• Nenhum resultado encontrado

Livro Eletrônico Aula 00 Português p/ ALE-RS (Técnico Legislativo) Com videoaulas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Livro Eletrônico Aula 00 Português p/ ALE-RS (Técnico Legislativo) Com videoaulas"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Aula 00

Português p/ ALE-RS (Técnico Legislativo) Com videoaulas

Professor: Décio Terror Filho

(2)

Aula 00: Regras de acentuação.

SUMÁRIO PÁGINA

1. Apresentação 1

2. Regra básica 4

3. Regra especial 6

4. Lista das questões apresentadas 19

5. Gabarito 24

Olá!

Sou o professor Décio Terror e é com muita satisfação que convido você a participar de nosso curso de Português para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Atuo no ensino da Língua Portuguesa para concurso público há treze anos e venho estudando as principais estratégias de abordagem de prova das diversas bancas. Sou professor concursado na área federal, com especialização na didática, no ensino a distância e na produção de texto.

Sou autor do livro Resoluções de Provas de Português, banca ESAF, e do livro Resoluções de Provas de Português + breve teoria, banca FCC, ambos lançados pela editora Impetus.

Foi autorizado o concurso da Assembleia Legislativa do RS. O último concurso foi em 2003/2004 e a organizadora foi banca FDRH.

Mas naturalmente você sabe que ainda não houve escolha de banca, por isso vamos treinar o conteúdo programático do concurso anterior com questões de várias bancas.

(3)

Veja como abordaremos:

DISPONÍVEL CONTEÚDO

Aula 00 Regras de acentuação.

Aula 01 Ortografia: Sistema oficial vigente. Aula 02 Estrutura e formação de palavras.

Aula 03 Morfologia: Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal. Aula 04 Morfologia: Classes de palavras e seu emprego. Flexão verbal regular. Aula 05 Morfologia: Classes de palavras e seu emprego. Flexão verbal irregular. Aula 06 Morfologia: Classes de palavras e seu emprego. Pronome. Significado de

pronomes em seu contexto.

Aula 07 Sintaxe da coordenação e da subordinação (nível oração). Equivalência e transformação de estruturas. Pontuação.

Aula 08 Sintaxe da coordenação (nível período). Equivalência e transformação de estruturas. Pontuação. Significado de conjunções em seu contexto. Aula 09 Sintaxe da subordinação (nível período). Equivalência e transformação

de estruturas. Pontuação. Significado de conjunções em seu contexto. Aula 10 Concordância nominal e verbal.

Aula 11 Regência nominal e verbal. Crase.

Aula 12 Semântica: Significado de palavras em seu contexto. Relações de sinonímia e antonímia.

Aula 13 Interpretação de textos: Estruturação do texto e dos parágrafos. Temática do texto. Ponto de vista do texto.

Agora, vamos ao conteúdo de acentuação gráfica, para depois praticarmos um pouco.

(4)

ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Há dois tipos de acentuação das palavras: a tônica e a gráfica. Acentuação tônica

As palavras podem ser átonas ou tônicas. Algumas preposições (“em”, “de”, “por”), os artigos, os pronomes oblíquos átonos (“o”, “me”, “nos”, se”) etc são palavras átonas.

Já as palavras-chave de uma frase, como os substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, são tônicas, isto é, possuem sílaba mais forte em relação às outras.

Assim, quando a sílaba tônica de uma palavra é a última, é chamada de oxítona (ruim, café, jiló, alguém, anzol, condor). Quando a tonicidade recai na penúltima sílaba, é chamada de paroxítona (dólar, planeta, vírus, capa, jato, âmbar, hífen). Quando a sílaba tônica é a antepenúltima, é chamada de proparoxítona (córrego, cúpula, trânsito, xícara, médico).

Com base na acentuação tônica, há a acentuação gráfica. Imagine por que ocorrem as regras de acentuação gráfica, vendo esta frase:

Dona Delia, arquejava para o lado, empunhava a citara¹ e fazia um belo som ao fundo, enquanto o poeta, de renome entre a corte, citara² um pequeno recorte de seus preciosos versos. “Depois dele, quem mais citara³ coisa tão linda!”, exclamou Ambrozina, filha de Galdeco.

1. cítara: instrumento musical;

2. citara: verbo “citar” no pretérito-mais-que-perfeito do indicativo; 3. citará: verbo “citar” no futuro do presente do indicativo.

Sem a acentuação gráfica nas ocorrências de “citara”, temos dificuldade de entender o texto acima, não é?

A Língua Portuguesa já passou por tempos em que não havia a acentuação gráfica e isso fazia com que houvesse alguns problemas de interpretação dos textos da corte, das leis, das ordens.

Houve, portanto, necessidade de padronizar a linguagem de forma a ter mais clareza, disso resultaram as regras de acentuação gráfica.

A acentuação gráfica é a aplicação de sinais diacríticos sobre algumas vogais de forma a representar a tonicidade da palavra. Esses sinais são basicamente os acentos agudo (´) e circunflexo (^).

Além desses, há ainda o acento grave (

`

), que é o indicador da crase, e as notações léxicas: o trema (¨), o qual foi suprimido das palavras portuguesas ou aportuguesadas pela Reforma Ortográfica, exceto nos casos de derivados de nomes próprios: “mülleriano” (derivado de “Müller”); e o til (~), o qual indica nasalização das vogais a e o.

(5)

As regras básicas nasceram da necessidade de padronização:

Vamos estudá-las como foram geradas: do mais simples (tonicidade que possui poucas regras) para o mais trabalhoso (tonicidade que possui mais regras).

Foi percebido no vocabulário da época que a menor quantidade de vocábulos tônicos se concentrava nas proparoxítonas. Por isso, todas são acentuadas: lâmpada, relâmpago, Atlântico, trôpego, Júpiter, lúcido, ótimo,

víssemos, flácido.

Assim, ficou mais fácil e prático.

Depois, foi percebido que os monossílabos tônicos também tinham, dentre o vocabulário da época, pouca quantidade de palavras e maior incidência das vogais “a”, “e”, “o”, podendo ficar no plural. Então acharam por bem acentuar:

a, as: já, gás, pá. e, es: pé, mês, três. o, os: pó, só, nós.

Os monossílabos tônicos terminados em “ói”, “éi”, “éu” eram acentuados. Mas, antes da reforma ortográfica assinada em 2009, esses ditongos abertos e tônicos tinham acento em qualquer sílaba tônica. A partir de janeiro de 2009, ela passou a ser fixa do monossílabo tônico. Por isso, acrescentamos:

ói, éu, éi: dói, mói, céu, véu, méis.

Foi visto, à época − e hoje não é diferente −, que a quantidade de vocábulos paroxítonos é muito maior do que os oxítonos. Percebeu-se, também, que havia muita paroxítona terminada em “a”, “e”, “o”, “em”, ens”. Então se criou a regra justamente das oxítonas, em oposição às paroxitonas, para evitar que tivéssemos que acentuar tanta palavra. Assim:

a, as: crachá, cajá, estás.

Por isso, não acentuamos as paroxítonas “capa, ata, tapas”. e, es: você, café, jacarés.

Por isso, não acentuamos as paroxítonas “pele, crepe, paredes”. o, os: paletó, jiló, retrós.

Por isso, não acentuamos as paroxítonas “rolo, bolo, copos”. em, ens: ninguém, também, parabéns.

Por isso, não acentuamos as paroxítonas “garagem, item, hifens”.

Como ocorreu nos monossílabos tônicos, as oxítonas terminadas em “ói”, “éi”, “éu” já eram acentuadas. Mas, antes da reforma ortográfica assinada em 2009, esses ditongos abertos e tônicos tinham acento em qualquer sílaba tônica. A partir de janeiro de 2009, ela passou a ser fixa também das oxítonas. Por isso, acrescentamos:

(6)

Por esse motivo, deixamos de acentuar as paroxítonas que possuem a tonicidade nestes ditongos abertos tônicos, como “assembleia, ideia, heroico, joia”.

Restaram, então, as demais terminações para as paroxítonas. Perceba que a acentuação desta regra ocorreu também em oposição à oxítona.

i, is: táxi, beribéri, lápis, grátis, júri.

us, um, uns: vírus, bônus, álbum, parabélum, álbuns, parabéluns.

l, n, r, x, ps: incrível, útil, ágil, fácil, amável, próton, elétron, herôon1, éden, hífen, pólen, dólmen, lúmen, líquen, éter, mártir, blêizer,contêiner, destróier, gêiser2, Méier, caráter, revólver, tórax, ônix, fênix, bíceps, fórceps.

ã, ãs, ão, ãos: ímã, órfã, ímãs, órfãs, bênção, órgão, órfãos, sótãos. on, ons: elétron, elétrons, próton, prótons.

ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: água, árduo, pônei, vôlei, cáries, mágoas, pôneis, jóqueis.

Por isso, não acentuamos as oxítonas “caqui, jabutis”; “urubu, bambus”; “anel, cateter, durex”; “irmã, irmão” (Perceba que o “til” é apenas um marcador de nasalização); e “voltei, carregarei”.

Como no Direito, a regra geral não abarca tudo. Deve haver algumas peculiaridades para determinadas situações. No caso da linguagem, há particularidades para algumas palavras. Daí se seguem as regras especiais.

Isso ocorreu primeiro por causa de vocábulos como:

pais, país cai, caí saia, saía

O vocábulo “pais” é um monossílabo tônico e não tem acento porque sua terminação não permite (apenas os monossílabos terminados em “a, e, o”, seguidos ou não de “s”, são acentuados). Esse vocábulo é formado pela vogal “a” (som mais forte) e a semivogal “i” (som mais brando). Assim, percebemos um declínio no som. Chamamos isso de ditongo, pois é construído por uma vogal e uma semivogal. Mas também pode haver o ditongo formado por semivogal e em seguida uma vogal. Veja as paroxítonas terminadas em ditongo oral para ficar mais claro:

á-gua, ár-duo, cá-ries, má-goas, pô-nei, vô-lei, jó-queis.

As quatro primeiras palavras possuem a sequência semivogal (u, u, i, o), seguida de vogal (a, o, e, a). Já as três últimas possuem a vogal (e) seguida de semivogal (i).

Veja agora o vocábulo “país”. Ele possui duas sílabas (pa-ís). Há, na realidade, duas vogais. Assim, obrigatoriamente, devem ficar em sílabas diferentes. Chamamos isso de HIATO.

Houve necessidade de criar a regra do hiato, para evitar confundir a pronúncia das palavras. Veja como ficou:

1

Herôon: espécie de santuário que era construído em homenagem aos antigos heróis gregos e romanos.

2 Gêiser: nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor

(7)

As regras especiais

a) hiato – as vogais “i” ou “u” recebem acento, quando nas seguintes condições:

- sejam a segunda vogal do hiato; - sejam tônicas;

- estejam sozinhas ou com s na mesma sílaba; - não sofram nasalização.

ex.: saída: sa-í-da; faísca: fa-ís-ca; balaústre: ba-la-ús-tre; (nós)arguímos: ar-gu-í-mos; (vós)arguís: ar-gu-ís; possuímos: í-mos; possuía: pos-su-í-a.

Observação: as vogais “i” ou “u”, após ditongo nas palavras oxítonas, recebem acento: Piauí, tuiuiú, teiú. Com a reforma ortográfica, não há mais acento nas paroxítonas de mesma regra: feiura, baiuca. (Cuidado com estas duas palavras! Por serem a exceção, podem cair em prova.)

b) acento diferencial − é utilizado para diferenciar palavras de grafia semelhante.

I) Usamos o acento diferencial para distinguir o verbo “pôde” (pretérito perfeito do indicativo) do verbo “pode” (presente do indicativo).

II) Também usamos para distinguir o verbo “pôr” da preposição “por”. III) Ele distingue ainda os verbos “vir” e “ter” para marcar plural:

ele tem − eles têm ele vem − eles vêm

IV) Admite-se o acento circunflexo na acepção de “vasilha” (fôrma de bolo) para diferenciar-se da homógrafa de timbre aberto equivalente a “formato” (forma física) ou relativa à conjugação do verbo FORMAR (ele forma).

Não se esqueça de que acentuamos os verbos oxítonos terminados em “a”, “e”, “o”, seguidos dos pronomes pessoais oblíquos átonos “-lo”, “-la”,

“-los”, “-las". Veja:

Vou cantar a música. Vou cantá-la. Vou beber a água. Vou bebê-la. Vou compor a música. Vou compô-la.

Então não acentuamos as oxítonas terminadas em “i”:

Vou partir o bolo. Vou parti-lo. Vou dividir as tarefas. Vou dividi-las.

Mas não se descuide da oxítona formada por hiato com o “i” tônico, pois há acento nesse caso:

Vou instruir a equipe. Vou instruí-la. (ins-tru-í)

(8)

RESUMO DO ACORDO ORTOGRÁFICO (ACENTUAÇÃO GRÁFICA)

Como era Nova regra Como é

Alfabeto:

O alfabeto era formado por

23 letras, mais as letras

chamadas de „especiais‟ k,

w, y.

O alfabeto é formado por 26 letras.

As letras k, w, y fazem parte

do alfabeto. São usadas em siglas, símbolos, nomes próprios estrangeiros e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano.

Trema: agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio, freqüência, freqüente, eloqüência, eloqüente, argüição, delinqüir, pingüim, tranqüilo, lingüiça O trema é eliminado em palavras portuguesas e aportuguesadas. aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência, frequente, eloquência, eloquente, arguição, delinquir, pinguim, tranquilo, linguiça

O trema permanece em nomes próprios estrangeiros e seus derivados: Müller, mülleriano, hübneriano.

Acentuação

assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, panacéia, Coréia, hebréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio

(forma verbal), heróico, paranóico

Não se acentuam os ditongos abertos -ei e –

oi nas palavras

paroxítonas.

assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio

(forma verbal), heroico, paranoico • O acento nos ditongos -éi e -ói permanece nas palavras oxítonas e monossílabos tônicos de som aberto: herói, constrói, dói, anéis, papéis, anzóis.

• O acento no ditongo aberto –éu permanece: chapéu, véu, céu, ilhéu. enjôo

(subst. e forma verbal), vôo

(subst. e forma verbal), corôo, perdôo, côo, môo, abençôo, povôo

Não se acentua o hiato -oo.

enjoo

(subst. e forma verbal), voo

(subst. e forma verbal), coroo, perdoo, coo, moo, abençoo, povoo crêem, dêem, lêem,

vêem

descrêem, relêem, revêem

Não se acentua o hiato -ee dos verbos crer, dar,

ler, ver e seus derivados

( 3a p. pl.).

creem, deem, leem, veem,

descreem, releem, reveem

pára (verbo), péla (subst. e verbo),

Não se acentuam as palavras paroxítonas que

para (verbo), pela (subst. e verbo),

(9)

pêlo (subst.), pêra (subst.), péra

(subst.), pólo (subst.)

são homógrafas. pelo (subst.),

pera (subst.), pera (subst.), polo (subst.)

• O acento diferencial permanece nos homógrafos: pode (3ª pessoa do sing. do presente do indicativo do verbo poder) e pôde (3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo).

• O acento diferencial permanece em pôr (verbo) em oposição a por (preposição).

argúi, apazigúe, averigúe, enxagúe, obliqúe

Não se acentua o -u tônico nas formas verbais rizotônicas (acento na raiz), quando

precedido de -g ou -q e seguido de –e ou -i (grupos que/qui e gue/gui). argui, apazigue, averigue, enxague, oblique baiúca, boiúna cheiínho, saiínha, feiúra, feiúme Não se acentuam o -i e -u tônicos das palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo.

baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha,

feiura, feiume Vamos a algumas questões!

Questão 1: APPA PR 2016 Analista Portuário (banca FAFIPA) Analise os enunciados a seguir.

I. “O porto realiza o monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, da fauna aquática e atividade pesqueira.”

II. “O primeiro local a receber o sistema será o Silo Público.”

III. “O Porto Escola apresenta de forma lúdica, por meio de palestra interativa e visita ao cais, [...] ações do porto para conservação do meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador.”

IV. “O porto realiza o monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, da fauna aquática e atividade pesqueira.”

As palavras destacadas nos enunciados são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação em:

a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) III e IV.

Comentário: As palavras “a-quá-ti-cas” e “pú-bli-cos” são acentuadas por serem proparoxítonas. Já “sa-ú-de” é acentuada por possuir hiato, cuja segunda vogal é “u”. Por fim, “á-guas” é paroxítona terminada em ditongo oral.

Assim, a alternativa (A) é a correta. Gabarito: A

(10)

Questão 2: Prefeitura de Pinhais 2014 Enfermeiro (banca FAFIPA)

Assinale a alternativa em que a palavra acentuada segue a mesma regra de acentuação da palavra “disponível”.

a) México. b) Vírus. c) Tendência. d) Fácil.

Comentário: A palavra “dis-po-ní-vel” é paroxítona terminada em “l”. O mesmo ocorre com “fá-cil”, por isso a alternativa (D) é a correta.

A palavra “Mé-xi-co” é proparoxítona.

As palavras “ví-rus” e “tendência” são paroxítonas terminadas em “us” e ditongo oral, respectivamente.

Gabarito: D

Questão 3: CBM-DF 2017 Soldado (banca IDECAN)

Considerando a primeira parte do texto que contém três vocábulos cujo acento é obrigatório: artifícios, série e rótulo; pode-se afirmar sobre tais que:

a) Os três vocábulos apresentam a mesma justificativa para o uso do acento gráfico.

b) Os três vocábulos apresentam justificativas diferentes para o uso do acento gráfico.

c) Para a forma variável dos dois últimos vocábulos em relação ao número, o acento seria eliminado.

d) Apenas dois dos vocábulos mencionados apresentam a mesma justificativa para o uso do acento gráfico.

Comentário: As palavras “ar-ti-fí-cios” e “sé-rie” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongos orais. Já “ró-tu-lo” é proparoxítona. Assim, a alternativa correta é a (D), pois apenas as duas primeiras palavras apresentam a mesma regra de acentuação.

Gabarito: D

Questão 4: Câmara Aracruz–ES 2016 Agente Administrativo (banca IDECAN) A alternativa que apresenta uma palavra do texto que é acentuada graficamente por razão DISTINTA das demais é:

a) Água. b) Caída. c) Espécie. d) Equilíbrio.

Comentário: As palavras “á-gua”, “es-pé-cie” e “e-qui-lí-brio” são paroxítonas terminadas em ditongos orais.

A palavra “ca-í-da” apresenta o hiato “a-i”. Assim, esta palavra apresenta acentuação por regra diferente.

A alternativa (B) é a correta. Gabarito: B

(11)

Questão 5: PRODEB 2015 Assistente Operação (banca IDECAN)

Assinale a alternativa em que todas as palavras foram acentuadas obedecendo à mesma regra.

a) até – avós – está. b) já – também – gélido. c) táxi – ônibus – possível. d) várias – país – ministério.

Comentário: A alternativa (A) é a correta, pois as palavras “até”, “avós” e “está” são oxítonas terminadas em “e”, “o” e “a”, seguidas ou não de “s”.

A alternativa (B) está errada, pois “já” é um monossílabo tônico, “também” é oxítona e “gélido” é proparoxítona.

A alternativa (C) está errada, pois “táxi” é paroxítona, “ônibus” é proparoxítona e “possível” é paroxítona terminada em “l”.

A alternativa (D) esta errada, pois “várias” é paroxítona, “país” apresenta hiato e “ministério” é paroxítona.

Gabarito: A

Questão 6: PRODEB 2015 Assistente Eletrotécnico (banca IDECAN)

Assinale a alternativa que apresenta um vocábulo que é acentuado graficamente por razão DISTINTA das demais.

a) Vários. b) Países. c) Ciências. d) Laboratórios.

Comentário: As palavras “vá-rios”, “ci-ên-cias” e “la-bo-ra-tó-rios” são paroxítonas terminadas em ditongos orais (“io”, “ia”), seguidos de “s”.

A palavra “pa-í-ses” apresenta o hiato “a-i”. Assim, esta palavra apresenta acentuação por regra diferente.

A alternativa (B) é a correta. Gabarito: B

Questão 7: Prefeitura de Rio Novo do Sul – ES 2015 Auxiliar (banca IDECAN) A palavra “terá", transcrita do texto, é acentuada pelo mesmo motivo que a seguinte palavra:

a) Só. b) Está. c) País. d) Resíduos.

Comentário: A palavra “terá” é oxítona terminada em “a”. O mesmo ocorre em “está”. Assim, a alternativa (B) é a correta.

A palavra “só” é um monossílabo tônico terminado em “o”; “país” apresenta hiato e “resíduos” é paroxítona terminada em ditongo oral.

(12)

Questão 8: INMETRO 2015 Assistente Executivo (banca IDECAN)

A correção na acentuação gráfica faz parte do cuidado com a norma culta na redação de um texto. A alternativa que apresenta uma palavra do texto que é acentuada graficamente por razão distinta das demais é

a) fácil. b) sócio. c) mídia. d) petróleo. e) estratégia.

Comentário: As palavras “sócio”, “mídia”, “petróleo” e “estratégia” são paroxítonas terminadas em ditongo oral. Porém, “fácil” é paroxítona terminada em “l”.

Assim, a alternativa (A) é a que deve ser marcada. Gabarito: A

Questão 9: DETRAN-RO 2014 Motorista (banca IDECAN)

A palavra “público”, transcrita do texto, é acentuada pelo mesmo motivo que a seguinte palavra: a) diária. b) últimos. c) também. d) necessário. e) automóvel.

Comentário: A palavra “pú-bli-co” é proparoxítona, mesmo motivo de acentuação da palavra “úl-ti-mos”, por isso a alternativa correta é a (B).

A palavra “di-á-ria” é paroxítona terminada em ditongo oral; “tam-bém” é oxítona termina em “em”; “ne-ces-sá-rio” é paroxítona terminada em ditongo oral e “au-to-mó-vel” é paroxítona terminada em “l”.

Gabarito: B

Questão 10: DETRAN-RO 2014 Agente Administrativo (banca IDECAN)

Considerando aspectos referentes à acentuação gráfica, assinale a afirmativa correta.

a) A palavra “táxi” acentua-se pelo mesmo motivo que o acento gráfico é obrigatório em “solidária”.

b) Os vocábulos “mês” e “além” têm sua acentuação justificada por se tratarem de monossílabos tônicos.

c) A acentuação de “voluntários” e “gíria” justifica-se de igual forma apenas se considerar o singular das duas palavras.

d) A palavra “trânsito” sofre modificação quanto à classe de palavras a que pertence mediante a retirada do acento circunflexo.

e) A retirada do acento no termo “É” em “É justamente por não ser gratuito

que o aplicativo já faz barulho.” não exige outras alterações na frase,

(13)

Comentário: A alternativa (A) está errada, pois “tá-xi” é paroxítona terminada em “i”. Já “so-li-dá-ria” é paroxítona terminada em ditongo oral.

A alternativa (B) está errada, pois “mês” é um monossílabo tônico terminado em “e”, seguido de “s”. Já a palavra “a-lém” é uma oxítona terminada em “em”.

A alternativa (C) está errada, pois a regra de acentuação das palavras “vo-lun-tá-rios” e “gí-ria” é a de paroxítonas terminadas em ditongo oral, seja ele seguido ou não de “s”. Assim, não há diferença de regra por conta de uma das palavras estar no plural.

A alternativa (D) é a correta, pois o substantivo “trân-si-to” é acentuado por proparoxítono, e o verbo “tran-si-to” é paroxítono terminado em “o”, por isso não pode ser acentuado. Dessa forma, a exclusão do acento muda a classe de palavras (de substantivo para verbo).

A alternativa (E) está errada, tendo em vista que o verbo “é” faz parte da expressão expletiva “é...que”. Assim, ao excluirmos o acento, passaríamos a ter apenas a conjunção aditiva “e”. Assim, deveríamos excluir o vocábulo “que”. Compare as duas formas corretas:

É justamente por não ser gratuito que o aplicativo já faz barulho. E justamente por não ser gratuito o aplicativo já faz barulho.

Gabarito: D

Questão 11: Col. Pedro II 2014 Estatístico (banca IDECAN)

Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas graficamente pela mesma razão.

a) é – só – também

b) porém – islâmico – século c) daí – contrário – indivíduos d) atêm – intolerância – infiéis e) psíquica – ideológico – político

Comentário: A alternativa (A) está errada, porque a palavra “é” é um monossílabo tônico, que apresenta “e”; “só” é acentuada por ser monossílabo tônico terminado em “o”. Já “tam-bém” marca uma regra diferente, por ser uma oxítona terminada em “em”.

A alternativa (B) está errada, pois “po-rém” é uma oxítona terminada em “em”. Já as palavras “is-lâ-mi-co” e “sé-cu-lo” são acentuadas por serem proparoxítonas.

A alternativa (C) está errada, porque a palavra “da-í” é acentuada por possuir hiato. Já “con-trá-rio” e “in-di-ví-duos” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo oral (seguido ou não de “s”).

A alternativa (D) está errada, porque a palavra “a-têm” apresenta acento diferencial (ele atém, eles atêm); “in-to-le-rân-cia” é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral; e “in-fi-éis” é acentuada por ser oxítona terminada em ditongo aberto “éi”.

A alternativa (E) é a correta, porque as palavras “psí-qui-ca”, “i-de-o-ló-gi-co” e “po-lí-ti-co” são acentuadas por serem proparoxítonas.

(14)

Questão 12: CISSUL MG 2017 Condutor Socorrista (banca IBGP)

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados pelo emprego da mesma regra de acentuação gráfica.

a) Convívio – trânsito – necessário. b) Convivência – automóvel – papéis. c) Convívio – convivência – princípio. d) Trânsito – necessário – papéis.

Comentário: A alternativa (A) está errada, pois “trân-si-to” é proparoxítona; já “con-ví-vio” e “ne-ces-sá-rio” são paroxítonas terminadas em ditongo oral.

A alternativa (B) está errada, pois “con-vi-vên-cia” é paroxítona terminada em ditongo oral; já “au-to-mó-vel” é paroxítona terminada em “l” e “pa-péis” é oxítona.

A alternativa (C) é a correta, pois as palavras “con-ví-vio”, “con-vi-vên-cia” e “prin-cí-pio” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo oral.

A alternativa (D) está errada, pois “trân-si-to” é proparoxítona; já “ne-ces-sá-rio” é paroxítona terminada em ditongo oral e “pa-péis” é oxítona. Gabarito: C

Questão 13: CISSUL MG 2017 Técnico de Enfermagem (banca IBGP)

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos foram acentuados devido à mesma regra de acentuação.

a) Ausência – física – saúde – pública. b) Médicos – últimas – políticos – física.

c) Ausência – reversível – gravíssimo – básica. d) Ausência – física – reversível – políticos.

Comentário: A alternativa (A) está errada, pois “ausência” é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral; “física” e “pública” são proparoxítonas e “saúde” é acentuada por possuir hiato.

A alternativa (B) é a correta, pois “médicos”, “últimas”, “políticos” e “física” são proparoxítonas.

A alternativa (C) está errada, pois “ausência” é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral; já “gravíssimo” e “básica” são proparoxítonas e “reversível” é paroxítona terminada em “l”.

A alternativa (D) está errada, pois “ausência” é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral; já “física” e “políticos” são proparoxítonas e “reversível” é paroxítona terminada em “l”.

Gabarito: B

Questão 14: Prefeitura de Nova Ponte – MG 2016 Advogado (banca IBGP) Assinale a alternativa que apresenta somente palavras acentuadas pela mesma regra ortográfica.

a) Fácil – pontualíssimo – ninguém. b) Alguém – ninguém – hábito.

c) Hábito – pontualíssimo – paroxítona. d) Alguém – paroxítona – hábito.

(15)

Comentário: A alternativa (A) está errada, pois “fácil” é paroxítona, já “pontualíssimo” é proparoxítona e “ninguém” é oxítona.

A alternativa (B) está errada, pois “alguém” e “ninguém” são oxítonas; já “hábito” é proparoxítona.

A alternativa (C) é a correta, pois “hábito”, “pontualíssimo” e “paroxítona” são proparoxítonas.

A alternativa (D) está errada, pois “alguém” é oxítona; já “paroxítona” e “hábito” são proparoxítonas.

Gabarito: C

Questão 15: CELESC 2016 Assistente Administrativo (banca FEPESE)

Considerando a correta acentuação gráfica de acordo com as novas regras, assinale a alternativa correta.

a) São árduos os caminhos daqueles que têm vontade de vencer. b) As raizes do futebol remontam a séculos anteriores a este. c) O caráter de um homem é visivel a olhos nús.

d) A tranqüilidade e a obediencia eram os diferenciais daquele time. e) Não foi boa idéia planejar o jogo em uma tabua feito folhas de papeis.

Comentário: A alternativa (A) é a correta, pois a palavra “árduos” é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral. Além disso, o verbo “têm” apresenta acento diferencial, tendo em vista que se refere ao termo plural “daqueles”.

A alternativa (B) está errada, pois a palavra “raízes” deve ser acentuada por possuir hiato.

A alternativa (C) está errada, pois a palavra “visível” deve ser acentuada por ser paroxítona terminada em “l”, e a palavra “nus” não pode ser acentuada por ser monossílabo tônico terminado em “u”, seguido de “s”.

A alternativa (D) está errada, pois o trema não deve ser mais empregado após a reforma ortográfica (“tranquilidade”). Além disso, a palavra “obediência” deve ser acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.

A alternativa (E) está errada, pois “ideia” não recebe acento por ser uma paroxítona terminada em “a”; já “tábua” deve ser acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral e “papéis” deve ser acentuada por ser oxítona terminada em ditongo aberto tônico “éi”, seguido de “s”.

Gabarito: A

Questão 16: MPE SC 2014 Analista MP (banca FEPESE)

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente, de acordo com o sistema ortográfico vigente.

a) Os corruptos não vêm que o dia do basta chegou!

b) Foi uma grande idéia levar o povo as ruas para chamar a atenção.

c) De nada adianta gritar “Basta!" se as pessoas mantem seus atos corruptivos.

d) A corrupção não vai parar só porque as pessoas têm saído pelas ruas do país.

(16)

Comentário: A alternativa (A) está errada, pois o contexto pede o verbo “ver” no plural. Veja a forma correta:

Os corruptos não veem que o dia do basta chegou!

A alternativa (B) está errada, pois “ideia” não pode ser acentuada haja vista ser paroxítona terminada em “a”. Veremos na aula de crase que deve haver acento grave em “às ruas”.

A alternativa (C) está errada, pois o verbo “mantêm” recebe acento circunflexo por se referir ao termo plural “as pessoas”.

A alternativa (D) é a correta, pois “só” é monossílabo tônico terminado em “o”, “têm” recebe acento circunflexo por se referir ao termo plural “as pessoas”, “saído” e “país” recebem acento por possuírem hiato.

A alternativa (E) está errada, pois “Piauí” deve receber acento haja vista possuir hiato formado de ditongo (“au”) e vogal (“i”), e a tonicidade recai na última sílaba.

Gabarito: D

Questão 17: CRO - PR 2016 Auxiliar de Departamento (banca Quadrix)

Assinale a alternativa que contenha apenas palavras corretamente acentuadas pelo mesmo motivo que a palavra “Olimpíadas”, em destaque no texto.

a) Distribuída e saúde. b) Necessário e incidência. c) Também e comitê. d) Responsável e potável. e) Hídrica e olímpico.

Comentário: A palavra “O-lim-pí-a-das” é proparoxítona, por isso a alternativa correta é a (E): Hí-dri-ca e o-lím-pi-co.

Na alternativa (A), as palavras “dis-tri-bu-í-da” e “sa-ú-de” apresentam hiato.

Na alternativa (B), as palavras “ne-ces-sá-rio” e “in-ci-dên-cia” são paroxítonas terminadas em ditongo oral.

Na alternativa (C), as palavras “tam-bém” e “co-mi-tê” são oxítonas terminadas em “em” e “e”, respectivamente.

Na alternativa (D), as palavras “res-pon-sá-vel” e “po-tá-vel” são paroxítonas terminadas em “l”.

Gabarito: E

Questão 18: CRO - PR 2016 Procurador Jurídico (banca Quadrix)

As palavras “está” e “dúvida” estão corretamente acentuadas nos quadrinhos. Assinale a alternativa em que as palavras sejam acentuadas, respectivamente, por essas mesmas regras.

a) “comitê” e “pânico”. b) “tártaro” e “dúbio”. c) “pátria” e “túnel”. d) “guaraná” e “vírus”. e) “êxito” e “rococó”.

(17)

Comentário: A palavra “es-tá” é acentuada por ser oxítona terminada em “a”; já “dú-vi-da” é acentuada por ser proparoxítona.

A alternativa (A) é a correta, pois a palavra “co-mi-tê” é oxítona terminada em “e”; “pâ-ni-co” é proparoxítona.

Na alternativa (B), a palavra “tár-ta-ro” é proparoxítona; “dú-bio” é paroxítona terminada em ditongo oral.

Na alternativa (C), a palavra “pá-tria” é paroxítona terminada em ditongo oral; “tú-nel” é paroxítona terminada em “l”.

Na alternativa (D), a palavra “gua-ra-ná” é oxítona terminada em “a”; “ví-rus” é paroxítona terminada em “us”.

Na alternativa (E), “ê-xi-to” é proparoxítona; já “ro-co-có” é oxítona. Gabarito: A

Questão 19: CRMV-TO 2016 Assistente Administrativo (banca Quadrix)

Quanto às regras de acentuação gráfica, o que podemos afirmar corretamente sobre as palavras "ausência" e "sanitária"?

a) Nenhuma das duas deveria ter recebido acento gráfico

b) A acentuação de "ausência" está correta, mas a palavra "sanitária" não deveria ser acentuada, porque é proparoxítona.

c) A acentuação de "sanitária" está correta, mas a palavra "ausência" não deveria ser acentuada, porque é paroxítona.

d) A acentuação de "ausência" está correta, mas a palavra "sanitária" não deveria ser acentuada, porque é oxítona.

e) Ambas são acentuadas pelo mesmo motivo.

Comentário: As palavras “au-sên-cia” e “sa-ni-tá-ria” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo oral.

Assim, a alternativa (E) é a correta. Gabarito: E

Questão 20: CRMV-TO 2016 Assistente Administrativo (banca Quadrix)

No poema, aparece a palavra "só", corretamente acentuada. Assinale a alternativa que contenha apenas palavras corretamente acentuadas pela mesma regra.

a) Cipó, quatí e dendê. b) Ipê, pó e pá.

c) Pôs, nós e pó. d) Pó, pé e arára. e) Pá, pé e cipó.

Comentário: A palavra “só” é acentuada por ser monossílabo tônico terminado vogal “o”. A alternativa que apresenta a mesma regra geral dos monossílabos tônicos é a (C), haja vista o verbo “pôs” (ontem ele pôs o documento na mesa); o pronome “nós” e o substantivo “pó”.

A alternativa (A) está errada, pois “qua-ti” não é acentuada, e “ci-pó” e “den-dê” são oxítonas.

A alternativa (B) está errada, pois “I-pê” é oxítona.

(18)

palavra paroxítona.

A alternativa (E) está errada, pois “ci-pó” é oxítona. Gabarito: C

Questão 21: CRESS MG 2016 Agente Fiscal (banca IADES)

Considerando o trecho “dia 11 de outubro, dia instituído pela ONU como Dia

Internacional da Menina”, assinale a alternativa em que o vocábulo recebe

acento gráfico pelo mesmo motivo que a palavra sublinhada. a) humanitária

b) política c) violências d) saúde e) gênero

Comentário: A palavra “instituído” apresenta hiato (ins-ti-tu-í-do). O mesmo ocorre na alternativa (D): sa-ú-de.

Observando as demais alternativas, “hu-ma-ni-tá-ria” e “vi-o-lên-cias” são paroxítonas terminadas em ditongo oral, e “po-lí-ti-ca” e “gê-ne-ro” são proparoxítonas.

Gabarito: D

Questão 22: Eletrobras 2015 Eletricista (banca IADES)

Com a relação à acentuação gráfica de vocábulos do texto, é correto afirmar que são proparoxítonas as palavras

a) “sustentável” e “necessário”. b) “eletrodomésticos” e “mínimo”. c) “possível” e “residência”.

d) “água” e indispensável”. e) “não” e “posição”.

Comentário: As palavras proparoxítonas são “eletrodomésticos” e “mínimo”. Assim, a alternativa correta é a (B).

Gabarito: B

Questão 23: Eletrobras 2015 Leiturista (banca IADES)

Acerca de vocábulos do texto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma palavra paroxítona e uma proparoxítona.

a) “América” e “regiões”. b) “País” e “participações”. c) “transmissão” e “elétrico”. d) “geração” e “território”. e) “responsável” e “elétrica”.

Comentário: A alternativa (E) é a correta, pois, na ordem, temos a paroxítona “responsável” e a proparoxítona “elétrica”.

Quanto às demais alternativas, temos a proparoxítona “América” e a oxítona “regiões”; as oxítonas “País” e “participações”; a oxítona “transmissão” e a proparoxítona “elétrico”; e a oxítona “geração” e a paroxítona “território”.

(19)

Gabarito: E

Questão 24: IF-AP 2016 Auxiliar em Administração (banca Funiversa)

Assinale a alternativa que apresenta dois vocábulos extraídos do texto acentuados pela mesma razão.

a) “conteúdo” e “difícil” b) “fácil” e “sumários” c) “ciência” e “crítico” d) “três” e “já”

e) “vê-los” e “têm”

Comentário: Na alternativa (A), a palavra “con-te-ú-do” é acentuada por possuir hiato. Já “di-fí-cil” é paroxítona terminada em “l”.

Na alternativa (B), a palavra “fá-cil” é paroxítona terminada em “l”. Já “su-má-rios” é paroxítona terminada em ditongo oral, seguido de “s”.

Na alternativa (C), a palavra “ci-ên-cia” é paroxítona terminada em ditongo oral. Já “crí-ti-co” é uma proparoxítona.

A alternativa (D) é a correta, pois os vocábulos “três” e “já” são monossílabos tônicos terminados em “e”, seguido de “s”, e “a”.

Na alternativa (E), “vê-los” é monossílabo tônico terminado em “e”. Já “têm” apresenta acento diferencial.

Gabarito: D

Questão 25: CEB-Distribuição S/A 2010 Advogado (banca Funiversa)

Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pela mesma razão.

a) "Brasília", "prêmios", "vitória".

b) "elétrica", "hidráulica", "responsáveis". c) "sérios", "potência", "após".

d) "Goiás", "já", "vários". e) "Solidária", "área", "após".

Comentário: A alternativa (A) é a correta, pois as palavras "Bra-sí-lia", "prê-mios", "vi-tó-ria" são paroxítonas terminadas em ditongo oral, seguido ou não de “s”.

A alternativa (B) está errada, pois as palavras "e-lé-tri-ca", "hi-dráu-li-ca" são proparoxítonas, já "res-pon-sá-veis" é paroxítona terminada em ditongo oral, seguido de “s”.

A alternativa (C) está errada, pois “sé-rios” e “po-tên-cia” são paroxítonas terminadas em ditongo oral, seguido ou não de “s”. Já “a-pós” é oxítona terminada em “o”, seguido de “s”.

A alternativa (D) está errada, pois “Goi-ás” é oxítona terminada em “a”, seguido de “s”; “já” é monossílabo tônico terminado em “a”; “vá-rios” é paroxítona terminada em ditongo oral, seguido de “s”.

A alternativa (E) está errada, pois “so-li-dá-ria” e “á-rea” são paroxítonas terminadas em ditongo oral. Já “a-pós” é oxítona terminada em “o”, seguido de “s”.

Gabarito: A

(20)

Espero que você tenha gostado de nossa aula demonstrativa e que nos encontremos ao longo deste nosso curso!

Grande abraço!!! Professor Terror

Questão 1: APPA PR 2016 Analista Portuário (banca FAFIPA) Analise os enunciados a seguir.

I. “O porto realiza o monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, da fauna aquática e atividade pesqueira.”

II. “O primeiro local a receber o sistema será o Silo Público.”

III. “O Porto Escola apresenta de forma lúdica, por meio de palestra interativa e visita ao cais, [...] ações do porto para conservação do meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador.”

IV. “O porto realiza o monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, da fauna aquática e atividade pesqueira.”

As palavras destacadas nos enunciados são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação em:

a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) III e IV.

Questão 2: Prefeitura de Pinhais 2014 Enfermeiro (banca FAFIPA)

Assinale a alternativa em que a palavra acentuada segue a mesma regra de acentuação da palavra “disponível”.

a) México. b) Vírus. c) Tendência. d) Fácil.

Questão 3: CBM-DF 2017 Soldado (banca IDECAN)

Considerando a primeira parte do texto que contém três vocábulos cujo acento é obrigatório: artifícios, série e rótulo; pode-se afirmar sobre tais que:

a) Os três vocábulos apresentam a mesma justificativa para o uso do acento gráfico.

b) Os três vocábulos apresentam justificativas diferentes para o uso do acento gráfico.

c) Para a forma variável dos dois últimos vocábulos em relação ao número, o acento seria eliminado.

(21)

d) Apenas dois dos vocábulos mencionados apresentam a mesma justificativa para o uso do acento gráfico.

Questão 4: Câmara Aracruz–ES 2016 Agente Administrativo (banca IDECAN) A alternativa que apresenta uma palavra do texto que é acentuada graficamente por razão DISTINTA das demais é:

a) Água. b) Caída. c) Espécie. d) Equilíbrio.

Questão 5: PRODEB 2015 Assistente Operação (banca IDECAN)

Assinale a alternativa em que todas as palavras foram acentuadas obedecendo à mesma regra.

a) até – avós – está. b) já – também – gélido. c) táxi – ônibus – possível. d) várias – país – ministério.

Questão 6: PRODEB 2015 Assistente Eletrotécnico (banca IDECAN)

Assinale a alternativa que apresenta um vocábulo que é acentuado graficamente por razão DISTINTA das demais.

a) Vários. b) Países. c) Ciências. d) Laboratórios.

Questão 7: Prefeitura de Rio Novo do Sul – ES 2015 Auxiliar (banca IDECAN) A palavra “terá", transcrita do texto, é acentuada pelo mesmo motivo que a seguinte palavra:

a) Só. b) Está. c) País. d) Resíduos.

Questão 8: INMETRO 2015 Assistente Executivo (banca IDECAN)

A correção na acentuação gráfica faz parte do cuidado com a norma culta na redação de um texto. A alternativa que apresenta uma palavra do texto que é acentuada graficamente por razão distinta das demais é

a) fácil. b) sócio. c) mídia. d) petróleo. e) estratégia.

(22)

Questão 9: DETRAN-RO 2014 Motorista (banca IDECAN)

A palavra “público”, transcrita do texto, é acentuada pelo mesmo motivo que a seguinte palavra: a) diária. b) últimos. c) também. d) necessário. e) automóvel.

Questão 10: DETRAN-RO 2014 Agente Administrativo (banca IDECAN)

Considerando aspectos referentes à acentuação gráfica, assinale a afirmativa correta.

a) A palavra “táxi” acentua-se pelo mesmo motivo que o acento gráfico é obrigatório em “solidária”.

b) Os vocábulos “mês” e “além” têm sua acentuação justificada por se tratarem de monossílabos tônicos.

c) A acentuação de “voluntários” e “gíria” justifica-se de igual forma apenas se considerar o singular das duas palavras.

d) A palavra “trânsito” sofre modificação quanto à classe de palavras a que pertence mediante a retirada do acento circunflexo.

e) A retirada do acento no termo “É” em “É justamente por não ser gratuito

que o aplicativo já faz barulho.” não exige outras alterações na frase,

mantendo-se a coerência textual.

Questão 11: Col. Pedro II 2014 Estatístico (banca IDECAN)

Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas graficamente pela mesma razão.

a) é – só – também

b) porém – islâmico – século c) daí – contrário – indivíduos d) atêm – intolerância – infiéis e) psíquica – ideológico – político

Questão 12: CISSUL MG 2017 Condutor Socorrista (banca IBGP)

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados pelo emprego da mesma regra de acentuação gráfica.

a) Convívio – trânsito – necessário. b) Convivência – automóvel – papéis. c) Convívio – convivência – princípio. d) Trânsito – necessário – papéis.

Questão 13: CISSUL MG 2017 Técnico de Enfermagem (banca IBGP)

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos foram acentuados devido à mesma regra de acentuação.

(23)

a) Ausência – física – saúde – pública. b) Médicos – últimas – políticos – física.

c) Ausência – reversível – gravíssimo – básica. d) Ausência – física – reversível – políticos.

Questão 14: Prefeitura de Nova Ponte – MG 2016 Advogado (banca IBGP) Assinale a alternativa que apresenta somente palavras acentuadas pela mesma regra ortográfica.

a) Fácil – pontualíssimo – ninguém. b) Alguém – ninguém – hábito.

c) Hábito – pontualíssimo – paroxítona. d) Alguém – paroxítona – hábito.

Questão 15: CELESC 2016 Assistente Administrativo (banca FEPESE)

Considerando a correta acentuação gráfica de acordo com as novas regras, assinale a alternativa correta.

a) São árduos os caminhos daqueles que têm vontade de vencer. b) As raizes do futebol remontam a séculos anteriores a este. c) O caráter de um homem é visivel a olhos nús.

d) A tranqüilidade e a obediencia eram os diferenciais daquele time. e) Não foi boa idéia planejar o jogo em uma tabua feito folhas de papeis. Questão 16: MPE SC 2014 Analista MP (banca FEPESE)

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente, de acordo com o sistema ortográfico vigente.

a) Os corruptos não vêm que o dia do basta chegou!

b) Foi uma grande idéia levar o povo as ruas para chamar a atenção.

c) De nada adianta gritar “Basta!" se as pessoas mantem seus atos corruptivos.

d) A corrupção não vai parar só porque as pessoas têm saído pelas ruas do país.

e) No Piaui algumas manifestações chamaram à atenção da imprensa local. Questão 17: CRO - PR 2016 Auxiliar de Departamento (banca Quadrix)

Assinale a alternativa que contenha apenas palavras corretamente acentuadas pelo mesmo motivo que a palavra “Olimpíadas”, em destaque no texto.

a) Distribuída e saúde. b) Necessário e incidência. c) Também e comitê. d) Responsável e potável. e) Hídrica e olímpico.

Questão 18: CRO - PR 2016 Procurador Jurídico (banca Quadrix)

As palavras “está” e “dúvida” estão corretamente acentuadas nos quadrinhos. Assinale a alternativa em que as palavras sejam acentuadas, respectivamente, por essas mesmas regras.

(24)

a) “comitê” e “pânico”. b) “tártaro” e “dúbio”. c) “pátria” e “túnel”. d) “guaraná” e “vírus”. e) “êxito” e “rococó”.

Questão 19: CRMV-TO 2016 Assistente Administrativo (banca Quadrix)

Quanto às regras de acentuação gráfica, o que podemos afirmar corretamente sobre as palavras "ausência" e "sanitária"?

a) Nenhuma das duas deveria ter recebido acento gráfico

b) A acentuação de "ausência" está correta, mas a palavra "sanitária" não deveria ser acentuada, porque é proparoxítona.

c) A acentuação de "sanitária" está correta, mas a palavra "ausência" não deveria ser acentuada, porque é paroxítona.

d) A acentuação de "ausência" está correta, mas a palavra "sanitária" não deveria ser acentuada, porque é oxítona.

e) Ambas são acentuadas pelo mesmo motivo.

Questão 20: CRMV-TO 2016 Assistente Administrativo (banca Quadrix)

No poema, aparece a palavra "só", corretamente acentuada. Assinale a alternativa que contenha apenas palavras corretamente acentuadas pela mesma regra.

a) Cipó, quatí e dendê. b) Ipê, pó e pá.

c) Pôs, nós e pó. d) Pó, pé e arára. e) Pá, pé e cipó.

Questão 21: CRESS MG 2016 Agente Fiscal (banca IADES)

Considerando o trecho “dia 11 de outubro, dia instituído pela ONU como Dia

Internacional da Menina”, assinale a alternativa em que o vocábulo recebe

acento gráfico pelo mesmo motivo que a palavra sublinhada. a) humanitária

b) política c) violências d) saúde e) gênero

Questão 22: Eletrobras 2015 Eletricista (banca IADES)

Com a relação à acentuação gráfica de vocábulos do texto, é correto afirmar que são proparoxítonas as palavras

a) “sustentável” e “necessário”. b) “eletrodomésticos” e “mínimo”. c) “possível” e “residência”.

d) “água” e indispensável”. e) “não” e “posição”.

(25)

Questão 23: Eletrobras 2015 Leiturista (banca IADES)

Acerca de vocábulos do texto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma palavra paroxítona e uma proparoxítona.

a) “América” e “regiões”. b) “País” e “participações”. c) “transmissão” e “elétrico”. d) “geração” e “território”. e) “responsável” e “elétrica”.

Questão 24: IF-AP 2016 Auxiliar em Administração (banca Funiversa)

Assinale a alternativa que apresenta dois vocábulos extraídos do texto acentuados pela mesma razão.

a) “conteúdo” e “difícil” b) “fácil” e “sumários” c) “ciência” e “crítico” d) “três” e “já”

e) “vê-los” e “têm”

Questão 25: CEB-Distribuição S/A 2010 Advogado (banca Funiversa)

Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pela mesma razão.

a) "Brasília", "prêmios", "vitória".

b) "elétrica", "hidráulica", "responsáveis". c) "sérios", "potência", "após".

d) "Goiás", "já", "vários". e) "Solidária", "área", "após".

1. A 2. D 3. D 4. B 5. A 6. B 7. B 8. A 9. B 10. D 11. E 12. C 13. B 14. C 15. A 16. D 17. E 18. A 19. E 20. C 21. D 22. B 23. E 24. D 25. A

(26)

Meu amigo, minha amiga!

Obrigado por ter acompanhado esta aula até o fim! Pode ter certeza de que sua dedicação valerá a pena! Se você está gostando da aula, dê um alô no WhatsApp abaixo!

Se quiser fazer sugestões, críticas, observações, isso também ajudará bastante na formulação dos nossos cursos!

Um grande abraço! Décio Terror

(27)

Referências

Documentos relacionados

(Tocando em frente, de Almir Sater) A linguagem é uma forma de sintonia com o mundo, pois através dela conseguimos nos expressar e comunicar de diferentes

É importante destacar que em decorrência da utilização do superávit financeiro de exercícios anteriores para abertura de créditos adicionais, apurado no Balanço

Amélia *** Castelo Branco Hotel Idanha Natura *** Ladoeiro Hotel Estrela da Idanha *** Idanha-a-Nova Pousada das Amoras (Natureza) – Proença-a-Nova Pousada Divino Monsanto -

Não encha o depósito de combustível enquanto o motor estiver em funcionamento, estiver quente ou quando a máquina se encontra num espaço fechado.. Encha sempre o depósito

d) indissolúvel dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;.. e) dissolúvel dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

ao vivo, em direto, em tempo real e simultâneo à gravação e exibição do programa, apresenta as unidades, as notícias, distribuídas em blocos. Nessa

a) Compete aos territórios à competência para tributar os impostos estaduais e cumulativamente os regionais, se o território não for dividido em regiões. b) Compete

a- Não se deve colocar acento circunflexo em palavra como avo, bisavo, porque há palavras homógrafas com pronúncia aberta3. b- Não se deve colocar acento grave no a do contexto: