• Nenhum resultado encontrado

Aumentar a sustentabilidade financeira da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna Alcançar menor índice de inadimplência do valor total da receita de serviços. No que diz respeito aos resultados dessa pesquisa de auto-avaliação, cabe ressaltar que mesmo com as medidas adotadas pela Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna no sentido de melhorar os pontos identificados como frágeis na Avaliação Institucional realizada em 2015, pode-se verificar, pelos resultados da Avaliação de 2015, que ainda existem colocações, por parte da comunidade acadêmica, solicitando adequações que levem a melhoria constante dos serviços prestados pela IES. Cabe destacar que ações continuam sendo implementadas na Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna a fim de melhorar o processo ensino- aprendizagem e de gestão educacional e administrativa da Instituição.

Neste contexto, podem ser citadas melhorias na estrutura física, adaptação de ambientes e laboratórios como a construção do IST com montagem de laboratórios de última geração, construção de ampla e moderna biblioteca, uma sala para equipe de supervisão e coordenação de cursos, modernização da Secretaria e ária administrativa entre outros.

Com relação à comunicação interna, a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna incentivou a organização dos murais internos da Faculdade, enfatizou a utilização do Portal do aluno o que facilita e agiliza a informação da situação acadêmica do aluno e a rotina de realização de reuniões entre a coordenação técnica com a equipe de docentes mensalmente, o que facilita a Gestão.

Em janeiro e julho de 2015, foram oferecidos a todos os docentes da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, treinamentos técnicos didáticos pedagógicos, com enfoque no planejamento de ensino e na metodologia de formação por competências assim como foi viabilizado a docentes e funcionários técnico administrativos oportunidade de realizar cursos ou participar de eventos para promover seu crescimento profissional.

Todas as ações desenvolvidas são monitoradas, ampliadas e concluídas. Adicionalmente outras deverão ser implementadas, a fim de se obter melhorias efetivas e constantes e cumprir assim, os objetivos de uma Avaliação Institucional.

Diante dos resultados observados, faz-se importante apresentar uma lista de sugestões extraída das pesquisasrealizadas com a comunidade acadêmica conforme se segue:

CABE AO DOCENTE:

1. Cobrar maior pontualidade e assiduidade dos discentes às aulas;

2. Expor os conteúdos com clareza, destacando aspectos importantes

do componente curricular desenvolvendo aulas e X positivas, participativas e demonstrativas com utilização de material diversificado:

3. Livros-texto, manuais, apostilas, resumos, artigos e periódicos especializados; 4. Estabelecer relação dos conteúdos do elemento curricular com as

aplicações práticas da profissão ou conteúdos dos demais componentes curriculares mantendo um relacionamento positivo com os alunos, mostrando-se disponível para atendê-los;

5. Nos diversos componentes curriculares incluir exercícios e trabalhos práticos de laboratório. Estimular a prática da leitura e da pesquisa;

6. Analisar com os alunos os resultados das avaliações e esclarecer dúvidas.

CABE À FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA:

1. Fortalecer a pesquisa e a extensão;

2. Dar continuidade à melhoria e eficiência do sistema de comunicação interna e externa;

3. Continuar melhoria dos serviços prestados por terceiros e neste caso refere- se à lanchonete;

4. Continuar a melhorar e ampliar o Acervo Bibliográfico; 5. Melhoria da infra-estrutura física em geral;

CABE AOS DISCENTES DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA:

1. Cada vez mais melhorar suas participações em eventos de caráter

científico Conhecimento, Congressos, Encontros, Visitas-Técnicas, entre outros;

2. Aprimorar participações nas atividades de responsabilidade social desenvolvidas pela Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna;

3. Ampliar participações nos cursos de extensão (aperfeiçoamento) ofertados na Faculdade de Tecnologia Faculdade de Tecnlogia Faculdade de Tecnlogia SENAI Ítalo Bologna ;

4. Melhorar suas assiduidade e pontualidade; CONCLUSÕES FINAIS

O presente relatório é o resultado final de um trabalho que a CPA, juntamente com os diversos segmentos da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna planejou e executou no ano de 2015.

A IES, tomando como referencial este relatório da Comissão Própria de Avaliação, adota como principio norteador,

a Avaliação Institucional como um processo sistemático de busca de subsídios para a melhoria e o aperfeiçoamento da qualidade institucional.

Apesar das conhecidas limitações de uma Avaliação Institucional, a Faculdade de Tecnologia Faculdade de Tecnlogia Faculdade de Tecnlogia SENAI Ítalo Bologna e a Comissão Própria de Avaliação reconhecem que é um processo de grande valia para a busca contínua dos objetivos traçado no Projeto de

Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico Institucional da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna para a Comissão esse valor não está só nos conhecimentos adquiridos, nos relatórios elaborados, com críticas e sugestões, mas sim na expressão formativa do processo.

A auto-avaliação, assim, constitui um componente central que confere estrutura e coerência ao processo avaliativo que se desenvolve na IES, integrando todos os demais componentes da avaliação institucional, entendendo-se auto- avaliação como um processo cíclico, criativo e renovador de análise e síntese das

dimensões que definem a instituição. O seu caráter diagnóstico e formativo de autoconhecimento deve permitir uma nova análise das prioridades estabelecidas no Projeto Pedagógico Institucional e o engajamento da comunidade acadêmica na construção de novas alternativas e práticas.

Por último, os resultados da auto-avaliação serão submetidos ao olhar externo de especialistas de áreas/cursos,de planejamento e de gestão da educação superior, na perspectiva de uma avaliação externa das propostas e das práticas desenvolvidas. Dessa forma, esse diagnóstico da avaliação institucional servirá para o autoconhecimento institucional, orientando a gestão para a definição de seu planejamento estratégico a partir das sugestões apresentadas.

Reconhecemos que vários indicadores revelam que a avaliação docente, discente, técnico administrativo e da infraestrutura realizada na Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna em 2015 foi da maior importância, dada ao envolvimento dos participantes

no processo avaliativo e que fez com que se sentissem realmente parceiros da Instituição na busca da qualidade.

Findo o processo de avaliação do ano 2015, agora trataremos de fazer sua divulgação internamente procurando socializar tanto o processo quanto os resultados alcançados, envolvendo assim toda a comunidade acadêmica.

Este relatório final estará também, de forma integral, disponível para a comunidade externa e para a sociedade em geral.

A agenda do planejamento da Instituição, certamente, contemplará espaço para a discussão e a correção onde as avaliações apresentaram marcações no tópico Mais discordo que concordo e Discordo totalmente que precisam

a curto e médio prazo, serem corrigidos, sem descuidar dos indicadores Concordo totalmente e Mais concordo que discordo que precisam continuar a ser otimizados. Sendo que os itens a seguir, receberão atenção especial:

- Existem espaços para leitura na biblioteca 50,0%;

* - O acesso ao sistema on-line de consulta ao acervo é eficaz e simples (computadores para pesquisas e consultas) 41,9%;

* - A biblioteca está preparada para atender Pessoas com Deficiência (PCD) 53,3%;

Com a inauguração do prédio do Instituto Superior de Tecnologia uma nova e moderna biblioteca foi construída com ampliação de espaços, criação de salas para estudos individuais, sala de estudos em grupos, sala para

reuniões, ampliação do número de computadores para consultas, sala de vídeo , sanitários. Todos os ambientes adaptados e preparados para atender Pessoas com Deficiência (PCD).

* - Os computadores disponíveis nos laboratório de informática atendem as necessidades acadêmicas 57,4%;

* - O acesso a Internet é estável e com velocidade suficiente para realizar minhas atividades profissionais 43,9%;

A Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna aprovou e está desenvolvendo um projeto de melhoria e ampliação da rede de TI para melhor atender as necessidades da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna.

* - Conheço e concordo com o Plano de carreira do corpo técnico administrativo 36,6%;

O Plano de carreira do corpo técnico administrativo foi aprovado, amplamente divulgado tendo inclusive a assinatura de ciência de todos os funcionários além de estar disponível para acesso na INTRANET.

* - Sou incentivado a participar de seminários, palestras, cursos e aperfeiçoamento contínuo 59,0%;

A IES, tem como um de seus objetivos previstos no PDI e em seu Plano de Gestão anual o incentivo ao aprimoramento profissional e sempre promove capacitações ou favorece aos seus funcionários, docentes e aos discentes possibilidades de participar de cursos, palestras e seminários conforme demonstrado abaixo.

COLABORADOR CURSO

Júlia Maria Gonçalves Administração do tempo

Weniskley C. Mariano Administração do tempo

Luciano Capone Administração do tempo

Levi da Silva Administração do tempo

Polyane Santana Administração do tempo

Karla Horrana Administração do tempo

Gustavo de Lima Administração do tempo

Maria Moreira Administração do tempo

Cheila Teixeira Administração do tempo

Emerson de Souza Administração do tempo

Marcelo Heck Administração do tempo

Thiago A lexander Administração do tempo

João Pereira Ribeiro Administração do tempo

Tainá Thomé Administração do tempo

Clayton César dos Santos Administração do tempo

John Edward Administração do tempo

Michelle Moreira Administração do tempo

Thamyres Leah Administração do tempo

José Mauro Administração do tempo

Vinicius Vasconcelos Administração do tempo

Tatiane Gomes Administração do tempo

Roberta Resende Administração do tempo

Everton Divino Administração do tempo

Roberta Cristina R. Nascimento Administração do tempo

Luciano Praxedes Cap. em Maq. de Cost. Eletrônicas

Luciano Praxedes Workshop Téc. Sun Special

Luciano Praxedes Introdução a Tecnologia Textil

Carlos Eduardo de Souza Informática Básica - Excel

Carlos Eduardo de Souza Informática Básica - Word

Carlos Eduardo de Souza Orient. Téc. Para Doc. SESI/SENAI

Jaqueline Martins Gerenc. de Informações e Arquivo

Daniel C. A. Moreira Redação Empresarial

Daniel C. A. Moreira Atendimento Telefônica-Telemarketing

Daniel C. A. Moreira Orient. Téc. Para Doc. SESI/SENAI

Daniel C. A. Moreira Legislação Trabalhista

Daniel C. A. Moreira Português: Novas Regras Ortográficas

Júlia Maria Gonçalves SAC-uma Poderosa Ferram. de Negócio?

Maria das Dores S. Macêdo Inclusão da Pessoa Deficiente

Daniel C. A. Moreira Gestão de Recursos Enérgicos

Carlindo C. da Silva Informática Básica Power Point

Cleidimar Maria Teixeira Operador de Computador

Cintia R. Silva Qualidade no Atnd. ao cliente

Cintia R. Silva Formação de Tutores para EaD

Cintia R. Silva Tutoria em Educação à Distância

Cleidimar Maria Teixeira Informática Básica - Power Point

Cleidimar Maria Teixeira Metodologia para elaboração de projetos

Maria Moreira Gestão de pessoas

Maria Moreira Segurança do trabalho

Beijamim dos Santos Jr LIBRAS

Maria Zélia da Silva Mariano Introdução a Docência no SENAI

Weniskley C. Mariano Logística de distribuição

Sinval Luiz de Lima Negociações avançadas

Paulo Takao Negociações avançadas

Magno Antonio Mendes Negociações avançadas

John Edward Negociações avançadas

Alan F. da Encarnação Cap. de Juízes do Torneio de Robótica

FLL

Alan F. da Encarnação 2º Fórum de Educação SESI/SENAI

Alan F. da Encarnação 8ª Olimpíada do Conhecimento

Alan F. da Encarnação Treinamento KNX

* - Há espaço e conforto nos ambientes de trabalho (Iluminação, Climatização, Ruído e Móveis) 53,7%;

Durante o ano de 2014 a IES passou por serviços de construção e reforma da estrutura física o que implicou na utilização provisória de ambientes adaptados. No início de 2015 as novas instalações para a Supervisão de Educação e Tecnologia, Secretaria Acadêmica, Administração e Biblioteca serão remanejadas cujos ambientes dispõe de toda a estrutura e conforto necessário para o desenvolvimento das atividades pertinentes.

*- A lanchonete oferta produtos com diversidade e qualidade. Sou bem atendido e a empresa demonstra higiene em seus processos 56,1%

Em 2014 foi feita nova licitação para arrendamento dos serviços a lanchonete da IES. Um novo prestador de serviços assumiu a lanchonete porém, como o índice

de satisfação ainda não foi alcançado, será realizada uma reunião de repasse da avaliação realizada quando faremos a solicitação de melhoria dos serviços de atendimento,

qualidade e diversidade dos produtos comercializados na lanchonete junto com os responsáveis pela prestação dos serviços e posteriormente haverá acompanhamento e monitoramento para verificar a melhoria da prestação dos referidos serviços.

Finalmente a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna entende que a Avaliação Institucional constitui-se num processo contínuo e permanente e deve ser utilizada como um instrumento para identificar problemas, corrigir erros e introduzir mudanças que signifiquem melhoria da qualidade do ensino e da gestão da Instituição.

ENADE 2011 CONTINUAMOS COM OS DADOS REFERENTES A ESSE PERÍODO UMA VEZ QUE OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO OCORRIDA EM 2014 AINDA NÃO FORAM DIVULGADOS PELO MEC. NOTA DA IES FOI 3 (TRÊS).

Em comparação ao ENADE 2008 obtivemos uma melhora sensível nas questões de “Componente Específico”. A nota média aumentou 41,6% em relação ao ENADE 2008, reflexo de uma melhoria nos conhecimentos específicos dos alunos. Por outro lado nas questões de “Formação Geral”, a nota caiu 5,4% em relação ao ENADE 2008.

A média nacional nas questões de “Componente Específico” também apresentou melhoria, mas em menor percentual subindo 18% em relação a 2008. Em relação às questões de “Formação Geral” houve uma diminuição de 1,4% na média nacional.

Necessitamos assim trabalhar mais a interpretação de textos e em assuntos gerais e continuar com as melhorias em relação à formação dos alunos nos conhecimentos específicos do curso.

Esta pesquisa levanta informações sobre o perfil do estudante avaliado pelo SINAES e também permite ao estudante manifestar sua opinião sobre o curso que frequenta.

No que diz respeito a nota da IES, particularmente, duas perguntas são mais que relevantes:

INFRAESTRUTURA - Questionário do Estudante 2015 - Questão 26. Os equipamentos e/ou materiais disponíveis nos ambientes para aulas práticas são suficientes para o número de estudantes? (Se for estudante de EAD – Educação a distância, considere as condições do polo de apoio presencial e/ou sede).

a) Sim, todos. (54,7% marcaram essa opção)

b) Sim, a maior parte. (40% marcaram essa opção)

c) Somente alguns. (5,3% marcaram essa opção)

d) Nenhum.

Atentos à necessidade de melhoria constante em nossa instalações a IES procura continuamente promover a reforma e ampliação de suas instalações tendo em 2014 conforme já elucidado anteriormente neste relatório promovido construção e reforma de áreas como biblioteca, salas de coordenações e secretaria para melhor atender à comunidade acadêmica.

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA - Questionário do Estudante 2015 - Questão 34. Na maioria das vezes, os planos de ensino apresentados pelos professores contêm os seguintes aspectos: objetivos, metodologias de ensino e critérios de avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina?

a) Sim, todos os aspectos. (65,3% marcaram essa opção)

b) Sim, a maior parte dos aspectos. (34,7% marcaram essa opção)

c) Somente alguns aspectos.

e) Não sei responder.

Em comparação com o questionário aplicado em 2008 houve uma melhora 3,05 a 10,0% nos índices de aprovação face ao CPC 2011.

Continuaremos implantando processos de melhorias na Infraestrutura e Organização Didático Pedagógico. Outro ponto importante é trabalharmos mais na sensibilização dos alunos sobre osbenefícios de se responder o questionário de forma consciente.

Conceito Preliminar de Curso (CPC) O CPC propõe avaliar o curso sob vários aspectos, sugerindo diferentes indicadores de qualidade, como: o “Desempenho dos Estudantes”, “Infraestrutura/Organização Didático Pedagógica” e “Corpo Docente”. Em 2011 o MEC atribuiu, respectivamente, os pesos 55%, 15% e 30% para essas medidas. Além dos dados expostos anteriormente há também a nota atribuída ao Corpo Docente, onde obtivemos melhoras em dois de três itens:

Enade Mestrado Doutorado Regime de Trabalho

2008 4,58 0,83 1,25

2011 4,72 0,46 3,61

Fonte: http://portal.inep.gov.br/enade/resultados

Atualmente, as notas para Mestrado e Regime de trabalho devem ser ainda melhores e em breve elevaremos anota de Doutorado, pois temos 02 (dois) professores cursando Doutorado.

Em 2008 obtivemos um CPC contínuo de 1,85, que corresponde a faixa 2. Em 2011 obtivemos um CPC contínuo de 2,15, que corresponde a faixa 3. Portanto, obtivemos uma melhora de 16,22% no CPC.

Em uma análise superficial, embora, pareça pouco, contudo as melhorias conquistadas estão consolidadas e aomesmo tempo aumentadas.

Índice Geral de Cursos – IGC

O IGC é um indicador de qualidade das Instituições de Ensino Superior, que considera em sua composição aqualidade dos cursos de graduação ofertados pela IES e seus cursos de pós graduação Stricto Sensu.

Atualmente temos apenas o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial e não temos Pós Graduaçõesem nível Stricto Sensu, portanto, o valor do IGC coincide com o valor do CPC.

IGC = 3 CPC = 3

Goiânia, 17 de março de 2015.

Documentos relacionados