• Nenhum resultado encontrado

ENVIO DE LANCES NO PREGÃO ELETRÔNICO DO SIGA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENVIO DE LANCES NO PREGÃO ELETRÔNICO DO SIGA"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

1

ENVIO DE LANCES NO PREGÃO ELETRÔNICO DO SIGA

Para participar do envio de lances de um pregão, o fornecedor deverá ter enviado previamente, dentro do prazo estabelecido pelo edital, proposta de preço para o certame. Na data e hora marcada para a fase de lances, o fornecedor deverá acessar o SIGA pelo endereço eletrônico

www.compras.rj.gov.br e seguir os passos abaixo.

(2)
(3)

3

Opção 1:

Na “Caixa de Entrada” do usuário aparece a mensagem “Pregões em Lances”. Ao clicar nesse atalho, o sistema vai para uma tela onde o fornecedor seleciona o pregão para o qual deseja enviar lances.

Observação: Através do link Pregões em Andamento, é possível o fornecedor acompanhar a

(4)

Essa tela mostra os pregões eletrônicos para os quais o fornecedor inscreveu proposta. O fornecedor deve selecionar o pregão desejado.

(5)

5 Acesse Menu Licit& Disp Submenu Lances/Fase Final.

Selecione um ou mais filtros de consultas disponíveis e clique no botão CONSULTAR.

Essa tela mostra os pregões eletrônicos de acordo com os filtros definidos. O fornecedor deve selecionar o pregão desejado clicando sobre o mesmo.

(6)

Tela principal de lances do pregão selecionado.

No Chat aparecem todas as informações do andamento do pregão. Por meio dessa tela, o pregoeiro enviará informações aos fornecedores.

Nessa fase, os fornecedores não poderão utilizar o Chat para enviar mensagens.

O Fornecedor deve se certificar que no topo da tela esteja aparecendo a informação em verde:

“Proposta Finalizada”. O que significa que ele poderá participar do certame.

Se houver uma mensagem em vermelho: “Proposta não Finalizada” significa que o fornecedor após finalizar entrou novamente na proposta e não a finalizou ao sair. Nesse caso, ele não

(7)

7 Rolando a tela até o final, o fornecedor visualiza o lote para o qual está competindo e o campo disponível para que seja digitado o valor do lance para esse lote.

Isso só será possível quando a sessão de lances for iniciada pelo pregoeiro, após a classificação de todas as propostas enviadas.

(8)

No caso de pregões por lote com opção de lance global, para dar o lance, é preciso

preencher o campo “Valor Global do Lote”. Imediatamente, o sistema informa o percentual de desconto desse lance em relação à proposta inicial.

No caso de pregões por item e de pregões por lote sem opção de lance global, para dar lance, é preciso preencher o campo ‘’Valor Unitário’’.

ATENÇÃO:

Nos casos de Licitações Menor Preço por Maior Desconto Percentual, os lances deverão ser dados em termos percentuais (positivos entre 0% e 99,99%) com até duas casas decimais.

Nos casos de Licitações Menor Preço por Menor Taxa Administrativa Percentual, os lances deverão ser dados em percentuais negativos ou positivos (-99,99% até 99,99%) com até duas casas decimais.

Nos casos de Licitações Menor Preço por Taxa de Transação, os lances deverão ser dados em valor, com até quatro casas decimais para os valores unitários e duas casas decimais para o valor total (automaticamente calculado).

(9)

9 Para enviar o lance, o fornecedor precisa clicar no botão <Enviar Lance>.

(10)
(11)

11 O sistema informa que o lance foi registrado. O lance de cada fornecedor deve ter o valor menor que seu lance anterior e diferente do menor preço do pregão.

(12)

Após enviar lance, o fornecedor deve atualizar a tela, para visualizar o painel de lances informando sua posição no ranking. O fornecedor visualiza apenas o nome da sua empresa, o nome das outras empresas, ele só saberá após a finalização do pregão, ou seja, no fechamento final de classificação, que é uma etapa executada pelo pregoeiro.

Caso o fornecedor deseje cancelar seu último lance, por motivo de erro de digitação, deve clicar no botão <Cancelar Lance>, e o sistema solicitará o cancelamento ao pregoeiro, que só irá cancelar sob sua vontade, conforme consta em edital. É importante que o fornecedor atualize constantemente sua tela por meio do botão <Atualizar>, pois é possível ficar com informações defasadas, por causa de conexão, em até 45 segundos. O botão <Histórico Lances>, quando acionado, mostra todos os lances enviados para aquele lote ou item.

A solicitação de cancelamento de lance, no tempo normal, só poderá ser feita enquanto a fase de lances estiver em andamento, após o encerramento da fase de lances, não será possível

(13)

13 Nesse exemplo verifica-se um lance enviado errado.

(14)
(15)

15 Observar nessa tela que o valor está muito abaixo dos demais lances.

(16)
(17)

17 O sistema pede confirmação.

(18)

O sistema informa que foi enviada a solicitação de cancelamento. É preciso aguardar resposta do pregoeiro.

(19)

19 Essa tela mostra que o pregoeiro atendeu a solicitação e cancelou o último lance. O fornecedor deve clicar no botão <Atualizar>.

(20)
(21)

21 O pregoeiro encerra o tempo normal de lances no tempo que desejar e, em seguida, abre o tempo randômico. O tempo randômico terá a duração máxima de 30 minutos e será encerrado em um tempo aleatório automaticamente pelo sistema, por isso, é importante que o fornecedor envie lances com seu melhor preço.

O envio de lance no tempo randômico é no mesmo formato da tela de envio de lances no

(22)
(23)

23 O sistema, no tempo randômico também informa que aceitou o lance.

Nessa fase, não há possibilidade de cancelar um lance enviado com valor errado, por isso não há botão de solicitação de cancelamento de lance. No entanto, na próxima fase, há essa possibilidade.

(24)

Nesse exemplo, o fornecedor ficou com o menor preço. Verificar o painel de lances acima. Depois de finalizado o Tempo Randômico, o pregoeiro irá fazer a Classificação dos Lances. Nessa etapa o chat fica aberto tanto para o pregoeiro quanto para os fornecedores enviarem mensagens.

Nessa etapa também, surgirá o botão de Cancelar Lance para o fornecedor, que poderá pedir o cancelamento de um lance enviado errado durante o tempo randômico. O pregoeiro decidirá se aceita o pedido de cancelamento ou não. Caso aceite, valerá o penúltimo lance dado por esse fornecedor.

A seguir, o pregoeiro classifica as propostas de todos os proponentes. As ações podem ser acompanhadas pelo chat.

(25)

25 Na coluna de Classificação o sistema informa com uma bolinha verde quem está classificado e com uma bolinha vermelha quem está desclassificado.

Após o fechamento da etapa de classificação de lances, pelo pregoeiro, o sistema roda o Direito de Preferência. Automaticamente, o SIGA identifica se há licitantes MPE que tenham seu último lance menor ou igual a 5% do valor da média ou grande empresa que ofertou o melhor preço. O SIGA identifica cada licitante MPE e, seguindo o ranking do menor ao maior valor, concede 5 minutos para que a empresa MPE dê um lance com valor menor que o da média e grande empresa.

(26)

Nesse exemplo, o fornecedor MPE exerce seu direito de preferência e envia lance cobrindo o menor preço.

(27)

27 O sistema pede confirmação.

(28)
(29)

29 Nesse momento, aparece na tela o fornecedor MPE que enviou o lance com o menor preço do pregão.

(30)

Observar que na caixa de mensagens fica registrado o lance preferencial aceito. Encerrada a Classificação Final, o sistema quebra o anonimato e mostra os nomes das empresas.

(31)

31 Nessa tela o pregoeiro está negociando com o fornecedor arrematante com o objetivo de baixar o preço. Apenas o fornecedor selecionado poderá utilizar o Chat para enviar mensagem

(32)

Toda conversa pelo Chat fica gravada na caixa de mensagens e será registrada em ATA.

A negociação de preços ocorre toda via chat. O pregoeiro ajustará o valor negociado no sistema.

(33)

33 Observar que surge o preço negociado na tela do sistema.

Quando o pregão é por lote, com lance global, o pregoeiro irá Abrir a Equalização para o fornecedor preencher.

Para o fornecedor irá aparecer o botão: Equalizar Preços. É preciso primeiro, selecionar o Lote, conforme mostrado acima.

ATENÇÃO: Senhor Fornecedor, anote os detalhes de sua equalização ao realizá-la (ou capture a tela da mesma) para posteriores consultas. Esta orientação deve-se ao fato que, após a equalização, apenas o pregoeiro poderá ter acesso à detalhes de sua equalização realizada.

(34)
(35)

35 Surge uma tela com os itens do Lote. O fornecedor deverá digitar os preços unitários de cada item do Lote. Observe que o campo a ser digitado é “VL Unitário”, em seguida é preciso clicar no sinal de igual, conforme mostra a figura, para que o campo “VL Total” seja automaticamente preenchido pelo sistema.

O Valor total da Equalização aparece no final da tela e deve ser igual ao Valor total Arrematado. Antes de gravar, é importante checar se os dois campos estão com o mesmo valor.

(36)
(37)

37 O sistema pede confirmação.

(38)
(39)

39 O fornecedor deve clicar no botão <Retornar> para ir à tela principal do pregão.

(40)

Tela principal. A caixa de mensagens informa que a equalização foi executada.

Posteriormente, o pregoeiro irá informar o prazo para receber os documentos do arrematante e fará a habilitação deste. O fornecedor deverá acompanhar pelo Chat o andamento das

(41)

41 Essa tela mostra o pregão eletrônico no momento em que o pregoeiro inicia o Prazo Recursal. Esse prazo é de 30 minutos e possibilita ao fornecedor manifestar o desejo de interpor Recurso. É só nesse momento que aparece o botão <Recurso> que pode ser usado pelo fornecedor para manifestar sua intenção de interpor Recurso. O botão <Recurso> só ficará

(42)

Ao clicar no botão <Recurso>, o sistema abre uma janelinha para que o fornecedor escreva sua manifestação. Após escrever, é preciso clicar no botão <Atualizar> da janelinha para gravar e

(43)

43 O sistema pede confirmação.

(44)

A caixa de mensagem só indica que houve manifestação de recurso quando os 30 minutos acabam.

Para acompanhar o processo de recurso manifestado, bem como os procedimentos finais do certame, o fornecedor pode entrar a qualquer momento no pregão eletrônico e visualizar as mensagens enviadas pelo pregoeiro. Essas mensagens ficam gravadas e o fornecedor pode visualizá-las posteriormente.

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

lhe o raciocínio, fazê-lo perceber as várias facetas de um problema, é ensiná-lo a con- siderar as coisas de outros pontos de vista, a levar em conta os argumentos alheios. A

O imperador Huizong, da dinastia Song, que reinou cerca de 1100 anos depois de Ying, costuma ser lembrado por seu grande apreço pelas

• A rota servia para transportar não só a seda, mas outras mercadorias, como perfumes, cerâmica, chá, pedras preciosas, entre outras.. Além de promover o

crescimento das exportações de bens e serviços (8% em termos reais) aumento nominal das receitas de turismo em cerca de 11%. aumento da

Sendo também realizada a atenção farmacêutica aos usuários quanto à automedicação e à importância da adesão ao tratamento para melhoria da qualidade de vida, bem como

14.1. O consórcio poderá pactuar contrato de gestão nos termos da Lei Federal nº 9.649/98, e também termo de parceria, nos termos da Lei Federal nº 9.790/90. A gestão associada de

O enfermeiro em conjunto com a equipe de enfermagem realiza como intervenção imediata a compressão local por 10 minutos após a retirada das agulhas para