• Nenhum resultado encontrado

SEMANA DOS SEMINÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMANA DOS SEMINÁRIOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEMANA DOS SEMINÁRIOS

Bom dia.

Esta semana somos convidados a rezar, em todas as dioceses de Portugal, pelos seminários, pelos seminaristas. Mas o que é o seminário e quem são os seminaristas?

Texto

A Semana que estamos convidados a viver em oração, a Semana dos Seminários, tem como tema «Movidos pela MISERICÓRDIA DE DEUS».

E pretende-se rezar por todos os jovens, rapazes, que sentem que querem ser padres. O lugar onde recebem/ estudam para concretizar a sua vocação de sacerdote é no seminário. Relacionado com a Semana de oração dos Seminários, escutemos 3 coisas importantes:

Desperta/ Reflexão

Temos de reconhecer que as pessoas que Deus coloca no nosso caminho são importantes na nossa vida, podem ser uma mensagem de Deus para nós. Uma mensagem que nos ajude a pensar, a refletir, a falar e a decidir. Nada é por acaso, Deus vai cuidando de nós.

A decisão de entrar no Seminário e a caminhada que ali se faz, têm como primeiro objetivo ajudar os jovens a crescer no conhecimento da misericórdia de Deus para consigo mesmos; nessa altura sentir-se-ão movidos a pôr a sua vida ao serviço dos outros.

A decisão de ser padre, ministro de Deus e da Igreja, nasce do encontro com o Deus que escolhe e capacita alguns para serem seus rostos visíveis por meio do sacramento da Ordem. O Seminário, é um lugar, um tempo, uma comunidade cristã, que favorece o crescimento dos candidatos ao sacerdócio na alegria do encontro com Deus para o serviço dos irmãos, nas paróquias.

Deixa-te Iluminar/Oração

Porque precisamos de sacerdotes que nos ajudem na vida com Deus e para Deus, fazemos a nossa oração repetindo: (Onde se encontra o símbolo | é para parar e eles repetirem)

Deus, Pai de misericórdia,| nós vos pedimos | Jovens disponíveis para o sacerdócio,| Seminaristas fiéis à graça do chamamento,| Famílias abertas ao amor,| Paróquias vivas na comunhão,| Padres felizes no ministério.| Por Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. Ámen

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

(2)

08 de novembro A NOTA AMARROTADA

Bom dia.

E que seja mesmo um bom dia. Algum de vocês alguma vez se perguntou quanto é que nós valemos? Qual é o nosso valor? Vamos prestar atenção ao conto que vos vou contar….(pode-se fazer com uma nota falsa)

Texto

Um conferencista muito conhecido começa a sua conferência mostrando uma nota de 50 Euros e pergunta à plateia:

- Quem gostaria de ter esta nota?

As mãos começaram a levantar-se. Então ele disse:

- Vou dar esta nota de 50 Euros a um de vocês, mas antes, deixem-me fazer uma coisa. Ele amachuca a nota com força e pergunta:

- Então, sempre querem esta nota? As mãos continuam a levantar-se.

- Bom, está bem, mas o que vai acontecer se eu fizer isto?

Ele mandou a nota para o chão e começa a pisá-la com os pés, com toda a força. E pergunta de novo: - E agora quem quer esta nota amachucada, pisada e suja?

Muitos continuavam com a mão levantada. Depois o professor, meteu a nota no lixo e disse: - Quem quiser a nota pode ir buscá-la.

Rapidamente, os mais ágeis, se levantaram e foram a correr buscar a nota.

- Meus amigos, aprendam uma coisa. Pouco importa o que eu faça a esta nota, vocês sempre a quererão, porque o valor dela é o mesmo, amarrotada, pisada ou suja. O mesmo acontece com a nossa vida, por muitas coisas que nos aconteçam - coisas menos boas, tristezas, sofrimentos, dificuldades – o valor da vida não se altera. Podemos ter a impressão de que não valemos nada, mas na realidade o nosso valor continua o mesmo. Poderemos sempre recomeçar e conseguir os seus objetivos.

(Adaptado por João Serra, de http://formacao.cancaonova.com/diversos/o-valor-do-homem/)

Desperta/ Reflexão

Nós valemos muito mais do que qualquer nota. Aliás, não há nada que nos substitua. Os que reconhecem o nosso verdadeiro valor são todas as pessoas que gostam de nós. O amor que nos dão vale mais do que qualquer dinheiro.

(3)

CUIDADO AO PENSAR QUE SOMOS MELHOR QUE OS OUTROS

Bom dia.

Que seja um dia em que vivemos uns para os outros e não pensemos que somos melhor que os outros… Porque dizemos isto? Vejamos o pequeno vídeo que se segue e que lições nos pode dar…

Texto

https://youtu.be/bl9FKkioFXk

Desperta/ Reflexão

Diálogo com os alunos no sentido de cairmos na tentação de nos acharmos sempre melhor que os outros, mais espertos, mais inteligentes, só «eu» é que sei, só «eu» é que decido, o gozo em humilhar os outros… Mas isso pode custar caro, e virar-se o feitiço contra o feiticeiro… e de ficarmos isolados, de ninguém querer estar connosco. Então o melhor é cooperar uns com os outros, ser simpático, ajudar, partilhar…

Deixa-te Iluminar/Oração

(4)

10 de novembro

DESAFIO DE DEUS PARA TI: REZA COMO JESUS TE ENSINOU

Bom dia.

Um dia, os apóstolos pediram a Jesus que os ensinasse a rezar. Estavam de tal maneira

admirados com a união que Ele tinha com o Pai que queriam imitá-la. Jesus ensinou-lhes então a mais bela de todas as orações…

Texto

“Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.»

Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; dá-nos o nosso pão de cada dia; perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixes cair em tentação».”

(Lc 11, 1-4)

Desperta/ Reflexão

 Pela maneira como Jesus rezava a Deus, Ele mostrou-nos a maneira de agir como filhos: viver na confiança absoluta em Deus Pai, no pedido confiante das nossas necessidades, no amor dos nossos irmãos.

Como filho de Deus, rezo-lhe sempre?

 Aprendamos bem esta oração e rezemo-la todos os dias.

Deixa-te Iluminar/Oração

Rezemos cheios de confiança e certos do amor de Deus por cada um de nós, a oração que Jesus nos ensinou: Pai-nosso…

(5)

S.MARTINHO

Bom dia.

Hoje, em todo o mundo celebramos a memória de S. Martinho de Tours, um dos santos mais célebres e venerados da Europa. Mais do que uma bonita lenda ou uma saborosa tradição, fica hoje a pergunta: que ensinamento podemos retirar do exemplo de vida deste santo?

Texto

 Nasceu numa família não cristã, na atual Hungria, por volta de 316

 Foi orientado pelo pai para a carreira militar. Ainda adolescente, Martinho encontrou o

Cristianismo e, superando muitas dificuldades, inscreveu-se para o batismo. Recebeu o sacramento por volta dos vinte anos, mas teve que permanecer ainda por muito tempo no exército, onde deu testemunho de Cristo: respeitador e compreensivo para com todos, tratava o seu criado como um irmão, e evitava as diversões vulgares. Ordenou-se sacerdote.

 Mesmo sendo-lhe atribuídos muitos milagres, São Martinho é famoso sobretudo por um ato de caridade fraterna. Quando era ainda jovem soldado, encontrou na estrada um pobre enfraquecido e trémulo de frio. Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto.

Desperta/ Reflexão

Como S. Martinho pratiquemos gestos de bondade e de generosidade, em casa, na escola e em lugares e com pessoas que seja possível ser generoso.

Deixa-te Iluminar/Oração

Hoje, dia de S. Martinho, peçamos a Jesus que possamos ser bons como este santo que ajudou os pobres.

Avé Maria… Nossa Senhora do Rosário de Fátima…. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito

Referências

Documentos relacionados

Presidente: OREMOS: ó Deus, Pai de todos os fiéis, vós multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graça da filiação, e,

Oremos: (silêncio) Ó Deus, Pai de todos os fiéis, vós multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graça da filiação e,

“Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça

A Misericórdia é o amor radical de Deus para com o homem, amor apesar de tudo. Um amor incondicional. Podemos ver essa misericórdia no livro de Gênesis quando Deus vai ao

Dirigente: Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre conosco1. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e.. paz da parte de Deus nosso

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois

Oremos (Silêncio): Ó Deus, Pai de todos os fiéis, vós multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graça da filiação e, pelo mistério