• Nenhum resultado encontrado

Confira a autenticidade no endereço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Confira a autenticidade no endereço"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PE000411/2013

DATA DE REGISTRO NO MTE: 18/04/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR008475/2013 NÚMERO DO PROCESSO: 46213.006310/2013-66 DATA DO PROTOCOLO: 17/04/2013

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICACOES DE PE, CNPJ n. 12.587.192/0001-63, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). MARCELO BELTRAO CORREIA;

E

TELEINFORMACOES LTDA, CNPJ n. 02.553.250/0001-84, neste ato representado(a) por seu Diretor, Sr(a). BRUNO ALADIM CAVALCANTI CHAVES CORDEIRO;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 1º de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2014 e a data-base da categoria em 1º de fevereiro.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES, com abrangência territorial em PE.

Salários, Reajustes e Pagamento Piso Salarial

CLÁUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL

Fica assegurado aos empregados beneficiários deste acordo um piso salarial equivalente ao valor do salário mínimo vigente em todo o território nacional por mês, na função de Operador de Telemarketing; devendo o pagamento ser efetuado até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente.

Fica assegurado ao cargo de Supervisor de Telemarketing o piso salarial de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

(2)

CLÁUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL

Os salários do quadro administrativo farão jus, a partir da vigência deste Acordo Coletivo, ao reajuste salarial de 2,5% (dois e meio por cento), calculado sobre os salários nominais de dezembro de 2012.

Gratificações, Adicionais, Auxílios e Outros Auxílio Transporte

CLÁUSULA QUINTA - VALE-TRANSPORTE

A Teleinformações concederá auxílio-transporte, através do sistema de vale-transporte, nos termos da nº 7.418/85 e do Decreto nº 95.247/87, correspondente ao trajeto residência/trabalho/residência, referente ao início e ao fim do expediente, mediante desconto de até 6% (seis por cento) do salário-base do empregado.

Auxílio Saúde

CLÁUSULA SEXTA - ASSISTÊNCIA MÉDICA

A Teleinformações manterá convênio com plano de saúde por escolha a critério da empresa, de modo a assegurar assistência médica e exames laboratoriais aos seus empregados, assumindo o encargo de 60% (sessenta por cento) do valor de custeio do plano de saúde, sendo 40% arcado pelo funcionário e descontado em folha de pagamento por código próprio.

PARÁGRAFO PRIMEIRO ? No caso de o empregado optar por incluir dependentes (cônjuge e/ou filhos), a responsabilidade pelo pagamento integral ficará a encargo do empregado.

Auxílio Morte/Funeral

CLÁUSULA SÉTIMA - AUXÍLIO FUNERAL

No caso de falecimento do empregado, a empresa pagará aos dependentes o valor equivalente a 2 (dois) salários base, a título de auxílio-funeral, no prazo do pagamento rescisório.

Relações de Trabalho ? Condições de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades Estabilidade Mãe

CLÁUSULA OITAVA - ESTABILIDADE DE GESTANTE

A empresa assegurará garantia de emprego ou remuneração a empregada parturiente pelo período de 30 (trinta) dias após o término da garantia prevista no ADCT art. 10, 11, b, CRFB/88, ressalvado os casos de justa causa previstas em lei e pedido de demissão.

(3)

Jornada de Trabalho ? Duração, Distribuição, Controle, Faltas Duração e Horário

CLÁUSULA NONA - JORNADA DE TRABALHO

As partes convencionaram que a duração da jornada de trabalho dos operadores de telemarketing será de 36 (trinta e seis) horas semanais ou de 6 (seis) horas diárias, devendo ser utilizado o coeficiente de 180 (cento e oitenta) horas mensais. Todos os demais empregados terão jornada de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, devendo ser utilizado o coeficiente de 220 (duzentos e vinte) horas mensais.

PARÁGRAFO PRIMEIRO ? DOS INTERVALOS

As pausas serão concedidas em 02 (dois) períodos de 10 (dez) minutos contínuos, após os primeiros e antes dos últimos 60 (sessenta) minutos de trabalho em atividade de telemarketing, sem prejuízo da remuneração.

O intervalo para repouso e alimentação será de 20 (vinte) minutos, não sendo computado na jornada de trabalho.

Para tempos de trabalho efetivo de telemarketing de até 04 (quatro) horas diárias, deve ser observada a concessão de 01 pausa de descanso contínua de 10 (dez) minutos.

Fica dispensado o registro das pausas, ficando autorizado o registro por sistema alternativo informatizado.

PARÁGRAFO SEGUNDO ? REGISTRO DE PONTO

A Empresa poderá adotar sistemas alternativos de jornadas, inclusive por exceção, conexão/desconexão ao sistema de atendimento, de forma manual, mecânica ou informatizada, estando inclusive autorizada a adotar sistemas alternativos eletrônicos de controle eletrônico de jornada, nos termos das Portaria MTE-373/2011.

Compensação de Jornada

CLÁUSULA DÉCIMA - SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE HORAS

A Empresa manterá um sistema de compensação de horas em conformidade com o artigo 59 da CLT, com controle individualizado do saldo de horas trabalhadas por empregado e que funcionará norteado pelo seguinte:

1) Ocorrendo solicitação do trabalho em jornada suplementar, a empresa dispensará o acréscimo

salarial, mediante compensação pela correspondente diminuição em qualquer dia útil e/ou crédito em sistema próprio para tal fim.

(4)

2) As horas compensadas ou creditadas no sistema de compensação de horas são limitadas a 02

(duas) horas diárias ou 10 (dez) semanais ou 20 (vinte) mensais sendo, as horas excedentes a esse limite, remuneradas como hora extraordinária, ou seja, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento), conforme artigo 59 parágrafo primeiro da CLT.

3) As horas debitadas e creditadas no sistema de compensação de horas obedecerão à relação de

01 (uma) por 01 (uma) hora, de segunda-feira a sábado, independentemente do horário de sua realização.

4) A Empresa poderá dispensar seus empregados da jornada de trabalho para posterior

compensação, respeitando as condições estabelecidas nesta cláusula.

5) A compensação de horas inseridas no sistema poderá ser realizada de segunda-feira a sábado,

facultando-se a compensação aos domingos, sob consulta do empregador em razão de adequação com a escala de trabalho.

As horas laboradas aos domingos e feriados estão excluídas do sistema de compensação de horas, devendo, as mesmas ser remuneradas aos empregados, conforme legislação vigente.

O prazo limite para a compensação das horas extras é de 60 (sessenta) dias contados da realização das horas extras, findos os quais a empresa pagará as quantias correspondentes às horas não compensadas, acrescidas do adicional legal de 50% (cinquenta por cento).

PARÁGRAFO ÚNICO ? HORÁRIO DE VERÃO

Considerando que a Teleinformações é um Call Center com sede em Recife/PE e que presta serviços em todo o território nacional, durante o horário de verão regulamentado pelo Decreto n° 6.558/08, fica adiantada em sessenta minutos em relação jornada de trabalho dos operadores de telemarketing.

Férias e Licenças

Duração e Concessão de Férias

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - CONCESSÃO DE FÉRIAS

Quando as férias tiverem sido marcadas, a empresa somente poderá modificar a data com a concordância do empregado. A opção de vender parte das férias é do empregado e a empresa se absterá de qualquer medida que obrigue ou possa constranger neste sentido.

Saúde e Segurança do Trabalhador Aceitação de Atestados Médicos

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - ATESTADOS

(5)

médicos, nos termos do artigo 471 da CLT, Lei 605/49 e Súmula 15 do TST, que observem a seguinte ordem preferencial:

1º. ? Médico da empresa ou de convênio;

2º. ? Médico do SUS ? Sistema Único de Saúde; 3º. ? Médico do SESI ou SESC;

4º. ? Médico de repartição federal, estadual ou municipal, incumbida de assuntos de higiene e saúde; Os atestados médicos deverão especificar o tempo concedido de dispensa, necessário para a completa recuperação do paciente; estabelecer o diagnóstico, expressamente autorizado pelo paciente; registrar os dados de maneira legível e identificação completa do emitente, mediante assinatura e carimbo ou número de registro no Conselho Regional de Medicina.

PARÁGRAFO PRIMEIRO ? DO PRAZO

Os atestados deverão ser entregues mediante protocolo até 48 (quarenta e oito) horas da emissão do atestado, não sendo necessário o comparecimento do funcionário para trazer o atestado, podendo ser entregue por parentes e sendo proibida a entrega feita por terceiros, ou seja, amigos ou colegas de trabalho.

PARÁGRAFO SEGUNDO ? DA PRORROGAÇÃO

Sendo feita a prorrogação do atestado, faz-se necessário comunicar a empresa imediatamente na forma do parágrafo anterior.

PARÁGRAFO TERCEIRO ? DECLARAÇÕES

As declarações médicas não abonam o dia de trabalho, tão somente justifica a ausência ao trabalho.

Outras Normas de Prevenção de Acidentes e Doenças Profissionais

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - INFORMAÇÕES SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR

A Teleinformações, em cumprimento a Lei nº 8.213/91, enviará ao sindicato profissional, para acompanhamento das medidas de segurança e higiene do trabalho adotadas pela empresa, os seguintes documentos:

a) PCMSO ? Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ? anualmente;

b) PPRA ? Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ? anualmente;

c) CAT ? Comunicação de Acidente do Trabalho ? mensalmente, se houver;

d) Perfil epidemiológico dos trabalhadores ? anualmente;

e) Análise ergonômica dos postos de trabalho, na forma prevista na NR-17 e seus incisos ?

anualmente;

f) Atas das reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ? CIPA ? mensalmente.

Parágrafo Primeiro ? Os trabalhadores receberão, por ocasião dos exames médicos admissionais, periódicos e demissionais, ou realizados extraordinariamente, cópia dos seus resultados.

(6)

Comunicação de Acidente do Trabalho pela empresa dependerá de avaliação da médica do trabalho da Teleinformações.

Relações Sindicais

Acesso do Sindicato ao Local de Trabalho

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - QUADRO DE AVISO

A Teleinformações colocará à disposição da entidade sindical, quadro de aviso para afixação de comunicados de interesse da categoria, desde que não haja ofensas e/ou críticas pessoais aos empregados e à empresa.

Representante Sindical

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DELEGADOS/REPRESENTANTES SINDICAIS

A Empresa permitirá a eleição/indicação de 01 (hum) delegado/representante sindical a cada 1.000 (hum mil) empregados.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Deverão ser deduzidos do dimensionamento acima explicitado os dirigentes sindicais eleitos.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Fica assegurada a eleição de pelo menos 01 delegado sindical.

PARÁGRAFO TERCEIRO: A TELEINFORMAÇÕES garantirá estabilidade provisória, aos delegados sindicais eleitos pelos trabalhadores, a partir da inscrição de sua candidatura até o término do mandato.

Contribuições Sindicais

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DESCONTO EM FAVOR DO SINDICATO

A Teleinformações se compromete a reconhecer e proceder aos descontos de taxas e contribuições aprovadas em assembléias ? um por cento do salário (1%) - e as depositará em favor do Sindicato, até o décimo dia útil subsequente ao do pagamento do salário dos empregados.

Parágrafo Primeiro ? A Teleinformações enviará mensalmente ao Sindicato, através de lista ou arquivo, relação com o nome dos contribuintes, matrícula, local de trabalho e valores respectivos individualizados das contribuições sindicais descontadas em folha de pagamento, a qual não poderá ser publicada pelo Sindicato.

Parágrafo Segundo ? As partes asseguram aos empregados o direito de oposição, que deverá ser formalizado através de carta entregue no Sindicato.

Outras disposições sobre relação entre sindicato e empresa

(7)

A Teleinformações e o Sinttel/PE reunir-se-ão, trimestralmente, com a gerência de RH para discutir assuntos gerais.

Disposições Gerais

Descumprimento do Instrumento Coletivo

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - MULTA POR DESCUMPRIMENTO

O descumprimento de quaisquer disposições contidas no Acordo Coletivo de Trabalho determinará o pagamento de multa única de 10% sobre o piso salarial por trabalhador prejudicado, revertida em seu favor. O valor da multa deverá obedecer em qualquer hipótese ao limite determinado pelo artigo 920 do Código Civil.

Outras Disposições

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - FORO

A Teleinformações e o SINTTEL reconhecem que o Foro competente para dirimir eventuais controvérsias oriundas do presente Acordo Coletivo de Trabalho é uma das Varas do Trabalho do Recife-PE, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

CLÁUSULA VIGÉSIMA - DISPOSIÇÕES FINAIS

E por estarem ajustadas, as partes celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, que se constitui como único instrumento entabulado e estabelecem, de comum acordo, que a falta de previsão de qualquer benefício, neste instrumento, determinará a aplicação da lei que o regulamenta. Assinam, pois, o mesmo em 02 (cinco) vias de igual teor, para um só efeito e determinam seu encaminhamento para os competentes registro e arquivo SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Recife, conforme parágrafo único do art. 613 da CLT.

E por estarem assim justos e acordados, assinam os representantes legais dos acordantes, este documento, para que se produzam os efeitos jurídicos.

(8)

MARCELO BELTRAO CORREIA Presidente

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICACOES DE PE BRUNO ALADIM CAVALCANTI CHAVES CORDEIRO

Diretor

TELEINFORMACOES LTDA

Referências

Documentos relacionados

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

O outro estudo, denominado estudo OPUS, avaliou o sistema FOLFOX (Leucovorin, Fluoruaracil, Oxaliplatina) combinado com cetuximabe, esse estudo, por sua vez não