• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)
(2)

ÍNDICE

ACESSANDO O WEBMAIL... 04

TRABALHANDO COM O CORREIO ELETRÔNICO... 09

CONCEITOS BÁSICOS... 09

O VISUAL DO CORREIO ELETRÔNICO... 10

CONHECENDO A JANELA INICIAL DO CORREIO... 13

CRIANDO UM EMAIL... 14

ANEXANDO ARQUIVOS AO EMAIL... 18

TRABALHANDO COM A LISTA DE CONTATOS... 20

CRIANDO UMA NOVA LISTA DE CONTATOS... 21

INSERINDO NOVOS CONTATOS NA LISTA... 22

TRABALHANDO COM O CALENDÁRIO... 24

CRIANDO UM NOVO CALENDÁRIO... 26

INSERINDO COMPROMISSOS NO CALENDÁRIO... 27

USANDO O RECURSO DE MAIS DETALHES... 28

EDITANDO UM COMPROMISSO... 29

APAGANDO UM COMPROMISSO... 30

CRIANDO MENSAGEM DE AUSÊNCIA TEMPORÁRIA... 31

CRIANDO A RESPOSTA AUTOMÁTICA... 31

REDIRECIONANDO AS MENSAGENS DE EMAIL RECEBIDAS... 32

CRIANDO UMA ASSINATURA PARA AS MENSAGENS... 33

COMPARTILHANDO O CATÁLOGO DE ENDEREÇOS... 35

(3)

ACESSANDO O WEBMAIL

O acesso ao Webmail pode ser realizado tanto pela Internet, quanto pela Intranet. A partir da Intranet, acesse o endereço http://correio.mp.ce.gov.br . A partir da Internet, acesse o endereço https://correio.mp.ce.gov.br. Ao acionar um desses endereços, pelo browser (Internet Explorer ou Firefox), será visualizada a tela de “Login” do Webmail, conforme abaixo:

O usuário deve digitar o seu “e-mail” e a respectiva senha e clicar no botão Entrar. Será então exibida a seguinte tela:

Digitar E-mail do usuário Digitar Senha de rede

(4)

Após a inicialização da aplicação, surgirá a sua tela inicial, aberta na opção correspondente ao correio eletrônico.

Esta janela é dividida em sete áreas básicas: Área de ação, Barra de menus, Lista de pastas, Área de trabalho, Relógio e Mensagens, Calendário e Categorias.

ÁREA DE TRABALHO RELÓGIO E MENSAGENS DA APLICAÇÃO CALENDÁRIO CATEGORIAS PARA MENSAGENS, COMPROMISSOS E CONTATOS PAINEL DE PASTAS BARRA DE MENUS ÁREA DE AÇÃO

(5)

A Área de Ação indica qual parte do aplicativo está sendo utilizada no momento: E-mail, Lista de Contatos, Calendário ou as Opções de configuração do Zimbra.

A Barra de Menus exibe as opções existentes, dependendo da Área de Ação selecionada.

O Painel de pastas exibe as pastas do aplicativo ou aquelas criadas pelo usuário, de acordo com a Área de Ação selecionada:

• E-mail: Caixa de Entrada, Itens Enviados, Rascunho, Lixo eletrônico e Lixeira;

• Lista de Contatos: Contatos, Contatos de E-mail e Lixeira;

• Calendário: os vários calendários criados pelos usuários.

A Lista de Categorias exibe as categorias criadas pelo usuário, para classificar mensagens ou contatos, conforme sua necessidade. Exemplos de Categoria podem ser: Pessoal, Comercial, Particular, etc.

(6)

A Área de Calendário exibe o calendário atual, destacando o dia corrente.

A Área de Relógio e de Mensagens exibe a hora do sistema ou as mensagens correspondentes a execução de uma tarefa solicitada pelo usuário. Exemplos: sua mensagem foi enviada com sucesso, novo contato foi criado com sucesso, etc.

A Área de Trabalho exibe informações, dependendo do aplicativo em uso. Vejamos:

ÁREA DE TRABALHO PARA AS PASTAS DO CORREIO ELETRÔNICO

(7)

ÁREA DE TRABALHO PARA O CALENDÁRIO

(8)

TRABALHANDO COM O CORREIO ELETRÔNICO

CONCEITOS BÁSICOS

Antes de utilizar o Webmail (Correio Eletrônico), o usuário deve ter em mente alguns conceitos básicos do funcionamento deste aplicativo.

O correio eletrônico, como qualquer outro aplicativo de Tecnologia da Informação, é executado em um servidor de rede, no qual ficam armazenadas as mensagens enviadas e recebidas. Como essas mensagens ocupam espaço no disco (dispositivo de armazenamento de informações) do referido equipamento, o qual possui um tamanho fixo e limitado, há a necessidade de se determinar uma quantidade máxima de espaço físico (cota) para armazenamento das informações de cada usuário. No caso do software utilizado pelo Tribunal, esse espaço serve para armazenar as mensagens, os contatos e os compromissos de cada usuário do sistema, estando limitado, atualmente, em 20 MBytes.

Quando esse tamanho máximo é atingido, o usuário não consegue mais enviar ou receber mensagens, incluir novos contatos e compromissos, até que elimine o excesso de informações armazenadas no servidor de rede. Para tanto, o usuário pode proceder de duas formas: trazer as mensagens para o seu microcomputador, utilizando, por exemplo, os softwares MS Outlook ou MS Outlook Express, ou, simplesmente, apagando informações diretamente do servidor de rede, utilizando o próprio software Zimbra.

Assim, os usuários são responsáveis pelo gerenciamento das informações armazenadas no Webmail, devendo consultá-lo regularmente.

Cada pasta existente no Webmail tem a sua função. Na Caixa de Entrada ficam armazenadas todas as mensagens recebidas. Em Itens Enviados ficam armazenadas as mensagens enviadas para outros usuários. Na pasta Rascunhos, podem ser salvas as mensagens criadas, que ainda não foram enviadas, mas esse armazenamento não é automático, devendo o usuário clicar no botão “Salvar como Rascunho”.

Finalmente, têm-se as pastas Lixo Eletrônico e Lixeira. A primeira pode ser configurada para receber mensagens indesejadas por meio da criação de filtros. A segunda recebe as mensagens que são apagadas, independentemente da pasta em que se encontravam. Recomenda-se que, antes de sair do Webmail, essas pastas Recomenda-sejam esvaziadas, para evitar o acúmulo de informações desnecessárias, que só ocupam espaço.

(9)

O VISUAL DO CORREIO ELETRÔNICO

Conforme já mencionado, quando o Webmail é acessado, é exibida a tela abaixo, na opção Correio Eletrônico (email).

BARRA DE MENUS DE AÇÕES

ÁREA DE LISTA DE CORRESPONDÊNCIAS CONTIDAS NA PASTA SELECIONADA

LISTA DE PASTAS

LISTA DE CATEGORIAS

CALENDÁRIO

CAIXA DE RELÓGIO E

MENSAGENS

(10)

Na Barra de Menus encontram-se opções com ações específicas de Correio Eletrônico. Vejamos:

Na opção acima, seleciona-se o tipo de visualização que se deseja ter das mensagens exibidas na Área de Lista de Correspondências: “por conversa” ou “por mensagem”. “Por mensagem” é a forma de visualização tradicional, onde cada mensagem é exibida de forma individualizada. Já na visualização “por conversa”, as mensagens com o mesmo assunto são agrupadas, aparecendo à frente do campo “Assunto” a quantidade de mensagens agrupadas. Assim, quando o usuário responde a uma mensagem recebida, ambas (mensagem recebida e resposta) ficam agrupadas, aparecendo a identificação “(2)” logo após o campo assunto. Essa forma de visualização facilita a localização de mensagens sobre o mesmo assunto.

Ainda na opção acima, é possível optar pela exibição ou não do Painel de Leitura.

Esse painel tem a finalidade de permitir a pré-visualização das mensagens selecionadas na Área de Lista de Correspondências. Vejamos:

CORRESPONDÊNCIA

SELECIONADA

PAINEL DE

VISUALIZAÇÃO

(11)

Caso o Painel de Leitura esteja desativado, é necessário realizar um “duplo clique” sobre a mensagem, para que ela seja exibida no Painel de Leitura. Vejamos:

Conteúdo do

“email”

Dados referentes

ao remetente

Botão para fechar

a visualização

(12)

CONHECENDO A JANELA INICIAL DO CORREIO

A Área de Lista de Correspondências tem o seguinte formato:

O Sinalizador indica se a mensagem é ou não prioritária para o usuário. Para marcar uma mensagem como prioritária, basta clicar no espaço referente à linha da mensagem e coluna do sinalizador.

A coluna Categoria sinaliza a categoria da mensagem, conforme opção feita pelo usuário, lembrando que as categorias representam um sistema de classificação pessoal para as Mensagens de Correio e os Contatos.

A coluna de Status da Mensagem sinaliza se a mensagem foi lida ou não, respondida ou encaminhada.

As colunas do Remetente da Mensagem e Assunto da Mensagem são auto-explicativas.

A coluna do Sinalizador de Arquivo Anexado identifica se há ou não um arquivo anexado à mensagem.

A coluna Pasta de Origem identifica em que pasta a mensagem está armazenada. A coluna Tamanho do Arquivo exibe o tamanho físico da mensagem, incluindo eventuais arquivos em anexo.

Finalmente, tem-se a coluna Data e Horário de Recebimento que também é auto-explicativa.

SINALIZADOR CATEGORIA

STATUS DA MENSAGEM REMETENTE DA MENSAGEM

SINALIZADOR DE ARQUIVO ANEXADO ASSUNTO DO EMAIL

DATA E HORÁRIO DE RECEBIMENTO

PASTA DE ORIGEM TAMANHO DO ARQUIVO

(13)

CRIANDO UM E-MAIL

Para criar uma nova mensagem, basta clicar no botão Novo da barra de submenus, conforme abaixo:

Surgirá, então, a janela para edição da mensagem, tal como exibida abaixo:

Na caixa Para serão inseridos os destinatários da mensagem. Caso o usuário não saiba o e-mail do destinatário, basta iniciar a digitação do nome do destinatário, que o aplicativo exibirá automaticamente uma relação de destinatários cadastrados com aquele nome. Essa relação incluirá o nome de todos os servidores do Tribunal de Contas que possuem e-mail e os nomes das pessoas de contato que o usuário tiver previamente cadastrado no aplicativo.

BOTÃO NOVO

LISTA DE DESTINATÁRIOS

LISTA DE DESTINATÁRIOS DE CÓPIAS ASSUNTO DO “E-MAIL”

ÁREA DE EDIÇÃO

BARRA DE FORMATAÇÃO

(14)

Na caixa CC serão inseridos os destinatário que deverão receber uma cópia da mensagem. O seu funcionamento é igual ao da caixa Para.

Na caixa Assunto deverá ser inserido o titulo da mensagem.

Finalmente, na Área de Edição, será digitado o texto da mensagem, que poderá ser formatada por meio dos itens disponíveis na barra de formatação.

Vejamos um exemplo:

1. Após acionar o botão novo, na Área de Edição deve ser digitado o seguinte texto:

2. Na caixa Assunto, deve ser digitado o assunto da mensagem, no caso “SOLICITAÇÃO DE PONTOS DE REDE”:

(15)

3. Clicando-se na caixa CC, é exibida a tela abaixo, em que será inserida, por meio da tecla de mesmo nome, a lista de pessoas para as quais se deseja enviar uma cópia da mensagem. Vejamos:

4. Na Caixa de busca deve ser digitado o nome da pessoa ou área para a qual se deseja enviar a cópia. Não é necessário digitar o nome completo, basta digitar qualquer parte do nome e clicar em Busca. Neste exemplo, será utilizado o critério de busca “diretoria”. Após clicar no botão Busca, obter-se-á o seguinte resultado:

CAIXA DE BUSCA

(16)

5. Ainda neste exemplo, será selecionada a Diretoria de Expediente, clicando-se sobre seu nome e, em seguida, clicando-se sobre o botão Cc, realizando assim a transferência do endereço para a caixa à direita da janela.

6. Finalmente, clica-se no botão OK, para retornar à janela de edição da mensagem. 7. Para selecionar o destinatário, no caso o DTI, realiza-se a mesma operação (itens

3, 4, 5 e 6) acima, mas, desta vez, clicando-se no botão Para. Observa-se que a operação para escolha dos destinatários (Para, Cc e Cco) pode ser feita de uma única vez.

(17)

ANEXANDO ARQUIVOS AO E-MAIL

Após realizar as operações do item anterior, exceto o passo 8, pode-se ainda anexar um arquivo à mensagem.

Para tanto, deve-se, acionar, na barra de menus, o botão Adicionar Arquivo.

Nesse momento surgirá uma caixa para indicarmos o arquivo a ser anexado. Vejamos:

Basta clicar no botão Procurar para localizar o arquivo em seu microcomputador, conforme mostrado abaixo:

Após selecionar o arquivo e clicar no botão Abrir, o arquivo estará anexado à mensagem.

(18)

Para anexar outros arquivos, basta repetir a operação, clicando-se novamente no botão Adicionar Arquivo.

(19)

TRABALHANDO COM A LISTA DE CONTATOS

Neste capítulo iremos analisar a Lista de Contatos.

Ela tem a finalidade de manter um banco de dados com informações a respeito das pessoas com as quais o usuário se relaciona. O usuário pode inserir seus contatos utilizando as listas já existentes (Contatos e Contatos de e-mail) ou criar novas listas de contatos.

Abaixo é apresentado o visual desta opção do aplicativo: BARRA DE MENUS BARRA DE BUSCAS

LISTA DE CLASSES DE CONTATO

CONTATOS PESQUISADOS DETALHES DO CONTATO BARRA DE SELEÇÃO DE LETRAS PARA PESQUISA

(20)

CRIANDO UMA NOVA LISTA DE CONTATOS

Para criar uma nova Lista de Contatos, siga os seguintes passos:

1. Na tela de contatos, aciona-se, com o botão direito do “mouse” sobre a barra Lista de Contatos, conforme a figura.

2. Surgirá um menu, onde se deve escolher a opção Nova Pasta de Contatos: BARRA DE LISTA DE CONTATOS

OPÇÃO A SER ESCOLHIDA

(21)

3. Isto fará surgir uma janela, onde será fornecido um nome para a nova lista de contatos e a cor de sua visualização:

4. Após escolher o Nome (por exemplo:teste) e escolher a cor, clique no botão OK, para criar a lista.

Cabe observar que não é necessária a criação de uma nova lista, podendo-se utilizar as listas já existentes.

INSERINDO NOVOS CONTATOS NA LISTA

Para adicionar contatos em uma lista existente, deve-se proceder da seguinte forma: 1. No menu referente ao Botão Novo, escolha a opção Contato.

LISTA CRIADA

OPÇÃO À ESCOLHER

(22)

2. Isto fará surgir a janela de cadastramento de contatos, com várias caixas de texto nas quais serão inseridas as informações referentes a uma determinada pessoa.

3. Após inserir todas as informações disponíveis sobre uma determinada pessoa, basta clicar no botão Salvar, da barra de menus.

(23)

TRABALHANDO COM O CALENDÁRIO

Essa ferramenta do Zimbra, permite ao usuário manter uma agenda de compromissos. Vejamos o seu visual:

Na Barra de Menus encontram-se os atalhos para inserir novos compromissos no calendário e os modos de visualização do calendário expandido. Vejamos:

BARRA DE MENUS

LISTA DE CALENDÁRIOS

CALENDÁRIO EXPANDIDO CALENDÁRIO MENSAL

MODO DE VISUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO EXPANDIDO ENTRADA DE UM NOVO CALENDÁRIO OU COMPROMISSO

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO CADASTRADO

LIXEIRA E IMPRESSÃO SELEÇÃO

(24)

Na Lista de Calendários são visualizados os calendários que por ventura tenham sido criados.

A área do Calendário Expandido, pode ser visualizada de 4 maneiras, dependendo da opção feita por meio do submenu Visualizar ou da Barra de Menus. Vejamos:

(25)

CRIANDO UM NOVO CALENDÁRIO

Com esse recurso, o aplicativo possibilita criar vários calendários. Por exemplo, um calendário pessoal e outro profissional.

Para realizar tal tarefa, basta clicar na opção Calendário do submenu Novo. Vejamos:

Isto fará surgir a caixa de criação de calendários, conforme abaixo:

Digite o Nome e escolha a Cor para exibição do novo Calendário.

Após clicar no botão OK, um novo calendário surgirá na Lista de Calendários.

Observa-se que não é necessária a criação de um novo calendário, podendo-se utilizar o já existente.

OPÇÃO A SER ACIONADA

(26)

INSERINDO COMPROMISSOS NO CALENDÁRIO

Para realizar tal tarefa, basta dar um “duplo clique” sobre o dia ou hora (dependendo do modo de visualização) do compromisso. Isto fará surgir na tela uma janela chamada Atalho para Compromisso. Vejamos:

Nela serão cadastrados os dados básicos do compromisso, sendo:  Na caixa Assunto, deve ser inserido um título para o compromisso;  Na caixa Local, o local onde o compromisso será realizado;

 Na caixa de seleção Mostrar Como será definido como o compromisso será exibido no Calendário: o horário Livre, Tentativa, Ocupado e Fora do escritório;  Na caixa de seleção Repetição, poderá ser selecionada a periodicidade do

compromisso (uma única vez, todos os dias, todos os meses ou todos os anos);  No botão Mais Detalhes, podem ser inseridas informações complementares

(27)

USANDO O RECURSO DE MAIS DETALHES

Clicando-se no Botão Mais Detalhes, mostrado acima na figura acima, será aberta uma nova janela, com seis abas para a realização de um cadastramento mais detalhado do evento. Vejamos:

Na aba Detalhes do Compromisso, exibida acima, além das informações já cadastradas na janela Atalho para Compromisso, podem ser cadastrados os participantes do evento, na caixa Participantes (isto também pode ser feito por meio da aba Encontrar Participantes), os recursos a serem utilizados, na caixa Recursos (isto também pode ser feito por meio da aba Encontrar Recursos), e um texto adicional na caixa de textos logo abaixo, sendo que este pode ser formatado por meio da barra de formatação exibida logo acima. Caso sejam escolhidos outros participantes para este compromisso, estes receberão uma mensagem, com todas as informações inseridas.

A aba Programação exibe a programação de horário de todos os participantes do evento, sendo possível a inclusão de novos participantes. Vejamos:

Barra de formatação

(28)

Na aba Encontrar Participantes é possível localizar participantes cadastrados em alguma lista de contatos ou na lista Global do Webmail, que contém todos os servidores do Tribunal, que possuem correio eletrônico.

Para localizar um participante, basta digitar uma parte de seu nome, escolher a Fonte da busca e clicar no botão Busca.

As abas Encontrar Locais e Encontrar Recursos não estão disponíveis.

EDITANDO UM COMPROMISSO

Para realizar esta ação, basta executar um “duplo clique” sobre o evento e a tela de edição do evento surgirá, proporcionando a atualização dos dados necessários.

(29)

APAGANDO UM COMPROMISSO

Para realizar tal ação, basta selecionar o evento, na grade de eventos, utilizando o “mouse” e depois clicar na lixeira da Barra de Menus. Se o evento possuir outros participantes, será possível editar uma mensagem, informando-os do cancelamento.

(30)

CRIANDO MENSAGEM DE AUSÊNCIA TEMPORÁRIA

Também conhecida como mensagem de resposta automática, consiste em um recurso que permite a configuração do Servidor de “email”, para que este responda, automaticamente, a qualquer mensagem que chegue à caixa postal do usuário, em um período de tempo que este esteja ausente e, conseqüentemente, não possa ler as mensagens recebidas.

CRIANDO A RESPOSTA AUTOMÁTICA

Para criar a mensagem de resposta automática, sigamos os seguintes passos: 1. Acione a aba de Opções.

2. Acione a aba Email.

Mensagem de ausência temporária

(31)

3. Marque Mensagem de ausência temporária ativada.

4. Dentro da caixa de textos Mensagem de ausência temporária, entre com o texto a ser respondido automaticamente na mensagem. Exemplo: "Estarei de férias até 24 de janeiro de 2008.”

5. Acione o botão Salvar, que se encontra no topo da tela acima e a mensagem será habilitada imediatamente.

OBSERVAÇÃO: Lembre-se de desativar a mensagem automática ao retornar de sua ausência, realizando a desativação do passo 3 acima.

REDIRECIONANDO AS MENSAGENS DE EMAIL RECEBIDAS

Esta opção possibilita o redirecionamento das mensagens enviadas para a o usuário, para outra caixa postal por ele escolhida.

Para fazer o redirecionamento, basta seguir os seguintes passos: 1. Acione a aba de Opções.

2. Acione a aba Email.

Redirecionamento de email

(32)

3. Na caixa “Encaminhar email para o endereço”, digite o endereço do e-mail que deverá receber uma cópia das mensagens.

4. Se for marcada a caixa “Não mantenha uma cópia local das mensagens”, a mensagem recebida na caixa postal, após ser redirecionada, será excluída da caixa postal do usuário.

5. Finalmente, acione o botão Salvar, para que as configurações surtam efeito.

CRIANDO UMA ASSINATURA PARA AS MENSAGENS

Após compor uma mensagem eletrônica, é usual assinar tal mensagem, informando-se alguns dados do remetente. Por exemplo:

A isso se dá o nome de assinatura eletrônica.

Para elaborar uma no Webmail, devem ser realizados os seguintes passos: 1. Acione a aba Opções.

2. Acione a aba Identidade do Email. 3. Acione a aba Assinatura.

José da Silva Promotor de Justiça MP / CE jose.silva@mp.ce.gov.br 5555-5555 5555-5555

(33)

4. No caixa Assinatura da mensagem, digite as informações correspondentes à assinatura. 5. Na caixa de rolagem Colocar a Assinatura, seleciona-se o local onde deverá ficar a

assinatura, no corpo da mensagem (ex: logo abaixo do texto).

6. Na outra caixa de rolagem Colocar a Assinatura, é possível selecionar como a assinatura será colocada na mensagem (automaticamente ou via botão na barra de ferramentas). 7. Finalmente acionamos o botão Salvar, para gravar as modificações efetuadas.

Aba

ASSINATURA

Aba

Identidade do

Email

(34)

COMPARTILHANDO O CATÁLOGO DE ENDEREÇOS

É possível compartilhar o catálogo de endereços, com outros usuários do Webmail, por meio das seguintes categorias:

Usuários e Grupos internos. Seleciona-se o tipo de privilégio a ser concedido,

sendo:

Leitura. O usuário tem a permissão de ler as informações do catálogo,

mas não pode alterar o seu conteúdo.

Administrador. O usuário tem a permissão para visualizar, editar,

adicionar, remover, aceitar e rejeitar contatos no catálogo de endereços.

• Nada é um item opcional para desabilitar temporariamente o compartilhamento do catálogo de endereços. Esta opção revoga os privilégios de compartilhamento. O usuário poderá ver o catálogo de endereços, mas não poderá visualizar ou administrar o seu conteúdo.

Visitantes Externos. Permite a criação de uma senha para o catálogo de

endereços, para que um visitante possa visualizar os contatos. O catálogo de endereços é exibido dentro de um arquivo “.cvs”. Os usuários externos não podem realizar alterações no conteúdo do catálogo de endereços.

Público. Qualquer usuário que saiba o endereço em que o catálogo foi publicado,

pode ter acesso ao seu conteúdo. O livro de endereços é exibido dentro de um arquivo “.cvs”. Não é possível realizar qualquer mudança no conteúdo do catálogo.

Para compartilhar o Catálogo de Endereços, os seguintes passos devem ser seguidos:

1. Acione a tecla direita do “mouse” sobre a pasta a ser compartilhada e selecione Compartilhamento da Pasta de Contatos. .

(35)

2. Na caixa de dialogo Propriedades de Compartilhamento, seleciona-se o tipo de compartilhamento, conforme explicado anteriormente.

Usuário Interno ou Grupos Visitante Externo

Público

Nesse ponto, se optarmos por Usuários e Grupos internos, a janela será exibida conforme abaixo, onde, na caixa E-mail, deve ser indicado o endereço de email do Usuário ou Grupo que poderá acessar o catálogo de endereços.

(36)

Caso seja escolhida a opção visitantes externos, a janela a ser exibida será:

Nas caixas Email e Senha, devem ser digitados o endereço de email e a senha de acesso concedida ao usuário externo.

No caso de acesso Público, será exibida a seguinte janela:

Nesta tela é exibido o endereço da lista de contatos que deve ser fornecida a quem se deseja conceder o acesso, somente para consulta.

Endereço da lista de contatos

(37)

4. Em seguida, deve ser determinada a mensagem de aviso que será encaminhada àquele que terá acesso ao catálogo de endereços, conforme as permissões de uso previamente escolhidas.

Na caixa E-mail, seleciona-se o tipo de mensagem de aviso. Vejamos:

5. Finalmente, basta acionar o botão OK, para concretizar o compartilhamento.

(38)

COMPARTILHANDO O CALENDÁRIO

De igual modo, é possível compartilhar o calendário com outros usuários, como realizado com o catálogo de endereço, conforme as opções abaixo:

• Usuários e Grupos internos. Estão disponíveis as seguintes opções:

• Leitura. O usuário tem a permissão de ler os compromissos e atividades

marcadas no calendário, mas não poder fazer qualquer alteração.

• Administrador. O usuário tem a permissão para visualizar, editar,

adicionar, remover, aceitar e rejeitar compromissos no calendário.

• Nada. é um item opcional para desabilitar temporariamente o

compartilhamento do calendário, É uma opção que revoga temporariamente o acesso a um calendário compartilhado.

• Visitantes Externos. Permite a criação de uma senha para que um visitante externo

possa acessar o calendário compartilhado. O visitante pode visualizar o calendário, mas não pode alterá-lo.

• Público. Qualquer usuário que saiba o endereço em que o calendário foi

publicado, pode ter acesso ao seu conteúdo, mas não pode modificá-lo. Para compartilhar o Calendário, os seguintes passos devem ser seguidos:

1. Acione com a tecla direita do “mouse” o calendário a ser compartilhado e selecione Compartilhar Calendário.

(39)

2. Na caixa de dialogo Propriedades de Compartilhamento, que surgiu, selecione o modo de compartilhamento.

Usuário Interno ou Grupos Visitantes Externos

Público

Nesse ponto, se optar por Usuários e Grupos internos será exibida a janela abaixo, onde, na caixa E-mail, deve ser indicado o endereço de email do Usuário ou do Grupo que receberá a autorização.

(40)

Nas caixas Email e Senha, devem ser digitados o endereço de email e a senha de acesso que será concedida ao usuário externo.

Caso seja escolhida a opção Público, será exibida a seguinte janela:

Na tela acima é exibido o endereço do calendário que deve ser informado àqueles que poderão acessá-lo.

Endereço da lista de contatos

(41)

3. Em seguida, basta determinar o envio de mensagem de aviso aos usuários que poderão ter acesso ao calendário, considerando as permissões previamente configuradas.

Na caixa E-mail, selecione o tipo de mensagem de aviso, conforme abaixo:

4. Finalmente, basta acionar o botão OK, para concretizar o compartilhamento.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Será desclassificado e eliminado do Festival o candidato ou o grupo que não comparecer no horário e local estabelecido para a apresentação ou se não for

O boletim também apresenta a estimativa dos Encargos de Serviços do Sistema – ESS, originados por razão de segurança energética e por restrições elétricas no sistema, a

A gestão poderá ser exercida por instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN) ou pessoas