• Nenhum resultado encontrado

GERENCIANDO UMA MICROEMPRESA COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA E DO EXCEL: UM CONTEXTO DE MODELAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GERENCIANDO UMA MICROEMPRESA COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA E DO EXCEL: UM CONTEXTO DE MODELAGEM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

GERENCIANDO UMA MICROEMPRESA COM O AUXÍLIO DA

MATEMÁTICA E DO EXCEL: UM CONTEXTO DE

MODELAGEM

Fernanda Maura M. da Silva Lopes 1 Lorena Luquini de Barros Abreu 2 1

Universidade Salgado de Oliveira/ Juiz de Fora, fernanda.maura@bol.com.br 2

Universidade Salgado de Oliveira/ Juiz de Fora, llbabreu@gmail.com

Resumo

A presente oficina tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica utilizando-se da Modelagem Matemática auxiliada pela ferramenta computacional Microsoft Excel®. A atividade que se propõe consiste na apropriação de uma situação problema relacionada ao controle financeiro de uma Microempresa (à título de limitação usaremos o contexto de comércio de vestuário) que será gerenciada pelo aluno. Esta atividade destina-se aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ano do Ensino Médio, pois envolverá a construção de conhecimentos acerca das funções constantes e das funções do 1°grau. Além do desenvolvimento de habilidades relativas às definições de variáveis dependentes, independes e de custos fixos, da construção de funções e do conhecimento de ferramentas do Microsoft Excel®, o aluno terá a oportunidade de desenvolver sua criatividade e seu empreendedorismo (formação para o trabalho), quando for colocado para pensar sobre a organização e o planejamento de uma Microempresa. Para compor esta oficina, apresentaremos um breve sobre Modelagem Matemática e utilização de recurso computacional como recurso pedagógico, pois essas ideias fundamentam o trabalho que será desenvolvido, além de apresentarmos a metodologia que será utilizada no desenvolvimento da atividade. Embora reconheçamos as dificuldades inerentes ao trabalho com tecnologias em sala de aula, acreditamos que um trabalho desafiador e inovador motivará alunos e professores na busca por contextos de aprendizagem significativos.

Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Recurso computacional no Ensino de

Matemática.

JUSTIFICATIVA

A utilização educacional da tecnologia e a inclusão digital são temas recorrentes nas discussões acadêmicas bem como nas agendas de programas políticos educacionais, o que não necessariamente garante a aplicabilidade dos conceitos que são apresentados e discutidos no trabalho docente em sala de aula.

No cenário da educação matemática apresentam-se, em diversos níveis escolares, estudos relacionados às aplicações de tecnologias no ensino da matemática, enfatizando a

(2)

utilização de diferentes interfaces apresentadas em softwares que se dedicam a proporcionar novas possibilidades no modo de ensinar e aprender matemática.

O problema que se coloca é que, muitas vezes, o professor não se apropria dessas tecnologias (por uma infinidade de motivos como falta de tempo, interesse, motivação, incentivo) e, por conseguinte, ao aluno, não é apresentado novos contextos de aprendizagem, mais atrativos e interessantes. Assim, estamos sendo levados novamente aos mesmos caminhos que outrora seguimos, em discordância com a proposta inovadora de ensino/aprendizagem impregnada na cultura da inclusão digital. Pensar então numa forma de apropriação das tecnologias no ensino da matemática de forma simples e objetiva será de alguma forma, pensar numa maneira de não utilizá-las para repetir o que já era feito nas escolas, pois essa escola de antigamente está cada vez mais perdendo espaço numa sociedade que lida com mudanças nas formas de ver e perceber o mundo.

Nesta oficina optamos pela utilização de um recurso computacional acessível que não tem, necessariamente, uma motivação educacional, pois não foi construído a partir de uma intencionalidade pedagógica mas que, no entanto, apresenta inúmeras possibilidades dentro da educação matemática. O Microsoft Excel ® oferece uma infinidade de opções de organização de dados e planejamento, no entanto, a maior parte dos trabalhos que se apresentam em relação à aplicação dessa ferramenta nas aulas de matemática se destinam à sua utilização na estatística construindo tabelas e gráficos. Nesse trabalho iremos apresentar uma opção de atividade criativa com o gerenciamento de uma Microempresa, utilizando-se dos conceitos de funções e levando o aluno a apropriar-se de um contexto específico através da Modelagem matemática para sua formação.

OBJETIVOS

Este minicurso tem como objetivo apresentar uma possibilidade de aplicação de conhecimentos matemáticos no Excel ® associando uma situação prática de organização de planilha de um comércio com a teoria de Funções trabalhada em sala de aula. Os participantes da oficina serão convidados a simularem a organização e o gerenciamento de uma Microempresa observando despesas fixas e variáveis, gerarem estimativas baseadas em observações anteriores e construírem painéis integrados no Excel ® . Essas ações tem a intenção de construírem conexões entre conhecimentos matemáticos, recursos computacionais e gerenciamento, numa proposta de atividade interativa e de motivação pedagógica.

REFERENCIAL TEÓRICO

Muitas aulas de matemática são tidas como monótonas e angustiantes, devido ao fato dos educadores não buscarem alternativas, eles acabam por seguirem fórmulas que são apresentadas de forma mecânica, e muitas vezes distantes da realidade dos alunos. Uma possível alternativa é a utilização da Modelagem Matemática, uma metodologia que oportuniza ao professor um trabalho associando a matemática acadêmica com as respectivas realidades de seus alunos.

Bassanezi (2002) relata o modelo matemático como a formalização daquilo que reflete sobre uma parte da realidade e posteriormente, passa a agir sobre essa. Desta forma, os alunos são convidados a participarem ativamente na construção dos modelos e não recebê-los prontos e definidos.

A atividade proposta neste minicurso proporcionará, aos frequentadores, um controle de suas microempresas e uma utilização de modelos matemáticos na realização de

(3)

seus cálculos com o auxílio da planilha Excel, associando uma situação real com a matemática de sala de aula.

Bean (2007, p. 39), relata que a “modelagem se caracteriza pela construção de novos modelos para situações onde os modelos vigentes não se adequam aos fenômenos, sob a luz dos objetivos do modelador”.

Com a montagem de uma microempresa, os envolvidos na atividade, partindo de uma situação real buscarão modelos que resolvam suas angústias, e interpretem suas respectivas soluções.

Abreu (2011, p. 143) relata em sua pesquisa, um trabalho com a modelagem como “um possível caminho para a ação pedagógica do professor em sala de aula, por se tratar de um ambiente investigativo e que possibilita a reflexão e a criticidade dos alunos”.

METODOLOGIA

Este minicurso resume-se na apresentação das concepções que norteiam a atividade proposta, na vivência do gerenciamento de uma microempresa como contexto de aprendizagem matemática e na troca de experiências entre os participantes. Nesse sentido, o minicurso de quatro horas de duração será dividido em quatro etapas:

Primeira Etapa (duração 30 minutos): esta etapa consiste na apresentação das

considerações teóricas que fundamentam o trabalho justificando para o público participante a associação que será feita entre Modelagem Matemática e a atividade que nos propomos desenvolver nessa oficina, utilizando-se do recurso computacional Microsoft Excel ®. Este momento será também de apresentação dos participantes da oficina e de suas expectativas e experiências na intenção de fazer do ambiente da oficina um ambiente de troca e de aprendizagem conjunta.

Segunda Etapa (duração 30 minutos): nesta etapa iremos propor aos participantes

que se dividam em grupos de 5 para que possam pensar, de forma geral, nas questões que envolvem o gerenciamento de uma Microempresa de Vestuário. Sugerimos a reflexão acerca dos seguintes questionamentos:

i. Quais tipos de gastos temos numa empresa desse tipo? ii. É possível controlar a receita? Prever a receita?

iii. É possível controlar, estimar os gastos?

iv. Há matemática nesses controles, nessas estimativas?

v. Fazer um gerenciamento de uma empresa desse tipo auxilia sua administração? Nosso objetivo é motivar o participante e dar-lhe a possibilidade de pensar nas inúmeras aplicações que uma atividade contextualizada pode oferecer aos nossos alunos.

Terceira Etapa (duração 2 horas): este é o momento de irmos à prática.

Inicialmente apresentaremos as Planilhas de Gastos, Receita e Controle para que possamos observar os dados iniciais que alimentarão nossa atividade. A necessidade de uma planilha inicial de alimentação se deve à limitação temporal da oficina. Nossa sugestão é que, em atividade na sala de aula, essas planilhas de alimentação possam surgir da Segunda Etapa onde são discutidos possibilidades de construção desses dados.

Com as planilhas de alimentação compreendidas, vamos passar para a construção de um Painel. Esse painel tem a função de interligar as demais planilhas e apresentar, numa única planilha, uma visão geral da microempresa, mostrando estimativas de gastos, receita e lucro, com alimentação diária. Esse Painel é uma forma de organização dos dados de forma lógica, sintética e conclusiva. O gerente poderá acompanhar diariamente a evolução

(4)

de sua empresa criando estratégias de mercado para suprir possíveis defasagens ou prejuízos à tempo.

Na construção do Painel (Figura 1) iremos destacar a dinamicidade da atividade, pois uma vez que variamos valores de receita ou de gastos o resultado geral da microempresa irá se modificar. Isso revela como alterações nas ações diárias como economia de energia ou de telefone, ou uma promoção relâmpago podem modificar o cenário de uma microempresa.

Figura 1: Painel de gerenciamento

Fonte: autoria própria (2015)

Para finalizar o trabalho faremos a construção de gráficos no Excel® a fim de dinamizar a apresentação dos dados e agilizar sua leitura para o público em geral.

Quarta Etapa (Duração 1 hora): a finalização das atividades nessa quarta etapa

contará com uma exposição final explorando a dinâmica utilizada e o alcance dos objetivos que foram propostos. A ideia é instituir um debate sobre o contexto de aprendizagem apresentado e como ele se relaciona com a proposta de Educação Matemática em destaque nas escolas de nível fundamental e médio em que atuamos como professores.

(5)

INFORMAÇÕES GERAIS

Título do minicurso: GERENCIANDO UMA MICROEMPRESA COM O AUXÍLIO DA

MATEMÁTICA E DO EXCEL: UM CONTEXTO DE MODELAGEM

Instituição dos autores: Universidade Salgado de Oliveira – Juiz de Fora

Nome dos autores: Fernanda Maura M. S. Lopes e Lorena Luquini de Barros Abreu País dos autores: Brasil

Número de horas mais convenientes (4): 4 horas

Nível de escolarização para o qual será dirigido: Ensino Fundamental II e Ensino Médio Número máximo de pessoas: 20 pessoas

Equipamentos audiovisuais ou informáticos: projetor multimídia e computadores com

Microsoft Excel® para os participantes (número máximo 20)

REFERÊNCIAS

ABREU, Lorena Luquini De Barros. Estudando Conteúdos Matemáticos Com

Direcionamentos De Modelagem Matemática: O Caso Da Função Afim. Disponível

em:<http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/06/Dissertacao-Lorena-Abreu.pdf>. Acesso em: 14 Jul. 2015.

BASSANEZI, Rodney. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002. 389 p.

BEAN, Dale. Modelagem matemática: uma mudança de base conceitual. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 5., 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: CNMEM, 2007. p. 35-58.

Referências

Documentos relacionados

Neste sentido, busca-se compreender os usos da memória e do esquecimento na História de Tefé, município do interior do Amazonas, por meio das edificações que foram

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

1) Médias das estimativas do consenso (Bloomberg); 2) Preço-alvo originalmente para as ADRs (conversão pelo dólar projetado para o final do ano);. Stock

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,