• Nenhum resultado encontrado

Universidade Estadual de Goiás Campus Itumbiara Edital 01/2017 Processo Seletivo Pós Graduação Especialização Lato Sensu Gestão em Agronegócios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Estadual de Goiás Campus Itumbiara Edital 01/2017 Processo Seletivo Pós Graduação Especialização Lato Sensu Gestão em Agronegócios"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Universidade Estadual de Goiás Campus Itumbiara

Edital 01/2017 – Processo Seletivo Pós Graduação Especialização Lato Sensu Gestão em Agronegócios

1. INFORMAÇÕES GERAIS

A Direção e a Coordenação do Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão em Agronegócios do Campus Itumbiara da Universidade Estadual de Goiás, com sede na Av. Modesto de Carvalho, S/N

º

– Distrito Agroindustrial na Cidade de Itumbiara, Estado de Goiás, torna público que estarão abertas as inscrições para o referido curso. Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones (64) 3431-9250 e 3404-5136, pelo email: gestaoagronegociosueg@gmail.com ou pelo sítio www.itumbiara.ueg.br .

O Curso será realizado no período de 02/03/2017 a 29/06/2018, totalizando a carga horária de 510 (quinhentas e dez) horas, podendo as disciplinas (Anexo 05) serem ministradas em dias de quintas e sextas-feiras, das 19:00 às 22:30 e aos sábados das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:30, de acordo com a disponibilidade dos professores.

O Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão em Agronegócios destina-se preferencialmente a profissionais com formação em nível superior nas áreas Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, os quais devem ser portadores de diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso também se destina aos demais profissionais das diversas áreas de formação desde que estes tenham vínculo empregatício comprovado com alguma instituição da área a qual se destina o curso.

O curso ainda tem como objetivo principal capacitar os profissionais para atuarem na gestão de agronegócios, em organizações públicas e privadas, gerais e especializadas, garantindo a estes conhecimentos no sentido de assegurar o desenvolvimento de competências individuais, qualidade nos serviços prestados e bom desempenho financeiro dessas organizações.

(2)

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente ou por meio de procuração simples, com firma reconhecida em cartório no período de 02 a 25/01/2017, de segunda a sexta-feira, exceto sábados,domingos e feriados, no horário de 08:00 às 20:30, na Secretaria Acadêmica da Universidade Estadual de Goiás – Campus Itumbiara, situada à Av. Modesto de Carvalho, S/N

º

– Distrito Agroindustrial – CEP: 75536-100, na Cidade de Itumbiara, Estado de Goiás. A inscrição poderá ainda ser feita via correios (SEDEX) desde que seja postada até o último dia do período de inscrição, para o endereço supra citado.

2.2. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição (Anexo – 01) devidamente preenchida e assinada;

b) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;

c) Uma foto 3 x 4 recente;

d) Cópia da Certidão de Casamento, caso haja alteração no nome do (a) candidato (a);

e) Cópia do Comprovante de Endereço Atualizado;

f) Cópia do diploma (frente e verso) de graduação em curso reconhecido pelo

MEC, ou documento que comprove que o candidato concluirá o curso de graduação antes do início deste curso de Especialização;

g) Cópia do Histórico Escolar do curso de graduação;

h) 3 cópias do Curriculum Lattes (obtido no sítio: http://lattes.cnpq.br) com as

devidas comprovações.

i) Ficha de Pontuação do Curriculum Lattes devidamente preenchida e assinada.

2.2.1 Caso o candidato faça a inscrição pessoalmente na UEG Campus Itumbiara poderá apresentar cópias simples dos itens acima citados, juntamente com os originais para a autenticação das mesmas.

(3)

2.2.2 Caso o candidato faça a inscrição via correios os documentos deverão estar autenticados.

2.3. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

2.4. A não apresentação dos documentos acima citados incorrerá em desclassificação automática do candidato do Processo de Seleção.

2.5. A inscrição implica o conhecimento e aceitação das condições estabelecidas pela UEG neste Edital, das quais o candidato não poderá, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.

2.6. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para este Processo de Seleção. 2.7. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições via fax, por correio eletrônico ou qualquer outro meio não previsto neste Edital.

2.8. A divulgação da homologação das inscrições no Processo Seletivo, será feita no dia 30 de Janeiro de 2017, a partir das 15:00, pelo sítio: www. itumbiara.ueg.br

3 DAS VAGAS

3.1. O número de vagas a serem preenchidas pelo Processo de Seleção será de 40 (quarenta) vagas.

4 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. O processo de seleção para o Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão em Agronegócios é de inteira responsabilidade da Coordenação de Curso a qual

(4)

deverá compor uma Comissão de Seleção.

4.2. A Comissão de Seleção será composta por docentes e técnicos administrativos da Universidade Estadual de Goiás.

4.3. O processo de seleção será desenvolvido na UEG Campus Itumbiara em local a ser definido e divulgado pela Comissão de Seleção.

4.4. A seleção constará de:

a) Avaliação Discursiva (AD) (etapa eliminatória);

Na Avaliação Discursiva o candidato deverá redigir um texto dissertativo de 25 a 30 linhas, em língua portuguesa, obedecendo os padrões da línguagem formal, sobre um dos dois temas que lhes serão apresentado. A prova terá duração de no máximo 2 (duas) horas. Os candidatos que necessitem de qualquer tipo de suporte em virtude de necessidades especiais e/ou físicas deverão apresentar no ato da inscrição laudo médico (emitido no prazo máximo de sessenta dias anterior ao processo seletivo), juntamente com o detalhamento das condições necessárias a realização da prova. Os temas apresentados estarão relacionados aos eixos principais que norteiam a proposta pedagógica da Pós Gradução Lato Sensu de Gestão em Agronegócios.

A avaliação será aplicada na data de 02 de fevereiro de 2017 as 19:00 (horário de Brasília) sendo necessário ao candidato a chegada com uma hora de antecedência no local de realização da prova que será na Universidade Estadual de Goiás – Campus Itumbiara, situada à Av. Modesto de Carvalho, S/N

º

– Distrito Agroindustrial – munido de documento de identificação com foto. (A avaliação será realizada segundo critérios da ficha de avaliação Anexo 02);

(5)

Nesta avaliação serão observadas a produção científica e as atividades profissionais e acadêmicas. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero (0,0) a dez (10,0). (Os critérios a serem observados consta na ficha de pontuação Anexo 03);

c) Arguição (Entrevista) com banca examinadora designada pela Comissão de Seleção. (AR) (etapa classificatória).

A arguição terá como critério de avaliação a coerência do candidato entre postura, fala e domínio de conteúdo e terá efeito classificatório. Será avaliado na escala de zero (0,0) a dez (10,0) pontos. (Os critérios a serem observados consta na ficha de avaliação Anexo 04).

4.5. O candidato que não atingir, no mínimo, nota 6,0 (seis) na avaliação constante na alínea a do item 4.4 será eliminado.

4.6. O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma: a) Publicação de Edital – 19/12/2017 a partir das 08:00 b) Inscrições Processo Seletivo – 02 a 25/01/2017

c) Homologação das Inscrições – 30/01/2017 a partir das 15:00 d) Avaliação Discursiva (AD) – 02/02/2017 às 19:00

e) Resultado da Avaliação Discursiva – 10/02/2017

f) Avaliação de Curriculum Lattes (AC) – 13 a 16/02/2017

g) Divulgação das Datas e Horários da Arguição (Entrevista) – 16/02/2017 h) Arguição (Entrevista) – 17 a 21/02/2017

i) Resultado Preliminar do Processo Seletivo – 22/02/2017 a partir das 15:00 j) Prazo para Interposição de Recursos – 23 e 24/02/2017 até as 15:00 k) Resultado Final – 24/02/2017

l) Matrículas – 02 e 03/03/2017 m) Início das aulas – 04/03/2017

(6)

4.8. O não comparecimento do candidato classificado à arguição de acordo com o cronograma divulgado pela Comissão de Seleção, caracterizará desistência do mesmo e resultará na sua eliminação do processo seletivo.

4.9. A classificação do candidato dependerá de sua Média Geral (MG), calculada pela média aritmética das notas obtidas, referente a Avaliação Discursiva (AD), Avaliação de Curriculum Lattes (AC) e Arguição (AR) sendo portanto:

MG = AD + AC + AR 3

4.10. Em caso de empate na média geral, a classificação ordinal será feita de acordo com a maior nota na seguinte ordem: 1) Avaliação Discursiva; 2) Arguição; 3) Avaliação de Curriculum Lattes;

4.11. O resultado final do processo seletivo será homologado e fixado no(s) quadro (s) de aviso da Secretaria Acadêmica e divulgado por meio eletrônico na página www. itumbiara.ueg.br, a partir de 24/02/2017.

4.12. Da divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os candidatos, com exceção daqueles considerados desistentes, em ordem alfabética.

4.13. Os candidatos não selecionados deverão providenciar a retirada de seus documentos na Coordenação do Curso, até 30 (trinta) dias após a divulgação dos resultados e, findo este prazo, os documentos serão enviados à reciclagem.

5. DO RECURSO

5.1. Só serão aceitos pedidos de recurso que forem feitos pessoalmente pelo candidato ou por meio de procuração simples registrada em cartório na Secretaria

(7)

Acadêmica da Universidade Estadual de Goiás – Campus Itumbiara, situada à Av. Modesto de Carvalho, S/N

º

– Distrito Agroindustrial – CEP: 75536-100, na Cidade de Itumbiara, Estado de Goiás, no período apresentado na alínea “j” no item 4.6.

5.2. O resultado dos recursos serão divulgados na data prevista por este Edital conforme Item 4.6.

6. DA MATRÍCULA

6.1. As matrículas serão realizadas no período de 02 e 03/03/2017, na Secretaria Acadêmica da Universidade Estadual de Goiás – Campus Itumbiara de segunda a sexta exceto domingos e feriados de 08:00 as 22:00.

6.2. No ato da matrícula serão exigidos os seguintes documentos do candidato selecionado:

a) o requerimento em formulário próprio (fornecido pela Secretaria do Curso);

6.3. Somente será matriculado no curso o candidato selecionado que efetivamente comprove ter concluído curso superior devidamente reconhecido pelo MEC.

6.4. O calendário de atividades do curso, inclusive o período de matrículas, será divulgado nos quadros de aviso da UEG Campus Itumbiara e através da sítio www.itumbiara.ueg.br

6.5. Será permitida a matrícula por procuração, destinada especificamente a este fim, mediante a entrega do respectivo documento, em uma das seguintes modalidades:

a) procuração registrada em cartório competente ou; b) procuração particular, com firma reconhecida.

6.6. No ato da matrícula será necessária a apresentação do documento original de identidade do procurador.

(8)

6.7. Em hipótese alguma será permitida a matrícula condicional ou extemporânea. 6.8. O candidato classificado que não concretizar a sua matrícula por falta da documentação exigida ou deixar de comparecer ao local no período fixado para a matrícula perderá o direito à vaga do respectivo curso.

6.9. Não será permitido o trancamento de matrícula neste Curso.

7. DO CUSTO

7.1 Não serão cobradas mensalidades dos alunos do Curso de Pós Graduação Especialização Lato Sensu de Gestão em Agronegócios.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados e neste edital;

8.2. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo;

8.3. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço, na Secretaria do Curso, enquanto estiver participando do processo de seleção;

8.4. Todas informações e resultados das etapas do processo seletivo serão divulgados nos quadros de aviso da UEG Campus Itumbiara e através do sítio www.itumbiara.ueg.br ;

(9)

Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão em Agronegócios em primeira instância e pelo Conselho Acadêmico da UEG Campus Itumbiara em segunda instância.

Itumbiara, 19 de dezembro de 2016.

Prof. Daví Lopes Pereira

Diretor Educacional UEG – Campus Itumbiara

Profª Drª Jucyene das Graças Cardoso

Coordenadora do Curso - Lato Sensu Gestão em Agronegócios UEG – Campus Itumbiara

(10)

ANEXO 01 – FICHA DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS ITUMBIARA

INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO PÓS GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU DE GESTÃO EM AGRONEGÓCIOS

DADOS PESSOAIS

1. Nome do Candidato: Nº Insc:

_______/2017 2. Sexo:

( ) M ( ) F

3. Data de Nascimento: _____ / _____ / _____

4. R.G.: 5. Órgão Emissor: 6. U.F.:

7. C.P.F.: 8. Telefone Fixo 9. Telefone Celular

10. Endereço (Rua, nº e complemento, se houver):

11. Bairro: 12. Cidade: 13. UF:

14 CEP: 15. E-mail:

Necessita de atendimento especial: ( ) Não ( ) Sim - Qual:_________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Declaro que conheço e aceito as condições descritas no Edital 01/2017 – Processo Seletivo Pós Graduação Especialização Lato Sensu Gestão em Agronegócios de 19/12/2016 que rege este Processo Seletivo. Declaro, ainda, que todas as informações prestadas são de minha inteira responsabilidade e, se aprovado, para matrícula, apresentarei todos os documentos comprobatórios dos requisitos pessoais, de escolaridade e profissionais.

Itumbiara ___, de Janeiro de 2017. ____________________________________________

Assinatura Candidato (Extenso)

PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO EM AGRONEGÓCIOS 2017/2018

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº ________/2017 DATA: _____/01/2017

Nome do(a) Candidato(a): ______________________________________________ Responsável pela Inscrição:_______________________________________________

(11)

ANEXO 02 – FICHA DE AVALIAÇÃO DISCURSIVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS ITUMBIARA

PROCESSO SELETIVO PÓS GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU DE GESTÃO EM AGRONEGÓCIOS

Candidato:__________________________________________________________ RG:_____________ CPF:_______________ Inscrição: _______________

Aspecto Observado Faixa de Nota Nota Atribuída

01 Legibilidade 0,0 – 0,5

02 Respeito a Margens e Indicações de Parágrafos 0,0 – 0,5

APRESENTAÇÃO TEXTUAL SOMA 1 >>>>

03 Introdução Adequada ao Tema 0,0 – 1,0

04 Desenvolvimento 0,0 – 1,0

05 Fechamento do Texto de Forma Coerente 0,0 – 1,0

ESTRUTURA TEXTUAL SOMA 2 >>>>

06 Estabelecimento de Conexões Lógicas entre os

Argumentos 0,0 – 2,0

07 Objetividade de Argumentação Frente ao Tema/ Posicionamento

0,0 – 2,0 08 Estabelecimento de uma Progressividade

Textual em Relação à Sequência Lógica do Pensamento

0,0 – 2,0

DESENVOLVIMENTO DO TEMA SOMA 3 >>>>

TOTAL (SOMA1 + SOMA 2 + SOMA 3)

Resultado Final Avaliação Discursiva: ( ) Classificado ( ) Eliminado

Itumbiara ____, de fevereiro de 2017

(12)

ANEXO 03 – FICHA DE PONTUAÇÃO CURRICULUM LATTES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS ITUMBIARA

PROCESSO SELETIVO PÓS GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU DE GESTÃO EM AGRONEGÓCIOS

Candidato:__________________________________________________________ RG:__________________ CPF:____________________

Aspecto Observado Critérios Nota Máxima Pontuação Lattes

(Uso do Candidato) (Uso da Comissão)Pontuação Válida

01 Tempo de atuação como profissional de nível sup. (anos).

10 por ano 50

02 Título de especialista na área/outra área devidamente reconhecido pelo MEC.

10 por título 20 03 Prêmios, distinções e láureas por trabalhos

ou atividades na área como profissional/estudante

5 por prêmio 20

04 Estágios não obrigatórios (extracurriculares) 2 a cada 100

horas 20

05 Realização de trabalhos técnicos ou consultorias na área (prestação de serviço, nível superior)

5 por trabalho

20

06 Participação em cursos na área com carga horária inferior a 16 horas

5 por curso 20

07 Participação em cursos na área com carga horária superior a 16 horas

5 por curso 20

08 Conferências e palestras proferidas (nível superior/nível médio).

5 por palestra

20 09 Cursos ministrados na área (horas) 5 por curso 20 10 Artigos publicados ou aceitos para

publicação em periódicos ranqueados no Qualis da Capes.

5 por artigo 20

11 Artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos não ranqueados nos indexadores.

2 por atigo 20

12 Comunicação em Congressos Científicos: a – Trabalho completo ou resumo expandido publicado em anais Internacionais

b – Trabalho completo ou resumo expandido publicados em anais Nacionais

c – Trabalho apresentado ou resumo publicado Internacional

d – Trabalho apresentado ou resumo publicado Nacional

2 por

(13)

13 Coordenador / Colaborador de projeto de extensão ou ensino:

a – Aprovado por órgão de fomento externo à Instituição

b – Aprovado por órgão interno à Instituição

5 por projeto 20

14 Participação na comissão organizadora de eventos: a - internacional b - nacional c – regional 5 por evento 20 15 Participação em eventos: a - internacional b - nacional c – regional 5 por evento 20

16 Orientações / Co-orientações concluídas: a – Monografias de Especialização

b – Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

c – Programas de Iniciação Científica; d – Extensão, Monitoria, Estágio Extracurricular

5 por orientação

20

17 Participação em comissões julgadoras: a – Concursos Públicos ensino superior / médio

b – Processos Seletivos Internos

c – Trabalhos de Conclusão de Curso (graduação)

5 por

comissão 20

18 Participação em outras comissões: 5 por

comissão

20 TOTAL PONTOS >>>> 390

NOTA FINAL ATRIBUÍDA

Itumbiara ____, de fevereiro de 2017

(14)

ANEXO 04 – FICHA DE AVALIAÇÃO ARGUIÇÃO (ENTREVISTA) (03 Vias)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS ITUMBIARA

PROCESSO SELETIVO PÓS GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU DE GESTÃO EM AGRONEGÓCIOS

Candidato:__________________________________________________________ RG:___________________ CPF:____________________

Aspecto Observado Faixa de Nota Nota Atribuída

01 Postura 0,0 – 1,0

02 Argumentação 0,0 – 2,0

03 Objetividade 0,0 – 2,0

04 Dicção / Fluência Verbal 0,0 – 1,0

05 Interesse na Área 0,0 – 2,0

06 Correção, clareza e segurança nas respostas 0,0 – 2,0

TOTAL NOTA ATRIBUÍDA

Itumbiara ____, de fevereiro de 2017

(15)

ANEXO 05 – MATRIZ CURRICULAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS ITUMBIARA

MATRIZ CURRICULAR - PÓS GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU DE GESTÃO EM AGRONEGÓCIOS

Disciplina Carga Horária Semestre

Fundamentos do Agronegócio 30 h 2017/1

Direito Agrário e Ambiental 30 h 2017/1

Metodologia Científica 60 h 2017/1

Métodos Quantitativos 60 h 2017/1

Cadeias Produtivas do Agronegócio 30 h 2017/2

Competitividade Internacional do Agronegócio Brasileiro 60 h 2017/2

Elaboração e Análise de Projetos Agroindustriais 60 h 2017/2

Financiamento e Mercado Para a Agricultura Familiar 60 h 2018/1

Financiamento e Análise de Mercados Agrícolas 60 h 2018/1

Trabalho de Conclusão de Curso 60 h 2018/1

Referências

Documentos relacionados

FORMAÇÃO E CULTURA NO LOCAL DE TRABALHO EDUCAÇÃO E LITERACIA PARA OS MEDIA DIGITAIS DESENVOLVIMENTO LOCAL E INTERVENÇÃO EDUCATIVA CONCEÇÃO , GESTÃO E AVALIAÇÃO

[r]

e composta pelo conjunto de trajet´ orias T, o conjunto de regi˜ oes R, a distˆ ancia m´ axima para a vizinhan¸ ca de um ponto maxDist, o n´ umero m´ınimo de vizinhos para existir

Recorrido: Isabel Maria da Silva Pinto dos Reis Alves e Castro Recorrido: David Ricardo Pinto dos Reis Alves e Castro Recorrido: Afonso Nuno Pinto dos Reis Alves e

Técnico de Condução de Central (Nível 4) – É o profissional que executa eventualmente tarefas da função anterior e da mesma linha de carreira; ao nível de conhecimentos

Esta condição remete aos resultados relatados no estudo, o qual o ambiente interno da clínica odontopediátrica apresenta condições habituais para propagação fúngica no

O contexto é qualquer informação que possa ser utilizada para caracterizar a situação de entidades como: pessoa, lugar ou objeto, que sejam consideradas relevantes para

Figura 2.1: Demandas Operacionais para Dias Úteis de Verão 16 Figura 2.2: Demandas Operacionais para Dias Não Úteis de Verão 16 Figura 2.3: Demandas Operacionais para Dias Úteis