• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES ÚTEIS Coroa de rosca

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMAÇÕES ÚTEIS Coroa de rosca"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)

E

* Não empurre a coroa para a posição normal enquanto o ponteiro dos segundos do cronógrafo estiver retornando à posição zero.

Ele parará no meio quando a coroa for retornada à posição normal e a sua posição será reconhecida como a posição zero.

G INFORMAÇÕES ÚTEIS

Coroa de rosca

A coroa de rosca permite uma melhor estanquicidade ao relógio. 1. Desenroscar a coroa no sentido contrário aos ponteiros do relógio. 2. Proceder aos ajustamentos pretendidos.

3. Quando terminar, após colocar a coroa na posição normal é necessário enroscar novamente a coroa (agora no sentido dos ponteiros do relógio). Esta característica não é comum a todos os relógios.

(6)

Taquímetro

É um instrumento que permite medir a velocidade de um automóvel. Sabendo quantos segundos o carro gasta a percorrer 1 km, o taquímetro mede a velocidade média durante essa distância. A medição máxima é de 60 segundos. Se o cronógrafo arrancar no início da medição e for parado 1 km depois, então o ponteiro dos segundos do cronógrafo indicará na escala taquimétrica a velocidade média. Se um automóvel percorrer 1 km em 45 segundos, a velocidade média será de 80km/hora. Esta característica não é comum em todos os relógios.

Temperatura

Não expor o relógio durante muito tempo à luz directa do Sol ou elevadas temperaturas.

A exposição longa à luz do Sol ou elevadas temperaturas podem ocasionar alterações no funcionamento normal do relógio como reduzir o tempo de vida da bateria, atrasar, adiantar, entre outras.

Impacto

O relógio está preparado para resistir aos impactos normais do uso corrente do mesmo.

Se o relógio for sujeito a quedas ou impactos fortes pode implicar danos graves.

Campos magnéticos

Este relógio é antimagnético até 60 gauss. Como tal não é afectado por campos magnéticos produzidos pelos aparelhos electrodomésticos pequenos. No entanto, se o relógio for exposto a fortes campos magnéticos, o seu funcionamento e precisão poderá ser afectado, como por exemplo ímans, frogoríficos, televisores, etc.

Electricidade estática

Os circuitos internos do relógio são sensíveis à electricidade estática. Assim, se o relógio for exposto a intensos campos eléctricos o seu funcionamento e precisão poderão ser afectados.

(7)

Indicação

Não tem resistênci a à água. Te m de manter longe da água . Resistência média à água. Suporta salpicos, chuva e etc. Pode ser usado em natação mas não em mergulho.

Utilizável em mergulho de apeneia. Utilizável em mergulho com escafandro. Mostrador A C E B D Características resistênci a à á gua resist. água

30m (3atm) resistênciaà água resistênci a à água resistência à água resistência à água resist. água 50m (5atm) resist. água 200m (20atm ) resist. água 100m (10atm)

Caixa chuvasalpicos etc. grau de resist. água natação mergulho de apeneia mergulho com escafandro

Não Não Não Nã o

Si m Nã o Nã o Não Si m Si m Nã o Nã o Si m Si m Si m Não Si m Si m Si m Si m Resistência à água Resistência à água

(8)

• Para evitar que a água entre em contacto com o mecanismo interno, nunca puxe a coroa quando o relógio estiver molhado.

• Se qualquer relógio desenvolvido para actividades desportivas estiver em contacto com água salgada ou forte transpiração, deve ser limpo em água corrente e seco. • O contacto com a água pode causar a deterioração da qualidade de algumas braceletes de pele.

• Como o interior do relógio pode conter humidade, quando a temperatura exterior for inferior à interior, o vidro pode ficar embaciado. Se, no entanto, esta situação persistir durante algum tempo, o relógio deve ser verificado no estabelecimento onde foi adquirido ou em qualquer centro técnico autorizado.

*“resistência à água” pode aparecer abreviado como “resist. água”. *Mantenha sempre a coroa na posição normal.

*Aperte sempre bem a coroa. Produtos químicos e gases

O uso do relógio na presença de produtos químicos ou gases pode ocasionar

danos no relógio. O contacto com produtos derivados da benzina ou petróleo, como é o caso dos dissolventes e detergentes, pode ocasionar a descoloração, dissolvência ou quebra de peças do relógio.

Limpeza do relógio

Use um pano absorvente e macio para limpar o vidro do relógio. O uso do relógio com a bracelete ou a parte de trás do relógio sujos podem criar irritações de pele. Limpeza da bracelete do relógio:

• braceletes de metal - usar uma escova de dentes e água tépida com sabão. • braceletes de plástico ou borracha - limpar com água. Não usar dissolventes. • braceletes de pele - passar delicadamente na pele um pano seco e macio. Para a parte de baixo usar um pano e álcool.

Inspecção periódica

Para preservar o bom funcionamento do relógio, é recomendável fazer uma revisão de 2 em 2 anos num centro técnico autorizado pela marca.

(9)

Manual de Instruções

Grupo Cronos-Eurorelógios Tel: 214 257 200 Fax: 214 257 201 email: cronos@cron.pt

Suplemento Navegação

Aérea 01

(10)

UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE NAVEGAÇÃO AÉREA

A escala pode estar situada no interior da caixa (neste caso haverá uma coroa, para além da coroa que faz mover os ponteiros, que permitirá rodar a escala) ou então estará no exterior da caixa (neste caso poderá ser manuseada directamente com a mão).

Esta escala permite realizar cálculos da distância de vôo e de navegação, assim como outros cálculos gerais. Nesta escala não são exibidas as casas decimais para os resultados dos cálculos, e deve ser usada apenas como uma referência geral alternativa para cálculos mais precisos.

Escala interna

Escala externa Coroa para girar a escala externa

A CÁLCULO DE NAVEGAÇÃO

1. Cálculo do tempo requerido

Pergunta: Quanto tempo leva para que uma aeronave voando a 180 nós percorra uma distância de 450 milhas náuticas?

Resposta: Ajuste a marca 18 na escala externa com SPEED INDEX (Y). Logo, o ponto na escala interna alinhado com 45 na escala externa indicará (2:30), e a resposta é 2 horas e 30 minutos.

(11)

3. Cálculo de distância de vôo

Pergunta: Qual é a distância de vôo percorrida em 40 minutos a uma velocidade de 210 nós?

Resposta: Alinhe 21 na escala externa com SPEED INDEX (Y) na escala interna. Logo, 40 na escala interna apontará para 14, e a resposta é 140 milhas náuticas. 2. Cálculo de velocidade (velocidade terrestre)

Pergunta: Qual é a velocidade (velocidade terrestre) de uma aeronave que leva 1 hora e 20 minutos para percorrer uma distância de 240 milhas náuticas? Resposta: Alinhe 24 na escala externa com 1:20 (80) na escala interna. Logo, 18 apontará para SPEED INDEX (Y) na escala interna, e a resposta é 180Kt.

(12)

5. Cálculo do consumo de combustível

Pergunta: Quanto combustível é consumido em 6 horas a uma taxa de consumo de combustível de 250 galões por hora?

Resposta: Alinhe 25 na escala externa com SPEED INDEX (Y) na escala interna. Logo, 6:00 apontará para 15, e a resposta é 1500 galões.

4. Cálculo da taxa de consumo de combustível

Pergunta: Se 120 galões de combustível forem consumidos durante um vôo de 130 minutos, qual é a taxa de consumo de combustível?

Resposta: Alinhe 12 na escala externa com 30 na escala interna. Logo, SPEED INDEX (Y) apontará para 24, e a resposta é 240 galões por hora.

(13)

7. Conversão

Pergunta: Como posso converter 30 milhas em milhas náuticas e quilómetros? Resposta: Alinhe 30 na escala externa com a marca STAT (Y) na escala interna. Logo, 26 milhas náuticas apontarão para a marca NAUT(Y) na escala interna, dando a resposta de 48,8 quilómetros que ficarão alinhados em KM na escala interna.

6. Tempo máximo de vôo

Pergunta: Com uma taxa de consumo de combustível de 220 galões por hora e um abastecimento de combustível de 550 galões, qual é o tempo máximo de vôo? Resposta: Alinhe 22 na escala externa com SPEED INDEX (Y) na escala interna. Logo, 55 na escala externa apontará para 2:30, e a resposta é 2 horas e 30 minutos.

(14)

2. Divisão Pergunta: 250/20

Resposta: Alinhe 25 na escala externa com 20 na escala interna. Na escala externa, leia a marca 12.5 que se alinha com X10 na escala interna. Observe o número de casas decimais, e a resposta é 12.5. 1. Multiplicação

Pergunta: 20 X 15

Resposta: Alinhe 20 na escala externa com X10 na escala interna, e leia a escala externa na marca 30 que se alinha com 15 na escala interna. Observe o número de casas decimais, e a resposta é 300.

Lembre-se de que as casas decimais não podem ser lidas nesta escala. B FUNÇÕES DE CÁLCULOS GERAIS

(15)

4. Determinação da raiz quadrada Pergunta: Qual é a raiz quadrada de 225?

Resposta: Gire as escalas de modo que o valor na escala interna correspondente a 22.5 na escala externa seja igual ao valor na escala externa correspondente a X10 na escala interna, e leia a resposta de 15 em tal localização.

3. Leitura de proporções Pergunta: 30/20 = 60/x

Resposta: Alinhe 30 na escala externa com 20 na escala interna. Logo, a resposta de 40 pode ser lida na escala interna correspondente a 60 na escala externa. Além disso, a proporção do valor na escala externa para o valor na escala interna é de 30:20 em todas as posições nas escalas.

(16)

A escala pode estar situada no interior da caixa (neste caso haverá uma coroa, para além da coroa que faz mover os ponteiros, que permitirá rodar a escala) ou então estará no exterior da caixa (neste caso poderá ser manuseada directamente com a mão).

Através desta escala, pode-se saber a hora de qualquer fuso horário. Nota: Quando a hora de Verão estiver activa, haverá um desfasamento de uma hora em relação a todos os locais onde não é usado este acerto.

UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE FUSOS HORÁRIOS Pergunta:

Que horas são em Sydney (Austrália) às 10h09m da manhã em Lisboa? Resposta:

São 20h09m! Como proceder?

A escala rotativa indica os fusos horários (todos têm um Triangulo vermelho por baixo). No limite exterior do mostrador, existe uma escala de 24 horas (a vermelho). Rodar a escala até colocar o local relativo em frente da hora (na escala vermelha) que o relógio indica. Neste caso, coloca-se Lisboa em frente do 10 vermelho. A partir deste momento, pode-se ler a hora em qualquer ponto do Mundo (em Sidney são 20h, os minutos são os mesmos, neste caso 9).

Nota: Atenção à correcta indicação da hora local (10h09 é diferente de 22h09m!) Escala rotativa

com fusos horários Escala 24H

Referências

Documentos relacionados

Como é demonstrado no item anterior (1.2.2), as cidades da região de Ribeirão Preto, poderiam se utilizar de algumas tecnologias na construção que não são usadas atualmente,

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Também foi observado que o aumento da carga do eixo tem maior influência no valor do FEC no critério da deformação permanente, enquanto que o aumento da pressão de inflação

Percebe-se que houve interação dos fatores avaliados para as variáveis consumo de ração e conversões por massa e por dúzia de ovos, mostrando que os menores

Mesmo sem considerarmos os outros tipos de comércio - exportação de mercadorias estrangeiras para outras províncias, reexportação de mercadorias estrangeiras para fora e

Constitui objeto deste Regulamento a realização de sessão pública para Selecionar Cooperativas e/ou Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito

Based on that idea that maybe smaller changes in some parameters can be found related with pathological events, this study proposed to identify parameters that

A redefinição do processo de Planeamento ocorreu em três níveis: (i) Planeamento Estratégico, com a revisão da estratégia de planeamento de produtos e o dimensionamento dos