• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURAS METÁLICAS CANOAS - RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRUTURAS METÁLICAS CANOAS - RS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ESTRUTURAS METÁLICAS CANOAS - RS

(2)

INDICE

1. ESTRUTURAS METÁLICAS ... 3

1.1. Estruturas Metálicas Diversas ... 3

1.1.1. Qualidade do Material a Ser Empregado ... 4

1.1.2. Critérios Gerais para Aceitação do Material ... 4

1.1.3. Peças Elaboradas a Partir de Desenhos Executivos... 4

1.1.4. Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas ... 4

1.1.4.1.Perfis Estruturais ... 5

1.1.4.2.Ligações ... 5

1.1.4.3.Acabamento das Estruturas ... 6

1.1.4.4.Procedimentos para Transporte e Armazenamento das Estruturas Metálicas ... 8

(3)

1. ESTRUTURAS METÁLICAS GENERALIDADES

O presente capítulo compreende as especificações gerais a serem atendidas quando da execução das estruturas metálicas para a Quadra Coberta da E.M.E.F. Pernambuco, localizada na Rua Concórdia, 1740, Niterói, em Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul.

Os serviços deverão ser realizados com os equipamentos e ferramentas adequados a sua plena efetivação, mesmo que estes não estejam discriminados, mas que sejam imprescindíveis para a execução da obra.

O executante deverá estudar o projeto detalhado e todos os documentos que o complementam, para o seu perfeito entendimento e fiel execução, comunicando à PREFEITURA a existência de omissão, imperfeição ou dúvida de interpretação para que sejam sanadas em tempo hábil, sob pena de assumir a responsabilidade por demolições, reparações e reconstruções, sem direito a qualquer compensação;

Para a elaboração deste projeto foram utilizados os dados básicos fornecidos pelos projetos arquitetônicos, sendo o mesmo consubstanciado nas recomendações de projeto da Prefeitura Municipal de Canoas, bem como nas prescrições das entidades nacionais ou estrangeiras, onde aplicáveis. Em especial, deverão ser respeitadas as características fixadas nas seguintes Normas Técnicas da ABNT:

NBR-06648 Chapas Grossas de Aço-Carbono para Uso Estrutural;

NBR-06649 Chapas Finas a Frio de Aço-Carbono para Uso Estrutural;

NBR-06650 Chapas Finas a Quente de Aço-Carbono para Uso Estrutural;

NBR-06657 Perfil de Estruturas Soldadas de Aço;

NBR-06123 Forças Devidas ao Vento em Edificações

1.1. Estruturas Metálicas Diversas

Entender-se-a por Obras Metálicas Diversas os elementos executados, genericamente, em aço, atendendo as prescrições contidas nas presentes Especificações Técnicas. Assim sendo, as obras metálicas diversas compreenderão o desenvolvimento de todos os serviços, incluindo detalhamento, fabricação e montagem, sempre que tais procedimentos se fizerem necessários para a execução das obras a seguir discriminadas, sem limitação de outros aqui não citados.

(4)

1.1.1. Qualidade do Material a Ser Empregado

O material a ser utilizado na execução das obras metálicas diversas deverá atender em tudo as características que se encontram descritas ao longo destas Especificações Técnicas. Qualquer referência a uma marca comercial deverá ser interpretada como parâmetro de qualidade a ser atingido, pois outras marcas poderão ser utilizadas, bastando para tal possuírem qualidade comprovadamente superiores as da indicada e serem Aprovadas pela PREFEITURA.

1.1.2. Critérios Gerais para Aceitação do Material

Sempre que a PREFEITURA julgar necessário, os materiais serão objeto de ensaios mecânicos, químicos, radioscópicos e outros, executados em conformidade com o material e o tipo de estrutura em questão. Poderão também ser exigidos certificados emitidos pelo Fabricante, atestando a qualidade dos materiais, de acordo com as presentes Especificações Técnicas, nos termos das Normas aplicáveis e cada caso, citadas a seguir:

a Aço para as estruturas: ASTM-A.36 ou SAE-1010;

b Parafusos de alta resistência: ASTM-A.325 e AST-A.490;

c Parafusos comuns: ASTM-A.307;

d Eletrodos para solda: Eletrodo E70XX das Especificações AWS-A5.1

ou A5.5;

e Chumbadores: SAE-1020;

De uma forma geral, os parafusos deverão ser providos de arruelas de pressão, pois não serão aceitos parafusos e porcas com rosca “Whitworth”.

1.1.3. Peças Elaboradas a Partir de Desenhos Executivos

Serão elaboradas, diretamente a partir dos dados e orientações constantes dos Desenhos Executivos, as peças que seguem descritas, sem exclusão de outras que forem solicitadas.

Estruturas Diversas

Como estruturas diversas serão identificadas as estruturas das tesouras, bem como toda e qualquer estrutura indicada nos Projetos executivos, ou solicitada pela PREFEITURA, executada em aço estrutural, com elementos simples de acabamento zincado ou não, tais como perfis tipo I, U, H e T, ferro chato, cantoneira, chapas e outros de linhas normais de fabricação, nos mais variados tipos e seções.

(5)

A fabricação e montagem de estruturas metálicas deverão ser executadas por pessoal especializado, respeitando as normas pertinentes, em especial as relacionadas abaixo:

- “Projeto e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios” NBR-8890

- “Cálculo e Execução de Estrutura de Aço Soldadas” - ABNT-P-NB-117

As peças serão fabricadas na Oficina, ou trazidas diretamente da Fábrica, cuidadosamente acabadas e identificadas para posterior colocação na área de montagem.

Todas as peças serão fabricadas para se ajustarem perfeitamente a seus apoios ou calços, sem amarrações, dentro dos limites de tolerância mostrados nos Projetos executivos, ou ao longo das presentes especificações.

1.1.4.1. Perfis Estruturais

As estruturas metálicas poderão ser executadas mediante a utilização de perfis estruturais soldados e perfis estruturais laminados.

Os perfis estruturais soldados deverão ser fabricados segundo as dimensões definidas nos Desenhos de Fabricação e montagem, com tolerâncias dimensionais em conformidade com os regulamentos da Norma A.36, particularmente quanto às variações admissíveis na seção transversal.

O corte das chapas deverá ser executado de forma a determinar que a direção da laminação final das mesmas fique em linha com o eixo final do perfil a ser fabricado, sem emendas até o comprimento máximo compatível com o transporte. Com relação às emendas, a CONTRATADA deverá levar em conta que nenhuma seção deverá ter mais do que uma emenda no sentido do comprimento, e que nenhuma emenda deverá localizar-se a menos de 3 (três) metros do fim da peça.

1.1.4.2. Ligações

As ligações das estruturas deverão ser executadas com parafusos ou solda. Não serão admitidas ligações com rebites ou pinos. A execução das ligações deverá atender o que consta especificado a seguir, tanto para as ligações soldadas como para as ligações parafusadas.

Ligações Soldadas

Nas ligações executadas com solda, a CONTRATADA deverá empregar soldadores qualificados e seguir rigorosamente as

(6)

Especificações constantes na MB - 262 da ABNT e os detalhes de solda indicados nos Desenhos de Montagem.

As ligações soldadas na Oficina deverão ser feitas, de preferência, com solda de ângulo. Quando forem exigidas soldas de topo, estas deverão ser de penetração total.

A solda de campo, quando prevista nos Desenhos de Montagem, deverá obedecer às Normas Gerais da ABNT, e ser procedida de modo a não causar empenos adicionais.

Serão empregadas soldas por meio de energia elétrica, com eletrodos de qualidade, por soldadores efetivamente qualificados. A relação entre o diâmetro do eletrodo e a espessura do material a soldar, deverá atender ao seguinte:

Filete mínimo Espessura do material

1/8”até 1/4” até ¼” 3/16”1/4” a 1/2” ”1/4” a 1/2” 1/4”1/2” a 3/4” 1/2” a 3/4” 5/16”3/4” a 1 1/2” 3/4” a 1 1/2” 3/8”1 1/2” a 2 1/4” 1 1/2” a 2 1/4” 1/2” 2 1/4” a 2” 5/8” Acima de 6”

1.1.4.3. Acabamento das Estruturas

Todas as estruturas metálicas, serão entregues com pintura de fundo.

Todas as peças, fabricadas na Oficina ou compradas diretamente da Fábrica, deverão ser entregues na Obra com uma camada de primer, aplicada sobre a peça após esta ter sido adequadamente limpa. As partes que merecerem reparos deverão ser

adequadamente recompostas, seguindo orientações da

PREFEITURA.

De uma forma geral, não serão recebidas nem poderão ser montadas peças nas quais o tratamento de limpeza e aplicação do primer especificado não tiverem sido adequadamente executados.

(7)

Todas as estruturas metálicas deverão ser inspecionadas pela

FISCALIZAÇÃO da PREFEITURA, na Fábrica, antes da

aplicação do primer. A CONTRATADA deverá ser comunicada com antecedência de forma a programar o envio de Fiscal de sua sua equipe técnica para vistoriar e liberar as estruturas para aplicação do primer e embarque. Na Obra as estruturas metálicas serão novamente inspecionadas pela FISCALIZAÇÃO da Obra, que fará sua Aceitação definitiva, liberando as mesmas para montagem.

Limpeza da Superfície

A limpeza das superfícies consistirá na eliminação de salpicos de solda, rebarbas e demais operações, necessárias à obtenção de superfícies limpas, livres de ferrugem, graxa, sujeira, pó e outras substâncias prejudiciais à aderência das camadas de tinta. Cuidados especiais deverão ser adotados na limpeza dos cordões de solda, locais por naturaza de acentuada porosidade.

Todos os resíduos de escória, fundentes, etc., deverão ser adequadamente removidos, por meio de uma limpeza cuidadosa. A pele oxidada formada durante o resfriamento da solda deverá ser removida por esmirilhamento, uma vez que, se a limpeza for negligenciada nestes locais, ocorrerá corrosão, independente do sistema de pintura adotado.

As superfícies deverão permanecer secas e o quanto possível protegidas da incidência direta do sol. Em todas as superfícies deverá ser aplicado um jateamento abrasivo, Padrão SA 2 ½ segundo a Norma Sueca SIS 5900.

Aplicação do Primer

As estruturas metálicas deverão ser fornecidas com a superfície preparada e a tinta de fundo (primer) já aplicada, exceção feita às partes mencionadas nos parágrafos seguintes. No campo, após montagem, a pintura de fundo deverá ser retocada pela

CONTRATADA.

Quando da aplicação do primer nas estruturas metálicas as seguintes partes não deverão ser pintadas:

Superfícies que após a montagem ficarem em contato com concreto e/ou argamassa de enchimento e nivelamento;

Superfícies a serem soldadas durante a montagem, num espaço mínimo de 10 (dez) centímetros, contados em cada lado da junta; Superfícies de peças a serem ligadas por parafusos de alta resistência em conexões do tipo atrito, até uma distância de aproximadamente 15 (quinze) centímetros da última linha de parafusos da conexão.

(8)

Nas estruturas metálicas, as peças formadas de cantoneiras paralelas deverão receber a pintura de acabamento na Fábrica, antes da soldagem. Da mesma forma todas as partes que se tornarem inacessíveis após a montagem deverão ser pintadas antecipadamente.

A tinta de fundo (primer) usada nas estruturas metálicas deverá ser Epóxi, na cor cinza, ou seja, zarcão óxido de ferro conforme o estabelecido pelas Normas da Petrobrás Nº 1349, aplicado em duas demãos, com espessura mínima de película igual a 50 (cinquenta) microns.

Execução dos Reparos

Os materiais que chegarem à Obra com pintura de fundo danificada deverão ter os pontos afetados limpos com escova manual ou elétrica, até a remoção total da ferrugem, materiais estranhos ou tinta solta, sem prejuízo da tinta em boas condições. O mesmo procedimento deverá ser seguido no preparo da superfície das juntas soldadas durante a montagem das estruturas metálicas.

Os procedimentos e tipos de tintas aplicados em retoques serão os mesmos especificados para superfícies novas.

1.1.4.4. Procedimentos para Transporte e Armazenamento das Estruturas Metálicas

Marcação das Peças

Todas as peças da estrutura deverão ser numeradas e marcadas com o mesmo código de identificação estabelecido nos Desenhos de Fabricação e Montagem. A marcação deverá ser feita de forma legível, com tinta resistente ou através de puncionamento.

A CONTRATADA deverá estabelecer um sistema de marcação para permitir a correta e fácil orientação dos perfis na montagem. Mesmo as peças de pequeno porte deverão ser devidamente etiquetadas e referidas às peças principais.

Lista de Embarque das Peças

Todas as peças procedentes da Fábrica, ao chegarem na Obra deverão estar acompanhadas de Lista de Embarque de Peças, onde deverá constar:

Designação;

Marca de montagem;

Quantidade de peças iguais; Peso em quilograma (kg);

(9)

Os parafusos serão fornecidos nas quantidades estabelecidas, com um execedente de 5% (cinco por cento) para cobrir as perdas. Além disto, deverão estar embalados em caixas devidamente identificadas com tipo, diâmetro e comprimento do parafuso.

Transporte e Movimentação das Estruturas Metálicas na Obra

Todos os componentes das estruturas deverão ser acomodados de forma criteriosa e cuidadosa, de modo a não provocar quaiquer alterações em suas características iniciais, durante o transporte. Especial atenção deverá ser dada à disposição destes materiais em função das características dos meios utilizados para apoio e fixação, ao serem transportados, visando a conservação da integridade dos mesmos.

Armazenamento

Os materiais deverão ser armazenados de forma a facilitar a remoção futura e oferecer melhor resistência a condições de

imtemperismo. Todos os materiais deverão ficar

permanentemente identificados, sendo imprescindível a

manutenção atualizada dos controles de entrada e saída, para que em qualquer momento as dúvidas quanto à origem e aplicação dos mesmos possam ser desfeitas.

1.1.4.5. Montagem de Estruturas Metálicas

A montagem deverá ser feita em estrita observância aos Desenhos de Montagem, Aprovados. Dúvidas e/ou impasses, surgidos durante a execução dos serviços de montagem, deverão ser esclarecidos com a FISCALIZAÇÃO. Independente disto, ao planejar a montagem das estruturas metálicas, a CONTRATADA deverá prever os diversos obstáculos e obstruções que encontrará no campo, devido a serviços executados por Terceiros.

A FISCALIZAÇÃO poderá rejeitar métodos de montagem, processos de soldagem, equipamentos inadequados e outros elementos que julgar não compatíveis com as Especificações Técnicas e as Normas nelas referidas.

Todas as estruturas deverão ser dotadas de escoramento apto a mantê-las firmes e alinhadas durante a montagem. As peças não deverão ser solicitadas por esforços superiores aos considerados no Projeto, durante o transporte e/ou montagem. Deverão ser sempre evitados golpes que possam prejudicar ou distorcer as peças.

(10)

As estruturas executadas pela CONTRATADA serão mantidas constantemente limpas, até a Aceitação Final das Obras, pela

FISCALIZAÇÃO da PREFEITURA. Programação da Montagem

Antes de iniciar os trabalhos de montagem a CONTRATADA deverá verificar, no local, as dimensões e as condições suscetíveis de afetar os trabalhos. A CONTRATADA deverá também tomar todas as precauções com vistas a proteger estruturas existentes e outras partes da Obra que ficarem sujeitas a danos, durante os serviços de montagem. Atenção especial deverá ser dedicada às estruturas em concreto aparente e equipamentos eletro-mecânicos.

Verificação das Peças

Caberá à CONTRATADA verificar as peças da estrutura para a

constatação de eventuais defeitos causados por

acondicionamento e/ou transporte inadequados.

Quaisquer discrepâncias que modificarem ou impedirem a montagem deverão ser comunicadas à FISCALIZAÇÃO, para esta se pronunciar a respeito.

Serviços Adicionais

A CONTRATADA deverá efetuar os serviços necessários para garantir a suspensão adequada dos elementos, para fins de montagem ou transporte, bem como fornecer os elementos para preservar a estrutura contra danos. A CONTRATADA deverá fornecer e instalar todos e quaisquer contraventamentos, escoramentos, etc., necessários para garantir o esquadro e a estabilidade das estruturas, durante a montagem. Estes

elementos provisórios deverão ser removidos pela

CONTRATADA quando não forem mais necessários, e não serão

indicados nas Listas de Material.

A CONTRATADA será responsável pela execuçaõ correta da montagem e preservação dos elementos da estrutura em seu devido estado, sem deformações, mesmo quando o Projeto for omisso com relação à previsão de elementos especiais tais como olhais de suspensão, etc.. A estrutura ao ser montada deverá ficar livre de tensões adicionais proveniente da falta de precisão, tanto por efeito da montagem como de fabricação.

Controle da Precisão de Montagem

Os elementos da estrutura com seus eixos a prumo ou na horizontal deverão ter suas posições verificadas por instrumentos de confiança e, quando necessário, nivelados por calços e distanciadores, de forma a evitar a ocorrência de tensões adicionais.

(11)

Antes de serem iniciados os serviços, a CONTRATADA deverá fazer uma completa e cuidadosa verificação do posicionamento e nivelamento dos chumbadores e dos insertes, aos quais as estruturas metálicas vierem a ser conectadas com todo o rigor, e com utilização dos instrumentos de medição que forem apropriados.

Os desvios de verticalidade (prumo) e nivelamento não poderão exceder a 1:5000 (um para cinco mil).

Equipamentos

A CONTRATADA será responsável pelo emprego, segurança e capacidade dos equipamentos de montagem, e também por sua conservação.

As operações de montagem, sempre que possível, serão executadas com equipamentos móveis, e o emprego de mastros ancorados requerão a Aprovação prévia da PREFEITURA.

Os andaimes deverão ser protegidos contra acidentes e a

PREFEITURA poderá, em qualquer tempo, requerer a adoção de

dispositivos de segurança adicionais.

Porto Alegre/RS, 04 de fevereiro de 2005.

Eng. Gilmar Brum Carabajal CREA/RS 62.381

(12)

Referências

Documentos relacionados

4.2 Diretrizes para o gerenciamento das informações nos projetos e na fabricação de estruturas metálicas Compreendendo os métodos dos projetos da empresa de estruturas metálicas

Durante a semana, telefonem-lhes para dizer-lhes quanto adoraram vê-los na Igreja e como estão animadas para vê-los novamente no próximo domingo!. Cada nome em sua lista pertence a

Ae exemplu în zona sacra dm Largo Argentmo sînt ^reu de interpretat, şi cronologia recons-7 ctiilor posterioare nu se prezintă prea limpede. n' 'ştim numai că romanii au încercat

Por outro lado, a realização do estágio proporcionou a aprendizagem de um novo software de detalhamento de estruturas metálicas, Tekla Structures, que foi fundamental para

melhoramento adotada pela Embrapa Florestas e seus parceiros, ao longo dos anos, foi a seleção recorrente intrapopulacional, onde testes de procedências e progênies de várias

Os planos de manutenção na generalidade devem compreender a existência de inspecções de rotina anuais, que se baseiam numa observação visual e durante as quais podem

Nesta comunicação, após um enquadramento histórico da evolução dos processos siderúrgicos e das tecnologias de construção metálica, e da sua correlação com a evolução

O rebifuso agrega valores que são característicos tanto dos rebites quanto dos parafusos, ou seja , permite agilidade nos serviços de montagem de estruturas metálicas treliçadas