• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FAG

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do currículo do Curso de Graduação em Engenharia Civil, da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e está fundamentado na Resolução nº 46/2004-COP, que aprova o Regulamento de Trabalhos de Conclusão de Curso da FAG;

Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma Pesquisa Individual Orientada, relatada sob a forma de uma monografia inédita e é condição imprescindível à obtenção do diploma de graduação no Curso de Engenharia Civil. A pesquisa poderá ser Bibliográfica, Experimental, de Campo, Documental ou Estudo de Caso e será comunicada na forma escrita e na forma oral.

Art. 3º São objetivos gerais do Trabalho de Conclusão:

I. Permitir ao aluno o aprofundamento científico no campo de saber próprio do seu curso;

II. Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa.

III. A iniciação à produção de conhecimento científico, para o desenvolvimento da autonomia intelectual do formando;

IV. O exercício reflexivo sobre os temas tratados durante a formação acadêmica;

V. Desenvolver o grau de maturidade intelectual e profissional alcançado, permitindo o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica e a consulta bibliográfica geral. É objetivo especial do TCC, o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica.

(2)

CAPÍTULO II

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 4º O processo do TCC compreende etapas sucessivas, desenvolvidas nos períodos constantes na matriz curricular, a saber:

I. Turno: Noturno

TCC I – 9º período do curso TCC II – 10º período do curso; II. Turno: Integral

TCC I – 7º período do curso TCC II – 8º período do curso;

Art. 5º O TCC constitui-se de uma atividade desenvolvida em duas etapas, denominadas TCC I e TCC II. O curso adota o regime semestral onde na disciplina de TCC I serão desenvolvidas as atividades de projeto de pesquisa e na disciplina de TCC II serão desenvolvidos e apresentados os resultados em forma de monografia.

Art. 6º O projeto de pesquisa desenvolvido no TCC I será individual, e a monografia, apresentado no TCCII poderá ser desenvolvido individualmente ou em dupla, podendo esta ser multidisciplinar, com resultado final de um único trabalho, de acordo com normas estabelecidas neste regulamento e no Manual de Formatação do Curso de Engenharia Civil.

§ 1º O TCC será caracterizado por uma pesquisa científica e/ou tecnológica aplicada.

§ 2º O TCC será caracterizado por uma pesquisa científica e/ou tecnológica aplicada e projetual, resultando na elaboração de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos e/ou a serem executados conforme normativas específicas.

§ 3º É vedada a convalidação de TCC realizado em outro curso de graduação.

(3)

CAPÍTULO III

DO DESENVOLVIMENTO DOS TCC I E TCC II

Seção I - do TCC I: Projeto de Pesquisa

Art. 7º O TCC I constitui-se atividade e condição obrigatória para a matrícula em TCC II, sendo desenvolvido e apresentado no prazo máximo de um semestre letivo.

Art. 8º O tema para o TCC deverá estar inserido em um dos campos de atuação do curso do aluno.

§ 1º - Quando da apresentação da proposta do Projeto de Pesquisa, o aluno deverá comunicar por escrito, ao Professor Responsável, a Linha e o Grupo de Pesquisa, conforme disponibilizado pelo Curso de Engenharia Civil.

§ 2º - O documento citado no parágrafo 1.o deverá conter a concordância do Líder do Grupo proposto.

Art. 9º A avaliação do Projeto de Pesquisa será organizada pelo Professor Responsável, de acordo com o estabelecido em normas complementares. Art. 10º Os Projetos de Pesquisa serão avaliados com base nos seguintes critérios:

I. Relevância na área do curso (acadêmico, utilidade prática do projeto, abordagem inovadora);

II. Exeqüibilidade e cronograma de execução; III. Viabilidade;

IV. Redação.

Art. 11º São condições necessárias para aprovação em TCC I:

I. Freqüência igual ou superior a 75% nas atividades programadas pelo Professor Responsável.

II. Apresentação de Projeto de Pesquisa por escrito, elaborado de acordo com os padrões do Manual de Formatação do Curso de Engenharia Civil. III. Apresentação e aprovação nas avaliações parciais, quando houver, em que se verificará a qualidade do trabalho desenvolvido até aquele momento e o cumprimento do cronograma proposto.

Art. 12° O projeto de pesquisa desenvolvido no TCC I deverá ser redigido em acordo com as orientações do professor da disciplina, sob supervisão do Líder da Linha de Pesquisa e/ou conforme orientações dos professores específicos a

(4)

serem determinados pela coordenação de TCC, e atender as exigências de redação de acordo com as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos vigentes. Ademais, deverá conter os seguintes elementos:

I. Capa;

II. Folha de rosto;

III. Lista de figuras, imagem e tabelas (se necessário); IV. Sumário;

V. Introdução;

VI. Objetivo geral e objetivos específicos; VII. Justificativa;

VIII. Caracterização da pesquisa; IX. Delimitação da pesquisa;

X. Revisão bibliográfica;

XI. Metodologia, com previsão de materiais, métodos e equipamentos; XII. Resultados esperados;

XIII. Plano de trabalho com cronograma de execução; XIV. Referências bibliográficas;

XV. Anexos e apêndices (se necessário).

Seção II - do TCC II: Monografia

Art. 13º O TCC II caracteriza-se pela execução do Projeto de Pesquisa aprovado na atividade TCC I, defesa final e entrega da monografia.

Art. 14º A defesa final constitui-se requisito obrigatório para aprovação e será realizada em forma de seminário público.

Art. 15º São condições necessárias para aprovação em TCC II:

I – Freqüência maior ou igual a oito encontros por semestre, entre professor orientador e aluno orientado, com freqüência controlada, através de ficha própria, fornecida pela Coordenação do TCC, a regimental nas atividades programadas pelo Professor Orientador.

II – Apresentação da monografia, elaborada de acordo com os padrões do Curso de Engenharia Civil.

(5)

III – Defesa e aprovação no seminário público de defesa final do TCC.

§ 1º A avaliação final do TCC II será feita por uma banca composta de pelo menos 3 (três) professores, incluindo o Professor Orientador, organizada e homologada pelo Coordenador de Curso.

§ 2º Em caso de impedimento do Professor Orientador, a Coordenação do Curso indicará um professor substituto.

IV – Envio e submissão de artigo e/ou trabalho em evento e/ou revista de relevância científica.

§ 1º Fica dispensado da defesa em banca o aluno que realizar a submissão e medicante aceite do trabalho em evento científico de relevância.

§ 2º Fica o Professor Orientador responsável pela avaliação e/ou indicação do evento e/ou revista para submissão do trabalho.

§ 3º A nota final do TCC II será atribuída por uma banca interna composta de pelo menos 3 (três) professores, incluindo o Professor Orientador, organizada e homologada pelo Coordenador de Curso.

Art. 16º Para participar do(s) Seminário(s) de Defesa Final do TCC II, o aluno deverá respeitar os prazos estabelecidos para esta atividade.

Art. 17º No ato da inscrição para o Seminário de Defesa do TCC II, o aluno deverá entregar as cópias da monografia, devidamente rubricadas pelo seu orientador.

§ 1º Entende-se por monografia o documento escrito e impresso pelo aluno, contendo a descrição completa do TCC conforme padrão do Curso de Engenharia Civil da FAG.

§ 2º Também deverão ser entregues os seguintes documentos:

I. Declaração de Revisão Ortográfica e Gramatical de um revisor de língua portuguesa (a assinatura do profissional deverá ser atestada como autêntica através de reconhecimento de firma em cartório); II. Declaração de Inexistência de Plágio;

III. Carta de autorização para a defesa final, assinada pelo Professor Orientador.

Art. 18° A monografia deverá ser redigida em acordo com as orientações do professor orientador, e atender as exigências de redação de acordo com as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos do Curso de Engenharia Civil. Ademais, deverá conter os seguintes elementos:

(6)

I. Capa;

II. Folha de rosto; III. Folha de aprovação; IV. Resumo;

V. Lista de figuras, imagem e tabelas (se necessário); VI. Sumário;

VII. Introdução;

VIII. Objetivo geral e objetivos específicos; IX. Justificativa;

X. Caracterização da pesquisa; XI. Delimitação da pesquisa; XII. Revisão bibliográfica;

XIII. Metodologia, com previsão de materiais, métodos e equipamentos; XIV. Resultados e discussões;

XV. Considerações finais;

XVI. Sugestões para trabalhos futuros; XVII. Referências bibliográficas;

XVIII. Anexos e apêndices (se necessário).

Art. 19º A etapa de desenvolvimento do TCC II e a defesa final deverão acontecer no prazo de um período letivo.

Parágrafo único - Caso o aluno não tenha concluído com êxito o TCC II durante o período letivo, o mesmo deverá matricular-se novamente para sua integralização, devendo realizar um novo projeto pesquisa e monografia, com uma nova proposta e tema de abordagem.

CAPÍTULO IV

DOS PROFESSORES ORIENTADORES

Art. 20º O projeto de pesquisa a ser elaborado no Trabalho de Conclusão de Curso I, é desenvolvido sob a orientação do professor responsável pela disciplina, cabendo a Coordenação de TCC a disponibilização de professores orientadores das áreas e temáticas específicas do curso, para orientações gerais de revisão bibliográfica e metodologia de pesquisa.

(7)

Art. 21º A monografia a ser desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso II, é desenvolvido sob a orientação de um mesmo professor dos Cursos de Engenharia da FAG.

I. O aluno pode sugerir o Professor Orientador, cabendo à Coordenação do TCC a decisão final;

II. O Professor Orientador pode se recusar a orientar um aluno se o objeto de desenvolvimento do mesmo for de área distinta de sua formação e experiência.

III. Todos os professores que ministram disciplinas técnicas do curso, sem exceção, poderão atuar como orientadores e como co-orientadores no que diz respeito aos conteúdos de suas respectivas disciplinas.

Art. 22º Pode o aluno contar com a colaboração de outro professor que não o seu orientador ou de profissional que não faça parte do corpo docente do Curso, atuando como co-orientador, desde que obtenha a aprovação de seu orientador;

Art. 23º O nome do co-orientador deve constar dos documentos e relatórios entregues pelo aluno;

Art. 24º Na situação em que o aluno não encontre nenhum professor que se disponha a assumir a sua orientação deve procurar o Coordenador do TCC, a fim de que lhe indique um orientador;

Art. 25º A substituição de orientador só é permitida através de solicitação escrita e fundamentada ao Coordenador do TCC e quando outro docente assumir formalmente a orientação, mediante aquiescência expressa do professor substituído;

Art. 26º É da competência da Coordenação do TCC a solução de casos especiais, podendo, se entender necessário, encaminhá-los para análise pelo Colegiado do Curso;

Art. 27º O não cumprimento, por parte do aluno, das obrigações dispostas neste regulamento, autoriza o Professor Orientador a desligar-se dos encargos de orientação, através de comunicação oficial e fundamentada ao Coordenador do TCC.

§ 1º O Coordenador poderá indeferir o pedido se julgar insuficiente a justificativa apresentada ou se entender não haver mais tempo hábil para a conclusão do trabalho sob orientação de outro docente.

(8)

§ 2º O Orientando pode apresentar, nos três dias seguintes à ciência do desligamento, justificativa perante o Coordenador de TCC e solicitar novo Orientador.

§ 3º No caso de indeferimento da solicitação do § anterior, estará o aluno reprovado na disciplina de TCC.

Art. 28º O Professor Orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos: I. Autorizar, por escrito, o encaminhamento do trabalho para a banca

examinadora.

II. presidir a banca examinadora do trabalho por ele orientado, sem, contudo, argüir o aluno na sua sessão de apresentação.

III. atender regularmente seus alunos orientandos, em horário previamente fixado e controlar, através de formulário específico, a freqüência dos alunos. Cabe ao Professor Orientador a definição do horário de atendimento ao orientando.

IV. analisar e avaliar os relatórios de atividades que lhes forem entregues pelos seus orientandos;

V. participar das defesas para as quais estiver designado;

VI. assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas de avaliação dos trabalhos e as atas finais das sessões de defesa.

VII. Verificar se as correções e adequações sugeridas pela banca foram realizadas pelo Orientando.

CAPÍTULO V DOS ORIENTADOS

Art. 29º Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação em Engenharia Civil;

Art. 30º O aluno em fase de realização do projeto de pesquisa na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I tem, entre outros, os seguintes deveres específicos: I. frequentar as aulas conforme horários do período;

(9)

II. manter contato com os Professores Orientadores das áreas e temáticas específicas, de acordo com o horário previamente fixado, para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas; III. cumprir o calendário divulgado pela Coordenação do TCC e/ou professor

responsável pela disciplina, entregando as avaliações parciais e versão final do projeto de pesquisa;

IV. elaborar a versão final do projeto de pesquisa, após a aprovação do Professor da Disciplina, de acordo com o presente Regulamento e as instruções do Manual de Trabalhos Acadêmicos da FAG;

V. cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

Art. 31º O aluno em fase de realização da monografia no Trabalho de Conclusão de Curso II tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

I. freqüentar as reuniões convocadas pelo Coordenador do TCC ou pelo seu orientador;

II. manter contatos regulares com o Professor Orientador, de acordo com o horário previamente fixado, para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas;

III. cumprir o calendário divulgado pela Coordenação do TCC para entrega de relatórios parciais e versão final do Trabalho de Conclusão do Curso;

IV. elaborar a versão final de seu Trabalho de Conclusão de Curso, após a aprovação do Professor Orientador, de acordo com o presente Regulamento e as instruções do Manual de Trabalhos Acadêmicos da FAG;

V. comparecer em dia, hora e local determinados pela Coordenação do TCC, para apresentar e defender o Trabalho de Conclusão de Curso;

VI. cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

CAPÍTULO VI

DA AVALIAÇÃO DOS TCC

Art. 32° - O Projeto de pesquisa é condição necessária para aprovação em TCC I, sendo avaliado com base nos seguintes critérios:

I. Relevância na área do curso;

(10)

III. Viabilidade; IV. Redação.

Parágrafo único - Para ser aprovado, o projeto de TCC não poderá ter nota inferior a 7,0 (sete).

Art. 33° - A monografia, a ser elaborada na disciplina TCC II, será julgada em um seminário público de defesa perante uma Comissão Examinadora, na seguinte forma estabelecida:

I. A nota dada pelos membros da Comissão Examinadora terá por objeto de avaliação o seminário de defesa, em sua forma oral e gráfica, assim como a monografia, em seu mérito e conteúdo, bem como a aptidão do(s) acadêmico(s) em responder os questionamentos pertinentes ao trabalho desenvolvido;

II. A nota dada pelo professor orientador deverá contemplar a avaliação do acadêmico sobre o seu desempenho ao longo do desenvolvimento do trabalho;

Art. 34º Os membros da banca examinadora, a contar da data do recebimento dos trabalhos, têm o prazo de 07 (sete) dias para procederem à leitura e análise dos mesmos.

Art. 35º Ao término do TCC II, a avaliação conduzirá aos seguintes conceitos: a. Aprovado;

b. Aprovado, necessitando de alterações e/ou correções. c. Reprovado

§ 1º No caso de reprovação no TCC II, o acadêmico é considerado reprovado na disciplina de TCC, devendo se matricular novamente no TCC I e posteriormente no TCC II e elaborar um novo trabalho.

CAPÍTULO VII

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Art. 36º Os alunos deverão entregar, via protocolo, à coordenação do TCC três cópias encadernadas do trabalho, no mínimo dez dias antes da apresentação oral e/ou conforme Edital vigente, para o encaminhamento à banca examinadora; Art. 37º Na defesa, o aluno que realizar o trabalho individual terá 15 (quinze) minutos

(11)

terão 10 (dez) minutos cada para a apresentação, sendo que durante a apresentação cada membro da dupla não poderá se fazer presente na sala. Cada componente da banca examinadora até 10 (dez) minutos para fazer sua argüição, dispondo ainda o discente de outros 5 (cinco) minutos para responder cada um dos examinadores;

Art. 38º A atribuição das notas dá-se após o encerramento da etapa de argüição, obedecendo ao sistema de notas individuais por examinador, levando em consideração o texto escrito, a sua exposição oral e a defesa na argüição; Art. 39º Utiliza-se, para a atribuição das notas, fichas de avaliação individuais, onde o

professor apõe suas notas para cada item considerado;

Art. 40º A nota final do aluno é o resultado da média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora;

Art. 41º Para aprovação o aluno deve obter nota igual ou superior a 7 (sete) na média das notas individuais atribuídas pelos membros da banca examinadora. A nota atribuída por cada membro da banca será composta de peso 7 (sete) para o trabalho escrito e 3 (três) para a apresentação oral;

Art. 42º A banca examinadora, por maioria, após a defesa oral, pode sugerir ao aluno que reformule aspectos de seu trabalho. O prazo para apresentar as alterações sugeridas é de no máximo 07 (sete) dias. O trabalho alterado será avaliado pela mesma banca, que apresentará o resultado (aprovado ou reprovado) em edital em, no máximo, 05 (cinco) dias.

Art. 43º O aluno que não entregar o TCC, ou que não se apresentar para a sua defesa oral, sem motivo justificado, via protocolo, na forma da legislação em vigor, está automaticamente reprovado na disciplina atinente ao Trabalho de Conclusão do Curso;

Art. 44º O trabalho escrito deverá ser apresentado no formato estabelecido pelo Manual de Trabalhos Acadêmicos da FAG.

Art. 45º Após aprovados e com a autorização da Coordenação do TCC, os trabalhos deverão ser entregues, através do protocolo da FAG, em uma via em meio eletrônico, destinados ao arquivo, acompanhado dos seguintes documentos:

I. Formulário de Controle das Sessões de Orientação do TCC, com no mínimo 8 (oito) orientações devidamente assinadas;

II. Declaração do professor orientador de que o aluno fez todas as correções sugeridas pela banca examinadora;

(12)

III. ATA original contendo as assinaturas da banca examinadora.

CAPÍTULO VIII DA MATRÍCULA

Art. 46º A matrícula no TCC será operacionalizada pela Secretaria Acadêmica, conforme o disposto na instrução de matrícula, divulgada a cada período letivo. § 1º A matrícula em TCC I seguirá o disposto de aprovação nas disciplinas do curso e mediante matrícula no período correspondente a oferta da disciplina. § 2º A matrícula em TCC II somente poderá ser efetuada pelo aluno, após aprovação em TCC I e mediante matrícula no período correspondente a oferta da disciplina.

§ 3º Somente apresentará seu trabalho nos seminários de avaliação de TCC o aluno efetivamente matriculado nesta atividade naquele período letivo.

CAPÍTULO IX

NORMAS PARA O DESENVOLVIMENTO, APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO TCC

Art. 47º Quanto às linhas de pesquisa:

I – As linhas de pesquisa adotadas no Curso de Engenharia Civil no são:

a) Construção Civil – Liderada pela Professora Ligia Eleodora Francovig Rachid

b) Geotecnia – Liderada pela Professora Débora Felten

Art. 48º Quanto aos grupos de pesquisa:

I – Todos os professores orientadores deverão estar vinculados a uma linha de pesquisa;

II – Os grupos de pesquisa deverão estar registrados no COOPEX após aprovação do colegiado de curso;

III – Quando a pesquisa envolver seres humanos ou animais, antes da coleta de dados, deverá ser submetida ao respectivo comitê de ética.

IV – O Trabalho de Conclusão de Curso será comunicado na forma escrita e na forma oral.

(13)

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 49º Quando o TCC for realizado em parceria com empresas ou outras organizações, deverá ser formado termo de compromisso próprio, definindo as atribuições, direitos e deveres das partes envolvidas, inclusive a autorização de divulgação do nome da empresa na publicação do trabalho.

Art. 50º O cumprimento de prazos de pesquisa devem fazer parte do cronograma de pesquisa apresentados no projeto de pesquisa (TCC I), sendo o aluno responsável pelo integral cumprimento. Ficando a Coordenação de TCC omissa ao não cumprimento dos prazos e/ou responsável pela análise e julgamento de prorrogação de prazos, junto ao Colegiado do Curso de Engenharia Civil.

Art. 51º Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso de Engenharia Civil, após homologado pelo COP.

Referências

Documentos relacionados

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Assim, minha pesquisa poderá complementar os estudos estabelecidos sobre o Orkut e desencadear novos diálogos pertinentes a esse tema, uma vez que nela pretendo compreender como

A proposta desse trabalho, estrutura-se em três temas principais: entender o conceito de cultura digital e irreversível no contexto da era contemporânea; analisar a relação intrínseca

2: temperature (a) and relative humidity (b) measurements and monthly averages, verified during the samplings, in the Picinguaba Nucleus of the Serra do Mar State Park, State of

Os dados da pesquisa, seja por meio da análise documental das Orientações Didáticas ou das Cartelas das Aulas, como também pelos questionários propostos aos alunos de duas turmas de