• Nenhum resultado encontrado

IF-223 (Monografia e Seminários)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IF-223 (Monografia e Seminários)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL

IF-223 (Monografia e Seminários)

NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO DA MONOGRAFIA CURRICULAR E ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

Para se obter o título de Engenheiro Florestal, o aluno deve elaborar a Monografia Curricular que está vinculada à disciplina IF-223 (Monografia e Seminários (2-0)) créditos.

MONOGRAFIA CURRICULAR

O TRABALHO DA Monografia Curricular de Curso é uma monografia elaborada pelo aluno, após ter cursado a disciplina IH-429 (MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA), a ser introduzida no quarto período na grade curricular. A Monografia pode ter sua origem de 4 experiências, a saber: a) Estágio supervisionado; b) Revisão bibliográfica; c) Trabalho experimental científico; d) Participação em Projeto de Engenharia.

MONOGRAFIA

A monografia constará de trabalho desenvolvido pelo aluno, sob orientação de um profissional credenciado pelo Colegiado, e terá como objetivo demonstrar que o aluno conhece e é capaz de aplicar o método científico. Além destes, deve demonstrar dominar o conjunto mínimo de técnicas analíticas e/ou próprias, em especial na aplicação e no desenvolvimento de técnicas em Engenharia.

ORIENTAÇÃO

Todo aluno ao entrar na Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, no Curso de Engenharia Florestal é indicado a um Orientador Acadêmico definido pelo Coordenador do Curso. Este orientador poderá ser o futuro orientador da Monografia a ser desenvolvida. O que verdadeiramente estabelecerá o vínculo para orientação da Monografia, entre orientador e orientado, será o interesse e a afinidade entre as partes envolvidas. Cada orientador credenciado poderá ter no máximo 10 orientados.

No caso de estágio interno, dever-se-á seguir o que estabelece a deliberação n.º 65 de 22 de agosto de 1989, no CEPE-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, ou sucedânea.

MATRÍCULA

O aluno somente poderá se matricular na disciplina IF-223 MONOGRAFIA E SEMINÁRIOS com a anuência do orientador.

(2)

A) Deliberar juntamente com o orientador sobre tema e a Comissão Examinadora. Em caso de discordância entre orientador e orientado sobre a composição da Comissão Examinadora, deverá prevalecer a posição do orientador.

B) Solicitar, mediante justificativa por escrito ao Coordenador do Curso, a substituição do orientador.

ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES

A) Propor ao aluno e/ou deliberar juntamente com ele sobre o tema, a composição da comissão Examinadora e o período de defesa. A data de defesa da Monografia será definida pelo professor da Disciplina a que o tema se refere.

B) Fornecer um aval formal, ao Professor da Disciplina, de que a Monografia está pronta para ser defendida.

C) Convidar formalmente os integrantes da Bancada Examinadora.

D) É FACULTADO AO ORIENTADOR, mediante justificativa por escrito ao

Coordenador do Curso, a exclusão do aluno como seu orientado, no caso em que se negar a cumprir suas determinações quanto ao desenvolvimento do plano de trabalho. E) Encaminhar ao Departamento, em que estiver lotado o Professor Orientador, a

solicitação do registro do tema da Monografia.

MODELO DE APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA

1. A monografia será digitada em espaço duplo, em apenas uma face de cada folha de papel, formato A4. As margens medirão 3 cm ( a superior, a inferior e a lateral esquerda) e 2 cm ( a direita).

2. A folha de rosto apresentará: a) nome do autor, centralizado; b) título do trabalho, centralizado, c) abaixo do título, à direita da página, os dizeres: “ Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Florestal como, como requisito parcial para a obtenção do Título de Engenheiro Florestal, Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro” ; d) abaixo deste, o nome do orientador; e) o local e o ano, um abaixo do outro ( nesta ordem) no centro e final da página.]

3. A s páginas deverão ser numeradas consecutivamente, a começar da introdução, no canto superior direito.

4. A fonte a ser usada deverá ser Courier new, tamanho do tipo 12.

5. As fontes referenciais bibliográficas, as citações dos autores, ou a transcrição de trechos destes no texto deverão ser realizadas segundo as normas da ABNT.

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA - TÍTULO

- RESUMO - CAPA

- RELAÇÃO DOS NOMES DOS INTEGRANTES DA COMISSÃO EXAMINADORA E LOCAL PARA ASSINATURA

- ABSTRACT - AGRADECIMENTOS (opcionais) - SUMÁRIO - INTRODUÇÃO - MATERIAL E MÉTODOS - RESULTADO E DISCUSSÇÃO - CONCLUSÃO

(3)

- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - ANEXOS

- ILUSTRAÇÕES (localização a critério do autor)

COMISSÃO EXAMINADORA

A Monografia será avaliada por uma Comissão Examinadora, que será definida pelo Professor Orientador e o discente, a qual, após avaliação do trabalho, atribuir-lhe-á um conceito.

A Comissão Examinadora será composta de 03 (três) membros titulares e 02 (dois) suplente. A presidência caberá ao Professor-Orientador. O Orientador deverá encaminhar a composição da Comissão Examinadora ao Chefe do seu Departamento, que em seguida encaminha os nomes para o Decanato de Graduação, para confecção de portaria.

DEFESA DE MONOGRAFIA A Defesa da Monografia deverá constar de duas partes: A) APRESENTAÇÃO: O aluno disporá de 30 minutos;

B) DEFESA: A forma de abordagem ao discente poderá ser na forma de diálogo ou perguntas, será membro dessa banca. Caberá ao Presidente da Comissão Examinadora fazer valer as recomendações.

CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO Será disciplina IF-223- Monografia e Seminário ( 2-0) créditos.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS-DEPARTAMENTO DE SILVICULTURA

DISCIPLINA IF-223- MONOGRAFIA e SEMINÁRIOS

DECLARAÇÃO

Declaro que o (a) professor (a) ... está orientando-me no curso de Graduação em Engenharia Florestal, para realização da minha monografia na área de ... tendo iniciado as atividades em .../.../... . Seropédica, em... de ...200 . __________________________________________________ Aluno/matrícula De acordo! ___________________________________ Orientador ___________________________________ Coordenador do Curso ___________________________________ Visto Professor da Disciplina Monografia

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTA

Em, / / 20 . CARTA CONVITE DA BANCA EXAMINADORA

Ao: Ilmo Sr. Professor (es): Titular: Titular: Suplente: Suplente: Prezado(s) Senhor(es),

Na condição de orientador(a), tendo o prazer de convidar V.Sa(s) para compor(em) a Banca Examinadora da Monografia de Graduação em Engenharia Florestal do(a) discente ____________________________________ a ser realizado no dia _________________________ às ___________________________ no (a) _______________________________________________ do Departamento de ___________________________________________________________.

Segue em anexo exemplar da monografia intitulada ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________.

Caso V. Sas esteja(m) impossibilitado(s), solicito comunicar o mais breve possível. Desde já agradeço a atenção.

Profª Orientador

(6)

.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTA

Em, / / 20 . Ao:

Ilmo Sr.

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE _______________________ ASSUNTO: Encaminhamento lista de Banca Examinadora (solicita)

Prezado(s) Senhor(es),

Na condição de orientador(a) encaminho lista dos professores a ser enviada ao DECANATO DE GRADUAÇÃO, para composição da Portaria.

Os docentes comporão a Banca Examinadora da Monografia de Graduação em Engenharia Florestal do(a) discente ____________________________________ cuja defesa será realizada no dia _________________________ às ___________________________ no (a) _______________________________________________ do Departamento de __________________________________________________________________, intitulada ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________.

NOME DOS COMPONENTES DA BANCA EXAMINADORA

NOME LOTAÇÃO CONDIÇÃO

Titular Titular Suplente (1) Suplente (2) Desde já agradeço a atenção.

Profª Orientador

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS-DEPARTAMENTO DE SILVICULTURA

DISCIPLINA IF-221- MONOGRAFIA e SEMINÁRIOS RECIBO

Declaro que recebi do Professor da Disciplina IF-223- Monografia e Seminários o KIT-MONOGRAFIA contendo os seguintes documentos:

1. Declaração de aceite do Professor Orientador

2. NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO DA MONOGRAFIA CURRICULAR E ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

3. MODELO DE CARTA CONVITE DA BANCA EXAMINADORA

4. MODELO DE CARTA AO CHEFE DO DEPARTAMENTO indicando composição da Banca, a ser encaminhada ao Decanato de Graduação para confecção de Portaria.

Declaro também estar ciente que deverei devolver a DECLARAÇÃO DE ACEITE DO ORIENTADOR no prazo máximo de 30 dias após a assinatura deste recibo.

Em,

NOME:

_____________________________________________________________________ NÚMERO DE MATRíCULA:

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO _________________

Ata da reunião da Comissão Examinadora da monografia de graduação do aluno____________________________

como parte dos requisitos da disciplina IF-223- Monografia e Seminários.

Aos vinte e oito de novembro do ano de dois mil e um, às __________________, reuniu-se no

Departamento de _______________a, os Professores _________________________________membros da COMISSÃO EXAMINADORA do aluno

______________________________________________, intitulada _________________________________________________________, tendo como orientador o

Professor ________________________________________________________, Presidente da Comissão de Avaliação. Após a apresentação da monografia e sua defesa, a Comissão atribuiu ao discente o conceito “___”, devendo o discente efetuar as correções recomendadas no prazo de _____ dias e entregar a versão final até ____/____/_____.

Em, _________/________/_________. Orientador ______________________________________ Membro da Comissão _____________________________________ Membro da Comissão

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo