• Nenhum resultado encontrado

Fechamento da Rua Djalma Ulrich para obras no museu de Imagem e Som

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fechamento da Rua Djalma Ulrich para obras no museu de Imagem e Som"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Informações sobre o trânsito em tempo real no Twitter: www.twitter.com/operacoesrio

Esquema de tráfego após o fechamento da Avenida Rodrigues Alves

Os primeiros 1.050 metros dos 4.790 metros do Elevado da Perimetral foram implodidos no último domingo (24/11). A demolição é mais uma etapa das obras para construção da Via Expressa, que ligará Aterro do Flamengo à Av. Brasil e Ponte Rio-Niterói, substituindo em definitivo o Elevado da Perimetral no novo sistema de mobilidade urbana da Região Portuária.

No dia 14 de novembro, a Prefeitura do Rio implantou novo esquema de trânsito e transportes na Região Portuária, com o fechamento de parte da Av. Rodrigues Alves, entre a Av. Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro. Para determinar os ajustes na operação, a prefeitura realizou uma série de testes e medições no sistema viário da Região Portuária. As mudanças têm o objetivo de mitigar os impactos no trânsito. Veja os detalhes neste boletim especial: http://bit.ly/Ibs3bk

Regras para circulação de veículos de carga no Rio

Conheça as regras para a circulação de veículos de carga, e para a operação de carga e descarga, no Rio. Confira as restrições para este tipo de atividade no nosso boletim especial: http://ow.ly/qYVBo

Obra na Linha Vermelha, altura do Parque das Missões

Para obras da Seconserva, haverá interdição de uma faixa da Linha Vermelha, altura do Parque das Missões, sentido Baixada. Para garantir a fluidez do trânsito, a CET-Rio montará uma faixa reversível na pista sentido Centro. Neste momento, trânsito intenso.

Árvore de Natal da Lagoa terá esquema especial de trânsito e transporte

Será implantado esquema operacional de trânsito e transporte para a Árvore de Natal da Lagoa a partir de hoje (30/11). Não haverá interdições de vias. A operação de tráfego será implantada nos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas e nas principais vias impactadas pelo evento como Rua Humaitá, Túnel Rebouças, Rua Mário Ribeiro, Túnel Acústico e Túnel Zuzu Angel. Veja detalhes no boletim especial de trânsito e transporte feito para o evento: http://ow.ly/reb1z

Fechamento da Rua Djalma Ulrich para obras no museu de Imagem e Som

Para possibilitar serviços que necessitam de grandes equipamentos, como guindastes pesados, desde o último sábado (23/11), ocorrem alterações no trânsito de Copacabana. A Rua Djalma Ulrich foi interditada ao tráfego de veículos, entre a Avenida Atlântica e a Rua Aires Saldanha. A liberação da via está prevista para junho de 2014. A interdição é apenas ao tráfego de veículos e não há garagens nesta quadra. O trânsito de pedestres ficará liberado pela calçada do lado impar da via.

Linha 4 do Metrô: novas intervenções no Leblon a partir deste sábado

Em função das obras da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), serão interditadas, parcialmente, a partir das 8h deste sábado (30/11), a Rua Igarapava e a Avenida Ataulfo de Paiva, próximas ao canal da Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon. A circulação de pedestres será preservada e haverá, também, outras mudanças viárias no bairro. Veja todas as intervenções no tráfego do Leblon no Boletim especial: http://bit.ly/IrOYyu

30°

Sábado

30/11/13

(2)

Implantação de faixa reversível na Dom Hélder Camara para obras de drenagem

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal informa que, devido as obras de drenagem e reurbanização, que serão realizadas pela SMO, no bairro Cachambi, a Avenida Dom Helder Câmara sofrerá a seguinte intervenção viária:

A partir das 23h de hoje, dia 29/11 até às 4h da manhã de segunda-feira, 2 de dezembro, a Avenida Dom Helder Câmara, pista sentido Cascadura, será interditada no trecho entre os números 4630 e 4754, para realização das obras.

Será implementada reversível na Av. Dom Helder Câmara, pista sentido Centro, entre os números 4630 e 4754, de uma faixa, para facilitar a mobilidade dos veículos procedentes da pista sentido Cascadura.

Outra opção para o desvio da obra será incentivada para facilitar o deslocamento dos motoristas que passarem naquele trecho. O trajeto a ser realizado será o seguinte: Rua Cézanne, Av. Segal, Rua Degas, Rua Pedras Altas, retornando para Avenida Dom Helder Câmara. A operação de trânsito será monitorada por Agentes de Trânsito da CET-Rio e Guardas Municipais. Painéis de mensagens variáveis serão implantados para sinalizar e orientar os motoristas e pedestres quanto às alterações , manter a fluidez do tráfego e, principalmente, a segurança dos motoristas e pedestres. O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras para, em sintonia com o monitoramento de campo realizado pela CET-Rio, implementar ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. A Prefeitura está realizando a panfletagem e orientação aos moradores e motoristas a respeito da operação e alterações promovidas. É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.

Interditada R. Teixeira Soares, na Praça da Bandeira, até segunda-feira (02/12)

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, da CET-Rio e da Secretaria Municipal de Obras, informa que, desde ontem (29/11), a Rua Teixeira Soares está interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre a Rua Pará e a Praça da Bandeira, para execução de microdrenagem do entorno da região, dando continuidade às obras do Reservatório da Praça da Bandeira. O término está previsto para as 4h de segunda-feira (2/12).

Os veículos procedentes da Avenida Radial Oeste, com destino ao Centro, serão desviados pela Rua Pará e pela pista central da Avenida Oswaldo Aranha, que terão a mão invertida. Já os motoristas que vêm da Rua Mariz e Barros seguirão pela Rua Felisberto de Menezes, Rua Mariz e Barros, Rua Ibituruna, Rua General Canabarro, Avenida Maracanã e Rua Teixeira Soares. Os veículos procedentes do Túnel Rebouças, Centro e Leopoldina, com destino à Tijuca e Zona Norte, seguirão pela pista lateral da Avenida Oswaldo Aranha, não sendo possível acessar a Rua Pará. O acesso à região da Tijuca deverá ser feito pelo Viaduto Oduvaldo Cozzi e Avenida Maracanã. O Centro de Operações Rio (COR) atuará fazendo alterações semafóricas, se necessárias, nas vias, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

Mudança do itinerário de linhas de ônibus que circulam na região

- Linhas provenientes do Rio Comprido, do Túnel Rebouças, do Centro e da Leopoldina, com destino à Tijuca, deverão seguir pela pista lateral da Avenida Oswaldo Aranha, Viaduto Oduvaldo Cozzi, Av. Presidente Castelo Branco, Rua Senador Furtado e Rua Mariz e Barros.

- Linhas provenientes da Avenida Radial Oeste, com destino ao Centro ou à Zona Sul, deverão seguir pela Rua Pará e pela pista central da Avenida Oswaldo Aranha, que terão a mão invertida.

- Linhas provenientes da Rua Felisberto de Menezes, que circulam pela Praça da Bandeira, deverão seguir pela Rua Mariz e Barros, Rua Ibituruna, Rua General Canabarro, Avenida Maracanã e Rua Teixeira Soares.

Intervenções no trânsito da Praça Varnhagen para obras de controle de

enchentes na Grande Tijuca

Interdições no tráfego no bairro da Tijuca, para remanejar interferências, dando prosseguimento às obras do reservatório da Praça Varnhagen, iniciaram ontem (29/11).

(3)

Interdição parcial na Avenida Maracanã, sentido Centro, próximo a Rua Major Ávila, nos dias 29 e 30 de Novembro e no dia 2 de dezembro, de 10h às 16h. Interdição total na Avenida Maracanã, apenas no sentido Centro, no trecho entre a Rua Barão de Mesquita e Rua Major Ávila, no dia 1 de dezembro de 2013, de 08h às 12h. No dia 1 de dezembro, de 8h às 12h, os veículos provenientes da Avenida Maracanã - sentido Centro ou da Rua Pereira Nunes, que desejarem acessar o Shopping Tijuca ou Rua Enaldo Cravo Peixoto, deverão seguir pela Rua Barão de Mesquita, Rua Major Ávila, Avenida Maracanã - sentido Grajaú e entrar pelo acesso para a Rua Enaldo Cravo Peixoto, à esquerda.

Não haverá alteração de itinerário nas linhas de ônibus que passam no local. O Centro de Operações Rio - COR atuará fazendo as imposições semafóricas necessárias nas vias. A CET-Rio recomenda aos motoristas que evitem passar pelo local da obra, procurando rotas alternativas para seus trajetos. É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também toda a sinalização implantada na área.

Prefeitura monta esquema especial de transporte e trânsito para os jogos deste fim de

semana no Maracanã

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e CET-Rio, montou esquema

especial de trânsito e transportes para os jogos que serão realizados no Maracanã, hoje, dia 30/11 e

domingo, dia 01/12/3013, que acontecem às 19h30 e 17h, respectivamente.

As interdições começarão 3h antes do INÍCIO do jogo até 02h após o término nas seguintes vias:

- Rua Visconde de Itamarati, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico

Rabelo.

- Rua Isidro de Figueiredo, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.

- Rua Artur Menezes, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.

- Rua Conselheiro Olegário, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.

- Av. Presidente Castelo Branco, uma faixa de rolamento, à direita, no trecho entre a Avenida Professor

Manoel de Abreu e o Museu do Índio.

1:30 h antes do INÍCIO do jogo, até às 02 h após o término:

- Rua Professor Eurico Rabelo, no trecho entre a Avenida Maracanã e Avenida Professor Manoel de

Abreu.

O acesso a área do Complexo do Maracanã estará restrita a moradores e veículos credenciados ao

estacionamento do Complexo, que deverão seguir pela Rua São Francisco Xavier, Avenida Paula Sousa e

Rua Professor Eurico Rabelo.

De 30 minutos antes da SAÌDA do jogo, até às 02h após o término:

- Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido centro, no trecho entre a Rua Dona Zulmira e Avenida

Professor Eurico Rabelo.

- Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Grajaú, no trecho entre a Avenida Presidente Castelo

Branco e a Rua São Francisco Xavier.

INTERDIÇÃO SOMENTE NO JOGO DE DOMINGO, VASCO X NÁUTICO, 01h30 ANTES DO ÍNÍCIO DO EVENTO, ATÉ 2h APÓS O TÉRMINO.

- Viaduto Oduvaldo Cozzi, no acesso a Avenida Maracanã, em frente a passarela Metro São Cristóvão.

- Avenida Maracanã, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Rua São Francisco Xavier e Rua Mata Machado.

(4)

Novo corredor BRS inaugurado na terça-feira, 26 de novembro

Na última terça-feira (26/11), foi inaugurado o BRS 24 de Maio. O mais novo corredor preferencial para coletivos ordena 15 linhas de ônibus com destino à Zona Norte. O objetivo do corredor expresso é aumentar o conforto e eficiência do sistema, reorganizando o trânsito e o transporte público, além de reduzir o tempo de viagem dos usuários.

O BRS 24 de Maio tem 2,8 quilômetros de extensão e começa na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, seguindo pela Rua 24 de Maio até a altura da Rua Souto Carvalho, no Méier. No total, serão oito pontos distribuídos ao longo do percurso do novo BRS. Desde outubro, passageiros e motoristas estão sendo informados sobre as mudanças. Segundo a CET-Rio, a redução do tempo de viagem nos corredores BRS implantados é de cerca de 20%. Atualmente, a cidade do Rio possui 33,7 quilômetros de faixas preferenciais de ônibus já em funcionamento. O trabalho é feito em parceira com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, que realiza a sinalização horizontal, correção e nivelamento de calçadas e meio-fio e recapeamento das vias que não receberam o programa Asfalto Liso. Todas as linhas foram agrupadas em pontos específicos com numeração de BRS3 até BRS6, conforme descritas abaixo:

BRS3

454 – Méier - Prado Júnior

455 – Méier - Copacabana (via Parque do Flamengo) 456 – Méier - General Osório (via Túnel Santa Bárbara) 457 – Abolição - General Osório (via Túnel Santa Bárbara) 458 – Méier - Praia de Botafogo (via Túnel Santa Bárbara) 459 – Abolição - Praia de Botafogo (via Túnel Santa Bárbara)

BRS4

239 – Água Santa - Castelo (via 24 de Maio) 247 – Camarista Méier - Passeio

249 – Água Santa - Carioca 254 – Praça XV - Madureira

2251 – Castelo - Engenho de Dentro

BRS5

363 – Vila Valqueire - Praça XV (via Dias da Cruz) 383 – Tiradentes - Realengo (via Sulacap)

391 – Padre Miguel –Tiradentes

BRS6

627 – Saens Peña - Inhaúma Horário de funcionamento: Das 6h às 21h (dias úteis)

Das 6h às 14h (sábados) - Com exceções dos BRS Presidente Vargas (pistas centrais e laterais), do BRS Estácio – Carioca e do trecho Largo da Carioca – Estácio (que faz parte do BRS Largo da Carioca – Tijuca).

(5)

Interdição de trecho da Rua Uranos, em Ramos, para obras da Transcarioca

Desde sábado (23/11), em virtude das obras de drenagem da Transcarioca, a Rua Uranos está parcialmente interditada, no trecho entre as ruas Delfim Carlos e Euclides Faria, apenas no sentido Ramos. A Rua Vassalo Caruso também foi fechada, no trecho entre as ruas Leonidia e Alfredo Barcelos. O prazo estimado para conclusão dos serviços é de 60 dias. Por conta das interdições, a Rua Delfim Carlos, entre a Rua Uranos e a Rua Paranapanema, assim como a Rua Antônio Rego, entre as ruas Paranapanema e Paranhos, estão com seus fluxos de trânsito alterados de mão dupla para mão única.

Os veículos procedentes da Penha, em direção a Bonsucesso, são desviados pelas ruas Delfim Carlos, Paranapanema, Antonio Rego e Paranhos, onde podem acessar a Rua Euclides Faria, seguindo o seu percurso normal. Os veículos procedentes de Bonsucesso e do Viaduto Damião acessam a Rua Uranos e seguem por ela, em uma faixa de rolamento, até a Rua Alfredo Barcelos, sendo desviados para a Rua Vassalo Caruso, seguindo daí seu caminho normal. A Rua Vassalo Caruso, por conta das obras do pavimento do BRT e da construção da Estação de Olaria, foi totalmente interditada entre as ruas Leonidia e Alfredo Barcelos.

A operação de trânsito na região interditada conta com a participação de 40 controladores da CET-Rio, que trabalham para manter a fluidez e orientar pedestres. Foram implantadas cerca de 200 placas de sinalização e dois painéis de mensagens variáveis.

Nova fase de reestruturação do sistema de bondes de Santa Teresa

Devido a obras da nova fase de reestruturação do sistema de bondes de Santa Teresa, estão interditadas a Rua Joaquim Murtinho, entre os Arcos da Lapa e a Rua Francisco Muratori, e o trecho final da Rua Francisco Muratori, entre as ruas Silvio Romero e a Joaquim Murtinho. As obras têm prazo de término estimado para fevereiro de 2014. Veja o boletim especial: http://bit.ly/1802OT3

Comlurb reforça serviços na Av. Brasil e faz limpeza nas margens do Rio Acari

A Comlurb, presente de domingo a domingo nas ruas do Rio, programou para hoje, sábado, dia 30/11, serviços de limpeza, varrição, roçada, capina, limpeza de caixa de ralo e remoção de entulho e inservíveis na avenida Brasil, em Campo Grande. Um efetivo de 66 garis, portando 28 ceifadeiras, atuará às 7 horas na da altura da fábrica da Convenção, sentido Santa Cruz. Às 14 horas, os garis estarão em frente ao galpão da Compra Fácil, sentido Centro. Finalizando os trabalhos, às 22 horas, os homens de laranja realizarão a limpeza próximos ao viaduto Oscar Brito. Neste trecho será utilizado também um trator para roçada mecânica. Motoristas que trafegarem nos trechos acima deverão ter muito cuidado com os garis, que trabalharão próximos às pistas. A companhia programou também limpeza das margens do rio Acari, em Fazenda Botafogo. Para as tarefas, que envolvem capina, roçada, limpeza geral e remoção de entulho e bens inservíveis, será destacada uma equipe de 18 garis, que utiizarão 8 ceifadeiras para aparar vegetação daninha. Para a remoção, serão empregados dois caminhões basculantes. A Comlurb pede à população que colabore com a limpeza, e descarte entulho e inservíveis exclusivamente pela remoção gratuita da Comlurb. O serviço pode ser solicitado ligando para 1746, ou pelo sitehttp://www.1746.rio.gov.br/.

Orla do Recreio tem área de lazer suspensa durante o verão

Em virtude do maior número de frequentadores da praia, foi suspensa desde o último domingo (24/11) a área de lazer do Recreio dos Bandeirantes. Assim dobra a quantidade de vagas para veículos oferecidas ao longo da avenida Lúcio Costa, diminuindo o movimento de veículos nas ruas internas do Recreio.

A suspensão da área de lazer acontece também por conta da diminuição do número de utilizadores da área de asfalto, já que devido ao forte calor, a opção passa a ser a orla da praia. Agentes da Guarda Municipal, da Cet-Rio e da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) farão fiscalização e trabalho de ordenamento para coibir desordens como o comércio de ambulantes não autorizados e estacionamento em local proibido nas praias da cidade. A área de lazer do Recreio foi implantada pelo subprefeito Tiago Mohamed, há quatro anos, e é um sucesso entre os moradores no período de março a novembro. A interdição acontecia entre as 7h às 16h, na pista sentido Recreio-Barra, entre a Avenida Albert Sabin e a Rua Governador Raul Veiga, sempre aos sábados e feriados. Nos últimos dois feriados, 15 e 20 de novembro, em virtude do forte calor, o movimento de moradores no asfalto foi pequeno e o de carros estacionados nas ruas internas do bairro foi maior do que a capacidade das vias. Com a liberação da orla, o número de vagas dobra no período de verão.

(6)

Interdição da Estrada do Catonho para detonações

Para das obras da TransOlímpica e abertura de túneis no Maciço da Pedra Branca, a CET-Rio informa que desde 18 de novembro, até 7 de maio de 2014, as duas pistas da Estrada do Catonho serão interditadas, entre 10h e 11h e entre 14h e 15h, no trecho entre o Rancho das Morangas e a Rua Eusébio de Almeida. As detonações terão a duração máxima de 15 minutos. Operadores de tráfego e painéis de mensagens variáveis orientarão os motoristas.

As linhas 1 e 2 operam normalmente.

Ônibus exclusivos para inauguração da Árvore de Natal da Lagoa

Haverá um esquema especial para atender à população que irá na inauguração da Árvore de Natal da Lagoa. O evento, que acontece hoje, 30/11, conta com ônibus exclusivos da linha Metrô Na Superfície, que sairão da Siqueira Campos e farão das 18h às 23h o trajeto até a Lagoa. O mesmo acontece no domingo, 01/12, porém das 18h às 22h. Após o final de semana da inauguração, os usuários poderão continuar utilizando o metrô para visitar o símbolo do Natal carioca. Para isso, basta desembarcar na Estação Cantagalo, de onde é possível caminhar por cerca de 15 minutos até o local. O acesso da Rua Miguel Lemos ficará aberto até o final da operação.

O esquema se repete no final de semana de encerramento do evento, 04 e 05/01. Porém, os ônibus partirão da Estação Ipanema General Osório que já estará aberta à população. O Metrô Na Superfície fará o trajeto até a Lagoa das 18h às 23h no sábado, 04/01, e das 18h às 22 no domingo, 05/01. A tarifa dos ônibus exclusivos para a Lagoa será de R$ 3,20, incluindo a viagem nos trens das linhas 1 e 2. Ao comprar a passagem na bilheteria das estações do metrô, o cliente deve informar que utilizará o serviço Metrô Na Superfície para receber o cartão eletrônico que dá direito ao embarque nos ônibus. O pagamento também poderá ser feito diretamente nos ônibus com dinheiro, cartão Pré-Pago do MetrôRio ou com Vale Transporte Eletrônico.

Serviço

Embarque: Estação Siqueira Campos

Quando: Sábado: 30/11, das 18h às 23h, e 01/12, das 18h às 22h.

Embarque: Estação Ipanema/General Osório

Quando: 04/01, das 18h às 23h, e 05/01, das 18h às 22h.

Assessoria de Comunicação:

(21) 9948-2634 - Gabrielle Campos (das 5h às 14h) (21) 9936-7392 – Bete Nogueira (das 9h às 18h) (21) 9493-6481 - Anderson Baltar (das 10h às 19h) (21) 9326-9322 – Daniela Bottino (das 15h às 24h) (21) 9836-7974 - Andréa Rosa (coordenação) MetrôRio: (21) 3987-6203

metrorio@comunicacaomais.com.br

Mais informações em: http://www.metrorio.com.br/

Os trens circulam normalmente nos ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna.

Assessoria de Comunicação:

Flavia Trece – flavia.trece@cdn.com.br - (21) 3626-3778 Rafael Brakarz – rafael.brakarz@cdn.com.br - (21) 3626-3701 Luar Morena Monteiro – luar.monteiro@cdn.com.br - (21) 2111-9548 Manuela Motta – manuela.motta@cdn.com.br - (21) 2111-9560

O aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim opera em condições visuais para pousos e decolagens. Até as 5h20 deste sábado, dos cinco voos internacionais, um está atrasado e um foi cancelado.

(7)

A Defesa Civil do município registrou quatro ocorrências das 17h30 de sexta-feira e 5h30 deste sábado, 30 de novembro. Em caso de emergência, ligue 199.

Mudança para Estágio de Atenção neste sábado, às 2h05

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que as bacias da Baía da Guanabara e de Jacarepaguá entraram em Estágio de Atenção às 2h05 deste sábado, dia 30 de novembro, devido à aproximação de uma frente fria que se desloca pelo Oceano. Esta frente fria provoca áreas de instabilidade. Núcleos de chuva moderada a forte se deslocam em direção ao município do Rio e devem provocar pancadas de chuva.

Previsão para o Município do Rio de Janeiro Manhã 30/11/2013 Tarde 30/11/2013 Noite 30/11/2013 Madrugada 01/12/2013 Condição do tempo

Céu Nublado a Encoberto Nublado a Encoberto Encoberto Encoberto

Precipitação Chuva Fraca a Moderada

Isolada

Chuva Fraca a Moderada Isolada

Chuva Fraca a Moderada Isolada

Chuva Fraca a Moderada Isolada

Vento Fraco a Moderado de

SW/W Moderado de SW/W Fraco a Moderado de SW Fraco de N/NE

Temperatura Máxima / Mínima

Estável Declínio Estável Estável

Dia 30/11/2013 - Máx.: 30°C - Mín.: 21°C

Tábua de Marés (fonte: DHN)

Baixa: 0,2m às 08h08min do dia 30/11/2013 Alta: 1,0m às 14h00min do dia 30/11/2013 Baixa: 0,1m às 20h23min do dia 30/11/2013

(8)

*Boletim enviado pela SMAC às 16h do dia 29/11/13.

Condições meteorológicas observadas no período: A Cidade seguiu com tempo estável durante as últimas 24h. As concentrações dos poluentes estiveram em elevação e, com isso, a qualidade do ar ficou classificada entre regular e inadequada na maior parte das estações.

Tendência da qualidade do ar para as próximas 24h: Áreas de instabilidade no litoral do estado mudarão as condições meteorológicas durante as próximas 24h. Haverá aumento gradativo de nebulosidade ao longo do período

(9)

e as temperaturas estarão em declínio. A qualidade do ar deverá ficar cliassificada entre boa e regular nas estações, podendo chegar a inadequada.

*Boletim enviado pela SMAC às 16h do dia 29/11/13.

* ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR ÍNDICE DE QUALIDADE DO AR (IQA) POLUENTE DETERMINANTE DO IQA CLASSIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO AR CENTRO 40 PM10 BOA COPACABANA 79 PM10 REGULAR SÃO CRISTÓVÃO 44 PM10 BOA TIJUCA 56 O3 REGULAR IRAJÁ 132 O3 INADEQUADA BANGU 126 O3 INADEQUADA

CAMPO GRANDE 51 O3 REGULAR

PEDRA DE GUARATIBA 59 O3 REGULAR

UNIDADE MÓVEL

PORTO RIO

67 PM10

REGULAR LEGENDA: PM10–PARTÍCULAS INALÁVEIS O3–OZÔNIO NO2–DIÓXIDO DE NITROGÊNIO

(10)

Boletim enviado pela SMAC dia 28/11/13.

Av. Cesário de Melo tem uma faixa interditada para implantação do BRT

Para permitir a continuidade das obras de implantação do sistema BRT em Campo Grande, desde dia 15 de novembro, a Avenida Cesário de Mello tem uma faixa de rolamento interditada, sentido Santa Cruz, entre as ruas Professor Castilho e Augusto Vasconcelos. Os motoristas, em direção ao Viaduto Alim Pedro, devem seguir pelas ruas Augusto Vasconcelos em direção à estação ferroviária, Engenheiro Trindade, Manaí e Cândido Magalhães, retornando para a Avenida Cesário de Mello.

Vias de São Cristóvão têm alterações no tráfego para obra de escavação

A obra de escavação do túnel de desvio do Rio Joana exigiu um esquema especial de circulação de pedestres e veículos em vias de São Cristóvão. Desde o dia 16/11, está sendo realizado desmonte de rocha no túnel em construção e, como medida preventiva, o trânsito, inclusive de pessoas, precisará ser interrompido em dois horários: das 14h às 14h20 e das 21h às 21h20, de segunda a sábado por 30 dias.

Serão acionadas sirenes para avisar o início dos serviços. As vias que serão interditadas são: Rua Dom Meinrado em toda a sua extensão; Avenida do Exército, no trecho entre a Av. Rotary Internacional e a Rua João Ricardo; Rua Sabino Vieira, no trecho entre a Rua Dom Meinrado e a Rua Paula e Silva; e Avenida Rotary Internacional, no trecho entre a Rua Gal. Herculano Gomes e a Av. do Exército, sentido à Cancela.

Os pontos de ônibus existentes ao longo destas vias não funcionarão nos horários apontados. Os ônibus seguirão o esquema das interdições. Agentes de trânsito estarão no local auxiliando o fluxo de motoristas e pedestres, além de haver painéis luminosos e faixas com orientações. Todos os prédios inseridos no perímetro estão sendo monitorados durante a ação. Aos domingos, o esquema não ocorrerá e o tráfego será normal nas vias citadas. As obras de desvio do Rio Joana fazem parte do conjunto de intervenções que tem como objetivo o controle de enchentes na Grande Tijuca.

Obras de assentamento de água vão até dezembro na Barra

Para obras de assentamento de água potável, há interdição ao tráfego de veículos nas seguintes vias, da seguinte forma:

- Uma faixa do passeio, deixando no mínimo 1,20m de circulação para pedestres, na Avenida das Américas, no trecho entre a Rua Projetada 19 e Rua Projetada 17;

- Uma faixa da Avenida das Américas, pista lateral, nas proximidades da Rua Projetada 17;

- Uma faixa da Avenida A, no trecho da Avenida das Américas até o lado oposto da Rua Projetada 17. Das 8h do dia 24 de outubro às 18h do dia 4 de dezembro.

Obras na Rua Voluntários da Pátria alteram o tráfego

Para obras há interdição ao tráfego de veículos, de uma faixa de rolamento por vez, de forma alternada, na Rua Voluntários da Pátria, das 23h às 5h dos dias subsequentes. Proibir o estacionamento na Rua Voluntários da Pátria, em ambos os lados da via, das 21h às 5h dos dias subsequentes. Do dia 14 de outubro ao dia 13 de dezembro.

Alterações no trânsito da Praça da Bandeira para obras de drenagem

No dia 28 de setembro, começaram as interdições de ruas na região da Tijuca para continuidade de obras de drenagem do reservatório profundo, na Praça da Bandeira. As mudanças se estendem até a 0h do dia 30 de novembro. Durante o período das obras, a faixa reversível da Radial Oeste não será implantada no sentido Centro, das 6h30 às 9h30. a CET-Rio avaliou como positivas as mudanças, com o trânsito se comportando de maneira bastante similar ao período anterior a obra, mesmo com a perda da pista lateral da Rua Teixeira Soares. Diante disso, foram realizadas atualizações das intervenções como: aos sábados, a reversível da Radial Oeste será suspensa, assim como o fechamento do retorno em direção a São Cristóvão, já que a Praça da Bandeira está absorvendo bem o fluxo de veículos. A reversível da Rua Visconde de Niterói será prorrogada definitivamente, nos dias úteis, até as 10h. A CET-Rio informa ainda que continuará a monitorar toda a área e poderá fazer ajustes sempre que necessário. Veja todos os detalhes no boletim especial: http://ow.ly/pcaw7

Trecho da Av. Nelson Cardoso, sentido Taquara, tem interdição para obras

Segundo a CET-Rio, a Avenida Nelson Cardoso, sentido Taquara, tem trecho interditado ao tráfego de veículos, entre o Largo do Tanque e a Rua Lívio Barreto, até 30 de dezembro. A interdição é para realização de obras de canalização do Rio Covanca.

(11)

Cascadura tem nova faixa reversível e ônibus com itinerários alterados

Está em funcionamento nas manhãs dos dias úteis uma faixa reversível na Avenida Dom Hélder Câmara, no trecho entre a Rua Cerqueira Daltro e a Rua Sidônio Paes, no bairro de Cascadura, Zona Norte da cidade, desde o dia 2 de setembro. A interdição, que é mais uma iniciativa do programa Desatando Nós, conta com a avaliação técnica dos especialistas de trânsito da prefeitura e visa melhorar o tráfego por meio de modificações viárias. Em Cascadura, o objetivo é garantir a fluidez no tráfego, no entroncamento da Avenida Dom Hélder Câmara com o Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura) e a Rua Carolina Machado. Estudos viários apontam que a inciativa irá melhorar também a circulação na Rua Ernani Cardoso.

A nova faixa reversível funciona apenas em dia úteis, das 6h às 10h, e somente os veículos procedentes do Viaduto de Cascadura (sentido Abolição) poderão acessar a faixa reversível e, dali, seguir para a Rua Cerqueira Daltro. Já os veículos que vierem da Rua Carolina Machado com destino à Rua Cerqueira Daltro deverão optar pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Abolição), Rua da Pedreira, Rua Goiás, Rua Cupertino, Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Madureira) para acessar a Rua Cerqueira Daltro. Controladores de tráfego e painéis de mensagens variáveis orientarão os motoristas.

No período da faixa reversível, as linhas de ônibus provenientes da Rua Carolina Machado, com destino à Rua Cerqueira Daltro, terão seus itinerários alterados. Os novos pontos de ônibus serão sinalizados com placas e orientadores estarão no local para ajudar os passageiros. Confira as mudanças de itinerário dos ônibus:

LINHAS: 298, 650, 685, 709, 712, 721, 742, 766, 778, 781, 790, 908, 773 e SV777.

DE: Rua Carolina Machado, Avenida Dom Hélder Câmara e Rua Cerqueira Daltro.

PARA: Rua Carolina Machado, Avenida Dom Hélder Câmara, Rua da Pedreira, Rua Goiás, Rua Cupertino, Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Madureira), Rua Cerqueira Daltro.

Interdições em Ipanema e em São Conrado para obras do Metrô

Até julho de 2014 – Desde o dia 1° de julho de 2013, para a realização de obras da Linha 4 do Metrô, está interditada a Rua Barão da Torre, entre as Ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo. Em Ipanema, a Rua Barão da Torre recebeu um serviço de tratamento e impermeabilização do solo, para viabilizar a posterior passagem do Túnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, por baixo da via. Por isso, o trecho entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo está interditado por aproximadamente cinco meses.

Há ainda a inversão do sentido da Rua Jangadeiros, entre as Ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre, passando o sentido a vigorar da primeira para segunda via. Também há inversão do sentido da Rua Teixeira de Melo, entre as Ruas Barão da Torre e Visconde de Pirajá, passando o sentido a vigorar da primeira para segunda via.

Em São Conrado, está interditada a via existente entre as Rua Gal. Olímpio Mourão Filho e a Estrada da Gávea, junto à lateral do edifício 817 da Estrada da Gávea. A interdição acontece no canteiro central junto ao bordo esquerdo da Av. Niemeyer, entre a interseção da Av. Aquarela do Brasil com a Estrada da Gávea, sentido Leblon e a interseção da Estrada da Gávea , sentido Barra da Tijuca, com a Av. Niemeyer. Há também interdição parcial, numa faixa de 2,50m a partir do bordo existente, do passeio junto lateral do edifício 817 da Estrada da Gávea, entre a Rua Gal. Olímpio Mourão Filho e a Estrada da Gávea. Os serviços de rompimento de pavimento poderão ser realizados das 8 às 22h, sendo mantidas as condições de circulação de veículos.

Trecho da Avenida Borges de Medeiros está interditado para obras

Começou no dia 11 de maio uma nova fase das intervenções no trânsito da Zona Sul do Rio para as obras da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra da Tijuca). Para viabilizar a construção da Estação Jardim de Alah, foi necessário interditar temporariamente um trecho da Avenida Borges de Medeiros, na altura da Av. Ataulfo, no Leblon. Nenhuma garagem será bloqueada. Os desvios de tráfego foram definidos pela Coordenadoria de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que coordenará todo o processo. Com o objetivo de minimizar o impacto no trânsito da região, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea, construiu uma ponte provisória (em estrutura metálica) sobre o canal do Jardim de Alah, que ligará Leblon e Ipanema, em substituição à ponte existente na Avenida Ataulfo de Paiva.

A pista interna do Jardim de Alah, na Avenida Borges de Medeiros entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e a Av. Ataulfo de Paiva, também foi bloqueada. Entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e a Lagoa, a Av. Borges de Medeiros (lateral do Jardim de Alah) passa a operar em mão invertida, da praia para a Lagoa. No trecho mais próximo à Av. Delfim Moreira, não há mudanças. Já na Avenida Epitácio Pessoa (lateral do Jardim de Alah), entre a

(12)

Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia, a mão foi invertida. Desta forma, os veículos provenientes da Barra da Tijuca ou do Túnel Rebouças, que antes entravam na Av. Borges de Medeiros, próximo ao Clube Monte Líbano, passam a acessar o Jardim de Alah pela Av. Epitácio Pessoa. Os motoristas que vêm do Leblon e seguem para Ipanema podem cruzar a ponte provisória sobre o Jardim de Alah e seguir pela Rua Redentor, que teve a calçada reduzida entre a Av. Epitácio Pessoa e a Av. Henrique Dumont, para ampliar a pista de duas para três faixas de rolamento. Outra opção é dobrar à esquerda na Av. Epitácio Pessoa para acessar a praia ou a R. Visconde de Pirajá. Também é possível dobrar à direita na Av. General San Martín para acessar a Av. Borges de Medeiros ou seguir para o Leblon. Como, durante as obras, não será possível acessar a Av. Epitácio Pessoa (no Jardim de Alah) pela praia, pois ela está com a mão invertida, a Av. Henrique Dumont passou a ter fluxo direto da Av. Vieira Souto até a Lagoa. E, para melhorar a fluidez do tráfego na região, está proibido estacionar em alguns trechos das ruas Aníbal de Mendonça e Garcia D’Avila, entre 6h e 21h. As intervenções no Leblon para as obras da Linha 4 do Metrô foram iniciadas em novembro de 2012, com o fechamento de dois trechos da Av. Ataulfo de Paiva, entre a R. General Venâncio Flores e a Av. Bartolomeu Mitre e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros. A previsão é de que os pontos interditados sejam liberados em meados de 2014.

Interdições na Estrada do Capenha, em Jacarepaguá

Para obras de drenagem do Rio Banca da Velha, há interdição parcial ao tráfego de veículos na Estrada do Capenha, no trecho entre a Estrada do Pau Ferro e a Rua Comendador Sirqueira. Implantação sentido único de direção na Estrada do Capenha, no trecho entre a Estrada do Pau Ferro e a Rua Comendador Sirqueira, no sentido da primeira pra segunda. Implantação de mão dupla de direção na Rua Comendador Sirqueira, no trecho entre a Estrada do Capenha e a Estrada do Pau Ferro. A interdição terá validade por um período de 75 dias a partir da data de sua publicação.

Intervenções para obras da Transcarioca, em Jacarepaguá e Penha

Em virtude de obras de implantação do corredor BRT Transcarioca, no dia 26 de maio, a Rua Cândido Benício, Praça Seca, em Jacarepaguá, foi interditada parcialmente, no trecho entre as ruas Florianópolis e Baronesa. A interdição está prevista para terminar em dezembro. Para minimizar os impactos no tráfego no entorno do local da interdição, foi implantado esquema de trânsito especial na região com mudança de mão de direção e proibição de estacionamento. A operação conta com a participação de 44 controladores da CET-Rio, quatro motocicletas, quatro viaturas, dois reboques e 16 painéis de mensagens variáveis que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.

Principais interdições:

• Interdição do sentido Praça Seca – Campinho: Rua Cândido Benício, trecho entre as ruas Florianópolis e Baronesa. • Mudança de circulação da Rua Florianópolis, trecho entre as ruas Cândido Benício e Gastão Macedo, que passa a funcionar em regime de mão única da 1ª para a 2ª.

• Mudança de circulação da Rua Gastão Macedo, trecho entre as ruas Florianópolis e Barão, que passa a funcionar em regime de mão única da 1ª para a 2ª.

• Mudança de circulação da Rua Barão, trecho entre as ruas Gastão Macedo e Cândido Benício, que passa a funcionar em regime de mão única da 1ª para a 2ª.

• Mudança de circulação da Rua Japurá, trecho entre as ruas Barão e Dr. Bernardino, que passa a funcionar em regime de mão única da 1ª para a 2ª.

• Mudança de circulação da Rua Baronesa, trecho entre as ruas Japurá e Pedro Teles, que passa a funcionar em regime de mão única da 1ª para a 2ª.

Na Penha, a interdição da Av. Vicente de Carvalho, na pista sentido Madureira, no trecho entre a Rua Monsenhor Pizarro e a Rua Aimbiré acontece desde o dia 13 de abril. Desvio para as ruas Itapevi, Cacequi e Rua Tomas Lopes. A pista no sentido contrário, em direção ao Centro, permanece aberta ao tráfego em duas faixas, como funciona atualmente. O trecho entre Rua Monsenhor Pizarro e a Praça do Carmo, por sua vez, teve a faixa destinada a estacionamento ocupada, mas sem comprometer as duas faixas de rolamento existentes. O desvio do tráfego está sendo informado desde o cruzamento da Av. Braz de Pina com a Rua Tomáz Lopes, evitando-se assim que motoristas cheguem até a Rua Monsenhor Pizarro, já que não mais dá acesso à Av. Vicente de Carvalho, sentido Madureira.

(13)

Desde o dia 5 de outubro, está interditado trecho da Rua Ricardo Machado, entre as ruas Bela e Francisco Palheta, em São Cristóvão, por um período de 90 dias. O fechamento é necessário para a execução das obras de construção da adutora que ligará o Reservatório do Pedregulho (São Cristóvão) ao Reservatório do Morro do Pinto (Região Portuária). Também foi interditado trecho da Rua Cordeiro da Graça, entre a Via Trilhos e a Avenida Cidade de Lima,em Santo Cristo,pararealização de obras de implantação das novas redes de água, saneamento, drenagem, energia, gás natural, telecomunicações e iluminação pública no eixo da Via Binário do Porto. Veja mais detalhes no Boletim Especial: http://ow.ly/pu97h

Alterações no trânsito da região do Porto Maravilha para implantação das

redes de água e drenagem

Desde o dia 14 de setembro, começaram a ser executadas obras de drenagem do Canal do Mangue, na Avenida Francisco Bicalho. O trabalho será realizado sempre das 22h às 4h, de sábado a quinta-feira, e, das 23h às 4h, às sextas-feiras.

Interdições noturnas:

- Avenida Francisco Bicalho, pista lateral (todas as faixas), sentido Rodoviária, trecho em frente à Rua Pedro Alves. Motoristas serão direcionados à pista central e poderão retornar à pista lateral na agulha anterior à subida do Viaduto do Gasômetro.

- Avenida Francisco Bicalho, pista lateral, sentido Rodoviária, trecho em frente à Praça Dinah de Queiroz. Neste trecho, as obras ocorrerão em meia pista, de forma alternada.

Mudança de ponto de ônibus

Durante a intervenção noturna, o ponto de ônibus localizado na pista lateral da Avenida Francisco Bicalho será transferido para a pista central na mesma altura do atual. Para ajudar os usuários dos ônibus, promotores uniformizados estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas.

Além da sinalização especial, 15 operadores de tráfego da Concessionária Porto Novo também estarão no local para orientar os motoristas durante a implantação dos bloqueios e desvios.

Obras da adutora em São Cristóvão

Também no dia 14 de setembro, foi interditada a Rua José Clemente, no trecho entre a Rua Bela e a Avenida Brasil, por período de 60 dias, para obras de construção da adutora que ligará o Reservatório do Pedregulho (São Cristóvão) ao Reservatório do Morro do Pinto (Região Portuária). Para garantir o fluxo de veículos durante a interdição, a Rua Ricardo Machado terá sua mão de direção invertida no trecho entre a Rua Bela e a Avenida Brasil, passando a funcionar no sentido da primeira para a segunda. Além da sinalização especial, cinco operadores de tráfego vão trabalhar na orientação aos motoristas e na implantação dos bloqueios e desvios.

Interdição no tráfego nas seguintes vias até outubro de 2013:

– Avenida Professor Pereira Reis, pista sentido Av. Brasil;

– Avenida Trinta e um de Março, no trecho entre o Viaduto São Sebastião e a Praça Santo Cristo, pista sentido Avenida Rodrigues Alves, das 5h às 11h.

Implanta a alteração de circulação viária na Avenida Professor Pereira Reis, no trecho compreendido entre a Avenida Rodrigues Alves e a Praça Santo Cristo, pista sentido Túnel Santa Bárbara, no sentido da segunda à primeira, das 11h às 23h59. Proibir o estacionamento na Av. Professor Pereira Reis, em ambos os lados, ao longo de toda a sua extensão.

Interdições na Região Portuária

Para viabilizar a conexão do Mergulhão da Praça XV com o Túnel da Via Expressa, houve interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral, na Avenida Presidente Vargas, após a Igreja da Candelária, sentido Aterro do Flamengo. Com a interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral, o fluxo de veículos em direção ao Aterro do Flamengo deverá ser feito pelo Mergulhão da Praça XV. Com isso, serão implantadas alterações no embarque e desembarque das linhas de ônibus no Mergulhão, que estarão devidamente sinalizados, conforme detalhamento abaixo. Os itinerários das linhas estão mantidos. Veja outros detalhes das interdições na região, em um boletim especial sobre o tema: http://ow.ly/jff1q

Interdição parcial da Praça da República para obras

Em virtude da realização de obras de drenagem, a Praça da República está interditada, parcialmente, desde 31 de agosto, da seguinte forma:

- Interdição de uma faixa de circulação da pista junto à Praça da República, no trecho entre as ruas Buenos Aires e Visconde do Rio Branco;

(14)

- Interdição da pista da direita, no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde do Rio Branco, das 22h às 5h, nos dias úteis, e, da 0h de sábado às 5h de segunda-feira.

Para realização da obra, será necessário transferir os pontos finais das linhas 313 (Penha (Grotão) x Praça Tiradentes - via Vila Cruzeiro - Circular) e 371 (Praça Seca x Praça da República), localizados no trecho interditado entre as ruas Buenos Aires e Visconde do Rio Branco, para o trecho entre as ruas Senhor dos Passos e Buenos Aires.

Nos dias úteis, das 22h às 5h, e, da 0h de sábado às 5h de segunda-feira, as linhas 313 e 371 vão utilizar a pista da esquerda (junto às edificações) e operar como linhas circulares (sem pontos finais), no Centro da cidade.

O término da obra está previsto para 90 dias. Controladores de tráfego e painéis de mensagens variáveis orientarão os motoristas.

Intervenções para a construção de novas alças do Viaduto do Gasômetro

Desde o dia 10 de agosto, acontecem intervenções na Avenida Francisco Bicalho, na altura da subida do Viaduto do Gasômetro.A orientação da Prefeitura do Rio é de que a população priorize os transportes públicos para chegar e sair do Centro do Rio: trens, barcas e metrô.

Motoristas que vêm da pista lateral (procedentes do Centro) ou da pista central (vindos da Radial Oeste, Túnel Rebouças ou Avenida Paulo de Frontin) devem ficar atentos às inversões de sentido das agulhas:

Agulha 1 (próxima à alça de subida para a Linha Vermelha) - Funciona como entrada da pista lateral para a central. Antes, funcionava no sentido da pista central para a pista lateral.

Agulha 2 (próxima à Rodoviária Novo Rio) – Funciona como saída da pista central para a pista lateral. Antes, operava no sentido inverso, da pista lateral para a pista central.

Veja o mapa das interdições: http://bit.ly/13MdgeS

Interdição de trecho da Av. Vicente de Carvalho, em Brás de Pina, no

sentido Madureira

Desde 28 de agosto, Avenida Vicente de Carvalho está interditada, na pista sentido Madureira, no trecho entre a Rua Monsenhor Pizarro e a Rua Tomaz Lopes, para obras do BRT – Transcarioca. Desvio do tráfego de veículos procedentes do bairro Penha pela Rua Irapuá, Rua Cacequi, Rua Tomaz Lopes, Estrada Vicente de Carvalho. A interdição terá duração de 90 dias, das 0h às 23h59.

Anchieta e Parque Anchieta

Até 6 de janeiro de 2014 – Para a realização de obras, haverá interdição parcial ao tráfego de veículos, de uma faixa

de rolamento, de forma alternada, das vias, das 7h às 19h, na seguinte forma:

– Rua Cardoso de Castro, entre a Rua Cristóvão Jaques e a Rua Beira Rio; – Rua Arnaldo Murinelli, entre a Rua Zanini e a Rua Beira Rio;

– Rua Itatiaia, entre a Rua Ernesto Vieira e a Rua Clara Borges;

– Rua Leopoldina Borges, entre a Rua Senador Gabriel Salgado e a Rua General Augusto Sisson; – Rua Tenente Lassance, reendido entre a Rua Adalberto Tanajura e a Rua General Augusto Sisson; – Rua Tenente Lassance, entre a Rua Araújo Rozo e a Rua General Augusto Sisson;

– Rua Capitão Paulo, entre a Rua Adalberto Tanajura e a Rua General Augusto Sisson;

– Rua Professor Luis de Melo Campos, entre a Rua Adalberto Tanajura e a Rua General Augusto Sisson; – Rua Armindo Rangel, entre a Rua Adalberto Tanajura e a Rua General Augusto Sisson.

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Riocentro e São Conrado

Até 21 de dezembro – Para execução de serviços de reabilitação ambiental, haverá interdição, das 8h do dia 26 de agosto às 20h do dia 21 de dezembro, ao tráfego de veículos nas seguintes vias:

(15)

- Área marginal à Avenida Ministro Ivan Lins, próximo ao encontro da interseção com a Rua Sargento João de Faria e a Rua do Canal, incluindo a área do ponto final de ônibus.

- Rodoviária localizada embaixo da Ponte da Joatinga.

DESVIO: O ponto final dos ônibus será desviado para a área Marginal à Avenida Ministro Ivan Lins, pista sentido Recreio, ao longo do Canal da Barra, aproximadamente 100m do ponto final existente.

Até 30 de dezembro – Para realização de obras, haverá interdição ao tráfego de veículos de uma faixa de rolamento da Avenida das Américas, lado par, na pista lateral, junto às edificações, no trecho entre a Estrada Benvindo de Novaes e Avenida Miguel Antônio Fernandes. Interdição válida até as 18h do dia 30 de dezembro.

Até 12 de janeiro de 2014 – Para manutenção, haverá interdição ao tráfego de veículos, do dia 23 de setembro de

2013 ao dia 12 de janeiro de 2014, nas seguintes vias, da seguinte forma:

- Uma faixa, alternadamente, para execução de travessia, da Avenida Canal Arroio Pavuna, aproximadamente, 1.300m da Estrada dos Bandeirantes, sentido Avenida Embaixador Abelardo Bueno, das 23h às 5h do dia seguinte. - Uma faixa, alternadamente, para execução de travessia, da Avenida Canal Arroio Pavuna, alça de acesso à Estrada dos Bandeirantes, sentido Taquara, das 23h às 5h do dia seguinte.

- Uma faixa do passeio da Avenida Canal Arroio Pavuna, lateral oposta ao lado do canal, sentido Estrada dos Bandeirantes, em toda sua extensão, das 7h às 18h.

- Uma faixa do passeio da Avenida Canal Arroio Pavuna, lateral ao lado do canal, sentido Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em toda sua extensão, das 7h às 18h.

Até 16 de janeiro de 2014 – Para obras da Rio Águas, haverá interdição em uma faixa na Av. Niemeyer, junto ao bordo direito, no trecho compreendido entre os números 430 e 999.

Centro, Gamboa, Estácio, Saúde, Santo Cristo e Santa Teresa

30 de novembro – Para obras, haverá interdição parcial ao tráfego de veículos na Rua Carlos Seidl, com fechamento de 01 (uma) faixa de rolamento junto ao bordo direito do sentido da via, pista sentido Caju, em 60 metros de extensão antes do alinhamento com a Rua Carlos Seixas, deixando 10 metros de largura de caixa viária livres, do dia 18 de setembro ao dia 8 de outubro. Implantar sistema especial de compartilhamento de via (siga e pare) na Rua Carlos Seidl, com interdição de meia pista em 75 metros de extensão antes ao bordo de alinhamento com a Rua Carlos Seixas, deixando 5 metros de largura de caixa viária livres, do dia 3 de outubro ao dia 30 de novembro.

Até 23 de fevereiro de 2014 – Para içamento de equipamentos, haverá interdição ao tráfego de veículos em uma faixa de circulação junto ao bordo direito da Avenida Almirante Barroso, no trecho entre a Avenida Graça Aranha e a Rua México, sentido Avenida Rio Branco, aos sábados, das 14h às 20h, e aos domingos, das 7h às 17h.

Desde 23 de fevereiro – Para realização de obras, há interdição ao trânsito de veículos na Rua Carmo Neto entre a Av. Presidente Vargas e Rua Afonso Cavalcanti. A Rua Projetada B fica aberta para a circulação viária. Das 8h do dia 23 de fevereiro até o encerramento das obras, ininterruptamente.

Cidade Nova e São Cristovão

Até 30 de dezembro – Para obras, haverá interdição ao tráfego de veículos na pista de rolamento da Rua Barão da

Torre, no trecho entre as Ruas Farme de Amoedo e Vinícius de Moraes. Proibir estacionamento nas seguintes vias, da seguinte forma: Rua Barão da Torre, no trecho compreendido entre as Ruas Farme de Amoedo e Vinícius de Moraes, em ambos os lados da via; e Rua Nascimento Silva, no trecho compreendido entre a edificação de nº 182 e a Rua Joana Angélica, à direita do tráfego.

Até 30 de dezembro – Para obras do metrô, haverá interdição tráfego de veículos na pista de rolamento da Rua

Barão da Torre, no trecho compreendido entre as Ruas Vinícius de Moraes e Joana Angélica. Proibir estacionamento de veículos na Rua Barão da Torre, no trecho entre as Ruas Vinícius de Moraes e Joana Angélica, em ambos os lados da via.

Até 1º de julho de 2014 – Para obras do Metrô Rio, haverá interdição na Rua Barão da Torre, junto ao bordo direito da via, da seguinte forma: Em meia pista, em frente aos números 188 e 260 da via; Em uma faixa de 1,20m, no trecho compreendido entre os números 262 e 292 da via. Permitir o estacionamento especial para motocicletas na Rua Barão da Torre, em frente à edificação de nº 231, com vagas a 90º da via.

Até 1º de janeiro de 2015 – Para obras do Metrô Rio, haverá interdição ao tráfego de veículos, de uma faixa de rolamento, à direita da direção do tráfego, no Túnel Major Vaz.

(16)

Curicica

Até 29 de janeiro de 2014 – Para obras, haverá interdição ao tráfego de veículos na faixa junto as edificações da Avenida Salvador Allende, pista sentido Recreio dos Bandeirantes, no trecho compreendido entre a rotatória da Avenida Embaixador Abelardo Bueno (Chap Chap) e a Avenida Olof Palme , incluindo travessia da Avenida Olof Palme. Das 8h do dia 28 de outubro de 2013 às 18h do dia 29 de janeiro de 2014.

Del Castilho

Até 13 de dezembro - Para obras, haverá interdição ao tráfego de veículos em uma pista do Viaduto Emilio Baumgart, das 22h às 5h.

Engenho de Dentro, Engenho Novo, Cachambi e Méier

Desde 22 de fevereiro, foi implantado regime de mão única de direção na Rua Ramiro Magalhães, entre a Rua Adolfo Bergamini e a Rua Monsenhor Jerônimo, no sentido da primeira para a segunda.

Ilha do Governador, Ramos e Ilha do Fundão

Até 15 de dezembro – Para obras, haverá interdição ao tráfego de veículos na Avenida Almirante Alves Câmara

Júnior (Praia da Bica), no trecho compreendido entre o Parque Marcílio de Ipanema e a Avenida Francisco Alves, pista junto à orla. Desviar o tráfego de veículos da seguinte forma:

- Procedentes da Rua Uça com destino à Avenida Almirante Alves Câmara Júnior pela Rua Uça, Avenida Almirante Alves Câmara Júnior, pista junto às edificações e Avenida Almirante Alves Câmara Júnior;

- Procedentes da Avenida Almirante Alves Câmara Júnior com destino à Rua Cambaúba pela Avenida Almirante Alves Câmara Júnior (Praia da Bica), Rua Francisco Alves, Rua Engenheiro Rosauro Zambrano, Rua Uça e Rua Uça. Alterar o sentido de direção da Avenida Almirante Alves Câmara Júnior, pista junto às edificações, no trecho compreendido entre a Rua Uça e a Avenida Francisco Alves.

Laranjeiras e Catete

30 de novembro – Para poda de árvore, haverá interdição de meia pista de rolamento da Rua Paissandu, no trecho

entre a Rua Senador Correia e a Rua Ipiranga, das 07h às 19h. Será proibido o estacionamento de veículos, em ambos os lados, em toda sua extensão, das 23h do dia 29 de novembro às 19h do dia 30 de novembro. O acesso às garagens existentes será mantido.

30 de novembro – Para içamento de equipamento médico, haverá interdição de uma faixa da Rua das Laranjeiras, nº 374, das 08h às 17h.

3 e 10 de dezembro – Para serviço de limpeza, haverá interdição total ao trafego de veículos da galeria do Túnel Santa Bárbara, no sentido Laranjeiras. Para os dias 19 e 26 de novembro de 2013; 3 e 10 de dezembro de 2013, das 23h às 5h.

Mangueira

Até 31 de dezembro – Para obras, haverá interdição parcial ao tráfego de veículos na Rua Visconde de Niterói, uma

faixa de circulação, sentido Centro, junto ao bordo direito, no trecho compreendido entre a edificação de número 400 e a Rua Morro da Candelária.

Manguinhos

Até 12 de dezembro - Para obras, haverá interdição parcial ao tráfego de veículos na Av. Brasil, em trecho compreendido sob o Viaduto de Manguinhos, das 23h45 às 5h dos dias seguintes, da seguinte forma:

- Sentido Zona Oeste, pistas lateral (faixa da esquerda) e central, (faixa da direita), do dia 18 ao dia 21, do dia 24 ao dia 28 de novembro, e do dia 1 ao dia 5, do dia 8 ao dia 12 de dezembro.

Até 13 de dezembro – Para obras, haverá interdição parcial ao tráfego de veículos na Avenida Brasil, em trechos

sob o Viaduto de Manguinhos, sentido Zona Oeste, na pista central (faixa da direita) e lateral (faixa da esquerda), das 23h50 às 5h dos dias seguintes.

Taquara, Freguesia, Curicica, Camorim, Anil e Praça Seca

Até 23 de fevereiro de 2014 – Para obras da Cedae, há interdição parcial ao tráfego de veículos nas seguintes vias,

da seguinte forma:

- Rua Mapendi, no trecho entre Rua Antônio José de Sousa Júnior e a Estrada do Guerenguê, do dia 7 de novembro de 2013 ao dia 23 de fevereiro de 2014;

- Rua Ventura, no trecho entre a Rua Reverência e a Rua da Melância, do dia 6 de novembro de 2013 até o dia 04 de fevereiro de 2014.

(17)

Até o dia 6 de janeiro de 2014 - Para obras da Cedae, há interdição ao tráfego de veículos nas seguintes vias, da seguinte forma:

- Uma faixa junto às edificações, na Estrada do Catonho, a partir do cruzamento com a Estrada do Cafundá, numa extensão de 500m, pista sentido Sulacap, do dia 4 ao dia 30 de novembro de 2013, das 20h às 16h do dia subseqüente;

- Meia pista da Estrada do Rio Grande, no trecho entre a Rua Soldado Simplício de Lara e a Estrada do Soca, no sentido da primeira para a segunda, das 22h do dia 6 de novembro de 2013 às 24h do dia 6 de janeiro de 2014. Implanta novo sentido regime de circulação, das 22h do dia 6 de novembro de 2013 às 24h do dia 6 de janeiro de 2014, nas seguintes vias, da seguinte forma:

- Rua Soldado Simplício de Lara, no trecho entre a Estrada do Rio Grande e a Avenida dos Mananciais, sentido único, da primeira para a segunda;

- Estrada da Soca, no trecho entre a Avenida dos Mananciais e a Estrada do Rio Grande, sentido único, da primeira para a segunda.

Até 10 de janeiro de 2014 – Desde o dia 7 de outubro de 2013, para a realização de obras de execução do tronco

adutor da Baixada de Jacarepaguá – DN1500 e DN1200, há interdição total da pista de rolamento da Estrada do Cafundá, entre a Estrada da Soca e Estrada do Catonho, no sentido Taquara. O desvio do tráfego é realizado pela Estrada do Engenho Velho. A interdição vale até o dia 10 de janeiro de 2014.

Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Grajaú, Usina e Andaraí

30 de novembro – Para evento de escola de samba, há interdição ao tráfego de veículos nas seguintes vias, da

seguinte forma:

- Rua Maxwell, no trecho entre a Rua Barão de Mesquita e a Rua Uruguai, no dia 20 de novembro, das 21h às 23h;

- Rua Silva Teles, no trecho entre a Rua Maxwell e a Rua Goiânia, no dia 27 de novembro, das 20h às 23h;

Há interdição ao tráfego de veículos, nos dias 16, 22, 23, 29 e 30 de novembro, das 21h às 04h do dia subsequente, no dia 17 de novembro, das 12h às 19h e no dia 24 de novembro, das 15h às 19h, nas seguintes vias, da seguinte forma:

- Rua Silva Teles, no trecho entre a Rua Maxwell e a Rua Goiânia;

– Rua Goiânia, no trecho entre a Rua Agostinho Menezes e a Rua Silva Teles;

– Rua Agostinho Menezes, no trecho entre a Rua Barão de Mesquita e a Rua Maxwell.

Implanta duplo sentido de circulação na Rua Silva Teles, no trecho entre a Rua Goiânia e a Rua Barão de Mesquita.

Até 14 de maio de 2014 – Para obras, haverá interdição, das 7h às 15h, de uma faixa de rolamento da Av. Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Méier, no trecho ao longo da estação de metrô Maracanã, entre o lado oposto do início do canteiro central, após a alça de acesso à Av. Professor Manoel de Abreu e 250 metros à frente.

Referências

Documentos relacionados

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

E( ) Variação Ativa resultante de Execução Orçamentária. 18) Para classificar uma despesa quanto a sua natureza deve ser utilizado um conjunto de tabelas, onde

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Também foram comparados os resultados das modelagens com os valores medidos.A eficiência global do SBFV apesar de ser baixa já era esperada devido à falta de seguidor de máxima

Até 15 de agosto - Para obras, está autorizada a interdição ao tráfego de veículos em uma faixa, alternadamente, da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, pista lateral, sentido

Até 30 de junho – Para obras emergenciais da Light, haverá interdição de uma faixa, das 22h às 4h do dia seguinte, na alça de acesso da Linha Amarela para a pista lateral da

São Paulo, sexta-feira, 4 de janeiro de 2019 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800.. 4