• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/ /UFRN. EDITAL No.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/ /UFRN. EDITAL No."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/ /UFRN

EDITAL No. 03/2007

SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA O CURSO DE DOUTORADO

PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2008 1. PREÂMBULO

1.1 O professor Jorge Katsumi Niyama, Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, em conformidade com as exigências do Regulamento deste programa e da Resolução nº. 91/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB.

1.2 O edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, em reunião realizada em 15.10.2007 e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília.

1.3 Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis podem ser obtidas na página eletrônica http://www.unb.br/cca/pós-graduacao/doutorado/doutorado_selecao.htm ou nas secretarias do programa, mencionadas no item 3.1.

1.4 A proposta de seleção terá em vista os objetivos do programa, quais sejam:

a) oferecer Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis nas instituições de ensino participantes do Programa (UnB, UFPB e UFRN), em apoio à política de formação de pessoal para as instituições que desenvolvem programas de ensino, pesquisa e extensão em áreas do conhecimento relacionadas com as Ciências Contábeis;

b) desenvolver atividades de ensino e pesquisa em Ciências Contábeis e áreas afins nessas três instituições federais de ensino, de modo a contribuir para o avanço econômico e social do País; e

c) contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em Ciências Contábeis no Brasil e particularmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do País, que são as áreas de abrangência das instituições participantes.

2. DO NÚMERO DE VAGAS

2.1 Serão oferecidas 08 (oito)vagas distribuídas da seguinte forma:

2.1.1 Quatro (4) vagas para candidatos que optarem pela realização da prova escrita na UnB – Universidade de Brasília;

2.1.2 Duas (2) vagas para candidatos que optarem pela realização da prova escrita na UFPB – Universidade Federal da Paraíba;

2.1.3 Duas (2) para candidatos que optarem pela realização da prova escrita na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, para o primeiro período letivo de 2008, deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis do período de 16.11.2007 a 14.12.2007, no horário das 09h:00 às 12h:00 e das 14h:00 às 18h:00 (horário de Brasília) na secretarias do Programa localizadas nos seguintes endereços:

(2)

3.1.1 – Aos candidatos que concorrem a uma das quatro vagas da Universidade de Brasília: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE - Salas B1-02 - CEP: 70.910-900 – Brasília – DF, e-mail: dccamestrado@unb.br.

3.1.2 – Aos candidatos que concorrem a uma das duas vagas da UFPB: Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Campus I – Secretaria de Pós-graduação em Ciências Contábeis – CEP 58051-900 – João Pessoa – PB, e-mail: mcc@ccsa.ufpb.br.

3.1.3 – Aos candidatos que concorrem a um das duas vagas da UFRN: Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Av. Salgado Filho 3.000, Cidade Universitária – Lagoa Nova – Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis – Natal – RN – CEP: 59072-970: e-mail: ppgcc@hotmail.com.

3.2 As inscrições poderão também ser efetuadas por via postal, recomendando, neste caso, a utilização de serviço de entrega rápida, apresentando data da postagem não posterior ao último dia de inscrição, conforme estabelecido no item 3.1. O candidato que optar pela inscrição por via postal deverá comunicar por e-mail na secretaria respectiva.

3.3 Não poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos em fase de conclusão de curso de mestrado ou cujo diploma não tenha sido validado no Brasil.

3.4 No ato da inscrição, deverão ser entregues os seguintes documentos (sendo que para inscrição por via postal, as cópias deverão ser autenticadas):

3.4.1. Ficha de inscrição (modelo padrão disponível nos endereços indicados no item 3.1 e na página eletrônica citada no item 1.3 e no anexo I.

3.4.2. Projeto de Pesquisa, impresso em três vias e em arquivo texto, com um número mínimo de 10 mil caracteres e um número máximo de 20 mil caracteres.

3.4.3. Cópia do Diploma de Graduação.

3.4.4. Cópia do Diploma de Mestrado ou ata de defesa de dissertação. 3.4.5. Cópia da dissertação de mestrado impressa.

3.4.6. Histórico Escolar do Curso de Graduação. 3.4.7. Histórico Escolar do Curso de Mestrado.

3.4.8. Currículo Lattes em 3 (três) vias, em versão impressa (disponível para preenchimento no endereço http://lattes.cnpq.br). Deverão ser anexados comprovantes da produção intelectual listada no currículo referentes aos últimos cinco anos.

3.4.9. Cópia de Documento de Identidade, Cópia do CPF, Cópia do Título de Eleitor e dos comprovantes da última votação e Certificado de Reservista ou de Dispensa quando couber.

3.5. Terão as inscrições homologadas pela Comissão de Seleção apenas os candidatos que apresentem a documentação exigida dentro do prazo previsto no item 3.1 do presente Edital.

3.6. O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

3.7. A admissão dos candidatos selecionados no curso se concretizará pelo seu registro na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília. No ato do registro os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: Cópias autenticadas de Diploma do curso superior; Histórico Escolar do curso superior; Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor com último comprovante de votação; Certificado de Reservista ou de Dispensa(candidatos do sexo masculino); Carteira de Identidade de Estrangeiro, somente para os estrangeiros.

3.8. Não será permitido o registro concomitante em mais de um curso de pós-graduação stricto sensu da UnB/UFPB/UFRN.

3.9. O candidato poderá concorrer somente numa das instituições participantes do programa, a sua livre escolha. Após efetuada a inscrição, em nenhuma hipótese o candidato poderá alterar a escolha da instituição em que se inscreveu, inclusive caso seja aprovado neste processo seletivo.

(3)

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 As etapas de seleção serão realizadas nas datas, horários e locais que constam do item 7.1 deste Edital.

4.2 O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas: 4.2.1. Prova escrita

A prova escrita será eliminatória, terá duração de 4 (quatro) horas e será realizada nas dependências da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme o item 3.1 deste Edital. O candidato deverá dirigir-se à Instituição em que se inscreveu e que corresponde a Universidade pela qual o candidato está concorrendo às vagas oferecidas na forma do disposto no item 2.1, deste Edital.

A prova escrita deverá ser feita pelo próprio candidato, a mão, não sendo permitida a interferência e/ ou participação de outras pessoas, salvo em caso que tenha solicitado condição especial, em função de deficiência que impossibilite a redação pelo próprio.

A prova escrita compreende:

4.2.1.1. Conhecimentos de contabilidade (conteúdo conforme anexo II).

4.2.1.2. Conhecimentos de Métodos Quantitativos (conteúdo conforme anexo II).

4.2.1.3. Interpretação e/ ou Compreensão de texto em língua estrangeira, que consiste na versão do inglês para o português de texto técnico da área, não sendo permitido uso de dicionário.

4.2.1.4. Redação, que consistirá num texto a ser desenvolvido pelo candidato, com no mínimo de 30 e no máximo 50 linhas, sobre um tema de conhecimento geral, a ser sorteado, no início da prova escrita, entre 5 (cinco) temas possíveis.

4.2.2. Prova oral, de Avaliação do currículo e Análise do Projeto de Pesquisa.

4.2.2.1. A prova oral, de Avaliação de currículo e Análise de Projeto de Pesquisa serão realizadas unicamente na sala de reuniões da FACE, na Universidade de Brasília (DF).

4.2.2.1 – “a” - A prova oral terá duração máxima de 30 (trinta) minutos e consistirá na argüição do candidato pela Comissão de Seleção.

4.2.2.1 – “b” – A avaliação do currículo, consistirá em uma análise e pontuação dos documentos apresentados pelo candidato, conforme anexo III.

4.2.2.1 – “c’’ – O projeto de pesquisa deve ser composto pelos seguintes itens: Introdução, Justificativa, Objetivos, Revisão de Literatura, Metodologia, Referências bibliográficas.

5. DA FORMA DE AVALIAÇÃO 5.1 Prova escrita.

5.1.1. A nota da prova escrita será atribuída para cada conteúdo, de zero a 10,0 (dez) para cada candidato.

5.1.2. A nota final será dada pela média aritmética simples das notas de cada um dos conteúdos (Contabilidade, Métodos Quantitativos, Interpretação e/ou compreensão de texto em língua estrangeira e redação).

5.1.3. O candidato será automaticamente reprovado se tirar zero em quaisquer um dos 4 (quatro) conteúdos.

5.1.4. A ausência do candidato implicará na reprovação e eliminação do processo seletivo.

5.1.5. A classificação dos candidatos para a etapa seguinte (prova oral, avaliação do currículo e análise do projeto de pesquisa) dar-se-á consoante lista separada com aqueles que obtiveram melhor pontuação por Universidade (UnB, UFPB e UFRN)

5.2. Prova oral, Avaliação de currículo e Análise de Projeto de Pesquisa.

(4)

primeiros colocados da Prova Escrita, sendo 12 (doze) entre os candidatos inscritos na Universidade de Brasília, 6 (seis) entre os candidatos inscritos na UFPB e 6 (seis) entre os candidatos inscritos na UFRN, observada ainda a nota mínima 5 (cinco). Em caso de empate prevalece a melhor nota obtida pelo candidato, em Contabilidade, Inglês, Redação e Métodos Quantitativos, nessa ordem.

5.2.2. A prova oral terá peso 5 (cinco), Avaliação de currículo terá peso 2 (dois) e Análise de Projeto de Pesquisa terá peso 3(três).

5.2.2.1. A prova oral consistirá na argüição do candidato pela comissão de Seleção quanto ao Projeto de Pesquisa, sua capacidade de organizar e expor as idéias sobre o projeto, sua exeqüibilidade, sua aptidão para pesquisa, suas expectativas profissionais e acadêmicas do candidato em relação ao curso, compromisso e perspectivas em nível pessoal/ profissional/ institucional, avaliação da capacidade de sustentação dos seus argumentos científicos com clareza, objetividade e conteúdo,seu nível de conhecimento, sua capacidade de raciocínio, capacidade de inter-relacionamento de idéias e conceitos com relação ao projeto. A prova oral também objetiva avaliar e complementar informações relacionadas com conhecimentos gerais e específicos da área contábil e afins.

Será atribuída nota de zero a 10,0 (dez) por cada avaliador. A nota final será a média simples das notas atribuídas pelos examinadores.

5.2.2.2. A análise do currículo será feita com base no disposto na anexo III. O candidato deverá manter a documentação suporte das informações ali contidas à disposição da Comissão de Seleção.

A nota será atribuída conforme a pontuação estabelecida no anexo III e a nota final será a média simples das notas atribuídas pelos examinadores

5.2.2.3. Análise do Projeto de Pesquisa será feita com base na contextualização do problema, viabilidade e pertinência do projeto, atualidade e relevância da bibliografia, o conteúdo da proposta em relação as linhas de pesquisa do Programa, a estrutura de apresentação, o rigor metodológico e a capacidade de execução a longo prazo, a coerência entre os componentes da proposta e a relevância do tema. Será atribuída nota de zero a 10,0 (dez) por cada examinador e a nota final será a média simples das notas dos examinadores.

6. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

6.1 Somente os candidatos aprovados na Prova escrita participarão da Prova oral, Avaliação de currículo e Análise de projeto de pesquisa, conforme disposto no item 5.2.1.

6.2 A classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem decrescente das notas finais dos candidatos, por cada instituição na qual ele/a realizou a prova escrita.

6.2.1. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente e conforme a seguinte distribuição de vagas:

6.2.1.1. Candidatos que se inscreveram para realizar a prova escrita na UnB: 4 (quatro) vagas

6.2.1.2. Candidatos que se inscreveram para realizar a prova escrita na UFPB: 2 (duas) vagas

6.2.1.3. Candidatos que se inscreveram para realizar a prova escrita na UFRN: 2 (duas) vagas

6.3 Serão selecionados aqueles candidatos que, pela ordem decrescente de classificação preencherem o número de vagas oferecidas por instituição.

6.4 Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes outros candidatos aprovados, sendo respeitada a ordem de classificação e o número de vagas disponíveis, por instituição.

(5)

Permanecendo o empate, será considerado como segundo critério de desempate a maior nota na Prova Escrita.

6.6. Em nenhuma hipótese as vagas de uma instituição serão remanejadas para preenchimento por candidatos de outra instituição.

7. DO CRONOGRAMA

7.1 As datas de realização das inscrições e sua homologação, bem como das demais etapas do processo seletivo, constam da tabela abaixo:

Data Etapa Horário de Brasília

16/11/2007 a 14/12/2007 Inscrições 09:00 as 12:00 horas 14:00 as 18:00 horas 20/12/2007 Divulgação das homologações

das inscrições 18:00 horas

12/02/2008 Prova Escrita 08:30 as 12:30 horas

14/02/2008 Divulgação do resultado da Prova escrita

14:00 horas 18/02/2008 a 21/02/2008 Prova oral, Avaliação de

currículo e Análise de projeto de pesquisa

09:00 as 12:00 horas 14:00 as 18:00 horas 27/02/2008 Divulgação dos Aprovados 14:00 horas

03/03/2008 Confirmação de ingresso no curso por parte do candidato aprovado

14:00

7.2 O horário da tabela do item 7.1 corresponde à hora oficial de Brasília.

7.3 A divulgação dos resultados de todas as etapas serão afixados no local indicado no item 3.1 e no endereço http://www.unb.br/cca/pós-graduacao/doutorado/doutorado_selecao.htm

8. DOS RECURSOS

8.1 Requerimentos de reconsideração e de recursos somente serão acolhidos se interpostos no prazo de 2 (dois) dias úteis a partir da divulgação dos resultados e deverão obrigatoriamente ser apresentados em 2 (duas) vias de igual teor do formulário padrão denominado “Requerimento de Reconsideração ou Recurso em Processo Seletivo para Ingresso em Cursos de Pós-Graduação”, disponível na página eletrônica http://www.unb.br/portal/administracao/decanatos/dpp/index.php e na Secretaria do Programa. 8.2 Do resultado final só serão cabíveis recursos ao Colegiado de Pós-graduação em Ciências Contábeis e ao Decanato de Pesquisa e Pós-graduação, na hipótese de vício de forma, até 10 (dez) dias úteis após a divulgação dos Resultados Finais, como previsto no Regimento Geral da Universidade de Brasília, Artigo 61.

8.3 Os requerimentos de reconsideração e de recursos dirigidos ao Colegiado de Pós-Graduação do Programa devem ser apresentados pelo candidato ou por seu representante legal no endereço indicado no item 3.1 deste Edital.

8.4 Os recursos dirigidos à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação devem ser apresentados pelo candidato, ou por seu representante legal, no Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, prédio da Reitoria da UnB, sala B2-39, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF.

(6)

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que: 9.1.1. Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção. 9.1.2. Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital. 9.1.3. Não confirmar a sua participação no Programa, na data especificada neste edital, no caso de ser selecionado.

9.1.4. Não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos. 9.2. A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá na Secretaria do Programa por um período de até 30 dias após a divulgação do resultado final. Findo este período, a documentação será inutilizada, salvo se o candidato providenciar envelope endereçado e pagamento das taxas postais para sua devolução via correio, ou recolher pessoalmente sua documentação.

9.3. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação e pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Pós-Graduação de acordo com o Regulamento do Programa e a Resolução CEPE 091/2004, conforme as suas competências. Extrato do presente Edital será publicado no Diário Oficial da União, assim como seu resultado final, após a aprovação pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB.

9.4. Os resultados parciais, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados na Secretaria do Programa, no endereço citado no item 3.1 e na página eletrônica http://www.unb.br/cca/pós-graduacao/doutorado/doutorado_selecao.htm.

9.5. Os candidatos deverão comparecer munidos de documento oficial de identidade que tenha fotografia.

9.6. As aulas do programa serão realizadas em quaisquer das Universidades participantes do programa, a critério da coordenação, sendo de inteira responsabilidade do aluno as despesas decorrentes de locomoção, hospedagem entre outros.

9.7. Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

Brasília, DF, 24 de outubro de 2007. JORGE KATSUMI NIYAMA

COORDENADOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL E INTER-REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UnB/UFPB/ UFRN

(7)

ANEXO I

DOUTORADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FICHA DE INSCRIÇÃO

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo Gênero

  

Masculino Feminino

Data Nascimento Identidade (Número, Emissor e Data da Emissão). CPF Endereço Residencial

Cidade UF CEP

Telefone Fax Celular E-Mail

2. LOCAL DE TRABALHO

Local de Trabalho Tempo de Serviço

Endereço Comercial

Cidade UF CEP

Telefone Fax E-Mail

3. FORMAÇÃO MESTRADO

Curso de Mestrado Concluído Data Início do Curso Data Término do Curso

Instituição/Universidade Cidade UF

DECLARO QUE POSSUO COMPROVANTES DA AUTENTICIDADE, OU POSSO PROVAR A VERACIDADE, DAS AFIRMAÇÕES AQUI APRESENTADAS E QUE ACEITO SEM RESSALVAS TODAS AS NORMAS CONSTANTES

DO EDITAL.

Data Inscrição: Assinatura

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PARA O DOUTORADO EM CONTABILIDADE Data Inscrição Recibo por: por: o Recepção Assinatura/Carimbo Recepção

(*) Conforme o item 2.1 do Edital nº 03/2007,

os candidatos irão concorrer de acordo com a

seguinte distribuição de vagas: UnB – 4 (quatro)

vagas, UFPB – 2 (duas) vagas e UFRN – 2

(duas) vagas.

Universidade onde o candidato realizará a prova escrita: (*)

(8)

(*) Conforme o item 2.1 do Edital nº 03/2007, os candidatos irão concorrer de acordo com a

seguinte distribuição de vagas: UnB – 4 (quatro) vagas, UFPB – 2 (duas) vagas e UFRN – 2

(duas) vagas.

(9)

ANEXO II

PROVA ESCRITA – CONTABILIDADE E MÉTODOS QUANTITATIVOS

CONTABILIDADE

Conteúdo

1.

Custos, Controladoria, Contabilidade Societária , Teoria da Contabilidade,Análise

Econômico-Financeira,

Referências

Hendriksen Eldon S., Breda Van M., Accounting Theory, 1999.

Garrison, R.H. e Noreen,E.W. Contabilidade Gerencial, LTC, 11a.edição, Rio de Janeiro, 2007.

Iudicibus, Sergio de – Teoria da Contabilidade, Ed.Atlas, São Paulo, Atlas, 2005.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas,

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços. São Paulo: Atlas, 2006.

Iudícibus, Sérgio de et al. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. São Paulo: Atlas,

2006.

MÉTODOS QUANTITATIVOS

Conteúdo

Matemática Financeira, Estatística descritiva, cálculo diferencial e integral,probabildades,

inferência estatística, análise de regressão, series temporais, cálculo matricial.

Referencias

Books,C.(2002),Introductory Econometrics for Finance,, Cambridge, UK: Cambridge University

Press.to

Chiang, A.C. (1984) Fundamental Methods Mathematical Economics, New York,

Mc-Graw-Hill.

Cuthbertson, K. Nitzsche,D.(2004), Quantitative Financial Economics, Chischester, UK: John

Wiley.

Gujarati, D.N. (2005), Basic Econometrics, New Delhi: tata Mc-Graw-Hill.

Kazmier, L.J.(1996), Business Statistics, 3

rd

Edition. Schaum’s Outline Series, Mc-Graw-Nill.

Levine, D.M., Berenson, M.L., Stephan, D. (1998) Statistics for Managers Using Microsoft

(10)

Watsham, T.,Parramore, K. (2006), Quantitative Methods for Finance, London: Thomsom

Learning (basic textbook).

Anexo III – Avaliação do Curriculum Vitae

1. Formação Acadêmica

3,0 pontos

a. Pós-graduação Stricto Sensu

i. Em Ciências Contábeis de Programas conceito 4 ou 5

2,0

ii. Em Ciências Contábeis de outros Programas

1,5

iii. Fora da área de Ciências Contábeis

0,5

Somente serão atribuídos pontos para diplomas de cursos

reconhecidos ou diplomas revalidados. Para cada candidato será

considerado somente um único diploma.

b. Graduação

i. Em Ciências Contábeis

0,5

2. Experiência em Pesquisa

1,0

Será atribuído 1 ponto para o candidato que participou/participa de

projeto de pesquisa com fomento ou que participou de bolsa de

iniciação científica patrocinada por órgão de fomento nos últimos

cinco anos.

3. Experiência como Docente na área de Ciências Contábeis

2,5

Serão atribuídos pontos conforme o tempo de docência em

graduação em disciplinas de Ciências Contábeis. O candidato com

mais de 4 anos de experiência receberá 2,5 pontos. Os demais, de

forma proporcional.

4. Produção Científica

3,5

Serão atribuídos pontos conforme normas da área de

Administração, Turismo e Contabilidade da CAPES para produção

bibliográfica. A nota máxima será dada ao candidato que obtiver

36 ou mais pontos no último triênio (2005-2007). Os demais serão

proporcionais.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste relato é demonstrar a importância do adequado manejo anestésico perioperatório, em paciente submetido à ressecção cirúrgica de feocromocitoma.. Palavras

INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. Inspeção-Geral das Atividades em Saúde Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto Instituto de Proteção

Raramente são realizados relatórios de erros para a equipe medica e farmácia, pois a equipe de enfermagem está envolvida no sistema de medicação e muitas vezes

Depois de alguns dias de viagem, surgiu, a 20 de Janeiro, a meia legua da abra de São Vicente, onde, desembarcando a 22 de Janeiro, dia de São Vicente, encetou Martim Affonso a

2.2 A gestão da AB oferta apoio institucional ou similar para as equipes de Atenção Básica. O processo de trabalho do apoiador institucional está orientado e organizado para promover

Para evitar demasiado fumo no forno quando assar, coloque um pouco de água no tabuleiro para grelhar.. Para evitar a condensação de fumo, acrescente água sempre que

Considerando o exposto, objetivou-se investigar a antropometria, a composição corporal e o estado nutricional em ferro, cobre e zinco, segundo o gênero, de crianças e

Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna. Assinale a alternativa que, de acordo com o