• Nenhum resultado encontrado

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD

Plano de Ensino 2017/2

Atenção!

Este Plano de Ensino é um Rascunho.

Sua impressão não está

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

Disciplina: JUR3232 - DIREITO DO TRABALHO II

Turma: A02 Subturma(s): Todas as Subturmas desta Turma Créditos: 4 Carga Horária: 60 Horas/Aula

Professor: CLAUDIA GLENIA SILVA DE FREITAS

1. Ementa

Normas Especiais da Tutela de Trabalho: proteção do trabalho da mulher e do menor.

Estabilidade. FGTS. Aviso Prévio. Cessação do contrato de emprego. Seguro-Desemprego. Dano moral no ambiente de trabalho. Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos. Prescrição. Segurança, saúde e higiene. Direito Administrativo do Trabalho. Direito Coletivo do Trabalho. Organização Sindical. Composição dos conflitos de interesses: natureza coletiva, autocomposição, negociações coletivas, heterocomposição. Autodefesa: direito de greve.

2. Objetivos

2.1. Objetivos Gerais

Possibilitar a compreensão da origem e fundamentos das normas trabalhistas referentes à execução e extinção do contrato de trabalho, levando em conta a evolução das relações de produção e de trabalho, questionando as normas frente à realidade, e efetuando este estudo à luz dos princípios do Direito do Trabalho.

2.2. Objetivos Específicos

Capacitar o graduando para exercer seus direitos no mundo do trabalho e para a atuação profissional na área do Direito do Trabalho e, sobretudo, para produzir cientificamente e com visão crítica sobre temas específicos nesta área do conhecimento.

Estudo e discussão sobre a importância das normas gerais e especiais de tutela do trabalhador, englobando as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho.

Estudo das garantias de emprego (estabilidades e FGTS) e as condições de dissolução das várias modalidades contratuais, à luz dos princípios do Direito do Trabalho, em especial os princípios constitucionais trabalhistas.

Propiciar o conhecimento dos institutos jurídicos do Direito Coletivo do Trabalho, a partir do estudo crítico da realidade na qual incidem, verificando a sua importância e aplicabilidade, sempre levando em conta os fundamentos e princípios do Direito do Trabalho.

Possibilitar a compreensão das normas de Direito Administrativo do Trabalho, sua importância e aplicação prática. A partir de estudo de caso, propiciar visão interdisciplinar

(2)

1. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

das relações jurídicas e da vinculação do Direito do Trabalho com outros ramos do Direito.

3. Conteúdo Programático

Normas especiais de tutela do trabalho:

1.1. Proteção ao trabalho da mulher: normas específicas relacionadas com a condição física, gravidez, maternidade, amamentação.

1.2. Proteção ao trabalho do menor: fundamentos, trabalho infantil (conceito, normas, doutrina, conselhos tutelares, composição e atribuições) jornada de trabalho do menor, proibições e restrições ao trabalho; prescrição. Aprendizagem – , modalidades, requisitos, regras básicas dos contratos e importância.

1.3. Outras normas especiais de tutela referentes a diversas categorias.

Estabilidade: modalidades, regras atuais, importância. Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS). Estabilidade temporária no contrato a termo.

Aviso prévio: conceito, natureza, obrigações das partes, vantagens, duração (regra da proporcionalidade),valor, aviso e estabilidade.

Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual.

Seguro-desemprego: fundamentos, cabimento, requisitos para o pagamento, valores e número de parcelas, suspensão e cancelamento.

Dano moral no ambiente de trabalho: caracterização, modalidade, indenização.

Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos na esfera trabalhista. Competências para atuação. Instrumentos de ação do MPT.

Prescrição no Direito do Trabalho: fundamentos, elementos, causas impeditivas, suspensivas e interruptivas, contagem do prazo, situações especiais.

Segurança, saúde e higiene no Trabalho (normas gerais de tutela):órgãos e atribuições; medidas preventivas (exames, etc); atividades insalubres e perigosas. Outras medidas especiais.

Direito Administrativo do Trabalho: atribuições do MTE. Inspeção do trabalho: competências, níveis, modalidades e procedimento fiscal, autuação, defesa, recurso.

Direito Coletivo do Trabalho: conceito, histórico, denominação, funções, princípios. Conteúdo da liberdade e autonomia sindical,restrições no direito brasileiro.

Organização Sindical: conceito de sindicato, modalidades de organização sindical, aspectos históricos, natureza, constituição e funcionamento dos sindicatos, estrutura sindical vigente, registro de sindicato, centrais sindicais,funções e prerrogativas, custeio da atividade sindical (receitas).

Composição dos conflitos de interesses de natureza coletiva: autocomposição -negociações coletivas (acordos coletivos, convenções – procedimento negocial, registro dos instrumentos coletivos); heterocomposição: mediação, arbitragem, sentença normativa. Comissões de Conciliação Prévia – modalidades e atribuições.

Autodefesa: direito de greve – fundamentação, procedimentos prévios, restrições, garantias e obrigações, greve ilícita, lockout.

4. Metodologia

O conteúdo programático a seguir exposto é ministrado através de dinâmicas variadas, principalmente aulas dialogadas, com a participação livre ou provocada dos alunos,

(3)

efetuando questionamentos ou externando posições e trazendo informações;

Leitura de textos, estudo, discussão em grupos em sala de aula, com roteiro e, eventualmente, questões, previamente elaboradas, a serem debatidas e respondidas.

Leituras preparatórias de textos ou capítulos da matéria, em casa, com anotação de questões de dúvidas ou aspectos relevantes, e/ou formulação de questões a serem debatidas em sala de aula.

Discussão de temas específicos e debate sobre temas polêmicos, propiciando o confronto de opiniões e visando o aprofundamento dos aspectos teóricos.

Nos temas abordados e debatidos, se buscará deixar claro o objetivo a ser alcançado.

- Uso de vídeos para apresentação de temas específicos e realização de debates; realização de exercícios práticos, em sala de aula e em grupos, para a revisão e aprofundamento da matéria; ligação dos conteúdos com os de outras disciplinas; ligação da teoria com a realidade prática; revisão da matéria e retomada de temas cujas discussões demonstrem dúvidas.

Também serão utilizados textos, análises ou informações de jornais ou periódicos atinentes ao conteúdo programático, possibilitando o debate e a análise crítica dos regramentos diante dos problemas que a realidade apresenta.

Revisão de conteúdos, exercícios práticos resolvidos pelos alunos, corrigidos em sala de aula e, eventualmente, apresentados em sala de aula pelos alunos.

Ligação da matéria com outras disciplinas, buscando trabalhar a interdisciplinariedade, inclusive através do estudo de caso baseado na metodologia da problematização.

Eventualmente, uso de instrumentos audiovisuais para a apresentação de determinadas matérias.

- Reavaliação dos conteúdos e retomada a partir dos resultados das provas escritas e avaliações orais, especialmente onde for detectada maior deficiência dos alunos.

- O estudo será feito, também, com base na jurisprudência trabalhistas, envolvendo sobretudo as súmulas e orientações jurisprudenciais do TST.

- Serão obrigatória a presença dos alunos na Jornada Interdisciplinar cujo tema será: "Direitos humanos e Garantias Fundamentais" valendo pontuação na primeira N2 conforme cronograma.

5. Avaliação

- Há a preocupação de buscar uma avaliação que seja, ao mesmo tempo diagnóstica e formativa, visando detectar as deficiências e retomar conteúdos importantes, além das exigências de atribuição de notas a partir dos resultados das avaliações.

- O aproveitamento do aluno será avaliado através de provas escritas (estas de conteúdos mistos, sendo composta de parte de questões objetivas e outras dissertativas) e orais, sendo realizadas no mínimo duas avaliações para N1(sendo a primeira oral) e duas avaliações para N2.

- A segunda avaliação de N1 poderá ter sua composição com a AED – Atividade Externa da Disciplina, com valor de até um ponto, além do complemento de frequência.

- A Primeira N2 será integrada pela Atividade Interdisciplinar – AI, que terá valor de um ponto e pelos E.I. - Prova oral 1ªN2 (valendo 8,00 + 1,00 da participação nos seminários de Estudos Interdisciplinares – E.I., cujo tema será : “Direitos Humanos e Garantias Fundamentais” + 1,00 ponto da A.I ...)

- A freqüência, pontualidade e participação do aluno em sala (questionamentos e outras intervenções) e nas atividades desenvolvidas, serão levadas em conta, sendo que na segunda avaliação para N2, a freqüência, assiduidade e participação poderão compor a nota com até 02

(4)

(dois) pontos. A segunda N2 terá peso 9 e será complementada pela nota da Avaliação Interdisciplinar.

- Outras formas de intervenção do aluno, como a realização e apresentação de trabalhos, poderão compor as notas.

- As provas terão data certa, conforme lançado no planejamento das aulas do semestre, podendo, eventualmente, ocorrer alteração em razão de problemas supervenientes, mas sempre com prévia comunicação e deliberação junto com os alunos.

- Não haverá possibilidade de realização da prova em data diferente da que foi previamente definida, exceto casos justificados, com requerimento à Coordenação do Curso e deferido por esta. Também não haverá prova de 2ª chamada, exceto em situações excepcionais e/ou legais, deferidas pela Coordenação.

- O conteúdo das provas (avaliações) será cumulativo (ao menos parcialmente), sendo previamente informados os temas que integrarão a avaliação e a forma da prova.

6. Bibliografia Básica

BARROS, Alice de. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: LTr, 2013. BOMFIM, Volia. Direito do trabalho. 9. ed. Niterói: Ímpetus, 2014. DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 13. ed. São Paulo: LTr, 2014.

7. Bibliografia Complementar

CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das leis do trabalho. 38. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de direito do trabalho. 5. ed. São Paulo: Método, 2012. GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, Elson. Curso de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Forense, 2011. MARTINEZ, Luciano. Curso de Direito do trabalho. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 28. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

8. Atividades Externas da Disciplina (AED)

Objetivo da Atividade

- Estabelecer relação entre o conteúdo ministrado em sala e sua interdisciplinaridade com a palestra, entrevista, seminário e outras atividades jurídicas(SUGESTÃO: conforme plano de ensino)..

Descrição da Atividade

a) Participação, como ouvinte, em eventos acadêmicos e científicos (assistência a palestras, bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de curso, semanas acadêmicas, congressos, seminários, conferências, encontros);

b) Realização de visitas a órgãos relacionados à área jurídica; c) Assistência a audiências;

(5)

- Entrega até o dia 28 de novembro de 2017

Forma de Registro

- A atividade deverá ser entregue fisicamente para a professora em sala até o dia 28 de novembro(via apresentação do comprovante de participação).

Critérios de Avaliação

- Serão lançados 8 (oito) horas ao aluno na pauta de junho.

Bibliografia

- A mesma do plano.

9. Cronograma

1ª Semana 08/08/2017

Apresentação do plano de ensino, informando sobre os critérios de avaliação, bem como sobre jornada de Estudos Interdisciplinares – E.I., cujo tema será : “Direitos Humanos e Garantias Fundamentais”, com participação obrigatória e pontuação na N2 conforme descrito neste cronograma.

1ª Semana

11/08/2017 Revisão de alguns conteúdos da disciplina de Direito do Trabalho I 2ª Semana

15/08/2017

1. Normas especiais de tutela do trabalho:

1.1. Proteção ao trabalho da mulher: normas específicas relacionadas com a condição física, gravidez, maternidade, amamentação.

2ª Semana

18/08/2017 Continuação da aula anterior 3ªsemana

22/08/2017

1.2. Proteção ao trabalho do menor: fundamentos, trabalho infantil (conceito, normas, doutrina, conselhos tutelares, composição e atribuições) jornada de trabalho do menor, proibições e restrições ao trabalho; prescrição. Aprendizagem – , modalidades, requisitos, regras básicas dos contratos e importância.

3ª Semana 25/11/2017

Continuação

(6)

4ª Semana

29/11/2017 Continuação da aula anterior 4ª Semana

01/09/2017

1. Estabilidade: modalidades, regras atuais, importância. Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS). Estabilidade temporária no contrato a termo.

5ª Semana 05/09/2017

3. Aviso prévio: conceito, natureza, obrigações das partes, vantagens, duração (regra da proporcionalidade),valor, aviso e estabilidade.

6ª Semana 12/09/2017 1ª N1 – prova oral 6ª Semana 15/09/2017 1ª N1 – prova oral 7ª Semana 19/09/2017

4. Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual

7ª Semana 22/09/2017

4. Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual

8ª Semana 26/09/2017

4. Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual

8ª Semana

29/09/2017 Trabalho como nota parcial da 2ª N1 9ª Semana

03/10/2017

Continuação de Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual

9ª Semana 06/10/2017

2ª N1 parcial – prova escrita : objetiva e subjetiva - Não será feita segunda chamada dessa prova

10ª Semana

10/10/2017 . Correção da prova, recursos 11ª Semana

17/10/2017

5. Seguro-desemprego: fundamentos, cabimento, requisitos para o pagamento, valores e número de parcelas, suspensão e cancelamento 11ª Semana

20/10/2017

6. Dano moral no ambiente de trabalho: caracterização, modalidade, indenização

12ª Semana

27/10/2017 .Continuação do conteúdo – Dano Moral 13ª Semana

31/10/2017

7. Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos na esfera trabalhista. Competências para atuação. Instrumentos de ação do MPT.

14ª Semana 07/11/2017

7. Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos na esfera trabalhista. Competências para atuação. Instrumentos de ação do

(7)

MPT. 14ª Semana

10/11/2017

8. Prescrição no Direito do Trabalho: fundamentos, elementos, causas impeditivas, suspensivas e interruptivas, contagem do prazo, situações especiais

15ª Semana 14/11/2017

9. Segurança, saúde e higiene no Trabalho (normas gerais de tutela):órgãos e atribuições; medidas preventivas (exames, etc); atividades insalubres e perigosas. Outras medidas especiais

15ª Semana 17/11/2017

10. Direito Administrativo do Trabalho: atribuições do MTE. Inspeção do trabalho: competências, níveis, modalidades e procedimento fiscal, autuação, defesa, recurso.

16ª Semana 21/11/2017

Prova oral 1ªN2 (valendo 8,00 + 1,00 da participação nos seminários de Estudos Interdisciplinares – E.I., cujo tema será : “Direitos

1,00 ponto da A.I . Humanos e Garantias Fundamentais” + .)

Inscrições e acompanhamento das datas site: Direito em Cartaz, palestras em setembro, outubro, novembro e dezembro – total : 9,0 pontos. 16ª Semana

24/11/2017

Prova oral 1ªN2 (valendo 8,00 + 1,00 da participação nos seminários de Estudos Interdisciplinares – E.I., cujo tema será : “Direitos

1,00 ponto da A.I.). Humanos e Garantias Fundamentais” +

Inscrições e acompanhamento das datas site: Direito em Cartaz, palestras em setembro, outubro, novembro e dezembro – total : 9,0 pontos. 17ª Semana

28/11/2017

11. Direito Coletivo do Trabalho: conceito, histórico, denominação, funções, princípios. Conteúdo da liberdade e autonomia sindical, restrições no direito brasileiro.

12. Organização Sindical: conceito de sindicato, modalidades de organização sindical, aspectos históricos, natureza, constituição e funcionamento dos sindicatos, estrutura sindical vigente, registro de sindicato, centrais sindicais, funções e prerrogativas, custeio da atividade sindical (receitas).

17ª Semana 01/12/2017

13. Composição dos conflitos de interesses de natureza coletiva: autocomposição -negociações coletivas (acordos coletivos, convenções – procedimento negocial, registro dos instrumentos coletivos); heterocomposição: mediação, arbitragem, sentença normativa. Comissões

modalidades e atribuições de Conciliação Prévia –

18ª Semana 05/12/2017

Trabalho sobre ACT e CCT 2ª N2 parcial

18ª Semana 08/12/2017

14. Autodefesa: direito de greve – fundamentação, procedimentos prévios, restrições, garantias e obrigações, greve ilícita, lockout

19ª Semana 12/12/2017

2ª N2 parcial – prova escrita: objetiva e subjetiva – Não será feita segunda chamada dessa prova

19ª Semana 15/12/2017

.Entrega de notas e segunda chamada prova oral e trabalho, não haverá segunda chamada das provas objetivas/subjetivas

20ª Semana

(8)

20ª Semana

22/12/2017 Entrega de pautas

10. Material de Apoio

Sites: TST e TRT´s Material do site docente

Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

Dados da Impressão

Impresso em 14 de Agosto de 2017 às 13:38 por

Sua chave de acesso é 30E3276E-6C53-47DF-B1EA-C9E5748992A4 a partir do IP 189.123.137.231

Referências

Documentos relacionados

Sentido a necessidade de organizar melhor os louvores de grupo decidi trabalhar neste documento utilizando ferramentas gratuitas.. Por n˜ ao ser vers˜ ao final, n˜ ao deve ser

[r]

Pelas Brechas do Mercado: designers como editores de livros / Renata Silvino Monnerat ; orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima ; coorientador: Licinio Nascimento

Na Tabela A1 do anexo são dadas as medidas de carga, em Newton, representativas das forças necessárias para a remoção das bandas ortodônticas: Grupo A - Convencionais, Grupo B

a) José tem menos de 35 anos e preencheu a ficha de inscrição corretamente. b) José tem mais de 35 anos, mas nasceu no Brasil. c) José tem menos de 35 anos e curso superior

4.1.1. No caso das crianças e alunos que deixem de comparecer nos estabelecimentos, sem aviso prévio ou indicação dos pais, deverão os estabelecimentos fazer os

Essa variação ocorre em razão, principalmente: (i) da elevação das alíquotas do ICMS, que para energia elétrica foram majoradas de 27% para 29%, conforme Lei Orgânica

O risco de liquidez da Companhia é representado pela possibilidade de insuficiência de recursos, caixa ou outro ativo financeiro, para liquidar as obrigações nas datas previstas.