• Nenhum resultado encontrado

CORDOVA, I.F.M 1 ; CIFFONI, E.M.G. 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CORDOVA, I.F.M 1 ; CIFFONI, E.M.G. 2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CORRELAÇÃO ENTRE A TAXA DE PRENHEZ, IDADE, PESO, MEDIDAS LINEARES E

ESCORE CORPORAL, EM NOVILHAS NELORE DE 13 A 24 MESES, NA REGIÃO NORTE

DO MATO GROSSO – BRASIL

CORDOVA, I.F.M1; CIFFONI, E.M.G.2

1

Médica Veterinária autônoma, e-mail: estanciasantafe@yahoo.com.br

2. MSc. Curso de Medicina Veterinária, UTP, e-mail: elza.ciffoni@utp.br

RESUMO: O sistema extensivo de produção de gado de corte utilizado no Brasil, assim como na maioria dos países

sul-americanos, contribui para que índices zootécnicos, como idade ao primeiro parto e intervalo entre parto sejam indesejáveis ou inadequados. Este trabalho teve como objetivo correlacionar a taxa de prenhez, em novilhas Nelore de 13 a 24 meses de idade, com peso, medidas lineares e escore corporal. As fêmeas eram criadas exclusivamente a pasto (Brachiaria brizantha), na região norte do Mato Grosso. Foram divididas em dois lotes, sendo o lote 1 com idade média de 13,45 meses no início da estação, PV 281 ± 28,75 kg,altura 1,33 ± 0,04 m e comprimento de 1,35 ± 0,06 m e o lote 2 com idade média de 19,58 meses, PV 331,16 ± 34,59 kg, altura de 1,36 ± 0,03 m e comprimento de 1,40 ± 0,06 m. O índice de prenhez foi de 27,3 e 91,67% para lote 1 e 2, respectivamente.O escore corporal variou de 3 a 4. Não foram observadas diferenças significativas (p> 0,05) entre as medidas lineares dos dois grupos. Com base nestes resultados, conclui-se que é possível selecionar novilhas Nelore pelo escore corporal, identificando animais capazes de melhorar a rentabilidade, em ambientes com limitações nutricionais permitindo que a primeira gestação ocorra antes dos 24 meses de idade.

PALAVRAS-CHAVE: Criação a pasto. Escore corporal. Medidas lineares. Novilhas Nelore. Precocidade.

CORRELATION BETWEEN PREGNANCY, AGE, WEIGHT, LINEAR MEASURE, BODY SCORE IN NELORE FEMALES FROM 13 TO 24 MONTHS, IN THE NORTH OF MATO GROSSO – BRASIL ABSTRACT: The extensive production system of beef cattle in Brazil as in the majority of south-american countries,

bring low or inadequated performances as age at first pregnancy and interval of calves. The objective of this article is the estimation of the correlation between pregnancy in Nelore females of 13 to 24 months of age, with weight, linear measurements, body score in a pasture breeding heard of the Brachiaria brizantha, in the north region of Mato Grosso. They were separated into 2 groups (1) and (2). Group (1) with an average age of 13,45 months at the beginning of reproduction season, BW 281 ± 28,75 kg, height 1,33 ± 0,04 m and length 1,35 ± 0,06 m and group (2) with 19,58 months, BW 331,16 ± 34,59 kg, heigth 1,36 ± 0,03 m and length 1,40 ± 0,06 m. The pregnancy index was 27,3 and 91,67% to group (1) and (2), respectively. The body score varied being between 3 and 4. There were no significative differences observed (p> 0,05) between the linear measurements. With these results we came to the conclusion that it is possible to select Nelore females by their body score, identifying animals capable of increasing the production in an environment where grazing is limited allowing the first pregnancy to happen in the first 24 months.

KEY WORDS: Grazing system. Body score. Linear measurements. Nelore female. First pregnancy.

INTRODUÇÃO

A bovinocultura de corte brasileira caracteriza-se como o maior rebanho comercial do mundo, com mais de 190 milhões de cabeças, passando por um processo dinâmico de mudanças nas diversas áreas da cadeia produtiva. Novos desafios e oportunidades surgem constantemente (KOURY, 2010).

O sistema extensivo de produção utilizado no Brasil, assim como na maioria dos países sul-americanos, contribui para que índices zootécnicos sejam indesejáveis ou inadequados. Este sistema faz com que a puberdade aconteça mais tardiamente, refletindo na idade ao primeiro parto (CARDOSO & NOGUEIRA, 2007).

Encurtar o ciclo de produção, viabilizando os resultados econômicos, melhorar a relação custo/benefício para o produtor, aumentar a vida produtiva das matrizes, gerar maior número de bezerros produzidos no decorrer da vida útil dessa matriz e alcançar em menor tempo o retorno do investimento, são metas a serem alcançadas e conquistadas pelos pecuaristas brasileiros, pois a atual realidade econômica nos força a uma maior eficiência, racionalizando custos e consequentemente, aumentando a produtividade (RIBEIRO, 2010).

Sob o ponto de vista econômico, as características de maior importância em qualquer sistema de produção de bovinos de corte são a eficiência

(2)

reprodutiva do rebanho e a taxa de crescimento dos animais jovens. O estudo das relações entre o peso à maturidade, a taxa de maturação e as medidas da eficiência produtiva das matrizes é importante sob o ponto de vista do custo de manutenção do rebanho de fêmeas em crescimento e de fêmeas em produção (BARBOSA, 2002).

As inter-relações entre características de tamanho e puberdade são importantes para a melhoria da eficiência total. Tamanho é uma característica complexa, e caracterizada pelo peso, pela composição corporal e pelo sexo (CARTWRIGHT, 1979). Segundo Semmelmann et al. (2001), citado por Cardoso & Nogueira (2007), novilhas Nelore gestantes com 16 a 18 meses de idade, eram mais pesadas e apresentavam melhor condição corporal. Para Jainudeen & Hafez (1993), as novilhas zebuínas atingem a puberdade aproximadamente aos 18 a 24 meses de idade. Baixo índice nutricional contribui para crescimento inadequado e aparecimento da puberdade em idade tardia, assim, a interação genótipo-ambiente é importante e o aumento da produtividade pode ser melhorado com técnicas de manejo nutricional (BERETTA et al., 2001).

Klosterman (1972) relatou que o tamanho ótimo para bovinos de corte é uma questão que vem sendo discutida e debatida há pelo menos 150 anos, com continuas mudanças de conceito de animal ideal.

Kidwell e MCcormick (1956) já afirmavam que não existe um único tamanho ideal ou tipo para bovinos. Para os autores, rebanhos são criados sob ampla variedade de condições biológicas e econômicas, sendo necessário desenvolver diversos tipos, cada um adaptado a uma situação econômica e biológica específica. Segundo Northcutt et al. (1992), as mensurações corporais lineares, como altura e comprimento, são mais preciosas na determinação do tamanho do animal do que o peso. Hammack e Shrode (1986) citam que as medidas esqueléticas em conjunto com alguma medida de gordura, associadas à idade e peso, são de valor para estimar taxa de crescimento e gordura fornecendo estimativa mais precisa da relativa maturidade do animal.

Hagger e Hofer (1991) destacaram que as medidas corporais lineares são de interesse em programas de seleção, devido a facilidade de tomá-las em larga escala e ao fato de não oscilarem dentro de determinado período de tempo. Baker et al. (1988), demonstraram um alto grau de interdependência entre caracteristicas de puberdade, de crescimento e tamanho, concluindo que a altura é uma importante fonte de variação para a idade e o peso à puberdade. As medidas esqueléticas, especificamente a altura de garupa, são menos susceptíveis a variações ambientais que o peso, além de atingirem a maturidade mais cedo.

Trabalhando com fêmeas zebuínas na Colombia, Levine et al. (1980), estudaram a relação entre a taxa de concepção e o peso vivo. Com base nos resultados do estudo, sugeriram que, novilhas zebu criadas em regime extensivo, deveriam pesar no mínimo 260 kg para serem colocadas em reprodução. Lima et al.

(1989), estimaram correlação genética entre altura de posterior e peso aos 378 dias de 0,42 e Cyrillo et al. (2001), estimaram correlação genética entre as mesmas características de 0,61 ± 0,12. Meyer et al. (1991), relataram que existem evidências de variações genéticas quantificáveis no desempenho reprodutivo de machos e fêmeas com relações genéticas favoráveis entre si. Além disso, existem correlações genéticas favoráveis entre características reprodutivas e de crescimento. Estratégias seletivas que visem equilibrar características de crescimento, avaliadas pelos pesos e ganhos de peso às varias idades, e características reprodutivas, são desejáveis, tanto no aspecto genético como no econômico (GRESSLER et al., 2005).

Teixeira et al. (2002), verificaram que animais com o mesmo peso podem apresentar grandes diferenças de altura de posterior e vice-versa, indicativo de que apenas a pesagem ou a medida da altura não seria suficiente para distingui-los sugerindo, também, o emprego de escores visuais para melhor descrição do tipo morfológico. O escore de condição corporal tem um importante impacto sobre as taxas de fertilidade, devendo, portanto, ser considerado em conjunto com os efeitos de tamanho corporal, medido pela altura da garupa. O escore corporal é baseado na conformação da garupa e deposição de gordura na região dorso lombar, do costado, maça do peito e inserção da cauda, sendo classificado numa escala de 1 a 5 (1 é extremamente magro e 5 é extremamente gordo). Segundo Segui et al. (2002), o escore corporal igual ou maior que 2,5 reflete em taxa de prenhez acima de 85% em vacas jovens. Para as primíparas, no Mato Grosso do Sul, encontraram taxa de prenhez de 15% quando o escore corporal era 2 e de 47% para escore corporal 3. A avaliação por escores visuais é considerada uma boa forma para se identificar animais de melhor conformação produtiva. Nicholson e Butterworth (1986) relataram que um grande número de animais pode ser avaliado visualmente sem que precisem ser submetidos à mensurações, o que agiliza o processo e minimiza o estresse dos animais, além de apresentar baixo custo de implantação.

A falha na reprodução é um dos mais importantes fatores que limita o desempenho da pecuária de corte brasileira (SILVA,2005). O baixo índice de desfrute do rebanho brasileiro, nos últimos anos, é resultado principalmente da elevada idade ao primeiro parto, e baixa taxa de gestação das matrizes (ANUALPEC, 2005). Porém, animais que apresentem boas condições corporais, mas em anestro, demonstram que sua inatividade ovariana vem em decorrência de sua inabilidade funcional e não devido a uma má condição corporal (SEGUI et al, 2002).

Este trabalho teve como objetivo correlacionar a taxa de prenhez, em novilhas nelore de 13 a 24 meses de idade, com peso, medidas lineares e escore corporal, criadas na região norte do Mato Grosso.

(3)

O trabalho foi realizado na Fazenda Estância Santa Fé, no município de Terra Nova do Norte, região norte do estado do Mato Grosso com a seguinte localização geográfica:

latitude 10o 31 01” e longitude 55o 13 51”, temperatura média de 29oC.

O experimento ocorreu no período de 01 de setembro de 2009 à 30 de janeiro de 2010, durante a época de chuvas, quando a oferta de alimento (pastagem) é de excelente qualidade, e normalmente se inicia a estação de monta.

Todos os animais do experimento são da raça nelore PO, padrão e mocha, que participam do programa de melhoramento genético de zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Os animais foram separados em dois lotes, por idade, sendo o lote 1 de 13 à 17 meses ( n= 11) e o lote 2 de 20 à 24 meses (n= 12).

As novilhas foram submetidas à avaliação clínica, estando em perfeitas condições sanitárias. Receberam as vacinas habituais para a idade, e em todas foi administrada uma dose de um antiparasitário com vitaminas ADE, e colocado um brinco repelente de moscas. Foram identificadas com marcação à fogo, no membro posterior (RGN / RGD) e avaliadas quanto à :

1) Escore corporal

2) Peso corporal com balança eletrônica 3) Medidas lineares: com fita específica

3.1. Altura da garupa ou posterior : medida da protubêrancia do íleo até o solo.

3.2. Comprimento do corpo : medido da ponta da escápula até a ponta do ísquio

Todas as medidas foram aferidas no início da estação de monta (setembro 2009) e no final (janeiro de 2010).

A alimentação foi exclusivamente a pasto, em piquetes de Brachiara brizantha, e fornecido sal mineral (para reprodução) ad libitum , em cocho coberto. O bebedouro é um córrego natural, de fácil acesso e com água de boa qualidade.

As novilhas foram submetidas à inseminação artificial, com uma única dose, e depois foram repassadas com um touro Nelore. Foram submetidas ao diagnóstico de gestação por ultrassonografia.

Os dados foram analisados pelos Quadrados Mínimos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As novilhas foram divididas em dois lotes (Quadro 1), sendo o lote 1 (n = 11) com idade média de 13,45 meses no início da estação, PV 281 ± 28,75 kg, altura 1,33 ± 0,04 m e comprimento de 1,35 ± 0,06 m e o lote 2 (n=12) com idade média de 19,58 meses, PV 331,16 ± 34,59 kg, altura de 1,36 ± 0,03 m e comprimento de 1,40 ± 0,06 m. O índice de prenhez foi de 27,3 e 91,67% para lote 1 e 2, respectivamente. O escore corporal variou de 3 a 4. Não foram observadas diferenças significativas (p>0,05) entre as medidas lineares dos lotes.

Quadro 1 – Idade, peso, altura e comprimento do corpo de novilhas Nelore no início da estação reprodutiva na região norte do MT

LOTE - idade PESO (kg) µ±σ ALTURA (m) µ±σ COMPRIMENTO (m) µ±σ 1 – 13 a 17 meses 281 ± 28,75 1,33 ± 0,04 1,35 ± 0,06 2 - 20 a 24 meses 331,16 ± 34,59 1,36 ± 0,03 1,40 ± 0,06 Média 16 meses 307,17 ± 39,88 1,35 ± 0,04 1,38 ± 0,06

O peso médio observado foi superior ao sugerido por Levine et al. (1980) para novilhas zebuínas. No quadro 2 observa-se o peso e medidas lineares das

novilhas após 6 meses. Não houve diferença entre os valores aferidos, concordando com Hagger e Hoffer (1991), que indicam estas medidas para programas de

(4)

seleção pelo fato de não oscilarem em determinados períodos de tempo.

Quadro 2 – Peso, altura e comprimento do corpo e prenhez de novilhas Nelore 6 meses após o início da estação reprodutiva na região norte do MT, em regime à pasto (Brachiaria brizantha)

LOTE PESO (kg) µ±σ ALTURA (m) µ±σ COMPRIMENTO (m) µ±σ PRENHEZ (%) 1 382,18 ± 22,97 1,34 ± 0,04 1,35 ± 0,06 27,3 2 444,00 ± 33,64 1,36 ± 0,03 1,41 ± 0,06 91,67 Média Geral 414,43 ± 42,46 1,35 ± 0,04 1,38 ± 0,06 60,87

Quando avaliadas em conjunto, as 23 novilhas apresentaram um índice de 60,87% de prenhez, com idade média de 16 meses (14/23). Os resultados obtidos demonstram que as novilhas do lote 2, apresentaram uma excelente taxa de prenhez, demonstrando estarem prontas para o desafio de precocidade a que foram submetidas. Em ambos os lotes não foram observadas diferenças significativas nas medidas lineares, não podendo utilizar essa informação como parâmetro para se dizer se as novilhas estavam ou não aptas . Como a altura é menos susceptível à variação ambiental que o peso e a altura à maturidade é alcançada mais cedo que o peso à maturidade, a altura deveria ser considerada em programas de seleção para características reprodutivas, demonstrando que as inter-relações entre características de tamanho e puberdade são importantes para a melhoria da eficiência total.

Quanto ao peso e escore corporal, evidenciaram-se sempre em alta, sempre crescentes, mostrando, talvez, um ponto de partida, ou o momento de decisão, em relação ao manejo reprodutivo. O escore entre 3 e 4 observado proporcionou índices de prenhez superior aos 47% observados por Segui et al. (2002) para novilhas no Mato Grosso do Sul.

CONCLUSÃO

Com base nestes resultados, conclui-se que é possível selecionar novilhas Nelore pelo escore corporal, identificando animais capazes de melhorar a rentabilidade, em ambientes com limitações nutricionais, permitindo que a primeira gestação ocorra antes dos 24 meses de idade.

Alguns autores indicam que quando há precocidade na primeira gestação, o intervalo entre parto fica aumentado. Assim, deve-se dar continuidade ao acompanhamento dessa categoria animal, acompanhando e monitorando o seu desenvolvimento, sua habilidade materna, sua reconcepção e futura

gestação, o desmame de suas crias (desenvolvimento das futuras gerações) e sua permanência no rebanho (stayability).

Os resultados obtidos nesse trabalho foram baseados na realidade que a região oferece, ou seja, desafiar as novilhas para a realidade de alimentação (exclusivamente à pasto) e clima (temperatura média de 29oC), sem qualquer artificialismo quanto a suporte alimentar, num sistema rústico, econômico e viável. Valorizar a preservação ambiental, e o bem estar social e animal, tão visado nos dias de hoje, e em evidência na região do bioma amazônico, pode ser conseguido com práticas de manejo, refletindo em baixo custo de produção.

REFERÊNCIAS

ANUALPEC 2005. Anuário da pecuária brasileira. São Paulo : Argos Comunicação FNP, 2005. 540p. BARBOSA.P.F.; ALENCAR,M.M.;Sila,A.M. Peso à

maturidade, taxa de maturação e eficiência produtiva em fêmeas da raça Canchim. Arq. Bras. Med. Vet.

Zootec., v-54, n-5, p-510-517, 2002.

BAKER, J.F. et al. Multiple regression and principal

components analysis of puberty and growth in catltle.

J. Anim. Sci., v.66, ,n.9, p.2147-58, 1988.

BERETTA, V.; LOBATO, J.F.P.; MIELITZ NETTO, C.G.A. Produtividade e eficiencia biológica de

sistemas pecuários de cria diferindo na idade das novilhas ao primeiro parto e na taxa de natalidade do rebanho do Rio Grande do Sul. Revista brasileira de

zootenia, Viçosa, v. 30, p. 1278-1286, 2001

CARDOSO, D.; NOGUEIRA, G.P. Mecanismos

neuroendócrinos envolvidos na puberdade de novilhas. Arq. Ciênc. Vet. Zool. Unipar, Umuarama,

v.10, n. 1, p. 59-67, 2007.

CARTWRIGHT, T. C. Size as a component of beef

production efficiency: cow-calf production. J.Anim.

Sci.,v 48, n 4, p 974-80,1979.

CYRILLO, J.N.S.G.; RAZOOK, A.G.;

(5)

parâmetros genéticos de peso padronizados aos 378 dias de idade, medidas corporais e perímetro escrotal de machos nelore em Sertãozinho, SP. Revista

Brasileira de Zootecnia, v.30, n.01, p. 56-65, 2001.

GRESSLER, M.G.M. et al. Aspectos genéticos do

peso à desmama e de algumas características reprodutivas de fêmeas Nelore. Arq. Bras. Med. Vet.

Zootec., v.57, n.4, p. 533-8, 2005.

HAGGER, C., HOFFER, A. Phenotypic and genetic

relationships between wither height, heart girth and milk yield in the Swiss Braunviech and Simmenthal breeds. Livest. Prod.Sci., v 28, n3, p265-71,1991.

HAMMACK, S.P. ; SHRODE, R.R. Calfhood weights,

body measurements and measures of fatness versus criteria of overall size and shape for predicting yearling performance in beef cattle. J.Anim. Sci., v 63,

n.2, p. 447- 52, 1986.

JAINUDEEN, M.R. & HAFEZ, E.S.E. Catle and

buffalo. In: Reproduction in farm animals. 6 ed. Lea &

Febiger : Philadelphia, 1993.

KIDWELL,F.; MCCORMICK,J.A. The influence of

size and type on growth and development of cattle.

J.Anim.Sci.,v.15, n1, p.109-18, 1956.

KLOSTERMAN, E.W. Beef cattle size for maximum

efficiency. J. Anim. Sci., v.34, n.5, p.875-80, 1972.

KOURY FILHO, W. Em que direção deve ser

conduzida a seleção da raça Nelore. AG LEILÕES, n.

137, 2010.

LEVINE, J.M. ; AMEZQUITA, M. C.; HOHEN BOKEU, W.D. Relationship of live weight to calving

rate of grade zebu heifers and cows on the eastern plains of Colombia. J. Anim. Sci., v.50, n.6, p. 1040-4,

1980.

LIMA, F.P.; BONILHA NETO, L.M.; RAZOOK, A.G.

et al. Parâmetros genéticos em características

morfológicas de bovinos Nelore. Bol. Indust. Anim.,

Nova Odessa, v.46, n.2, p.249-257, 1989.

MEYER, K. et al. Estimates of covoniances between

reproduction and growth in Australian beef cattle. J.

Anim. Sci., v.69, n.9, p.3533-43, 1991.

NICHOLSON, M.J.; BUTTERWORTH, M. H. A guide

to condition scoring of zebu cattle. Local: Addis

Ababa, Ethiopia, 1986. 29p.

NORTHCUTT, S.L.; WILSON, D.E.; WILLHAM,R.L. Ajusting weight for body condition score in Angus cows. J.Anim.Sci., v.70, n.5, p 1342-5, 1992. RIBEIRO,L.B. A casa do Nelore de ciclo curto de

produção.Revista Globo Rural, n 295, p. 24-31, 2010.

SEGUI, M.S.; SOUZA,A.L.B.; LOPES, P.C.S.; CUNHA, A.P. Relação entre condição corporal e

atividade ovariana em vacas nelore no Pantanal. In:

CONBREMEV, 1., 2002, Curitiba.

Anais...Curitiba:SPMV, 2002, p.021

SEGUI,M.S.; SOUZA, F.P.DE,; ZOLER,R,; CUNHA,

A.P.Relação entre condição corporal e atividade ovariana em primiparas. In: CONBREMEV, 1., 2002,

Curitiba. Anais...Curitiba:SPMV, 2002, p.022

SILVA, J.A.V.; VAN MELIS, M. H.; ELER, J.P. et al.

Estimação de parâmetros genéticos para

probabilidade de prenhez aos 14 meses e altura na garupa em bovinos da raça Nelore. Revista Brasileira

de Zootecnia. v.32, n.5, p.1141-1146, 2003.

TEIXEIRA, R.A.; KOURY FILHO, W; SESANA, J.C.; ALBUQUERQUE, L.G. A busca por precocidade . In: CONGRESSO BRASILEIRO DAS RAÇAS

ZEBUINAS, 5., 2002, Uberaba. Anais... Uberaba : ABCZ, 2002,p. 261-263.

Referências

Documentos relacionados

ARTIGO 35- Os supervisores das equipes até 60 (sessenta) minutos antes da hora marcada para o início do jogo, independentemente se haverá atraso ou não da partida, deverão se

Avaliação da Perda de Peso, da Rugosidade de Su- perfície de Placas de Titânio, Esmalte Bovino, Resina Acrílica para Base de Prótese Convencional e Sobre Im- plantes e PMMA

Especula-se que a obesidade possa exercer um papel importante no metabolismo das drogas citotóxicas utilizadas na terapia adjuvante, uma vez que a distribuição

MARIO JUNIO KAZUO DA SILVA – Prefeito Municipal de Cafezal do Sul, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO o resultado apresentado pela

Discutimos o contexto de criação e implementação de políticas públicas de ações afirmativas para a população negra, considerando a Lei 10639/03, como uma das principais

Com base nas informações apresentadas, o Capítulo 2, intitulado “Valor nutricional e viabilidade econômica de rações suplementadas com maltodextrina e acidificante para

o Espiritismo para saber distinguir obras mediúnicas e outras de autores encarnados que propagam erros doutrinários e enxertias diversas de caráter não espírita.  Citam-se entre

0408050764 TRATAMENTO CIRÚRGICO DE PÉ TORTO CONGÊNITO 0408050772 TRATAMENTO CIRÚRGICO DE PÉ TORTO CONGÊNITO INVETERADO 0408050799 TRATAMENTO CIRÚRGICO DE PSEUDARTROSE / RETARDO