• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL INTERNO Nº 12/PREG-CGPFI/UFPI, de 31 de Agosto de 2018.

SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

A Pró-reitora de Ensino e Graduação e da Coordenação Institucional do Programa Residêncai Pedagógica, nos termos do Edital Retificado Nº. 06/2018 e da Portaria Nº 45, de 12/03/2018-CAPES (Retificado), torna público aos alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura, presencial e à distância, no período letivo 2018.2, que estão abertas as inscrições para seleção de alunos bolsistas e alunos voluntários para o Pibid UFPI, nos Campi Ministro Petrônio Portella, na cidade de Teresina, Amílcar Ferreira Sobral, na cidade de Floriano, Ministro Reis Veloso, na cidade de Parnaíba, Senador Helvídio Nunes de Barros, na cidade de Picos, Professora Cinobelina Elvas, na cidade de Bom Jesus, todas no Estado do Piauí, conforme item 3.2 deste Edital.

1 DO PROGRAMA, DOS OBJETIVOS

1.1 A Residência Pedagógica é um Programa instituído pela Capes que tem por finalidade:

a) aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;

b) Induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;

c) Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores.

d) Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

2.1 A Residência Pedagógica visa proporcionar aos discentes na segunda metade do curso de licenciatura uma imersão o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas para exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.

2.2 Considera-se discente na metade do curso aquele que tenha cursado o mínimo de 50% do curso, ou estar cursando a partir do 5º período.

2.3 O discente poderá participar do Residência Pedagógica da UFPI na modalidade de bolsista MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA

(2)

ou de voluntário da residencia.

2.4 Os discentes participantes nas modalidades de bolsista ou de voluntário deverão atender aos requisitos estabelecidos no item 4.

2.5 A Residência Pedagógica consiste em um conjunto de atividades realizadas por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo.

2.6 A carga horária total é de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola campo; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.

2.7 Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor.

2.8 A orientação do residente será realizada por um docente da UFPI, denominado docente orientador.

2.9 O Programa Residência Pedagógica tem como base legal a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o Decreto do Decreto 8.752, de 09 de maio de 2016.

2.10 A participação no Programa é gratuita, entendendo-se como tal a isenção no pagamento de qualquer tipo de taxa de inscrição.

2.11 A concessão das bolsas para os candidatos selecionados é também totalmente gratuita, não estando condicionada, em hipótese alguma, a qualquer pagamento.

3 DAS BOLSAS: VALOR, DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CRITERIOS

3.1 A concessão de bolsas será mensal, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos) reais, pagas pela CAPES.

3.2 A bolsa de residente terá duração de até 18 (dezoito) meses e sua concessão será coincidente com o período de vigência do instrumento firmado entre a IES e a Capes para a formalização do fomento previsto neste edital, não sendo admitido, em qualquer hipótese, pagamento de bolsa após o encerramento dessa vigência.

3.3 A concessão e a gestão das bolsas são regulamentadas por portaria específica da Capes (Portaria Nº 45, de 12/03/2018/CAPES).

3.4 Independentemente de seu prazo de duração, as bolsas terão vigência apenas durante a execução do projeto/subprojeto.

3.5 O discente não poderá receber bolsa por período superior a 18 meses, não sendo admitido, em qualquer hipótese, pagamento de bolsa após o encerramento dessa vigência.

3.6 No Programa de Residência Pedagógica, a não conclusão do Plano de atividades pelo bolsista na modalidade de residente.

3.6.1 Neste caso bolsista fica obrigado a restituir os valores despendidos com a bolsa, salvo se

motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia à sua vontade ou doença grave devidamente comprovada.

3.6.2 A avaliação dessas situações fica condicionada à aprovação pela Diretoria de Formação de Professores da Capes, em despacho fundamentado.

3.7 Os residentes que concluírem o curso de licenciatura, trancarem matrícula ou se desligarem do curso por qualquer motivo durante a execução do projeto terão a bolsa cancelada, mesmo que tenham concluído a carga horária da residência pedagógica.

3.8 Serão disponibilizadas 03 (três) vagas para bolsas para residentes para alunos estejam regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Piauí, presencial e à distância e 108 (cento e oito) vagas para alunos voluntários, totalizando em 111 (cento e onze) vagas constante no Quadro de Distribuição de Vagas, a seguir:

(3)

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Campus/Polo Curso de Licenciatura Nº vagas Bolsita

s

Voluntário s

Amilcar Ferreira Sobral – Floriano Biologia - 02

Pedagogia - 01

Professora Cinobelina Elvas – Bom Jesus

Biologia - 05

Ministro Petrônio Portella – Teresina Artes Plásticas e Visuais - 01

Biologia - 10 Ciências da Natureza - 12 Educação no Campo - 03 Educação Física - 06 Filosofia/Sociologia - 05 Física 01 04 Geografia - 06 História - 03 Letras - Inglês - 06 Letras - Português - 01 Matemática - 12 Pedagogia - 18 Química 02 02

Ministro Reis Veloso– Parnaíba Biologia - 05

Matemática - 05

Senador Helvídio Nunes de Barros – Picos

Pedagogia - 01

Total 03 108 TOTAL GERAL 111

4 DAS CONDIÇÕES DO ALUNO PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA 4.1 Para participar do Programa Residência pedagógica o estudante deverá:

a) No ato da inscrição ter cadastrado seu curriculo na Plafatorma Paulo Freite (https://freire2.capes.gov.br/).

b) ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;

c) Ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período; a) Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da IES na área do subprojeto b) comprovar ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

(4)

d) comprovar estar regularmente matriculado na segunda metade do curso de licenciatura de uma das áreas abrangidas pelo Programa e ter concluído mais de 70% da carga horária regimental do curso;

e) comprovar não estar com a matrícula trancada (Trancamento de Matrícula no Curso – TMC), a cada período letivo;

f) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele inicie;

g) Declarar ter condições de dedicar 440 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica;

h) declarar que possui disponibildiade de 12 (doze) horas semais para as atividades do Pibid; i) se bolsista, comprometer-se a ter dedicação, no período de vigência da bolsa, no âmbito da

UFPI, exclusivamente às atividades do Programa Residência Pedagógica, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

j) se voluntário, comprometer-se a ter dedicação às atividades do Programa Residência Pedagógica, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

k) firmar termo de compromisso.

4.2 O estudante com vínculo empregatício ou que estiver realizando estágio remunerado, poderá ser bolsista do Programa, desde que não possua relação de trabalho com a UFPI, ou com a escola onde desenvolverá as atividades, e tenha disponibilidade das horas requeridas para atuar no Programa.

4.2.1 Caso o estudante possua vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado, deverá apresentar uma declaração de disponibilidade para participar do Residencia Pedagógica.

4.3 A substituição de bolsistas na modalidade de residência pedagógica somente poderá ser realizada por outro residente não bolsista do mesmo subprojeto.

5 DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas no período de 03 a 04/09/2018, nos horários de 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min, nos campi, conforme disposto no Quadro de Distribuição de Vagas (item 3.6), nos seguintes locais:

a) no campus de Teresina: na sala do Pibid, próxima à parada de ônibus nº 4 e ao RU 1, no CCN;

b) no campus de Parnaíba: nas coordenações dos cursos das licenciaturas que disponibilizam vagas para o Pibid;

c) no campus de Bom Jesus: na sala do Pibid;

d) no campus de Picos: na coordenação do Curso de Pedagogia; e) no campus de Floriano: na sala do Pibid.

5.2 No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos: a) uma foto 3x4 recente;

b) Histórico Escolar de graduação atualizado; e

c) Formulário de Inscrição, Anexo deste Edital, devidamente preenchido e assinado pelo aluno. 5.3 O Formulário de Inscrição, Anexo deste Edital, estará disponível na home page da UFPI (www.ufpi.br), no link do Pibid e deverá ser preenchido e entregue, juntamente com a documentação

(5)

exigida no tem 5.2.

5.4 O Comprovante de Inscrição, constante no Anexo, onde o candidato deverá preencher somente o seu nome e a data, será numerado e assinado pelo coordenador e devolvido ao candidato no ato da inscrição.

5.5 A inscrição poderá ser feita por procuração, em instrumento público ou particular, desde que tenha firma reconhecida do outorgante, acompanhada de cópia autenticada de documento de identidade do candidato e de seu procurador.

6 DA SELEÇÃO/AVALIAÇÃO

6.1 A seleção dos candidatos será realizada pelos professores da UFPI, coordenadores das áreas contempladas pelo Pibid.

6.2 A seleção ocorrerá mediante a avaliação dos seguintes instrumentos: a) Histórico Escolar (pontuação máxima: 10,0); e

b) Índice de Rendimento Acadêmico (IRA);

6.3 A Nota Final do candidato será a MÉDIA da soma das notas obtidas na avaliação do Histórico Escolar e do IRA.

6.4 Será eliminado o candidato que obtiver Nota Final inferior a 6,0 (seis). 7 DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

7.1 Os candidatos serão habilitados e classificados em ordem decrescente de acordo com a Nota Final obtida na seleção, observando-se o número de vagas.

7.2 Os critérios de desempate serão, em ordem de prioridade, os seguintes: a) maior idade;

b) maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA);

c) menor quantidade de reprovações em componentes curriculares, conforme Histórico Escolar; d) Percentual de Integralização Curricular (PIC) mais próximo de 40% (quarenta por cento) da

carga horária total do curso.

7.3 A ordem de classificação dos discentes participantes desta Seleção será utilizada para: a) preenchimento das vagas de bolsistas de iniciação à docência;

b) preenchimento das vagas de voluntários de iniciação à docência; e

c) formação de cadastro de reserva com vistas ao preenchimento das vagas futuras advindas do desligamento ou desistência de discentes.

7.4 O candidato aprovado na seleção deverá assinar o termo de compromisso com o Programa e entregar ao Coordenador de Área até dois dias (05 e 06/07/2018) após a homologação do resultado final a seguinte documentação:

a) cópia do CPF; b) cópia do RG;

c) cópia do comprovante de endereço (com CEP);

d) cópia do visto de permanência no país (para estrangeiros);

e) cópia do comprovante de quitação das obrigações eleitorais e militares, quando for o caso; f) declaração de que possui pelo menos 32 (trinta e duas) horas mensais para dedicação às

(6)

g) se tiver vínculo empregatício, declaração de horário de trabalho; e h) cópia do comprovante de conta corrente.

7.4 O candidato aprovado deverá cuidar para que sua conta corrente esteja ativa, para evitar problemas no pagamento das bolsas.

8 DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

8.1 O Resultado Final será publicado na home page da UFPI (www.ufpi.br), link Pibid, a partir do dia 10/09/2018 como também, nos quadros de aviso das Coordenações de Curso e nas salas do Pibid.

9 DO CRONOGRAMA

9.1 Este processo de seleção obedecerá ao cronograma que segue.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PERÍODO/DATA

Inscrição 03 a 04/09/2018

Divulgação das Inscrições Deferidas e Indeferidas. 05/09/2018 Interposição de recursos contrários ao deferimento e

indeferimento das inscrições*.

06/09/2018 Homologação das inscrições e divulgação do resultado final 07/09/2018 Interposição de recursos contrários ao resultado final*. 10/09/2018 Divulgação do resultado dos recursos interpostos e homologação

do resultado final.

A partir de 11/09/2018 Entrega a documentação constante no item.7.4 do Edital, no

mesmo local que efetueou a inscrição.

12 e 13/09/2018

* O recurso interposto deverá ser entregue no local onde o candidato efetuou a inscrição. O resultado do recurso, também, será entregue ao candidato ou ao seu procurador, no mesmo local.

10 DOS DEVERES DO ALUNO RESIDENTE, BOLSISTAS OU VOLUNTÁRIO

10.1 São deveres dos alunos residentes, bolsistas e voluntários do Programa ResidÊncia Pedagógica: a) executar o plano de atividades aprovado, participando das atividades definidas pelo projeto; b) apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os nos

seminários de iniciação à docência promovidos pela instituição e em ambiente virtual do Pibid;

c) participar de atividades acadêmico-científico-culturais promovidas pelo Pibid;

d) dedicar-se, no período de vigência da bolsa, 12 (doze) horas semanais, às atividades do Pibid, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

e) tratar todos os membros do programa e da comunidade escolar com cordialidade, respeito e formalidade adequada;

f) atentar-se à utilização da língua portuguesa de acordo com a norma culta, quando se tratar de comunicação formal do programa;

(7)

Guia de Recolhimento da União (GRU);

h) informar imediatamente ao coordenador de área qualquer irregularidade no recebimento de sua bolsa;

i) elaborar relatório mensal de atividades e portfólio anual das ações desenvolvidas durante sua participação no projeto;

j) participar das atividades de acompanhamento e avaliação do Programa definidas pela Capes e pela UFPI;

k) entregar, ao término de cada período letivo, o Histórico Escolar ao Coordenador de área; l) entregar, no início de cada período letivo, cópia do comprovante de matrícula ao Coordenador

de área;

m) assinar Termo de Compromisso obrigando-se a cumprir as metas pactuadas pela IES no projeto e a devolver à CAPES eventuais benefícios recebidos indevidamente;

n) assinar termo de desligamento do projeto, quando couber. o) Observar o Regimento da Residência Pedagógica.

10.2 É vedado ao residente, bolsista ou voluntário, assumir a rotina de atribuições dos docentes da escola ou atividades de suporte administrativo ou operacional.

11 DA SUSPENSÃO E DO CANCELAMENTO DAS BOLSAS

11.1 A bolsa será suspensa pelo Coordenador Institucional nos seguintes casos:

 afastamento das atividades do projeto por período superior a 14 (quatorze) dias;

 para averiguação de acúmulo de bolsas com outros programas que não os indicados na Portaria Nº 45, de 12 de março de 2018, da CAPES;

 para averiguação de descumprimento de normas do Programa.

11.2 O voluntário de iniciação à docência será suspenso pelo Coordenador Institucional nos seguintes casos:

 afastamento das atividades do projeto por período superior a 14 (quatorze) dias;

 para averiguação de descumprimento de normas do Pibid.

11.2 O bolsista deverá ter direito à ampla defesa, a ser apresentada em até 10 dias depois de comunicação oficial, por via eletrônica, pelo coordenador de área, antes da deliberação da suspensão da bolsa.

11.3 A bolsa do Pibid será cancelada pelo Coordenador Institucional, nos seguintes casos:

a) licença ou afastamento das atividades do projeto por período superior a 2 (dois) meses, exceto no caso de licença maternidade;

b) descumprimento das normas do Pibid; c) reprovação em disciplina;

d) desempenho insatisfatório ou desabonador por parte do bolsista;

e) trancamento de matrícula, abandono, desligamento ou cancelamento do curso; f) comprovação de irregularidade na concessão;

g) término do prazo máximo de suspensão da bolsa, quando não houver reativação; h) encerramento do subprojeto ou projeto;

i) término do prazo máximo de concessão; j) a pedido do bolsista;

(8)

11.4 Nos casos dos subitens b., c. e d., o bolsista terá direito à ampla defesa, a ser apresentada em até 10 dias depois de comunicação oficial pelo Coordenador de Área, antes da deliberação do cancelamento da bolsa.

12 DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 O prazo de validade da seleção será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável por mais seis meses.

12.2 A inscrição do candidato na seleção implica o conhecimento e a aceitação das condições estabelecidas no presente Edital e nas informações publicadas exclusivamente no sítio eletrônico do Pibid (www.ufpi.br), link Pibid, das quais não poderá alegar desconhecimento.

12.3 A Coordenação Institucional do Pibid divulgará no sítio eletrônico da UFPI, link Pibid, as atualizações ou alterações deste Edital e de seu Cronograma.

12.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora de Seleção do PIBID UFPI. Teresina (PI), 31 de Agosto de 2018.

Prof. Dr. Nelson Juliano

Pró-Reitor de Enino de Graduação

Profª. Drª. Antonia Dalva França Carvalho

Pres. da Comissão de Governança de Programas Inicição a Inicição à Docencia da UFPI

Profª. Dr. Francisco Cleiton Coordenador Institucionald do Pibid

Profª. Drª. Antonia Dalva França Carvalho

Coordenadora Institucional do Residencia Pedagógica-UFPI

(9)

SELEÇÃO DE ALUNOS RESIDENTES - 2018 ANEXO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Nº _______ I – IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO CPF RG TELEFONE E-MAIL

Endereço do currículo na Plataforma Freire ENDEREÇO

BAIRRO CIDADE CEP

CURSO CAMPUS MATRÍCULA

BANCO/NÚMERO DO BANCO AGÊNCIA CONTA CORRENTE

II – DOCUMENTOS (cópias em anexo)

( ) Foto ( ) Comprovante de endereço (com CEP)

( ) Histórico Escolar ( ) Comprovante de quitação das obrigações eleitorais. ( ) CPF ( ) Comprovante de quitação das obrigações militares. ( ) RG ( ) Comprovante de conta corrente.

( ) Visto de permanência no país.

( ) Comprovante de horário de trabalho, caso possua vínculo empregatício.

III – DISPONIBILIDADE

A dedicação no período de vigência da bolsa, no âmbito da UFPI, será exclusivamente às atividades do PIBID sem prejuízos de suas atividades discentes regulares?

Sim ( ) Não ( )

 Tem disponibilidade para dedicar 12 (doze) horas semanais (às atividades do Pibid?

Sim ( ) Não ( )

 Tem condições de dedicar 440 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica?

Sim ( ) Não ( )

(10)

 Está apto(a) a iniciar as atividades do Pibid tão logo seja selecionado? Sim ( ) Não ( )

______________________, ___/____/2018.

________________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)

(11)

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO Nº __________

_____________________________________________ DATA: ____/____/____ NOME DO(A) CANDIDATO (A):

Referências

Documentos relacionados

Empresa Alvará Concelho Morada Código Postal Telefone email REINOMÁQUINAS - SOCIEDADE DE TERRAPLANAGENS E CONSTRUÇÕES, LDA.. DE FAMALICAO URBANIZACAO MIRADOURO 4760-502

atualmente para a Inteligência de Segurança Pública no Brasil. Essa não é uma questão exclusiva brasileira, ocorre em outros países, em maior ou menor escala, de acordo com o

Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração

A média do nível de inserção clínica foi de 8mm nas faces livres e proxi- mais, os valores de índice de placa visível (19,12) e índice de sangramento à sondagem (5,25) foram

d) uma diminuição do ativo, sem alteração no passivo, quando forem resultante de depreciação, exaustão, amortização, etc. Período Contábil – espaço de tempo escolhido para

O presente trabalho objetivou avaliar os teores de argila dispersa em água por três métodos de dispersão física (AR, AL e US) em amostras de quatro solos argilosos com presença

Os efeitos de leitura determinariam tanto o juízo ontológico sobre a obra – se determinada narrativa seria ou não uma obra de “horror” – quanto seu juízo crítico –

1. A Creche organiza passeios e outras atividades no exterior, inseridos no plano pedagógico, tendo em conta o nível de desenvolvimento e idade da criança. Estas saídas são