• Nenhum resultado encontrado

Interbits SuperPro Web

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Interbits SuperPro Web"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 11

LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º ANO

HISTÓRIA GERAL PROFESSOR GABRIEL

MATÉRIA: GUERRA CIVIL ESPANHOLA(1936-39) E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL(1939-1945)

1. Os mapas constituem uma representação da realidade. Observe, na imagem abaixo, dois mapas presentes na reportagem intitulada Um estudo sobre impérios, publicada em 1940.

O uso da cartografia nessa reportagem evidencia uma interpretação acerca da Segunda Guerra Mundial.

Naquele contexto é possível reconhecer que essa representação cartográfica tinha como finalidade:

a) criticar o nacionalismo alemão b) justificar o expansionismo alemão c) enfraquecer o colonialismo britânico d) destacar o multiculturalismo britânico

(2)

Página 2 de 11

Elaborado durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), o cartaz apresentado transmite uma imagem de família estruturada sobre um princípio que

a) redefiniu o papel social da mulher em decorrência de sua mobilização para a luta. b) elegeu o Estado como centro irradiador das relações entre homens e mulheres. c) adotou a ideologia liberal para a formação da família nuclear.

d) pregou o sacrifício feminino como meio de proteção moral da família.

e) defendeu a organização hierárquica familiar como modelo para a luta política.

3. “Os olhos do mundo estão sobre vocês”

(Dwight Eisenhower) A frase acima foi dita pelo comandante das tropas aliadas durante o chamado “Dia D”. No dia 6 de junho de 2014, comemoraram-se os 70 anos do Desembarque da Normandia, um dos episódios mais conhecidos da II Guerra Mundial. A importância desse acontecimento se deve ao fato de que ele

a) possibilitou que os exércitos britânico e americano apressadamente evitassem a conquista da Europa Ocidental pelo exército soviético.

b) permitiu a abertura de uma nova frente de batalha pelo exército Aliado e iniciou a libertação da Europa do jugo nazista.

c) demonstrou a superioridade técnica do exército nazista, que, liderado por Romell, antecipou o local do desembarque e infligiu pesadas baixas aos aliados.

d) viabilizou a libertação de Paris pelo exército da resistência francesa, liderado pelo experiente herói de guerra, Charles de Gaule.

(3)

Página 3 de 11

Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que indica a razão pela qual o ataque à base naval de Pearl Harbor tornou-se um dos acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial.

a) Fortaleceu o nazifascismo, tendo em vista a vitória esmagadora das forças alemãs sobre o exército soviético e de outros países do leste europeu.

b) Representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra cidades asiáticas, porque estas atacavam o nazifascismo. c) Foi um fato histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra, o

que criou condições favoráveis para os aliados na luta contra as forças nazifascistas. d) Contribuiu para o significativo aumento do poderio estratégico e militar alemão, devido ao

aniquilamento quase total das forças norte-americanas e de seus aliados no leste europeu. e) Marcou a derrota final dos países que faziam parte do bloco nazifascista, tornando-se o

símbolo da restauração da democracia e do liberalismo em toda a Europa.

5. Atente para as informações da reportagem abaixo.

França inicia celebração dos 70 anos do ¯ ”Dia D” com homenagem às vítimas. Presidente francês lembrou as 20 mil vítimas civis da batalha da Normandia. Foi o primeiro reconhecimento oficial aos mortos civis na região.

O presidente da França, François Hollande, e o presidente dos EUA, Barack Obama, são vistos durante cerimônia de homenagem às vítimas do desembarque na Normandia nesta sexta-feira da France Presse (Foto: Damien Meyer/AFP).

O presidente francês, François Hollande, iniciou, nesta sexta-feira (6/6/2014), as cerimônias que marcam o 70º aniversário do desembarque aliado com uma homenagem em Caen às 20 mil vítimas civis da batalha da Normandia, noroeste da França. "Hoje gostaria,

(4)

Página 4 de 11

neste 70º aniversário, que a homenagem da nação se dirigisse a todos, civis e militares [...] que o papel dos normandos seja reconhecido por todos", declarou o chefe de Estado em um discurso no Memorial da cidade.

Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/franca-inicia-celebracao-dos-70-anos-do-dia-d-com-homenagem-vitimas.html>. Acesso em: 11 jun. 2014. O conjunto de operações militares durante a Segunda Guerra Mundial, que abalou o poderio do exército alemão na Europa, ficou conhecido como o ¯ ”Dia D”. Na celebração do 70º

aniversário do ¯ “Dia D”, o presidente francês discursou, destacando o/a a) supremacia francesa diante das tropas inimigas.

b) resistência francesa organizada em território inglês. c) importância da população civil para a vitória francesa.

d) apoio decisivo dos Estados Unidos para o desfecho do conflito. e) vitória das tropas dos ¯ “Aliados” contra as forças nazifascistas.

6. Em 1940, o cineasta e ator Charles Chaplin lançou um filme de grande sucesso chamado O Grande Ditador, que discute temas importantes da época em que foi feito. Leia um trecho do discurso pronunciado pelo personagem de Chaplin, ao final do filme.

Neste mesmo instante, a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes.

Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim a ganância, ao ódio e a prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam a ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

(http://tinyurl.com/pv2pm5c Acesso em: 01.07.2014. Adaptado) É correto concluir que o discurso do personagem de Chaplin

a) incentiva jovens soldados para que se alistem nas fileiras do Exército alemão. b) evidencia que os Estados Unidos estavam prestes a apoiar os países do Eixo. c) critica o modelo político totalitário que vigorava durante a Segunda Guerra. d) apoia o imperialismo defendido pela Tríplice Aliança na Primeira Guerra. e) defende a democracia, apresentando argumentos do antissemitismo.

7. No extremo da guerra [...] estão as novas armas. Mais ainda do que em 1914-1918, elas tiveram um papel determinante durante o segundo conflito mundial. Desse ponto de vista, os ingleses foram os mais criativos, com seus radares que os alertavam sobre os ataques aéreos da Luftwaffe [...]. Os alemães aperfeiçoaram seus foguetes V1 e V2, mas, como sabemos, foi a bomba atômica americana que pôs fim à guerra contra o Japão.

A partir do texto, pode-se afirmar que a guerra moderna, no Século XX,

a) devido ao seu caráter de produção de vítimas em escala industrial, sofreu um ponto de inflexão com o término da Guerra Fria, provocando o recuo da Indústria bélica e a diminuição dos efetivos militares.

b) apesar de mais sofisticada do ponto de vista bélico, manteve, em seus conflitos, o mesmo padrão desde a Guerra dos Cem Anos, no final da idade média, até as Guerras

Napoleônicas, no início da idade contemporânea.

c) encontra cada vez mais a oposição da opinião pública e, por isso, tem sido excluída da pauta política dos novos dirigentes dos Estados democráticos do Ocidente.

d) ganhou um novo contorno, produzindo vítimas em escala industrial, como bem demonstram os ataques a alvos civis, em Londres, Dresden e Hiroxima, e, atualmente, em Bagdá e na Faixa de Gaza.

e) revelou-se uma permanência do mundo arcaico, uma ação incompatível com a

modernidade, e, por isso, vem se tornando uma prática em extinção para a resolução de conflitos entre populações ou grupos sociais.

(5)

Página 5 de 11

8. A viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou; via-se um grande portão e, em cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja lembrança ainda hoje me atormenta nos sonhos): ARBEIT MACHT FREI – o trabalho liberta.

Descemos, fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida. Que sede! O leve zumbido da água nos canos da calefação nos enlouquece: faz quatro dias que não bebemos nada. Há uma torneira e, acima, um cartaz: proibido beber, água poluída. Besteira: é óbvio que o aviso é um deboche. “Eles” sabem que estamos morrendo de sede [...]. Bebo, e convido os companheiros a beber também, mas logo cuspo fora a água: está morna, adocicada, com cheiro de pântano.

Isto é o inferno. Hoje, em nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós, cansados, de pé, diante de uma torneira gotejante, mas que não tem água potável, esperando algo certamente terrível acontecer, e nada acontece, e continua não acontecendo nada.

(Primo Levi. É isto um homem?, 1988.) A descrição, por Primo Levi, de sua chegada a Auschwitz em 1944 revela

a) o reconhecimento da própria culpa, por um prisioneiro recolhido a um campo de concentração nazista.

b) o alívio com o fim da viagem em direção à prisão e a aceitação das condições de vida existentes no campo de concentração.

c) a expectativa de que, apesar dos problemas na chegada, houvesse tratamento digno aos prisioneiros dos campos de concentração.

d) a falta de entendimento do funcionamento do campo de concentração e a disposição de colaborar com as autoridades nazistas.

e) a sensação de horror, angústia e submissão que caracterizavam a condição dos prisioneiros nos campos de concentração nazistas.

9. “Hiroshima lembra os 68 anos da bomba atômica. Cerimônia na cidade japonesa tem minuto de silêncio para lembrar as vítimas do 1º ataque nuclear da história e pede o fim da proliferação das armas atômicas”

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/hiroshima-lembra-68-anos-da-bomba-atomica> Acesso em: 28ago.2013 As guerras passam, mas as memórias de suas atrocidades e perdas têm que ser reativadas constantemente para que as novas gerações participem e tentem entender o que aconteceu. A II Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945. Sobre este fato histórico lembrado pelas vítimas de Hiroshima, leia as afirmativas abaixo e marque a opção que se apresenta correta. a) Em agosto de 1941, diante do Parlamento, Winston Churchill proferiu sua famosa frase:

“Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." Estava,com certeza, referindo-se à guerra civil espanhola causadora de muitos rancores entre os aliados.

b) Em 1945, recém saídos da invasão da China ao seu território, os japoneses atacaram a base americana de Pearl Harbor, no oceano Pacífico, razão pela qual se justificou o lançamento das bombas atômicas em território japonês.

c) Em 1938, a Áustria foi anexada pelo 3º Reich, caracterizando o início da expansão imperialista alemã, o que causou uma reação de apaziguamento pelas demais potências ocidentais.

d) O acesso aos poços de petróleo explorados na Polônia levou os alemães a invadirem-na. Este fato, apesar de sério, não foi o que levou à declaração de guerra contra a Alemanha pelos aliados.

e) Em junho de 1944, uma força conjunta de norte-americanos, ingleses, franceses, italianos e japoneses estabeleceram um acordo de paz que acabou por isolar a Alemanha, favorecendo a vitória dos aliados.

10. Em 1942, os estúdios Disney produziram o desenho “Alô Amigos”, que apresenta a personagem Zé Carioca. Dois anos depois surgiu uma nova animação: The Three Caballeros, conhecida no Brasil como “Você já foi à Bahia?”. Nos desenhos citados, o Brasil e a América

(6)

Página 6 de 11

Latina são mostrados de forma simpática, através de estereótipos. Para entender esses desenhos e o esforço de Walt Disney, devemos considerar o seguinte contexto:

a) a Segunda Guerra Mundial e a política de boa vizinhança.

b) o avanço da Guerra Fria e o episódio da Crise dos Mísseis de Cuba. c) a política do “Big Stick” e os resultados da diplomacia do dólar.

d) o avanço do populismo e a tentativa de Truman de barrar esta influência.

11. O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”.

A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Corea. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.

REIS FILHO, D. A. (Org.). O século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. Sobre a expansão japonesa, infere-se que

a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe.

b) o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam.

c) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia.

d) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois.

e) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países.

12. O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas se posicionaram na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã. Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi

a) a ocupação de todo o território francês, usando-o como base para a conquista da Suíça e da Espanha durante a segunda fase da guerra.

b) a tomada do território francês, que foi então usado como base para a ocupação nazista da África do Norte, durante a guerra de trincheiras.

c) a posse de apenas parte do território, devido à resistência armada do exército francês na Linha Maginot.

d) a vitória parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar, devido à resistência dos blindados do general De Gaulle, em 1940.

e) a vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista francês.

13. Este é o maior evento da história (do presidente norte-americano H. Truman, ao ser informado do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima). Era importante que a bomba atômica fosse um sucesso. Havia-se gastado tanto para construí-la... Todas as pessoas interessadas experimentaram um alívio enorme quando a bomba foi lançada (do alto oficial cujo nome em código era Manhattan District Project).

Essas afirmações revelam que o governo norte-americano

a) desconhecia que a bomba poderia matar milhares de pessoas inocentes. b) sabia que sem essa experiência terrível não haveria avanço no campo nuclear. c) esperava que a bomba atômica passasse desapercebida da opinião pública.

(7)

Página 7 de 11

d) estava decidido a tudo para eliminar sua inferioridade militar frente à URSS. e) ignorava princípios éticos para impor a sua primazia político-militar no mundo.

14. Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A imagem representa

a) a nacionalização de empresas estrangeiras pelo governo japonês.

b) a propaganda norte-americana contra o Japão nos anos anteriores a Pearl Harbour. c) a superioridade do guerreiro samurai japonês diante das forças dos aliados.

d) o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela aviação norte-americana. e) a aliança entre o Japão e a União Soviética contra o imperialismo capitalista.

15. "Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo - genocídio, que surgiu em 1944 (...)"

(Mark Mazower. "Continente sombrio". SP: Companhia das Letras, 2001.) O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio

a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique. b) dos judeus durante a vigência do nazismo.

c) dos romenos no seu processo de independência. d) dos etíopes na invasão italiana.

(8)

Página 8 de 11

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[B]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

A primeira representação, que mostra o território alemão até certo ponto “pequeno” ante outros países europeus, ao trazer a inscrição “Alemanha, a nação agressora?”, em parte, justifica a tentativa de expansão territorial alemã.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A cartografia apresenta elementos técnicos e elementos políticos e ideológicos. Neste caso, os mapas são utilizados no contexto da 2ª Guerra Mundial para justificar o expansionismo da Alemanha, uma vez que uma das potências adversárias, o Reino Unido, tinha um império com colônias em diversos continentes (Índia, Canadá, Austrália, parte da África etc.).

Resposta da questão 2:

[A]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

A guerra Civil Espanhola ocorreu entre 1936 e 1939. De um lado havia a falange que defendia o general ditador Francisco Franco e de outro as brigadas internacionais que defendiam o governo popular. As guerras que ocorreram na primeira metade do século XX contribuíram para redefinir o papel social da mulher no sentido da resistência que consiste em se mobilizar para a luta ou no campo econômico para exercer funções no mundo do trabalho. Somente a proposição [A] contempla esta ideia.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

A partir do momento em que se vive uma guerra e que a grande parte dos homens está em combate, as mulheres passam a assumir papeis mais complexos nas famílias e na sociedade civil. O cartaz corresponde a uma propaganda que tem como intenção fazer as mulheres operárias assumirem uma posição revolucionária nesse contexto, apoiando os combatentes em defesa da “liberdade”. Desta maneira, somente a alternativa [A] pode ser considerada correta.

Resposta da questão 3:

[B]

Durante praticamente toda a Segunda Guerra a França esteve sob ocupação nazista, fruto de sua rendição, o que significava matérias primas indústrias para a Alemanha e a impossibilidade da nação francesa lutar. O famoso “Dia D” representa o inicio da expulsão dos alemães e a libertação da França. A partir desse momento tropas estadunidenses e britânicas passaram a avançar em direção ao território inimigo.

Resposta da questão 4:

[C]

Somente a proposição [C] está correta. Havia desde o final do século XIX um atrito entre Japão e EUA dentro da corrida imperialista. São nações vizinhas com ideias expansionistas. No dia 7 de dezembro de 1941, no contexto da Segunda Guerra Mundial, o Japão atacou a base dos EUA no Havaí denominada de “Pearl Harbor”. Este episódio foi fundamental para o desfecho da guerra. Os Estados Unidos entraram na guerra fornecendo as condições favoráveis aos “Aliados” para derrotas as ditaduras do “Eixo”.

Resposta da questão 5:

[C]

Somente a proposição [C] está correta. A questão remete ao “Dia D” no contexto da Segunda Guerra Mundial, 1939-1945. Depois da derrota nazista na batalha de Stalingrado em 1943, a

(9)

Página 9 de 11

URSS de Stálin pressiona os alemães no Leste Europeu. No lado Ocidental, no dia 06 de junho de 1944, as tropas aliadas (norte-americanas, britânicas e canadenses) promoveram o Dia D, libertando a França da ocupação nazista. Foi muito importante a participação civil neste acontecimento histórico.

Resposta da questão 6:

[C]

As obras de Chaplin são caracterizadas por forte conteúdo político, utilizando a sátira como forma de crítica. Neste filme de 1940 – época da Segunda Guerra Mundial – Chaplin critica claramente as ditaduras reunidas no “eixo” e especificamente o governo de Hitler, nazista e antissemita, enquanto que defende a liberdade e democracia.

Resposta da questão 7:

[D]

De fato, alguns ataques ocorridos na Segunda Guerra Mundial – como as bombas atômicas no Japão – e os ataques atuais na Faixa de Gaza são ataques que não levam em consideração espaços de ocupação civil e, por isso, causam vítimas em escala industrial.

Resposta da questão 8:

[E]

Somente a proposição [E] está correta. Auschwitz foi um grande campo de concentração localizado no sul da Polônia, região dominada pelo III Reich. Considerado um grande símbolo do holocausto, morreram neste campo de concentração mais ou menos um milhão e trezentas mil pessoas sendo a grande maioria de judeus no contexto da Segunda Guerra Mundial. A rotina no campo de concentração feria todos os princípios dos direitos humanos, muita humilhação, privação de alimentos, angústia e submissão conforme citação do autor. As demais alternativas estão incorretas. Não há o reconhecimento da própria culpa por parte do prisioneiro. Não havia tratamento digno dentro do campo de concentração.

Resposta da questão 9:

[C]

A questão remete a expansão nazista que contribuiu para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. De acordo com o Tratado de Versalhes de 1919, a Alemanha foi considerada a culpada pela Primeira Guerra Mundial sendo humilhada pelas cláusulas deste tratado. Após a implantação do III Reich na Alemanha em 1933, Hitler iniciou uma política expansionista apoiada na ideia de “Espaço Vital”. Em 1938, a Áustria foi anexada ao III Reich dentro da política expansionista provocando certo desconforto para as potências ocidentais.

Resposta da questão 10:

[A]

A política da boa vizinhança, estabelecida no governo de Roosevelt, era uma tentativa de aproximação política e econômica entre os EUA e os países da América Latina. Para tanto, era preciso que houvesse um intercâmbio cultural entre os dois lados. Por isso, os estúdios Disney lançaram animações retratando personagens latino-americanos, como o Zé Carioca.

Resposta da questão 11:

[A]

A Doutrina Monroe, proferida pelo presidente James Monroe em 1823, estabelecia que o continente americano não devesse aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos, caracterizando-se como uma reação à proposta de recolonização da América por parte da Santa Aliança formada por países europeus como Áustria, Rússia, e França durante o Congresso de Viena de 1815. Tinha por lema “A América para os

(10)

Página 10 de 11

americanos” e evidenciava pretensões imperialistas dos Estados Unidos em relação ao continente americano.

Já a defesa da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental” por parte do Japão caracterizou-se como uma política imperialista apoiada na expansão militar sobre territórios vizinhos na Ásia Oriental.

Resposta da questão 12:

[E]

Após a ocupação da França pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, a França ficou dividida entre a colaboração com os nazistas (França de Vichy), governada por Philipe Petáin e a resistência na qual se destacou a liderança de Charles De Gaulle.

Resposta da questão 13: [E] Resposta da questão 14: [C] Resposta da questão 15: [B]

(11)

Página 11 de 11

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 11/10/2015 às 18:23

Nome do arquivo: Lista de Recuperação 3º ano Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo

1 ... 134134 ... Média ... Geografia ... Uerj/2015 ... Múltipla escolha 2 ... 128603 ... Elevada ... História ... Ufg/2014 ... Múltipla escolha 3 ... 138137 ... Baixa ... História ... Ueg/2015 ... Múltipla escolha 4 ... 142282 ... Média ... História ... Upf/2015 ... Múltipla escolha 5 ... 139062 ... Média ... História ... Uema/2015 ... Múltipla escolha 6 ... 137519 ... Elevada ... História ... G1 - cps/2015 ... Múltipla escolha 7 ... 134014 ... Média ... História ... Ufsm/2014 ... Múltipla escolha 8 ... 132509 ... Média ... História ... Unesp/2014 ... Múltipla escolha 9 ... 142610 ... Média ... História ... G1 - ifpe/2014 ... Múltipla escolha 10 ... 128121 ... Média ... História ... Unicamp/2014 ... Múltipla escolha 11 ... 91989 ... Média ... História ... Enem cancelado/2009 ... Múltipla escolha 12 ... 91987 ... Média ... História ... Enem cancelado/2009 ... Múltipla escolha 13 ... 79446 ... Não definida .. História ... Unifesp/2008 ... Múltipla escolha 14 ... 79558 ... Não definida .. História ... Unesp/2008 ... Múltipla escolha 15 ... 83311 ... Não definida .. História ... Ufscar/2008 ... Múltipla escolha

Referências

Documentos relacionados

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

Esse projeto tem os seguintes objetivos: (a) fornecer as seis cooperativas de agricultura um pacote de tecnologias (“MAIS 2”) para aumentar a resiliência climática dos

“Empréstimos e recebíveis”, no caso de ativos, ou “Outros passivos financeiros”, no caso de passivos, avaliados inicialmente ao valor justo e atualizados pelo custo amortizado. Os

Ponderadas as conclusões das auditorias anteriores e os objetivos da no- vel legislação para a área, a Secretaria de Controle Externo da Defesa Na- cional e da Segurança

Lembramos que em algumas situa¸c˜ oes, quando se trata de cristais de amino´ acidos, uma transi¸c˜ ao de fase est´ a associada a mudan¸cas na regi˜ ao de baixa freq¨ uˆ encia

(Fuvest 2010) Um avião, com velocidade constante e horizontal, voando em meio a uma tempestade, repentinamente perde altitude, sendo tragado para baixo e permanecendo com

a) a concessão de subsídios agrícolas que países como os Estados Unidos e os da União Europeia cedem aos seus respectivos produtores. b) a política anti-protecionista que os

Sistema de Canalização Predial com Prestações de Proteção Conta-Incêndios Tabela Ordenada por Código Elementos Comuns Regulação e Controlo CLIMATIZAÇÃO INVISÍVEL