• Nenhum resultado encontrado

Engenharia de Software 2º Semestre de 2006/2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Engenharia de Software 2º Semestre de 2006/2007"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Engenharia de Software

2º Semestre de 2006/2007

Segundo enunciado detalhado do projecto:

Portal OurDocs

(2)

1. Introdução

Neste segundo enunciado do projecto do Portal OurDocs pretende-se que seja elaborado um plano de desenvolvimento do projecto, bem como a execução desse mesmo plano. O plano deve detalhar os requisitos funcionais descritos no enunciado. A execução do plano deve resultar numa actualização ao código e configurações do Portal OurDocs que satisfaça os novos requisitos.

Os requisitos deverão ser descritos usando a nomenclatura do Extreme Programming e o plano de projecto deverá ser gerido através da ferramenta ExtremePlanner, disponível online no endereço https://es.extremeplannerlive.com.

Para o efeito foi criado um projecto para cada grupo e é dentro desse projecto que deverá ser criado o plano de projecto com a descrição das Stories, Tasks e Test Cases que considerarem relevantes para a completa descrição dos novos requisitos e respectivas alterações ao nível do que foi definido e implementado aquando do primeiro enunciado do projecto.

Com o objectivo de ajudar na estruturação do plano de projecto foi criado um projecto tipo (ver projecto ES-2 no site https://es.extremeplannerlive.com) onde se apresenta um exemplo da descrição da Story: Criar Documento com uma descrição de duas Tasks. Tal como no exemplo apresentado, o projecto deverá ter apenas uma Release e uma Iteration, onde serão descritas todas as Stories. A secção 3 completa a descrição da estrutura a adoptar no plano de projecto.

2. Contexto

Estender a solução actual de forma a que um documento tenha 4 partes, Título, Resumo, Corpo, e Conclusões. Para cada uma destas partes é guardada a versão, à qual é associado um número de versão. O documento, num dado momento, é igual à junção da versão mais recente de cada uma das partes. Altera-se a forma como se identifica um documento, deixa de ser pelo título e passa a ser por um número único de documento.

O Título apenas pode ser alterado pelo criador nos estados DRAFT, e EDITABLE e pelo editor no estado SUBMITTED. O comportamento para as restantes partes é igual ao definido anteriormente.

No âmbito deste segundo projecto inclui-se a descrição e implementação das alterações que são necessárias ao nível das camadas arquitecturais do actual projecto OurDocs de forma a viabilizar a criação de um documento constituído pela agregação de 4 partes distintas e com uma gestão de versões autónoma.

(3)

3. Desenvolvimento

Com o objectivo de uniformização da estrutura do plano de projecto apresentamos em seguida os componente obrigatórios para cada um dos elementos do plano:

Release – este segundo projecto deverá ser descrito usando apenas uma Release;

Iteration – todas as Stories descritas são agrupadas numa única Iteration;

Story – a descrição de uma Story deverá incluir os seguintes tópicos

Descrição – breve resumo do requisito na óptica do cliente Actores – intervenientes

Pré-condições – conjunto de condições que se devem satisfazer para que a

execução da Story leve à verificação das pós-condições;

Pós-condições – conjunto de condições que são satisfeitas quando se executam os

cenários primários;

Cenários Primários – descrevem as interacções entre o sistema e os actores

quando as pré-condições se verificam;

Cenários Secundários – descrevem as interacções entre o sistema e os actores

quando as pré-condições não se verificam (cada cenário secundário deve indicar quais as suas pós-condições);

Task – a descrição de uma Task deverá ser feita numa linguagem mais técnica. O nome

da Tasks deverá ter um prefixo definido por: Design (D) ou Implementation (I) dependendo da Task referenciar um tarefa de desenho ou de

implementação. Cada um destes dois itens deverá ser classificado em função da camada arquitectural usando a seguinte nomenclatura como sufixo: Data Layer (DL), Domain Model Layer (DML), Thin Layer (TL) e Presentation Layer (PL).

Nos casos em que uma Task inclui a definição de Testes deverá ser adicionado o prefixo (T). Os tipos de Tasks que devem existir são:

• Domain Model Design – Task ao nível do desenho do modelo de domínio e regras de negócio associadas à história. Prefixo D-DML;

• Domain Model Implementation and Testing – Task ao nível da implementação do modelo de domínio e respectivos testes de regressão (unidade). Prefixo I-DML+T;

• Presentation Design and Testing – Task ao nível do desenho da interface da camada de apresentação (esboços da interface e fluxo entre interfaces)

(4)

• Presentation Implementation – Task ao nível do implementação da camada de apresentação. Prefixo I-PL;

• Thin and Data Implementation and Testing – Task ao nível do implementação dos serviços da camada fina, persistência dos dados e testes de regressão (unidade). Prefixo I-TL+DL+T.

Associados a cada Story apenas pode haver Tasks destes tipos. Note-se que uma Story pode ter várias Tasks do mesmo tipo desde que seja possível haver trabalho em paralelo, por exemplo, a implementação de 2 JSPs de um caso de uso. Neste exemplo, deverá depois haver uma Task de integração dos JSPs.

O desenvolvimento desta fase do projecto Portal OurDocs deve partir do código base a disponibilizar na Segunda-feira na secção Projecto do site da cadeira (até lá deverão ser levantados os requisitos e definido o plano do projecto). Este código deverá ser alterado de modo a responder aos requisitos especificados na secção 2, todavia as alterações devem respeitar a arquitectura definida para o projecto e que foi apresentada nas aulas de laboratório.

4. Avaliação

A avaliação desta segunda fase do projecto é composta por duas partes: • Visualização do projecto e avaliação dos elementos do grupo; • Avaliação posterior do plano de projecto e do código desenvolvido.

A primeira parte é realizada nas aulas de laboratório na semana seguinte à entrega do projecto. Durante esta primeira avaliação considera-se requisito mínimo o seguinte:

O aluno deve ser capaz de, num PC do laboratório, obter o projecto a partir do repositório CVS, efectuar o deploy e apresentar a página inicial do portal num navegador web. Os alunos que não conseguirem

cumprir este requisito em 15 minutos têm 0 (zero) nesta entrega1.

_____________________________________________________

1

A utilização do Eclipse na avaliação é completamente facultativa, pelo que fica ao critério de cada aluno decidir sobre a sua utilização ou não.

A segunda parte da avaliação é realizada posteriormente pelo corpo docente e consiste na avaliação do projecto do ponto de vista da correcção da solução e do cumprimento das normas de utilização da arquitectura, bem como do plano de projecto definido e sua execução.

Período de realização do Projecto:

• Data de Inicio: 11-05-2007;

• Data de disponibilização do código base: 14-05-2007; • Data Entrega: 18-05-2007;

(5)

Submissão do projecto:

• Documentação do ExtremePlanner – exportar para formato RTF todas as Stories, Tasks e Test Cases. A documentação deverá ser colocada num único ficheiro comprimido com o nome do grupo (e.g., T0000.zip) que deverá ser entregue via Fénix;

• O código do projecto OurDocs deverá ser desenvolvido com recurso ao CVS, sendo a versão avaliada a etiquetada com ES-2 ou, caso não exista, a versão à data limite de entrega (2007-05-18 23:59:59).

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

[r]

Com relação à concentração de sedimentos da bacia do rio Piancó Piranhas Açu observamos que manteve-se relativamente ajustado aos níveis de vazão, apresentando

Temos ciência de que as coberturas oferecidas pelo Seguro Saúde ora contratado estão em conformidade com o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, instituído pela Agência Nacional

Após todos os levantamentos e análises, conclui-se que a empresa necessita criar uma gestão de custos como ferramenta para auxiliá-la na formação dos seus preços de