciclo 2015-2017)

(34)

72% 9%

8% 5%

6%

Discentes avaliam IES/Ciclo 2015-2017 - Resultado

Geral

Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1)

(35)

8 - AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO

BOLOGNA NA OPINIÃO DOS DOCENTES

Os docentes avaliaram a Instituição de Ensino em relação a 51 aspectos que foram agrupados em 11 tópicos denominados de indicadores, sendo eles:

1. Autoavaliação; 2. Instalações Físicas; 3. Coordenação do curso;

4. Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); 5. Sustentabilidade Financeira;

6. Comissão Própria de Avaliação (CPA );

7. Colegiados e outros órgãos internos; 8. Comunicação interna e externa; 9. Biblioteca;

10. Secretaria Acadêmica; 11. Equipe Diretiva;

Os docente realizaram a autoavaliação com aspectos abrangendo:

1. Responsabilidade; 2. Relacionamento; 3. Pontualidade; 4. Satisfação;

5. Participação e metodologia.

8.1 - Autoavaliação dos docentes

Para esta análise a pesquisa abordou 9 itens apresentados na tabela a seguir: 1 - Autoavaliação – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo totalmente Mais concordo que discordo Não concordo nem discordo Mais discordo que concordo Discordo totalmente %S % % % % % 1.1 - Busco sempre manter atualizada 1 00,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0%

(36)

a bibliografia da(s) minha(s) unidade(s) curricular(es) 1.2 - Considero profissional, harmonioso e respeitoso o meu relacionamento com os colaboradores em geral 1 00,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 1.3 - Cumpro minhas atividades dentro dos prazos determinados (Plano de Ensino, Planos de Aulas, Preenchimento dos Diários, Entrega de Notas e outros) 9 1,7% 11 91,7% 0 0,0% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 1.4 - Sinto-me satisfeito em trabalhar na FACULDADE DE TECNLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA 8 3,3% 9 75,0% 1 8,3% 2 16,7 % 0 0,0% 0 0,0% 1.5 - Sou participativo e contribuo sempre para as melhorias dos processos da FACULDADE DE TECNOLOGIA IB 1 00,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 1.6 - Proponho e participo das atividades sociais e acadêmicas destinadas a meus discentes 9 1,7% 9 75,0% 2 16,7% 0 0,0% 1 8,3% 0 0,0% 1.7 - Utilizo instrumentos diversos para avaliação da aprendizagem 1 00,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 1.8 - Utilizo métodos de ensino diversificados em sala de aula 1 00,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 1.9 - Sou participativo durante as reuniões pedagógicas para busca de ações que contribuam com as atividades acadêmicas 9 1,7% 8 66,7% 3 25,0% 0 0,0% 0 0,0% 1 8,3% Média (%) desta seção 9 5,4% 92 8 5,2% 11 10,2% 3 2,8% 1 0,9% 1 0 ,9%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

(37)

2 - Instalações Físicas – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) S % % % % % 2.1 - A infraestrutura oferecida pela biblioteca atende as necessidades acadêmicas de seus usuários (Atualização do acervo, Diversidade, Espaços de leitura, Facilidade de acesso ao acervo e outros) 100,0% 9 75,0% 3 25,0% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 2.2 - Os banheiros são limpos, em quantidade suficiente e tem materiais de higiene pessoal em quantidade suficiente 66,7% 6 50,0% 2 16,7% 3 25,0% 1 8,3% 0 0,0% 2.3 - As instalações são adaptadas de forma a permitir o acesso a Pessoas Com Deficiência (PCD) 91,7% 9 75,0% 2 16,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 2.4 - Há espaço e conforto nas salas para aulas de teoria (Iluminação, Climatização, Ruído, Móveis) 75,0% 9 75,0% 0 0,0% 2 16,7% 0 0,0% 1 8,3% 2.5 - As áreas de convivência me permitem descansar, relacionar-me com colegas e alunos e realizar outras atividades extra classe (lanchonete, pátios e corredores)

66,7% 6 50,0% 2 16,7% 1 8,3% 2 16,7% 1 8,3%

2.6 - Há espaço e conforto nos ambientes para aulas práticas (Iluminação, Climatização, Ruído, Móveis) 72,7% 7 63,6% 1 9,1% 2 18,2% 1 9,1% 0 0,0% 2.7 - A lanchonete oferta produtos com diversidade e qualidade. Sou bem atendido e a empresa demonstra higiene em seus processos

33,3% 1 8,3% 3 25,0% 5 41,7% 1 8,3% 2 16,7% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 1.1 - Busco sempre manter atualizada a bibliografia…

1.3 - Cumpro minhas atividades dentro dos prazos… 1.5 - Sou participativo e contribuo sempre para as… 1.7 - Utilizo instrumentos diversos para avaliação da… 1.9 - Sou participativo durante as reuniões…

1 - Autoavaliação – Docentes/Ciclo 2015-2017

(38)

2.8 - O acesso a Internet é estável e com velocidade suficiente para realizar minhas atividades profissionais 25,0% 2 16,7% 1 8,3% 5 41,7% 0 0,0% 4 33,3% 2.9 - A fotocopiadora oferta serviços compatíveis com as minhas atividades profissionais 75,0% 5 41,7% 4 33,3% 2 16,7% 0 0,0% 1 8,3%

Média (%) desta seção 67,3% 54 50,5% 18 16,8% 21 19,6% 5 4,7% 9 8,4%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

3 - Coordenação do curso – Docentes/Cic lo 2015-2017 Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 3.1 - A comunicação entre a coordenação do curso e os docentes é eficaz e clara 100,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 3.2 - O Coordenador tem disponibilidad e para atender os docentes 100,0% 12 100,0% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 3.3 - Confio nas informações prestadas por meu coordenador de curso 100,0% 12 100,0% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 2.1 - A infraestrutura oferecida pela biblioteca…

2.2 - Os banheiros são limpos, em quantidade… 2.3 - As instalações são adaptadas de forma a… 2.4 - Há espaço e conforto nas salas para aulas de… 2.5 - As áreas de convivência me permitem… 2.6 - Há espaço e conforto nos ambientes para… 2.7 - A lanchonete oferta produtos com diversidade… 2.8 - O acesso a Internet é estável e com… 2.9 - A fotocopiadora oferta serviços compatíveis…

2 - Instalações Físicas – Docentes/Ciclo 2015-2017

(39)

3.4 - O Coordenador responde com agilidade os problemas levados a coordenação do curso 1 00,0% 12 100,0% 0 0,0% 0,0% 0 0 0,0% 0 0,0% 3.5 - O Coordenador demonstra eficácia na mediação de situações de conflito e/ou dificuldades entre o docente e o discente 1 00,0% 11 91,7% 1 8,3% 0,0% 0 0 0,0% 0 0,0% Méd ia (%) desta seção 1 00,0% 58 96,7% 2 3,3% 0,0% 0 0 0,0% 0 0,0%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

4 - Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 4.1 - Há total coerência entre as ações e práticas realizadas na IES e os propósitos no PDI

90,9% 10 90,9% 0 0,0% 1 9,1% 0 0,0% 0 0,0%

0% 20% 40% 60% 80% 100%

3.1 - A comunicação entre a coordenação do curso e os docentes é eficaz e clara

3.2 - O Coordenador tem disponibilidade para atender os docentes

3.3 - Confio nas informações prestadas por meu coordenador de curso

3.4 - O Coordenador responde com agilidade os problemas levados a coordenação do curso 3.5 - O Coordenador demonstra eficácia na mediação de

situações de conflito e/ou dificuldades entre o…

3 - Coordenação do curso – Docentes/Ciclo 2015-2017

(40)

4.2 - A aplicação do PDI e do PPI colaboram para o desenvolvimento das políticas de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e administrativa e avaliação Institucional 100,0% 10 90,9% 1 9,1% 0 0,0% 0,0% 0 0,0% 0

Média (%) desta seção 95,5% 20 90,9% 1 4,5% 1 4,5% 0,0% 0 0,0% 0

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

5 - Sustentabilidade Financeira – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 5.1 - Os salários dos Docentes são pagos corretamente e na data certa 100,0% 12 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 5.2 - Participo dos planejamentos das metas de produção e das metas orçamentária da IES 91,7% 6 0 0,0% 5 41,7% 0 0,0% 0 0,0% 1 8,3% Média (%) desta seção 95,8% 18 7 5,0% 5 20,8% 0 0,0% 0 0,0% 1 4,2%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

86% 88% 90% 92% 94% 96% 98% 100%

4.1 - Há total coerência entre as ações e práticas realizadas na IES e os propósitos no PDI

4.2 - A aplicação do PDI e do PPI colaboram para o desenvolvimento das políticas de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e administrativa e

avaliação Institucional

4 - Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

(PDI) – Docentes/Ciclo 2015-2017

(41)

6 - Comissão Própria de Avaliação (CPA ) – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % N º % 6.1 - O planejamento das atividades da instituição é eficaz 83,3% 10 83,3% 0 0,0% 0 0,0% 1 8,3% 1 8,3% 6.2 - As avaliações da CPA resultam em melhorias na FACULDADE DE TECNOLOGIA IB 75,0% 9 75,0% 0 0,0% 2 16,7% 0 0,0% 1 8,3% 6.3 - O planejamento e as ações da CPA para a melhoria contínua do curso são eficazes

75,0% 9 75,0% 0 0,0% 3 25,0% 0 0,0% 0 0,0% 6.4 - Considero eficaz a qualidade metodológica do questionário da CPA 75,0% 8 66,7% 1 8,3% 2 16,7% 1 8,3% 0 0,0% 6.5 - Considero eficaz a divulgação para a comunidade acadêmica dos resultados do relatório da CPA

83,3% 8 66,7% 2 16,7

% 0 0,0% 1 8,3% 1 8,3%

Média (%) desta seção 78,3% 44 73,3% 3 5,0% 7 11,7% 3 5,0% 3 5,0%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

5.1 - Os salários dos Docentes são pagos corretamente e na data certa

5.2 - Participo dos planejamentos das metas de produção e das metas orçamentária da IES

5 - Sustentabilidade Financeira – Docentes/Ciclo 2015-2017

(42)

7 - Colegiados e outros órgãos internos – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 7.1 - Há autonomia dos Colegiados nos processos decisórios (Conselho Técnico Consultivo, Conselho Técnico Pedagógico, Colegiado de Curso, NDE, CPA, NAD, NEPE e STT) 75,0% 9 75,0% 0 0,0% 1 8,3% 0 0,0% 2 16,7% Média (%) desta seção 75,0% 9 75,0% 0 0,0% 1 8,3% 0 0,0% 2 16,7%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 6.1 - O planejamento das atividades da instituição é…

6.2 - As avaliações da CPA resultam em melhorias… 6.3 - O planejamento e as ações da CPA para a… 6.4 - Considero eficaz a qualidade metodológica do… 6.5 - Considero eficaz a divulgação para a…

6 - Comissão Própria de Avaliação (CPA ) – Docentes/Ciclo

2015-2017

(43)

8 - Comunicação interna e externa – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 8.1 - Considero eficaz a comunicação interna e externa (cartazes, folders, faixas, murais internos, SITE, anúncios em TV, rádio, jornal, ouvidoria, caixa de sugestões e portal do aluno)

75,0% 7 58,3% 2 16,7% 1 8,3% 0 0,0% 2 16,7%

Média (%) desta seção 75,0% 7 58,3% 2 16,7% 1 8,3% 0 0,0% 2 16,7%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

7.1 - Há autonomia dos Colegiados nos processos decisórios (Conselho Técnico Consultivo, Conselho Técnico Pedagógico, Colegiado de Curso, NDE, CPA,

NAD, NEPE e STT)

7 - Colegiados e outros órgãos internos – Docentes/Ciclo

2015-2017

Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

8.1 - Considero eficaz a comunicação interna e externa (cartazes, folders, faixas, murais internos, SITE, anúncios em TV, rádio, jornal, ouvidoria, caixa

de sugestões e portal do aluno)

8 - Comunicação interna e externa – Docentes/Ciclo

2015-2017

(44)

9 - Biblioteca – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 9.1 - A quantidade de livros disponíveis para empréstimo é suficiente 100,0% 10 83,3% 2 16,7% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 9.2 - Tenho facilidade em realizar empréstimos e renovações de empréstimos 100,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0% 9.3 - O acervo de livros, periódicos e revistas é atual 91,7% 8 66,7% 3 25,0% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 9.4 - O acesso ao acervo de livros, periódicos e revistas é simples e ágil

100,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0%

9.5 - Sou atendido com educação e agilidade 91,7% 10 83,3% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 1 8,3% 9.6 - O conteúdo necessário ao desenvolvimento de minha(s) unidade(s) curricular(es) é encontrado na bibliografia básica e complementar 91,7% 11 91,7% 0 0,0% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0%

Média (%) desta seção 95,8% 61 84,7% 8 11,1% 2 2,8% 0 0,0% 1 1,4%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 9.1 - A quantidade de livros disponíveis para…

9.2 - Tenho facilidade em realizar empréstimos e… 9.3 - O acervo de livros, periódicos e revistas é atual

9.4 - O acesso ao acervo de livros, periódicos e… 9.5 - Sou atendido com educação e agilidade 9.6 - O conteúdo necessário ao desenvolvimento…

9 - Biblioteca – Docentes/Ciclo 2015-2017

(45)

10 - Secretaria Acadêmica – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 10.1 - Considero o Registro Acadêmico ágil, fidedigno, disponível e de fácil acesso para inserção de dados, consultas e expedição de documentos 83,3% 10 83,3% 0 0,0% 1 8,3% 1 8,3 % 0 0,0% 10.2 - Considero suficientes as orientações aos discentes para os procedimentos de matrícula e outros relacionados à vida acadêmica 100,0% 11 91,7% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0 % 0 0,0% 10.3 - A comunicação da

secretaria acadêmica com os alunos é clara e eficaz

91,7% 9 75,0% 2 16,7% 1 8,3% 0 0,0

% 0 0,0%

10.4 - Os documentos requeridos são fornecidos com agilidade 91,7% 10 83,3% 1 8,3% 1 8,3% 0 0,0 % 0 0,0% Média (%) desta seção 91,7% 40 83,3% 4 8,3% 3 6,3% 1 2,1 % 0 0,0%

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 10.1 - Considero o Registro Acadêmico ágil, fidedigno,

disponível e de fácil acesso para inserção de dados, consultas e expedição de documentos 10.2 - Considero suficientes as orientações aos discentes para os procedimentos de matrícula e

outros relacionados à vida acadêmica 10.3 - A comunicação da secretaria acadêmica com os

alunos é clara e eficaz

10.4 - Os documentos requeridos são fornecidos com agilidade

10 - Secretaria Acadêmica – Docentes/Ciclo 2015-2017

(46)

11 - A Equipe Diretiva da FACULDADE DE TECNOLOGIA IB – Docentes/Ciclo 2015-2017 Concordo(5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % 11.1 - As solicitações realizadas a Coordenação Administrativo-Financeira são respondidas com agilidade 90,9% 9 81,8% 1 9,1% 0 0,0% 1 9,1% 0 0,0% 11.2 - A equipe Diretiva demonstra ter total capacidade de solucionar os problemas informados 91,7% 10 83,3% 1 8,3% 0 0,0% 1 8,3% 0 0,0% 11.3 - Constato que a Equipe Diretiva tem domínio do conhecimento das instruções normativas formuladas e procedimentos institucionais (estatutos, regimentos, organogramas, regulamentos internos, normas acadêmicas e outros) 91,7% 10 83,3% 1 8,3% 0 0,0% 1 8,3% 0 0,0% 11.4 - A Direção da FACULDADE DE TECNOLOGIA IB favorece o desenvolvimento de uma gestão participativa 83,3% 10 83,3% 0 0,0% 1 8,3% 1 8,3% 0 0,0% 11.5 - A Direção da FACULDADE DE TECNOLOGIA IB sempre acolhe as críticas, reivindicações e sugestões 91,7% 10 83,3% 1 8,3% 1 8,3% 0 0,0% 0 0,0% 11.6 - Há participação da Direção nas atividades acadêmicas (Aula Inaugural, Semana Tecnológica, Semana da Cultura , da Indústria e demais eventos) 83,3% 9 75,0% 1 8,3% 2 16,7% 0 0,0% 0 0,0% 11.7 - É sempre efetiva a aplicação do PDI e do PPI no que diz respeito às políticas de ensino, pesquisa, 83,3% 10 83,3% 0 0,0% 1 8,3% 1 8,3% 0 0,0%

(47)

extensão, gestão acadêmica, gestão administrativa e de avaliação Institucional Média (%) desta seção 88,0% 68 81,9% 6,0% 5 6,0% 5 6,0% 5 0,0% 0

Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e"4")

No gráfico a seguir, é apresentado o resultado da pesquisa, de forma geral, ou seja, considerando o agrupamento dos 51 itens abordados para avaliação da Instituição na opinião dos docentes do Faculdade de Tecnlogia Faculdade de Tecnlogia SENAI Ítalo Bologna.

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 11.1 - As solicitações realizadas a Coordenação

Administrativo-Financeira são respondidas com… 11.2 - A equipe Diretiva demonstra ter total capacidade de solucionar os problemas informados 11.3 - Constato que a Equipe Diretiva tem domínio do conhecimento das instruções normativas formuladas…

11.4 - A Direção da FATEC IB favorece o desenvolvimento de uma gestão participativa 11.5 - A Direção da FATEC IB sempre acolhe as críticas,

reivindicações e sugestões

11.6 - Há participação da Direção nas atividades acadêmicas (Aula Inaugural, Semana Tecnológica,… 11.7 - É sempre efetiva a aplicação do PDI e do PPI no

que diz respeito às políticas de ensino, pesquisa,…

11 - A Equipe Diretiva da FACULDADE DE TECNOLOGIA IB –

Docentes/Ciclo 2015-2017

(48)

77% 10%

7%

3% 3%

Docentes avaliam IES/Ciclo 2015-2017

Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) Docentes avaliam IES/Ciclo 2015-2017 Concordo (5) 4 3 2 Discordo (1) %S % % % % % Resultado Geral 87,2% 471 77,5% 59 9,7% 44 7,2% 15 2,5% 19 3,1% Média (%) desta seção 87,2% 77,5% 9,7% 7,2% 2,5% 3,1% Fonte: Pesquisa CPA - 2015

%S: Percentual de satisfeitos (Avaliações com resposta "5" e "4")

Referências

Outline

Documentos relacionados

• Fórmulas enterais com mix de arginina, ácido nucléico e ácidos graxos essenciais podem ser benéficos em pacientes desnutridos, principalmente após

implicará para o PROMITENTE COMPRADOR a obrigação de indemnização pelos prejuízos causados, sendo que estes, à falta de outra indicação por parte do PROMITENTE VENDEDOR, se

Página 11 de 24 Por fim, na etapa da consolidação, ocorre a elaboração, divulgação e análise dos Relatórios (Parcial ou Integral) contemplando, juntamente, o

Esta avaliação tem por objetivo destacar a opinião do corpo técnico-administrativo nas diversas questões que afetam os 5 eixos proposto pelo SINAES. Dessa forma, apresentamos a

 Propiciar condições adequadas para a formação de profissionais, habilitando- os e qualificando-os, de modo a torná-los aptos a inserirem-se no mercado de trabalho e participar,

Tais dados indicam que a dependência do idoso é um pos- sível fator de risco para a sobrecarga do cuidador, ou seja, quanto mais dependente é o idoso, maior a chance de so- brecarga

Pretende-se, com este artigo, descrever a procura do exercício físico como um fenómeno social, salientando no entanto a grande prevalência do sedentarismo como estilo de vida

Os três Comendenses mortos nos combates em Ferme du Bois foram enterrados em cemitérios comuns franceses, sendo trasladados para o cemitério militar português de