• Nenhum resultado encontrado

Sintetizador A2.1 Erotronix

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sintetizador A2.1 Erotronix"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Sintetizador A2.1 Erotronix®

Manual de operações

(2)

Índice Glossário ... 2 Descritivo ... 3 Painel de controle ... 5 Comandos ... 9 Instalação ... 10

Ajustando o ponto de trabalho do volume ... 13

(3)

Ajustando o ponto de trabalho do fone monitor ... 17 Ajustando a forma de onda do sinal de saída ... 18 Recomendações de armazenagem, transporte e uso ... 19

Glossário

Theremin: instrumento musical que leva desde 1928 o nome de seu genial criador Léon Theremin, onde os controles de frequência e volume

são duas antenas e o áudio é resultado do batimento entre freqüências variáveis e fixas.

Sintetizador: neste caso, instrumento capaz de gerar de forma controlada um sinal eletrônico de áudio. Infrassônico: adjetivo ao som de frequência abaixo da faixa que podemos escutar, abaixo de 20Hz.

(4)

Ultrassônico: adjetivo ao som de frequência acima da faixa que podemos escutar, acima de 20K. Rosca macho: parafuso.

Rosca fêmea: porca.

Descritivo

O Sintetizador A2.1 Erotronix® é um instrumento musical eletrônico, de alta sensibilidade, preciso e adequado para solos e efeitos especiais. O sinal de áudio disponível na saída é sintetizado eletronicamente e não é limitado a uma única forma de onda. Pode ser manipulado, de forma contínua, em triangular, dente de serra, senoidal e quadrada, incluindo suas possíveis deformações.

O campo de freqüências vai do infrassônico ao ultrassônico, numa única faixa, ou da frequência mínima à máxima escolhidas, também continuamente, mantendo a forma de onda e amplitude de sinal ajustadas.

(5)

Deve ser tocado afastando, ou aproximando, de forma controlada e racional, as duas mãos das antenas devidamente posicionadas. A mão esquerda controla o volume e a mão direita a freqüência do som.

É tocado como um Theremin.

(6)
(7)

Volume – Sensor

Ajusta o ponto de trabalho da antena sensora de controle de volume.

Volume – Máximo

Ajusta o máximo volume de sinal de áudio disponível na saída de linha.

Frequência – Sensor

Ajusta o ponto de trabalho da antena sensora de controle de frequência.

Frequência – Mínima

(8)

Frequência – Máxima

Ajusta a frequência mais aguda que pode ser tocada.

Distorção – m M

Ajusta a simetria da forma de onda do sinal de áudio disponível na saída de linha. Posição m: a forma de onda é simétrica, sem distorção.

Posição M: a forma de onda é assimétrica, com muita distorção. A assimetria é ajustável de forma linear nas posições intermediárias.

(9)

Ajusta a forma de onda do sinal de áudio disponível na saída de linha. Posição Q: a forma de onda é quadrada.

Posição S: a forma de onda é senoidal. Posição T: a forma de onda é triangular.

A forma de onda é ajustável linearmente nas posições intermediárias.

Fone

Ajusta o volume do fone de ouvido usado como monitor. Na posição M corta também o sinal da saída de linha.

(10)

Comandos

Antena de volume de linha Lado esquerdo do instrumento. Usar a mão esquerda.

Posicionada na horizontal apontando para fora. Antena de frequência Lado direito do instrumento.

Usar a mão direita.

(11)

Instalação

Fixe o Sintetizador A2.1 Erotronix®, em um tripé fotográfico pela rosca fêmea de ¼”W localizada no meio da base do instrumento. Volte o painel de controle para você, na horizontal. Certifique-se de que o tripé e o Sintetizador formem uma estrutura estável.

Mantenha o Sintetizador A2.1 afastado de 1,5 a 2 m de outros objetos e paredes, pelo menos.

Abra a antena da esquerda (volume) na horizontal, acompanhando o eixo maior do instrumento, deixe com cerca de 20 cm. Abra a antena da direita (frequência) na vertical, ajustando o comprimento para 40 cm.

Confira que seu amplificador de áudio esteja conectado à rede elétrica e aterrado.

Conecte a saída de linha, Jack P10 mono, à entrada de linha do amplificador de áudio usando o cabo com 2 conectores P10 mono (fornecido junto com o sintetizador).

(12)

Ajuste, inicialmente, os controles para as posições indicadas:

Volume Sensor Número 5 Máximo Número 5 Frequência Mínima Número 0 Máxima Número 5 Sensor Número 5

Fone Número 1

Distorção Q /S /T Letra S de Senoidal m /M Número 0, “m” de mínima

(13)

Conecte a fonte de alimentação (fornecida junto com o sintetizador), ao Jack P4.

Conecte a fonte de alimentação (fornecida junto com o sintetizador) a uma tomada de energia adequada (100 a 240 VAC) caso necessário use um adaptador. Confira que o LED central do painel esteja aceso.

Ajuste o amplificador para um volume baixo e controles de graves e agudos planos. Ligue o amplificador.

(14)

Ajustando o ponto de trabalho do volume

Ajuste o potenciômetro VOLUME SENSOR, no sentido anti-horário, de 5 para 0, mantendo o corpo e as mãos longe das extremidades e antenas do instrumento, parando antes que o LED indicador atinja o máximo de brilho. Observe que o ponto máximo é instável e não deve ser ajustado no sentido horário (partindo do 0). Quanto mais próximo do máximo brilho menor é a faixa e mais fácil é o controle de volume. Observe que a antena sensora de volume tem sensibilidade da ordem de 20 cm.

(15)

mão perto LED apagado volume baixo

O potenciômetro VOLUME MÁXIMO controla o nível mais alto de sinal na saída de linha. Deve ser ajustado inicialmente em 5. Valores mais baixos diminuem a faixa de atuação da mão esquerda na antena de volume.

(16)

Ajustando o ponto de trabalho da frequência

Ajuste o potenciômetro FREQUÊNCIA SENSOR, no sentido anti-horário, de 5 para 0, mantendo o corpo e as mãos longe das extremidades e antenas do instrumento, parando antes que o LED indicador atinja o máximo de brilho. Observe que o ponto máximo é instável e não deve ser ajustado no sentido horário (partindo do 0).

(17)

Observe que a antena sensora de frequência tem sensibilidade da ordem de 1,5m. mão longe LED aceso infrassom mão perto LED apagado ultrassom

Observe que ao afastar a mão, a barriga etc. o ponto de ajuste pode pular para um valor instável, devendo ser corrigido algumas vezes. O controle de freqüência, por ser muito sensível, é feito movendo o braço, a mão, paralela com a antena, e os dedos (até mesmo o corpo). Devido a esta sensibilidade este ajuste deve ser conferido com a mão, e o corpo, afastados do sintetizador.

O potenciômetro FREQUÊNCIA MÍNIMA pode ser ajustado de infrassom até a frequência de sua preferência com a mão afastada da antena. O potenciômetro FREQUÊNCIA MÁXIMA deve ser ajustado de ultrassom até a frequência de sua preferência com a mão próxima da antena.

(18)

Ajustando o ponto de trabalho do fone monitor

O Potenciômetro FONE controla o volume dos fones – fone monitor - sem passar pela antena da mão esquerda.

Não se esqueça: volume alto lesiona o sistema auditivo.

(19)

Apesar dos fones serem estéreo não é bom usá-los nos dois ouvidos para que você possa ouvir a saída do amplificador com a expressão do que você está tocando.

Ajustando a forma de onda do sinal de saída

O Potenciômetro DISTORÇÃO Q / S / T modifica a forma de onda do sinal de saída de Senoidal “S” para “Q” Quadrada ou para “T” Triangular, de forma gradual e contínua.

(20)

O Potenciômetro DISTORÇÃO m / M modifica a forma de onda de saída de Simétrica “m” para “M” Assimétrica de um mínimo até um máximo. Na posição M a frequência é uma oitava acima da obtida na posição m, querendo é só compensar no ajuste de frequência.

Estes 2 ajustes devem ser usados para dar timbre ao som.

Recomendações de armazenagem, transporte e uso

O Sintetizador não deve ser exposto a insolação direta, frio, umidade ou calor excessivos.

Em caso de transporte, recomendamos proteger o Sintetizador em sua embalagem original ou semelhante. Evite derrubar o Sintetizador, ele não foi projetado para suportar impactos intensos.

Usar tripé fotográfico com parafuso de fixação = ¼”W de comprimento máximo 7mm, compatível com a fixação central inferior do sintetizador.

(21)

Usar um amplificador de áudio, aterrado, com sensibilidade para 1V RMS (a entrada de captador magnético é muito sensível e de baixa impedância, use a entrada de linha, que é de alta impedância e tem sensibilidade adequada).

Tanto o amplificador quanto a caixa acústica devem responder, com qualidade, de 20Hz a 20KHz, pelo menos. Usar os fones originais, com conector P2 estéreo e pelo menos 30Ω de impedância por cápsula.

Não se esqueça: volume alto lesiona o sistema auditivo.

Os fones de ouvido servem de monitor para que você saiba qual freqüência está tocando antes de afastar a mão esquerda da antena, liberando sinal de saída para o amplificador, assim você não toca desafinado.

O controle de freqüência, por ser muito sensível, é feito movendo o braço, a mão, paralela com a antena, e os dedos (até mesmo o corpo). Devido a esta sensibilidade este ajuste deve ser conferido com a mão, e o corpo, afastados do sintetizador.

(22)

O controle de volume é feito mantendo o braço parado e articulando o pulso para levantar (afastar) e abaixar (aproximar), apenas, a mão (esquerda) da antena, para não balançar o resto do corpo.

Não se deve tocar nas antenas.

Alimentação = 12VDC x 300mA fornecidos por fonte externa (inclusa) compatível com redes de 110 a 220VAC, 50 ou 60Hz.

Peso aproximado do conjunto formado pelo Sintetizador Erotronix® + fones de ouvido + fonte de alimentação + cabo coaxial = 1 Kg. Dimensões aproximadas: comprimento = 50cm x altura = 9cm x profundidade = 9cm.

(23)

Abra o volume de seu amplificador, comece a tocar e aguce a curiosidade da vizinhança.

R. Alves Branco, 197 - Lapa – São Paulo – SP

CEP 05068-060

Tel.: (55) 11 – 36116371

CGC 61.976.742?0001-41

Referências

Documentos relacionados

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

públicos, de estratégia comercial e financeira e de gestão do património dos sistemas públicos de distribuição de água e drenagem de águas residuais que lhe