• Nenhum resultado encontrado

PREFÁCIO Por Raphael Dias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFÁCIO Por Raphael Dias"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)
(2)

A Construct 2 é com certeza uma das melhores game engines para desenvolver jogos. Mesmo sendo uma game engine que não requer conhecimentos de programação para ser utilizada, é possível criar jogos incríveis e divertidos com ela.

Neste ebook especial, o Gustavo Larsen - Analista de Sistemas e especialista em Cons-truct 2 - selecionou 12 dicas matadoras para quem quer criar (ou já está criando) jogos usando essa belíssima game engine.

Espero que goste deste material gratuito que foi preparado com muito carinho por mim e pelo Gustavo Larsen, especialmente pra você.

Abraço,

PREFÁCIO

(3)

3

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

DICA MATADORA #1

Faça backups sempre!

Nenhum hardware ou software é tão perfeito que não possam falhar e nos deixar na mão, por isso tenha sempre o costume de fazer cópias de segurança de seus projetos para não correr o risco de perder todo seu trabalho. É essencial que você mantenha seus backups em off-site, ou seja, em computadores diferentes ou repositórios diferen-tes, pois se você mantiver todos eles em um único computador, e este venha a falhar, você perderá tudo.

A construct 2 possui recursos que nos permite fazer backups automáticos, incluindo re-positórios na nuvem, como Dropbox, Google Drive, One Drive e outros.

Veremos como configurar a Construct 2 para criar backups automáticos num próximo artigo aqui mesmo no Produção de Jogos.

(4)

DICA MATADORA #2:

Teste em diversos dispositivos e navegadores

É altamente recomendado testar seus jogos em uma gama de diferentes navegadores. O HTML 5 é um padrão que, em teoria, é implementado da mesma forma por todos os browsers, mas na prática, existem variações entre eles (por exemplo: em desempenho, recursos de processamento de texto, etc). Você deve instalar uma variedade de navega-dores e testar com todos eles para garantir que seu jogo irá funcionar bem em todos. Nas propriedades do projeto existe a opção Preview Browsers, onde você pode fazer a troca do navegador para rodar o seu jogo.

(5)

5

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

DICA MATADORA #3

Ofereça suporte a dispositivos touchscreen

Atualmente muitos usuários utilizam para navegar na web dispositivos touchscreen sem mouse ou teclado.

Se possível, você deve projetar o seu jogo para também oferecer suporte a estes dispo-sitivos, com controles de toque na tela.

(6)

DICA MATADORA #4

Utilize os formatos de arquivos recomendados

Antes de criar suas sprites e arquivos de áudio para serem usados no seu projeto e im-portados pela Construct 2, você precisa saber quais são os melhores formatos para se-rem usados.

Imagens: utilize sempre 32-bits PNG, com outros formatos você pode perder a qualida-de da imagem original.

Áudio: dê preferencia para arquivos 16-bits WAV PCM.

Esses são os famosos arquivos .wav, mas nem todos são 16 bits PCM. Ao importar para dentro do seu projeto um arquivo de áudio .wav 16-bits PCM a Construct 2 irá automa-ticamente converter para AAC (.m4a) e Ogg Vorbis (.ogg). Estes são os dois formatos necessários para suportar áudio em todos os navegadores.

(7)

7

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

DICA MATADORA #5

Fique atento à segurança

Nunca, jamais, utilize nomes de usuário ou senhas nos eventos. Estes serão visíveis em texto pelo JavaScript.

Usuários maliciosos serão capazes de roubar essas informações. Se você precisa se co-nectar a algo como um banco de dados, escreva um script server-side que se comuni-que com um banco de dados, e conecte-se à URL do servidor.

(8)

DICA MATADORA #6

Cuide da performance

Há uma série de melhores práticas no que diz respeito ao desempenho do jogo (garan-tindo que o jogo não trave). Talvez o mais importante é quando o desenvolvimento é feito para dispositivos móveis.

Por isso, sempre teste no dispositivo móvel alvo desde o início. Seu computador pode ser 10 ou 20 vezes mais rápido do que o seu dispositivo, e algo que rode bem no seu computador pode ser extremamente lento num celular ou tablet.

(9)

9

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

DICA MATADORA #7

Poupe o uso de memória

Alguns designers são tentados a projetar níveis inteiros em grandes imagens de tilesets. Este método deve ser evitado a todo custo, uma vez que isso desperdiça muita memó-ria.

Existe um post (em inglês) no blog da Scirra que detalha mais sobre este assunto, que você pode ler clicando neste link.

(10)

DICA MATADORA #8

Gerencie seus projetos

Se você estiver trabalhando em uma equipe, você deve utilizar um software de controle de versão como SVN.

Ele pode mesclar as alterações e destacar as mudanças que cada pessoa fez. Há também um histórico de todas as alterações disponíveis e reversões podem ser feitas a qualquer momento.

A Construct 2 salva os dados do projeto em formato XML e isto funciona muito bem para este tipo de gestão.

(11)

11

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

DICA MATADORA #9

Trabalhando sozinho

Se você estiver trabalhando em um projeto solo, é provavelmente mais fácil salvar seus projetos em um arquivo único (arquivos .capx).

Mas, se o projeto começar a crescer ao longo do tempo, você pode observar que a Construct 2 precisa de mais tempo para salvar e carregar projetos salvos em um arquivo único (.capx).

Se você chegar a este ponto, é mais útil passar a gravar seu projeto em pastas pois este método não utiliza o processo de compressão e descompressão para .capx, e fará seu projeto carregar e salvar mais rápido.

(12)

DICA MATADORA #10

Teclas de atalho

Para conseguirmos ser ainda mais rápidos e produtivos na criação dos nossos jogos, uma dica bastante útil é conhecer as teclas de atalho da ferramenta na qual estamos tra-balhando.

Abaixo seguem alguns atalhos para utilizarmos durante a programação do nosso jogo, para serem usadas nos “Envent Sheets”. Eles ajudam a dar mais velocidade na progra-mação, substituindo dois ou três clique do mouse para cada ação ou evento a ser adi-cionado.

A - Adiciona uma nova ação para o evento selecionado

B - Adiciona um sub evento em branco para o evento selecionado C - Adiciona uma nova condição para o evento selecionado

(13)

13

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

Shift + E - Adiciona um evento a cima G - Adiciona um novo grupo

I - Inverte a verificação da condição

N - Abra a tela para fazer um Include de um “Envent Sheet”

R - Abre a janela para substituir o objeto do evento ou ação selecionada Q - Adiciona comentários

S - Adicona sub eventos o evento selecionado

V - Abre a janela de dialogo para adicionar uma nova variável ou constante global X - Adiciona uma condição “ELSE” ao evento selecionado

(14)

DICA MATADORA #11

Faça do debugger seu amigo

Algumas vezes nos deparamos com problemas ou comportamentos estranhos no nosso jogo e que não conseguimos identificar a causa e motivo.

Na Construct 2 existe uma opção que é o Debugger, em português Depurador. Que é uma ótima ferramenta para nos auxiliar a monitorar os comportamentos dos nossos ob-jetos e identificar a causa de alguns bugs.

(15)

15

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

Como usar o Debugger?

Ele pode ser executado através da opção “Debug Layout” que fica ao lado do botão que utilizamos para rodar o nosso jogo, ou utilizando a tecla Ctrl+F5.

Ele funciona exatamente como a pré-visualização padrão, porém com um painel extra onde são exibidas diversas informações sobre o jogo.

Como mostrado na imagem, você pode perceber uma lista de objetos e componentes ao lado esquerdo, no painel do depurador, ali estão todos os seus objetos do layout que está sendo executado. Ao lado di-reito dessa lista temos as informações sobre os comportamentos dos mesmo, como por exemplo posição X e Y, quantidade do objeto, entre outros.

(16)

Por meio dessa informação você poderá monitorar um objeto específico, selecionando-o, na lista da esquerda a fim de entneder algum comportamento estranho que este possa estar realizando, e corrigir o problema.

É possível também, através do Debugger, verificar algumas informações referente a desempenho do seu jogo. Esta opção é muito útil caso seu objetivo seja fazer um jogo para celulares, pois estes pos-suem hardwares muito inferiores aos PCs.

(17)

17

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

Segue uma lista das possibilidades de monitoramento: Contagem de objetos;

Taxa de quadros (FPS); Uso estimado da CPU;

Uso estimado de Memoria; Entre outros.

Nota(1): o depurador está disponível na edição gratuita do Construct 2, mas o ‘relógio’

e ‘Perfil’ guias, a capacidade de editar valores, bem como a capacidade de usar pontos de interrupção , não estão disponíveis.

Nota(2): o depurador está disponível na edição gratuita do Construct 2, mas as guias

“Watch” e “Profile’ que permitem a edição de valores, bem com o uso do “Breakpoint”, não estão disponíveis na versão gratuita.

(18)

DICA MATADORA #12

Configurando as dimensões de tela para jogos de celular

Dimensões de tela, este é o primeiro problema que encontramos quando usamos a Construct 2 para criar jogos para Smartphones.

Ao se deparar com esse problema você vai fazer uma busca rápida na internet pensado que encontrará uma solução simples para isso, pois muitos tem o mesmo problema que o seu, certo? Errado, ao começar a ler diversos posts e assistir vídeos no Youtube sobre o assunto, você começa a perceber que não há um conhecimento concreto sobre a forma como isso deve ser feito.

Então você lê o tutorial Supporting Multiple Screen Sizes no site da Scirra e sente como se suas perguntas não são respondidas de forma clara. Mas o artigo está correto quan-do diz para usar proporções e não se concentrar em tamanhos de tela.

(19)

19

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

Seguindo essa ideia, você deve então ajustar o as propriedades do projeto e dos layouts da seguinte maneira para evitar possíveis dores de cabeça:

Defina o tamanho da janela do projeto para: 640, 960 (640px de largura por 960px de altura, referente a proporção 2:3) ou inverta isso casa seu jogo seja na orientação de pai-sagem.

Mude a propriedade Fullscreen in browser para: Scale Outter

Defina orientações para: Retrato ou Paisagem (depende do seu jogo)

Na propriedade de todos os Layouts ajuste a propriedade Unbounded Scrolling para:

(20)

Defina todos os tamanhos dos Layouts para 640, 960 (o mesmo que o tamanho da jane-la do projeto)

O tamanho de 640 por 960 é usado para projetos com orientação Retrato (celular de pé) dentro das proporções 2:3 e funciona bem no iPhone 4, iPhone 5, Samsung Galaxy S3 e S4. Se você quer criar um jogo no modo Paisagem (celular deitado) inverta os valores. Você também pode usar outras medidas desde que você siga as regras das porções. Abaixo um pequena lista das proporções de telas mais comuns.

1.33 ou 4:3 - também chamada de “janela clássica”, utilizada nas televisões tradicionais Exemplo: 640px por 480px => 640/480 = 1.33 = 4:3

(21)

21

12 dicas matadoras para criar jogos na Construct 2 - Produção de Jogos

1.77 ou 16:9 - é a proporção da televisão de alta definição, adotada como padrão HDTV desde os anos 1980, e a partir de 2003 também encontrada em muitos monitores de computador

Exemplo:

- 1280px por 720px = 1280/720 = 1.77 = 16:9 ou - 1920px por 1080px = 1920/1080 = 1.77 = 16:9

1.5 ou 3:2 - é o padrão mais comum usado para fotografias Exemplo: 960px por 6400px => 960/640 = 1.5 = 3:2

(22)

CONCLUSÃO

Por Raphael Dias

E aí curtiu as dicas?

Então, não deixe de compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais usando os bo-tões abaixo:

E se você quer se aprofundar na Construct 2, eu te convido para ler os materiais exclu-sivos do Produção de Jogos clicando neste link.

Referências

Documentos relacionados

Não obstante, a reprodução técnica da obra de arte representou um processo novo na história da arte, não pelo caráter meramente reprodutivo, mas sim pela criação

Memórias Históricas de Tristão da Cunha de Ataíde 1º Conde de Povolide António Vasconcelos Carmen M... Plantas do Brasil

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

• A vazão de ar necessária em minas de carvão, para cada frente de trabalho, deve ser de, no mínimo, 6.0 m 3 /min (seis metros cúbicos por minuto) por pessoa. • A vazão de ar

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Nas comparações entre os trabalhos estudados, percebe-se uma modificação no perfil nordeste, e, o centro do arco praial da praia de Camboinhas apresentou nos últimos