• Nenhum resultado encontrado

2ª FEIRA 7 de janeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª FEIRA 7 de janeiro"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MÊS DE DOM BOSCO

2ª FEIRA

|

7 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos e boa semana!

Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas coisas sobre o Pai e

Mestre dos Jovens, como lhe chamou São João Paulo II. Mas desta vez de uma

forma um pouco diferente. Vamos ver o vídeo.

P:\___BOM DIA\O que é que te faz estar alegre.mpg

REFLEXÃO

 A alegria está presente nas nossas vidas desde que nos lembramos e

decerto todos temos muitas memórias alegres.

 Mas será que prestamos a devida atenção a este sentimento?

 Pensa um pouco no que responderias se te fosse feita a mesma pergunta:

o que te faz estar alegre?

ORAÇÃO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Prof: Hoje pedimos ao Senhor o dom da alegria. Uma alegria saudável que nos

faça bem e que possamos partilhar com os outros.

Todos: Pai-nosso... Prof: São João Bosco … Todos: … rogai por nós.

(2)
(3)

MÊS DE DOM BOSCO

3ª FEIRA

|

8 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Ontem vimos um vídeo que nos levou a refletir sobre o que nos faz estar alegres. Hoje iremos perceber o que levava Dom Bosco a ser alegre.

Texto

A sociedade da alegria

Os colegas começaram a juntar-se a mim para se divertir, para ouvir histórias e fazer os trabalhos da escola e, passado algum tempo, vinham só para conviver. Àquelas reuniões costumávamos chamar-lhes Sociedade da Alegria; nome que se ajustava muito bem, porque era uma forma divertida de cada um procurar livros, conversas e passatempos que pudessem contribuir para estar alegres.

Adaptado de Memórias do Oratório, S. João Bosco p.43

REFLEXÃO

 Desde muito cedo Joãozinho Bosco procurou estar sempre alegre e fazer

os outros alegres, fosse através dos seus truques, como dos jogos ou das histórias que contava.

 Mesmo perante as dificuldades da família e dos obstáculos que se

colocavam na sua vida, João Bosco procurou sempre ter otimismo e esperança. Esta postura acabava por contagiar os que o rodeavam.

 Transmitiu que “Ser Santo é fácil! O segredo da santidade é estar sempre

alegre e fazer sempre bem as coisas.”

 Mas será que estar ‘sempre alegre e fazer sempre bem as coisas’ é tão

fácil, como parece?

(4)

guiam na alegria, seguindo o exemplo de Dom Bosco, para que estejam sempre alegres, e juntos consigamos superar as adversidades com otimismo e esperança.

Todos: Pai-nosso... Prof: São João Bosco… Todos: … rogai por nós.

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(5)

MÊS DE DOM BOSCO

4ª FEIRA

|

9 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Esta semana estamos a falar da “Alegria e do Otimismo”. São características da espiritualidade salesiana.

Todas as pessoas querem ser felizes. É um desejo que trazemos no nosso coração e que nos inspira a querermos ser mais e melhores.

ALEGRIA E OPTIMISMO

Para D. Bosco “a santidade consiste em estar sempre alegre”. Ele fomentava esta alegria nos jovens do seu tempo. Ia ao seu encontro, retirava-os das situações difíceis em que se encontravam e acompanhava-os num caminho para uma vida melhor.

Esta inspiração vinha de Jesus, o bom pastor, que não queria que nenhuma das suas ovelhas se perdesse. A alegria salesiana é uma alegria de quem acredita em Jesus Ressuscitado; de quem acredita que é possível uma vida feliz apesar de todos os desafios. O cristão é alegre e vive alegre porque se sabe amado por Deus, sabe que Deus o acompanha, está vivo, está connosco!

As nossas casas e escolas salesianas dão continuidade a esta alegria tão querida por D. Bosco. Vemo-la nas relações fraternas entre todos e nas inúmeras atividades que nos são propostas: festas, grupos, encontros, acantonamentos, música, teatro, desporto,…

Dizia também D. Bosco que “um santo triste é um triste santo”, é alguém que não tira proveito do que a vida lhe dá de bom. Sendo alegres, conseguimos fazer as coisas com otimismo e, consequentemente, contagiar outros com a nossa alegria.

(6)

faz presente no nosso dia-a-dia.

Dom Bosco acreditava que devemos tirar proveito daquilo que a vida nos

traz de bom e assim caminhar para a santidade.

ORAÇÃO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Prof: Hoje rezamos por todos aqueles que ainda não encontraram a verdadeira

alegria e pedimos a Jesus que os ajude nesta descoberta.

Todos: Pai-nosso… Prof: São João Bosco… Todos: … rogai por nós.

(7)

5ª FEIRA

|

10 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia. Estamos a caminhar a passos largos para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. Jovens de várias nações encontrar-se-ão com o Santo Padre naquele que é considerado o maior encontro de juventude católica do mundo.

Para cada jornada é produzido um hino a partir do tema do encontro: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Escutemos.

VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=SXlYt_JjftE

REFLEXÃO

Neste vídeo vemos como se concretiza a profecia do Profeta Isaías

que diz: «Eu venho reunir todas as nações!» (Is 66, 18)

ORAÇÃO

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Leitor 1: Rezemos pelo grupo de alunos da nossa escola que se preparam para ir

à Jornada Mundial da Juventude no Panamá. Que eles sejam portadores da alegria do evangelho.

Todos: Avé Maria...

Prof.: Nossa Senhora Auxiliadora…

(8)

INTRODUÇÃO

Bom dia. Aos “Dias 11” temos lembrado as Missões Salesianas pelo Mundo. Este mês lembramos a expedição missionária em África, de modo especial, a de Moçambique. Desde 1907 que os salesianos estão neste país. A presença salesiana tem-se desenvolvido muito até aos dias de hoje e conta com a ajuda de alguns missionários portugueses. Ficamos com o testemunho de dois deles.

TESTEMUNHOS

Padre Salesiano Jorge Bento:

“A passagem frequente de missionários pela minha terra natal foi, realmente, um marco importante. Eles mesmos contavam, de viva voz, as suas histórias fantásticas, com a ajuda de algum filme e imagens. Faziam-nos sonhar e questionar acerca da possibilidade de seguir o seu exemplo de levar a Boa Nova a tantas pessoas que, nos nossos dias, ainda desconhecem ou não aderiram a Jesus Cristo”

À pergunta “Por que, então, ir para tão longe,

quando há tantas necessidades à porta de casa?!”, o padre Jorge Bento respondia:

“Isto é realmente uma verdade e um mistério, a que eu não sei responder… Apenas procuro realizar aquilo que percebo ser a vontade de Deus para a minha vida e na qual me sinto feliz! O conhecimento de Dom Bosco e da vida salesiana deram-me o ânimo necessário para seguir em frente, apostando na missão salesiana no mundo, a serviço dos jovens, especialmente, dos mais pobres.

(9)

Outro testemunho é da Irmã Salesiana Lucília Teixeira Monteiro:

É missionária em Moçambique há 42 anos. Desde 2004 trabalha em Inharrime, entre meninas órfãs e meninos/adolescentes que são instruídos e educados à fé e á vida. “As nossas meninas não têm pais, mas acharam uma família: estão felizes por nos ter encontrado e nós somos felizes por tê-las connosco; é que a vida salesiana só tem sentido quando elas existem” – conta a religiosa.

REFLEXÃO

Estes missionários revelam as inquietações de muitos outros missionários.

Apesar de ser mais fácil estar comodamente em casa, sentem no seu coração a vontade de dedicar a sua vida aos outros, de sair do seu comodismo e ajudar outros a terem uma vida melhor.

ORAÇÃO

(10)

Prof: São João Bosco… Todos: … rogai por nós.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

O critério utilizado para selecionar as amostras para o ensaio de desgaste foi o resultado do teste de adesão, já que os principais modos de falha do revestimento são desgaste

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Através do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), criou os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, somando-se aos cursos já existentes de