• Nenhum resultado encontrado

Escola Sustentável. Cartilha para Práticas Sustentáveis ETEC Rosa Perrone Scavone

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Sustentável. Cartilha para Práticas Sustentáveis ETEC Rosa Perrone Scavone"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Escola Sustentável

Cartilha para Práticas Sustentáveis

ETEC Rosa Perrone Scavone

Apostila Elaborada por:

Profª Maria Antonieta Nardin França e

Alunos das 3ªs Séries do Ensino Médio e Médio Integrado 2015

(2)

Por que a Preocupação da ETEC com a Sustentabilidade? A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Estamos ameaçados quanto aos recursos não renováveis, portanto o reaproveitamento dos materiais recicláveis se torna urgente em nosso meio social. Vamos dizer não à ameaça da exaustão dos recursos naturais.

O que é Coleta Seletiva?

É o recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, separados no local de origem e que podem ser reutilizados. Além disso, coleta seletiva sensibiliza a comunidade sobre os problemas da poluição causada pelo lixo e do desperdício de recursos naturais.

O que é Reciclagem?

É o processo de transformação de um material usado e descartado em outro produto. Ex.: Com o plástico da garrafa PET podemos fabricar vassouras, fibras de moletom, camisetas.

A reciclagem economiza as matérias-primas, ajuda na despoluição do meio e alivia os aterros sanitários, aumentando sua vida útil. A água, para o consumo, é mantida livre de poluentes.

(3)

RECICLÁVEL É DIFERENTE DE RECICLADO.

Reciclável significa que o material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado significa que o material já foi transformado. Muitas vezes o material que já foi reciclado pode passar por nova reciclagem.

Alguns materiais, embora recicláveis, não são aproveitados pois, o alto custo do processo de transformação não compensa, ou o mercado não absorve o produto reciclado.

RECICLAR É DIFERENTE DE SEPARAR.

Reciclar é transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal.

Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado.

Essa separação chama-se triagem e, ela pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. Todo material separado é coletado e só assim, encaminhados para a reciclagem.

(4)

A Prática dos 3Rs

REDUZIR  Revendo nossos hábitos de consumo, podemos evitar produzir resíduos. Ex. Preferir comprar produtos que tenham refil. REUTILIZAR  Reaproveitar o material para outra função. Ex.: Vidros podem ser reutilizados para guardar miudezas, doces, balas, etc.

RECICLAR Transformar materiais já usados em novos produtos, utilizando processo artesanal ou industrial. Ex.: Utilização de garrafas PET para confecção de malhas para camisetas.

Vantagens da Coleta Seletiva para a prática dos 3R

Beneficia as Cooperativas que vivem da Reciclagem, gerando dezenas de empregos. Muitas vezes as cooperativas se encarregam de recolher os produtos da coleta seletiva nas escolas, casas, condomínios e empresas. Todos se beneficiam e a natureza agradece.

As Contribuições para o Meio Ambiente:  Redução na exploração dos recursos naturais;  Redução do consumo de energia;

 Diminuição da poluição do solo, da água e do ar;  Prolongamento da vida útil dos aterros sanitários;

 Realização da reciclagem de materiais que iriam para o lixo;  Redução nos custos da produção, devido o aproveitamento dos

produtos recicláveis pelas indústrias;  Redução do desperdício;

 Redução dos gastos com a limpeza urbana;

 Oportuniza e fortalece as organizações comunitárias;

 Comercialização dos recicláveis e, portanto, geração de renda familiar e novos empregos.

(5)

Recursos Renováveis e não Renováveis

Material Economia Recursos Naturais Matéria Prima

Papel Floresta/ Árvore Renovável Madeira Metal Bauxita+Siderita Peperita Magnetita+Ferro Carbono+Cupirita Não-Renováveis Alumínio Ferro Aço Cobre Plástico Petróleo Não-Renovável Nafta Vidro Areia Não-Renovável Sílica, Barrílica, Feldspato, Calcário

(6)

Reciclagem X Economia

“Reciclar é economizar os Recursos Naturais” Quantidade Reciclável Não Reciclável Uma tonelada de

papel reciclado evita o corte de 15 a 20 árvores. Economiza 50% de energia elétrica e 10 mil m³ de água. Jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes velhos, papel de fax... Etiquetas adesivas; papel carbono e celofane; fita crepe; papéis: sanitários, metalizados,parafinados, plastificados; guardanapos; bitucas de cigarro; fotografias... Uma tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de minério. 100 toneladas de aço reciclado poupam 27 kWh de energia elétrica e 5 árvores usadas como carvão no processamento de minério de ferro. Folha-de-flandres, tampinha de garrafa, latas de óleo, latas de leite em pó, latas de conservas, latas de refrigerante, latas de cerveja e latas de suco, alumínio e embalagens metálicas de congelados... Clips; grampos, esponjas de aço; tachinhas, pregos e canos... 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo. Canos e tubos, sacos, CDs, disquetes, embalagens de margarina e produtos de limpeza, embalagens PET de refrigerante, suco e óleo de cozinha e plásticos em geral... Cabos de panela, tomadas. 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia. Recipientes em geral, garrafas, copos...

Espelhos, vidros planos e cristais, cerâmicas e porcelanas, tubos de TVs e computadores.

(7)

Qual é o tempo que os materiais levam para se decompor?

Material Tempo de Decomposição

Papel 03 a 06 meses

Pano 06 meses a 01 ano

Filtro de cigarro 05 anos

Goma de mascar 05 anos

Madeira pintada 13 anos

Nylon Mais de 30 anos

Plástico Mais de 100 anos

Metal Mais de 100 anos

Borracha Tempo indeterminado

Vidro Tempo indeterminado

Lata de aço 50 anos

Garrafa plástica 450 anos

Copo Plástico 50 anos

Lixo radioativo 250.000 anos Caixa de papelão 02 meses Lata de alumínio 200 anos

Linha de nylon 650 anos

Boia de isopor 80 anos

Restos Orgânicos 02 a 12 meses

O que fazer com Pilhas e Baterias?

(Resolução CONAMA n º 257, de 22/07/99, complementada pela de n º 263, de 12/11/99).

Devem ser devolvidas aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias dos seguintes materiais:

 Baterias de celular;

 Baterias automotivas;

 Baterias industriais;

As pilhas que não atenderem os limites da resolução?

As pilhas de uso comum, como as vendidas em supermercados – alcalinas comuns e as de tipo botão usadas em relógios, calculadoras ou marca-passos – devem ser descartadas nos coletores de lixo radioativo.

(8)

Significado das Cores dos Latões para Reciclagem

Azul Papéis diversos e aparas (jornais, revistas,

fotocópias, folhas de caderno, envelopes), papéis cartonados, papelão em geral, papel de fax,

embalagens longa vida, embalagens de papel. Amarelo Latas de Metal, pregos, arames, colchetes

inaproveitáveis.

Vermelho Embalagens plásticas, sacolas plásticas, garrafas pets, copos plásticos descartáveis.

Preto Resíduos orgânicos e materiais não recicláveis, tais como: etiquetas e fitas adesivas, papéis carbono, fotográfico, sanitários, metalizados e parafinados, papéis sujos e guardanapos usados, clipes, grampos, esponjas de limpeza.

(9)

Descarte de Lixo Eletrônico

Os computadores possuem componentes derivados de materiais como ouro, prata e cobre que, quando depositados de modo irregular e expostos ao sol e a chuva, liberam partículas que podem contaminar o solo. Televisores e monitores antigos, conhecidos como CRT (Tubo de Raios Catódicos), contém substâncias tóxicas como cádmio, mercúrio e o chumbo, sendo prejudiciais à saúde. Para evitar essa contaminação é feita uma separação dos metais e do plástico, que são encaminhados para uma reciclagem adequada. Lixo Eletrônico - O que pode ser descartado?

 Batedeiras, cafeteiras, aquecedores, ventiladores e circuladores de ar, espremedor de frutas e vários eletrodomésticos de porte pequeno;

 Computadores Desktop, Notebooks, Netbooks, Hds, Estabilizadores, Fax, Impressoras, Monitores entre outros;

 Televisores de diversos formatos e padrões sejam eles LCD, LED, Plasma, CRT (televisão antiga) e etc;

 Aparelhos portáteis como tablets, smartphones, celulares, MP3 players entre outros.

Onde descartar Lixo Eletrônico?

Para evitar a contaminação do solo com os componentes presentes nesses materiais, o ideal é a reciclagem de lixo eletrônico.

É importante ressaltar que esse tipo de resíduo não deve ser descartado em lixeiras comuns e embrulhá-lo em jornais ou plásticos não ajuda em nada o processo.

(10)
(11)

Você Sabia?

Que resíduos tóxicos geram um sério problema ambiental se descartados de forma incorreta, podendo ocasionar a

contaminação difusa do meio ambiente e riscos à saúde pública.

Que as garrafas de refrigerantes, tipo PET, são transformadas em tecido para fazer calça jeans e camisetas?

Que a reciclagem de plásticos pode produzir carpetes, mangueiras, cordas, sacos, para-choques?

Que a reciclagem de embalagens longa vida pode substituir o amianto na produção de telhas?

Que cada litro de óleo de fritura residencial despejado no

esgoto contamina o equivalente a 1 milhão de litros de água, o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos?

(12)

Por ser mais leve do que a água, o óleo forma uma película superficial nos mananciais, dificultando a troca de oxigênio entre o ar e a fauna aquática, causando a morte dos animais, além de provocar entupimentos de tubulações hidráulicas e elevando os gastos públicos no tratamento de esgoto.

Que não podemos descartar fármacos, como por exemplo: comprimidos para dor de cabeça, náuseas, xarope para gripe, pomadas diversas, etc., no lixo comum ou vaso sanitário, pois pode prejudicar o meio ambiente, pois os remédios geralmente possuem substâncias químicas que contaminam a água e o solo. Procurem os postos de coleta nos postinhos de saúde próximos à sua residência.

Que não devemos jogar as lâmpadas no lixo, pois a quebra das lâmpadas fluorescentes promove a liberação do mercúrio, que está sob a forma de vapor ou pressão em seu interior. O

mercúrio é capaz de contaminar até 350 km de distância e é cumulativo nos organismos vivos. No organismo humano o mercúrio danifica células do sistema nervoso central e provoca distúrbios mentais diversos. Também afeta rins, fígado e

sistema reprodutor.

Que um simples e inocente copo descartável é capaz de poluir o ambiente por cerca de 100 anos, pois este é o período médio necessário para a biodegradação do plástico utilizado na sua produção?

Que os copos plásticos descartáveis são derivados do petróleo, fonte não renovável de energia, implicando em grande impacto ambiental em sua extração?

Que este material forma uma camada impermeável que impede a passagem de água e a decomposição dos demais resíduos depositados em aterros, contribuindo para a ocorrência de enchentes, deslizamentos de terra e contaminação do solo? Se você utiliza, em média, três copos plásticos por dia, ao final

de um ano terá gasto mais de 750 copos?

Muitas vezes, utilizamos um copo plástico descartável toda vez que sentimos sede. No entanto, podemos reaproveitar ao

(13)

Pequenas Atitudes Sustentáveis fazem a Diferença!

Não utilizar copos e sacolas plásticas descartáveis. Utilizar ecobags em seu lugar.

Diminuir o consumo de papel. Separar e Reciclar.

Economizar água e energia elétrica. Cuidar dos vazamentos de água.

Utilizar equipamentos com alta eficiência energética.

Consumir produtos de origem conhecida, dispensando “piratas” e contrabandeados.

Recusar embalagens desnecessárias.

Não desperdiçar alimentos. Há muita fome no mundo. Otimizar o uso dos automóveis.

Substitua o uso de copos plásticos descartáveis por copos, canecas, xícaras de uso permanente, como os de vidro e porcelana, etc.

(14)

DICAS PARA OTIMIZAR O CONSUMO DE PAPEL  Imprimir em frente e verso.

 Imprimir somente se necessário.

 Fazer emendas e correções na tela do computador, antes da impressão.

 Utilizar o e-mail para comunicações interna e externa.

 Fazer gravação de cópias de ofícios e documentos, para fins de arquivo.

 Tramitar documentos em meio digital para fins de arquivo.  Reutilizar folhas que possuem o seu verso em branco,

imprimindo no lado não utilizado.

 Usar sempre o verso das folhas para rascunho ou para a confecção de blocos de anotações.

 Recuse folhetos de propaganda que não sejam de seu interesse.

 Evite jogar fora os papéis entregues a você nas ruas: use o verso para fazer rascunhos.

 Descartar papéis sem potencial de reutilização nas caixas de reciclagem de cor azul.

 Separar os resíduos conforme a cor do coletor.

 Nunca jogue copos de café usados na caixa de reciclagem de cor azul.

 Não descartar papéis sujos nas caixas de reciclagem de cor azul. Descarte-os no coletor de material orgânico - cor preta.  Dar preferência ao uso do papel reciclado.

 Evitar o consumo de papel cujo branqueamento foi feito com cloro elementar. RECUSAR

(15)

PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA

A) Feche a torneira ao escovar os dentes e ajude uma criança: Um em cada dez brasileiros bebe água sem qualquer tratamento. A falta de saneamento provoca doenças que matam 15 crianças no país todos os dias. Cada vez que você e mais seis amigos fecharem a torneira ao escovar os dentes, vão economizar 122 litros de água tratada. É o suficiente para atender as necessidades diárias de uma criança.

B) Recicle uma latinha e acenda uma lâmpada por 3 horas:

A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter uma lâmpada de 100 W acesa durante 3,5 horas. Do mesmo jeito, cada quilo de vidro que você recicla evita a mineração de 1,3 quilos de areia, uma prática de alto impacto ambiental.

C) Use a frente e o verso do papel e salve dezenas de árvores: Cada tonelada de papel economizada preserva cerca de 15 árvores. Se, como você, 20% dos consumidores brasileiros decidirem usar racionalmente o papel e baixarem em ¼ o seu consumo, a cada mês deixarão de ser utilizados 95 hectares de florestas, o equivalente a 116 campos de futebol. É mais chance do seu time de futebol preferido ser campeão.

(16)

Referências:

Coleta Seletiva: www.lixo.com.br/documentos/coleta seletiva como fazer.pdf

http://www.lixo.com.br/documentos/coleta%20seletiva%20como%20f azer.pdf

Sua Pesquisa.com:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm

Cartilha de Boas Práticas Sustentáveis:

http://www.comprasgovernamentais.gov.br/arquivos/sustentabilidade/ cartilha_finalizada.pdf

Imagens obtidas na busca www.Yahoo.com.br:

artesanato.culturamix.com; idcomercial.com.br; www.alienado.net;

reciclareaprender.blogspot.com; carlosfariacafe.blogspot.com;

www.compostagemdomestica.com.br; www.tretando.com.br;

www.diario-da-tereza.com.br; geoconceicao.blogspot.com

Referências

Documentos relacionados

IFRN/Pau dos Ferros gasta mensalmente com água, energia elétrica e papel. DADOS DE CONSUMO – 1º.. Trimestre).

Nos problemas de s´ıntese para gerac¸˜ao de movimento h´a dois pontos fixos n˜ao coincidentes do elo acoplador que definem um segmento de reta (direc¸˜ao), e esse segmento deve

Este projeto surge do interesse da empresa Energaia, Agência de Energia do Sul da área metropolitana do Porto, em utilizar dados de consumo de energia elétrica, água e gás de 6

Optou-se por utilizar espectroscopia de absorção na região do visível para o estudo do comportamento do complexo de VHiDPA e estabilidade em gamas diferentes da

Algas Salmão Atum Cenoura Pepino Shoyu Camarão Queijo Farinha  de  Rosca Sacolas Descartáveis Hashi Papel Calculadora Canetas Lápis Borracha. Salários Água   Energia

O Plano de Gestão de Logística Sustentável da CISCEA contém práticas de sustentabilidade que abrangem os seguintes temas: materiais de consumo, energia elétrica, água e

Figura 5 - Gráfico do consumo de energia nos sistemas de abastecimento de água dos municípios que fazem parte da pesquisa do SNIS entre 2003 e 2015 e volume de água produzido

Para conscientizar os colaboradores sobre a necessidade de reduzir o consumo de água, energia e copos descartáveis, a equipe de Meio Ambiente rea- lizou uma campanha baseada