• Nenhum resultado encontrado

DicasSugestaoParaFormatacaoDoPIM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DicasSugestaoParaFormatacaoDoPIM"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Sugestões para a formatação do

Relatório do PIM

(2)

Neste material há uma apresentação de todos os elementos obrigatórios e opcionais, da sequência e dos formatos básicos que, deverão nortear o desenvolvimento do relatório da monografia do PIM. Todos foram retirados do guia de normatização e complementados a partir de Bernardes (2005), as dúvidas deverão ser dirimidas consultando o guia de normalização da UNIP, os professores orientadores do PIM e durante as aulas práticas de laboratório.

1. Pesquisar o material referente à empresa 2. Formatar o arquivo como segue:

 Definir as margens e tamanho do papel de acordo com o guia de normalização da UNIP

2.1. Elementos pré-textuais  Capa (obrigatório)

 Lombada (obrigatório se houver)  Folha de Rosto (obrigatório)  Errata (opcional)

 Folha de aprovação (obrigatório)  Dedicatória(s) (opcional)

 Agradecimento(s) (opcional)  Epígrafe (opcional)

 Resumo em língua vernácula (obrigatório)

 Resumo em língua estrangeira [Abstract] (obrigatório)  Lista de ilustrações (opcional)

 Lista de Tabelas (opcional)

 Lista de abreviaturas e siglas (opcional)  Lista de símbolos (opcional)

 Sumário (obrigatório)

2.2. Elementos textuais

 Introdução (obrigatório)

 Desenvolvimento (obrigatório)

(3)

2.3. Elementos pós-textuais

 Referências (obrigatório)  Glossário (opcional)  Apêndices (opcional)  Anexos (opcional)

(4)

a. Definir as margens e tamanho do papel de acordo com o guia de

normatização

Margem superior 3 cm 3 cm Margem esquerda 2 cm –

recuo para primeira linha do parágrafo normal

4 cm – recuo esquerdo para citação longa

2 cm Margem direira Margem inferior 2 cm

(5)

Sequência para formatação da Página, Margens e Parágrafos:

1. Selecione a Guia “Layout de Página”; no Grupo Configurar Página; Opção Margens; margens personalizadas: Na janela Configurar página, na guia Margens, configure três (3) cm para Superior e Esquerda e dois (2) cm para Inferior e Direita.

Na guia Papel, ajuste o tamanho do papel para A4

O parágrafo normal deve ter recuo apenas na primeira linha, e este é de dois (2) cm: (Este recuo deve constar a partir do desenvolvimento do texto/trabalho, ou seja, após o sumário a partir da introdução). O espaçamento entre linhas deve ser 1,5 linhas.

2. Selecione ou aponte o mouse para o parágrafo que deve ter o recuo, clique o botão direito do mouse, no menu, escolha a opção Parágrafo, na janela Parágrafo abaixo á esquerda, clique no botão TABULAÇÃO, na janela Tabulação, ajuste Tabulação padrão para 2 cm. (Para parágrafos de citação longa, devemos ajustar o recuo a esquerda do parágrafo para 4 cm e tamanho da fonte em 10).

(6)

b. Inserir e formatar uma capa

4, 0 cm

UNIVERSIDADE PAULISTA

ICSC – Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

7,0 cm

Francisco José Martins

17,0 cm

Estudo da Empresa XPTO: Apresentação da estrutura da empresa

25,5 cm

São José dos Campos 2013

(7)

Sequência para formatação da CAPA

Após formatar a página, digite os parágrafos que comporão a capa e formate verticalmente cada parágrafo conforme modelo. Após a digitação:

O(s) nome(s) do(s) autor(es) seguido do número do RA; deverá(ão) ser(em) “CENTRALIZADO” como definido no guia de normatização e exemplo abaixo:

Hugo Chavez RA 50000

Pedro Alvarez Cabral RA ABC48484XZ

Gabriela Michaela Ferreira Silva Noronha RA 1A2B3C Dilma Roussef RA 1313

1. Selecione cada parágrafo clicando sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção Parágrafo, Na janela PARÁGRAFO, no grupo Geral, ajuste o item ALINHAMENTO para Justificada; e no grupo Espaçamento, ajuste o item ANTES para a diferença da posição vertical atual da Barra de STATUS, para a posição vertical desejada, digitando o valor com vírgula (se for o caso) e acrescente “cm” para que seja feita a conversão de cm para pontos por polegada (PT). Terminando, clique em OK e este parágrafo será alinhado tanto verticalmente como horizontalmente.

Repita a operação para cada parágrafo.

Ps: Os valores de posicionamento vertical são sugeridos, não fazem parte da norma, a orientação da norma é de que os itens de CAPA e de FOLHA DE ROSTO devem ocupar a página de maneira adequada e uniforme. (Não apenas no início da página, apenas no meio ou apenas no fim).

(8)

c. Inserir e formatar uma Folha de rosto

5, 0 cm (Centralizado)

Nome do(s) Autor(es) do trabalho

15,0 cm (Centralizado)

ESTUDO DA EMPRESA XPTO: Apresentação da Estrutura da Empresa

19,0 cm (Justificado; Recuo esquerda a partir de 8,0 cm)

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) entregue como componente dos requisitos obrigatórios à aprovação semestral do aluno nos cursos de gestão da UNIP – Universidade Paulista.

Orientador: Titulação e nome completo sem abreviaturas do professor orientador precedido de “Prof.”. Ex. Prof. Dr. ‘Nome do professor’ ”.

25,5 cm (Centralizado)

São José dos Campos Março 2013

(9)

Sequência para formatação da FOLHA DE ROSTO

Após formatar a capa, digite os parágrafos que comporão a FOLHA DE ROSTO e formate verticalmente cada parágrafo conforme modelo. Após a digitação:

1. Selecione cada parágrafo clicando sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção Parágrafo, Na janela PARÁGRAFO, no grupo Geral, ajuste o item ALINHAMENTO para Centralizada; e no grupo Espaçamento, ajuste o item ANTES para a diferença da posição vertical atual da Barra de STATUS, para a posição vertical desejada, digitando o valor com vírgula (se for o caso) e acrescente “cm” para que seja feita a conversão de cm para pontos por polegada (PT). Terminando, clique em OK e este parágrafo será alinhado tanto verticalmente como horizontalmente.

Repita a operação para cada parágrafo.

ATENÇÃO!!!

Na FOLHA DE ROSTO tem um parágrafo que difere em seu alinhamento/posicionamento, trata-se do parágrafo NATUREZA, este, além do posicionamento vertical deve ter o item ALINHAMENTO ajustado para Justificada e no grupo Recuo, o item ESQUERDA deve ser ajustado para 8 cm como exemplo no modelo da folha de rosto acima.

Ps: Os valores de posicionamento vertical são sugeridos, não fazem parte da norma, a orientação da norma é de que os itens de CAPA e de FOLHA DE ROSTO devem ocupar a página de maneira adequada e uniforme. ( Não apenas no início da página, apenas no meio ou apenas no fim).

(10)

d. Folha de aprovação (Usar modelo específico do curso)

FOLHA DE AVALIAÇÃO FINAL

Nome completo dos autores e RA

PIM I – ESTUDO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO MERCADO BRASILEIRO - (NOME FANTASIA DA EMPRESA)

UNIVERSIDADE PAULISTA

ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS SUPERIORES DE GESTÃO TECNOLÓGICA ou

ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

GESTÃO EM ... APTO INAPTO Em ___ de junho de 2013. _______________________ Prof. ... Coordenador do PIM I

(11)

e. Resumo em língua vernácula como exemplo abaixo:

De acordo com as NBR´s 60281 e 147242 é obrigatório: apresentar os pontos relevantes de um texto de forma sintética, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho seguido das palavras chaves, devendo conter de 200 a 500 palavras.

1

NBR 6028: Informação e documentação: Resumo – Apresentação. 2

RESUMO

O Brasil é um país em desenvolvimento, seu mercado de trabalho transforma-se constantemente. As mudanças são rápidas, exigindo qualificação profissional. O objetivo desta pesquisa é identificar como os estudantes do curso de turismo compreendem o conceito de empreendedorismo e verificar se as práticas pedagógicas consolidam idéias e habilidades que permitam a inovação e a criatividade contribuindo para a formação do profissional empreendedor. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas aos alunos do curso de turismo na cidade de Ourinhos. Verificou-se que os estudantes estão atentos às exigências do mercado e apresentam grande potencial empreendedor, todavia é preciso fomentar estratégia educacionais que transformem em ação esse potencial.

(12)

f. Resumo em língua estrangeira- Abstract como exemplo abaixo:

De acordo com as NBR 60283 e 147244 é obrigatório: versão do resumo ou do sumário executivo para o idioma de divulgação internacional.

3

NBR 6028: Informação e documentação: Resumo – Apresentação. 4

NBR 14724: Informação e documentação: Trabalhos acadêmicos – Apresentação. ABSTRACT

Brazil is a developing country, its labor market changes constantly. The changes are rapid, requiring professional qualifications. The objective of this research is to identify how the students of tourism include the concept of entrepreneurship and whether teaching practices consolidate ideas and skills that enable innovation and creativity in contributing to the formation of the professional entrepreneur. The research was qualitative. We applied a questionnaire with open to students of tourism in the city of Ourinhos. It was found that students are aware of market requirements and have great potential entrepreneur, but the need to develop educational strategy to transform this potential into action.

(13)

g. Pré-definir o sumário

De acordo com a NBR 147245 é obrigatório: enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que aparece no texto, acompanhados dos respectivos números das páginas.

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 7 2 DESENVOLVIMENTO ... 8 2.1 Revisão de Literatura ... 9 3 PESQUISA DE CAMPO... 13 3.1 Universo de pesquisa ... 15 3.1.1 População alvo ... 16

3.1.2 Amostra e os sujeitos de pesquisa ... 16

3.2 Coleta de dados ... 17

3.2.1 Instrumentos de pesquisa ... 17

3.2.2 Pré-Teste ... 18

3.2.3 Procedimentos de coleta de dados ... 18

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 20 REFERÊNCIAS ... 23 ANEXOS ... 28 APÊNDICES ... 40 5

(14)

OBS. Definir de acordo com o conteúdo do trabalho. Marcar os tópicos desejados no texto que deverão aparecer no sumário.

(Ver sequência no material do Ms-Word 2003/2007, no tópico “Marcar entradas para um índice analítico” página 28.) ou siga a sequência abaixo:

SUMÁRIO

Marcar entradas de texto/parágrafos individuais

Se quiser que o índice analítico inclua o texto que não está formatado como estilo de título, você poderá usar esse procedimento para marcar entradas de texto individuais com descrito abaixo:

1. Selecione o texto/parágrafo que deseja inclui no seu índice analítico. 2. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Adicionar Texto.

3. Clique no nível que deseja marcar sua seleção, como Nível 1 para exibição do nível principal no sumário, ou outro Nível de acordo com sua sequência. ( Não devemos trabalhar com muitos Níveis, o ideal é até o Nível 3).

4. Repita as etapas 1 a 3 até que tenha marcado todas as entradas existentes no texto que deseja que apareça no índice analítico/SUMÁRIO.

Após ter marcado todas as entradas de Índice/Sumário, navegue para a página do SUMÁRIO e aponte/posicione o ponteiro do mouse para o local da página aonde deseja que o SUMÁRIO seja inserido e realize a seguinte sequência:

Selecione a Guia Referências, no grupo Sumário, selecione o ITEM Sumário, no Menu que se abrir selecione abaixo dele a opção Inserir Sumário. (Se todas as etapas foram seguidas, deverá aparecer o objeto do sumário com todas as Entradas/Parágrafos marcados com os Níveis 1, 2, ou 3 e números de páginas respectivos).

Após a inserção do sumário, basta apenas atualizá-lo clicando sobre o sumário o botão direito do mouse e escolhendo a opção de atualizar todo o índice ou apenas os números das páginas. Atenção !!! Após o SUMÁRIO devemos inserir QUEBRA DE SEÇÃO para adequação e ajuste da PAGINAÇÃO, como segue:

(15)

1. Guia “Layout da página”;

2. No grupo “Configurar Páginas” clique em “Quebras”;

3. No grupo “Quebras de seção”, clique em “Próxima Página”

Esta sequência fará a inserção de uma Quebra de seção para próxima página, ou seja, iniciará uma nova seção na próxima página.

4. Posicione o ponteiro do mouse na região do cabeçalho da página “Introdução”, e dê um clique duplo, esta ação dará acesso à área de cabeçalho e rodapé. (é como se fôssemos inserir cabeçalho e rodapé no texto).

5. No grupo “Navegação”, clique em “Vincular ao Anterior”.

Essa ação desvinculará a seção 2 da seção 1 e assim podemos formatá-las de maneira diferente. Por exemplo, paginar somente a seção 2.

6. Posicione na seção 2, e insira a paginação através da sequência abaixo: Guia “Inserir”; no No grupo “Cabeçalho e Rodapé”; clique em “Número de página” e escolha “Início da página e estilo sem formatação 3”. Seu documento estará paginado.

7. Para alterar o número de sequência das páginas, proceda como abaixo: Guia “Inserir”; no No grupo “Cabeçalho e Rodapé”; clique em “Número de página” e escolha “Formatar Números de páginas” e no campo “Iniciar em:” digite o número da página que deseja iniciar a paginação de seu documento

CAPA

SUMÁRIO

NESTA PÁGINA DEVEMOS INSERIR QUEBRA DE SEÇÃO PELA SEQUÊNCIA ABAIXO:

7

DESEN

VOLVIME

NTO

...

6

INTRODU

ÇÃO

ABSTRACT RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

FOLHA

DE

APROVA

ÇÃO

PARA

AVALIAÇ

ÃO FINAL

RESUMO

FOLHA

DE

ROSTO

N

CONCLU

SÃO

...

REFERÊN

CIAS

(16)

h. Criar a introdução de acordo com o guia de normatização

Para Bernardes (2005), a Introdução vem a constituir a primeira parte de um trabalho, recomenda-se que seja a última parte a ser redigida e revisada de forma definitiva. Esta recomendação é feita por ser uma síntese que prepara o leitor para o que será exposto no desenvolvimento.

De acordo com Cervo e Bervian (2002) apud Bernardes (2005), a Introdução deve preencher dois requisitos. São eles:

Anunciar o assunto;

• Definindo e apresentando o tema de forma clara;

• Apresentar os objetivos, demonstrando o que se pretende desenvolver ou a que resultados se pretende chegar com o trabalho;

• Delimitar o tema, visando o enfoque, a profundidade do assunto e especificando o foco da pesquisa e de forma clara. Podendo ser através da apresentação de um problema ou pergunta;

• Situar no tempo e no espaço pelo conjunto dos conhecimentos ou das atividades já desenvolvidas com as quais se relaciona;

• Mostrar a importância a fim de despertar o interesse do leitor;

• Justificar a escolha do tema ressaltando a importância do trabalho e as contribuições que a pesquisa poderá trazer;

• Indicar a metodologia empregada para a aquisição de dados e sua interpretação.

Explicar como o assunto foi desenvolvido;

• Anuncie os principais pontos do desenvolvimento, buscando dar uma visão global do assunto;

• Apresente o plano de desenvolvimento de forma sucinta, evidenciando as divisões de seu trabalho, pode-se comentar brevemente as considerações finais, com o cuidado necessário para não antecipar os resultados finais e as conclusões de sua pesquisa, os quais deverão ser reservados para o final do trabalho.

(17)

Referente à redação da Introdução, aplica-se “a introdução do trabalho deve demonstrar segurança por parte do autor no que se refere ao esclarecimento de questões sobre o tema abordado”. (BERNARDES, 2005, p. 36).

i. Corpo do trabalho - Montar um arquivo em Ms-Word com o

material pesquisado

Desenvolvimento

A partir do levantamento bibliográfico, desenvolve-se o corpo do trabalho, onde se analisa a ideia principal, destacando, formulando e discutindo hipóteses. Divide-se em seções ou capítulos, e concentra a maior parte do total de páginas da monografia.

j. Conclusão ou Considerações finais

É a parte final do texto onde são apresentados os resultados finais da pesquisa, correspondentes aos objetivos ou hipóteses. É importante apresentar novas ideias, abrindo caminho a outros pesquisadores que poderão trabalhar no assunto.

Para Bernardes (2005), a conclusão ou considerações finais tem um aspecto subjetivo, esta parte do trabalho deve traduzir o posicionamento do autor. Recomenda-se o uso da primeira pessoa do plural (nós), que evidencia a presença do autor. Esta seção final deve estar balizada nos dados que o autor coletou, analisou e interpretou. Neste momento é que o autor apresenta suas conclusões ou considerações como resultado dos esforços empreendidos.

A importância da conclusão ou considerações finais é enfatizada por Bernardes (2005) através do registro das orientações de Galliano:

Em verdade, toda investigação, toda análise, toda dissertação e toda argumentação só se justificam em função da Conclusão, ou seja, daquilo que se quer provar, a tese

(18)

Introdução e Desenvolvimento – só têm sua presença assegurada no trabalho se contribuírem para a composição desta parte final. (GALLIANO, 1986, P. 134 apud BERNARDES, 2005, p. 44, 45)

k. Referências

De acordo com Bernardes (2005, p. 92) é um elemento obrigatório , diz respeito aos livros, revistas, documentos diversos citados no trabalho. deve seguir a padronização indicada pela NBR 60236 em vigor. Monografia no todo (livro, manual enciclopédia, dicionário, tese, dissertação, trabalho acadêmico etc.) De acordo com a NBR 6023 as referências apresentam-se em diferentes formas. São elas nos seguintes exemplos: ver guia de normatização página 31.

l. Glossário

De acordo com Bernardes (2005, p. 92) elemento opcional que consiste em listagem, em ordem alfabética, de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

m. Apêndices

De acordo com Bernardes (2005, p. 92) elemento opcional que reúne um conjunto de elementos elaborado pelo autor que visam a complementar sua argumentação no desenvolvimento do trabalho. São indicados por letras maiúsculas consecutivas e pelos respectivos títulos.

APÊNDICE A - Formulário para identificação do nível de desenvolvimento motor.

n. Anexos

De acordo com Bernardes (2005, p. 93) Elemento opcional que reúne um conjunto de elementos não elaborado pelo autor que servem de fundamentação, comprovação e ilustração para o desenvolvimento do trabalho.

6

(19)

São apresentados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

Referências

Documentos relacionados

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social da Faculdade de Direito (FaDir) da Universidade Federal de Rio Grande - FURG torna

Em 2017, a empresa foi uma das incentivado- ras da criação do grupo de trabalho (GT) de sustentabilidade da Associação Brasileira de Companhia de Rodovias (ABCR), colegiado

- autuação, ocorrida em 02 de julho de 2001, requerendo a diferença de ICMS recolhida sem multa de mora, no valor de R$4.400 considerada como de risco possível, não provisionada;

Nessa linha, Bybee aborda os processos de mudança que criam estruturas emergentes; focaliza o processo pelo qual itens e estruturas gramaticais são criados; estabelece que o

Clique com o botão direito do mouse logo abaixo do item “Coord frame 0” e selecione a opção “New”. Isso cria um novo item chamado “Coord

Além disso, informamos que para investir e melhorar a infraestrutura dos aeroportos, nossas receitas serão provenientes de tarifas, locação de áreas (hangares) e

Diante das análises realizadas foi notório que além dos estudos sobre a fauna planctônica estuarina desde a década de 1970 no Canal de Santa Cruz, é existente ausências

1) Leve o cursor até a região da janela gráfica e clique com o botão direito do mouse. 2) Na barra de ferramentas clique em “Ponto” e selecione a opção