• Nenhum resultado encontrado

À EMPRESA CHANNEL LOCAÇÕES E EVENTOS LTDA EPP CNPJ Nº /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "À EMPRESA CHANNEL LOCAÇÕES E EVENTOS LTDA EPP CNPJ Nº /"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Charles Braga Mc Donald Davy

De: Charles Braga Mc Donald Davy

Enviado em: quinta-feira, 20 de agosto de 2015 11:41

Para: Isy Freitas (contato@channeleventos.com.br); Isabela Almeida (operacional@channeleventos.com.br)

Assunto: DILIGÊNCIA Nº 10

À EMPRESA CHANNEL LOCAÇÕES E EVENTOS LTDA

– EPP – CNPJ Nº 72.590.276/0001-88

ASSUNTO: Diligência – Pregão Eletrônico nº 7/2015 – Ministério da Justiça (UASG 200005) GRUPO I

Em atenção ao Pregão Eletrônico nº 7/2015, o qual tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de eventos – envolvendo as etapas de coordenação, organização e execução, contemplando a locação do espaço físico, mobiliário adequado, equipamentos, utensílios, acessórios, recursos humanos, insumos e todos os demais materiais e serviços indispensáveis à plena execução e outros serviços correlatos à área, nas condições, especificações e quantidades constantes neste Edital e em seus anexos, para a realização do 20º Congresso Mundial da Consumers International, na cidade Brasília-DF, nos dias 18 a 21 de novembro de 2015 informamos que foi solicitado o Pedido de Diligência nº 8, nos termos do artigo 43, § 3, da Lei n.º 8.666/1993, e com fulcro no subitem 11.4 do Edital para que vossa senhoria possa esclarecer, elucidar, confirmar informações, dirimir dúvidas que aumentem o grau de segurança na tomada de decisão da área técnica possibilitando um julgamento correto, baseado em dados e fatos reais.

Nesse sentido é que a Lei nº 8.666/93 consigna em seu artigo 43, § 3º o fundamento legal para a promoção de diligências nas licitações, estabelecendo o seguinte comando: “É facultada à Comissão ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta.”

Segue teor da Nota Técnica nº 12/2015

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Nota Técnica nº 12/2015/CGARI/GAB SENACON/SENACON

PROCESSO Nº 08012.000149/2015-56

INTERESSADO: GABINETE DA SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR, COORDENAÇÃO GERAL DE ARTICULAÇÃO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

I-RELATÓRIO

(2)

1. Trata-se a presente Nota Técnica de análise desta Secretaria Nacional do Consumidor acerca da

manifestação da empresa CHANNEL LOCAÇÕES E EVENTOS - LTDA em sede de diligência realizada no âmbito do Pregão Eletrônico nº 07/2015 (Processo Licitatório nº 08012.000149/2015-56),

disponibilizado pelo Ministério da Justiça, para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de eventos, para a realização do 20º Congresso Mundial da Consumers International, na cidade de Brasília/DF, nos dias 18 a 21 de novembro de 2015.

2. A empresa supramencionada, classificada com o quinto melhor lance do Pregão Eletrônico nº 07/2015,

apresentou proposta com valor global de R$ 1.143.144,00 (um milhão, cento e quarenta e três mil cento e quarenta e quatro reais), aproximadamente 44,15% (quarenta e quatro vírgula quinze por cento) menor do que o valor previsto na fase de pesquisa de mercado, qual seja, R$ 2.046.634,37 (dois milhões, quarenta e seis mil, seiscentos e trinta e quatro reais e trinta e sete centavos).

3. Considerando que alguns valores de itens da relação de serviços a serem contratados apresentaram

distorções significativas em relação ao valor levantado a partir de pesquisas no mercado e no Portal

ComprasNet, tendo em vista o risco de inexequibilidade da proposta de preço, com fundamento no art. 43, § 3º da Lei nº 8.666/1993, c/c o item 11.4 do Edital, a unidade demandante (Secretaria Nacional do

Consumidor) constatou a necessidade de realização de diligência com vistas a proporcionar segurança à Administração Pública na contratação de fornecedor que atenda a todos os ditames do pregão.

4. Para tanto, a área demandante exarou a Nota Técnica nº 9/2015/CGARI/GAB/SENACON (0943110)

solicitando esclarecimentos complementares à empresa CHANNEL LOCAÇÕES E EVENTOS – LTDA, diligência essa respondida de modo incompleto pela licitante via correio eletrônico.

5. Em atenção às informações e documentos encaminhados pela empresa, a unidade demandante exarou a

Nota Técnica nº 10/2015/CGARI/GAB SENACON/SENACON (0959081), solicitando à licitante

informações acerca da “HOSPEDAGEM HOTEL CATEGORIA SUPERIOR COM ACESSIBILIDADE”, da "LOCAÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA", especialmente no que se refere ao “SERVIÇO DE INTERNET”, com o intuito de verificar o atendimento dos requisitos presentes no Edital e em seu Termo de Referência.

6. Em resposta, a empresa encaminhou informações incompletas e parte dos documentos solicitados,

levando mais uma vez essa unidade demandante à elaboração da presente nota que solicita a realização de diligência para verificação da exequibilidade das propostas apresentadas, bem como a sua compatibilização com os critérios definidos no Termo de Referência.

É o relatório.

II-FUNDAMENTAÇÃO

7. Em sede de diligência exarada por meio da Nota Técnica nº 10/2015/CGARI/GAB

SENACON/SENACON (0959081), a Secretaria Nacional do Consumidor solicitou a apresentação das seguintes informações e documentos:

i. Diante da assimetria de preços verificada no item de hospedagem, solicita-se o encaminhamento de esclarecimentos quanto à composição do valor apresentado pela licitante, bem como a indicação expressa

(3)

das referências utilizadas para a proposição do valor constante do subitem 23 do item nº 2 -

“HOSPEDAGEM HOTEL CATEGORIA SUPERIOR COM ACESSIBILIDADE” e a relação de Hotéis cotados;

ii. No que se refere ao item nº 2, subitem 23, “HOSPEDAGEM HOTEL CATEGORIA SUPERIOR COM ACESSIBILIDADE”, solicita-se: a) apresentação de duas cotações em atendimento ao subitem 7.8.2 do item 7.8 do Edital, eis que a licitante apresentou somente uma cotação; b) regularização da cotação refere à empresa Bay Park Resort Hotel, para que conste a data e assinatura do responsável pela cotação, afim de se verificar a temporalidade e autenticidade do documento em questão; c) Que a apresentação das cotações observe os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur),

principalmente no tocante à observância da modalidade de hospedagem solicitada no edital, que prevê a disponibilização de hospedagem em quartos individuais na categoria simples superior que atendam à portadores de patologia ou necessidade especial, bem como, tragam inclusos café da manhã e taxa de serviços; d) Apresentação de informações, bem como, documentos que comprovem a existência, no hotel cotado (Bay Park Resort Hotel), de unidades habitacionais que possuam os requisitos de acessibilidade para pessoas portadores de necessidades especiais.

iii. Diante da assimetria de preços verificada nos subitens 72 e 73 “SERVIÇO DE INTERNET” do item nº 5 "LOCAÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA" do Anexo I-A do Edital, bem como, não apresentação de documentos solicitados no item nº 8 da Nota Técnica nº

9/2015/CGARI/GAB SENACON/SENACON, solicita-se o encaminhamento de informações e documentos que esclareçam a composição dos valores apresentados, inclusive as referências utilizadas.

iv.Tendo em vista os atestados técnicos apresentados solicita-se o encaminhamento de proposta de serviços realizados e contratos que fazem referência aos atestados, com vista à solicitação composta no item12.4.4.2 do Edital “20% (vinte por cento) de cada subgrupo: Hospedagem e Serviços de Internet.

8. Em resposta à diligência, a licitante apresentou via correio eletrônico, datado em 17 de agosto de 2015,

parte da documentação solicitada, não contemplando todas as diligências ali presentes, nos termos que seguem:

“Segue documentos solicitados à empresa em resposta à diligência comprovando exequibilidade do contrato. Atendendo ao solicitado em diligência, encaminhamos outras cotações para o item de

hospedagem, porém esclarecemos que para atendermos o contrato de maneira que não acarrete prejuízo à empresa o evento deve ser realizado no Bay Park Resort Hotel, anteriormente apresentado em nossa proposta.”(grifo nosso)

II.1 – DA HOSPEDAGEM

9. No que se refere ao subitem 23, do item nº 2, do Anexo I-A (Termo de Referência), “HOSPEDAGEM

HOTEL CATEGORIA SUPERIOR COM ACESSIBILIDADE”, a licitante apresentou orçamentos das empresas Meliã Hotels International, Mercure BSB Lider Eixo e Bay Park Hotel – Brasil Hospedagens. Entretanto, no tocante à obrigatoriedade de que o serviço de hospedagem deve atender eventuais portadores de patologia ou necessidade especial, os orçamentos apresentados pelas empresas Meliã Hotels

International e Bay Park Hotel – Brasil Hospedagens não fazem menção expressa à capacidade dos hotéis

de atendimento às regras contidas no Decreto nº 5.296, de 02 dezembro de 2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, em concordância com os termos a seguir:

(4)

Art. 8o Para os fins de acessibilidade, considera-se:

VII - edificações de uso coletivo: aquelas destinadas às atividades de natureza comercial, hoteleira, cultural, esportiva, financeira, turística, recreativa, social, religiosa, educacional, industrial e de saúde, inclusive as edificações de prestação de serviços de atividades da mesma natureza;

Art. 18. A construção de edificações de uso privado multifamiliar e a construção, ampliação ou reforma de edificações de uso coletivo devem atender aos preceitos da acessibilidade na interligação de todas as partes de uso comum ou abertas ao público, conforme os padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

Parágrafo único. Também estão sujeitos ao disposto no caput os acessos, piscinas, andares de recreação, salão de festas e reuniões, saunas e banheiros, quadras esportivas, portarias, estacionamentos e

garagens, entre outras partes das áreas internas ou externas de uso comum das edificações de uso privado multifamiliar e das de uso coletivo.

10. Ressalte-se que fora solicitado expressamente na Nota Técnica nº 10/2015/CGARI/GAB

SENACON/SENACON (0959081), que as cotações para o item de “HOSPEDAGEM HOTEL

CATEGORIA SUPERIOR COM ACESSIBILIDADE”, deveriam observar os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, especialmente no que se refere à previsão de

disponibilização de hospedagem em quartos individuais na categoria simples superior que atendam à portadores de patologia ou necessidade especial, bem como, tragam inclusos café da manhã e taxa de serviços, conforme transcrito abaixo:

ii. No que se refere ao item nº 2, subitem 23, “HOSPEDAGEM HOTEL CATEGORIA SUPERIOR COM ACESSIBILIDADE”, solicita-se: a) apresentação de duas cotações em atendimento ao subitem 7.8.2 do item 7.8 do Edital, eis que a licitante apresentou somente uma cotação; b) regularização da cotação refere à empresa Bay Park Resort Hotel, para que conste a data e assinatura do responsável pela cotação, afim de se verificar a temporalidade e autenticidade do documento em questão; c) Que a apresentação das

cotações observe os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur),

principalmente no tocante à observância da modalidade de hospedagem solicitada no edital, que prevê a disponibilização de hospedagem em quartos individuais na categoria simples superior que atendam à portadores de patologia ou necessidade especial, bem como, tragam inclusos café da manhã e taxa de serviços; d) Apresentação de informações, bem como, documentos que comprovem a existência, no hotel cotado (Bay Park Resort Hotel), de unidades habitacionais que possuam os requisitos de acessibilidade para pessoas portadores de necessidades especiais.

11. Sendo assim, não ficou demonstrado na documentação encaminhada pela licitante o atendimento dos

critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, especialmente no que se refere à previsão de disponibilização de hospedagem em quartos individuais na categoria simples superior

que atendam a portadores de patologia ou necessidade especial, devendo, dessa forma, ser objeto de nova diligência.

(5)

II.2 – DA LOCAÇÃO DE ESPAÇO

12. No que se refere aos subitens 24 a 37, do item nº 3, do Anexo I-A (Termo de Referência),

“LOCAÇÃO DE ESPAÇO”, a licitante apresentou orçamento somente da empresa Brasil 21 Centro de

Eventos e Convenções. Entretanto, no tocante ao formato dos espaços a serem contratados para a realização

do evento, o orçamento apresentado não faz menção expressa ao detalhamento previsto nos subitens 24 a 37, prejudicando a análise da Administração Pública quanto à compatibilização entre formato necessário para a realização do evento e a cotação apresentada, devendo, dessa forma, ser objeto de nova diligência.

13. Ainda no que tange à manifestação da licitante em relação à diligência exarada por meio da Nota

Técnica nº 10/2015/CGARI/GAB SENACON/SENACON, notadamente em relação à afirmação expressa de que “para atendermos o contrato de maneira que não acarrete prejuízo à empresa o evento deve ser

realizado no Bay Park Resort Hotel (...)”, não foram apresentadas informações nem tampouco documentos

que demonstrassem a existência de espaço, no hotel acima mencionado, adequado aos critérios

estabelecidos nos subitens 24 a 37, do item nº 3, do Anexo I-A (Termo de Referência), devendo, dessa forma, ser objeto de nova diligência.

III-Conclusão

14. Por todo o exposto acima e com base no art. 43, §3º, da Lei nº 8.666/1993, solicitamos que a licitante

apresente os seguintes esclarecimentos de maneira objetiva, acompanhada dos respectivos documentos comprobatórios, a saber:

a) comprovação de que o serviço de hospedagem mencionado nos orçamentos das empresas Meliã Hotels

International e Bay Park Hotel – Brasil Hospedagens atende eventuais portadores de patologia ou

necessidade especial, nos termos do Decreto nº 5.296, de 02 dezembro de 2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;

b) comprovação de que o serviço de hospedagem mencionado nos orçamentos das empresas Meliã Hotels

International e Bay Park Hotel – Brasil Hospedagens atende os critérios estabelecidos pelo Instituto

Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, especialmente no que se refere à previsão de disponibilização de hospedagem em quartos individuais na categoria simples superior que atendam à portadores de patologia ou necessidade especial, nos termos do subitem 23, do item nº 2, do Anexo I-A (Termo de Referência),

“HOSPEDAGEM HOTEL CATEGORIA SUPERIOR COM ACESSIBILIDADE”;

c) comprovação de que os espaços a serem contratados para a realização do evento atendem ao detalhamento previsto nos subitens 24 a 37, do item nº 3, do Anexo I-A (Termo de Referência), “LOCAÇÃO DE ESPAÇO”. Ressalta-se que as informações referentes a esta alínea deverão ser encaminhadas de forma detalhada, item a item;

d) comprovação de que o hotel mencionado pela licitante como local para realização do evento, qual seja,

Bay Park Resort Hotel, apresenta espaço adequado aos critérios estabelecidos nos subitens 24 a 37, do item

nº 3, do Anexo I-A (Termo de Referência). Ressalta-se que as informações referentes a esta alínea deverão ser encaminhadas de forma detalhada, item a item.

(6)

15. Considerando que as solicitações constantes da presente Nota Técnica são indispensáveis para o

melhor julgamento da qualificação técnica da empresa CHANNEL LOCAÇÕES E VENTOS LTDA, bem como para a verificação da exequibilidade da proposta apresentada, encaminhe-se a presente nota técnica ao Senhor Coordenador de Procedimentos Licitatórios do Ministério da Justiça para, com base no art. 43, §3º, da Lei nº 8.666/1993, realização de diligência junto à licitante no prazo de 06 (seis) horas, sob pena de desclassificação da proposta, nos termos do art. 48, inciso II, do mesmo diploma legal.

Att.

Ministério da Justiça

Charles Braga Mc Donald Davy

Coordenador de Procedimentos Licitatórios Coordenação-Geral de Logística

Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo I I - Sala 621 - Brasília-DF - CEP: 70064-900

Tel: (61) 2025-7632 charles.davy@mj.gov.br

Referências

Documentos relacionados

O registro da transferência tem por finalidade controlar a circulação dos bens móveis municipais caracterizados como permanentes, quando transferidos de um órgão para outro,

a) Li e estou de acordo com o Regulamento da Corrida Rik & Rok, disponível no site www.corridajumbo.pt. b) Estou ciente do estado de saúde do meu educado e de ele estar física e

4.3 Os candidatos inscritos como negros e aprovados neste Concurso Público e classificados até a 10ª posição (já aplicados os critérios de desempate previstos

Deve-se notar que para as Linhas de Transmissão da Transenergia Goiás S.A., circuito simples, na tensão de 230 kV esta faixa de servidão tem 38 (trinta e oito) metros de extensão para

Neste sentido, afirma-se, segundo Faleiros (1995), como a maior força política e a mobilização popular mais marcante no âmbito da infância e juventude brasileira. Segundo aspecto,

Nesta seção são apresentados os ensaios de caracterização do agregado mineral proveniente da Pedreira Expressa de Londrina-PR, da emulsão asfáltica modificada por

Intervalo de aplicação: 7 - 15 dias, utilizando intervalos menores e doses maiores em condições mais favoráveis para as doenças. Volume

As empresas representadas pelas entidades sindicais patronais ficam liberadas, no período de vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho, para o trabalho nos sábados