• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTO DE MONOGRAFIA / CERTIFICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTO DE MONOGRAFIA / CERTIFICAÇÃO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1.0 OBJETIVO

A Companhia dos Cursos tem como objetivo informar o aluno sobre o trâmite de realização de monografia e de orientação ao Trabalho de Conclusão de Curso. A Cia dos Cursos explica todos os pontos importantes para que o aluno possa garantir o sucesso em seu final e conseqüentemente sua certificação. Para auxiliar esse processo existe o serviço de Câmara Pedagógica que é um diferencial que a Cia dos Cursos apresenta ao aluno nos cursos que são realizados fora de sede da Universidade, pois os professores não são locais e muitas vezes não conseguem realizar essa orientação devido à conciliações de serviços da semana com esse de final de semana.

2.0 APLICAÇÃO

Esse procedimento será aplicado a todos aos professores, coordenadores e gerente administrativo.

3.0 RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES

Cargo Responsabilidade Autoridade

DIRETOR GERAL Controlar a ação do gerente geral e

do gerente comercial. MÁXIMA

GERÊNCIA

ADMINISTRATIVA Verificação do processo através da Ouvidoria ACOMPANHAMENTO COORDENADOR

ACADÊMICO Auxiliar nas orientações de assuntos técnicos e cooperar com a Câmara Pedagógica no tocante a sua divulgação

COOPERAÇÃO E DIVULGAÇÃO

PROFESSORES Conhecer todos os trâmites de monografia e de certificação de curso do aluno, para auxiliar em possíveis dúvidas dos alunos.

CONHECIMENTO

ALUNOS Conhecer o procedimento no início do curso para que possa ser cobrado de suas responsabilidades do processo.

ATUAÇÃO

4.0 DEFINIÇÕES

4.1 MONOGRAFIA: A monografia é o trabalho de conclusão de curso que deverá ser entregue pelos alunos em situação acadêmica aprovada para concluírem todo o projeto pedagógico e serem certificados pela Universidade;

(2)

4.2 CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Esse certificado, que é emitido pela Universidade Chanceladora do curso, serve para comprovar que o aluno concluiu todos os requisitos necessários para ser reconhecido como Pós-Graduado ou Especialista na área do curso;

4.3 CÂMARA PEDAGÓGICA: é uma equipe de professores da Cia dos Cursos que está disponível para atendimento de orientação pedagógica aos alunos que estiverem em execução de sua monografia.

5.0 PROCEDIMENTO 5.1 MONOGRAFIA:

5.1.1 PRAZO DE ENTREGA DE MONOGRAFIA: O prazo oficial de entrega de monografia é o prazo autorizado pelas Pró-Reitorias de Pós Graduação das Universidades conveniadas à Cia dos Cursos, conforme comunicado que é divulgado na área da turma no site da Cia dos Cursos:

“Informamos que a entrega da monografia deve ser feita no último dia de aula do curso. Após o último dia de aula o aluno terá o prazo de entrega prorrogado por mais 15 dias úteis. Caso o aluno não respeite o prazo o mesmo será reprovado, não podendo receber o certificado de conclusão. Os alunos que forem reprovados na monografia deverão matricular-se novamente, no mesmo curso, em uma nova turma.”

Esse prazo de 15 (quinze) dias poderá ser alterado para no máximo 30 (trinta) dias com autorização escrita da Coordenação Geral. Após esse prazo o aluno é automaticamente reprovado e deverá proceder com nova matrícula no curso. Após essa nova matrícula, o aluno deverá solicitar, através de requerimento, o aproveitamento das disciplina cursadas, quando lhe será colocado um novo cronograma de entrega de monografia, apenas após cumprimento das disciplinas não aprovadas.

5.1.1.1 PRAZO DE UTILIZAÇÃO DA CÂMARA PEDAGÓGICA: O aluno deverá iniciar sua orientação com a câmara pedagógica, no mínimo, com 30 (trinta) dias antes da entrega final da monografia. Caso o aluno faça a solicitação no prazo menor, a câmara pedagógica não terá a responsabilidade de resposta imediata ao aluno. A Avaliação da monografia descreve o porque é um risco de não seguir orientação da câmara pedagógica ou não acompanhá-la de sua orientação através de outro professor poderá ocasionar a reprovação do trabalho monográfico.

5.1.1.2 PRAZO DE RESPOSTA DA CÂMARA PEDAGÓGICA: o prazo de resposta dos professores da câmara pedagógica aos trabalhos deverá ser em até 10 (dez) dias úteis do envio do e-mail, porém o professor deverá informar imediatamente, ou seja, no prazo de 03 (três) dias úteis ao aluno a data que recebeu seu contato, dando o prazo de resposta a orientação ou a orientação propriamente dita.

(3)

5.1.2 ORIENTAÇÃO PARA MONOGRAFIA: A Cia dos Cursos descreve o trâmite de entrega no texto abaixo que fica disponível aos alunos no seu site da empresa na área do aluno, sob o título de orientação para monografia e com o seguinte texto:

Prezados alunos,

Para finalizar a Pós-Graduação, como todos sabem, é obrigatória a entrega da monografia ou artigo monográfico. Esta entrega deve ser feita no último dia de aula do curso. Após o último dia de aula, o aluno terá o prazo de entrega prorrogado por mais 15 dias corridos.

No site da turma vocês encontraram o passo a passo para iniciar a orientação de suas monografias, pois visando auxiliar o aluno na elaboração da monografia, a Cia dos Cursos passa a oferecer em 2010 mais uma ferramenta para comunicação e acompanhamento das dificuldades dos alunos: a Câmara Pedagógica (CP).

Em caso de dúvidas após a leitura do arquivo, por favor, encaminhem para o responsável pela Câmara Orientadora, Prof.

Murilo Campos Battisti:

murilo.battisti@companhiadoscursos.com.br

Caso o aluno não respeite este prazo máximo, o mesmo será reprovado, não podendo receber o certificado de conclusão, e apenas terá direito ao Certificado se voltar a matricular-se no curso, em nova turma, cujo valor será o valor de inscrição ao processo seletivo à época. No ato da matrícula o aluno deverá realizar um requerimento de APROVEITAMENTO DE ESTUDOS. Assim, será analisada sua situação acadêmica para ser definido o prazo para cumprir suas pendências e o número de mensalidades necessárias para essa conclusão. Assim que o aluno estiver academicamente aprovado em todas as disciplinas, terá um prazo para entrega da monografia, que será corrigida posteriormente pela banca examinadora estabelecida pela Coordenação Acadêmica.

Esse processo se iniciará após a matrícula e o requerimento de aproveitamento de estudos, que deverá ser aberto no escritório local.

O prazo máximo para o aproveitamento de 100% das disciplinas do curso, como informados no regimento interno da Universidade, é de 36 (trinta e seis) meses da data inicial da turma onde o aluno realizou suas atividades nesse curso.

A Companhia dos Cursos somente considerará o processo concluído quando o aluno estiver com baixa acadêmica concluída, ou seja, aprovação em pelos menos 360 horas das disciplinas do programa:

Entregado a monografia em CD devidamente aprovada por seu orientador;

(4)

Sua monografia aprovada com nota igual ou superior a 7,0 (sete);

Sua freqüência mínima de 75% em cada uma das disciplinas;

Sua aprovação com média igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas;

Toda sua documentação regularizada e entregue (cópia do CPF, cópia do RG, cópia do Diploma de Graduação, cópia do Histórico Escolar de Graduação).

5.1.3 ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ELABORAÇÃO DA CAPA DO CD DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: Está estabelecido pela Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa que o trabalho de conclusão de cursos Lato Senso deverá ser entregue por 02 (dois) meios: uma cópia impressa e encadernada em espiral para a correção do orientador (se solicitado) e por último deverá ser entregue para a Pró-reitoria de Pós Graduação apenas o CD já com a nota da monografia, esta deverá estar elucidamente descrita na folha de avaliação que será disponibilizada ao orientador através da Pró-Reitoria.

O CD final (com as devidas correções) deverá ser entregue primeiro, ao orientador, que posteriormente entregará na Secretaria de Pós-Graduação.

Modelo de Capa de CD:

Observação: Quando o curso não for da Universidade Cruzeiro do Sul, o aluno deverá alterar apenas o nome da Universidade e retirar a primeira linha: PRPGP – UNNICSUL.

(5)

5.1.4 TRÂMITE DE ENTREGA DE MONOGRAFIA: para melhor eficácia no processo a Cia dos Cursos define ao aluno o seguinte TRÂMITE DO PROCESSO DE ENTREGA DA MONOGRAFIA:

O aluno deverá encaminhar ao escritório local da Companhia dos Cursos o Requerimento de Entrega de Monografia devidamente preenchido, juntamente com a versão final da monografia em CD, verificando exigências de capa de CD descritas pela Universidade.

Importante: Alunos que tiveram seus nomes alterados devem anexar também a Certidão de Casamento. Estes documentos devem ser entregues no escritório local que entregará um documento registrando o inicio do processo de certificação. Após a entrega da monografia, o prazo para emissão do Certificado é de 90 até 180 dias contados a partir da data de finalização do processo de entrega da monografia na Companhia dos Cursos.

Quaisquer dúvidas devem ser esclarecidas no escritório local ou

pelo e-mail:

atendimento.academico@companhiadoscursos.com.br

5.1.5 PLAGIO DE MONOGRAFIA: Realizar uma pós-graduação é tarefa que exige disciplina e dedicação por parte dos alunos. As provas são periódicas e a elaboração da monografia requer tempo e bastante estudo. Por vezes acontece de o professor responsável se deparar com desonestidade acadêmica na forma de plágio ou “cola” no trabalho:

5.1.5.1 O plágio é representado pelo uso de palavras, idéias, fatos, opiniões, teorias, figuras, tabelas ou qualquer outra forma de trabalho acadêmico que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos do autor original;

5.1.5.2 A “cola” é caracterizada pelo recebimento ou fornecimento de alguma forma não autorizada e proibida de assistência no âmbito acadêmico.

Atentos a essa questão, os professores da Cia dos Cursos buscam sempre checar a fonte das informações citadas nos textos e trabalhos apresentados pelos alunos. A desonestidade acadêmica prejudica a qualidade do ensino e deprecia a genuinidade da conquista dos outros. Dessa forma, ela é uma prática inaceitável na sala de aula. Como conseqüência, o aluno que praticar desonestidade acadêmica sofrerá as responsabilidades com a reprovação imediata no trabalho ou prova em que houve a infração.

A Cia dos Cursos busca acima de tudo ser justa e correta com aqueles que se empenharam nos estudos e valorizar suas conquistas acadêmicas.

(6)

5.1.6 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DE MONOGRAFIA: Visando estabelecer um conceito de correção unificado a todos os professores, a Cia dos Cursos estabelece critérios para essa correção, que são:

5.1.6.1 Nota máxima

A nota máxima para correção inicial será 8,0 (oito), onde o aluno poderá atingir a nota máxima que é 10,0 (dez) caso consiga os acréscimos de nota do ítem 5.1.6.2.

5.1.6.2 Acréscimos à nota máxima

PARTICIPAÇÃO NA AULA DE METODOLOGIA 0,5

APRESENTOU PRÉ-PROJETO PARA CP 0,5

RELAÇÃO COM OBJETIVO DO CURSO / DISCIPLINAS 0,5 TEM VALOR AGREGADO A ÁREA DE CONHECIMENTO 0,5 O aluno terá 0,5 (meio ponto) de acréscimos à nota de sua monografia caso realize efetivamente os seguintes itens:

5.1.6.2.1 Participação na aula de metodologia: Realização de pré-projeto e freqüência, bem como interesse nas explicações e no seu tema;

Essa nota pode ser dada conforme o critério: 5.1.6.2.1.1 0,0 – Nenhuma participação;

5.1.6.2.1.2 0,1 pontos – Pouca participação (nenhum dos itens completos);

5.1.6.2.1.3 0,2 pontos – Participação razoável (apenas freqüência máxima);

5.1.6.2.1.4 0,3 pontos – Participação boa (apenas 01 dos itens completos: pré-projeto ou interesse);

5.1.6.2.1.5 0,4 pontos – Participação muito boa (02 dos itens completos: pré-projeto, freqüência e interesse);

5.1.6.2.1.6 0,5 pontos – Participação excelente (pré-projeto, freqüência e interesse). 5.1.6.2.2 Pré-Projeto: Caso o aluno apresente à

Câmara Pedagógica um pré-projeto e siga o cronograma indicado pela orientação receberá o acréscimo de 0,5 pontos em sua nota final. O aluno que não realizar o trâmite de pré-projeto completo ainda poderá ter acréscimos desde que entregue o pré-projeto mesmo sem seguir o cronograma, receberá o acréscimo de 0,25 pontos. Caso não apresente o pré-projeto não receberá acréscimos.

5.1.6.2.3 Relação com objetivo do Curso / Disciplinas: Dependendo do grau de relação com o curso, a monografia poderá ter um acréscimo de 0,1

(7)

até 0,5 pontos com relação ao objetivo do curso.

5.1.6.2.3.1 0,1 pontos – muito pouco existente com alguma disciplina do curso;

5.1.6.2.3.2 0,2 pontos – existente com alguma disciplina do curso;

5.1.6.2.3.3 0,3 pontos – pouco existente com o curso em si;

5.1.6.2.3.4 0,4 pontos – existente com o curso em si;

5.1.6.2.3.5 0,5 pontos – extremamente de acordo com o objetivo do curso.

5.1.6.2.4 Valor Agregado: Caso a monografia apresente valor agregado à área de conhecimento do curso, será acrescido de 0,1 até 0,5 pontos de acordo com ao quanto valor agregado pode ter acrescido.

5.1.6.3 Possibilidade de Plágio: Se o professor que corrigir verificar a possibilidade de plágio deverá descontar 01 (um) ponto da nota final, lembrando que caso seja detectado o plágio exato, o aluno deverá ter nota ZERO. 5.1.6.4 Pesquisa Científica: Se a monografia não for uma

pesquisa científica o aluno será reprovado na monografia porque perderá 5,0 pontos na correção final. É importante relembrar que o aluno deverá seguir à orientação da Câmara pedagógica para não correr o risco de ter sua monografia reprovada.

CUIDADO: O NÃO CUMPRIMENTO DESSE ÍTEM SIGNIFICA REPROVAÇÃO AUTOMÁTICA DE SUA MONOGRAFIA.

5.1.6.5 Orientação realizada pela Câmara Pedagógica: Se a monografia não for acompanhada pela Câmara Pedagógica o aluno perderá 01 ponto na sua nota final. É considerada não acompanhada se:

5.1.6.5.1 Orientador não é docente do curso e não foi mantido o passo-a-passo com a Câmara Pedagógica;

5.1.6.5.2 Orientador é docente do curso e o não foi executado o processo de orientação conforme definido pela Câmara Pedagógica.

5.2 CÂMARA PEDAGÓGICA: A finalidade da Câmara Pedagógica é a de acompanhar os alunos no processo de elaboração das monografias e ajudá-los a desenvolver o seu trabalho com o rigor científico, com a métrica e a estilização que a Cia dos Cursos exige de seus alunos. Ou seja, a finalidade da Câmara Pedagógica é a de orientar os alunos sobre a estética

(8)

da monografia (normas ABNT) e também sobre seu conteúdo. Vale ressaltar, entretanto, que em caso de dúvidas específicas sobre conteúdo, o coordenador-acadêmico será consultado. Para o professor saber as normas dessa câmara pedagógica, consultar procedimento 28-ACAD CAMARA PEDAGÓGICA.

5.2.1 FUNÇÕES DA CÂMARA PEDAGÓGICA: As funções da CP são:

5.2.1.1 APROVAÇÃO DO PRÉ-PRJETO (desejável);

5.2.1.2 Acompanhar e orientar o Trabalho de Conclusão do Curso – As sucessivas correções devem ser feitas pelo autor (não pelo orientador, que apenas o orientará o aluno do que deverá ser realizado).

5.2.1.3 Definida a versão do Trabalho de Conclusão do Curso, avaliar e enviar à Cia dos Cursos a Folha de Avaliação. 5.2.1.4 Quando da reprovação de um Trabalho de Conclusão do

Curso (nota inferior a sete), antes da elaboração da Folha de Avaliação, informar o fato à Câmara Pedagógica, enviando o Trabalho de Conclusão do Curso em sua versão final para apreciação por outros 02 (dois) membros.

5.2.1.5 Informar permanentemente à Câmara Pedagógica os alunos que se encontram sob sua orientação (existentes e novos).

5.2.1.6 Participar em forma colegiada dos procedimentos, a serem observados pelos alunos, relativos à elaboração e aprovação do Trabalho de Conclusão do Curso.

5.2.2 CONTATO DA CÂMARA PEDAGÓGICA COM ALUNO: O contato entre aluno e Câmara Pedagógica será essencialmente realizado por email. Qualquer outra forma de contato (skype ou telefone) será opcional e acordada entre aluno e orientador pertencente a essa Câmara Pedagógica. O aluno deverá enviar seu e-mail ao coordenador acadêmico de seu curso com cópia para a Câmara Pedagógica (Prof. Dr. Murilo Battisti). Após o encaminhamento do aluno, a Câmara Pedagógica estabelecerá com o aluno um cronograma para a execução do trabalho. O aluno tem a responsabilidade de cumprir o cronograma estabelecido pela Câmara Pedagógica.

Procedimentos para os alunos

5.2.2.1 Contatar a Câmara Pedagógica: o aluno deverá colocar no Assunto do email: “Nome_turma_local_assunto”. EX. claudia_psc015_recife_orientação

5.2.2.2 O aluno deverá utilizar no corpo da mensagem a seguinte tabela a fim de facilitar o trabalho de orientação:

(9)

5.2.2.3 No corpo da mensagem, o aluno deverá informar também o número do módulo em que o curso se encontra. Dessa maneira a Câmara Pedagógica terá as informações necessárias para entender o andamento do curso e o prazo de entrega da monografia.

5.2.2.4 A correção de erros ortográficos é responsabilidade do aluno.

5.2.2.5 Caso a Câmara Pedagógica solicite revisão do texto, o aluno deverá buscar auxílio de um revisor especialista no assunto.

5.2.2.6 Quanto mais cedo o aluno entrar em contato com a Câmara Pedagógica e iniciar a elaboração da monografia, melhor será o resultado do trabalho

5.2.2.7 O aluno deverá enviar o seu manuscrito sempre no formato PDF a fim de evitar o risco de o risco de contaminação por vírus.

5.2.3 PROFESSORES EFETIVOS CÂMARA PEDAGÓGICA: A Câmara Pedagógica é composta por pelo menos 02 (dois) professores, listados em como 01 e 02, que são complementados por outros 02 (dois) professores, listados como 03 e 04, que são da Coordenação Geral.

5.2.3.1 Professora Salete Regina Vicentini, que possui o e-mail:

salete.orientacao@companhiadoscursos.com.br);

5.2.3.2 Professor Mestre Luis Lancelle, que possui o e-mail:

luislancelle000@gmail.com;

5.2.3.3 Professor Dr. Murilo Campos Battisti , que possui o e-mail: murilo.battisti@companhiadoscursos.com.br;

5.2.3.4 Professor Carlos Eduardo A. Russo, que possui o e-mail:

carlos.russo@companhiadoscursos.com.br;

5.3 CERTIFICAÇÃO: O processo de certificação somente poderá ser iniciado após o aluno ter realizado TODO o trâmite de entrega da monografia, conforme item 5.1.4. Logo após esse item estar completamente cumprido, a Cia dos Cursos iniciará o seguinte trâmite:

5.3.1 CORREÇÃO DA MONOGRAFIA: A correção da monografia deverá ser realizada por 03 (três) professores, sendo que o primeiro deles será o professor da câmara pedagógica responsável pela orientação do aluno ou pela supervisão do processo, caso o aluno tenha a orientação de professor que não seja membro da Câmara pedagógica.

(10)

5.3.1.1 PRÉ-NOTA: o professor responsável acima descrito deverá atribuir uma pré-nota que deverá ser colocada na Folha de Avaliação.

5.3.1.2 CONFIRMAÇÃO DE NOTA: a pré-nota atribuída poderá ser acompanhada ou mesmo pode ser alterada pelos professores responsáveis pela Coordenação.

5.3.1.2.1 CONFIRMAÇÃO DA NOTA: No caso dos professores responsáveis pela coordenação acompanhem a nota do professor orientador, a folha de avaliação entregue pelo professor responsável pela pré-nota seguirá o trâmite de encaminhamento para a Universidade para certificação;

5.3.1.2.2 ALTERAÇÃO DA NOTA: No caso de um dos professores alterarem a pré-nota atribuída ao aluno, será realizada média aritmética das 03 (três) notas atribuídas pelos professores responsáveis por essas correções e o coordenador geral deverá preencher nova folha de avaliação para seguir o trâmite de encaminhamento par a Universidade para certificação;

5.3.1.2.3 REPROVAÇÃO DO ALUNO: No caso do aluno ter tido nota inferior a 7,0 (sete) e conseqüentemente ser reprovado no curso de Pós-Graduação, os coordenadores deverão verificar novamente toda a monografia e o processo de orientação para confirmarem ou alterarem a nota para a média das notas atribuídas por todos os 03 (três) professores. Os alunos reprovados deverão realizar nova matrícula para nova oportunidade de aprovação.

5.3.2 TEMPO DO PROCESSO DE CORREÇÃO: a Cia dos Cursos reserva o tempo de 30 (trinta) dias úteis para correção da monografia entregue pelo aluno, esse tempo será computado a partir da entrega da monografia conforme trâmite descrito no item 5.1.4.

5.3.3 DOCUMENTOS PARA A UNIVERSIDADE: A secretaria geral da Cia dos Cursos enviará para a Universidade Chanceladora os documentos que comprovem a aprovação do aluno depois de completado todo o processo de correção que deverá ser protocolado envio pela secretaria geral e arquivado o documento recebido pela Universidade, a saber:

5.3.3.1 DIÁRIO DE CLASSE: o diário de classe assinado pelo coordenador geral, após nova conferência de todas as listas de presença e quadro de notas;

(11)

5.3.3.2 DOCUMENTOS ADICIONAIS: todos os documentos que o aluno enviar durante o curso, que seja entregue após 30 (trinta) dias do início do curso, deverá ser enviado juntamente com o diário de classe;

5.3.3.3 FOLHA DE AVALIAÇÃO: as folhas de avaliação dos alunos serão encaminhadas pela Secretaria Geral da Cia dos Cursos para a Universidade Chanceladora todos os dias 15 (quinze) de cada mês, onde constará os processos entregues do dia 15 (quinze) do mês anterior até o dia 14 (catorze) do mês do envio;

5.3.3.4 CD DA MONOGRAFIA: o CD da monografia, enviado pelo aluno deverá ser enviado para Universidade juntamente com a folha de avaliação do aluno e deverá estar de acordo com o item 5.1.3 (capa do CD);

5.3.4 EMISSÃO DO CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO: a Universidade Chanceladora realizará a inspeção de todo processo previamente realizado pela Cia dos Cursos para enfim realizar a emissão do certificado de conclusão de curso ao aluno. O tempo que a Universidade necessita para esse trabalho é de 90 (noventa) dias úteis. Assim que confeccionado a Universidade envia para a sede da secretaria geral da Cia dos Cursos em Natal-RN a qual será incumbido o dever de realizar a entrega ao aluno;

5.3.5 ENTREGA DO CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO: a Cia dos Cursos deverá realizar a entrega da monografia através do seguinte processo:

5.3.5.1 INFORMAÇÃO DE CHEGADA DO CERTIFICADO: A secretaria geral da Cia dos Cursos deverá enviar um e-mail informando ao aluno a chegada do certificado e solicitando a presença do aluno no escritório local da cidade onde o curso foi realizado (concluído) para entrega do certificado e assinatura do documento de confirmação dessa entrega, de obrigatório preenchimento e assinatura para entrega do certificado. Caso o aluno opte pela entrega via correio deverá solicitar à Cia dos Cursos em resposta ao e-mail, atendendo o item 5.3.5.3; 5.3.5.2 ENTREGA NO ESCRITÓRIO LOCAL: O aluno que se

deslocar ao escritório local da Cia dos Cursos deverá assinar o termo de entrega do certificado, enviado pela Universidade e então receber o seu certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação;

5.3.5.3 ENTREGA POR CORREIO: O aluno que solicitar apenas via resposta do e-mail de informação de chegada do certificado deverá seguir o trâmite:

5.3.5.3.1 SOLICITAÇÃO DE ENVIO DE CARTA DO ALUNO CONFIRMANDO O RECEBIMENTO DO CERTIFICADO: via e-mail o aluno informará a Cia dos Cursos que solicita a entrega do certificado via correio;

(12)

5.3.5.3.2 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO DO CERTIFICADO: A Cia dos Cursos enviará o termo de confirmação de recebimento do certificado para que o aluno assine e envie para a Cia dos Cursos (via Carta Registrada ou SEDEX, para que o processo possa ser rastreado nos correios). Juntamente com o envio do termo assinado, o aluno deverá preencher o requerimento, conforme procedimento 22-ADM – REQUERIMENTOS, que deverá ser informado ao aluno pela secretaria geral da Cia dos Cursos, e enviar uma cópia do comprovante de pagamento de taxa de requerimento, que deverá ser preenchido com o motivo: ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO VIA CORREIOS;

5.3.5.3.3 ENVIO DO CERFICADO: Após recebimento do termo assinado e do requerimento assinado e do comprovante de pagamento do requerimento, a Cia dos Cursos enviará o certificado do aluno via Carta Registrada ou SEDEX, para que o processo possa ser rastreado pelos correios. O número do processo nos correios será enviado ao aluno por e-mail juntamente com a cópia digital do certificado enviado.

6.0 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PROCEDIMENTO 01 – GERAL – GERAL

PROCEDIMENTO 22 – ADM – REQUERIMENTOS PROCEDIMENTO 28 – ACAD – CAMARA PEDAGÓGICA 7.0 REGISTROS DA QUALIDADE

Não se aplica. 8.0 ANEXOS

8.1 LISTA DE ASSINATURA DESSE PROCEDIMENTO; 9.0 REVISÕES E DISTRIBUIÇÕES

Data Revisão Descrição da Modificação Preparado por Aprovado por

05/05/08 Criação do Procedimento C. Russo C. Russo

(13)

Lista de Distribuição: 01 DIRETORIA GERAL 02 COORDENADOR ACADÊMICO 03 GERENTE ADMINISTRATIVO 04 PROFESSORES 05 SECRETARIA GERAL 06 ADMINISTRATIVOS-REGIONAIS

(14)

ANEXO 8.1 – TERMO DE CIÊNCIA QUANTO AO PROCEDIMENTO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea VALOR DE PREVENÇÃO -

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação

The provisional measure addresses the necessary extension of the deadline for entry into the Environmental Regularization Program (PRA), but also contains amendments that aim