• Nenhum resultado encontrado

A igreja: feitura de Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A igreja: feitura de Deus"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Lição 5 22 a 29 de outubro

A igreja: feitura de Deus

Sábado à tarde Ano Bíblico: Luc. 6–8

VERSO PARA MEMORIZAR: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efés. 2:8 e 9).

Leituras da semana: Rom. 3:24-28; 6:8-11; II Cor. 5:18; Efés. 2:1-10; Col. 2:12 e 13

O francês Michel Foucault certa vez propôs que se derrubassem todas as prisões e deixasse os prisioneiros em liberdade. Por quê? Foucault cria que os conceitos de mo- ralidade, certo e errado, bem e mal, eram puramente humanos, invenções humanas criadas por pessoas que estavam no poder a fim de oprimir os outros. Então, levando as convicções à sua conclusão lógica, declarou que até mesmo a idéia de criminalida- de era invenção humana, e assim, todos os prisioneiros deveriam ser libertados.

Por mais extrema que seja essa idéia, indica o sentimento prevalecente em muitos lugares de que não existe pecado, e que idéias como moralidade e certo e errado são meras opiniões, nada mais.

Evidentemente, o apóstolo Paulo não sabia nada dessa tolice, e a lição desta semana – embora termine com uma nota esperançosa e positiva – começa com uma clara ex- pressão da realidade do pecado e da inevitabilidade da sua conseqüência: a morte (que dificilmente seria mera invenção humana). Nesta semana, vamos ver o que Pau- lo tem a dizer, não apenas sobre o mal mas também sobre a única solução para ele.

Domingo Ano Bíblico: Luc. 9–11

Mortos nos pecados (Efés. 2:1-3)

Desde quando Adão e Eva decidiram seguir sua própria vontade, em vez da vontade de Deus, o pecado se tornou a sorte da raça humana. "Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rom. 5:12). E porque o pecado é universal (Rom. 3:23), a morte é também.

1. O que os versos seguintes revelam sobre a natureza do pecado?

a. I João 3:4 b. Tiago 1:15 c. Isa. 59:2 d. Rom. 14:23

Efésios 2:2 e 3 diz três coisas sobre os incrédulos. Primeira, eles viviam "segundo a maneira de viver deste mundo" (v. 2, Bíblia Vozes) em desobediência a Deus e desu- nidos entre si. Ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus (Tiago 4:4), e, como inimi- gos, eles viviam em escuridão e alienação.

Segunda, eles seguiam "o príncipe da potestade do ar" (Efés. 2:2). O príncipe é Sata- nás. Jesus o chamou de príncipe deste mundo (João 12:31). Enquanto querem afir- mar que Satanás não passa de mito, a Bíblia diz que ele é realidade – um "leão que ruge" para devorar o povo de Deus (I Ped. 5:8) e "acusador de nossos irmãos" (Apoc.

12:10). que leva homens e mulheres a desobedecer a Deus (Efés. 2:2).

Terceira, eles são corruptos e, "por natureza, filhos da ira" (v. 3). O pecado corrompe tudo – mente, pensamento, ações, desejos, vontade etc. – e, como tal, a natureza deles é depravada; dentro deles existe conflito perpétuo. Essa natureza espiritualmen- te corrupta e falida torna os pecadores "filhos da ira" (v. 3) – filhos que merecem o juízo de Deus.

Então, qual é a condição dos incrédulos? Estão mortos no pecado. Selaram seu desti- no decidindo viver "segundo as inclinações da... carne" (v. 3) e tornando-se filhos su- jeitos à ira de Deus. Estão mortos – mortos em sentido de finalidade, humanamente falando.

Leia Tiago 4:4. O que significa ser "amigo do mundo"? Como os cristãos devem entender esse ponto importante (afinal, ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus), especialmente levando em conta João 3:16, que diz que Deus ama o mundo? Esteja preparado para discutir suas re-

(2)

3

Segunda Ano Bíblico: Luc. 12–14

"Mas Deus..."

Paulo era mestre em transmitir as grandes verdades de Deus. Em Efésios 2:1-3, ele descreveu o apuro dos incrédulos: mortos em pecado, escravos de Satanás, vivendo de acordo com os desejos da carne, condenados como filhos da ira, desesperados e destituídos, incapazes de salvar a si mesmos. No verso 4, em duas palavras dramáti- cas, o apóstolo apresenta a solução gloriosa para essa condição desesperada: "Mas Deus..."

Essas duas palavras podem estar entre as mais belas da Bíblia. Estávamos mortos, mas Deus...; éramos rebeldes, mas Deus...; estávamos condenados à morte, mas Deus...; éramos estrangeiros e peregrinos, mas Deus...; Satanás pode parecer triun- fante, mas Deus... Enquanto essas duas palavras estiverem no vocabulário bíblico, nós temos esperança.

2. Note como a expressão "mas Deus" é usada na Bíblia: Atos 13:29 e 30; Rom.

5:7 e 8; 6:16 e 17; Filip. 2:27. Que esperança existe para nós?

Por que Deus agiu para nos livrar da escravidão da morte? Por que Deus escolheu nos salvar das garras do pecado? Por que não deixou Adão e Eva perecerem como resul- tado de sua escolha? Por que não criou para Si mesmo novas criaturas que O adoras- sem e O seguissem como Ele gostaria?

O apóstolo traz duas respostas. Primeira, porque Deus é "rico em misericórdia" (Efés.

2:4). A misericórdia é intrínseca à natureza de Deus: "(o Senhor, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá" (Deut. 4:31) pois

"Ele é bom! ... Sua misericórdia dura para sempre" (Sal. 106:1). A misericórdia é tão importante no processo de salvação que os remidos são chamados de "vasos de mise- ricórdia" (Rom. 9:23).

Segunda, "por causa do grande amor com que nos amou" (Efés. 2:4). O amor de Deus – abnegado por parte do doador, imerecido por parte de quem o recebe – é o motivo para dar "o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). "O dom da Sua misericórdia e amor, como o ar, a luz e a chuva que refrigera o solo, não reconhece limites." – Ellen G. White, Testemu- nhos Para a Igreja, vol. 9, pág. 190.

Escreva um parágrafo começando assim: "Eu [seu nome] era [fale sobre sua condição espiri- tual e mental antes de conhecer a Deus], mas Deus [agora escreva o que Ele fez por você por meio de Cristo]."

4

Terça Ano Bíblico: Luc. 15–17

"Nos deu vida" (Efés. 2:5)

Quando falou da graça, do amor e da misericórdia de Deus pelos pecadores, Paulo usou repetidamente superlativos como riqueza, rica, grande e excessiva. Esse uso mostra o valor supremo que esse antigo fariseu atribuía à salvação como dom de Deus, e não resultado de obras humanas. Efésios 2:1-8 esboça claramente o movi- mento dos pecadores da morte para vida.

3. Leia Efésios 2:5 e 6 e note três coisas que Deus faz por nós em Cristo. As primeiras palavras são supridas para facilitar.

a. Ele "nos deu vida" b. Ele "nos ressuscitou" c. Ele "nos fez assentar"

No grego, cada uma das expressões acima começa com o prefixo sun, que significa junto com. Isso indica que todos os crentes compartilharão juntos essas bênçãos uns com os outros e junto com Cristo.

Primeiro, Ele "nos deu vida juntamente com Cristo" (Efés. 2:5). Aqueles que crêem em Cristo e morrem com Ele se tornam participantes do Seu poder de ressurreição, e são espiritualmente vivificados juntamente com o Senhor ressuscitado (Rom. 6:8-11).

4. A ressurreição dos justos é um fato passado, presente ou futuro? Explique essa tensão entre o "já" e o "não ainda". Rom. 6:8-11; Col. 3:1-4

Segundo, Ele "nos ressuscitou" (Efés. 2:6). Essa ressurreição em Cristo não ocorre sem propósito. Devemos viver para Ele. A nova vida que os cristãos desfrutam deve ser um testemunho do poder da ressurreição de Cristo mediante a revelação desse poder em nossa vida e nosso caráter.

Terceiro, Ele "nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" (v. 6). O maior privilégio dos cristãos será assentar-se com Cristo e reinar com Ele (II Tim. 2:12;

Apoc. 22:5). Mesmo agora, podemos ser exemplos ao Universo do Seu amor duradou- ro e de Sua justiça. Mesmo agora, podemos assentar-nos "nos lugares celestiais" com Jesus quando, pela fé, vivemos em intimidade com Ele.

(3)

Quarta Ano Bíblico: Luc. 18–20

Pela graça mediante a fé

(Efés. 2:8 e 9; Rom. 3:24-28; Tito 3:4-7)

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Efés. 2:8 e 9).

Estes dois versos resumem o coração do evangelho de Paulo. A sua tese é que a gra- ça é a parte de Deus na salvação, a fé é a resposta humana, e toda a experiência da salvação que vem pela graça mediante fé é dom de Deus, não pelas obras.

Neste verso, as palavras-chave são graça e fé. Como entender essas palavras?

Graça se refere à iniciativa de Deus e à base de nossa redenção do pecado. Como pe- cadores, merecemos a morte, e Deus oferece vida. Estamos separados dEle e uns dos outros, e Ele nos oferece reconciliação. Estamos sob a escravidão do pecado e desti- nados ao juízo, e Ele nos oferece liberdade. Não merecemos nada do que Ele oferece, porque pecamos e permanecemos em rebelião contra Deus (Col. 1:21). Conseqüen- temente, a graça é com freqüência definida como favor não merecido de Deus por nós.

Graça é iniciativa e atividade soberanas de Deus para a salvação dos pecadores. Essa graça apareceu na "plenitude do tempo" (Gál. 4:4) no evento histórico de Jesus Cristo – mais especificamente, o ato de Cristo na cruz. Não temos parte nem na concepção nem na execução da salvação. É dom de Deus para aquele que crê em Jesus (João 3:16).

5. Como se manifestou a graça para conosco? II Cor. 5:18. Quem fez a recon- ciliação, e para quem?

A fé é a resposta humana à provisão de Deus. Em sentido cristão, a fé não é uma vir- tude que desenvolvemos sozinhos. É a resposta de admiração ao que Deus fez para nos redimir do pecado, e pronta aceitação da operação de Deus em nossa vida. Fé salvadora é mudança de submissão – do eu para Deus, da negação ou indiferença às reivindicações de Deus à aceitação aberta. A fé abre o coração para a habitação de Cristo. Sendo assim, não pode se originar no coração carnal. É "dom de Deus, mas a faculdade de exercê-la é nossa. A fé é a mão pela qual o coração se apodera das ofer- tas divinas de graça e misericórdia." – Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 431.

Como você tentaria ajudar alguém que dissesse: "Sou muito fraco na fé. Eu creio, mas minha fé vacila tanto"? Que passos práticos podemos dar para tornar mais forte a nossa fé? Como aquilo que lemos, pensamos e dizemos afeta a nossa fé?

Quinta Ano Bíblico: Luc. 21 e 22

"Somos feitura dEle" (Efés. 2:10)

Paulo destaca muito claramente em Efésios 2:8 e 9 que não somos salvos pelas obras.

Então, imediatamente, no verso 10, ele diz que fomos não apenas "criados em Cristo Jesus para boas obras" mas que Deus "de antemão preparou" essas boas obras.

6. Existe contradição entre esses dois pensamentos? Como você entende o que Paulo está dizendo nestes três versos?

A história da salvação, como apresentada por Paulo, termina com a afirmação de que

"somos feitura dEle" (v. 10). Como cristãos individuais ou comunidade de fé, devemos a existência à graça de Deus. Somos obra das Suas mãos, Sua obra-prima, Sua obra de arte, criados em Cristo Jesus.

Isso não deve ser motivo de orgulho. Paulo advertiu contra essa jactância no verso 9:

"Não de obras, para que ninguém se glorie". Nossas obras, por melhores, maiores e mais duradouras que sejam, não nos podem salvar. Na salvação, a gabolice não tem lugar. Deus espera apenas abnegação, morte para o eu, para que Cristo reine supre- mo em nosso coração – sem qualquer concorrente. "Somente as vestes que Cristo proveu podem habilitar-nos a aparecer na presença de Deus. ... Este vestido fiado nos teares do Céu não tem um fio de origem humana. Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter." – Ellen G. White, Maranata [Meditações Matinais, 1977], pág. 76.

Os cristãos devem se guardar de duas falácias. Primeira, a idéia de que precisamos acrescentar algo de nós mesmos à graça de Deus. Segunda, a liberdade em Cristo nos livra da obediência às Suas reivindicações.

Sim, somos feitura Sua. Somos novas criaturas por Sua graça mediante a fé. Mas so- mos novas criaturas em Cristo "para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (v. 10). Isto significa que nossas obras são uma condi- ção prévia para a salvação? Longe disso. Mas são o requisito de uma vida salva. O apelo de Paulo é para uma vida e um estilo de vida consistentes com as exigências da fé. Na realidade, o apóstolo está dizendo: "Sim, você é salvo pela fé. Você é salvo pe- la livre graça de Deus. Mas você é salvo para viver. Sua experiência de fé deve deslo- car-se da crença para a vivência. Você deve viver a sua salvação. Isso envolve um estilo de vida de obediência, imitando nosso grande modelo – Cristo Jesus, que obe- deceu até o ponto da humilhação e da morte (Filip. 2:5-12). Além disso, a experiência cristã é sua responsabilidade pessoal; e ninguém mais pode fazer isso para você."

(4)

7

Sexta Ano Bíblico: Luc. 23 e 24

Estudo adicional

Justiça unicamente pela fé. "Torne-se distinto e claro o assunto de que não é possível efetuar coisa alguma em nossa posição diante de Deus ou no dom de Deus para nós, por meio do mérito de seres criados. Se a fé e as obras adquirissem o dom da salva- ção para alguém, o Criador estaria em obrigação para com a criatura. Eis aqui uma oportunidade para a falsidade ser aceita como verdade. ... Se o homem não pode, por qualquer de suas boas obras, merecer a salvação, então ela tem de ser inteiramente pela graça recebida pelo homem como pecador, porque ele aceita a Jesus e crê nEle.

A salvação é inteiramente um dom gratuito. A justificação pela fé está fora de contro- vérsia." – Ellen G. White, Fé e Obras, págs. 19 e 20.

Sobre a produção de frutos. "Os que se tornaram novas criaturas em Cristo Jesus produzirão os frutos do Espírito – ‘amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio’. Gál. 5:22 e 23. Não se conformarão por mais tempo com as concupiscências anteriores, mas pela fé do Filho de Deus se- guirão as Suas pisadas, refletir-Lhe-ão o caráter e se purificarão, assim como Ele é puro. As coisas que outrora aborreciam, agora amam; e aquilo que outrora amavam, aborrecem agora. O orgulhoso e presunçoso torna-se manso e humilde de coração. O vanglorioso e arrogante torna-se circunspecto e moderado. O bêbado torna-se sóbrio, e o viciado, puro. Os vãos costumes e modas do mundo são renunciados." – Ellen G.

White, Caminho a Cristo, pág. 58.

Perguntas para consideração

1. Comente a pergunta no fim da lição de domingo sobre a amizade com o mundo e o que isso significa.

2. Comente com a classe as duas citações de Ellen G. White acima. Como você har- moniza os ensinos ali apresentados?

3. Fale sobre o conceito de moralidade e valores, e as idéias de que o certo e o errado são relativos. Existem algumas idéias de certo e errado que são puramente relativas, subjetivas e pessoais, ou tudo é absoluto?

8

Passagens

Rom. 3:24-28 – sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifesta- ção da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.

Rom. 6:8-11 – Ora, se já morremos com Cristo, cre- mos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

Assim também vós considerai-vos mortos para o peca- do, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

2 Cor. 5:18 – Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Efés. 2:5-6 – e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

Efés. 2:1-10 – Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outro- ra, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bonda- de para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glori- e. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Col. 2:12-13 – tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressus- citados mediante a fé no poder de Deus que o ressusci- tou dentre os mortos. E a vós outros, que estáveis mor-

tos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdo- ando todos os nossos delitos;

Efés. 2:1-3 – Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outro- ra, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Rom. 5:12 – Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por- que todos pecaram.

Rom. 3:23 – pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

1 João 3:4 – Todo aquele que pratica o pecado tam- bém transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

Tia. 1:15 – Então, a cobiça, depois de haver concebi- do, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Efés. 2:9 – não de obras, para que ninguém se glorie.

Isa. 59:2 – Mas as vossas iniqüidades fazem separa- ção entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Rom. 14:23 – Mas aquele que tem dúvidas é conde- nado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.

Efés. 2:2-3 – nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediên- cia; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a von- tade da carne e dos pensamentos; e éramos, por nature- za, filhos da ira, como também os demais.

Tia. 4:4 – Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Efés. 2:2 – nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediên- cia;

(5)

João 12:31 – Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.

1 Ped. 5:8 – Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

Apoc. 12:10 – Então, ouvi grande voz do céu, pro- clamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi ex- pulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

Efés. 2:3 – entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazen- do a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

João 3:16 – Porque Deus amou ao mundo de tal ma- neira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Atos 13:29-30 – Depois de cumprirem tudo o que a respeito dele estava escrito, tirando-o do madeiro, puseram-no em um túmulo. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos;

Efés. 2:4 – Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, Rom. 5:7-8 – Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para co- nosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Rom. 6:16-17 – Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;

Filip. 2:27 – Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.

Deut. 4:31 – então, o SENHOR, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais.

Sal. 106:1 – Aleluia! Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.

Gál. 5:22-23 – Mas o fruto do Espírito é: amor, ale-

dade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Rom. 9:23 – a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,

Efés. 2:5 – e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,

Efés. 2:1-8 – Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outro- ra, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bonda- de para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

Rom. 2:5-6 – Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retri- buirá a cada um segundo o seu procedimento:

Col. 3:1-4 – Portanto, se fostes ressuscitados junta- mente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Efés. 2:6 – e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

2 Tim. 2:12 – se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;

Apoc. 22:5 – Então, já não haverá noite, nem preci- sam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos sécu- los dos séculos.

Efés. 2:8-9 – Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Tito 3:4-7 – Quando, porém, se manifestou a benig-

todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperan- ça da vida eterna.

Col. 1:21 – E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas,

Gál. 4:4 – vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Efés. 2:10 – Pois somos feitura dele, criados em Cris- to Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Filip. 2:5-12 – Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistin- do em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assu- mindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou so- bremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Assim, pois, amados meus, como sempre obede- cestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

Efés. 2:1 – Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

João 3:16-17 – Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Por- quanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Rom. 3:24 – sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Efés. 2:8 – Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

Efés. 2:7 – para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conos- co, em Cristo Jesus.

Col. 2:12 – tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscita- dos mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Efés. 2:4-9 – Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estan- do nós mortos em nossos delitos, nos deu vida junta- mente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, junta- mente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós;

é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Rom. 6:23 – porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Efés. 2:6-7 – e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Je- sus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Mat. 7:20 – Assim, pois, pelos seus frutos os conhe- cereis.

Referências

Documentos relacionados

santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo,.. para a

Objetivo: Manter o funcionamento do Núcleo de Estudos e Atividades em Direitos Humanos capacitando estudantes, operadores do direito e cidadãos em geral a fim de

Pacientes que estão recebendo agentes betabloqueadores sistêmicos e B-TABLOCK® devem ser observados para a ocorrência de potenciais efeitos aditivos com betabloqueadores,

O PECS imita o desenvolvimento de fala em crianças típicas, também pode sre usado como uma ponte á linguagem verbal para crianças com autismo?. Como PECS pode ajudar crianças

• Esta seqüência de operações, medir a variável; comparar com o valor pré determinado e atuar no sistema de modo a minimizar a diferença entre a medida e o set point,nós

d) Contiverem opções de preços alternativos ou que apresentarem preços manifestamente inexeqüíveis. 6.14 Quaisquer inserções na proposta que visem modificar, extinguir ou

Portanto, não se deve pensar a inovação tecnológica como um processo estático, ou como um jogo em que os resultados são conhecidos a priori.. Pelo contrário, trata-se de

O Capítulo 2 apresenta o referencial teórico aplicado a esta pesquisa, e se divide em sete seções que tratam do conceito da tecnologia, abrangendo, em seguida, um tópico