• Nenhum resultado encontrado

Violino 2 3 Diurno/Noturno 15h. Viola 2 Diurno/Noturno 15h. Cello 2 Diurno/Noturno 15h. Contrabaixo Acústico 1 Diurno/Noturno 15h

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Violino 2 3 Diurno/Noturno 15h. Viola 2 Diurno/Noturno 15h. Cello 2 Diurno/Noturno 15h. Contrabaixo Acústico 1 Diurno/Noturno 15h"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1 EDITAL N° 187/2018- PRAE/PAE/DIREX/UFRR

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Extensão – PRAE da Universidade Federal de Roraima - UFRR, no uso de suas atribuições legais, fundamentado pelo Plano Nacional de Extensão Universitária e pelo Programa de Apoio a Ações de Extensão – PAE, Resolução nº 025/2012 - CUni, de 13 de novembro de 2012, torna público o Edital do Processo Seletivo de Bolsistas do Programa de Apoio a Ações de Extensão – PAE/Modalidade: cultura, mediante as condições estabelecidas a seguir:

1. DO OBJETO

1.1. O presente Edital tem por finalidade regulamentar e tornar público os critérios de seleção de 13 (treze) bolsas para instrumentistas, 1 (uma) bolsa para monitor e cadastro reserva – vinculadas às ações do PAE/Cultura da UFRR – distribuídas de acordo com as funções no quadro abaixo e valores constantes do Anexo I, para atuar no Grupo de Câmara da UFRR, entre os meses de agosto e dezembro de 2018.

1.2. Os bolsistas selecionados serão vinculados ao Programa de Extensão Mosaico Cultural que integra as ações do Projeto Grupo de Câmara da Universidade Federal de Roraima. 1.3. O edital estará disponível em link disponibilizado pela página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (http://prae.ufrr.br/) e adquirirá a publicidade devida.

Projeto/Função Número de vagas Turno das Atividades Carga horária Semanal

Grupo de Câmara Violino 1 4 Diurno/Noturno 15h

Violino 2 3 Diurno/Noturno 15h

Viola 2 Diurno/Noturno 15h

Cello 2 Diurno/Noturno 15h

Contrabaixo Acústico 1 Diurno/Noturno 15h

Pianista 1 Diurno/Noturno 15h

Monitoria 1 Diurno/Noturno 15h

2. DA VALIDADE

E DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

2.1. O processo de seleção de bolsistas de que trata o presente Edital terá validade até dezembro de 2018, podendo ser prorrogado com a anuência da PRAE.

2.2. É facultado a qualquer cidadão impugnar os termos do presente Edital, por escrito, justificado, comprovado e assinado pelo interessado, nos dias 23 e 24 de agosto de 2018.

2.3. O pedido de impugnação será dirigido e entregue à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão, Bloco IV, sala 420, nos horários de 08h30min as 11h30min e de

(2)

2 14h30min às 17h30min, impreterivelmente. A PRAE julgará e responderá à impugnação no prazo de até 05 dias úteis.

2.4. O pedido de impugnação indicará, objetivamente, a ilegalidade, irregularidade, lacuna ou falta de clareza do item controverso.

2.5. Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o interessado que não o fizer de acordo com o estabelecido nos subitens 2.2, 2.3, 2.4 deste Edital.

2.6. A PRAE/UFRR se reserva o direito de apresentar novo Edital, a qualquer tempo, em caso de impugnação parcial ou total que inviabilize este.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Poderá inscrever-se neste processo seletivo o aluno vinculado à Universidade Federal de Roraima, conforme os itens abaixo:

3.1.1. Aluno regular, devidamente matriculados em curso de graduação presencial na UFRR;

3.1.2. Alunos já aprovados em processo seletivo (vestibular) para ingresso no semestre 2018.2 nesta instituição, compondo o cadastro de reserva desde que apresente a declaração de vínculo emitido pelo SIGAA.

3.2. A inscrição para o processo seletivo de que trata este Edital dar-se-á no período de 27 a 31 de agosto de 2018, e será efetuada na Coordenação de Cultura e Eventos (CCE), localizada na Universidade Federal de Roraima, Bloco IV, sala 417 – campus Paricarana, Av. Cap. Ene Garcez, nº 2.413, bairro Aeroporto, no horário de 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h30.

3.3. No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) formulário próprio de inscrição (modelo padrão disponível no Anexo II);

b) original e cópia da carteira de identidade, ou documento equivalente, com foto; c) original e cópia do CPF;

d) declaração de vínculo emitido pelo SIGAA; e) atestado de matrícula emitido pelo SIGAA;

f) histórico escolar atualizado emitido pelo SIGAA, exceto para acadêmicos calouros.

3.4. As homologações das inscrições serão realizadas pela Comissão Avaliadora deste processo seletivo, devidamente nomeada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão – PRAE.

3.5. Somente serão homologadas as inscrições instruídas com todos os documentos previstos no item 3.3.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. A seleção ocorrerá por meio da realização de teste de habilidade específica, de caráter eliminatório, a ser realizada nas datas e horários constantes no cronograma deste Edital (item 11).

4.2. A seleção de que trata este item será realizada por uma Comissão Avaliadora especialmente constituída e nomeada pela Pró-Reitoria da PRAE/UFRR, formada por

(3)

3 servidores da UFRR ou profissionais vinculados às artes, cuja divulgação da composição realizar-se-á na data e horário previstos no cronograma deste Edital (item 11).

4.3. A Comissão Avaliadora, nesta etapa, deverá atribuir nota de 0,0 (zero) a 100,0 (cem) pontos, restando classificado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 60,0 (sessenta) pontos.

4.4. No teste de habilidade específica, o candidato deverá apresentar:

a) 01 (uma) peça musical de livre escolha com partitura, escolhida dentro do repertório erudito tradicional, com duração de até 05 (cinco) minutos;

b) 01 (uma) leitura à primeira vista de trecho musical fornecido pela Comissão Avaliadora. 4.5. A Universidade Federal de Roraima não disponibilizará o instrumento para o teste com exceção do contrabaixo acústico.

4.6. A avaliação do candidato dar-se-á em observação dos critérios referentes à percepção da habilidade técnica, quais sejam: afinação, ritmo, musicalidade e técnica.

5. DO RESULTADO

O resultado deste processo seletivo será divulgado pela Comissão Avaliadora nas datas e horários constantes do cronograma deste Edital (item 11).

6. DA CONCESSÃO DAS BOLSAS

6.1. A concessão da bolsa ocorrerá a partir da assinatura do Termo de Compromisso, por meio do qual o candidato aprovado fará parte do Projeto Grupo de Câmara da UFRR, vinculando-se às obrigações e direitos correspondentes.

6.2. O candidato aprovado, não comparecendo para assinatura do Termo de Compromisso na data estabelecida em Edital, será considerado desistente.

6.3. O candidato contemplado com a bolsa PAE/Cultura não poderá acumular com outras bolsas, exceto bolsa permanêcia, auxílio transporte, alimentação e vale pró-cultura.

6.4. No caso de acumulação de bolsas, o candidato aprovado poderá permanecer vinculado ao projeto em caráter voluntário, sem receber o benefício financeiro.

6.5. Os candidatos aprovados a que se refere ao item 3.1.2 deste Edital participarão do projeto a partir da assinatura do Termo de Compromisso, mas o recebimento de bolsa dar-se-á somente após a devida comprovação de matrícula, conforme disposição constante do Termo de Consetimento (participação voluntária), assinado em tais casos. Estes aprovados estarão listados, em ordem de classificação, como “Cadastro de Reserva”.

6.6. A ordem de classificação no cadastro de reserva será definida pela nota final do seletivo.

6.7. A participação no Projeto Grupo de Câmara não gera nenhum vínculo empregatício entre o aluno e a UFRR.

7. DO NÃO PREECHIMENTO DAS VAGAS

As vagas não preenchidas serão substituídas pelos instrumentos do naipe de cordas, selecionados a critério da Comissão Avaliadora, respeitada a ordem de classificação dentro de cada instrumento.

(4)

4 8. DAS ATIVIDADES DO GRUPO DE CÂMARA

8.1. As apresentações artísticas acontecerão de acordo com as solicitações dos setores da UFRR ou instituições parceiras, preferencialmente nos turnos vespertino e noturno, conforme os horários dos eventos.

8.2. Os ensaios permanentes do Grupo de Câmara da UFRR acontecerão em um dia da semana à noite a ser tratado e aos sábados, das 8h00 às 12h00, na Sala 416 – Coordenação de Cultura da UFRR.

8.3. Poderão ocorrer ensaios durante a semana (incluindo feriados), para melhor aproveitamento e rendimento das atividades.

9. DOS DIREITOS E DEVERES DO BOLSISTA

9.1. Os candidatos aprovados deverão cumprir jornada de atividade em respeito à carga horária definida no Anexo I, desenvolvendo as atividades planejadas e programadas pela Coordenação de Cultura e Eventos/CCE/DIREX/PRAE/UFRR.

9.2. Os candidatos deverão preencher e entregar relatório de atividade mensal ao supervisor da atividade, que encaminhará à PRAE.

9.3. Os candidatos deverão obedecer rigorosamente o cronograma de ensaios que não ultrapassem as 15h semanais previstas, apresentando documentos que justifiquem possíveis ausências, sob pena de desconto no valor da bolsa ou cancelamento da mesma. 9.4. Os candidatos aprovados deverão acompanhar o Grupo de Câmara em eventos realizados em Boa Vista ou em outros municípios de Roraima e fora do estado, representando a UFRR, desde que autorizados pela PRAE.

9.5. Os candidatos aprovados poderão participar de projetos de extensão vinculados às atividades desenvolvidas pela UFRR, incluindo-se a carga horária disponibilizada para tais fins na contagem da carga horária prevista no Anexo I.

10. DOS RECURSOS

10.1. Caberá recurso referente às fases deste processo de seleção, cujos prazos de interposição respeitarão o definido no Cronograma deste Edital (item 11).

10.2. Os recursos para o processo seletivo deverão ser protocolados junto à Coordenação de Cultura e Eventos (CCE), conforme Cronograma deste Edital.

10.3. Os recursos serão apreciados e julgados pela Comissão Avaliadora.

11. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

As datas de realização das solicitações e sua homologação, e das fases do processo de aproveitamento, bem como da divulgação dos respectivos resultados, constam na tabela abaixo:

DESCRIÇÃO DATA LOCAL

Publicação do Edital 22/08/2018 Mural do Bloco IV da UFRR e

(5)

5 Impugnação ao Edital Até o dia 24/08/2018

Coordenação de Cultura e Eventos (CCE), sala 417, Bloco IV da UFRR

Resultado das impugnações ao

Edital 24/08/2018 Mural do Bloco IV da UFRR

Inscrições 27/08/2018 a

31/08/2018

Coordenação de Cultura e Eventos (CCE), sala 417, Bloco IV da UFRR

Publicação da homologação

das inscrições 03/09/2018

Mural do Bloco IV da UFRR e Site da PRAE/UFRR

Interposição de recursos do resultado da homologação das inscrições

Até 04/09/2018

Coordenação de Cultura e Eventos (CCE), sala 417, Bloco IV da UFRR

Resultado dos recursos contra

as homologações de inscrições 05/09/2018 Mural do Bloco IV da UFRR

Teste de habilidade específica Dia 06/09/2018 a partir das 14h

O local do teste será divulgado no Edital de Homologação das Inscrições

Publicação do resultado preliminar do teste de habilidade específica

10/09/2018 Mural do Bloco IV da UFRR

Interposição de recursos contra

o resultado preliminar Até 11/09/2018

Coordenação de Cultura e Eventos (CCE), sala 417, Bloco IV da UFRR

Resultado dos recursos contra

o resultado preliminar 12/09/2018 Mural do Bloco IV da UFRR

Publicação do resultado final e convocação dos candidatos aprovados

13/09/2018 Mural do Bloco IV da UFRR e Site da PRAE/UFRR Assinatura do Termo de Compromisso e Consentimento, havendo necessidade 14/09/2018 Coordenação de Cultura e Eventos (CCE), sala 417, Bloco IV da UFRR

Início das atividades 17/09/2018 Bloco IV, sala 416 – Sala de ensaio

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. A PRAE, por meio da Comissão Avaliadora, reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital;

(6)

6 12.2. A qualquer tempo este edital poderá ser revogado ou anulado, por motivo de interesse público, sem que isso implique em direito de indenização de qualquer natureza;

12.3. Mais informações sobre este edital poderão ser obtidas na Coordenação de Cultura e Eventos (CCE), sala 417, Bloco IV, no Campus do Paricarana.

Boa Vista /RR, 22 de agosto de 2018.

Vladimir de Souza

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Extensão PRAE/UFRR

(7)

7 ANEXO I

DISTRIBUIÇÃO DE VALORES

NATUREZA

DO

BOLSISTA

VALOR

DA

BOLSA

Violino 1

R$400,00

Violino 2

R$400,00

Viola

R$400,00

Cello

R$400,00

Contrabaixo Acústico

R$400,00

Pianista

R$400,00

Monitoria

R$600,00

(8)

8 ANEXO II

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRR

BOLSA PAE/CULTURA Informações pessoais: Discente Endereço Nº Bairro CEP Cidade Estado

Data de Nascimento / / Idade Sexo ( ) F ( ) M

Estado Civil RG CPF

Telefone ( ) Celular ( )

Email

Raça/cor ( ) pardo ( ) branco ( ) indígena ( ) negro Portabilidade de

Deficiência

( ) cegueira ( ) baixa visão ( ) surdez ( ) deficiência auditiva ( ) deficiência física ( ) surdo cegueira ( ) deficiência múltipla ( ) deficiência mental Informações acadêmicas: Curso Semestre/ano: Nº. de matrícula: Campus Universitário:

Ensino Médio ( ) Escola Pública ( ) Escola Privada Já possui graduação ( ) Sim ( ) Não

Função GRUPO DE CÂMARA:

Violino 1 ( ) Violino 2 ( ) Viola ( ) Cello ( ) Contrabaixo Acústico ( ) Pianista ( ) Monitoria ( )

(9)

9 TERMO DE COMPROMISSO

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), com sede em Boa Vista-RR, sito à Rodovia BR 174 s/nº, Jardim Floresta, inscrita no CNPJ sob nº 34.792.077/0001-63, representada nesta ação pelo Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Extensão em exercício -

PRAE/UFRR, Edlamar Menezes da Costa, e o (a) acadêmico (a)

___________________________________, brasileiro (a), Cédula de Identidade de nº

______________, CPF nº _____________________, residente Rua

________________________, Bairro ______________________, Aluno (a) regularmente matriculado(a) no Curso de __________________, Matrícula nº _________________, fundamentado pelo Programa Nacional de Extensão Universitária, pelo Programa de Apoio a Ações de Extensão (PAE/UFRR), Resolução 025/2012-Cuni, e pelo Edital nº187/2018 -PRAE/PAE/DIREX/UFRR, de 22 de agosto de 2018, que tratam do Processo Seletivo de Bolsistas do Programa de Apoio as Ações de Extensão/PAE, mediante as cláusulas seguintes, acordam neste Termo de Compromisso da Bolsa PAE, modalidade: Cultura – Grupo de Câmara da UFRR.

CLÁUSULA 01 – As ações do Programa Nacional de Extensão Universitária na área de cultura, visam promover o desenvolvimento do potencial e talento artístico do estudante, bem como, contribuir com a melhoria do desempenho acadêmico e conclusão do curso de Ensino Superior.

CLÁUSULA 02 – O período de concessão da bolsa-cultura será até o mês de dezembro de 2018 podendo ser prorrogadas mediante decisão da PARE/UFRR.

Sub-Cláusula Única – O (A) BOLSISTA não poderá acumular, com a Bolsa PAE-Cultura, outras bolsas concedidas pela UFRR, exceto a Bolsa Permanência-MEC;

CLÁUSULA 03 – Durante o período de concessão da bolsa, o (a) BOLSISTA desenvolverá suas atividades artísticas no Grupo de Câmara da UFRR, na função de ???????.

CLÁUSULA 04 – O (A) BOLSISTA receberá da UFRR, a título de “bolsa PAE-modalidade: Cultura” o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para instrumentistas e

(10)

10

R$ 600,00 mensais para monitor, referentes a uma carga horária de 15 horas semanais, a ser pago até o décimo quinto dia do mês subsequente ao vencimento.

CLÁUSULA 05 – A concessão de bolsa PAE – modalidade Cultura – Grupo de Câmara da UFRR prevista neste termo de compromisso rege pelo Programa Nacional de Extensão Universitária, pelo PAE/UFRR, e pelo Edital 187/2018 -PRAE/PAE/DIREX/UFRR, de 22 de agosto de 2018, não importando, consequentemente, na existência de qualquer vínculo empregatício entre o (a) BOLSISTA e a UFRR e não se aplicando ao presente acordo às normas da Legislação trabalhista e da Previdência Social.

CLÁUSULA 06 – As atividades do (a) BOLSISTA serão acompanhadas pela Coordenação de Cultura (CCult/DIREX/UFRR) por meio do Programa de Extensão Mosaico Cultural.

Sub-Cláusula Única – O Grupo de Câmara da UFRR não poderá apresentar-se sem a autorização da Coordenação de Cultura e Eventos/CCE/ DIREX/UFRR.

CLÁUSULA 07 - O (A) BOLSISTA, juntamente com os demais membros do Grupo de Câmara da UFRR, deverão selecionar as músicas, em que seus conteúdos e performances sejam isentos de qualquer tipo de discriminação e ofensa aos bons costumes da sociedade.

Sub-Cláusula Única – O Grupo de Câmara da UFRR poderá apresentar repertório erudito, pop rock (nacional e internacional) e música regional, entre outros. As apresentações poderão ser por naipes ou integradas com outros projetos do Programa de Extensão Mosaico Cultural.

CLÁUSULA 08 – O (A) BOLSISTA não poderá receber recursos financeiros além da bolsa pelas apresentações realizadas como componente do Grupo de Câmara da UFRR, com exceção de prêmios em Festivais em que a contemplação for individual.

Sub-Cláusula Única – Em caso de prêmios, troféus, entre outros benefícios contemplados de forma coletiva pelo Grupo de Câmara da UFRR em eventos culturais, a premiação deverá ser revertida na melhoria do próprio Grupo, como aquisição de equipamentos, figurinos e objetos, apoio em viagens, entre outros.

(11)

11 CLÁUSULA 09 – O (A) BOLSISTA responderá por perdas e danos referentes aos equipamentos e objetos utilizados por ele (a) durante os ensaios e apresentações, à inobservância das normas internas da UFRR ou das constantes do presente termo de compromisso.

CLÁUSULA 10 – Durante o período de concessão da bolsa, os eventos agendados pela UFRR terão prioridade em relação aos compromissos particulares do (a) BOLSISTA, sob pena de cancelamento da bolsa PAE-Cultura.

CLÁUSULA 11 – Dos compromissos do (a) bolsista:

 Preencher e encaminhar, juntamente com a frequência mensal, relatório de atividades assinado pelo (a) supervisor (a);

 Desenvolver as atividades do Grupo de Câmara da UFRR e aquelas programadas e ou agendadas pela PRAE, por meio Diretoria de Extensão (DIREX/PRAE) e da CCE/DIREX/UFRR;

 Participar de atividades acadêmicas, como seminários, semanas culturais, encontros e outros eventos de iniciação científica e cultural dentro e/ou fora desta Universidade, incluindo tais atividades em seu relatório mensal.

 Realizar matrícula em pelo menos três disciplinas; CLÁUSULA 12 – A bolsa será cancelada nos seguintes casos:

 Conclusão do curso de graduação;

 Desempenho acadêmico insuficiente, ou seja, alcance de índice inferior a 75% (setenta e cinco por cento) de aprovação nas disciplinas cursadas;

 Trancamento de matrícula;  Desistência da bolsa ou do curso;

 Não atendimento dos compromissos assumidos pelo (a) bolsista;  Abandono do curso de graduação;

 Prática de atos não condizentes com o ambiente universitário, nos termos da disciplina própria da instituição, garantida a ampla defesa e o contraditório;

 Faltas injustificadas por duas vezes consecutivas e por três vezes alternadas no mês.

 Baixo desempenho no cumprimento das atividades e ensaios, mediante avaliação técnica mensal.

(12)

12 CLÁUSULA 13 – Fica assegurado às partes compromissárias, o direito recíproco de rescisão do presente termo de compromisso, sem aviso prévio nem indenização de qualquer espécie.

E por estarem de pleno acordo com o estabelecido acima, firmam o presente Termo de Compromisso da Bolsa PAE - Cultura perante as testemunhas indicadas abaixo.

Boa Vista- RR, _____, _______________, 2018.

__________________________________

Vladimir de Souza

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Extensão PRAE/UFRR

__________________________________ Coordenador do Programa de Extensão

__________________________________ Bolsista Dados bancários: Banco: ______________ Agência: _____________ Conta: _______________

Referências

Documentos relacionados

As informações constantes deste material podem auxiliar o investidor em suas decisões de investimento, porém o investidor será responsável, de forma exclusiva,

No que se refere à produção científica, acadêmica e cultural, o Instituto publicou, desde sua fundação, 87 (oitenta e sete) edições da Revista Brasileira de Ciências

Apesar de, neste ano, ter havido uma estabilidade no preço médio nacional – no mesmo período do ano passado a queda beirou 4,7% –, e de o preço estar 9,4% maior que a média

P: Projeto proposto, conforme unidade indicada; FD: Fator de eficácia ambiental do indicador drenagem; A: Área do lote, em metros quadrados. D PARCIAL deve ser arredondado para

Sintomas e efeitos mais importantes, tanto agudos como retardados Pode ser mortal por ingestão e penetração nas vias respiratórias.. Nocivo

Este estudo pode, então, contribuir para o debate acerca da configuração da estrutura sintática, no que diz respeito à relação entre a camada lexical e a

Objetivando melhorar a qualidade do lote, as sementes foram classificadas pela largura em peneiras de crivos circulares (números 13, 14, 15, 16 e 17) e a seguir separadas

Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução consciencial; os ortopensenes; a orto- pensenidade; a Evoluciologia atuando ao modo de subcampo científico; os pens dos pensenes