• Nenhum resultado encontrado

MATERIAL DE COMPLEMENTAÇÃO ESCOLAR 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MATERIAL DE COMPLEMENTAÇÃO ESCOLAR 2020"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Projeto Prova Brasil em Foco

O projeto vai além da busca de resultados,tem como principal foco a aquisição das habilidade e competências pelo alunos de maneira satisfatória, garantindo assim seu sucesso no progresso dos estudos.Nesse momento de isolamento social, nossa estratégia é de semanalmente estarmos publicando atividades complementares que estejam focadas no desenvolvimento de habilidades e competências específicas na área de língua portuguesa e matemática,assim, nossos alunos estarão tendo sua familiarização com os descritores que são analisados em avalições externas.

•A intervenção será aplicada para professores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Cordeiro-RJ. A ação de desenvolvermos reuniões mensais com todos os professores e coordenadores pedagógicos envolvidos no processo de busca de melhores resultados e manutenção dos resultados já alcançados. O projeto contará com diversas ações diárias durante todo Ano Letivo que devem ser registradas em portfólio com ações anuais do trabalho desenvolvido,o projeto Prova Brasil em FOCO contará com o suporte de cadernos de atividades direcionadas ao trabalho do professor/aluno como forma de subsidiar o trabalho em sala de aula.

Deverá ser realizado pelo professor uma avaliação diagnóstica da turma assim que as aulas presencias foram possíveis de serem retomadas,onde se verificará as fragilidades e pontos positivos da turma para assim junto ao Coordenador Pedagógico traçar estratégias para inicio do trabalho.

Essa avaliação diagnóstica deve abordar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática onde verifica os descritores da Prova Brasil.

Essa avaliação diagnóstica deve ser padronizada a luz da Prova Brasil e aplicada como forma de teste podendo beneficiar aos alunos com pontuação bônus. “Os alunos do 4°e 5° ano Escolar responderão a 22 itens de português e a 22 itens de matemática.”

Fica estabelecido a criação de um portfólio que deve ser composto por:

1. Identificação da Unidade Escolar, turma, professor (a), número de alunos, lista nominal dos alunos.

2. Ficha semanal das atividades desenvolvidas a cada dia e junto a esta as atividades. 3. Registro de fotográficos de atividades diferenciadas.

4. Estratégias enriquecedoras adotadas.

5. Todas as atividades desenvolvidas para que as habilidades possam ser atingidas. (jogos, pesquisas, etc...)

Fica estipulado ao professor trabalhar semanalmente duas questões de Língua Portuguesa e duas de Matemática, onde o aluno deve registrar essas questões no caderno do projeto e o professor anexar as questões e descritores trabalhados no portfólio.

Fica estipulado o Diretor junto ao Coordenador Pedagógico garantir um caderno específico para cada aluno e fazer o mesmo ser utilizado da forma prevista.

Fica estipulado para o professor do quarto e quinto ano escolar a criação de um ambiente com questões abordadas pela Prova Brasil na sala de aula,este ambiente deve ser apresentado aos alunos como ação bônus onde os alunos podem realizar estas atividades no caderno específico do projeto e serão corrigidas pelo professor.

(2)

Como apresentado acima, nosso projeto contará com diversas ações dentro do ambiente escolar,e nesse momento de quarentena estamos fazendo chegar até você um pouco do trabalho que estamos planejando em realizar assim que possível o retorno das aulas presenciais.Aos responsáveis contamos com sua colaboração no auxílio da realização destas atividades junto a seus filhos.

(3)

Hora de praticar...

Leia o texto:

Um cardápio variado

Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de alimentos. Veja só:

O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.

O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.

A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações. Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.

Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago.

Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20. 1. O besouro que prejudica a agricultura é o:

a) Serra pau. b) Bicudo. c) Joaninha. d) Rola-bosta.

(4)

O leão e o rato

Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou cor- rendo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou: - Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.

Rindo por achar ridícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.

Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.

O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:

- O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.

Moral:

Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm 2. Quando o rato dirige-se ao leão trata-o como “Senhor”. Essa forma de tratamento indica: a) Inferioridade do leão.

b) Superioridade do rato.

c) Respeito do rato para com o leão. d) Humildade do leão.

(5)

Hora de praticar...

Leia o texto:

A galinha medrosa

Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro. Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto: - Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo!

Cocoricó... cocoricó...

E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado. A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)

Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990. 3. De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:

a) Acordar com o nascer do sol. b) Ver sua própria sombra. c) Acordar antes das outras. d) Ver um bicho no galinheiro.

(6)

[21] “Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o pre- sidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de

participar da farra das sacolinhas plásticas, que en- topem cada vez mais os lixões das grandes cidades.

4. O conselho dado por Ricardo Young pretende: a) Contribuir para a preservação do meio ambiente. b) Evitar desperdício das sacolas plásticas.

c) Vender mais sacolas de pano. d) Evitar entupimento dos bueiros.

Hora de praticar...

Leia a reportagem da revista Recreio para responder as questões 5: Dentes limpinhos

As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas de pêlos de porco trançados em varinhas de bambu. Essas cerdas foram trocadas de- pois por pêlos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.

Fonte: Revista Recreio, nº 177, 31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril. 5. As escovas de hoje são feitas de:

a) Pêlos de cavalo. b) Cerdas de náilon. c) Cerdas da China. d) Pêlos de porco.

Referências

Documentos relacionados

Proteção e segurança para o veículo, evitando que buracos, pedras e até mesmo uma batida mais forte danifiquem o. compartimento

Precauções especiais a adotar pela pessoa que administra o medicamento veterinário aos animais: Os contentores de azoto líquido e a vacina devem ser manipulados apenas por

Trabalhos inéditos do multiartista Nuno Ramos, como as obras Paredes (instalação); Gangorras (instalação + performance); O Direito à Preguiça (órgão-andaime/ instalação

Neste contexto, qualquer investimento para aumentar a capacidade de incineração de resíduos a partir deste momento (incluindo o eventual incinerador de S. Miguel) é

caderno de QUESTÕES QUESTÕES PARA Língua Portuguesa Raciocínio Lógico Informática.. Noções de

A letra a erra ao considerar correto o texto da primeira placa: “Precisa-se de costureiras”, com o verbo no singular, seria a forma correta, porque, como o sujeito é

A metodologia baseada no método dos mínimos quadrados ponderados, incluindo algoritmo de detecção de vizinhança apresentou-se como uma estratégia interessante para

No caso dos transgênicos, repete-se um comportamento já observado durante toda a história da humanidade. O homem, por instinto de preservação, prefere o conforto daquilo que