• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

1. APRESENTAÇÃO

O curso de Educação Física da FISMA, através de sua orientação de estagio supervisionado obrigatório, vem por meio de o presente documento estabelecer as diretrizes básicas da realização e controle do estagio. De acordo com a LDB, no artigo 82, fica estabelecido que: “Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino superior”.

Deve-se entender o estágio como momento de construção pedagógica. Momento este que será mediado constantemente pelos conhecimentos teórico-técnicos proporcionados pelas diversas disciplinas do curso, pela capacidade de reflexão crítica desenvolvida ao longo dos três anos de estudos sistemáticos; e pela busca incessante pela construção do saber teórico/prático oportunizado pela vivência cientifica presente nas práticas do curso.

Segundo o Projeto de Resolução do Conselho Nacional de Educação, de Agosto de 2001, que institui sobre a duração e carga horária dos cursos de Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores de Educação Básica em nível superior, fica estabelecida que: ·.

“O Presidente do Conselho Nacional de Educação, de conformidade com o disposto no Artigo 7º parágrafo 1º, alínea f, da Lei Federal 9.131 de 25 de dezembro de l.995, com fundamento no Art. 12 do parecer do CNE /CP 28/2001 de dois de outubro de 2001, homologado pelo Senhor Ministro de Estado de Educação, RESOLVE;

Art. 1º- A carga Horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica em nível superior em curso de licenciatura de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de no mínimo 2.800 horas, nas quais a articulação teoria/prática garanta, nos termos do seu projeto pedagógicos as seguintes dimensões dos componentes comuns;

I- 400 horas de prática como componente curriculares vivenciados ao longo do curso,

II-400 horas de estágio curricular supervisionado a partir do inicio da segunda metade do curso

III-1800 horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico - cultural,

IV-200 horas para outras formas de atividades acadêmico-cientifico-cultural.

Parágrafo único: Os alunos que exerçam atividade docente regular na Educação Básica poderão ter redução de carga horária do estágio curricular supervisionado de até 200 horas.

Sendo assim, esta proposta será fundamentada nas disposições legais que estabelecem as diretrizes básicas para o funcionamento dos estágios em cursos de formação de professores. As atividades de estagio requerem que os alunos vivenciem situações de ensino em diversas áreas de atuação, sendo obrigatória à execução de atividades em escolas da educação Básica e como estágio complementar, podem ser incluídas ações vinculadas à área de lazer, esporte e saúde.

A Resolução do CNE/CES 7/2004, art. 10 Parágrafo 2º dispõe que:

“O estágio profissional curricular representa um momento da formação em que o graduando deverá vivenciar e consolidar as competências exigidas para o exercício acadêmico profissional em diferentes campos de intervenção sob a supervisão de profissional habilitado e qualificado, a

(2)

2

partir da segunda metade do curso.” Caso a instituição optar pelo aprofundamento de núcleos temáticos, 40% da carga horária do estagio profissional curricular deverá ser cumprida no campo de intervenção acadêmico profissional correlato”. Atividades curriculares relacionadas à área profissional, são necessárias vivencias em escolas da Educação Básica, a serem executadas a partir da segunda metade do curso. O estágio complementar pode ser iniciado a partir da segunda metade do curso em diversas situações nas quais os alunos vivenciem e observem a prática do profissional de Educação Física relacionada ao lazer, ao esporte e saúde e outras situações correlatas.

Nenhuma das atividades de estágio, seja ela curricular ou complementar, em hipótese alguma pode prejudicar a freqüência do aluno às aulas do curso de graduação, visando o bom aproveitamento do aluno nas atividades de estagio. Desta forma, será autorizada a carga horária de seis horas no máximo por dia, sendo que o intervalo entre o inicio das aulas e o término do estágio seja de no mínimo uma hora. O aluno poderá manter termos de compromisso com mais de uma instituição, desde que se respeite a carga horária máxima diária.

As atividades de estagio deverão ser realizadas em instituições credenciadas (públicas ou privadas) todas as atividade de estagio curricular ou complementar, somente poderá ser feita em local onde haja o profissional de Educação Física legalmente credenciado. Caso o aluno se interesse em fazer estágio em uma instituição não credenciada, o mesmo deverá procurar a orientadora de estagio que fará contato com a instituição para oficializar o estagio, credenciando-a, caso contrario o estagio não será validado.

2. POLÍTICA DE ESTÁGIO

O Estagio Supervisionado é caracterizado pela constante relação entre a teoria e a prática no intuito de capacitar o futuro profissional a lidar com os conteúdos, solucionar problemas, refletir sobre a prática, adquirir e desenvolver competências, enfim, construir sua práxis pedagógica a fim de atuar na escola enquanto campo de trabalho. Nesse sentido a aproximação entre o acadêmico e a escola deve se realizar de forma sistemática e organizada buscando compreender este campo de trabalho (escola) como um espaço repleto de contradições, conflitos, interesses e perspectivas diversificadas no qual se faz necessário não só o conhecimento teórico/prático, mas a realidade de lidar com a problemática especificam de forma consciente e responsável.

O estagio supervisionado é uma atividade acadêmica que esta vinculada às dimensões do ensino, pesquisa e extensão e deve ser compreendido como atividade a ser realizada no campo da atuação profissional escolar, em constante inter-relação entre a FISMA e a Sociedade.

É na relação entre a FISMA e a comunidade regional expressa nesta proposta de estagio supervisionado, que se dá a contrapartida desta IES, para com as instituições escolares e sociedade em geral. Oportunizando o contato das escolas e seus profissionais com as recentes teorias, elaborações, pesquisas e metodologia no campo da Educação Física, através dos acadêmicos estagiários, acreditamos estar reforçando a relação entre a Faculdade e a Sociedade, no sentido de colaborar no processo educacional no espaço escolar. Os diversos sentidos e significados que a prática corporal adquire no âmbito escolar devem ser vivenciados pelo educando, enquanto instrumento de formação e o acadêmico do curso de Educação Física é um veículo de divulgação dessa diversidade no sentido de trazer para a escola a possibilidade dessas vivencias. Consideramos de grande importância para a formação do jovem no ensino básico a oportunidade de experimentar algumas possibilidades que a Educação Física tem enquanto disciplina escolar e o veículo para essas possibilidades se constituem também no encaminhamento para o campo de trabalho

(3)

3

escolar do estagiário, cujos conhecimentos teórico/técnicos estão em constante construção e reconstrução.

O entendimento do estagio supervisionado obrigatório enquanto espaço de crescimento do acadêmico e veículo de condução e divulgação dos avanços teóricos no campo da Educação Física deve orientar-se pelos seguintes princípios norteadores:

• A concepção de conhecimento como processo cientifico-cultural, social, histórico e coletivo;

• A interdisciplinaridade e integração das atividades de ensino. Pesquisa e extensão; • A compreensão do estagio como prática social da relação FISMA e Sociedade; • A concepção de estágio como um dos elementos básicos para aprodução do

conhecimento teórico-reflexivo-prático;

• O desenvolvimento prático de um saber compromissado com a ética e o desenvolvimento social, político, econômico e cultural.

3. CARACTERIZAÇÃO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATORIO

O estágio supervisionado obrigatório é caracterizado como atividade de aplicação e desenvolvimento dos conhecimentos teórico/práticos adquiridos no decorrer da graduação e como instrumento de aproximação do profissional em formação da escola como campo de trabalho. Assim as atividades de estagio compreendem tanto a experiência prática no campo escola quanto às ações especifica que estejam relacionadas com a compreensão e entendimento das especificidades deste espaço de trabalho, bem como a intervenção realizada no sentido do processo de formação escolar.

A obrigatoriedade do estágio expressa na legislação específica, deve ser compreendida como espaço de aproximação entre a teoria e prática no âmbito da formação de nível superior. Nesse sentido, torna-se um momento de efetivação da relação recíproca entre a FISMA, e a comunidade regional que deve oportunizar a contrapartida desta IES, para com o principal espaço de atuação profissional dos futuros profissionais: a escola.

Há ainda outros elementos que caracterizam o estágio supervisionado obrigatório no curso de Educação Física, tais como:

• O estágio se efetivará exclusivamente na escola de educação básica, em instituições públicas ou privadas, de ensino regular ou especial, nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

• A obrigatoriedade de um convenia firmada entre as partes interessadas na-realização do estágio, no qual, de um lado encontra-se a FISMA, como instituição de ensino superior e como instituição formadora e de outro lado o campo de estagio interessado em proporcionar o vínculo que possibilitará a contrapartida oferecida pelos acadêmicos.

4. OBJETIVOS GERAIS DO ESTAGIO SUPERVISIONADO

O estagio supervisionado obrigatório constitui-se como elemento profissional e deverá proporcionar ao acadêmico:

1- A construção da práxis pedagógica do futuro profissional de Educação Física,

2- A capacidade de reflexão e análise da realidade presente em qualquer espaço escolar, dadas às especificidades organizacionais e pedagógicas de cada instituição educacional, 3- A possibilidade de adaptação à diversidade de realidades do espaço escolar,

4- A inserção no mercado de trabalho no sentido de conhecer e ser capaz de intervir de forma efetiva no processo de formação de educados do ensino básico,

(4)

4

5- Vivência do exercício profissional, confrontando as diversas realidades,

6- Adquirir subsídios para atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, 7- Atender a Legislação em vigor.

5. PROCEDIMENTOS IMPORTANTES PARA REALIZAÇÃO DOS ESTAGIOS SUPERVISIONADOS

Fazer Acordo de Cooperação, Termo de Compromisso necessário para oficialização do estágio para daí fazer o credenciamento do aluno através de requerimento de orientação de estágio e oficio do orientador enviado à instituição concedente de estagio, para daí iniciar seu estágio.

Devolver uma via do Acordo de Cooperação e do Termo de Compromisso assinado pela instituição concedente, pelo aluno estagiário e pela FISMA, Sem a devida assinatura das partes o estágio não poderá ser realizado. A documentação de estágio deverá ser encaminhada à Orientação de estagio no prazo máximo de 30 dias da data de retirada dos mesmos.

Executar as atividades de estágio na instituição concedente de acordo com as orientações do manual, considerando momentos de OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGENCIA, todos documentados em fichas de registro próprias (Em Anexo).

As fichas de registro das atividades de estagio deverão conter anotações resumidas referentes à: OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA, sobre as atividades desenvolvidas na Instituição Concedente, identificando o local, a turma, o número de horas, a data, o tipo de atividade que foram desenvolvidas e preenchidas de acordo com as orientações.

As fichas de registro deverão ser preenchidas no decorrer das atividades e devidamente assinadas em cada linha correspondente e carimbadas. Em todas as áreas o profissional da instituição concedente que acompanha o estágio deverá ser formado em Educação Física e ao assinar, deverá ser incluído o número do Registro do CREF (Conselho Regional de Educação Física). Os alunos contarão com o apoio da Orientadora de Estágios para auxiliá-los no desenvolvimento do estágio, no preenchimento das fichas de registro de atividades, organização final apresentação dos resultados à Secretaria Acadêmica e arquivamento dos mesmos.

6. AÇÕES PRÁTICAS NA ATIVIDADE DE ESTAGIO

(A)- OBSERVAÇÃO:

São ações realizadas mediante a atuação docente acompanhadas de um momento da análise da realidade observada. O acadêmico não poderá em nenhum momento intervir no processo ensino-aprendizagem.

(B)- PARTICIPAÇÃO:

A participação nas atividades de estágio acontece por meio do auxilio na execução de atividades da aula, em que o estagiário estará sendo preparado para assumir a direção de um grupo. Recomenda-se que as participações sejam propostas pelo professor do grupo.

(C)- REGÊNCIA:

As aulas de regência são consideradas oportunidades para que o aluno-estagiário ministre aulas num contexto real. O estagiário combina com o professor responsável pela turma, uma atividade que será ministrada mediante a supervisão do mesmo.

(5)

5

(D)- RELATÓRIO FINAL:

O relatório final de Estagio Supervisionado, ou caderno de estágios, deverá ser elaborado individualmente, por todos os alunos ao término do semestre, trata-se de um documento necessário para a conclusão do curso.

O Acadêmico que deixar de realizar o seu estágio até o final de cada semestre deverá ter a consciência de que correrá o risco de não ter tempo hábil para organizá-lo e de coletar as respectivas assinaturas e sendo assim ser reprovado.

7. ATIVIDADES DA ORIENTAÇÃO DE ESTAGIOS

A orientação de estágio e uma atividade docente relacionada à prática profissional do estagiário, compreendendo desde o acompanhamento técnico pedagógico ao longo do curso até a conclusão do relatório final.

O Orientador dos Estágios Supervisionado Obrigatório será um professor da instituição e terá as seguintes competências:

- Aprovar a Unidade concedente à luz dos objetivos e exigências do estagio,

- Familiarizar o Estudante com os procedimentos, rotinas, finalidades do estágio na sua formação profissional,

- Orientar o estudante individualmente ou em grupo, no desenvolvimento do estagio, na sua formação profissional,

- Responder pela coerência entre as atividades desenvolvidas pelo estagiário e o projeto pedagógico do curso, ·.

- Acompanhar o estudante no planejamento, desenvolvimento, avaliação e elaboração dos relatórios final de Estágio,

-Receber fichas devidamente preenchidas, carimbadas e assinadas pelo professor credenciado da instituição concedente bem como o relatório final do estágio.

8. DEVERES DOS ALUNOS ESTAGIÁRIOS

1- Ao contatar a direção da instituição concedente de estágio, estar de posse de uma carta de apresentação fornecida pelo FISMA,

2- Quando contatar pela primeira vez com o professor de Educação Física da Instituição, estar de posse do credenciamento assinado pelo Coordenador do Curso de Educação Física e Diretor da Instituição de Ensino concedente do estágio,

3- Demonstrar senso de responsabilidade ao freqüentar qualquer instituição zelando pelo bom nome da FISMA, lembrando que no ano posteriores outros acadêmicos poderão procurar a instituição para realização de novos estágios,

4- Manter assiduidade e pontualidade durante o estágio para não prejudicar o andamento das aulas da instituição onde está estagiando,

5- Respeitar a organização e normas internas da instituição onde estagiar,

6- Utilizar obrigatoriamente o uniforme completo da FISMA, não fumar nem utilizar bebidas alcoólicas no local e imediações de estágio,

7- Manter sigilo absoluto sobre o conteúdo e metodologia observado ou ministrado nas aulas de estágio,

8- Acatar e respeitar a Orientação do Professor de Educação física que será seu Supervisor no local e dos professores regentes de classe,

9- Freqüentar regularmente as aulas e participar dos trabalhos teórico/práticos,

10- Entregar ao professor orientador de estágios nas datas estipulado as fichas carimbadas e assinadas pelo supervisor de estágios na instituição concedente e relatório final impresso e encadernado. O descumprimento deste requisito implica na reprovação do Acadêmico.

(6)

6

9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIO

O sistema de avaliação do estágio compreende a avaliação freqüente das propostas de estagio para cada semestre elaborados pelo Coordenador do Curso, professores de prática e orientador de estágios, como também a avaliação individual dos acadêmicos através das fichas descritivas assinadas e carimbadas pelos professores supervisores. As duas formas de avaliação ocorrerão semestralmente.

10. ROTEIRO GERAL DOS ESTAGIOS

4º Semestre

Educação Infantil: 120h de estágio supervisionado a serem cumpridas, envolvendo a

observação, participação e regência dos alunos.

5º Semestre

Ensino Fundamental: 120h de estágio supervisionado a serem cumpridas,

envolvendo a observação, participação e regência dos alunos.

6º Semestre

Ensino Médio: 120h de estágio supervisionado a serem cumpridas, envolvendo a

observação, participação e regência dos alunos.

11. OBSERVAÇÕES GERAIS

1- Alunos que já atuam como professores da Educação Básica serão considerados

50% da carga horária de acordo com a área que atuam (atestado comprovando)

2- Alunos que estão realizando estágio remunerado serão considerados 50% das horas

estabelecidas de acordo com a área que atuam (Anexar Atestado),

3- Os alunos que apresentarem dúvidas sobre a realização de estágios poderão

procurar a professora responsável pelo estagio no horário previsto na Coordenação de Estágios para orientações,

4- O Estagio Supervisionado será considerado cumprido quando além da comprovação

de número de horas (Fichas) as atividades em seu conjunto puderem ser consideradas como satisfatórias em relação aos objetivos pretendidos para a formação do futuro licenciado,

5- É importante que tenha uma cópia do estágio antes de entregá-lo caso necessite de

comprovação específica,

6- Assistir aulas de mais de um professor de Educação Física é permitido,

7- Cuidar para que o Estágio seja regularmente realizado para evitar problemas de

ultima hora;

8- Evitar o extravio das fichas de estágios porque tal fato não será aceito, 9- O Aluno deverá assinar os relatórios de Estágio, não aceitando rasuras,

10- Entregar na Coordenação de Estágios os Relatórios de Estágios Encadernados para

Referências

Documentos relacionados

As práticas foram desempenhadas seguindo o fluxograma de produção da Empresa, iniciando-se na Unidade de Pós-Larvas (UPL), que tem como finalidade a produção de

Após a biometria ocorreu o fracionamento das plantas em folhas vivas, folhas mortas, colmo e panícula, em seguida, foram colocadas em sacos de papel, pesadas

O estágio realizado na Fazenda Mandantes teve como enfoque principal atividades relacionadas a cultura do melão, sendo elas: preparo do solo, semeadura, manejo

Em 2011, o Laboratório de Paleontologia foi contemplado com o valor máximo de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) para

Durante a realização do estágio, as principais atividades acompanhadas foram: Plantio (preparo de solo, escolha, corte e distribuição das sementes, adubação e aplicação

É o documento por meio do qual o empreendedor apresenta os planos e projetos capazes de prevenir e/ou controlar os impactos ambientais decorrentes da instalação e

Tais estudos são apresentados como respaldo para análise do licenciamento requerido, sendo eles, Relatório Ambiental Preliminar (RAP), Projeto e Plano de controle ambiental

Inicialmente, para me sentir melhor e mais seguro do que estava fazendo, pedi para o Agrônomo, Luis Gonzaga, que me orientou, a darmos uma volta nas glebas da usina, com isso, foi