• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: Incolor. b) Justifique sua resposta ao item A em função das polaridades dos solventes. Adocicado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: Incolor. b) Justifique sua resposta ao item A em função das polaridades dos solventes. Adocicado"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 2ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

01. O rótulo de um frasco contendo determinada substância X traz as

seguintes informações: O g de H 100 g / 1 , 0 ºC 25 água a ilidade em lub So g / cm 59 , 1 ºC 25 a Densidade ºC 77 atm 1 bulição a P onto de e ºC 23 -usão P onto de f Adocicado Odor lamável inf Não idade Inflamabil Incolor Cor 2 3 valor ou Descrição e Propriedad

a) Considerando as informações apresentadas no rótulo, qual é o estado físico da substância contida no frasco, a 1 atm e 25 ºC? Justifique.

b) Em um recipiente, foram adicionados, a 25 ºC, 56,0 g da substância X e 200,0 g de água. Determine a massa da substância X que não se dissolveu em água. Mostre os cálculos.

c) Complete o esquema abaixo, representando a aparência visual da mistura formada pela substância X e água quando, decorrido certo tempo, não for mais observada mudança visual. Justifique.

Dado: densidade da água a 25 ºC = 1,00 g / cm3

02. Considere duas soluções de iodo (I2), sendo uma em água (H2O) e

outra em tetracloreto de carbono (CCl4), ambas com mesma

concentração e em volumes iguais. As duas soluções são misturadas e agitadas por um tempo. Em seguida, elas são separadas por decantação.

a) Assumindo que a concentração de I2 nas duas soluções é inferior ao

ponto de saturação nos dois solventes, o que acontecerá com a

concentração do I2 nas duas soluções após a decantação?

b) Justifique sua resposta ao item A em função das polaridades dos solventes.

03. Preparou-se uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3),

adicionando-se o sal a 50 g de água, à temperatura de 80°C. A seguir, a solução foi resfriada a 40°C. Qual a massa, em gramas, do precipitado formado? Dados: O H de /100g KNO de g 60 S C 40 T O H de /100g KNO de g 180 S C 80 T 2 3 2 3      

04. A figura abaixo representa a variação de solubilidade da substância A

com a temperatura. Inicialmente, tem-se 50 g dessa substância presente em 1,0 litro de água a 70 ºC. O sistema é aquecido e o solvente evaporado até a metade. Após o aquecimento, o sistema é resfriado, até atingir a temperatura ambiente de 30 ºC.

Determine a quantidade, em gramas, de A que está precipitada e dissolvida a 30 ºC.

(2)

05. Industrialmente, o clorato de sódio é produzido pela eletrólise da

salmoura* aquecida, em uma cuba eletrolítica, de tal maneira que o cloro formado no anodo se misture e reaja com o hidróxido de sódio formado no catodo. A solução resultante contém cloreto de sódio e clorato de sódio.

2NaCl(aq) + 2H2O(l) Cl2(g) + 2NaOH(aq) + H2(g)

3Cl2(g) + 6NaOH(aq)  5NaCl(aq) + NaClO3(aq) + 3H2O(l)

Ao final de uma eletrólise de salmoura, retiraram-se da cuba

eletrolítica, a 90oC, 310 g de solução aquosa saturada tanto de cloreto de

sódio quanto de clorato de sódio. Essa amostra foi resfriada a 25oC,

ocorrendo a separação de material sólido.

a) Quais as massas de cloreto de sódio e de clorato de sódio presentes

nos 310 g da amostra retirada a 90oC? Explique.

b) No sólido formado pelo resfriamento da amostra a 25oC, qual o grau

de pureza (% em massa) do composto presente em maior quantidade?

c) A dissolução, em água, do clorato de sódio libera ou absorve calor? Explique.

* salmoura = solução aquosa saturada de cloreto de sódio

06. Observe a tabela de conversões de energia a seguir.

-Engrenagem Frenagem Gerador Mecânica ão Galvanizaç Ventilador roupa passar de Ferro dor Transforma Elétrica químicas Reações Músculo alimentos de Digestão pilha ou Bateria Química Química Mecânica Térmica Elétrica P ara De

Considerando a tabela acima, responda:

a) em quais conversões há ruptura de ligação química?

b) Quais conversões são exemplos de fenômenos físicos e quais são os de fenômenos químicos?

07. A compreensão e o controle das transformações químicas foram

muito importantes para grandes mudanças sociais e econômicas na sociedade, principalmente nos últimos 200 anos. Atualmente, é possível diferenciar as transformações físicas das transformações químicas, sendo que estas últimas podem ser representadas na forma de equações químicas. Considerando os fenômenos de degelo dos icebergs e a queima de gás metano, produzido nos aterros sanitários:

a) Escreva a fórmula química do composto envolvido no processo que, dentre os fenômenos apontados, representa transformação física.

b) Escreva a equação que representa a transformação química exotérmica.

08. Entre as formas alotrópicas de um mesmo elemento, há aquela mais

estável e, portanto, menos energética, e também a menos estável, ou mais energética. O gráfico, de escala arbitrária, representa as entalpias

(3)

a) Sabendo-se que os valores de H1 e H2 são iguais a –393 e –395 kJ,

respectivamente, calcule a entalpia (H) da reação: C(grafite) 

C(diamante). Indique se a reação é exotérmica ou endotérmica.

b) Considerando-se a massa molar do C = 12 g/mol, calcule a quantidade de energia, em kJ, necessária para transformar 240 g de C(grafite) em C(diamante).

09. Considerando os dados apresentados, calcule a massa de alumínio,

em gramas, necessário para desprender, a pressão constante, 153kJ. Suponha que a quantidade de oxigênio é excessiva.

Na fabricação de fogos de artifício, pode ser utilizado alumínio metálico em pó. A reação de queima, com liberação de luz e calor, é representada abaixo.

2 Al(s) + 3/2 O2(g)  Al2O3(s)H = -1652 kj . mol-1

Dados:

M(Al) = 27.0g/mol Al (Z = 13) M(O) = 16.0g/mol O(Z = 8)

10. A redução das concentrações de gases responsáveis pelo efeito estufa

constitui o desafio central do trabalho de muitos pesquisadores. Uma das

possibilidades para o sequestro do CO2 atmosférico é sua transformação

em outras moléculas. O diagrama a seguir mostra a conversão do gás carbônico em metanol.

a) Indique as etapas endotérmicas e exotérmicas.

b) Calcule a variação da entalpia na conversão do CO2 em metanol.

11. Os movimentos do planeta Terra são explicados pela força de atração

que o Sol exerce sobre os astros que orbitam à sua volta. Dois desses movimentos, combinados com a inclinação do eixo da Terra, exercem, cotidianamente, influência sobre a vida no planeta. Com base nesta afirmação, descreva os dois movimentos executados pela terra em relação ao Sol, que exercem influência direta sobre a vida na Terra e explicite uma dessas influências.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

12. Parte considerável da energia que atinge a Terra é proveniente do Sol.

A distribuição da insolação na superfície é condicionada, dentre outros fatores, pelo grau de inclinação da Terra em relação ao Sol.

Observe a figura abaixo.

IBEP. Atlas geográfico escolar. São Paulo, 2008, p. 16. [Adaptado].

Considerando as informações da Figura e os fatores “incidência da

radiação solar” e “latitude”:

a) justifique por que ocorrem diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(4)

b) apresente um exemplo de uma atividade econômica na Cidade de Natal que é diretamente favorecida pela incidência de radiação solar. Justifique. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

13. A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de

importância fundamental na cartografia. A esse respeito, responda: a) O que são coordenadas geográficas?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Qual a sua utilização no estudo do espaço geográfico?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

14. Para a determinação de um ponto qualquer na superfície da Terra, é

necessário um conjunto de informações que possa indicar precisamente a localidade que se procura. As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre para esse fim. Considerando a afirmação anterior, identifique e explique quais são os elementos constituintes das linhas imaginárias das coordenadas geográficas. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

15. Analise este mapa:

Brasil: posição geográfica e fusos horários

Considerando a forma do território brasileiro, mais extenso ao norte no sentido leste-oeste, e afunilado ao sul,

1. APRESENTE uma razão histórico-geográfica que justifica a

maior extensão ao norte, no sentido leste-oeste, do território brasileiro.

Razão histórico-geográfica:

2. CITE uma vantagem da posição e da forma geográficas do

território brasileiro quanto aos fusos horários: às condições climáticas:

3. Leia esta afirmativa:

No mundo contemporâneo é vantajoso ser um país de dimensões continentais, como o caso do Brasil.

Você concorda com esta afirmativa? Concordo.

Não concordo.

JUSTIFIQUE sua resposta:

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(5)

16.

HORÁRIO DE VERÃO 2008/2009

www.imagens.google.com.br

Prática adotada pelo Estado brasileiro desde a década de 1930, o horário de verão é uma estratégia para economizar energia no setor público e privado. Apesar das controvérsias em relação a essa prática não serem poucas, desde 1985 não houve interrupção na sua aplicação no país.

a) Explique, com base nas faixas latitudinais do território brasileiro no hemisfério Sul, a escolha, pelo Estado, das unidades da federação que adotam o horário de verão.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Apresente um motivo que justifique a não adoção do horário de verão por alguns estados da federação, mesmo estes estando na mesma faixa latitudinal de outras unidades que o aplicam.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 17. Observe a tabela.

Sabendo que São Paulo está localizada no terceiro fuso horário a oeste de Greenwich, Roma no primeiro fuso a leste e Nova Iorque no quinto a oeste, e a Europa está utilizando horário de verão:

a) Qual horário de chegada de cada um dos voos da tabela em seus destinos? _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Explique por que alguns países adotam o horário de verão. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

18. A próxima Olimpíada ocorrerá em 2008 e será realizada na China,

tendo como sede a cidade de Pequim.

a) Tomando por base o mapa acima apresentado, qual será a diferença horária total entre a realização das competições e seu acompanhamento televisivo ao vivo no Brasil? Supondo que a cerimônia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horário correspondentes no horário oficial do Brasil? _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(6)

b) Sabendo-se que a diferença de horário entre as cidades de Brasília e Pequim decorre da existência de diferentes fusos horários, explique como são delimitados os fusos horários e indique qual a sua extensão padrão em graus de longitude. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

19. Observe dois tipos de projeções cartográficas aplicadas aos mapas.

Projeção conforme de Mercator

Projeção equivalente de Peters

As projeções cartográficas cilíndricas permitem mostrar a esfera terrestre com alguns tipos de distorções geométricas, que afetam as aparências das áreas e das formas continentais. Os mapas apresentados foram elaborados de acordo com as projeções de Mercator e de Peters. A partir destas projeções, analise os dois mapas quanto:

a) à manutenção ou alteração das áreas dos continentes;

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) às distorções maiores ou menores nas representações das formas dos continentes em baixas, médias e altas latitudes.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 20.

(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2004.)

A escala cartográfica é utilizada para estabelecer uma correspondência entre as dimensões do terreno e as da representação. As figuras 1 e 2 apresentam, em diferentes escalas, recortes do espaço carioca.

Indique a figura cuja escala cartográfica é maior e aquela na qual uma rua com 2 quilômetros de extensão seria representada com um tamanho de 4 centímetros, justificando cada indicação.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Logo, é fundamental conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes com ITU como forma de otimizar os tratamentos empregados, pois os mesmos dependem essencialmente do

Neste estudo, nos seis anos avaliados, ficou evidenciada a redução consecutiva do quantitativo de leitos hospitalares, em progressões diferentes, e contraditórias do que

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais

Biocontaminantes em amostras de água Água deionisada Água deinoisada Comentários > 0,24 e < 3 > 3 e < 30 Endotoxinas EU/m 3 12 35 Número total de viáveis UFC/m

Como foi visto, a primeira etapa do processo decisório de consumo é o reconhecimento da necessidade, com isso, observou-se que, nessa primeira etapa, os consumidores buscam no

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

O Tech Visa é uma medida StartUP Portugal + iniciada a 1 de janeiro de 2019, com vista à certificação de empresas tecnológicas e inovadoras para efeitos de concessão de