• Nenhum resultado encontrado

15 de Julho Dia do Homem. INFORME SEMANA DA SAÚDE DO HOMEM (10 a 13 de julho de 2012)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "15 de Julho Dia do Homem. INFORME SEMANA DA SAÚDE DO HOMEM (10 a 13 de julho de 2012)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

15 de Julho – Dia do Homem

INFORME – SEMANA DA SAÚDE DO HOMEM (10 a 13 de julho de 2012)

1. Aferição de glicemia capilar

A aferição da glicemia capilar deve preferencialmente ser realizada no contexto da linha de cuidados do diabetes, tendo utilidade para reconhecer o padrão de flutuação da glicemia no dia-a-dia do paciente, detectar hipoglicemias assintomáticas, detectar hiperglicemias pós-prandiais, possibilitar ajustes nos medicamentos, avaliar o efeito de mudanças na terapia, identificar precocemente alterações da glicemia por doenças intercorrentes e pelos medicamentos usados para estas doenças, controlar intensivamente a glicemia, adequar o tratamento ao estilo de vida do paciente, ajustar e individualizar a dieta, avaliar efeitos da atividade física na glicemia, avaliar efeitos do estresse na glicemia e a eficácia de intervenções no estilo de vida; fora deste contexto, a aferição da glicemia capilar não deve ser estimulada como medida isolada, pois não é validada como critério diagnóstico do diabetes, e também pela quase impossibilidade de correlacionar adequadamente o resultado aleatório de glicemia capilar com a suposta condição clínica a ser avaliada. Recomendamos que a aferição da glicemia capilar não seja incluída entre as atividades a serem desenvolvidas durante e Semana da Saúde do Homem.

2. Câncer de próstata

Tendo em vista as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao rastreamento populacional do câncer de próstata, assim dispostas:

a. O nível de evidência ainda é insuficiente para tecer recomendações a favor ou contra a adoção do rastreamento para o câncer de próstata em homens assintomáticos com idade inferior a 75 anos, pois não há evidências que essa prática seja eficaz,

b. As evidências existentes são pobres e conflitantes e a relação custo-benefício não pode ser determinada (Grau de recomendação Indeterminado),

fica padronizada na rede básica de SMS (incluindo as ações a serem realizadas durante a Semana da Saúde do Homem) a utilização do Caderno nº 29 do Ministério da Saúde (Rastreamento na Atenção Primária) como o documento norteador das ações de rastreamento do câncer de próstata.

(2)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

3. Registro das informações

Para facilitar o registro das atividades coletivas e a obtenção de relatórios, SMS disponibiliza na rede PRODAM uma ferramenta especialmente desenvolvida para este fim pela equipe da Assessoria Técnica da Tecnologia da Informação (ATTI).

O registro diário das atividades desenvolvidas por cada equipamento deve ser digitado nesta ferramenta, a partir de 10/07; o aplicativo permanecerá disponível até 16/07 às 12h, impreterivelmente, para o registro das atividades realizadas no dia 13/07. A ferramenta consolida em tempo real todos os dados dos equipamentos de saúde assim que ocorrer a digitação; solicitamos que as Unidades procedam ao registro de suas atividades no aplicativo criado para este fim; não serão contadas como atividades aquelas constantes de relatórios enviados por e-mail, planilhas ou outro tipo de registro diferente daquele realizado no aplicativo.

O instrutivo com orientações para o acesso e registro das atividades no aplicativo está disponível na sequência deste documento. As dúvidas quanto ao uso desta ferramenta podem ser encaminhadas para os seguintes endereços eletrônicos (AT de Saúde do Adulto):

Márcia Massironi - mmassironi@prefeitura.sp.gov.br Ivani dos Santos - ivanis@prefeitura.sp.gov.br Anete Abdo - aneteabdo@prefeitura.sp.gov.br

4. Atividades desenvolvidas na Unidade

A partir dos relatos enviados pelas Unidades Básicas de Saúde quando da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Município de São Paulo (PNAISH), elaborou-se a lista abaixo, como sugestão de possíveis atividades a serem realizadas pelas UBS na Semana da Saúde do Homem (ver instrutivo detalhando o registro das atividades adiante):

Aferição de pressão arterial, aferição de peso e altura para cálculo do IMC, teste rápido de HIV atualização de calendário vacinal, avaliação de acuidade visual, avaliação de risco cardiovascular, palestras (alcoolismo, alimentação saudável, saúde bucal, câncer de próstata, câncer de pele, dislipidemia, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças sexualmente transmissíveis, obesidade, paternidade/vida sexual e reprodutiva, saúde do trabalhador/direitos previdenciários, violência, tabagismo, importância da participação do homem no pré-natal), consulta de enfermagem, distribuição de preservativos masculinos, grupos (hipertensão, diabetes, etc..), oficinas de jogos de salão, práticas corporais diversas.

(3)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

5. Atividades extramuros

Serão consideradas como atividades extramuros aquelas realizadas nos espaços preferencialmente masculinos fora das Unidades de Saúde (bares, campos de futebol, comércio, varejões, feiras livres, indústrias, quartéis, escolas, igrejas, terminais de ônibus, etc..). Ver instrutivo para orientações quanto ao preenchimento deste dado.

(4)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

INSTRUTIVO PARA A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DURANTE A SEMANA DA SAÚDE DO HOMEM

(10 a 13 DE JULHO de 2012)

a. Acesse o link http://smsgbc0666/homem. Você terá acesso a esta página eletrônica, e pode clicar no campo REGISTRO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA UNIDADE ou REGISTRO DE ATIVIDADES EXTRAMUROS para começar o registro de sua Unidade.

b. Coloque o CNES da Unidade no campo indicado. Você deve conferir se a Unidade está corretamente identificada.

(5)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

c. Caso a Unidade não esteja corretamente identificada, use a barra CLIQUE AQUI PARA ALTERAR O ESTABELECIMENTO (veja exemplo).

d. Para o registro das atividades desenvolvidas na UBS, veja o exemplo a seguir: a Unidade avaliou peso e altura para cálculo de IMC e distribuiu preservativos masculinos. Para efetuar o registro da primeira atividade, informe a data e clique na atividade correspondente, informando a seguir o número de profissionais e homens/mulheres participantes. Certifique-se de que todos os dados estejam corretos e selecione GRAVAR. Após a gravação estes dados não poderão ser alterados.

(6)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

e. Para registrar a segunda atividade, repita o processo informando a data, a atividade realizada e o número de participantes. Certifique-se de que todos os dados estejam corretos e selecione GRAVAR. Após a gravação estes dados não poderão ser alterados.

f. Para o registro das atividades extramuros, acesse o item correspondente.

(7)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

Digite onde ocorreu a atividade na linha correspondente (um único local em cada linha/registro). Repita o processo para cada atividade realizada. Isto é necessário para que os dados possam ser exportados para o aplicativo EXCEL e consolidados. Veja o exemplo a seguir: a Unidade realizou no dia 10/07 palestra sobre hipertensão em uma escola, com a participação de um profissional e de 23 alunos. Esta atividade será registrada do seguinte modo:

Ao registrar PALESTRA, colocar palestra sobre _________ (tema).

Você pode basear-se na lista de atividades sugeridas pelas próprias Unidades, que constam no item 4 acima. Certifique-se de que todos os dados estejam corretos e selecione GRAVAR. Após a gravação estes dados não poderão ser alterados.

(8)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

h. É possível obter relatórios por estabelecimento ou por Coordenadoria Regional de Saúde, como também de SMS Gabinete; para tanto, acesse o link correspondente.

i.

j. Caso deseje obter dados suplementares, é possível fazer o download dos registros em Excel (.xls). Para tanto, selecione EXPORTAR REGISTROS DE ATIVIDADES PARA EXCEL.

(9)

Coordenação da Atenção Básica AT Saúde do Adulto

k. A qualquer momento você pode voltar à página principal acessando o link localizado no canto superior esquerdo da tela.

l. Este informe está disponível em meio eletrônico.

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Para compreendermos melhor a semiose cartográfica (Figura1), Casti (2005) lem- bra que essa abordagem vê o território não exclusivamente como um dado empírico, mas como um

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

A terceira razão centra-se no facto de, para além de uma formação essencial em marketing e estratégia, o curso lhe proporciona conhecimentos aprofundados com base naquilo que de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

b) a compatibilidade da deficiência constatada com o exercício das atividades inerentes à função ao qual concorre, tendo por referência a descrição das atribuições