• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA - PPGPol EDITAL Nº 02/2016

Processo Seletivo para o Curso de Doutorado

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conformidade com o Regimento Interno, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do Curso de Doutorado do PPGPol. O edital foi aprovado pelo Conselho de Pós-Graduação (CPG) do PPGPolna reunião n° 50, realizada em 30/03/2016. As informações sobre o PPGPol/UFSCar (corpo docente, linhas de pesquisa, disciplinas, etc.) devem ser consultadas na página oficial do programa www.ppgpol.ufscar.br ou na sua secretaria.

1. DAS NORMAS GERAIS

1.1 - O ingresso de interessados no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação do PPGPol, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CECH), se dará de acordo com o presente processo seletivo, realizado diretamente pela Universidade Federal de São Carlos.

1.2 É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância, mediante consulta, dos procedimentos e prazos estabelecidos no presente Edital e no Cronograma que o integra (Anexo I).

1.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento de eventuais alterações posteriores que venham a ser adicionadas em relação ao presente Processo Seletivo, bem como a mudanças no cronograma constante do Anexo I deste Edital.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Programa de Pós Graduação em Ciência Política

Via Washington Luis, Km 235 – Caixa Postal 676 Fones: (16) 3351-8415

CEP: 13.565-905 – São Carlos – SP – Brasil E-mail: ppgpol@ufscar.br

(2)

1.4 As comunicações oficiais pertinentes ao Processo Seletivo, inclusive a divulgação das relações nominais e a ordem de classificação dos candidatos indicados, serão disponibilizadas na página oficial do programa (www.ppgpol.ufscar.br). Outros meios de comunicação não serão considerados oficiais e, portanto, não gerarão em relação aos candidatos quaisquer deveres ou direitos.

1.5 O PPGPol não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos da rede de computadores, congestionamento das linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem o acesso dos candidatos à página do programa.

1.6 Qualquer cidadão poderá impugnar este Edital ou solicitar esclarecimentos em relação ao texto do Edital. No cronograma constante do Anexo I deste Edital há prazo de dois dias para este pedido de impugnação ou esclarecimento, sendo posteriormente vedado qualquer questionamento do Edital.

1.6.1 Os pedidos de impugnação serão julgados pela CPG com resultado divulgado na página do programa (www.ppgpol.ufscar.br) e, havendo necessidade, poderá haver retificação do edital.

2. DO NÚMERO DE VAGAS 2.1 Vagas para Doutorado: 10 (dez).

2.1.1 As vagas destinam-se ao conjunto de alunos do doutorado, não havendo cotas por linha de pesquisa ou orientador;

2.1.2 O preenchimento de todas as vagas não é obrigatório e somente será feita uma chamada. Não haverá vagas remanescentes. Não ocorrendo o preenchimento de todas as vagas não ocorrerá um novo processo seletivo para o preenchimento das mesmas.

2.1.3 A alocação da orientação é feita pela CPG do programa e dependerá do número de vagas dos professores individuais.

(3)

3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3.1 A inscrição para o Processo Seletivo será realizada no período estabelecido no Cronograma (Anexo I), mediante o preenchimento de formulários próprios (Anexo II e III) e a entrega dos documentos indicados no item 3.4.

3.2 O formulário de inscrição, devidamente preenchido, e os documentos indicados no item 3.4 deverão ser entregues na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da UFSCar, da seguinte forma:

a) pessoalmente ou por procurador regularmente constituído, diretamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, situada no prédio do Departamento de Ciências Sociais - Rodovia Washington Luís, Km 235, Campus de São Carlos, São Carlos - SP, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 às 14:00 horas (exceto feriados);

b) por via postal, com Aviso de Recebimento (AR), hipótese em que a documentação deverá ser postada em qualquer agência dos Correios até o último dia do prazo previsto no cronograma deste edital (Anexo I), devendo fazer constar no envelope, obrigatoriamente, os seguintes dizeres:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA (PROCESSO SELETIVO Doutorado Edital N°02/2016)

Rodovia Washington Luís, Km 235 - Caixa Postal 676 São Carlos - São Paulo CEP 13565-905

3.2.1 Os candidatos inscritos por via postal assumem total responsabilidade pelos documentos encaminhados, bem como pelas conseqüências de eventuais erros quanto ao preenchimento do formulário de inscrição. O PPGPol não se responsabilizará por correspondências extraviadas ou entregues em atraso pelos Correios.

3.3 Não serão aceitas inscrições pela Internet.

(4)

a) Formulário de inscrição (modelo padrão disponível no endereço indicado no item 3.1 e na página do programa www.ppgpol.ufscar.br);

b) Uma cópia do comprovante de pagamento das custas de inscrição. O Candidato deverá realizar o recolhimento no valor de R$70,00 (setenta reais) por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no site da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda: http://consulta.tesouro.fazenda.gov. br/gru/gru_simples.asp.

Para o preenchimento da GRU, utilize os dados do quadro a seguir, imprima e efetue o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil, até a data limite do período de

inscrição;Unidade Favorecida

Unidade Gestora (UG) 154049

Gestão 15266

Nome da Unidade Universidade Federal de São Carlos

Recolhimento

Código 28883-7

Número de Referência 201620

c) um Projeto de Pesquisa em 03 (três) vias impressas, sem indicação de autoria (apenas com título e indicação de linha de pesquisa à qual estaria vinculado, dentre as desenvolvidas no PPGPol) acompanhado de um arquivo digital (CD) em formato PDF. O projeto deve ser elaborado observando-se os seguintes parâmetros (modelo disponível na página eletrônica www.ppgpol.ufscar.br): exposição do tema e justificativa de sua relevância para a Ciência Política; análise da bibliografia pertinente; apresentação dos objetivos e principais hipóteses de pesquisa; apresentação dos procedimentos metodológicos a serem utilizados; ter entre 8 (oito) e 15 (quinze) páginas em formato A4, com espaçamento 1,5 linhas e fonte Times New Roman 12. Desse total de páginas está excluída a bibliografia;

d) Cópia do Histórico escolar do Mestrado;

e) Cópia do Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br). Os candidatos deverão enviar cópias dos itens que constam na avaliação de currículo: publicações (capa do periódico ou livro e primeira página do texto), certificado de apresentação em eventos e outros comprovantes de itens passíveis de pontuação na avaliação do currículo (cf. item 5.4.2.1 b));

(5)

f) Cópia de documento de identidade (ou equivalente);

g) Certificado de Conclusão do Mestrado ou documento equivalente (caso o candidato ainda não tiver concluído seu mestrado, observar o item 3.6). Será aceita certificação somente dos programas de mestrado reconhecidos pela CAPES.

3.5 Poderão inscrever-se neste Processo Seletivo do Doutorado candidatos em fase de conclusão de curso de mestrado. Caso o candidato venha a ser aprovado, deverá obrigatoriamente apresentar documento comprobatório de defesa do mestrado (Ata ou Diploma) no ato da matrícula no PPGPol, sem o qual não poderá matricular-se, gerando perda imediata da vaga.

3.6 O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas(Anexo II e III).

3.7Será indeferida a inscrição:

a) que tenha sido entregue fora do prazo estabelecido no Cronograma (Anexo I); b) cujo Formulário de Inscrição esteja com preenchimento incompleto ou incorreto; c) que tenha enviado cópias impressas e em CD com indicação do nome do candidato; d) que não tenha apresentado cópias dos documentos indicados no item 3.4, ou que tenha apresentado a documentação incompleta;

e) que não tenha cumprido quaisquer dos demais requisitos exigidos neste edital.

3.7.1 O candidato que tiver sua inscrição indeferida poderá interpor recurso devidamente justificado por escrito, apresentando-o pessoalmente no prazo estabelecido no Cronograma (Anexo I), ou por intermédio de terceiro munido de procuração, diretamente na secretaria do PPGPol.

3.7.2 Na interposição do recurso referido no subitem 3.7.1, não será admitida a inclusão de nenhum documento além daqueles já apresentados por ocasião do pedido de inscrição.

(6)

3.7.3 Decorrido o prazo para interposição de recursos, os mesmos serão julgados pela CPG do PPGPol, observado o cronograma constante do Anexo I, cabendo à CPG divulgar, em seguida, a Relação Definitiva dos Candidatos Inscritos.

4. DA COMISSÃO PRELIMINAR DE SELEÇÃO E DA BANCA DE SELEÇÃO

4.1 A Comissão Preliminar de Seleção para o presente Processo Seletivo será composta pelos membros do corpo docente do PPGPol (permanentes e colaboradores) citados abaixo:

Profa. Dra. Carolina Justo Prof. Dr. Eduardo Noronha Prof. Dr. JulioDonadonne Prof. Dr. Marcelo Vargas

Profa. Dra. Maria do Socorro S. Braga Profa. Dra. Maria Teresa Kerbauy Prof. Dr. Milton Lahuerta

Prof. Dr. Pedro Floriano Ribeiro Prof. Dr. Roberto Grun

Prof. Dr. Thales Haddad de Andrade Profa. Dra. Vera Alves Cepêda

4.2 Cada candidato inscrito deverá informar na Declaração de Vínculo do Anexo III, a existência das seguintes situações que o vinculem a quaisquer dos membros da Comissão Preliminar de Seleção:

I – docente do qual seja ou tenha sido cônjuge ou companheiro, mesmo que tenha se separado ou divorciado judicialmente do mesmo;

II – docente do qual seja ascendente ou descendente ou colateral até o terceiro grau, seja tal parentesco por consanguinidade ou afinidade;

III – docente que tenha amizade íntima ou inimizade notória com o candidato ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos e afins até terceiro grau;

IV – docente que seja sócio do candidato na mesma sociedade empresarial; V –outras situações de impedimento ou suspeição previstas em lei.

(7)

4.3 Em função das informações colhidas no ANEXO III, a Comissão de Pós-Graduação do PPGPol, após diligenciar para esclarecimento do que se fizer necessário, deliberará sobre a constituição da Comissão de Seleção, divulgando sua decisão na página de internet do PPGPol/UFSCar, conforme previsto no Cronograma do presente Edital (ANEXO I).

4.4 No prazo previsto no cronograma do Anexo I o candidato inscrito poderá solicitar a impugnação da participação de membro(s) da Comissão de Seleção que possua(m) vínculo com qualquer outro candidato inscrito no processo seletivo, conforme os vínculos do item 4.2. A solicitação deverá ser encaminhada para o e-mail ppgpol@ufscar.br.

4.4.1 Sob pena de indeferimento sumário da impugnação, o candidato indicará expressamente em face de quem a mesma é dirigida e bem assim as razões que a fundamentam, em especial a existência de vínculo impeditivo, conforme o caso, entre membro da Comissão de Seleção e candidato que participa do processo seletivo, conforme o disposto no item 4.2.

4.4.2 Não apresentada impugnação no prazo previsto no Cronograma (Anexo I), o candidato perderá o direito de fazê-lo.

4.5 No prazo previsto no cronograma do Anexo I a CPG do PPGPol indicará a Comissão de Seleção final que será composta por 03 (três) examinadores dentre os docentes mencionados no item 4.1, aos quais caberá realizar a avaliação do desempenho dos candidatos em cada uma das etapas da seleção de Doutorado, a partir da atribuição de notas e conceitos, conforme estabelecido abaixo.

(8)

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 O processo seletivo do doutorado é composto por 02 (duas) etapas, ambas eliminatórias.

5.2 Cada etapa eliminatória do processo terá pontuação de 0 (zero) a 10 (dez), sendo que a nota final será a média simples entre elas.

• Etapa1: Análise do Projeto de Pesquisa

• Etapa2: Exame oral centrado no currículo, histórico e projeto do candidato5.3 Considerar-se-á desclassificado o candidato que obtiver pontuação inferior a 7,0 (sete) em qualquer uma das fases eliminatórias.

5.4 Sobre a Etapa1: Análise do Projeto de Pesquisa.

5.4.1 Os projetos de pesquisa serão avaliados de acordo com os critérios e a pontuação abaixo:

a) adequação às linhas de pesquisa do programa (até 1 ponto);

b) originalidade e contribuição acadêmica para a Ciência Política (até 2 pontos);

c) clareza na identificação do objeto e na definição do problema de pesquisa (até 2 pontos);

d) consistência e adequação da metodologia ao problema e aos objetivos do projeto (até 2 pontos);

e) consistência da revisão bibliográfica, pertinência e atualidade das referências utilizadas (até 2 pontos);

f) viabilidade de execução do projeto dentro do prazo limite estabelecido pelo programa (até 1 ponto).

5.4.2 A avaliação de cada projeto de pesquisa será feita anonimamente por 2 (dois) membros da Comissão de Seleção e a nota final da avaliação do projeto de pesquisa será o resultado da média aritmética da soma dos pontos atribuídos por cada membro examinador.

(9)

5.4.3 Os candidatos aprovados nesta Etapa 1, constarão de lista a ser divulgada no site do programa (www.ppgpol.ufscar.br), conforme o Cronograma (Anexo I). Serão divulgadas suas notas parciais de cada avaliador e a nota final desta Etapa1.

5.4.4 Os candidatos não aprovados nesta etapa terão seus nomes divulgados noutra lista, na mesma data e no site do programa (www.ppgpol.ufscar.br), na qual se explicitará suas notas parciais de cada avaliador e a nota final desta Etapa 1.

5.4.5 A partir da data de divulgação dos resultados da Etapa 1 os candidatos poderão interpor recurso devidamente justificado conforme descrito no item 8 deste edital, no prazo de 10 (dez) dias, conforme o Cronograma (Anexo I).

5.4.6 Após o julgamento dos recursos, a Comissão de Seleção divulgará na página do programa (www.ppgpol.ufscar.br) as listas de candidatos aprovados e não aprovados na Etapa 1, conforme o cronograma estabelecido no Anexo I.

5.5 Sobre a Etapa 2: Exame Oral

5.5.1 Nesta Etapa 2, a avaliação dos examinadores, centrada no currículo Lattes e no projeto de pesquisa dos candidatos, será baseada nos seguintes critérios, com a respectiva pontuação:

a) capacidade argumentativa sobre o Projeto de Pesquisa (até 6 pontos), considerando: i) conhecimento e domínio do quadro teórico relacionados ao problema de pesquisa (até 3 pontos); e

ii) coerência e viabilidade da metodologia (até 3 pontos);

b) avaliação do Currículo Lattes (até 4 pontos), considerando:

i) publicação de artigos indexados na base Qualis nos últimos 5 (cinco) anos (até 2 pontos, sendo 0,5 por artigo);

ii) participação em eventos científicos com apresentação de trabalhos (até 1,0 ponto, sendo 0,2 por atividade); e

iii) docência no ensino superior e/ou prêmios acadêmicas (até 1,0 ponto).

5.5.2 O Exame Oral será realizado por membros Comissão de Seleção. A nota final desta Etapa 2 será a média aritmética da soma dos pontos atribuídos por cada membro examinador.

(10)

5.5.3 Os candidatos aprovados nesta Etapa 2 constarão de lista a ser divulgada no site do programa (www.ppgpol.ufscar.br), na qual se explicitará a pontuação dada por cada membro examinador e a nota final desta Etapa 2, conforme o Cronograma (Anexo I).

5.5.4 Os candidatos não aprovados nesta etapa 2 terão seus nomes divulgados noutra lista, no site do programa (www.ppgpol.ufscar.br), na qual se explicitará a pontuação dada por cada membro examinador e a nota final desta Etapa 2, conforme o Cronograma (Anexo I).

5.5.5 Os candidatos aprovados e não aprovados na Etapa 2, constarão de listas a serem divulgadas no mesmo dia do resultado final do processo seletivo, conforme Cronograma (Anexo I).

5.5.6 A partir da data de divulgação dos resultados da etapa 2 e do resultado final do processo seletivo os candidatos poderão interpor recursos devidamente justificados conforme descrito no item 8 deste edital, no prazo de 10 (dez) dias, conforme o Cronograma (Anexo I).

5.5.6Após o julgamento dos recursos, a Comissão de Seleção divulgará na página do programa (www.ppgpol.ufscar.br) o resultado dos recursos, o resultado final da Etapa 2 e o resultado final do Processo Seletivo, conforme o Cronograma estabelecido no Anexo I.

6. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

6.1 Serão considerados aprovados neste processo seletivo os candidatos que preencherem todas as condições abaixo:

 Nota igual ou superior a 7 (sete) na Avaliação do projeto de pesquisa (Etapa 1);  Nota igual ou superior a 7 (sete) no Exame Oral (Etapa 2).

6.2 Neste Processo Seletivo, a ordem de classificação entre os candidatos que preencherem todas as condições especificadas no item 6.1 será a média aritmética entre as notas das Etapas 1 e 2.

6.3 Em caso de empate na média final, os critérios para desempate na respectiva ordem de prevalência serão:

(11)

II – Maior nota no Exame Oral. III – Maior idade.

6.4 O resultado final do Processo Seletivo para o Doutorado será divulgado exclusivamente na página eletrônica do PPGPol (www.ppgpol.ufscar.br), conforme Cronograma (Anexo I).

6.5 O candidato que vier a ser aprovado no presente processo seletivo deverá submeter-se a Exames de Proficiência em 02 (duas) Línguas Estrangeiras (obrigatoriamente o inglês e podendo escolher entre francês ou espanhol) antes da realização do Exame de Qualificação, ou apresentar documento(s) comprobatório(s) de certificado(s) de proficiência internacionalmente reconhecido(s), se houver.

7. DA CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS E MATRÍCULA

7.1. A admissão dos candidatos selecionados para o curso se concretizará pela matrícula

na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar.

7.1.2 No ato da matrícula, o candidato selecionado para o curso de Doutorado deverá

apresentar cópias autenticadas do diploma ou Ata de Defesa do Mestrado, histórico do

mestrado, carteira de identidade; título de eleitor com último comprovante de votação;

certificado de reservista (candidatos do sexo masculino). Os candidatos estrangeiros

ficam dispensados de apresentar título de eleitor e certificado de reservista, devendo

apresentar Registro de Identidade de Estrangeiro com o respectivo visto de estudante.

Parágrafo único: Candidatos inscritos no processo seletivo para o Curso de Doutorado

(12)

Diploma, Certificado de Conclusão ou Ata de Defesa na Secretaria do PPGPol, sob

pena de não poderem assumir a vaga.

8. DOS RECURSOS

8.1 A impetração de recurso referentes às Etapas e ao Resultado Final deste edital

devem ser apresentadas por escrito pelo candidato ou por seu representante legal na

secretaria do PPGPol/UFSCar, em 2 (duas) vias de igual teor, sendo acolhidos somente

se interpostos no prazo definido no Cronograma (Anexo I).

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá na Secretaria do

Programa por um período de até 3 (três) meses após a divulgação do resultado final.

Após o fim deste período, a documentação será inutilizada, salvo se o candidato

providenciar envelope endereçado e pagamento das custas postais para sua devolução

via correio, ou recolher pessoalmente sua documentação.

9.2 As(os) candidatas(os) deverão comparecer às etapas da seleção, com 30 (trinta)

minutos de antecedência do horário previsto para início, munidos de documento oficial

de identidade com fotografia.

9.3 Ao inscrever-se no processo seletivo, a(o) candidata(o) reconhece e aceita as

normas estabelecidas.

9.4 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do

PPGPol.

Referências

Documentos relacionados

Experiências educacionais brasileiras e de outros países que apontem para movimentos de inovação na proposição e nas formas de fazer a gestão do currículo e da aprendizagem,

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação

The provisional measure addresses the necessary extension of the deadline for entry into the Environmental Regularization Program (PRA), but also contains amendments that aim

• Controle de DWELL (carga da bobina) para rotação inicial e final diferenciado; • Saída para MSD, INJEPRO ISD ou bobina com módulo de ignição interno; • Cut-Off (corte